A Polícia Civil do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da 1ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (1ª DEAM) de Campo Grande, prendeu neste domingo (15), um homem de 34 anos, investigado por crimes praticados no contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher. Ele estava com um mandado de prisão preventiva em aberto. As investigações apontam um ciclo de violência reiterada. O investigado já havia sido preso em flagrante no dia 18 de dezembro de 2025 após episódios de ameaça e injúria ocorridos no bairro Vila Alba. Na ocasião, as vítimas — mulheres com idades entre 26 e 34 anos — relataram comportamentos de controle extremo e medo. Mesmo após ser posto em liberdade provisória em 19 de dezembro de 2025, mediante o compromisso de cumprir medidas protetivas de urgência, o indivíduo demonstrou total desprezo pelas ordens judiciais. Registros policiais confirmam novos descumprimentos nos dias 19, 25, 30 e 31 de dezembro de 2025. O investigado utilizou meios de comunicação e contatos eletrônicos para continuar assediando e ameaçando a vítima. Anteriormente, esta Especializada já havia cumprido um mandado de busca e apreensão contra o investigado, devido a denúncias de que ele possuía armas de fogo. Ao tomar ciência de que era alvo de novas frentes investigativas, o indivíduo passou a agir de maneira furtiva, abandonando a residência em que morava e deixando de frequentar seu escritório de advocacia. Após mais de um mês de diligências e monitoramento, a equipe policial localizou seu paradeiro. O imóvel foi monitorado desde as primeiras horas de hoje e, com a confirmação de presença, a prisão foi efetuada sem intercorrências. Em estrito cumprimento aos preceitos legais e às prerrogativas da classe, a OAB-MS foi devidamente acionada logo após a captura para acompanhar os procedimentos. A Polícia Civil reafirma seu compromisso no combate rigoroso à violência doméstica e alerta que o descumprimento de decisões judiciais que visam proteger a integridade física e psicológica das mulheres não será tolerado, ensejando as medidas cautelares cabíveis para garantir a ordem pública e a segurança das vítimas.
Rio Taquari volta a subir e coloca Coxim em situação de emergência, alerta Imasul
O Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), informa que o município de Coxim encontra-se em situação de emergência em razão da elevação do nível do rio Taquari. De acordo com dados da Plataforma de Coleta de Dados (PCD), o rio ultrapassou a cota de emergência de 500 cm, indicando potencial para provocar danos materiais e riscos à integridade da população ribeirinha e de áreas próximas ao curso hídrico. Mesmo após a redução observada na última semana, o nível do rio voltou a subir em decorrência das chuvas registradas nas últimas 24 horas. No início da noite de ontem (13), a marca atingiu novamente a cota considerada de inundação. A previsão meteorológica elaborada pelo Cemtec aponta variação de nebulosidade, possibilidade de pancadas de chuva e influência de frente fria nos próximos dias, especialmente na bacia do rio Coxim, afluente do Taquari. O Inmet classifica as chuvas com grau de severidade de perigo potencial, enquanto o CPTEC indica ocorrência de chuvas intensas em níveis 1 e 2. Com a elevação do nível do rio, há possibilidade de invasão das águas em áreas lindeiras e instalações próximas ao leito, podendo agravar o cenário. Diante do quadro, o Imasul recomenda atenção das autoridades locais e informa que, após deliberação técnica, será acionada a Defesa Civil do Mato Grosso do Sul para acompanhamento e adoção das medidas necessárias de prevenção e resposta. O Instituto segue monitorando continuamente as condições hidrológicas e meteorológicas da região e manterá a população informada sobre qualquer alteração relevante. Comunicação Imasul
Peritos da Polícia Científica de MS orientam sobre cuidados relacionados ao ‘Boa Noite, Cinderela’
