A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (12/3), a Operação Hit II, com o objetivo de combater o comércio de cigarros eletrônicos. Ao todo, estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Santa Fé do Sul/SP e de Paranaíba/MS. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de São José do Rio Preto/SP. A investigação apontou que um comerciante em Santa Fé do Sul, que já havia sido alvo da primeira fase da operação, teria voltado a descumprir a proibição de venda de cigarros eletrônicos e de acessórios, conforme norma da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os objetos apreendidos serão encaminhados à sede da PF em Jales/SP, responsável pela condução das investigações, e posteriormente poderão ser entregues à Receita Federal. Os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais investigados poderão responder pelo crime de contrabando.
Turismo de Mato Grosso do Sul marca presença na primeira edição do TurisMall em 2026
Entre os dias 12 e 14 de março, o turismo de Mato Grosso do Sul marca presença na primeira edição do TurisMall, plataforma multieventos criada para fortalecer o turismo brasileiro e ampliar conexões entre destinos, empresas e lideranças do setor. O evento acontece no Rio de Janeiro e reunirá representantes da hotelaria, do setor público e privado, além de iniciativas voltadas à inclusão, inovação e ao uso de tecnologias emergentes, como a inteligência artificial aplicada ao turismo. Com proposta inédita, o TurisMall estreia em 2026 com exposição, fóruns estratégicos, encontros institucionais e experiências imersivas simultaneamente em vários pontos da cidade. O objetivo é posicionar o turismo como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e tecnológico, consolidando o evento como um espaço de conexões, conhecimento e oportunidades para o fortalecimento do setor no Brasil. A programação inclui feira de turismo com destinos e marcas do mercado, rodadas de negócios para aproximação entre profissionais e geração de parcerias, além de fóruns e palestras voltados a temas como inovação, tendências e sustentabilidade no turismo. Agenda de MS Mato Grosso do Sul participa do TurisMall com estande institucional voltado à promoção oficial do estado como destino turístico, dentro da Exposição Turismo do Amanhã. O espaço também será dedicado à divulgação dos principais atrativos e experiências do estado, com foco no turismo de natureza e no ecoturismo. Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), destaca a importância da presença do estado no evento. “Este é um evento diferenciado, com a presença de líderes importantes do setor, especialmente do mercado norte-americano. Teremos agendas com lideranças internacionais e será também um excelente momento de divulgar Mato Grosso do Sul como um importante destino turístico brasileiro. Será um espaço bem interessante em que faremos palestras, repasse de informações para capacitar o setor e nossa expectativa é que seja um excelente evento”. A agenda de MS no evento também inclui duas palestras que acontecem no Museu do Amanhã. No dia 13 de março, das 12h às 12h30, Bruno Wendling apresenta o tema “Gestão Inovadora e Responsável – Destinos mais Competitivos”. Em seguida, das 13h às 14h, o diretor de Promoção e Mercado da Fundtur MS, Breno Amorim, conduz a palestra “Como vender Mato Grosso do Sul no Turismo do Amanhã”. Turismo sustentável em pauta Um dos eixos centrais do TurisMall é o debate sobre sustentabilidade e turismo de natureza. Em um cenário global em que cresce a busca por viagens com propósito, o ecoturismo ganha protagonismo como estratégia de desenvolvimento responsável e competitivo para destinos turísticos. Durante o evento, especialistas e gestores irão compartilhar experiências e estratégias de gestão e promoção de destinos sustentáveis, apresentando casos práticos de diferentes regiões do país, incluindo Mato Grosso do Sul. Outro destaque da programação é um fórum que reunirá mais de 500 secretários de turismo, lideranças públicas e especialistas nacionais e internacionais para discutir estratégias de promoção de destinos e novas formas de posicionamento do turismo brasileiro no cenário global. Mais informações sobre o evento estão disponíveis em https://turismall.com.br Débora Bordin, comunicação Fundtur MS
PF cumpre mandado de busca e apreensão em investigação sobre possível perseguição a ministro do STF
A Polícia Federal deu cumprimento, na terça-feira (10/3), no município de São Luís, a um mandado de busca e apreensão em investigação que apura possível cometimento do crime de perseguição contra um ministro do Supremo Tribunal Federal. A apuração da PF teve início a partir de representação apresentada pelo ministro contra o autor de um blog de notícias, que teria divulgado matérias contendo informações que podem caracterizar, em tese, crime de perseguição (stalking).
