A Oleoplan Usina de Biodiesel presente em cinco Estados do Brasil, sinaliza um investimento inédito em Mato Grosso do Sul e a escolha foi a cidade de Dourados, devido ao notável desenvolvimento local. Representantes da empresa estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (15) com o prefeito Marçal Filho e mostraram as projeções para a região. A gigante do biodiesel tem um faturamento anual de R$ 7 bilhões e sua chegada em Dourados vai impactar a matriz energética de todo Mato Grosso do Sul. A perspectiva para Dourados é de um investimento de R$ 250 milhões em uma unidade com capacidade de produção de 1 milhão de litros por dia. Conforme o presidente da Oleoplan, Marcos Merlin Boff, o município chama a atenção por potencialidades e outras tratativas devem definir os próximos passos para o andamento do projeto. A escolha pelo município foi estratégica. “Nos chamou a atenção que Dourados tem um potencial muito bom para comportar um empreendimento como este”, enfatizou. “A região tem uma grande produção de soja e gorduras animais que são matérias prima para produção de biodiesel e também ficamos impressionados com a qualidade da cidade e diante disso vamos planejar os próximos passos e avaliarmos as formas de apoio do município e do Estado para implantação desse projeto”, citou. O prefeito Marçal Filho destacou que juntamente com sua equipe tem buscado diversos meios de incentivar novos empreendimentos em Dourados, sempre prezando pelo desenvolvimento local e geração de empregos. Ele enfatizou que intermediaria condições favoráveis para a implantação da Oleoplan em Dourados dentro das possibilidades existentes na prefeitura e buscará a participação do Governo do Estado no que for necessário. O prefeito enfatizou que Dourados vive uma nova fase com a retomada da credibilidade. “Nossa cidade está sendo cada vez mais atrativa a novos empreendimentos e é com muita satisfação que recebemos o projeto da Oleoplan”, argumentou. “Já determinei a minha equipe que preste o apoio necessário, sempre claro, dentro da legalidade em todos os processos e também vou intermediar alguns pontos com o Estado, que sempre nos atende com presteza e entende a importância de um investimento como este inédito em Mato Grosso do Sul”, pontuou. Participaram do encontro ainda as secretarias municipais de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Inovação e de Obras Públicas. A Oleoplan possui unidades industriais – de produção de biodiesel e esmagamento de soja – nos municípios de Veranópolis (RS), Iraquara (BA), Tomé-Açu (PA), Cacoal (RO) e Lucas do Rio Verde (MT). Além dos cinco parques industriais, a Oleoplan conta com escritório corporativo em Porto Alegre (RS) e 18 filiais para recebimento de grãos espalhadas pelas regiões Noroeste e Nordeste do Rio Grande do Sul. Juntas, as filiais possuem capacidade de armazenamento superior a 500 mil toneladas e formam uma rede de apoio para milhares de fornecedores da agricultura familiar. A nova unidade em Dourados geraria entorno de 140 empregos diretos. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antonio Freire, destacou que o novo empreendimento agregaria significativamente à economia local e, que juntamente a outras secretarias, a Semdes prestará o apoio necessário para que o projeto evolua. “Significaria um avanço em contratações, na Agricultura Familiar, na economia em um todo e, por determinação do prefeito Marçal Filho vamos apoiar dentro do que for possível para que o empreendimento se torne realidade”, apontou.
Latam inicia venda de passagens entre Dourados e Guarulhos com voos a partir de setembro
A companhia aérea Latam iniciou nesta quarta-feira (14) a venda das primeiras passagens para o trecho Dourados-Guarulhos (SP), marcando a retomada das operações aéreas comerciais no município após quase quatro anos sem voos. Os bilhetes já podem ser adquiridos pelo site da companhia, com preços a partir de R$ 654,73 (ida e volta) na tarifa Light, a mais básica. A venda de passagens foi liberada depois que técnicos da empresa fizeram uma vistoria no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira na manhã de quarta-feira. A operação terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35. Como são os primeiros voos, a frequência poderá ser ampliada conforme a demanda e o avanço da operação no aeroporto de Dourados. O prefeito Marçal Filho comemorou o início das vendas e destacou o empenho da gestão municipal, em parceria com o Governo do Estado, para viabilizar a retomada dos voos. “Fui pessoalmente a São Paulo e mantive contato com representantes da Gol e da Azul, que já sinalizaram o interesse em operar na cidade. Contamos com o apoio do governador Eduardo Riedel, que conduziu as articulações com a Latam, incluindo tratativas tributárias para atrair as companhias aéreas para Dourados, e agora a empresa anuncia oficialmente a operação”, afirmou o prefeito. Nesta semana, a Prefeitura de Dourados finalizou os serviços de adequação no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, incluindo manutenção, instalação de equipamentos e construção de estruturas exigidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para homologação da operação comercial. Agora, cabe à Infraero, administradora do aeroporto, realizar o processo licitatório para contratar a empresa responsável pela operação da sala de rádio, item essencial para a comunicação com as aeronaves e para a segurança do tráfego aéreo. “Em apenas quatro meses de gestão, conseguimos avançar em várias frentes para garantir a volta dos voos comerciais”, completou Marçal. Dourados está sem voos há quase quatro anos e a retomada da ligação direta com o Aeroporto de Guarulhos é considerada um avanço estratégico para o desenvolvimento econômico e a conectividade da região.