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul, por meio da DQT (Divisão de Química e Toxicologia), orienta a população para os riscos do uso criminoso de substâncias conhecidas popularmente como “Boa Noite, Cinderela”, especialmente durante o período de Carnaval, quando há maior consumo de bebidas alcoólicas e maior circulação de pessoas em eventos públicos e privados. De acordo com o perito criminal Evandro Rodrigo Pedon, essas substâncias incluem, em geral, medicamentos sedativos e depressores do sistema nervoso central, como benzodiazepínicos, que podem ser adicionados às bebidas sem que a vítima perceba. Os efeitos envolvem sonolência intensa, confusão mental, perda de memória e redução da capacidade de reação, o que facilita a prática de crimes. “Essas substâncias reduzem rapidamente a percepção do ambiente e a capacidade de defesa da vítima, criando uma situação de extrema vulnerabilidade. Em muitos casos, a pessoa só percebe que algo está errado quando os efeitos já estão avançados”, explica o perito. A Polícia Científica realiza exames toxicológicos para identificação dessas substâncias durante as investigações, mas a orientação é que a prevenção seja priorizada. Entre os cuidados recomendados estão evitar aceitar bebidas de desconhecidos, não perder o copo de vista e desconfiar de alterações repentinas no sabor, cheiro ou nos efeitos da bebida. Outro fator de risco é a associação dessas substâncias com o álcool, que potencializa os efeitos no organismo. “Mesmo em pequenas quantidades, a combinação pode causar desorientação severa. Ao perceber qualquer mal-estar incomum, a pessoa deve procurar ajuda imediatamente e, sempre que possível, estar acompanhada por alguém de confiança”, orienta Pedon. Em situações suspeitas, a recomendação é buscar atendimento médico o quanto antes e registrar ocorrência policial. A coleta de material biológico nas primeiras horas após o fato é essencial para a identificação das substâncias. Ao compartilhar informações técnicas de forma acessível, a Polícia Científica contribui para que a população esteja mais atenta e saiba como agir diante de situações suspeitas, especialmente em períodos de maior exposição, como o Carnaval. Maria Ester Rossoni, Comunicação PCi-MS
Secretaria de Saúde de MS, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou, nos dias 11 e 12 de fevereiro, uma oficina de construção de planos de trabalho em conjunto com representantes da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e do Ministério da Saúde, com foco na consolidação das atividades prioritárias previstas para 2026. O encontro integra o Termo de Cooperação Técnica nº 121 firmado com a OPAS. A oficina reuniu equipes técnicas estaduais e consultores da cooperação internacional para estruturar os planos de ação dos termos de ajuste que abrangem áreas estratégicas como o CIEVS (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), saúde do trabalhador, saúde mental e o programa Bem Nascer, voltado à qualificação da atenção materno-infantil. O objetivo foi definir, de forma pactuada, metas, indicadores, estratégias de execução e monitoramento das ações a serem desenvolvidas ao longo de 2026, alinhando prioridades estaduais com apoio técnico da OPAS e do Ministério da Saúde. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou que a cooperação técnica contribui para qualificar o planejamento e direcionar melhor os investimentos. “Quando trabalhamos com base em indicadores e planejamento conjunto, conseguimos priorizar necessidades reais e estruturar ações mais efetivas. Essa construção integrada fortalece a rede e amplia o impacto das políticas públicas”, afirmou. Durante a programação, foram analisados indicadores de mortalidade materna e infantil no Estado, com levantamento de necessidades de qualificação do cuidado às gestantes, puérperas e crianças em Mato Grosso do Sul. A superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES, Karine Cavalcante, ressaltou que o planejamento integrado fortalece a atuação da atenção básica nos territórios. “Quando organizamos as ações com base em evidências e de forma articulada com as demais áreas, ampliamos a capacidade de resposta da Atenção Primária e qualificamos o cuidado desde o primeiro nível de atendimento”, destacou. As ações definidas passam a compor o Plano de Trabalho Anual de 2026 do 3º Termo de Ajuste vinculado ao Termo de Cooperação nº 121, cuja assinatura está prevista para o dia 20 de fevereiro. André Lima, Comunicação SES
