O Governo do Estado instituiu, por meio do Decreto nº 16.760, de 10 de abril de 2026, um Grupo de Trabalho Especial responsável pela proposição, planejamento e organização das comemorações alusivas ao cinquentenário de criação de Mato Grosso do Sul. A medida, publicada na edição de ontem (13) do Diário Oficial do Estado, antecipa a agenda institucional que marcará os 50 anos da edição da Lei Complementar nº 31 de 1977, considerada marco histórico para a formação política e administrativa do Estado. O grupo terá caráter estratégico e será responsável por estruturar o conjunto de ações comemorativas, com foco na valorização da memória histórica, dos avanços institucionais e das conquistas sociais ao longo das últimas décadas. A proposta é que as celebrações também reforcem a identidade sul-mato-grossense e o sentimento de pertencimento da população. A composição do grupo contempla sete membros titulares e igual número de suplentes, com representantes da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov), incluindo a Secretaria-Executiva de Comunicação, da Secretaria de Estado de Educação (SED), da Casa Civil (Secc), da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e da Fundação de Turismo (Fundtur). A coordenação ficará sob responsabilidade da Segov, que também definirá o calendário de reuniões. Entre as atribuições do grupo estão a definição das diretrizes e do conceito institucional das comemorações, a elaboração do planejamento estratégico dos eventos e a articulação entre órgãos públicos, instituições e sociedade civil. Também caberá ao colegiado propor parcerias, acompanhar a execução das ações, além de estruturar estratégias de comunicação e identidade visual das celebrações. O grupo poderá ainda convidar representantes de outras entidades públicas e privadas para contribuir com os trabalhos, ampliando a participação institucional e social na construção da agenda comemorativa. As atividades serão desenvolvidas no prazo de até 180 dias, contados a partir da instalação do grupo, com possibilidade de prorrogação por igual período. Ao final, será apresentado um relatório conclusivo ao governador Eduardo Riedel. A participação no grupo não será remunerada e será considerada de relevante interesse público, reforçando o caráter institucional e colaborativo da iniciativa. Elaine Paes, Comunicação Segov
Turismo de Mato Grosso do Sul destaca inovação, cultura e inclusão na WTM Latin America 2026
Lançamento do programa de Turismo Acessível e Inclusivo, valorização da gastronomia regional e apresentação do projeto musical “Pantanal Jam” estão entre os destaques de Mato Grosso do Sul durante a World Travel Market Latin America (WTM LA) 2026. Uma das principais feiras de turismo da América Latina, o evento acontece de 14 a 16 de abril em São Paulo, e contará com uma programação estratégica organizada pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), além da participação de uma caravana do trade sul-mato-grossense, organizada pelo Sebrae MS. Segundo o diretor-presidente da Fundtur MS, Bruno Wendling, a WTM LA é o principal evento do primeiro semestre para o turismo do estado e será marcada por ativações e lançamentos relevantes. “Vamos muito fortes para a WTM LA esse ano, lançando muitas novidades como o programa de Acessibilidade, os festivais de MS, com oportunidade para nossos empresários apresentarem seus produtos e fazer capacitações. Nosso estande estará incrível e vamos levar também o projeto musical ‘Pantanal Jam’, que fará apresentações todos os dias no nosso estande. A estratégia esse ano foi trazer tudo de ativação para o estande de Mato Grosso do Sul e gerar maior fluxo possível de visitantes para que os nossos empresários tenham mais possibilidades de atendimento. Estamos muito felizes com essa participação que, com certeza, será histórica”, explica. A WTM Latin America é um evento B2B que reúne profissionais da indústria de viagens e turismo, promovendo oportunidades de negócios e conexão com compradores, influenciadores e lideranças do setor. Logo na abertura oficial, no dia 14 de abril, às 10h30, a banda sul-mato-grossense Urbem apresenta o espetáculo “Pantanal Jam – Sons do Pantanal de Mato Grosso do Sul”, uma experiência musical inspirada na sonoridade e na beleza do bioma. O projeto transforma elementos da paisagem sonora pantaneira — como sons da fauna, o farfalhar das folhas e o movimento das águas — em uma imersão em jazz, destacando a riqueza cultural e turística do estado. Programação Estande MS Dia 14/04 14:00 Lançamento da Campanha de Promoção do Turismo Acessível e Inclusivo de MS, com fala do diretor-presidente da Fundtur-MS 15:30 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 16:10 Integração Trade. 