Na sessão ordinária desta quarta-feira (14), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) trouxe à tona mais uma denúncia alarmante sobre a concessionária CCR MSVia, responsável pela administração da rodovia BR-163 em Mato Grosso do Sul. O parlamentar apresentou informações divulgadas pela imprensa, indicando que, com base no balanço oficial do 1º trimestre de 2025, a empresa ocultou R$ 638 milhões em arrecadação de pedágios ao longo dos últimos três anos. “A diferença de R$ 638 milhões não aparece nos balanços públicos, o que pode configurar maquiagem contábil e desvio de informação, práticas que podem ser enquadradas como crime. Uma empresa que maquia a própria receita para interferir na tarifa de pedágio não pode concorrer no leilão de repactuação da concessão da BR-163, previsto para acontecer no próximo dia 22. É preciso cancelar esse leilão. O momento é muito sério e a população precisa de resposta”, disse Mochi. Mochi fez um requerimento, repassando às informações do desvio contábil ao Ministério Público Federal (MPF), que já instaurou procedimento investigativo destinado à apuração de supostas irregularidades na concessão da BR-163 pela CCR MSVia. “É imprescindível que essas novas denúncias sejam formalmente apensadas ao inquérito em curso e que o MPF aprofunde as investigações, inclusive com a adoção de medidas cautelares, caso necessário, para assegurar a proteção do patrimônio público e dos usuários da rodovia”, afirmou Mochi. O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), deputado Gerson Claro (PP), sugeriu que os próprios municípios cortados pela BR-163 também se mobilizem para realizar auditorias independentes, pois recebem repasses do Imposto Sobre Serviços (ISS) gerado pela arrecadação dos pedágios. “Ou seja, quanto mais a empresa arrecada, maior deveria ser o valor repassado aos cofres municipais. Se a receita está sendo subnotificada ou maquiada, os municípios estão sendo diretamente prejudicados”, destacou o presidente. Diante da nova denúncia, o deputado Pedrossian Neto (PSD) propôs que a Casa de Leis convide o presidente da CCR MSVia para esclarecer os fatos. Mara Caseiro (PSDB), Lidio Lopes (Sem Partido) e Coronel David (PL) também se manifestaram de forma contundente contra a postura da CCR MSVia. Segundo eles, a omissão da empresa em relação à real arrecadação dos pedágios evidencia falta de transparência e irresponsabilidade na gestão da concessão da BR-163. “A maquiagem contábil compromete gravemente a credibilidade da empresa e revela desrespeito com o contrato firmado, com o Estado e, principalmente, com os usuários da rodovia. Cobramos uma resposta firme dos órgãos de fiscalização e uma apuração das responsabilidades da empresa e de seus gestores”, falou Mara.
MS Ativo: Governo inicia série de encontros fortalecendo a gestão pública e o desenvolvimento dos municípios
O Governo de Mato Grosso do Sul deu início na terça-feira (13), em Coxim, ao primeiro Encontro Regional do MS Ativo – Municipalismo 2025, programa que consolida o novo modelo de cooperação interfederativa entre Estado e prefeituras. A iniciativa busca ampliar a efetividade das políticas públicas, apoiar decisões com base em dados e fortalecer o protagonismo municipal no planejamento e execução de ações estratégicas. A agenda foi conduzida pelo vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que representou o Governo do Estado no evento junto com demais membros do secretariado estadual. Ao lado do prefeito de Coxim, Edilson Magro, anfitrião da primeira etapa, e do secretário-executivo de Gestão Estratégica e Municipalismo, Thaner Nogueira, Barbosinha destacou a importância da aproximação entre Estado e municípios para garantir resultados mais eficientes à população. “Estamos construindo uma gestão pública mais moderna, baseada em evidências, tecnologia, pactuação de responsabilidades e cooperação federativa. O MS Ativo materializa os quatro eixos do nosso governo: é verde, por integrar ações