Pesquisa do Procon de MS mostra diferença de até 11% no valor do etanol em fevereiro
Pesquisa do Procon Mato Grosso do Sul identificou variação de até 11,14% no litro do etanol comum comercializado em uma mesma região de Campo Grande. O levantamento considera dados coletados entre os dias 9 e 10 de fevereiro, em 35 postos distribuídos nas sete regiões administrativas da Capital. No Anhanduizinho, abastecer com etanol na modalidade crédito representou desembolsar valores entre R$ 4,04 e R$ 4,49 o litro do combustível, uma diferença de 11,14% entre os cinco postos pesquisados na região. O Imbirussu apresentou a segunda maior variação de preços, de 10,94%. O litro da gasolina no crédito oscilou entre R$ 5,85 e R$ 6,49. Por outro lado, constatou-se ser possível obter uma economia de até R$ 32 por abastecimento, ao colocar 50 litros do combustível no posto que pratica o menor preço. A região Central apresentou baixa oscilação de preços em comparação às demais áreas pesquisadas. Nesse recorte, a gasolina paga no cartão de crédito registrou variação de 1,67%, enquanto o GNV manteve comportamento estável, com variação de 1,11% na modalidade à vista. Comparativo mensal Na comparação entre os meses de janeiro e fevereiro, o maior aumento registrado foi no etanol à vista na região do Segredo (7,20%). Já o diesel S10 à vista apresentou redução de 1,51% na região da Lagoa. O levantamento analisou os valores de cinco tipos de combustíveis não aditivados: gasolina, etanol, diesel S500, diesel S10 e GNV (Gás Natural Veicular), considerando os pagamentos à vista e no cartão de crédito. Todos os produtos estão sujeitos a variações e disponibilidade, em virtude da demanda. Orientações Para garantir a segurança e a economia dos consumidores, o Procon Mato Grosso do Sul recomenda que o abastecimento seja realizado, preferencialmente, no início da manhã ou à noite, para evitar perdas por evaporação do produto. É necessário atentar-se à presença do selo da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) nos postos, às diferenças de preço e optar por promoções que sejam ofertadas no seu trajeto habitual. Desconfie, ainda, de valores muito abaixo da média praticada pelo mercado e evite trafegar com o tanque na reserva, para não forçar o motor e prejudicar o sistema de alimentação do veículo. Serviço Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Fevereiro:https://tinyurl.com/2m7ek5ej Pesquisa Combustíveis (Campo Grande) – Comparativo Janeiro – Fevereiro:https://tinyurl.com/yck65cpd Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Seminário reuniu especialistas e mobilizou 29 municípios para fortalecer a rede de saúde mental
A SES (Secretaria de Estado de Saúde) realizou, em Campo Grande, o I Seminário de Saúde Mental da Macro Centro: Tecendo Redes de Cuidado, Trabalho e Liberdade. O encontro reuniu profissionais, gestores, usuários, estudantes e pesquisadores, com o objetivo de fortalecer a RAPS (Rede de Atenção Psicossocial) por meio de formação técnica, troca de experiências e articulação regional. O evento foi organizado pela SES, em parceria com o LAPS/Fiocruz (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial) e com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde). Participaram representantes dos 29 municípios da Macrorregião Centro, além de convidados de outros estados e instituições nacionais e internacionais. Fortalecimento da rede e qualificação do cuidado O seminário teve como foco o fortalecimento da RAPS na macrorregião, com ênfase no cuidado territorializado, no atendimento às urgências e emergências em saúde mental, na atuação da Atenção Primária, nas PICS (Práticas Integrativas e Complementares em Saúde) e em estratégias de geração de renda e economia solidária como instrumentos de inclusão e autonomia. A