O mercado de smartphones dobráveis segue em expansão ano após ano e, segundo relatório divulgado pela Counterpoint Research em dezembro de 2025, a expectativa é de que esse crescimento se intensifique em 2026. A projeção considera os avanços promovidos pelas fabricantes já atuantes nesse nicho, como melhorias em durabilidade, desempenho e experiência de uso. No mercado brasileiro, marcas como Samsung e Motorola já contam com portfólios maduros e consistentes, oferecendo opções capazes de atender a diferentes perfis de consumidores. Para quem busca um modelo Flip que combine portabilidade com ficha técnica robusta, o Motorola Razr 60 Ultra surge como uma alternativa atraente, com preços a partir de R$ 7.199. Já para usuários que priorizam alta produtividade e uma tela ampla, o Galaxy Z Fold 7 se destaca como uma escolha sólida. Disponível por a partir de R$ 8.686, ele oferece display de 8 polegadas, câmera principal de 200 MP e design ultrafino. G1
Abono salarial começa a ser pago nesta segunda
Os trabalhadores nascidos em janeiro que ganharam até R$ 2.766 com carteira assinada em 2024 recebem nesta segunda-feira (16) o abono salarial . Neste primeiro lote, serão liberados R$ 2,5 bilhões para cerca de 2 milhões de beneficiários. O valor do benefício varia de R$ 136 a R$ 1.621, conforme a quantidade de meses trabalhados em 2024. O calendário segue de forma escalonada ao longo de 2026, de acordo com o mês de nascimento. Quem recebe neste lote Do total de contemplados em fevereiro: • 1,8 milhão são trabalhadores da iniciativa privada, inscritos no Programa de Integração Social (PIS), com pagamento feito pela Caixa Econômica Federal, somando R$ 2,29 bilhões; • 217,2 mil são servidores públicos, inscritos no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), pagos pelo Banco do Brasil, no total de R$ 301,9 milhões. Quem tem direito ao Abono Salarial Tem direito ao benefício o trabalhador que: • está inscrito no Pis/Pasep há pelo menos cinco anos; • trabalhou com carteira assinada por no mínimo 30 dias em 2024; • recebeu remuneração média mensal de até R$ 2.766 no ano-base; • teve os dados corretamente informados pelo empregador no e-Social. Instituído pela Lei nº 7.998/90, o abono salarial pode chegar até a um salário mínimo, proporcional ao período trabalhado. Os recursos vêm do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), com a habilitação feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Como o pagamento é feito Para trabalhadores da iniciativa privada (PIS) • a Caixa Econômica Federal realiza o pagamento prioritariamente por: • crédito em conta corrente ou poupança da Caixa; • depósito em Poupança Social Digital, movimentada pelo aplicativo Caixa Tem. Quem não possui conta pode sacar: • com Cartão Social e senha em lotéricas, caixas eletrônicos e correspondentes CAIXA Aqui; • nas agências, com documento oficial com foto; • sem cartão, por meio de biometria cadastrada. Para servidores públicos (Pasep) O Banco do Brasil faz o pagamento por: • crédito em conta bancária; • transferência via TED ou Pix; • saque presencial nas agências, para quem não é correntista e não possui chave Pix. Como consultar Os trabalhadores podem verificar informações sobre valor, data e habilitação pelos seguintes canais: • aplicativo Carteira de Trabalho Digital; • portal Gov.br; • telefone 158 (Ministério do Trabalho); • aplicativos Caixa Tem e Benefícios Sociais Caixa; • atendimento Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207. A expectativa é que, em 2026, cerca de 22,2 milhões de trabalhadores recebam o abono salarial.