sustentáveis; é próspero, ao promover o desenvolvimento regional; é digital, ao usar ferramentas de inteligência de dados para a tomada de decisões; e é inclusivo, pois respeita a realidade e as demandas de cada cidade, melhorando a vida das pessoas”, afirmou o vice-governador. A programação do dia incluiu apresentações sobre o Plano Plurianual (PPA) municipal, contrato de gestão municipal e oficinas temáticas voltadas às áreas de infraestrutura, saúde, educação, assistência social e desenvolvimento local. O encontro reuniu cerca de 250 participantes, entre prefeitos, vices-prefeitos, vereadores, secretários municipais e equipes técnicas dos 11 municípios da região norte do Estado: Alcinópolis, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. O prefeito Edilson Magro enalteceu a iniciativa do governo estadual. “Receber a primeira edição desse ciclo em Coxim é motivo de orgulho. Aqui, abrimos um espaço de diálogo prático, técnico e político. O MS Ativo não só escuta os municípios, mas propõe caminhos viáveis para que possamos avançar com mais eficiência na gestão”, declarou. Já o secretário-executivo Thaner Nogueira ressaltou o caráter técnico e estratégico do programa. “O MS Ativo Municipalismo é mais que um projeto. É uma ferramenta de governança. Ele valoriza a escuta, mas principalmente a ação — organizada, monitorada e com foco em resultado”. Três fases para transformar realidades Estruturado em três fases — Demanda, Programa e Cooperação — o MS Ativo Municipalismo permite aos municípios registrarem seus pedidos ao Estado (apoio técnico, financeiro ou de projeto), integrarem-se às políticas do PPA estadual e firmarem desafios conjuntos com divisão de responsabilidades e metas mensuráveis. O monitoramento é feito por meio de uma plataforma digital com tecnologia de business intelligence, promovendo transparência e controle de resultados. O programa já conta com 52 municípios pactuados, 192 planos de ação formalizados e 1.095 entregas registradas na plataforma somente em 2024. Entre os principais desafios pactuados estão: redução da mortalidade materna, prevenção às doenças crônicas, ampliação da educação infantil, melhoria na alfabetização nos anos iniciais e fortalecimento do ambiente de negócios. Resultados concretos em áreas estratégicas Na saúde, por exemplo, 225 ações foram executadas com foco na atenção ao binômio mãe-bebê e na ampliação dos atendimentos nas unidades básicas. Na educação, foram 461 entregas somadas entre educação infantil e ensino fundamental, com destaque para a busca ativa de crianças fora da escola, formação continuada de professores e reestruturação curricular. Já na área de desenvolvimento econômico, 180 ações contemplaram iniciativas como centrais de comercialização, legislação de incentivo à agricultura familiar e fomento ao empreendedorismo local. Oficinas práticas e soluções reais Durante o período da tarde, foram realizadas oficinas simultâneas por áreas temáticas: Infraestrutura e Gestão Municipal (Segov/Seilog/Agesul): foco na sistematização de demandas e próximas etapas da cooperação técnica; Educação: planejamento articulado dos programas MS Alfabetiza, MS Matemática e estratégias de transporte escolar; Assistência Social: estratégias para superar a vulnerabilidade social; Saúde: ações para enfrentamento à mortalidade materna infantil e doenças crônicas; Desenvolvimento Econômico (Semadesc/Sebrae): ambiente de negócios e incentivo à agricultura familiar e inovação. Próximos encontros A caravana do MS Ativo – Municipalismo 2025 segue agora para o leste do Estado. Na próxima sexta-feira (16), o segundo encontro regional será realizado em Três Lagoas, reunindo representantes dos municípios de Água Clara, Aparecida do Taboado, Brasilândia, Inocência, Paranaíba, Selvíria e Santa Rita do Pardo. Com essa mobilização inédita, o Governo de Mato Grosso do Sul reafirma seu compromisso com a descentralização, a escuta ativa e a transformação da gestão pública em todo o território estadual.