programação também buscou alinhar diretrizes técnicas entre gestores e equipes, divulgar práticas exitosas desenvolvidas nos territórios e contribuir para a formação permanente de profissionais e futuros trabalhadores da área. Abertura e participação institucional A abertura contou com apresentação cultural do Coral do CAPS, “Canto Livre”, formado por usuários do CAPS Vila Almeida, de Campo Grande, mesa solene com representantes da SES, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e de instituições de pesquisa, além de atividades de PICS e da Feira de Economia Solidária, com exposição de iniciativas desenvolvidas por serviços e usuários da rede. Para o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, o encontro ampliou a integração entre serviços e municípios. “Estamos investindo na qualificação das equipes e na organização da rede para garantir atendimento humanizado e em liberdade. O seminário ampliou o diálogo técnico e fortaleceu as ações nos territórios”, afirmou. A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a necessidade de articulação entre os diferentes níveis de atenção. “A saúde mental precisa estar conectada com toda a rede. A aproximação entre atenção primária, serviços especializados e parceiros institucionais gera respostas mais eficazes para a população”, disse. A superintendente de Atenção à Saúde da SES, Angélica Congro, ressaltou o valor da troca de experiências entre os municípios.“O encontro promove alinhamento técnico e compartilhamento de práticas que ajudam a qualificar o cuidado e o manejo das situações de crise”, pontuou. A coordenadora técnica Arielle dos Reis enfatizou o protagonismo dos usuários.“Discutimos cuidado em liberdade, inclusão produtiva e economia solidária como parte da reabilitação psicossocial e da construção de projetos de vida”, explicou. Reforma psiquiátrica e economia solidária Durante a programação, o fundador e presidente de honra da ABRASME (Associação Brasileira de Saúde Mental), Paulo Amarante, contextualizou os avanços da reforma psiquiátrica no país e os reflexos das políticas de inclusão produtiva. “O Brasil fechou cerca de 70 mil vagas em hospitais psiquiátricos de longa permanência e implantou milhares de serviços comunitários, como CAPS e residências terapêuticas, além de projetos de arte, cultura, trabalho e economia solidária. Em Mato Grosso do Sul, vemos esse processo se fortalecer por meio de cooperação e apoio às iniciativas locais, com experiências consolidadas sendo ampliadas e novas ações surgindo”, destacou. A abertura também incluiu conferência sobre o impacto da economia solidária na reforma psiquiátrica e o lançamento de publicações técnicas na área. A presidente da ABRASME e coordenadora do projeto Laps Fiocruz em parceria com a OPAS, desenvolvido no Mato Grosso do Sul, Ana Paula Guljor, destacou que o seminário marca o avanço de ações estruturadas de inclusão produtiva no Estado. Este seminário celebra a finalização das atividades de fortalecimento da economia solidária em saúde mental no Estado. “Desenvolvemos um curso de formação com 72 inscritos e ofertamos tutoria opcional para elaboração de projetos de intervenção nos municípios com 20 participantes. Também mapeamos 95 iniciativas de economia solidária em 27 serviços do estado. Três municípios, onde o projeto esteve presente: Campo Grande, Dourados e Ponta Porã foram contemplados em edital do Ministério da Saúde com bolsas para fortalecer essas experiências. O seminário consolida esse ciclo, compartilha metodologias e amplia a capacidade de multiplicação das práticas de protagonismo de usuários e familiares pela geração de renda e trabalho nos territórios”, afirmou. A consultora da OPAS, Cristina Hoffman, ressaltou que o seminário é resultado direto da cooperação técnica com o Estado e reforça estratégias de inclusão produtiva na saúde mental. “A economia solidária e o cooperativismo fortalecem a cidadania, geram renda e ampliam a autonomia de pessoas em sofrimento mental, que muitas vezes enfrentam estigma e exclusão. Ao apoiar cooperativas sociais e projetos