16:25 Apresentação do evento ABETA Summit, que em 2026 será realizado em Campo Grande (MS) 16:40 Lançamento da Revista Digital Bilíngue (inglês) da Visit Pantanal 16:55 Lançamento dos Festivais Culturais de MS (Festival de Inverno de Bonito e Festival América do Sul), com a presença do diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes. 17:10 Banda Urbem / Pantanal Jam 17:40 às 19:40 Capacitação trade: LR Travel Experience / Zagaia Eco Resort / M26 Assessoria / Joice Tur / Natureza Tour / Impacto Ecoturismo / Peralta Cruise 18:10 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho Dia 15/04 13:00 Capacitação: Plataforma Tourism Cares / Emanueli Ribeiro 14:00 Talk Pantanal Negro: Novas Rotas do Afroturismo Brasileiro – Bela Oyá Pantanal 14:40 Banda Urbem / Pantanal Jam 13:15 às 13h45 Capacitação trade: Grupo Rio da Prata / Joice Tur / Ygarapé Tour Viagens e Turismo 15:15 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 15:45 às 16:45 Capacitação trade: Impacto Turismo / Zagaia Eco Resort / Peralta Cruise / Hotel Pousada Águas de Bonito 17:00 Pantanal Jam / Banda Urbem 17:30 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 18:00 às 19h45 Capacitação trade: M26 Assessoria / Vanzella Transportes / Bravo Brazil Tour / Grupo Rio da Prata / Natureza Tour / Visit Pantanal 19:30 Integração Trade Dia 16/04 13:00 Abertura Estande MS 13:00 às 14:00 Capacitação trade: Visit Pantanal / Hotel Pousada Águas de Bonito / M26 Assessoria / Peralta Cruise / Vanzella Transportes 14:40 Banda Urbem / Pantanal Jam 15:15 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 15:45 às 16:30 Capacitação trade: Zagaia Eco Rezort / Impacto Ecoturismo / Ygarapé Tour Viagens e Turismo / Abismo Anhumas 16:45 Integração Trade 17:00 Banda Urbem / Pantanal Jam 17:30 Degustação às cegas / Gastronomia regional com os chefs Marcílio Galeano, Caslu e Helinho 18:00 Encerramento Programação Sebrae MS Paralelamente à programação do estande de Mato Grosso do Sul, o Sebrae MS organizou capacitações no Espaço Sebrae (L61) para apresentação de roteiros, rotas e experiências do trade sul-mato-grossense. As atividades acontecem todos os dias no período da tarde no Espaço Sebrae. Para saber detalhes de cada capacitação, como horários e temas, clique AQUI. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
Dourados moderniza iluminação pública e disponibiliza aplicativo para população
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), segue avançando no no processo de modernização da iluminação pública com a substituição de luminárias antigas por tecnologia LED em toda a cidade, além da criação do aplicativo “Ilumina Dourados”, que pode ser baixado pelo contribuinte diretamente na loja de aplicativos para aparelhos celular, tanto Android quanto IOS (confira links abaixo). A ação, iniciada no começo de março, faz parte de um contrato superior a R$ 47 milhões e já apresenta resultados concretos para a população. Antes mesmo do início dos trabalhos da nova empresa, a Prefeitura de Dourados já havia trocado mais de 18 mil lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio pelas modernas lâmpadas e luminárias de LED. Até o momento, cerca de mil lâmpadas de mercúrio foram substituídas por LED pela nova empresa, começando pelas regiões do Jardim Guaicurus, Harrison de Figueiredo e Green Ville. Nesta semana, as equipes dão continuidade ao trabalho nos bairros Guaicurus e Esplanada. A previsão é que, de forma gradativa, todos os bairros sejam contemplados nos próximos meses. Insatisfeito com o ritmo dos trabalhos pela empresa contratada, o prefeito Marçal Filho já acionou os responsáveis para exigir maior agilidade na substituição das lâmpadas e luminárias, inclusive cobrando que a empresa reforce suas equipes em campo para dar uma resposta mais rápida à população. O prefeito também exigiu que a empresas disponibilizasse imediatamente novas ferramentas para o cidadão encaminhar solicitações