Na Expoagro, Câmara homenageia personalidades do agronegócio
A força do agronegócio e sua importância no desenvolvimento de Dourados e região serão novamente destacados pelo poder Legislativo. A exemplo de anos anteriores, a Câmara de Dourados realiza na noite de sexta-feira (16) sessão solene para homenagear personalidades do agronegócio no município. Será a partir das 19 horas, no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde acontece a 59ª edição da Expoagro. A Expoagro é a maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul e uma das maiores do país. O evento proporciona aos participantes a possibilidade da realização de grandes negócios, se inteirar das novidades tecnológicas para o setor da agropecuária, além de aprimorar conhecimentos por meio de palestras técnicas, simpósios e demais atividades previstas na programação. A feira agropecuária de Dourados também oferece, como atração para o público em geral, shows, leilões, comidas típicas, exposições de produtos da região, carros antigos, entre outros que destacam a cultura douradense e enaltecem o trabalho do homem do campo. A iniciativa das homenagens é de todos os vereadores, que indicaram 20 personalidades e uma instituição para receberem as honrarias. “Essa é uma tradicional cerimônia da nossa Casa de Leis e iremos prestar as devidas homenagens a aqueles que fazem da nossa cidade uma potência do agronegócio no Estado e também no país. As Câmaras Municipais devem atuar de forma ativa, cobrando, propondo e defendendo o agro. Nosso papel é criar pontes, levar as demandas, lutar por leis e recursos que façam diferença na vida de quem produz”, ressaltou o presidente da Câmara Liandra Brambilla. Neste ano, a Câmara ampliou sua participação na Expoagro com a abertura da Casa do Vereador no recinto do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. O espaço, que foi inaugurado na semana passada com a entrega de homenagens ao governador Eduardo Riedel e ao ex-governador Reinaldo Azambuja, tem objetivo de aproximar ainda mais os vereadores do setor do agronegócio, um dos principais pilares da economia do município. HOMENAGEADOS Na sessão solene de sexta feira, serão homenageados pela Câmara de Dourados as seguintes personalidades do setor: PESSOA FÍSICA Alberto Alves dos SantosAndré Luiz PietroCésar Roberto DieringsCláudio Vieira RamosFábio Mascarenhas DutraFranciéle Aparecida CorneliGenengs Balta TeixeiraGianni Dias Aguillar NogueiraGino José FerreiraHarley Nonato de OliveiraHélio GuissoJosé Benedito ZanataJosé Carlos BarbosaJoão Eduardo Barbosa RochaLilian Tamy IgumaLuiz Felipe Alves CassemiroOsmar Rodrigues CairesRodolfo Oliveira NogueiraValter Lavandoski ToniazzoWalter Benedito Carneiro PESSOA JURÍDICA Sindicato Rural de Dourados
Junta Militar de Dourados convoca jovens para alistamento militar
A Junta de Serviço Militar (JSM) de Dourados informa aos jovens que farão alistamento militar no ano de 2025 que o alistamento online está disponível para os jovens nascidos no ano de 2007. Nesta modalidade de alistamento, o jovem pode se alistar de qualquer lugar, via internet, com benefício de não enfrentar possíveis filas. O Alistamento OnLine pode ser realizado no endereço: alistamento.eb.mil.br . Os jovens que não possuem CPF ou que tenham nascido antes de 2007 não conseguirão efetuar inscrição via internet. Estes deverão procurar a Junta de Serviço Militar, na Rua João Rosa Góes, nº 395 (prédio da antiga prefeitura), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30. O alistamento é obrigatório para todos os jovens que completam 18 anos de idade. Para fazer cadastro online é necessário cadastrar CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Para atendimento presencial é preciso estar munido de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço de até quatro meses. O jovem deverá se alistar nos primeiros meses (janeiro junho) do ano em que completa 18 anos de idade. O alistamento realizado nesse período é gratuito. Após esse prazo, o jovem continua com dever de se alistar, contudo ficará em débito com serviço militar até pagamento da multa referente ao alistamento fora do período regulamentar. RESTRIÇÕES A JSM alerta que quem estiver em débito com Serviço Militar não poderá:
