O Palmeiras venceu o Santos, nesta quarta-feira, por 1 a 0, pela segunda rodada do Campeonato Paulista, e segue com 100% de aproveitamento na competição. O gol do jogo foi marcado por Allan, aos 40 minutos do primeiro tempo, após passe de Flaco López. O Peixe tentou buscar o empate, principalmente na etapa final, mas parou em duas boas defesas de Carlos Miguel em finalizações de Robinho Jr. e Miguelito e conheceu sua primeira derrota no Paulistão. Palmeiras e Santos fizeram um primeiro tempo movimentado, mas com poucas oportunidades claras. As duas equipes cometeram muitas faltas, e Andreas Pereira precisou ser substituído aos 12 minutos após machucar o ombro em uma entrada dura de Igor Vinícius. A chance mais clara do Peixe ficou por conta de Lautaro Díaz, que recebeu cruzamento de Barreal na pequena área, mas cabeceou nas costas de Khellven aos 16 minutos. Mas mesmo com poucas chances, o Palmeiras saiu na frente. Aos 40 minutos, Allan achou um bom passe em profundidade para Flaco López, que devolveu para o garoto empurrar para as redes e abrir o placar da partida. As equipes voltaram mais ligadas para a segunda etapa. Logo aos 3 minutos, Flaco recebeu passe de Veiga dentro da área e cabeceou forte para ótima defesa de Brazão. Aos 10 minutos, o Santos respondeu pelo lado direito com Igor Vinícius. O lateral do Peixe fez um cruzamento rasteiro que desviou em Murilo e passou perto da meta palmeirense. No fim, o duelo esquentou e Luighi teve a grande chance aos 49 minutos, mas parou em defesa de Brazão. O Peixe respondeu à altura e obrigou Carlos Miguel a fazer duas grandes defesas, primeiro em finalização de Robinho Jr., aos 51 minutos e, na sequência em chute de Miguelito. O Palmeiras volta a campo no próximo sábado, às 20h30 (de Brasília), para encarar o Mirassol, novamente na Arena Barueri, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Já o Santos visita o Guarani, no domingo, às 20h30, em Campinas.
Secretaria confirma pavimentação em Dourados após indicação de Zé Teixeira
A Secretaria Municipal de Obras de Dourados confirmou que os serviços de pavimentação asfáltica na Rua Projetada G-14 devem começar nos próximos dias, encerrando uma espera de anos para as famílias do Jardim Guaicurus. O anúncio ocorre após a conclusão do processo de licitação e a escolha da empresa responsável, conforme confirmado pelo engenheiro José Wilson. A obra atende a uma solicitação direta do deputado estadual Zé Teixeira, formalizada no ano passado junto ao Governo do Estado. Na ocasião, o parlamentar apresentou a indicação direcionada à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, refletindo o apelo de moradores que enfrentavam condições críticas de infraestrutura. A situação da Rua G-14 era um dos pontos mais sensíveis do bairro. No documento encaminhado ao Executivo, Zé Teixeira detalhou o drama dos residentes que, em dias de chuva, viam a via transformar-se em “verdadeiras lagoas”, dificultando o acesso a serviços básicos. O cenário de precariedade era tamanho que moradores precisavam improvisar soluções para sair de casa, como utilizar sacolas plásticas nos pés para evitar a lama até chegarem aos pontos de ônibus ou escolas. “A ausência de pavimentação vinha prejudicando a mobilidade e a saúde pública, com valetas profundas que impediam até a coleta de lixo regular”, justificou o deputado no documento. Com o início das obras, a expectativa é de que o asfalto elimine definitivamente os transtornos causados pela poeira no período de estiagem e pela lama durante as chuvas. Para Zé Teixeira, a pavimentação é sinônimo de dignidade. “O asfalto constitui a solução definitiva para garantir segurança e conforto, promovendo mais qualidade de vida às famílias”.