Governo de MS lança ‘Coletânea MS Alfabetiza Indígena’ e reforça iniciativas de educação intercultural
O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da SED (Secretaria de Estado de Educação), lançou nesta semana a ‘Coletânea MS Alfabetiza Indígena’, proposta que nasceu junto à Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento da Educação Básica) para compor o programa MS Alfabetiza e atender crianças indígenas Guarani-Kaiowá de escolas localizadas na região sul do Estado. Inicialmente, a coletânea vai beneficiar mais de 1 mil estudantes das Escolas Municipais Polo Indígena Mbo’eroy Guarani Kaiowá e a Escola Municipal Mbo’erenda Ypyrendy, garantindo alfabetização adequada em língua materna para estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental, quando passa a ser uma disciplina específica. “Esse é um material inédito no Brasil, que chega para fortalecer a Educação Escolar Indígena nas unidades do Cone Sul do Estado. Uma produção que nos enche de orgulho e que traz ainda mais significado ao processo de alfabetização das crianças indígenas, valorizando a identidade cultural e a língua materna”, destacou o secretário estadual de Educação, Hélio Daher. A coletânea foi entregue para prefeitos e gestores municipais de Educação na quarta-feira (11), durante a programação do I Seminário Estadual voltado para discussão de metas e apresentação de resultados das iniciativas realizadas no Estado com foco na alfabetização na idade certa. Professora indígena, Katiuce Cáceres Nelson ressaltou que essa articulação começou há dois anos, quando a iniciativa passou a ser obrigatória no currículo do programa MS Alfabetiza. Ela aponta ainda que a coletânea só traz benefícios. “O MS Alfabetiza Indígena não vai beneficiar somente a minha escola, mas todas as escolas municipais e estaduais que tenham estudantes indígenas em fase de alfabetização”, destacou a professora, presente no evento quarta-feira. Já para o cacique Flaviano Franco, a Coletânea MS Alfabetiza Indígena é um apoio pedagógico fundamental para que o estudante possa aprender melhor e ainda manter valores culturais dos antepassados. “A alfabetização e o letramento na língua materna com um material didático como esse é um avanço para nossa comunidade”, afirmou. A incorporação de materiais pedagógicos específicos, respeitando as particularidades linguísticas culturais e sociais dos povos indígenas, é uma demanda da SED para atender as escolas indígenas do Estado. A iniciativa é voltada ao fortalecimento da alfabetização por meio da Educação Intercultural, favorecendo melhorias na Educação Básica das comunidades indígenas do Estado. “Este lançamento é um marco histórico em razão do reconhecimento étnico e cultural do nosso Estado e um aceno ao cenário nacional em respeito aos povos originários”, disse a coordenadora de Modalidades Específicas da SED, Tania Milene Nugoli. Durante o lançamento, o secretário Hélio Daher também mencionou que a Educação de Mato Grosso do Sul segue avançando com indicadores positivos, investimentos e com um olhar especial para a valorização da diversidade cultural do Estado. “Temos orgulho de ser um dos estados que mais cresce no Brasil, graças à uma gestão focada em uma Educação para todos. Seguimos investindo em todas as frentes, aqui destacando essa parceria com os municípios, sem deixar ninguém para trás”, finalizou. Entre as autoridades presentes do lançamento da coletânea, estiveram ainda a diretora-presidente da Fadeb/MS, Cecilia Motta, o prefeito de Jaraguari e representante da Assomasul, Cláudio Ferreira da Silva, a secretária municipal de Educação de Itaquiraí e presidente da Undime-MS, Silvia Patrícia Freire, e o diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda. Vinícius Espíndola, Comunicação SED
Fundação de Cultura seleciona OSC para realização do Pantanal Film Festival, Feira da Música do Campão e MS Geek
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (12) chamamento público destinado à seleção de Entidades de Direito Privado sem fins lucrativos, qualificadas como Organizações da Sociedade Civil (OSCs) interessadas na celebração de Termo de Colaboração. O objeto da parceria é a realização dos eventos Pantanal Film Festival, a Feira da Música do Campão e o MS Geek. A iniciativa visa a promover o fortalecimento dos setores audiovisual, musical e de cultura digital de Mato Grosso do Sul, criando espaços de formação, articulação, difusão e desenvolvimento de mercado, em diálogo com o cenário nacional e internacional. O Chamamento está alinhado aos objetivos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que compreendem a descentralização e a continuidade do financiamento à cultura, a valorização da diversidade e a universalização do acesso aos bens culturais. Para a execução do objeto do Termo de Colaboração, a candidata poderá apresentar projeto com valor de até R$ 900 mil incluindo todos os itens de despesas necessários à realização do projeto apresentado. Nos projetos com valor igual ou superior a R$ 600 mil, deverá haver previsão de auditoria independente, a ser realizada por pessoa física ou jurídica habilitada pelo Conselho Regional de Contabilidade, sendo o pagamento desse serviço incluído no orçamento do projeto como item de despesa. Não será exigida contrapartida financeira nem contrapartida em bens e serviços da OSC selecionada como requisito para sua participação. As etapas do procedimento de chamamento público observarão o seguinte cronograma: O edital na íntegra você confere clicando AQUI.