Prefeitura abre credenciamento para comerciantes na 46ª Festa Junina
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Cultura, abriu o credenciamento para comerciantes interessados em participar da 46ª Festa Junina de Dourados, que acontecerá entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Convenções Antônio Tonani, no Parque Alvorada, com shows musicais, comidas típicas, muita segurança e comodidade para as famílias. Estão disponíveis 109 vagas, distribuídas entre quatro categorias: ambulantes, artesanato, food trucks e barracas. O evento promete movimentar a economia local e valorizar a cultura regional, com foco na comercialização de comidas típicas e bebidas, dentro das normas de segurança e higiene. As inscrições devem ser feitas presencialmente, até o dia 23 de maio, das 8h às 12h, na sede da Secretaria de Cultura, localizada na Avenida Presidente Vargas no Parque dos Ipês. Os interessados devem apresentar a documentação exigida no edital – disponível no Diário Oficial do Município, edição suplementar nº 6.375, de 12 de maio de 2025. A seleção será realizada no dia 5 de junho, com base em critérios da entidade responsável pela gestão do espaço. Os selecionados deverão apresentar comprovante de pagamento e assinar o termo de compromisso até o dia 11 de junho. A participação está condicionada ao cumprimento de exigências de segurança, como a utilização de extintores, mangueiras com registro p13 e uniforme para manipulação de alimentos. A venda de bebidas em garrafas de vidro, bebidas destiladas e o uso de espetinhos com ponta estão proibidos. A Festa Junina de Dourados é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo grande público e proporcionando uma vitrine importante para empreendedores locais. Neste ano, o evento contará com os artistas Julia e Rafaela, Alex e Ivan e Breno Reis e Marco Viola. Ainda nesta semana, a Prefeitura de Dourados divulgará o credenciamento, através do Diário Oficial, para seleção dos artistas locais, que serão anunciados até a primeira semana de junho. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail eventos.semc@dourados.ms.gov.br ou pelo telefone (67) 2222-1550.
‘Maio Amarelo’ tem show de humor com Tchó e Béppi, sábado, em Dourados
Dentro da programação do Maio Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, os humoristas Tchó e Béppi sobem ao palco neste sábado, 17 de maio, às 20h, na Praça Antônio João, com um show gratuito e aberto ao público. O evento tem o apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran). A dupla, que divertiu e ensinou com vídeos educativos exibidos pela TV Morena nas últimas semanas, agora fecha sua participação na campanha com um espetáculo ao vivo, recheado de histórias, piadas, músicas e informação. O humor leve e inteligente de Tchó e Béppi promete arrancar risadas e também provocar reflexões importantes sobre o comportamento no trânsito. O show tem aproximadamente uma hora de duração com classificação livre, indicado para toda a família. “É uma oportunidade de aprender se divertindo, valorizando a vida com responsabilidade e bom humor. Esperamos que um grande público venha prestigiar, dar boas risadas e fazer parte dessa corrente pela segurança no trânsito”, convida o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral. A DUPLA Tchó e Béppi São humoristas que incorporam personagens de colonos descendentes de italianos, trazendo um estilo cômico conhecido como “humor agro” ou “humor colonial”. Com sotaque carregado e jeitão simples, eles conquistaram o público tanto do interior quanto dos grandes centros, utilizando histórias, piadas e músicas que refletem a vida rural e suas peculiaridades. Os personagens são interpretativos pelos jornalistas e comediantes Luciano Vendrame e Fabinho Mezzacasa, que há 20 anos atuam no rádio, televisão, internet e apresentações por todo o Brasil. Eles também mantêm uma presença online ativa, compartilhando conteúdos que misturam humor e crítica social, sempre com a autenticidade que os caracteriza.