Procon de Dourados divulga pesquisa da cesta básica
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do Procon (Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor), divulgou nesta quarta-feira (14), nova pesquisa de preços dos produtos que compõem a cesta básica. O levantamento foi realizado em 12 supermercados da cidade, no período de 08 a 13 de maio. Nesta pesquisa, de acordo com o órgão, foram coletados preços de 29 itens, sendo considerados para levantamento produtos pré-definidos. Os produtos apresentaram variação significativa de um estabelecimento para outro: o alho 200 gramas, por exemplo, apresentou diferença de 141,45%; o quilo da batata inglesa, apresentou diferença de 249%; o quilo da cebola, diferença de 155,90%; erva-mate de tereré, pacote de 500 gramas, diferença de 266,53%; extrato de tomate 300g teve diferença de 387,42%; margarina 500 g, diferença de 200,67%; sal,pacote de 1 quilo, teve diferença de 226,89%; esponja de aço, pacote com 8 unidades, diferença de 299,31%; sabão em pó, 800 gramas, diferença de 228,86%; e, papel higiênico, pacote com 4 unidades, diferença de 313,68%. Entre os estabelecimentos pesquisados foram encontrados 18 produtos com diferença superior a 100% entre o produto com menor e maior preço, como, por exemplo, farinha de mandioca torrada, pacote de 1 kg; goiabada 300 g; leite em pó integral 400 g; macarrão 500 g; água sanitária 1 litro; sabão em barra, pacote com 5 unidades; creme dental 90 g; e papel higiênico, pacote com 4 unidades de 30 metros. A diferença do estabelecimento com menor preço e o de maior preço nesta pesquisa é de 53,50%. Em relação à pesquisa do mês de abril/2025 houve um aumento do preço médio da cesta básica de 3,10%. O Procon alerta que o consumidor deve ficar atento às especificações contidas na embalagem, como, por exemplo, prazo de validade, composição e peso líquido do produto. Qualquer dúvida ou reclamação, ligar para 2222-1536 (ou 2222-1539) ou enviar mensagem para o e-mail: procon@dourados.ms.gov.br ou, ainda, registrar através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm Confira a pesquisa completa:
Diocese e Câmara de Dourados debatem Ecologia Integral nesta quinta-feira
Com o propósito de oportunizar o debate nas questões ambientais e como a sociedade pode contribuir na preservação do meio ambiente, a Diocese de Dourados, a Câmara Municipal de Dourados e o Instituto do Meio Ambiente (IMAM) promovem, nesta quinta-feira (15), às 18h30, audiência pública intitulada “Fraternidade e Ecologia Integral”. O evento tem como palestrantes o secretário executivo da CNBB Regional do MS, Padre André Márcio, o gerente de Política Ambiental do Hospital São Julião, de Campo Grande, Bruno Madalena e o diretor do IMAM, Fábio Luis, além da participação de membros da Diocese e instituições de ensino. Um dos focos principais da Audiência Pública é abordagem do conceito de reciclagem denominado “Lixo Zero”, por meio do aproveitamento seletivo de resíduos sólidos no município, desde a coleta à destinação final, a exemplo do modelo adotado no Hospital São Julião, em Campo Grande, onde ocorre a reciclagem de 82% dos resíduos da unidade hospitalar. De acordo com a membra da Ação Evangelizadora da Diocese de Dourados, Janete Schnorr, o tema Ecologia Integral, proposto pela Campanha da Fraternidade 2025, propõe à reflexão da sociedade nas atitudes individuais, comunitárias e coletivas, que podem contribuir na preservação do meio ambiente, com o mínimo de impacto ambiental decorrente dos meios de produção. “Muitas vezes em nome de um progresso, por consequência, destruímos a natureza, e isto traz prejuízos na sociedade. Nós precisamos da produção, porém, tudo está interligado”, considera. O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara de Dourados, vereador Elias Ishy (PT), reforça a importância da discussão de políticas públicas com os diversos setores da sociedade, considerando a temática fundamental para a implantação de ferramentas efetivas de preservação ambiental. “É uma oportunidade junto com o poder público e a representação da sociedade, de fazermos um diagnóstico de como está a política ambiental do município e de que forma podemos melhorar”, enfatizou.