nos territórios, unimos desenvolvimento social e econômico com base na solidariedade, na autogestão e na democracia”, afirmou. Ela acrescentou que a iniciativa também foi desenvolvida em parceria com o LAPS, da Fiocruz, por meio de termo de cooperação com o Estado. Público e abrangência O seminário foi voltado a profissionais da saúde mental de Campo Grande e da macrorregião, trabalhadores dos CAPS, dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT), programas de residência, usuários da rede e estudantes de Psicologia e de outras áreas da saúde. Também participaram parceiros institucionais e representantes do Conselho Regional de Psicologia. Eixos debatidos na programação Ao longo dos três dias, a programação abordou: O encerramento reuniu organizadores e parceiros para a síntese técnica dos debates e encaminhamentos para fortalecimento da rede regional. André Lima, Comunicação SES
Operação Carnaval Seguro: Agems reforça fiscalização no transporte, com inteligência de dados e articulação institucional
Nas primeiras horas de sexta-feira (13), quando muitos foliões já começaram a se deslocar para cidades com tradicionais festejos de Carnaval e outros colocaram o pé na estrada para aproveitar o feriado prolongado, a Agência Estadual de Regulação (Agems) iniciava a Operação Carnaval Seguro, intensificando a fiscalização no transporte rodoviário de passageiros em Mato Grosso do Sul. A ação marca a consolidação de um modelo de fiscalização baseado em inteligência de dados, uso de tecnologia e articulação com outras instituições de segurança, estaduais e federais. A parceria fortalece a estrutura de equipamentos, compartilhamento de sistemas de informação e de monitoramento, e presença conjunta nas estradas. “Essa é uma época de muito movimento de viajantes, então, reforçamos nossa fiscalização. O cidadão sabe que pode contar com a AGEMS para garantir que os transportadores cumpram todas as normas de segurança e qualidade, e para tirar de circulação quem insiste em oferecer transporte clandestino”, afirma o diretor-presidente da Agência, Carlos Alberto de Assis. A operação abrange oito rotas estratégicas, além da presença ativa nos principais terminais rodoviários. Conta com equipes estruturadas, fiscalização integrada e uso de ferramentas tecnológicas que permitem análises mais precisas, atuação preventiva e tomadas de decisão em tempo real. O trabalho está alinhado a um conjunto de parcerias institucionais que vêm sendo consolidadas pela Agência, ampliando o alcance e a efetividade das ações. A abertura dos trabalhos, em trecho da BR-262 no anel viário de Campo Grande, teve o apoio de helicóptero da Polícia Militar, consolidação do uso de drones e sistemas de comunicação nas viaturas, que se tornaram equipamentos indispensáveis, e com novos tablets entregues aos fiscais nesta semana, fruto de parceria com a Receita Federal. “Nós ampliamos a fiscalização inteligente, o monitoramento estratégico e a integração com as policias Federal, Civil, Rodoviária Federal e Militar Rodoviária e ANTT, dentro de uma lógica de cooperação permanente entre os órgãos”, reforça a coordenadora de fiscalização, Aline Melo. “E para que isso seja eficiente, contamos também com o próprio usuário, que deve ficar atento em não utilizar transporte clandestino, porque isso é um risco à segurança e até à vida”. Ao longo de todo o período carnavalesco, policiais da Assessoria Militar da AGEMS atuarão em conjunto com agentes da Câmara Técnica de Fiscalização. “A presença da nossa unidade fortalece a segurança tanto da equipe, quanto do cidadão que viaja”, explica o chefe da Assessoria, coronel Waldir Acosta. “Como policiais militares, ao fazer uma abordagem, a verificação é ampla, e assim conseguimos coibir qualquer infração ou ação criminosa além daquelas identificadas nas regras da regulação do transporte de passageiros. Gizele Oliveira, Comunicação Agems
Carnaval 2026: SES garante distribuição de 1,3 milhão de preservativos para fortalecer prevenção às ISTs
