O Ivinhema FC conquistou um grande resultado pela Série D do Campeonato Brasileiro e fica sozinho na liderança do Grupo A11. Neste sábado (11), pela segunda rodada da primeira fase, o Azulão do Vale visitou o Uberlândia-MG, no Triângulo Mineiro, soube suportar a pressão do adversário e segurou a vitória por 2 a 1. Selsom e Luan Oliveira marcaram os gols do time sul-mato-grossense, com Max Müller descontando. Com a vitória fora de casa, o Ivinhema mantém 100% de aproveitamento e fica isolado na frente do Grupo A11 com seis pontos, deixando o adversário com três. Na outra partida da chave, o Betim-MG venceu o Abecat-GO por 1 a 0. No próximo domingo (19), o Azulão joga no Estádio Saraiva contra o Betim. Gols A partida no Parque do Sabiá teve o time da casa mais presente no ataque no primeiro tempo e quase abriu o placar com dois minutos em chute de Marcos Calazans que explodiu no travessão de Neto. Na primeira real chance que o Ivinhema teve, abriu o placar em lance de bola parada. Aos 24 minutos, Guilherme Pitbull cobrou falta pela direita na área e o zagueiro Selsom, por trás da zaga, subiu sozinho para cabecear forte, sem chances para o goleiro Jefferson Luis. Aos 31 minutos, Tomás Bastos desvia, de cabeça, cruzamento de Ben Hur da direita, mas a bola acerta outra vez a trave. No segundo tempo, o Ivinhema poderia ter ampliado em bons lances de contra-ataque. Aos oito minutos, Adson recebeu de Tuninho já na área e obrigou Jefferson Luis a fazer boa defesa para evitar o segundo gol do Azulão. Aos 20, Tuninho quase ampliou, mas o toque na saída do goleiro foi para fora. O segundo gol do Ivinhema veio aos 30 minutos em ataque rápido pela direita. Luan Oliveira bateu forte, pelo alto, fazendo 2 a 0. O Uberlândia conseguiu diminuir aos 38 minutos depois de escanteio cobrado pela direita que o zagueiro Max Müller, de cabeça, desviou para diminuir o prejuízo. Depois, o time mineiro tentou na empolgação chegar ao empate, mas sem sucesso.
PF, PRF e PM/MS fazem apreensão de 1,6 tonelada de droga
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, apreendeu cerca de 1,6 tonelada de maconha, além de recuperar dois veículos com registro de roubo e com sinais de adulteração, no domingo (12/4), em Naviraí/MS. A ação ocorreu após informações de inteligência indicarem movimentação suspeita em um imóvel da cidade. No local, os policiais identificaram indícios de uso dos veículos para transporte de drogas. Na ocasião, um homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Naviraí.
Cármen Lúcia diz que é aconselhada a deixar STF por ataques machistas
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (13) que é aconselhada por familiares a deixar o cargo diante das ofensas machistas que recebe diariamente. Na manhã de ontem, a ministra participou da palestra “O Brasil na visão das lideranças públicas”, organizada pelo Instituto FHC, em São Paulo. A ministra citou as ameaças sofridas pelos integrantes da Corte e avaliou que alguns magistrados podem recusar a assumir uma cadeira no Supremo para não serem alvos de ataques. “Algumas pessoas não vão querer ir, porque a nossa família não quer que a gente fique. Para nós mulheres, nem se fala, dificuldade é enorme, porque o discurso de ódio contra homem é mau administrador. Contra nós, os senhores já viram o que fazem a meu respeito, ele é sexista, machista e desmoralizante. Todo mundo da família fala: Cármen, sai disso, já fez o que tinha o que fazer”, afirmou. Transparência A ministra também reconheceu que há um “momento de tensão”, no qual o Supremo é questionado pela sociedade, e disse que não faz nada errado. “Da minha parte, podem dormir tranquilos, porque eu tento fazer o melhor todo dia e não há nenhuma linha minha que não seja com base na lei. Eu já votei contra o meu pai, que estava vivo, e avisei a ele, no caso dos poupadores”, completou. Não é a primeira vez que Cármen Lúcia, única ministra da Corte, expõe ser alvo de ataques machistas. No mês passado, ela disse que foi comunicada sobre uma ameaça de bomba com o intuito de matá-la.