O Agente Secreto vence Spirit Award como melhor filme internacional
O longa brasileiro O Agente Secreto venceu neste domingo (15) o Film Independent Spirit Awards na categoria Melhor Filme Internacional. Esta foi a terceira indicação do diretor Kleber Mendonça Filho à premiação e sua primeira vitória. Em sua fala, ele dedicou o prêmio a programadores de cinema e jovens cineastas de todo o mundo. “Eles têm a chance de fazer filmes emocionante sobre a vida, sobre pessoas, sobre seu bairro. Cinema é uma manifestação da própria memória e um ato político”, destacou, citando ainda o ator alemão Udo Kier, que integrou a equipe de O Agente Secreto e morreu em novembro de 2025. O cineasta brasileiro Adolpho Veloso também levou o prêmio na categoria Melhor Fotografia por seu trabalho em Sonhos de Trem. A premiação foi anunciada no palco por Wagner Moura, que estrela O Agente Secreto. “Fico muito feliz com isso”, disse o ator, ao anunciar a vitória de Veloso. “É tão difícil fazer o que fazemos. Costumamos enfrentar grandes crises, infelizes com o que fazemos e pensando que poderíamos ter feito algo melhor. Faço um grande agradecimento a todos que participaram do filme. Este prêmio vai para todos”, destacou o cineasta. O Spirit Awards é considerado uma das principais premiações do cinema independente dos Estados Unidos.
Em Dourados, Polícia Civil prende dupla especializada em furtos de motocicletas
A polícia civil, por intermédio da Seção de Investigações Gerais e Núcleo Regional de Inteligência (SIG/NRI) de Dourados-MS, realizou, nesta sexta-feira (13), a prisão em flagrante de dois homens identificados como os principais responsáveis por furtos de motocicletas da cidade. A dupla já era investigada há algum tempo e havia sido identificada como responsável por uma série de furtos de motocicletas na região. Após a subtração de um veículo no estacionamento de um supermercado na região do Bairro Flórida na noite do dia 12, a equipe de investigadores diligenciou logo nas primeiras horas do dia seguinte e conseguiu deter os suspeitos ainda em posse do veículo. Os autores foram conduzidos para a delegacia e autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado.
Santos pega Novorizontino na próxima fase do Paulistão; confira os jogos das quartas
Classificado para as quartas de final do Campeonato Paulista de 2026 após a goleada por 6 a 0 sobre o Velo Clube neste domingo (15), na Vila Belmiro, o Santos agora terá pela frente o Novorizontino, que terminou a fase classificatória na primeira posição. A partida acontecerá no próximo final de semana, no sábado ou no domingo, no estádio Doutor Jorge Ismael de Biasi, casa da equipe do interior, que será mandante do duelo por ter campanha melhor que a do Peixe. A curiosidade em relação ao confronto é que o Novorizontino foi justamente o primeiro rival do Peixe em 2026. Na ocasião, em jogo disputado na Vila Belmiro, o Santos venceu por 2 a 1, de virada, com gols de Thaciano e Gabigol. Logo após a vitória sobre o Velo neste domingo, o técnico Juan Pablo Vojvoda foi enfático: “O primeiro objetivo no Campeonato Paulista era classificar. Em partida única pode acontecer qualquer coisa, mas vamos prontos para brigar pelo título”. Confira os jogos das quartas de final do Paulistão
Com show de Luizinho, Dourados goleia Bataguassu e pula da degola para terceira posição