de troca de lâmpadas queimadas. Marçal Filho lembrou do desafio que foi o processo de contratação da nova empresa para garantir que a iluminação pública chegasse de fato à população, já que o dinheiro da Cosip estava em conta específica e a burocracia atrapalhava a licitação. “A intenção é iluminar Dourados com mais eficiência energética, maior durabilidade dos equipamentos, o que reflete em iluminação das vias públicas, mais segurança e qualidade de vida da população”, disse ao destacar ainda que “canais tecnológicos vão ajudar neste processo”. Para execução dos serviços, equipes especializadas atuam de forma contínua no município. A prioridade é garantir rapidez tanto nas substituições programadas quanto no atendimento das demandas da comunidade. A Prefeitura também ampliou os canais de comunicação com a população. Já está em funcionamento o aplicativo “Ilumina Dourados”, uma ferramenta prática que permite ao cidadão registrar solicitações de manutenção, como troca de lâmpadas, de forma rápida e acessível. O intuito é garantir mais eficiência nos serviços públicos e fortalecendo a participação do cidadão na construção de uma Dourados mais iluminada e segura. O aplicativo está disponível gratuitamente para download nas plataformas Android e iOS: · Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.unidesk.siip.notificacao.mobile.dourados · iOS: https://apps.apple.com/br/app/dourados-iluminada/id6761065784 O atendimento também segue sendo realizado por telefone. Atualmente, o serviço de Disk Lâmpada funciona pelo número 0800 999 2040. A partir da próxima semana, o contato será atualizado para o número 0800 642 4343.
Após 13 tentativas, policial de MS finalmente encontra rim compatível e recomeça a vida depois de 16 anos
Foram anos marcados por uma rotina intensa de tratamento, viagens e incertezas. Diagnosticado em 13 de março de 2009 com nefropatia por IgA, conhecida como doença de Berger, Anderson iniciou em 6 de abril do mesmo ano, as sessões de hemodiálise, um processo contínuo que se estendeu por 16 anos e 8 meses. Uma rotina de resistência e esperança Ao longo desse período, Anderson passou por diferentes centros de tratamento em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, sempre em busca de um transplante. Foram diversas convocações ao longo dos anos, muitas delas sem sucesso devido à incompatibilidade. “A gente vive esperando o telefone tocar. Pode ser a qualquer hora, de madrugada, durante o almoço. Isso mexe com o psicológico, com o sono, com tudo”, relata. Mesmo diante das dificuldades, ele seguiu trabalhando como investigador da Polícia Civil, função que exerce desde 2006. “Sempre tive apoio dos meus colegas e da instituição. Isso fez toda a diferença para eu continuar firme durante esse processo”, afirma. A 13ª tentativa e o momento da virada A espera terminou após acompanhamento no Hospital do Rocio, em Campo Largo-PR, onde Anderson permaneceu por cerca de dois anos e meio. Após 12 tentativas frustradas, foi na 13ª convocação que veio a notícia esperada. “Quando deu certo, foi como ganhar uma nova vida. Foram muitos anos tentando, vendo outras pessoas conseguirem e eu tendo que recomeçar. É uma sensação que não dá para descrever”, conta. A convocação aconteceu na madrugada de 13 de outubro do ano passado, exigindo rapidez na mobilização para o deslocamento até o hospital. Agilidade no deslocamento foi essencial Para que o transplante fosse possível, o tempo de resposta foi determinante. Ao longo da jornada, Anderson contou com diferentes formas de deslocamento, incluindo apoio aéreo em momentos anteriores, viabilizado pelo Governo do Estado. “Quando o chamado acontece, não tem como esperar. É tudo muito rápido. Sem esse tipo de apoio, muita gente não consegue chegar a tempo”, explica. Ele destaca o trabalho das equipes envolvidas nesse processo. “São verdadeiros anjos. A Casa Militar, os pilotos, as equipes… todos sempre prontos para ajudar. Isso salva vidas”, afirma. Bastidores do transporte: precisão, desafio e missão de salvar vidas Por trás da chegada a tempo para o transplante, há uma operação complexa que envolve planejamento, agilidade e decisões tomadas em questão de minutos. O piloto da Casa Militar, Enilton Zalla, delegado da Polícia Civil, que atualmente atua na aviação do Estado, participou diretamente do