ICE prende Alexandre Ramagem nos Estados Unidos
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) está sob custódia do serviço de imigração e alfândega dos EUA, conhecido pela sigla ICE (ICE U.S. Immigration and Customs Enforcement). O nome de Ramagem aparece no site do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos com a situação “sob custódia do ICE”. O local de detenção não foi informado. Condenação Em setembro do ano passado, Alexandre Ramagem fugiu do Brasil após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito. Proibido de sair do país, o ex-deputado saiu pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos com passaporte diplomático, que não estava apreendido. O nome de Ramagem consta na lista de foragidos procurados da Interpol. O governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil em Washington, solicitou aos Estados Unidos a extradição de Alexandre Ramagem, no final de dezembro de 2025. O pedido foi entregue ao Departamento de Estado. Depoimento Em fevereiro, Ramagem prestou depoimento, por videoconferência, ao STF na ação penal da trama golpista que estava suspensa e voltou a tramitar após ele perder o mandato. Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) e perdeu o mandato parlamentar em dezembro de 2025, por ato da Mesa Câmara em razão de condenação no Supremo Tribunal Federal. Alexandre Ramagem era delegado de carreira da Polícia Federal e foi demitido após a condenação. Agência Brasil
Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos
O dólar fechou abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos, enquanto a bolsa brasileira renovou recordes e superou os 198 mil pontos nesta segunda-feira (13). Mesmo com o início do bloqueio do Estreito de Ormuz pelos Estados Unidos, o clima no mercado financeiro melhorou após declarações do presidente Donald Trump sobre um possível acordo com o Irã. A moeda estadunidense encerrou o dia em queda, acompanhando o movimento no exterior, enquanto a bolsa brasileira avançou impulsionada por ações de commodities (bens primários com cotação internacional) e pelo fluxo de capital estrangeiro. Câmbio recua O dólar comercial à vista fechou a R$ 4,997, em baixa de R$ 0,014 (-0,29%). A cotação está no menor valor desde 27 de março de 2024. Na mínima do dia, por volta das 14h20, chegou a R$ 4,98. No mês, a divisa acumula queda de 3,51%. Em 2026, o recuo chega a 8,96%. Após subir no início do dia, refletindo as tensões no Oriente Médio, o dólar perdeu força ao longo da tarde. A mudança de direção ocorreu após Trump afirmar que o Irã estaria interessado em negociar. No exterior, o índice DXY, que mede o desempenho da moeda estadunidense diante de uma cesta de divisas fortes, também recuou, reforçando o movimento observado no Brasil. O euro comercial fechou esta segunda vendido a R$ 5,876, com baixa de apenas 0,02%. A cotação está no menor valor desde o fim de junho de 2024. Recorde histórico no Ibovespa Na bolsa brasileira, o Ibovespa avançou 0,34% e fechou aos 198.001 pontos, atingindo o maior nível da história. Durante o pregão, o índice chegou a superar os 198.100 pontos. O desempenho foi sustentado principalmente por ações de grandes empresas ligadas a commodities, como mineração e petróleo, além da entrada contínua de recursos estrangeiros. No mês, o índice acumula alta de 5,62% e, no ano, ganhos de 22,89%. O movimento positivo no Brasil acompanhou o desempenho das bolsas em Nova York, que também reagiram às sinalizações de distensão geopolítica. O índice Dow Jones, das empresas industriais, subiu 0,63%. O S&P 500, das 500 maiores companhias, ganhou 1,02% e anulou as perdas desde o início da guerra no Oriente Médio. O Nasdaq, das empresas de tecnologia, avançou 1,23%. A expectativa de retomada das negociações entre Estados Unidos e Irã ajudou a reduzir a aversão ao risco nos mercados globais. Petróleo abaixo de US$ 100 Os preços do petróleo avançaram, impulsionados pelas tensões no Oriente Médio e pelo bloqueio de portos iranianos pelos Estados Unidos. O barril do tipo Brent, referência internacional, fechou em alta de 4,36%, a US$ 99,36, enquanto o WTI, do Texas, subiu 2,6%, a US$ 99,08. Durante a maior parte do dia, ambas as cotações ficaram acima de US$ 100, mas desaceleraram após as declarações de Trump. A volatilidade continua elevada, com investidores atentos aos desdobramentos no Estreito de Ormuz, região estratégica para o fluxo global de petróleo. Agência Brasil * Com informações da Reuters