Entre o brilho das fantasias e o ritmo dos blocos, há uma pauta que não pode sair do foco: a prevenção. Com as festividades do Carnaval, período marcado pelo aumento da circulação de pessoas e das interações sociais, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) intensificou a distribuição de insumos e a oferta de testagem para fortalecer as estratégias de enfrentamento às ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em todo o estado. Para este Carnaval, foram distribuídos 1.379.200 preservativos externos — 738.400 unidades Sensi e 640.800 unidades Tex —, além de 123.299 preservativos internos e 97.100 unidades de gel lubrificante. A iniciativa, coordenada pela gerência de IST/Aids e Hepatites Virais, tem como foco garantir acesso facilitado aos métodos de proteção e fortalecer a rede de cuidado nos municípios. A estratégia inclui, ainda, o reforço na testagem rápida. A SES distribuiu 14.325 testes rápidos de HIV (T1), 1.375 testes confirmatórios (T2), 15.200 testes de sífilis, 10.475 testes de hepatite B, 12.300 testes de hepatite C e 1.100 autotestes de HIV, ampliando a capacidade de diagnóstico oportuno durante o período. Segundo a gerente de IST/Aids e Hepatites Virais da SES, Larissa Martins, o Carnaval é também um momento estratégico para ampliar o acesso à informação e aos serviços de saúde. “O uso do preservativo continua sendo a principal forma de prevenção das ISTs e deve estar presente em todas as relações sexuais. Quando garantimos a distribuição adequada e fortalecemos a testagem, ampliamos a autonomia das pessoas para que vivenciem esse período com responsabilidade e segurança”, afirma. Além dos preservativos e da testagem, o SUS (Sistema Único de Saúde) disponibiliza estratégias complementares de prevenção ao HIV. A PrEP (Profilaxia Pré-Exposição) é indicada para pessoas com maior vulnerabilidade e reduz significativamente o risco de infecção pelo vírus. Já a PEP (Profilaxia Pós-Exposição) é uma medida de urgência, que deve ser iniciada em até 72 horas após uma situação de risco, como relação sexual desprotegida. A SES reforça que a PEP está disponível gratuitamente na rede pública de saúde e pode ser acessada por qualquer pessoa que tenha tido exposição de risco. Em caso de dúvida ou situação de vulnerabilidade, a orientação é procurar imediatamente uma unidade de saúde para avaliação, realização de testes e início das medidas indicadas. A ampliação do acesso a insumos, à informação qualificada e ao diagnóstico integra as estratégias permanentes do Estado para reduzir a transmissão das ISTs, fortalecer o cuidado integral e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde — durante o Carnaval e ao longo de todo o ano. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Com Operário, CBF divulga formato e datas da renovada Copa Verde
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta quinta-feira (12), regulamento e tabela básica para a disputa da 13ª edição da Copa Verde, torneio regional que passa a ter novo formato a partir desta edição e será a maior até agora, com 24 clubes das regiões Norte, Centro-Oeste e do Espírito Santo. Campeão estadual em 2025, o Operário FC é o representante de Mato Grosso do Sul na competição, que começa em 25 de março e tem final prevista para 7 de junho. Os participantes vão disputar a Copa Norte, com 12 clubes, e a Copa Centro-Oeste, com os demais 12 clubes. Os campeões de cada uma destas garantem vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2027 e decidem a Copa Verde. Serão 70 partidas em dez datas, com pelo menos seis jogos para 12 clubes, máximo de dez jogos para os finalistas. Formato A renovada Copa Verde está dividida em quatro fases. Na primeira, os 24 clubes serão divididos em quatro grupos de seis clubes, compostos por sorteio, sendo dois da Copa Norte e dois da Copa Centro-Oeste. Os times se enfrentam dentro da chave em turno único e os dois melhores avançam para semifinal, que será disputada em jogo único. Os classificados disputam o título em jogos de ida e volta. Os campeões da Copa Norte e da Copa Centro-Oeste disputam o título da Copa Verde e jogos de ida e volta.