Com 11.849 passagens vendidas em 4 meses, Latam confirma voos diários em abril
A Latam Airline anunciou oficialmente hoje a notícia que o prefeito Marçal Filho havia antecipado em novembro: Dourados passará a contar com voos diários para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, a partir do dia 1º de abril. “Agora, sim, nossa missão está cumprida!”, comemorou Marçal Filho hoje ao acessar o portal da Latam na internet e constatar que a companhia aérea já está, inclusive, vendendo passagens para todos os dias da semana a partir de abril. “Firmamos o compromisso com nosso setor produtivo, com nossa sociedade, com nosso comércio, que iriamos recolocar Dourados na rota dos voos comerciais e honramos esse compromisso ainda em setembro, mas agora ao invés de voos três dias da semana, serão diários”, enfatizou o prefeito. Em outubro do ano passado, diante da grande procura por passagens, a empresa já havia anunciado que iria ampliar a operação no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira a partir de 1º de março de 2026, com voos às segundas, terças, quintas, sextas-feiras, sábado e domingo. No mês de novembro, em nova ligação telefônica, chegou a notícia tão esperada: os voos seriam diários a partir de abril. “Essa é mais uma importante conquista para Dourados e toda região, que poderá ampliar seu leque de negócios, turismo e entretenimento”, ressaltou Marçal Filho. O fato é que a Latam Airline descobriu o potencial econômico de Dourados. A empresa iniciou as operações no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira em 8 de setembro de 2025 e encerrou o ano transportando 11.849 passageiros num período de quatro meses e com voos apenas três dias da semana. Desse total, foram 6073 embarques em Dourados com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, e 5776 desembarques de passageiros que partiram da capital paulista. Em grande parte das operações de embarque, a aeronave Airbus A319 da Latam, com capacidade para 144 passageiros, decolou de Dourados praticamente lotada. Outro número chama atenção: somente nos primeiros 12 dias deste ano, a Latam transportou 1.228 passageiros na rota Dourados-São Paulo, sendo 650 embarques com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos e 578 desembarques no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “Esses números comprovam o quanto nossa cidade e toda região estavam carentes de voos comerciais, seja para tratar de negócios, passeios, turismo ou, até mesmo, para tratamento de saúde em outros Estados”, analisa Marçal Filho. “Agora, Dourados está conectada ao mundo através do Aeroporto Internacional de Guarulhos e a partir de abril essa conexão será diária”, finaliza o prefeito. Em comunicado na sua página oficial (www.latamairlines.com.br) nesta quarta, a Latam enfatiza que a ampliação das operações em Dourados a partir de abril “reforça o momento histórico da companhia e amplia a conectividade da segunda maior cidade do Mato Grosso do Sul com destinos no Brasil e no exterior”. De acordo com a companhia aérea, a iniciativa fortalece a conectividade de Dourados com o principal hub aéreo do país, oferecendo mais opções de viagem para clientes corporativos e de lazer. No mesmo comunicado, a companhia confirma que, em março, a rota São Paulo/Guarulhos–Dourados, que atualmente opera com três frequências semanais, será ampliada para seis voos por semana, com operações às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, além de sábados e domingos. “A partir de abril, a rota passará a contar com operação diária”, anuncia. “As passagens já estão disponíveis para venda em latam.com e nos demais canais da companhia”, completa o comunicado. A partir do Aeroporto de Guarulhos, os passageiros de Dourados passam a ter acesso a mais de 50 destinos domésticos e mais de 20 internacionais.
Secretaria de Agricultura Familiar inicia ano com quase 10 toneladas de alimentos do PAA Indígena distribuídos
O início de 2026 começa com resultados expressivos para a agricultura familiar indígena em Dourados. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, retomou as entregas do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) voltado exclusivamente à Reserva Indígena, alcançando quase 10 toneladas de alimentos distribuídos logo nos primeiros dias de janeiro. A medida atende determinação do prefeito Marçal Filho para que as famílias da agricultura indígena recebessem atenção especial dentro do PAA, valorizando a produção e atendendo as pessoas com alimentos direto do campo. A ação integra um investimento de R$ 1,3 milhão do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social, e é executada em parceria com a Agraer. Atualmente, 224 famílias indígenas estão cadastradas no programa, responsáveis pelo fornecimento de frutas, legumes, hortaliças e produtos artesanais, como pães, todos produzidos dentro da própria comunidade. De acordo com o secretário municipal de Agricultura Familiar, Bruno Pontim, em apenas dois dias de atividades realizados na semana passada foram distribuídos 9.867,4 quilos de alimentos. O volume expressivo reforça o papel do PAA Indígena tanto no combate à insegurança alimentar quanto na geração de renda para os produtores locais. As entregas deste início de ano foram concentradas em locais estratégicos da Reserva Indígena. O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Indígena Bororó recebeu 5.991,8 quilos de alimentos, enquanto a Escola Municipal Tenguatui Marangatu, localizada na aldeia Jaguapiru, foi contemplada com 3.875,6 quilos. Os produtos adquiridos pelo programa são destinados principalmente à merenda escolar e também à distribuição direta para famílias da comunidade indígena, garantindo que os alimentos produzidos na Reserva permaneçam atendendo às necessidades locais. Desde dezembro, o volume total já distribuído pelo PAA Indígena chega a 29.607,2 quilos. O programa, desenvolvido de forma integrada entre os governos Federal, Estadual e Municipal, conta atualmente com 224 produtores indígenas cadastrados e uma diversidade de 27 tipos diferentes de alimentos ofertados. O prefeito Marçal Filho ressalta a importância social e produtiva da iniciativa. “É um esforço conjunto entre os três níveis de governo. Aqui, fortalecemos a produção da própria comunidade e garantimos que esses alimentos cheguem às escolas, ao Cras e às famílias da Reserva. É um programa fundamental, e a Prefeitura seguirá apoiando para que ele continue crescendo”, destacou.