Imasul realiza capacitações regionais do ICMS Ecológico para municípios de Mato Grosso do Sul
O Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) concluiu, nas últimas semanas, o ciclo de Capacitações Regionais do ICMS Ecológico, voltadas ao componente de Resíduos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental, destinadas aos municípios sul-mato-grossenses. As capacitações foram realizadas de forma presencial em parceria com oito consórcios intermunicipais, reunindo gestores públicos, técnicos municipais e representantes das áreas de meio ambiente e gestão de resíduos sólidos. Os encontros ocorreram nos municípios sede de cada consórcio, entre eles Paranaíba, Campo Grande, Nova Andradina, Rio Verde de Mato Grosso, Dourados e Itaquiraí. O objetivo principal foi orientar os municípios quanto aos critérios técnicos e procedimentos necessários para participação no rateio do ICMS Ecológico, especialmente no que se refere à gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos e à implementação de políticas públicas de educação ambiental. Segundo o diretor-presidente do Imasul, André Borges, a iniciativa reforça o papel do Instituto como parceiro dos municípios na estruturação de políticas ambientais. “O ICMS Ecológico é um importante instrumento de incentivo à boa gestão ambiental. Essas capacitações aproximam o Imasul dos municípios e garantem que as equipes técnicas estejam preparadas para atender aos critérios do programa, fortalecendo a gestão ambiental local”, destacou. Orientação técnica e fortalecimento da gestão municipal A programação das capacitações foi estruturada em três eixos principais: Resíduos Sólidos Urbanos, com abordagem técnica sobre a gestão municipal e os critérios do ICMS Ecológico; Educação Ambiental, destacando a importância da implementação de ações estruturadas; e visitas técnicas a áreas de gestão de resíduos sólidos, possibilitando aos participantes conhecer experiências práticas de manejo e destinação adequada dos resíduos. Durante os encontros, também foram abordados temas como orientações sobre a gestão municipal de resíduos sólidos, esclarecimentos sobre o Sistema de Educação Ambiental (SisEA) e os procedimentos e a documentação necessários para habilitação dos municípios no programa. O diretor de Licenciamento e Fiscalização do Imasul, Luiz Mário Ferreira, ressaltou a importância da orientação técnica como forma de fortalecer a regularidade ambiental dos municípios. “Nosso objetivo é orientar os municípios para que possam atender aos critérios estabelecidos e melhorar seus indicadores ambientais. O ICMS Ecológico é uma ferramenta que reconhece as boas práticas e estimula a evolução da gestão ambiental municipal”, explicou. Apoio técnico aos municípios As atividades foram conduzidas pela Gerência de Desenvolvimento e Modernização (GDM) do Imasul, sob coordenação da gerente Sara Nogueira, com participação da gestora de processos Caroline Barbosa e do analista ambiental Adriano Coelho, que atuaram diretamente na condução técnica das capacitações. De acordo com Adriano Coelho, o trabalho busca garantir que os municípios tenham acesso às informações necessárias para participar do programa de forma adequada. “Nosso foco é orientar os técnicos municipais sobre os critérios técnicos e a documentação necessária, além de esclarecer dúvidas para que os municípios possam se estruturar e melhorar seus processos de gestão de resíduos sólidos e educação ambiental”, afirmou. A iniciativa reforça o compromisso do Imasul em apoiar tecnicamente os municípios na melhoria da gestão ambiental, incentivando práticas que promovam a destinação adequada de resíduos e o fortalecimento de ações permanentes de educação ambiental. Prazo para habilitação O Imasul reforça que os municípios interessados em participar do rateio do ICMS Ecológico devem realizar o protocolo da documentação até o dia 31 de março. A entrega dentro do prazo é fundamental para que o município seja avaliado e, caso atenda aos critérios estabelecidos, possa participar da distribuição dos recursos. O ICMS Ecológico é um dos principais instrumentos de incentivo à gestão ambiental municipal, estimulando boas práticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável em Mato Grosso do Sul. Comunicação Imasul