Dourados debate políticas públicas para desenvolvimento urbano sustentável
A Prefeitura de Dourados realiza nesta quinta-feira (15), no Anfiteatro do Bloco 10 da Unigran, a 7ª Conferência Municipal das Cidades. O evento, que começou pela manhã e segue até o final da tarde, reúne representantes de universidades, movimentos sociais, ambientalistas, empresários, sindicatos, lideranças comunitárias e gestores públicos. O objetivo é discutir e propor soluções para os desafios urbanos do município, com foco em habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. A conferência municipal integra a preparação para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, organizada pelo Ministério das Cidades e prevista para outubro, em Brasília. O tema nacional que orienta os debates é: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades Inclusivas, Democráticas, Sustentáveis e com Justiça Social”. Na abertura, o prefeito Marçal Filho destacou a importância do encontro como espaço de escuta e construção coletiva. “Precisamos discutir habitação, mobilidade urbana, meio ambiente, transporte coletivo e coleta seletiva”, enfatizou. “Este é um espaço democrático, onde todos têm voz, e as propostas que surgirem aqui serão consideradas com muita responsabilidade por nossa gestão”, afirmou. Marçal ressaltou que a conferência gera oportunidades de levar as demandas locais ao governo federal, contribuindo para que políticas públicas estejam alinhadas à realidade de Dourados. O diretor-executivo da Agehab-MS, Ubiratan Rebouças Chaves, que representou a diretora-presidente Maria do Carmo Avesani Lopez, também destacou a relevância do evento. “A conferência permite que a população aponte os problemas do município para que o gestor público formule políticas que realmente atendam às necessidades da comunidade”, disse. Já o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação (Ageb), Eder Felipe Souza Lima, reforçou que o evento é uma oportunidade de cidadania ativa, onde do cidadão comum ao empresário, todos podem contribuir. “É ouvindo a população que se constroem políticas públicas sustentáveis para todos. A presença do setor privado e dos movimentos sociais demonstra o compromisso coletivo com o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou. Ao final do evento, a comissão organizadora irá eleger a presidência, aprovar o regimento interno e elaborar o relatório final, que servirá de base para as etapas estadual e nacional. A Conferência das Cidades é uma instância de participação social prevista em normas federais e estaduais, com o objetivo de fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras.
Com lei da Câmara, Dourados ganha ambulatório para fibromialgia no HU
A cidade de Dourados deu um importante passo no cuidado à saúde de pessoas com fibromialgia. Foi anunciado na noite da última terça-feira (13), durante solenidade na Câmara Municipal, a criação de um ambulatório multiprofissional especializado no tratamento da fibromialgia no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD). O anúncio foi feito pelo médico Hermeto Macario Amin Paschoalick, superintendente do HU. O novo ambulatório é uma iniciativa do HU, impulsionada pela efetivação da Lei nº 5.112, de 24 de novembro de 2023, de autoria da presidente da Câmara, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), que equipara os direitos das pessoas com fibromialgia aos das pessoas com deficiência. A iniciativa representa uma conquista histórica para os pacientes que convivem com essa condição crônica e debilitante. “Esse é um avanço imenso. A criação do ambulatório e a entrega das carteirinhas de identificação são medidas que trazem dignidade, visibilidade e respeito às pessoas com fibromialgia. A Lei 5.112 nasceu justamente para garantir direitos básicos como atendimento prioritário, vagas de estacionamento, assentos preferenciais e acesso facilitado ao sistema de saúde. Agora vemos essa política pública sendo implementada de forma concreta”, destacou a vereadora Liandra durante seu discurso na solenidade. Atendimento especializadoO ambulatório contará com equipe multiprofissional formada por médico reumatologista, médico psiquiatra, educador físico e fisioterapeuta, além de perspectivas de ampliação com psicólogos e outros profissionais da saúde. O paciente diagnosticado poderá iniciar seu atendimento em uma unidade básica de saúde de sua região. Após avaliação com o clínico geral, se houver suspeita de fibromialgia, será encaminhado ao HU para o tratamento com a equipe especializada.