Agetran convoca transporte escolar e táxis para vistorias obrigatórias em Dourados
A Agência Municipal de Transporte e Trânsito de Dourados (Agetran) publicou nesta quarta-feira (14), no Diário Oficial do Município, duas portarias que convocam empresas de transporte escolar e taxistas para a realização de vistorias obrigatórias e atualização documental dos veículos e condutores que atuam na cidade. As convocações estão previstas nas Portarias nº 005/2026/Agetran, que trata do transporte escolar, e nº 004/2026/Agetran, voltada aos serviços de táxi. Ambas determinam que os procedimentos sejam realizados no período de 19 a 30 de janeiro de 2026, como condição para a regularidade da atividade ao longo do ano. Transporte escolar Conforme a Portaria nº 005/2026, todas as empresas que exercem a atividade de transporte escolar no município devem apresentar a documentação exigida pela legislação vigente. A medida tem como base a Lei Municipal nº 2.174/1998, o Decreto nº 434/2001, que regulamenta o serviço, e a Portaria nº 170/2024 do Detran-MS, que define critérios para a autorização de circulação dos veículos destinados ao transporte de escolares. Entre os documentos exigidos estão: documentos pessoais do proprietário, CNH do motorista, certificado do curso especializado para condutores de transporte escolar, comprovante de residência do motorista e do monitor, certidões negativas cíveis e criminais do motorista e do monitor, documentos pessoais do monitor, documentação do veículo, seguro veicular e laudo de vistoria emitido pelo Detran ou por empresas credenciadas. Vistoria de táxis Já a Portaria nº 004/2026/AGETRAN convoca todos os taxistas que possuem concessão no município de Dourados para a realização da vistoria anual dos veículos autorizados. A convocação é fundamentada no inciso IV do artigo 8º da Lei Municipal nº 1.632, de 6 de julho de 1990. Para a vistoria, os taxistas devem apresentar CNH, comprovante de residência, certidão negativa cível e criminal e o documento do veículo. Após a aprovação, o profissional receberá o Alvará 2026 e o selo de vistoria referente ao exercício do ano. Local e horário Tanto as vistorias do transporte escolar quanto as dos táxis serão realizadas na Escola Pública de Trânsito (EPT), localizada na Rua Vivaldi de Oliveira, nº 5.795, no Jardim Márcia, das 7h30 às 12h30. Informações adicionais podem ser obtidas pelo telefone (67) 2222-1330 ou diretamente na EPT. A Agetran alerta que o não atendimento às convocações dentro do prazo estabelecido poderá resultar em sanções administrativas, incluindo a suspensão do alvará ou da autorização para exploração do serviço, além das penalidades previstas em lei.