Polícia Militar promove capacitação para fortalecer enfrentamento à violência doméstica em MS
A Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) inicia, no próximo dia 18 de março, em Campo Grande, um novo ciclo de qualificação voltado ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. A iniciativa prevê a capacitação de 200 policiais militares de diferentes municípios do Estado, reforçando a atuação da corporação no atendimento e na proteção de mulheres vítimas de violência. A formação integra o Curso In Company – Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar: desafios e caminhos na Polícia Militar, que será realizado nos dias 18 e 19 de março, no Hotel Deville. A abertura oficial do curso será marcada também pela solenidade de outorga da Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha, honraria concedida a civis e militares que se destacam na defesa dos direitos das mulheres e no combate à violência de gênero. Durante a capacitação, os policiais terão acesso a conteúdos voltados à atualização de protocolos de atendimento, aspectos legais e procedimentos operacionais relacionados ao Programa Mulher Segura (Promuse), estratégia da Polícia Militar voltada ao acompanhamento e proteção de mulheres vítimas de violência doméstica. Por meio do programa, a PMMS realiza o monitoramento de casos, fiscalização de medidas protetivas de urgência, visitas técnicas às vítimas e encaminhamentos à rede de atendimento especializada. A formação busca fortalecer a padronização das ações policiais e aprimorar a qualidade do atendimento prestado à população. O curso contará com palestrantes de renome nacional, com experiência na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar, além de especialistas com atuação no Sistema de Justiça e na área de Segurança Pública. Reconhecimento Instituída em outubro de 2023 por ato do Governo do Estado, a Medalha Tenente-Coronel Ana Neize Baltha dá continuidade ao legado do prêmio que leva o mesmo nome e homenageia a memória da oficial, reconhecendo pessoas e instituições que contribuem de forma significativa para o enfrentamento da violência contra a mulher. Mais do que uma condecoração, a honraria simboliza o reconhecimento da corporação àqueles que, com sensibilidade e compromisso, atuam na proteção da dignidade feminina e na construção de uma sociedade mais segura para as mulheres sul-mato-grossenses. A iniciativa também reforça o compromisso institucional da Polícia Militar com a humanização da atividade policial, o fortalecimento de políticas públicas de proteção às mulheres e a ampliação da participação feminina nas forças de segurança. A solenidade de outorga da medalha e a abertura do curso serão realizadas no dia 18 de março, às 8h, no Hotel Deville, em Campo Grande. Comunicação Sejusp
Mutirão vistoria 2.255 moradias e avança contra epidemia de chikungunya nas aldeias
O mutirão coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde para combater a epidemia de febre chikungunya na Reserva Indígena de Dourados vistoriou 2.255 moradias em apenas 3 dias de mobilização. Os trabalhos começaram na segunda-feira (9) e nesta quarta-feira (11) as equipes das secretarias municipais de Saúde e de Serviços Urbanos da Prefeitura de Dourados, com apoio do Governo do Estado, da Prefeitura de Itaporã, da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei), contabilizaram 589 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti, causador da doença. Em três dias, os 77 agentes de endemias e 20 agentes de saúde indígena que participam da operação, fizeram tratamento químico em 1.156 moradias, além de terem realizados borrifações com máquina costal em 43 casas nas aldeias Bororó e Jaguapiru. Também foram realizadas operações de aplicação de inseticida com dois Lecos, que são nebulizadores de aerosol a frio. “Não estamos medindo esforços para conter o avanço da febre chikungunya na Reserva Indígena de Dourados, mas é preciso salientar que a população precisa fazer a parte dela, acabando com pontos de água parada”, enfatiza o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. A preocupação do secretário tem sentido. Somente nesta quarta-feira, os agentes de saúde estiveram em 842 moradias e precisaram realizar 508 tratamentos para exterminar 207 focos do mosquitos Aedes aegypti. O detalhe é que 