transporte de Anderson e relembra que o caso exigiu rapidez e enfrentou condições desafiadoras. Segundo ele, essa não foi a primeira vez que acompanhou a trajetória do investigador. Ao longo dos anos, Enilton participou de outras tentativas de deslocamento de Anderson para Curitiba, ainda sem sucesso na compatibilidade para o transplante. A proximidade entre os dois também é institucional: ambos são policiais civis, o que fez com que o caso fosse acompanhado com atenção especial. “Era um voo que precisava sair e chegar muito cedo em Curitiba. A gente ainda tinha uma condição de meteorologia que poderia dificultar o pouso, mas assumimos o compromisso e partimos para o desafio”, relata. O deslocamento ocorreu durante a madrugada, logo após o piloto retornar de outra missão, evidenciando a dinâmica intensa da rotina das equipes. Mesmo diante das incertezas, o planejamento e a execução foram bem-sucedidos, garantindo que Anderson chegasse a tempo para o procedimento. “Para nós foi uma felicidade muito grande. A gente participa de muitas histórias como essa, e poder ver quando dá certo, principalmente com alguém que a gente tem proximidade, é um privilégio enorme”, afirma Enilton. Ele explica que a atuação da equipe faz parte de uma engrenagem maior, organizada de forma integrada entre a SES (Secretaria de Estado de Saúde), a Casa Militar e a CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo). Atualmente, o grupo conta com sete pilotos, entre comandantes, como é o caso dele e copilotos, além do apoio de profissionais de outras forças, como bombeiros e Polícia Federal, que colaboram conforme a demanda. As missões envolvem tanto o transporte de pacientes quanto a captação de órgãos, sempre com foco no tempo-resposta. A atuação ocorre em regime rotativo e é acionada conforme a necessidade da Secretaria de Saúde, com coordenação também da Secretaria de Governo. “Quando a demanda surge, a gente avalia rapidamente as condições e, sendo possível, já inicia o voo. É um trabalho que exige precisão e agilidade, porque cada minuto faz diferença”, explica. Com experiência acumulada desde 2019 nesse tipo de operação, período em que também atuou em missões pelo Corpo de Bombeiros, Enilton ressalta que, embora existam casos em que o desfecho não é o esperado, a maioria das missões resulta em vidas salvas, o que reforça o propósito do trabalho. “São dezenas de histórias. A grande maioria é de sucesso, e poder fazer parte disso é algo que a gente leva para a vida inteira”, completa. Entre o medo e a realização Ao chegar ao hospital, o sentimento de Anderson era uma mistura de ansiedade e apreensão. “A gente sonha com esse momento, mas também sente medo. É uma cirurgia grande, uma mudança de vida”, relata. Segundo ele, o acolhimento da equipe foi fundamental. “Fui muito bem recebido. A equipe já estava preparada, aguardando. Tudo precisa ser rápido para garantir que o órgão seja transplantado com sucesso”, explica. O transplante foi realizado no dia 14 de outubro, um dia depois da ligação de convocação. Nova vida e gratidão Hoje, já transplantado, ele resume o momento com gratidão. “Estou vivendo uma nova vida. Sou muito grato a todos que fizeram parte dessa trajetória”, afirma. Ele também destaca o papel da família, da esposa Simeide, dos filhos Ana Lívia e José Pedro, da mãe Luzinete e especialmente do pai, Adão Ribeiro, também policial militar, mas já aposentado, que o acompanhou durante toda a jornada de tratamento. Transplantes avançam com apoio logístico e integração entre instituições A história de Anderson reflete os avanços na área de transplantes em Mato Grosso do Sul, impulsionados pela integração
Governo de MS atua para garantir que infraestrutura da Rota Bioceânica atenda às demandas logísticas e comerciais