Prefeitura dá sinal verde para HU/UFGD ter Alta Complexidade em Oncologia
A Prefeitura de Dourados acaba de dar o primeiro passo para que o município possa contar com um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) no Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU/UFGD). O martelo foi batido pelo prefeito Marçal Filho e pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, durante audiência com o superintendente do HU/UFGD, Hermeto Macario Amin Paschoalick, com a vice-reitora e reitora em exercício da UFGD, Cláudia Gonçalves de Lima e com a gerente-administrativa do HU, Danielly Vieira Capoano. “Na condição de gestor pleno do SUS não poderia deixar de abraçar esse projeto que vai transformar Dourados em referência estadual no diagnóstico e tratamento de câncer”, enfatizou o prefeito Marçal Filho. O superintentende Hermeto Marcario explicou que a construção do Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia já está no plajenamento da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), da Universidade Federal da Grande Dourados e do Ministério da Saúde. “Nossa expectativa é que a licitação do projeto técnico e da obra ocorra ainda no primeiro semestre deste ano, com a construção de toda estrutura sendo concluída em 36 meses, quando Dourados passará a oferecer tratamento integral aos pacientes com câncer”, enfatizou. O prefeito Marçal Filho reafirmou o compromisso da Prefeitura de Dourados com o Sistema Único de Saúde (SUS) e ressaltou que o Centro de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia do HU/UFGD vai acabar com o tratamento fracionado do câncer, ou seja, o paciente receberá todo suporte, desde o diagnóstico até a cura da doença, num mesmo ambiente, sem precisar viajar para outros Estados em busca de melhores condições oncológicas. “Será um marco importante para nossa cidade e, como Gestor Pleno do SUS, tenho um grande orgulho em afirmar que a Prefeitura de Dourados será parceira do HU/UFGD nesse projeto”, ressaltou Marçal Filho. O Cacon será uma unidade hospitalar com infraestrutura adequada à prestação de assistência de alta complexidade para o diagnóstico e tratamento completo de todos os tipos de cânceres. Quando estiver em funcionamento, após a construção do bloco que vai abrir a estrutura oncológica, o paciente encontrará num mesmo lugar desde o diagnóstico, até a cirurgia oncológica, radioterapia, quimioterapia, oncologia clínica, hematologia, oncologia pediátrica, medidas de suporte, como controle da dor, reabilitação e cuidados paliativos. O superintendente Humberto Marcario explica que o planejamento institucional de implantação do Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia, de forma a contemplar toda a linha de cuidado oncológico, prevê a construção de um novo bloco no HU com 60 leitos de internação e laboratório de anatomia patológica, além da ampliação dos centros cirúrgicos. “Esse planejamento é um desdobramento do Plano Diretor Estratégico PDE 2024-2028 do Hospital Universitário e está alinhado ao objetivo estratégico da rede Ebserh em ampliar e qualificar a participação na rede nacional de cuidados oncológicos”, ressalta. A gerente-administrativa Danielly Capoano, destaca a importância da Prefeitura de Dourados nesse projeto. “Tendo em vista, que o HU/UFGD integra a rede SUS, para o prosseguimento do projeto de implantação é necessária a formalização da manifestação de interesse do Gestor SUS, que foi assinada pelo prefeito e pelo secretário de Saúde”, observou. O projeto prevê a construção de nova estrutura física dedicada ao serviço, anexa a estrutura existente do hospital, com o planejamento de contratação na modalidade integrada, que contempla a elaboração dos projetos e execução integral da edificação. “A partir da manifestação formal de interesse do gestor do SUS, no caso a Prefeitura de Dourados, o planejamento será submetido à apreciação das Diretorias da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares e, uma vez obtida a aprovação institucional e confirmada a disponibilidade orçamentária, será possível viabilizar a contratação da obra ainda este ano”, analisa Hermeto Marcário. A vice-reitora da UFGD e reitora em exercício, Cláudia Gonçalves de Lima, explica que a grande vantagem do Centro de Atendimento Especializado está na tecnologia. “Vamos receber equipamentos modernos, de última geração, que farão toda diferença no tratamento contra o câncer”, argumentou. “Hoje um paciente tratado em Dourados recebe até 18 sessões de radioterapia, enquanto no Hospital de Barretos, onde os equipamentos são novos, o tratamento envolve apenas 5 sessões”, completou. DADOS EPIDEMIOLÓGICOS Entre 2019 e 2024, dos 23.300 pacientes da macrorregião Cone Sul que precisaram de atendimento hospitalar oncológico, 8.681 (37%) foram atendidos no Paraná e 1.900 (8%.) em São Paulo, totalizando 10.581 pacientes (45%) que se deslocaram para estes Estados. O fluxo interestadual persiste em procedimentos ambulatoriais. Entre os residentes do Cone Sul, no período acima referenciado, 46% das sessões de quimioterapia foram realizadas fora do Estado de Mato Grosso do Sul. A radioterapia apresenta padrão semelhante ao da quimioterapia. Entre os residentes do Cone Sul, 51% foram realizadas fora do Estado do Mato Grosso do Sul. ENSINO E PESQUISA Como Hospital Universitário vinculado à UFGD e à rede Ebserh, o HU-UFGD desempenha papel estratégico na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento científico regional. A implantação do Cacon ampliará de forma significativa os cenários de ensino para graduação, residências médicas e multiprofissionais, educação permanente e especializações, com destaque para a futura criação de residências em Oncologia Clínica, Cirúrgica e Multiprofissional. No campo da pesquisa, o serviço viabilizará o fortalecimento do Centro de Pesquisa Clínica do hospital, com a realização de estudos clínicos, observacionais e translacionais em oncologia, ampliando o acesso da população a protocolos inovadores, promovendo a produção de conhecimento científico e contribuindo diretamente para a qualificação da assistência prestada no âmbito do SUS.