Zé Teixeira comemora ampliação da rede de cuidados para pessoas com TEA
A estrutura de atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Mato Grosso do Sul recebe um reforço decisivo para transformar o cotidiano de milhares de famílias. Com a habilitação de um novo Centro Especializado em Reabilitação (CER) em Dourados e o aporte de incentivos adicionais para unidades em Chapadão do Sul, São Gabriel do Oeste e Três Lagoas, o Estado avança na oferta de diagnóstico precoce e terapias multidisciplinares pela rede pública de saúde. O investimento, que supera R$ 3,5 milhões em novas portarias, consolida uma rede de proteção que o deputado estadual Zé Teixeira defende como prioridade em sua atuação parlamentar. O impacto dessas ações reflete um crescimento exponencial na assistência no Brasil: os atendimentos a pessoas com autismo no SUS saltaram de 12 milhões em 2022 para mais de 22 milhões em 2025. Esse aumento de 84% é acompanhado pela implementação do Projeto Terapêutico Singular (PTS), que humaniza o cuidado ao considerar as particularidades de cada paciente e o envolvimento direto dos familiares. Para Zé Teixeira, que viabilizou marcos como o “Programa Cidade Amiga do Autista” (Lei nº 5.948/2022), a chegada desses recursos potencializa as leis estaduais já em vigor, garantindo que o direito escrito no papel se converta em consulta realizada e acolhimento real. A estratégia de expansão foca na identificação oportuna, utilizando ferramentas como o M-CHAT integrado ao prontuário eletrônico para rastrear sinais de TEA em crianças de 16 a 30 meses. Mais do que ampliar prédios, a iniciativa investe na qualificação profissional, com cursos que já atingiram milhares de especialistas em desenvolvimento neuropsicomotor. Ao unir a força legislativa de mandatos dedicados à inclusão com o suporte financeiro para os municípios, Mato Grosso do Sul se posiciona como referência no suporte às deficiências ocultas, assegurando que o desenvolvimento infantil e a autonomia social sejam metas alcançáveis para todos os cidadãos.
Papa: “não sou político, falo de Evangelho. Aos líderes mundiais: basta de guerras”
Durante o voo de ida para Argel, primeira etapa da viagem apostólica à África, Leão XIV cumprimenta os cerca de 70 jornalistas que o acompanham: “é uma viagem especial, a primeira que eu queria fazer. Uma oportunidade muito importante para promover a reconciliação e o respeito pelos povos”. Ao Pontífice, uma pergunta sobre as críticas dirigidas a ele por Trump: “não quero entrar em um debate. A minha mensagem é o Evangelho e continuo a falar com força contra a guerra” “Bom dia a todos, welcome aboard!”. Leão XIV mostra-se sereno e claramente entusiasmado com esta terceira viagem apostólica internacional com destino à África, que tem início nesta segunda-feira, 13 de abril. Uma longa viagem que levará o Papa em peregrinação até a próxima quinta-feira, dia 23, pela Argélia, Camarões, Angola e Guiné Equatorial. Lugares onde, como ele diz, levará “a mensagem da Igreja, a mensagem do Evangelho: bem-aventurados os construtores de paz”. Pois esse é o papel do Papa: não o de “um político”, afirma Leão aos cerca de 70 jornalistas que o acompanham na viagem e que, uma hora após a decolagem, cumprimenta um a um durante o voo para Argel. Um costume em todas as viagens apostólicas, ocasião para a troca de presentes e, desta vez, também para comentar – a pedido dos próprios jornalistas – as duras declarações contra ele feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na rede social Truth. Falar com força contra a guerra “Eu não vejo o meu papel como o de um político; não sou um político, eu não quero entrar em um debate com ele”, observou o Pontífice, referindo-se ao presidente. “Não penso que a mensagem do Evangelho deva ser deturpada como alguns estão fazendo. Eu continuo a falar com força contra a guerra, buscando promover a paz, promovendo o diálogo e o multilateralismo com os Estados para encontrar soluções aos problemas. Muitas