“Todos os pacientes serão triados inicialmente pela reumatologista, que encaminhará para os demais serviços de apoio. Esse é um passo significativo para fortalecer o papel do HU, da UFGD e da EBSERH na integração com o SUS e com a gestão municipal de saúde”, afirmou o superintendente Hermeto Paschoalick. Entrega de carteirinhasDurante o evento, também foi entregue oficialmente a carteira de identificação da pessoa com fibromialgia, uma reivindicação antiga que finalmente foi atendida. Segundo a vereadora Liandra Brambilla, o pedido pela criação e emissão das carteirinhas já havia sido feito desde a legislatura anterior, mas sem avanços. “A emissão dessas carteirinhas é fundamental para que esses indivíduos possam usufruir de direitos básicos que fazem grande diferença na qualidade de vida. Graças à gestão do prefeito Marçal Filho, conseguimos finalmente atender essa demanda tão justa”, declarou. Na ocasião, foi liberado o sistema online de solicitação, que permitirá aos pacientes cadastrados solicitarem a carteirinha pela internet, através do site da Prefeitura de Dourados (cidadao.dourados.ms.gov.br). Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública de saúde de Dourados. No entanto, estima-se que o número real seja maior, já que muitos pacientes ainda não procuraram atendimento especializado ou iniciaram tratamento apenas na rede privada.O processo de obtenção da carteirinha começa na unidade básica de saúde. Após diagnóstico no HU e com o laudo médico em mãos, o paciente poderá solicitar o documento apresentando os seguintes itens: RG, CPF, Cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e laudo médico emitido nos últimos 3 anos. O que é fibromialgia?A fibromialgia é uma síndrome clínica caracterizada por dor muscular crônica e generalizada. Entre os sintomas mais comuns estão fadiga extrema, distúrbios do sono, dificuldades de memória e concentração, rigidez muscular e, em alguns casos, síndrome do intestino irritável. Embora ainda não tenha cura, o tratamento multidisciplinar – como o que será oferecido no novo ambulatório – pode melhorar significativamente a qualidade de vida dos pacientes. “A Câmara Municipal de Dourados, por meio do nosso mandato, reafirma seu compromisso com políticas públicas inclusivas e com a valorização da saúde. Essa é uma vitória do povo, uma vitória da empatia e da sensibilidade social”, finalizou a presidente da Casa, vereadora Liandra Brambilla.
Policiais apreendem cocaína em Dourados avaliada em R$ 18 milhões
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam no final da tarde desta quarta-feira (14), em Dourados, 200 quilos de pasta base de cocaína e 100 quilos de cocaína, em um fundo falso de uma carreta bitrem, carregada com soja. Na ação um homem, de 45 anos, foi preso em flagrante. O veículo seguia pelo anel viário de Dourados, quando foi abordado pelo DOF, em bloqueio próximo à PED (Penitenciária Estadual de Dourados). Durante entrevista, o motorista entrou em contradição sobre os motivos da viagem e apresentou versões desencontradas, o que levou suspeita. Em vistoria minuciosa nos semirreboques, foi localizado um compartimento oculto em uma das tampas laterais, onde estavam escondidos os tabletes. Questionado, o homem afirmou que pegou a carreta em um posto de combustível em Dourados e levaria até a cidade de Maringá (PR), onde receberia R$ 20 mil pelo transporte. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 18 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Operação conjunta resulta na apreensão de mais de 300 quilos de drogas em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) com apoio de policiais civis da Denarc (Divisão Estadual de Narcóticos) apreenderam nesta quarta-feira (14), em Dourados, mais de 300 quilos de maconha, haxixe e skunk que eram transportados em um GM Prisma. Na ação, um homem de 34 e outro de 36 anos foram presos. Após a troca de informações entre as duas unidades, policiais do DOF com apoio do Helicóptero da unidade de policiais da CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) conseguiram interceptar o veículo no Anel Viário, próximo a reserva indígena, com as drogas e os dois ocupantes. No automóvel foram encontrados 425 tabletes de maconha, um pacote de haxixe e 38 volumes de skunk, que após a pesagem totalizaram 307 quilos dos entorpecentes. Em entrevista aos policiais, os autores afirmaram que haviam sido contratados para pegar o carro em Coronel Sapucaia e levar a até a cidade de São Paulo (SP), onde receberiam R$ 3 mil cada.
PRF apreende 1,3 tonelada de maconha no MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1.355 Kg de maconha, na madrugada desta quarta-feira (14), em Sidrolândia (MS). Os policiais fiscalizavam na BR-060, quando deram ordem de parada a um Hyundai/HB20, porém o condutor não parou e iniciou fuga. Durante o acompanhamento tático, o motorista perdeu o controle da direção e saiu da pista. Ele foi detido e no carro foi encontrada grande quantidade de maconha. O preso disse que levaria a droga de Antônio João até Campo Grande. O veículo também utilizava placas falsas. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Civil em Sidrolândia (MS).