Nova unidade móvel do Hemosul chega para ampliar captação de sangue em MS
Em uma manhã marcada por emoção, compromisso público e solidariedade, o Governo do Estado entregou nesta segunda-feira (12) a nova Unidade Móvel da Rede Hemosul, ampliando o alcance da doação de sangue em Mato Grosso do Sul. Estacionada no pátio do Hemosul Coordenador, em Campo Grande, a estrutura representa mais do que um investimento em saúde pública, é um gesto concreto de cuidado com quem mais precisa. A cerimônia de entrega reuniu autoridades, servidores da saúde, parlamentares, representantes do Ministério da Saúde e contou ainda com doações simbólicas, como a de Cleomar Campos, que celebrou seus 55 anos oferecendo, mais uma vez, um presente à vida: seu sangue. “Hoje é um dia muito especial. Quando fiquei sabendo do evento, já tinha a intenção de doar sangue no meu aniversário. Fiquei muito feliz em receber esse presente. Na verdade, recebo essa entrega como se fosse para mim, porque sei que, por meio dela, muitas vidas serão beneficiadas. E isso, para mim, é o maior presente que poderia acontecer”, afirmou emocionado Cleomar, auditor fiscal e doador há 37 anos. O governador em exercício, José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância da nova unidade como instrumento de interiorização das políticas públicas de saúde. “Mais do que um ônibus, essa unidade representa a presença do Estado em todos os cantos de Mato Grosso do Sul. Doar sangue é um ato de cidadania e de salvar vidas, e garantir que essa possibilidade chegue a quem está longe dos grandes centros é um avanço concreto das nossas políticas de saúde e dignidade”, pontuou. Com investimento de R$ 3,5 milhões, viabilizado por emenda parlamentar do deputado federal Geraldo Resende, o novo veículo é totalmente equipado com estrutura para coletas internas, sistema de climatização, equipamentos laboratoriais e espaços adaptados para triagem, coleta e acolhimento dos doadores. A proposta é expandir o atendimento aos 79 municípios do Estado, especialmente àqueles onde o acesso às unidades fixas era limitado. Além de facilitar o acesso da população às campanhas de doação, a unidade móvel irá fortalecer os estoques estratégicos da Rede Hemosul. Atualmente, apenas 10 a 15 municípios contam com estrutura para coletas externas, uma realidade que será transformada com a chegada do novo veículo. A proposta é que o ônibus atue como uma “enzima” na logística da coleta, aproximando ainda mais o Hemosul de quem deseja doar. O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, reforçou o papel decisivo da Rede Hemosul e da união de esforços para concretizar a entrega. “Foi em uma reunião com os servidores do Hemosul que nasceu a ideia do ônibus. A partir daí, buscamos o apoio necessário e, com o recurso parlamentar, adquirimos uma unidade que muda a lógica da captação de sangue no nosso Estado. É uma ação pública que envolve servidores dedicados, parlamentares comprometidos com a saúde e uma gestão que acredita no SUS”, destacou. Ele também agradeceu ao Ministério da Saúde, representado na solenidade pelo médico Ronaldo Barcelos, pela entrega recente de equipamentos que potencializam a capacidade de coleta e processamento de hemocomponentes. “Recebemos inúmeros maquinários que nos permitirão ampliar a capacidade de coleta, armazenamento e destinação de elementos do sangue, como a albumina humana, uma proteína essencial que o Brasil ainda importa em grande escala”, completou. Com a chegada da nova unidade, a Secretaria de Estado de Saúde também projeta a modernização da estrutura física da Rede Hemosul. A proposta é construir um novo prédio-sede, em parceria com a Prefeitura de Campo Grande e com apoio de novas emendas parlamentares, para atender com mais conforto os servidores e usuários da rede. Encerrando a solenidade, Barbosinha reafirmou o compromisso do Governo com uma saúde pública acessível, eficiente e humanizada. “Cuidar da saúde é cuidar da vida em todas as suas dimensões. O Hemosul tem sido um exemplo de dedicação, amor e eficiência, e hoje damos mais um passo nessa caminhada. Que essa unidade móvel leve esperança, salvação e a presença do Estado a cada cidade, assentamento, comunidade ribeirinha ou indígena. A vida está no sangue e o sangue agora vai até onde a vida pulsa”, concluiu.