pessoas estão sofrendo hoje, muitos inocentes foram mortos e acredito que alguém deve se levantar e dizer que há um caminho melhor”. A mensagem que o Bispo de Roma faz questão de reiterar é, portanto, “sempre a mesma: a paz. Digo isso para todos os líderes do mundo, não apenas para ele: tentemos acabar com as guerras e promover a paz e a reconciliação”. Construtores de paz A uma jornalista dos Estados Unidos, que fazia a mesma pergunta, o Papa reitera: “eu não tenho medo do governo de Trump. Continuarei falando com voz forte sobre a mensagem do Evangelho, aquela pela qual a Igreja trabalha”. “Nós não somos políticos – repete Leão – não olhamos para a política externa com a mesma perspectiva. Mas acreditamos na mensagem do Evangelho como construtores de paz”. Viagem especial E é justamente a construção da paz o objetivo fundamental da viagem à África. Viagem que, como explica o próprio Leão XIV ao microfone, “deveria ter sido a primeira viagem do pontificado”. “Já no ano passado, no mês de maio, eu havia dito ‘gostaria de fazer minha primeira viagem na África’. Outros sugeriram imediatamente a Argélia por causa de Santo Agostinho”, acrescenta, dizendo-se “muito feliz por visitar novamente a terra de Santo Agostinho, que oferece uma ponte muito importante para o diálogo inter-religioso”. A oportunidade de visitar os locais da vida do bispo de Hipona, hoje Annaba, é, portanto, segundo o Papa Leão, “uma bênção também para mim pessoalmente, para a Igreja e para o mundo. Pois devemos sempre buscar pontes para construir a paz e a reconciliação”. Nessa perspectiva, a viagem apostólica “representa realmente uma oportunidade importantíssima para continuar com a mesma voz, com a mesma mensagem, de que queremos promover a paz e a reconciliação, bem como o respeito e a consideração por todos os povos”. Um presente das Canárias Foram muitos os presentes entregues ao Papa durante o encontro com os jornalistas, cinegrafistas e repórteres: livros, desenhos, cartas, uma pequena ícone de Nossa Senhora do Bom Conselho, venerada por toda a Ordem de Santo Agostinho, da qual provém. Entre os presentes mais simbólicos, certamente se destaca o da jornalista da emissora espanhola Radio Cope, Eva Fernández: simbólico porque une a viagem à África com a que ocorrerá em junho à Espanha. Trata-se de um fragmento de um dos inúmeros “cayucos”, nome dado às embarcações rudimentares com as quais os migrantes africanos deixam o seu país para desembarcar perto de La Restinga, na ilha de El Hierro. Neste que é o ponto mais ao sul da Espanha, somente em 2025 chegaram mais de 10 mil pessoas, quase tantas quanto os habitantes da ilha, que são pouco menos de 12 mil. A rota das Canárias é considerada uma das mais perigosas do mundo, com pessoas no mar por pelo menos uma semana. Leão XIV visitará, como se sabe, as Canárias, ao final da sua viagem à Espanha de 6 a 12 de junho. Nesta segunda-feira (13/04), ele recebeu com gratidão, repetindo várias vezes “gracias” em espanhol, este presente abençoado pelo bispo de Tenerife e proveniente do Senegal e da Gâmbia. Ainda a respeito da Espanha, outro presente para Leão: uma reprodução do pináculo da torre de São Bernabé da Sagrada Família, a única construída em vida por Gaudí, que queria garantir que fosse concluída antes da sua morte para servir de modelo para as outras torres. Vatican News
Polícia Civil prende autor de tentativa de homicídio em Dourados
Neste sábado (11) policiais civis lotados na Seção de Investigações Gerais/Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI) de Dourados realizaram a prisão em flagrante de D.V.O., 38 anos, autor de uma tentativa de homicídio ocorrida na madrugada do mesmo dia, no município. De acordo com a investigação, o autuado e mais um comparsa, foragido até o momento, entraram em uma discussão com a vítima por causa de uma dívida. Em determinado momento, os autores se apoderaram de facas e passaram a esfaquear a vítima, que recebeu golpes na região da barriga e tórax, sendo socorrida em estado grave ao Hospital da Vida para atendimento. Um dos autores foi localizado e conduzido à delegacia, onde foi autuado em flagrante. O outro envolvido já foi identificado e as equipes seguem em buscas para localizá-lo.