Dourados passa a emitir carteira de identificação de pessoas com fibromialgia
Moradores de Dourados que sofrem com fibromialgia já podem solicitar, de forma online, o Cartão de Identificação da Pessoa com Fibromialgia, que garante atendimento preferencial em serviços públicos e privados. O sistema foi lançado nesta terça-feira (13), pela Prefeitura de Dourados, em solenidade na Câmara Municipal. Com isso, o prefeito Marçal Filho coloca em vigor uma lei aprovada em 2023 e que estava engavetada por falta de vontade política da governo anterior. Em apenas 4 meses de mandato, o governo atual fez valer os direitos da pessoa com fibromialgia. Presente no evento, o prefeito Marçal Filho destacou a importância da medida para garantir os direitos de quem enfrenta a doença. “Estamos oferecendo uma ferramenta que facilita o acesso à cidadania, garantindo igualdade e dignidade para quem convive diariamente com essa síndrome invisível”, disse. “É preciso ressaltar que a Prefeitura de Dourados é a primeira do interior de Mato Grosso do Sul a efetivar a lei que criar identificação especial para esse público”, completou Marçal Filho. A medida coloca em prática a Lei Municipal nº 5.112/2023, de autoria da presidente da Câmara, Liandra Brambilla, que assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos garantidos às pessoas com deficiência. Isso inclui prioridade em filas, assentos reservados no transporte coletivo, vagas exclusivas em estacionamentos e acesso facilitado a serviços de saúde. O sistema, desenvolvido pelas secretarias municipais de Saúde e Administração, permite que o cidadão faça o pedido pela internet, no site cidadao.dourados.ms.gov.br. É necessário preencher o formulário e anexar documentos como RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e laudo médico com diagnóstico de fibromialgia, emitido nos últimos três anos. Liandra Brambilla, que convive com a síndrome, celebrou a implantação do sistema após quase dois anos de diálogo sem sucesso com a gestão passada, já que a lei é de 2023. “Assim que o prefeito Marçal Filho assumiu, conseguimos avançar rapidamente”, ressaltou. “Hoje é um dia histórico para todos que lutam pela dignidade das pessoas com fibromialgia”, destacou a presidente da Câmara. A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dores crônicas e generalizadas, que afetam músculos, tendões e ligamentos. Quem sofre da doença também enfrenta fadiga intensa, distúrbios do sono e dificuldades cognitivas. Embora invisível aos olhos, a dor é constante e impacta profundamente a qualidade de vida de quem vive com ela. O médico reumatologista Rafael Ovídio, presente na solenidade, explicou que a doença atinge de 2% a 4% da população, em sua maioria mulheres. Ele lembrou que ainda existe muito preconceito e desinformação, com pessoas que erroneamente classificam a doença como “emocional”. “Fibromialgia não é fraqueza, é resistência. Só quem sente sabe o quanto essa dor pode ser incapacitante”, destacou o especialista. NOVIDADE NO TRATAMENTO O evento também trouxe uma notícia que renovou a esperança de quem luta contra a síndrome: o Hospital Universitário da UFGD vai implantar um Ambulatório Multiprofissional de Fibromialgia, que reunirá médicos, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas para oferecer tratamento completo e humanizado. “Queremos acolher essas pessoas de forma integral, olhando não só para a dor física, mas também para o impacto emocional e social que ela causa”, explicou o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Amin Paschoalick. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública de Dourados, mas o número pode ser maior, considerando atendimentos na rede privada e casos ainda não diagnosticados.
Laudir busca esclarecimentos sobre interrupção do serviço de motolância do SAMU em Dourados
O vereador Laudir Munaretto (MDB), tem realizado fiscalização dos serviços públicos essenciais em Dourados, e na área da saúde, o parlamentar apresentou um requerimento na Câmara Municipal solicitando informações à Prefeitura sobre a atual paralisação das motocicletas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – as chamadas motolâncias. O objetivo do pedido é entender os motivos da interrupção e avaliar os impactos dessa decisão para a população douradense. As motolâncias são motocicletas especialmente adaptadas, conduzidas por profissionais da saúde treinados, como socorristas e enfermeiros, e têm como principal missão oferecer atendimento pré-hospitalar ágil em situações de emergência. São particularmente úteis em locais de difícil acesso e em horários de grande tráfego, nos quais a agilidade pode fazer a diferença entre um desfecho positivo ou uma complicação no estado do paciente. Segundo Munaretto, a interrupção desse serviço, mesmo que temporária, levanta questionamentos importantes sobre as estratégias adotadas para o atendimento de urgência na cidade. “Sabemos que os desafios na gestão da saúde são muitos, mas a transparência e o diálogo são fundamentais quando decisões