CBF divulga tabela detalhada da primeira à oitavas rodada do Brasileirão Betano
A CBF divulgou na tarde desta terça-feira (13) a tabela detalhada da primeira à oitava rodadas do Brasileirão Betano 2026. O documento contém informações sobre datas, locais e horários das partidas válidas pela competição que reúne a elite do futebol nacional. A Série A terá início em 28 de janeiro, uma quarta-feira, dia que receberá oito partidas, entre as quais a do atual campeão, o Flamengo, que enfrentará o São Paulo no Morumbis. A primeira rodada será concluída no dia seguinte, com mais dois jogos. CONFIRA OS DEZ JOGOS DA PRIMEIRA RODADA: 28 de janeiro Atlético-MG x Palmeiras – 19 horas – Arena MRV, em Belo Horizonte Internacional x Athletico-PR – 19 horas – Beira-Rio, em Porto Alegre Coritiba x Red Bull Bragantino – 19 horas – Couto Pereira, em Curitiba Vitória-BA x Remo – 19 horas – Barradão, em Salvador Fluminense x Grêmio – 19h30 – Maracanã, no Rio de Janeiro Mirassol x Vasco – 20 horas – José M. C. Maia, em Mirassol (SP) Chapecoense x Santos – 20 horas – Arena Condá, em Chapecó (SC) São Paulo x Flamengo – 21h30 – Morumbis, em São Paulo 29 de janeiro Corinthians x Bahia – 20h30 – Neo Química Arena, em São Paulo Botafogo x Cruzeiro – 21h30 – Nilton Santos, no Rio de Janeiro CONFIRA A TABELA DETALHADA EM ANEXO Anexos
Secretaria de Saúde promove ações da campanha Janeiro Branco na rede municipal de saúde
Durante o mês de janeiro, a Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve uma série de ações alusivas à campanha Janeiro Branco, voltada à conscientização sobre a importância do cuidado com a saúde mental como parte essencial da saúde integral. As atividades estão em andamento em diversos pontos da rede municipal, envolvendo Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias Saúde da Família (ESF) e serviços especializados, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). De acordo com Everton Stringheta, gerente da Rede de Atenção Psicossocial, as iniciativas são realizadas de forma descentralizada, respeitando as especificidades de cada território e integradas às práticas rotineiras das equipes que atuam diretamente com saúde mental. “Entre as ações desenvolvidas neste mês, estão rodas de conversa, palestras educativas, dinâmicas em salas de espera, atividades de acolhimento e escuta qualificada, além de encontros grupais voltados à redução do estresse, da ansiedade e ao fortalecimento de vínculos entre usuários e profissionais”, ressaltou Everton. Ao longo do mês, as ações são realizadas em diversas unidades de saúde, como a unidade do Maracanã, no dia 30; a da Chácara Caiuás, no dia 19; a unidade do CSU, no Jardim Água Boa, nesta terça e quarta-feira, dias 13 e 14; e o CAPS AD, no dia 16. As atividades envolvem tanto usuários dos serviços quanto profissionais das equipes de saúde e abordam temas como a valorização da vida, o autocuidado, a prevenção do adoecimento psíquico e o incentivo à busca por apoio profissional, além de dialogarem com outras campanhas em andamento, como o Janeiro Roxo, voltado à conscientização e ao tratamento da hanseníase. As ações contemplam ainda a prevenção de transtornos como ansiedade e depressão, o fortalecimento das redes de apoio familiares, comunitárias e institucionais, a promoção do diálogo aberto sobre o sofrimento emocional, além da construção de ambientes mais acolhedores nos serviços de saúde. Para ampliar o alcance das iniciativas, são utilizadas metodologias participativas, como palestras, dinâmicas de grupo, materiais educativos e espaços de escuta. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o acesso aos serviços de saúde mental é realizado de forma articulada pela rede municipal, tendo como portas de entrada a Atenção Primária à Saúde (UBS e ESF), os serviços especializados (CAPS AD, CAPS II e CAPS i) e a rede de urgência e emergência, incluindo UPA e SAMU, além de outros canais de apoio, como o Centro de Valorização da Vida (CVV – 188). As ações do Janeiro Branco reafirmam o compromisso da Prefeitura de Dourados com a promoção da saúde mental, a valorização da vida e o cuidado integral da população, destacando que a atenção à saúde emocional é um processo contínuo e presente nas práticas desenvolvidas ao longo de todo o ano.