Os desafios e as perspectivas de desenvolvimento da Rota Bioceânica foram apresentados na segunda-feira (13) pelo secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, durante palestra na reunião da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica – Rota Latino-Americana (CEDIRB-RILA), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), em Campo Grande. O Corredor Bioceânico de Capricórnio é uma das principais iniciativas de integração logística da América do Sul, conectando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Em Mato Grosso do Sul, o projeto avança com obras estruturantes e ações coordenadas nas áreas de governança, infraestrutura e facilitação do comércio. “Estamos falando de um projeto estratégico que vai transformar a logística e a economia de Mato Grosso do Sul, ampliando a competitividade e promovendo integração com mercados internacionais. A Rota Bioceânica representa uma nova fronteira de desenvolvimento para o Estado e para o Brasil”, destacou o secretário Artur Falcette. Ele destacou que entre os principais avanços do projeto está a construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai. Com 1.294 metros de extensão e 29 metros de altura, a obra conta com investimento aproximado de US$ 85 milhões, financiado pela Itaipu Binacional, e já atingiu cerca de 90% de execução, com previsão de conclusão em agosto de 2026. As obras de acesso à ponte também seguem em andamento. No lado brasileiro, estão sendo executadas a implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional e o contorno rodoviário de Porto Murtinho, na BR-267/MS, com cerca de 35% de execução até janeiro de 2026 e previsão de conclusão em julho de 2027. No Paraguai, avança o asfaltamento de 225 quilômetros da rodovia PY-15, conhecida como Picada 500, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, com entrega prevista para agosto de 2026. “O avanço das obras demonstra o compromisso dos países envolvidos com a consolidação do corredor. Estamos trabalhando de forma integrada para garantir que a infraestrutura esteja alinhada às demandas logísticas e comerciais”, ressaltou Falcette. Outro destaque é o projeto do centro aduaneiro de controle de fronteira, em análise, que seguirá o modelo de cabeceira única, integrando os sistemas de controle de Brasil e Paraguai. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelo desenvolvimento dos projetos. Plano Mestre No campo do planejamento estratégico, foi elaborado o Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de US$ 600 mil. O documento estabelece diretrizes para a integração regional, com diagnósticos, planos de ação e a realização de fóruns anuais. O próximo encontro está previsto para novembro de 2026, em Antofagasta, no Chile. A governança do corredor envolve articulação entre os níveis estadual, federal e internacional. Em Mato Grosso do Sul, foi instituído o Comitê Estadual da Rota Bioceânica, por meio do Decreto nº 16.366/2024, coordenado pela Semadesc, com participação de órgãos públicos e entidades privadas. “O modelo de governança é fundamental para garantir que todas as etapas do projeto avancem de forma coordenada, envolvendo diferentes setores e países. Isso fortalece a integração e a efetividade das ações”, pontuou o secretário. A estrutura também conta com o Fórum dos Subgovernadores e instâncias de coordenação federal, sob liderança do Ministério das Relações Exteriores, com reuniões periódicas voltadas à implementação do Plano Maestro, firmado com o BID. Entre os eixos de atuação, destaca-se a facilitação do comércio e dos processos transfronteiriços. Um diagnóstico com participação de representantes dos setores público e privado dos quatro países resultou em 264 soluções consensuais para aprimorar os fluxos logísticos, com implementação prevista no curto, médio e longo prazo. Na área de infraestrutura física e digital, o corredor contempla 104 projetos, incluindo melhorias em postos de fronteira, implantação de centros de atendimento a transportadoras, desenvolvimento de terminais portuários, criação de nodos logísticos, integração ferroviária e ampliação de redes de telecomunicações e energia. No âmbito estadual, a governança foi fortalecida com a criação de subgrupos técnicos nas áreas de segurança e saúde. A Resolução Semadesc nº 136/2026 instituiu grupos de trabalho com participação de órgãos como Sejusp, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, DOF, Detran, Polícia Federal e Polícia Civil. Já a Resolução nº 204/2025 estruturou o grupo técnico voltado à saúde e ao desenvolvimento sustentável no corredor. Na área de integração, o Brasil aderiu à Convenção TIR (Transporte Internacional de Mercadorias), oficializada em fevereiro de 2026, com o objetivo de simplificar procedimentos aduaneiros e reduzir custos e tempo nas fronteiras. Entre os próximos eventos, está o 3º Fórum Centro-Oeste de Segurança