Câmara de Dourados realiza duas sessões e aprova reajuste salarial de 4,5% para servidores municipais
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (13), o Projeto de Lei Complementar nº 006/2026, de autoria do Poder Executivo, que concede reajuste linear de 4,5% aos salários dos servidores públicos municipais. A votação ocorreu durante duas sessões ordinárias realizadas pelo Legislativo. A proposta, encaminhada pelo prefeito Marçal Filho (PSDB) e aprovada pelos vereadores, atende à previsão de reajuste anual para recomposição inflacionária, com data-base em 1º de abril de cada ano, conforme estabelece o Estatuto do Servidor Público. O projeto de lei complementar, analisado em primeira e segunda votações, segue agora para sanção do Poder Executivo. A medida prevê reajuste de 4,5% para todas as categorias do funcionalismo municipal, com exceção das que já foram contempladas. É o caso do Magistério Municipal, que recebeu reajuste de 5,4% por meio da Lei Complementar nº 510/2026, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026; e dos servidores das carreiras de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias, cujo piso salarial é vinculado, por lei federal, ao salário mínimo e já foi atualizado desde janeiro deste ano. Demais projetos Além da recomposição salarial do funcionalismo municipal, os vereadores de Dourados aprovaram outros dez projetos durante a 11ª sessão ordinária de 2026. Em segunda discussão e votação, foram aprovados o Projeto de Lei nº 049/2026, de autoria do vereador Márcio Pudim (PSDB), que declara de Utilidade Pública Municipal o Rotary Club de Dourados Caiuás; e o Projeto de Lei nº 050/2026, de autoria dos vereadores Márcio Pudim e Karla Gomes (Podemos), que concede o mesmo título à Associação Focinho Amigo (AFA). Em primeira discussão e votação, o Legislativo municipal aprovou o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 002/2026, de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivo do artigo 134-A da Lei Orgânica do Município, referente às emendas impositivas; e o Projeto de Lei nº 053/2026, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), que institui e inclui no calendário oficial de eventos do município a Feira Mestre Cilso. Em única discussão e votação, foram aprovados os seguintes projetos: – Projeto de Decreto Legislativo nº 020/2026, de autoria do vereador Sargento Prates (PL), que institui o Diploma de Mérito Agrícola no âmbito da Câmara Municipal de Dourados; – Projeto de Decreto Legislativo nº 021/2026, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), que concede o Diploma de Jubileu de Pérola ao apóstolo Auro Henrique Teodoro Soster, alusivo aos 30 anos de ordenação pastoral; – Projeto de Decreto Legislativo nº 022/2026, de autoria do vereador Laudir Munaretto, que institui o Diploma “Feira Cores e Sabores – Artesanato, Cultura e Tradição”; – Projeto de Decreto Legislativo nº 023/2026, também de autoria de Laudir Munaretto, que concede o Diploma de Honra ao Mérito a Werlaine Fátima Basso Fialho, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade; – Projeto de Decreto Legislativo nº 024/2026, de autoria de Laudir Munaretto, que institui o Diploma de Mérito São Cristóvão no âmbito da Câmara Municipal de Dourados; – Projeto de Decreto Legislativo nº 025/2026, de autoria dos vereadores Laudir Munaretto e Ana Paula (Republicanos), que concede o Diploma de Jubileu de Prata à Loja Maçônica Simbólica III Millennium nº 21, alusivo aos 25 anos de sua fundação. Comissão da Mulher Ainda nesta segunda-feira, os vereadores referendaram a criação, no âmbito da Câmara de Dourados, da Comissão Permanente dos Direitos da Mulher, que será composta pelas vereadoras Karla Gomes (presidente), Isa Marcondes (vice-presidente) e Ana Paula (membro). Tribuna LivreO espaço Tribuna Livre da Câmara de Dourados foi utilizado nesta segunda-feira pela Representante da ADL (Academia Douradense de Letras), que discorreu sobre o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura, Escrita e Biblioteca.