Uma vitória maiúscula e para virar a chave do time no Campeonato Sul-Mato-Grossense. Pela sétima rodada, neste domingo (15), o Dourados AC, pressionado pela zona de rebaixamento, recebeu AA Bataguassu e, em uma tarde iluminada, aplicou 7 a 2, a maior goleada da competição até agora. Os gols foram marcados por Flaviano, Jean Lucca, Yoel, Dudu Santos com dois e Luizinho também com dois. Antônio e Raul Sudati descontaram para o Tucunaré. Beneficiado por outros resultados, a goleada tirou o DAC da zona de rebaixamento para a zona de classificação, pulando para terceira posição com nove pontos, passando o próprio Bataguassu, que tem a mesma pontuação, mas o saldo de gols ficou negativo. Na oitava rodada, o Dourados visita o Corumbaense FC, no Arthur Marinho, enquanto o Bata recebe o Costa Rica EC, no Pereirão. Os dois jogos no sábado (21), às 18h. Gols No Estádio Douradão, o DAC foi comandado interinamente pelo auxiliar Jhonatan Nunes, ocupando a vaga do demitido Ariel Lanzini. A mudança parece ter feito bem para o time que se impôs no primeiro tempo e abriu três gols de vantagem. Aos oito minutos, Luizinho, melhor jogador em campo, recebeu de Igor Vilela pela esquerda, passou pelo marcador e bateu cruzado, fazendo 1 a 0. Aos 35, Luizinho fez a jogada pela esquerda e bateu cruzado para Flaviano, sozinho na pequena área, mandar para a rede e ampliar. Nos acréscimos, foi a vez de Jean Lucca invadir a área pela esquerda e, na saída do goleiro Mandela, deu um belo toque por cobertura para fazer 3 a 0. Na volta para segunda etapa, o Bataguassu tentou tomar as rédeas do jogo e chegou a ameaçar a vitória douradense com gols de Antônio, aos nove minutos, depois de cruzamento por baixo de Pablo. Aos 16, em confusão na área no escanteio pela direita, a bola sobrou para Raul Sudati marcar o segundo e diminuir. Passado o susto, o DAC se reorganizou e, nos contra-ataques, construiu a goleada. Aos 35 minutos, Dudu Santos recuperou no meio e tocou para Luizinho na esquerda. O camisa 7 passou por dois marcadores e bateu para fazer 4 a 2. Aos 39, outra jogada de Luizinho que tocou no meio, a zaga cortou mal e a sobra ficou com Dudu Santos que teve categoria para fazer o quinto gol douradense. Com a goleada, o time do Bataguassu se entregou. Três minutos depois, Dudu Santos aproveitou cruzamento da direita para marcar o sexto gol douradense. Nos acréscimos, um golaço para fechar a goleada. O garoto venezuelano Yoel, que entrou na segunda etapa, recebeu lançamento pela direita e, perto da área, soltou a bomba, no ângulo de Mandela, que não teve reação para tentar a defesa, fechando o placar em 7 a 2. Outros Jogos Costa Rica EC 1 x 1 CE NaviraienseIvinhema FC 1 x 0 CR AquidauanaEC Águia Negra 1 x 1 Corumbaense FC
Ivinhema vence CRA, pula para zona de classificação e empurra adversário para degola
O Ivinhema FC começou a sétima rodada na lanterna do Campeonato Sul-Mato-Grossense e só a vitória em casa mudaria isso. E como mudou. Neste domingo (15), o Azulão do Vale recebeu o CR Aquidauana e, com gol de Tuninho, venceu por 1 a 0, ganhando moral para a partida da próxima quarta-feira (18) pela Copa do Brasil. O resultado fez os dois times trocarem de posição. O Ivinhema agora tem oito pontos e subiu para a quinta posição, enquanto o CRA, ainda com seis pontos, caiu da sétima posição e retornou para a lanterna. Na próxima rodada, o Aquidauana recebe o FC Pantanal em disputa direta por posição, sábado (21). No dia seguinte, o Azulão volta a jogar em casa, contra o EC Águia Negra. Gol No Estádio Saraivão, a pressão de estar na última posição foi transformada em força pelo Ivinhema contra o animado Aquidauana, que vinha de vitória fora de casa e queria lugar na zona de classificação. O único gol do jogo saiu nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 47 minutos, Pedrinho invadiu a área pela esquerda e obrigou o goleiro George e fazer uma grande defesa. Na sequência da jogada, Harrison cruzou da esquerda, Eliezer raspou de cabeça e a bola sobrou para Tuninho, que bateu por baixo de George, desta vez sem chances para o goleiro, fazendo 1 a 0. Na etapa final a partida ficou mais aberta, com o CRA buscando o empate, mas esbarrando na boa atuação do goleiro Neto, e o Ivinhema criando chances nos contra-ataques, mas sem aproveitar e o placar do primeiro tempo foi até o fim. Copa do Brasil Agora, antes de voltar a jogar pelo Estadual, o Ivinhema joga pela primeira fase da Copa do Brasil. Na quarta-feira, às 19h30, o Azulão enfrenta o Independente-AP no confronto que será definido em jogo único. O vencedor avança e, em caso de empate, a disputa termina nos pênaltis. O classificado enfrenta, na segunda fase, o Volta Redonda-RJ. Outros Jogos Dourados AC 7 x 2 AA BataguassuEC Águia Negra 1 x 1 Corumbaense FCCosta Rica EC 1 x 1 CE Naviraiense