Rodoviária, previsto para maio de 2026. “A facilitação do comércio é um dos pilares da Rota Bioceânica. Estamos avançando em medidas que reduzem a burocracia e aumentam a eficiência logística, o que será determinante para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional”, concluiu Falcette. Os desafios para a implantação e Operação Logística, por sua vez, foram enfatizados por Falcette. “A infraestrutura logística, a qualificação profissional dos motoristas, a legislação pertinente e a segurança no transporte rodoviário apresentam desafios significativos. A ausência de sistemas de transporte eficientes, como os utilizados em outros países, impacta a movimentação de mercadorias. Dessa forma, desde questões operacionais até aspectos estratégicos e de interesse nacional, vislumbram-se complexidades legais que demandarão atenção contínua na Rota”, frisou. Por isso, o secretário salientou que é crucial transmitir com clareza a distinção entre a infraestrutura construída e a capacidade logística instalada para que a operação seja eficaz. “Esse desafio se estende à educação e comunicação, à capacidade de narrar a história e de explicar a importância da organização e de todos os aspectos discutidos, entre eles o jurídico. O Corredor Bioceânico reúne setores estratégicos como mineração, agropecuária, agroindústria, logística e turismo, consolidando-se como uma importante plataforma de desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios, especialmente no campo legal e regulatório, tratados de forma integrada entre os países participantes”, finalizou. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Com alta de casos e mortes, MPMS reforça fiscalização contra dengue e chikungunya em Dourados
A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados intensificou a atuação diante do avanço dos casos de dengue, zika e chikungunya no município, especialmente após a decretação de estado de emergência em saúde pública pelo Poder Executivo municipal. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) acompanha de forma contínua as medidas adotadas para a prevenção e o controle dessas doenças transmitidas por mosquito. A intensificação da atuação foi motivada pelo aumento expressivo de casos de chikungunya e pela ocorrência de óbitos, com foco inicial nas comunidades indígenas Jaguapiru e Bororó, onde foi identificado o início do surto. Diante da situação, o MPMS ampliou o acompanhamento do procedimento para incluir a fiscalização da gestão de resíduos sólidos nessas localidades, considerando o impacto direto do saneamento inadequado na proliferação dos vetores. Nesse contexto, a 10ª Promotoria de Justiça oficiou a empresa responsável pela coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares de Dourados. Em resposta, a empresa informou que a coleta nas comunidades indígenas é realizada de forma mecanizada, por meio de contêineres instalados em pontos estratégicos das aldeias, duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no período diurno. Segundo as informações prestadas, foram implantados 15 pontos de coleta, além de outros três já existentes. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) também foi formalmente notificada pelo MPMS, mas não apresentou resposta, o que motivou novas providências no âmbito do procedimento administrativo. Para fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento da crise sanitária, o MPMS determinou a realização de uma reunião interinstitucional, prevista para a segunda quinzena deste mês, na sede da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados. Foram convocados representantes da empresa responsável pela coleta, o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, o Procurador-Geral do Município, além de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Como medida complementar, o MPMS também determinou a realização de vistoria in loco nas comunidades indígenas afetadas, com o objetivo de verificar a destinação adequada dos resíduos sólidos e identificar possíveis focos e criadouros do mosquito transmissor, assegurando a efetividade das ações de saneamento e controle epidemiológico. Com essas medidas, o MPMS busca reduzir os riscos à saúde da população e conter o avanço das doenças em Dourados, especialmente em áreas que demandam atenção prioritária do poder público.