afetam diretamente a segurança e o bem-estar da população”, pontuou o vereador. Laudir solicita que o Poder Executivo apresente os motivos técnicos, administrativos ou orçamentários que levaram à paralisação das motos, e, caso exista, um eventual plano de reestruturação ou substituição desse modelo de atendimento. Ele também pede informações sobre os custos de manutenção das motocicletas, além de documentos como pareceres técnicos ou atas de reuniões que subsidiaram a medida. A preocupação do vereador está centrada na busca de soluções. “Não se trata de apontar culpados, mas de entender se há alternativas sendo consideradas para manter a agilidade no socorro. A motolância sempre foi uma ferramenta valiosa no primeiro atendimento, especialmente nos bairros mais afastados e em vias de tráfego intenso”, destacou. Ainda no requerimento, Laudir questiona se houve diálogo prévio com os profissionais do SAMU, que estão na linha de frente dos atendimentos. O parlamentar acredita que ouvir quem atua diretamente no serviço pode contribuir para aperfeiçoar decisões futuras. A suspensão ocorre em um momento em que o sistema de saúde de Dourados enfrenta desafios estruturais, como sobrecarga nos atendimentos e dificuldades logísticas. Nesse cenário, os benefícios trazidos pelas motolâncias, já comprovados em diversas cidades brasileiras, tornam-se ainda mais relevantes. Estudos apontam que a chegada rápida desses veículos pode estabilizar pacientes em minutos preciosos até a chegada de uma ambulância. Diante disso, Munaretto reforça a importância de um debate sereno e construtivo sobre o tema. “Nosso papel é garantir que a população continue sendo atendida com qualidade, humanidade e eficiência. Vamos acompanhar a resposta da Prefeitura e, se necessário, propor soluções em conjunto. A saúde de Dourados precisa ser tratada como prioridade absoluta”, concluiu. Com o requerimento apresentado, a discussão sobre o futuro das motolâncias no município entra em pauta. A expectativa é de que, a partir do esclarecimento por parte do Executivo, a Câmara e a sociedade possam participar ativamente na construção de um sistema de urgência cada vez mais eficaz e acessível para todos.
Prefeito é empossado como presidente da Junta Militar de Dourados
“Nós somos da pátria a guarda, fieis soldados por ela amados. Nas cores de nossa farda rebrilha a glória, fulge a vitória”, diz o trecho da canção do Exército Brasileiro, destacado pelo prefeito Marçal Filho, na manhã desta quarta-feira (14), durante a posse como presidente da Junta Militar de Dourados. A solenidade ocorreu no anfiteatro da prefeitura e foi acompanhada por autoridades militares e convidados. Na oportunidade, o prefeito Marçal Filho destacou a satisfação de assumir o cargo e reforçou sobre a parceria do Executivo com a respeitosa instituição como fundamental para a sociedade, destacando ainda a importância de todos sempre prezarem pelo amor à pátria. “É um orgulho muito grande minha posse e faço o compromisso que vamos empreender todos os esforços para ter essa parceria com nosso Exército, fazendo com que as pessoas cada vez mais respeitem o verde da bandeira, que tenhamos amor pela nossa pátria, um patriotismo verdadeiro, independente de quem esteja no poder, sem perder de vista nunca que o povo brasileiro é a nação”, apontou. A Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964, conhecida como Lei do Serviço Militar, estabelece que o prefeito seja o presidente da Junta de Serviço Militar nos municípios. Já a Constituição Federal no artigo 143, de 1988 estabelece que todos os brasileiros são obrigados ao serviço militar. O coronel da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, Márcio Freitas de Lima, destaca que a Junta de Serviço Militar é o “ elo entre o município e as forças armadas, com ações fundamentais no alistamento dos jovens quando completam 18 anos. “O município e a equipe conduz todo trabalho administrativo de alistamento para que a gente possa fazer a seleção dos cidadãos no meio do ano e a seleção complementar em janeiro do ano seguinte”, cita. Na oportunidade, ele também agradeceu a presteza da gestão municipal e destacou a parceria em prol da sociedade. “Agradecemos e contamos com seu apoio nas atividades da Junta do Serviço Militar em prol dos seus munícipes e nos colocamos a disposição na Brigada e no posto de recrutamento e mobilização de Dourados para prestarmos todo o apoio necessário ao bom andamento dos serviços desta Junta para que o cidadão tenha a possibilidade de fazer o exercício da cidadania servindo ao seu país nas Forças Armadas”, destacou. Vale ressaltar que o alistamento militar, para jovens nascidos em 2007, segue até o dia 30 de junho e pode ser feito de forma online (alistamento.eb.mil.br). Para fazer cadastro online é necessário cadastrar CPF, RG, comprovante de endereço com CEP, e-mail e número de telefone. Para atendimento presencial é preciso estar munido de RG, CPF, Certidão de Nascimento ou de Casamento e comprovante de endereço de até quatro meses.