Naviraiense busca empate com CREC e se isola na liderança do Estadual
Empate fora de casa e liderança isolada para o CE Naviraiense no Campeonato Sul-Mato-Grossense. Neste domingo (15), pela sétima rodada, o CEN visitou o Costa Rica EC e, com gol no fim de Perea, ficou no 1 a 1. Tcharles abriu o placar para o time da casa, ambos na etapa final. Com o resultado, o Naviraiense chega aos 14 pontos e fica sozinho na liderança, com um ponto a mais que o Operário FC. Já o CREC, que deixa a vitória escapar em casa levando gol no fim pela terceira vez, perdeu a chance de ficar na terceira posição e termina a rodada em sexto, com oito pontos. Na próxima rodada, o Costa Rica visita o Bataguassu no sábado (21) e, no domingo (22), CEN recebe o Operário em disputa direta pela liderança. Gols A disputa no Estádio laertão entre a Cobra do Norte e o Jacaré do Conesul foi equilibrada, com boas chances, mas sem gols no primeiro tempo. Já na etapa final, não demorou para a rede balançar. Antes do segundo minuto, Valber foi lançado na área pela direita e deixou Tcharles, livre, para só empurrar a bola pro gol e abrir o placar para o time da casa. A vantagem seguiu até a reta final da partida, mas o Naviraiense não é líder a toa e foi em busca do gol que evitou a derrota e garantiu a liderança isolada. Aos 40 minutos, depois de um corte equivocado da defesa do CREC, a bola sobrou na esquerda com João Carlos que cruzou na medida para Perea subir mais que o marcador e, de cabeça, desviar, sem chances para Pereira, igualando e fechando o placar em 1 a 1. Outros Jogos Dourados AC 7 x 2 AA BataguassuEC Águia Negra 1 x 1 Corumbaense FCIvinhema 1 x 0 CR Aquidauana
Adolescente de 15 anos denuncia estupro coletivo ao visitar amiga em Dourados
Adolescente de 15 anos, acompanhado da mãe, procurou a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) por volta das 3h10 deste sábado (14/2), e denunciou ter sido vítima de estupro coletivo ao visitar uma amiga no Bairro Jardim Esplanada, em Dourados. Conforme informações do boletim de ocorrência, a menor foi convidada pela amiga, por meio da redes sociais, para ir até sua residência e, ao chegar lá, por volta das 18h, foi recebida pelo irmão da gorota e por outros rapazes, já que a menina havia saído. O jovem de 18 anos insistiu para ela esperar. A garota entrou na casa e, com o pretexto de conversar com outro adolescente, foi levada até um dos quartos do imóvel, onde teria sido impedida de sair do cômodo, enquanto outros envolvidos permaneceram do lado de fora, bloqueando a porta e a janela. Consta no registro policial, ainda com base no relato da vítima, que um dos suspeitos teria utilizado força física para manter relação sexual sem consentimento da adolescente, enquanto os demais davam apoio e impediam qualquer tentativa de fuga. A jovem relatou que entrou em estado de choque durante a situação. Após o ocorrido, a garota conseguiu deixar o imóvel e procurou ajuda com uma vizinha e, posteriormente, com a mãe. Conforme o registro policial, horas depois, os mesmos envolvidos supostamente arremessaram pedras contra a residência da família. A PM (Polícia Militar) foi acionada e dois indivíduos foram encaminhados para a delegacia para os procedimentos legais. O caso foi registrado como estupro coletivo, estupro de vulnerável (por se tratar de vítima menor de 18 anos) e também houve pedido de medida protetiva de urgência. Ligando Na Noticia