Articulação política viabiliza pavimentação de distrito em Deodápolis
O distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, iniciou uma etapa decisiva para a modernização da infraestrutura urbana com a viabilização de recursos que garantirão a pavimentação asfáltica de 100% das vias. A conquista foi celebrada neste final de semana durante visita técnica às obras, que contou com a presença do senador Nelsinho Trad, do prefeito Jean Gomes e do deputado estadual Zé Teixeira (PL), reforçando a atuação conjunta entre as esferas municipal, estadual e federal. O investimento, na ordem de R$ 3 milhões, é fruto de uma emenda parlamentar destinada pelo senador, atendendo a uma demanda histórica da comunidade local. A pavimentação completa do distrito busca solucionar problemas crônicos enfrentados pelos moradores, como o excesso de poeira e a formação de lama em períodos chuvosos, fatores que dificultam a mobilidade e o acesso aos serviços básicos. Para o prefeito Jean Gomes, o aporte financeiro reflete a importância das alianças políticas para o crescimento do interior, destacando que a chegada do asfalto promove a valorização imobiliária e assegura condições de vida mais dignas para as famílias de Lagoa Bonita. O deputado estadual Zé Teixeira, que participou ativamente do encaminhamento do pedido de recursos para a região, pontuou que a união de esforços é o caminho mais curto para levar benefícios tangíveis à população. A obra em Deodápolis integra um cronograma de melhorias que o parlamentar tem acompanhado de perto, priorizando investimentos que transformam o cotidiano das pequenas localidades. Com a execução dos serviços, o distrito se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento, focado em segurança, conforto e fluidez no trânsito local Com informações do Site Dourados 24h
Ponta Porã recebe etapa dos Jogos da Melhor Idade com disputas de bocha
De 14 a 19 de abril, Ponta Porã receberá mais uma edição dos Jogos da Melhor Idade, evento que celebra o esporte, a convivência e o protagonismo das pessoas idosas de Mato Grosso do Sul. A competição reunirá 218 atletas-idosos, que participarão da modalidade de bocha, fortalecendo o incentivo ao esporte e à qualidade de vida. As categorias são divididas em três, sendo A de 60 a 67 anos, B de 68 a 77 anos e C acima de 78 anos. A cerimônia de abertura será realizada no dia 14 de abril, às 19 horas, no CTG – Centro de Tradições Gaúchas, localizado na Rodovia MS-164, KM 10, saída para Antônio João, em Ponta Porã (MS). Ao todo, 25 municípios participam da disputa, demonstrando a abrangência e a força do evento no estado. Estão confirmadas delegações de: Água Clara, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas e Três Lagoas. O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, reforçou a relevância do evento: “Os Jogos da Melhor Idade representam muito mais do que uma competição esportiva, eles mostram que o esporte é uma ferramenta poderosa de qualidade de vida, integração e bem-estar. Temos observado, a cada edição, um crescimento importante na participação, o que demonstra que cada vez mais idosos estão descobrindo os benefícios de se manterem ativos.” Karina Quaini, diretora geral dos Jogos da Melhor Idade, comentou sobre a ampliação da participação dos municípios: “Incentivar a prática esportiva nessa fase da vida é essencial, porque ela ajuda a preservar a saúde física, fortalece o convívio social e contribui para uma vida mais equilibrada e feliz. Nosso objetivo é justamente oferecer oportunidades para que os idosos de Mato Grosso do Sul se sintam valorizados, ativos e com uma boa autoestima.” Locais das competiçõesBochaLocal 1 – CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Endereço: Rodovia MS 164 KM 10 saída para Antônio João.Local 2 – Itapema Iate Clube – Endereço: Rua Ceará, 388 Bairro Mooca. Cerimônia de aberturaData: 14 de abril de 2026Horário: 19hLocal: CTG – Centro de Tradições GaúchasEndereço: Rodovia MS 164 – KM10 saída para Antônio João.Ponta Porã / MS Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Cinco times têm a mesma pontuação no topo da tabela da Série B
A quarta rodada da Série B, encerrada nesse domingo (12), com cinco partidas, deixou o Ceará na liderança, com 8 pontos. No entanto, o Vozão divide a pontuação com outras quatro equipes: Avaí, Athletic, Vila Nova e Operário. Goiás, Criciúma e Fortaleza, todos com 7 pontos, vêm logo atrás, no que mostra o equilíbrio da competição. Essa tendência da Série B, com tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos anos, tem ainda Botafogo-SP, Náutico e Sport em 9º, 10º e 11º, respectivamente, em condições de buscar a liderança já na próxima rodada. A rodada começou na sexta (10), com o Criciúma vencendo o Botafogo-SP por 1 a 0, no Heriberto Hülse. No sábado, houve quatro partidas: Juventude 2 x 0 Goiás, no Alfredo Jaconi; Ponte Preta 0 x 1 Vila Nova, no Moisés Lucarelli; Sport 2 x 2 Avaí, na Ilha do Retiro; e Ceará 1 x 0 Náutico, no Castelão. No domingo, o Fortaleza ganhou do São Bernardo por 1 a 0 no Primeiro de Maio; o Novorizontino bateu o América-MG por 3 a 0 no Independência e empurrou o Coelho para a lanterna da competição; e Operário e Cuiabá ficaram no 0 a 0 no Germano Krüger. Ainda no domingo, o CRB perdeu em casa, no Rei Pelé, para o Athletic por 3 a 2; e o Atlético-GO venceu o Londrina por 2 a 1 no Antônio Accioly.