90% destes focos foram localizados em caixas d’água, garrafas pet, lixos, pneus velhos, vasilhas de água para animais, que ficam espalhados pelos quintais. “O governo federal falha na atenção primária e na prevenção nas aldeias, isso é fato, mas a população precisa cooperar, entender que água parada favorece epidemias como a que estamos vivendo hoje na Reserva Indígena de Dourados”, salienta o secretário de Saúde. A situação é grave. Apenas no primeiro dia do mutirão de combate à epidemia de febre chikungunya na Reserva Indígena de Dourados, foram identificados 171 focos do mosquito Aedes aegypti durante a vistoria a 664 imóveis nas aldeias Jaguapiru e Bororó. Desse total, 288 receberam tratamento específico para eliminar larvas do mosquito. Além da eliminação de criadouros, no primeiro dia também foi realizada borrifação com máquina costal em 13 imóveis para reforçar o combate ao mosquito. No segundo dia de trabalhos, o mutirão vistoriou 849 moradias e realizou tratamento químico em 360 casas, onde foram localizados 211 focos de larvas do mosquito transmissor da febre chikungunya. Os agentes de endemias apuraram que 90% dos focos estavam concentrados em caixas d’água, garrafas pets, vasilhas com água para animais, lixos e pneus espalhados nos arredores dos imóveis. Apesar do tempo instável, com chuvas esparsas, os trabalhos continuaram nesta quinta-feira com objetivo de vistoriar o maior número possível de moradias e combater focos do mosquito. De acordo com o boletim epidemiológico mais recente, já são 99 casos confirmados de febre chikungunya na reserva, além de 183 notificações que ainda estão em investigação. A Prefeitura de Dourados ressalta que o combate ao mosquito e a atenção primária de saúde nas aldeias são atribuições do Governo Federal, mas, diante da gravidade do problema e da confirmação de epidemia de febre chikungunya na Reserva Indígena, o município está mobilizando diversas secretárias e órgãos estaduais e federais no mutirão de enfrentamento à doença.
Dourados alinha parceria com Cruz Vermelha e fortalece saúde bucal na rede municipal
O prefeito Marçal Filho recebeu nesta quarta-feira, 12, em seu gabinete, o coordenador-geral da Cruz Vermelha Brasileira em Dourados, Jacenir Vieira, e o conselheiro estadual Maikon Nascimento, para discutir a formalização de parceria entre a entidade humanitária e a Prefeitura de Dourados para a realização de ações conjuntas no município. De acordo com o coordenador-geral da Cruz Vermelha, Jacenir Vieira, há cerca de dois anos a entidade vem realizando ações e trabalhando para fortalecer e estruturar a atuação da instituição em Dourados. “Hoje necessitamos de uma sede e estamos buscando voluntários dentro das universidades, principalmente nas áreas de saúde e assistência social, para realizar treinamentos. Queremos colocar Dourados no mapa do mundo por meio da Cruz Vermelha”, afirmou. Durante a reunião, a entidade também anunciou a doação de aproximadamente 4 mil enxaguantes bucais, além de protetores solares, que serão utilizados em ações voltadas às crianças da rede pública municipal. Jacenir destacou ainda que a instituição pode contribuir com o município em diversas áreas, especialmente na saúde, por meio de um termo de cooperação que poderá incluir a oferta de medicamentos e capacitações em primeiros socorros. Para o prefeito Marçal Filho, a parceria representa uma oportunidade importante para fortalecer ações sociais e de saúde no município. “Acompanhamos o trabalho da Cruz Vermelha ao redor do mundo e sabemos da seriedade dessa instituição, cuja presença sempre representa garantia de socorro e apoio humanitário. Tenho certeza de que Dourados vai abraçar essa entidade e conseguiremos ajudar mais comunidades na Grande Dourados”, destacou. A Cruz Vermelha Brasileira é uma organização humanitária independente e neutra, dedicada à proteção da vida e da saúde e à promoção do respeito ao ser humano. A instituição atua em diversas frentes, como socorro em desastres, promoção da saúde, inclusão social e educação, seguindo os princípios fundamentais de humanidade, imparcialidade, neutralidade, independência, voluntariado, unidade e universalidade. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo e o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania, Luiz Carlos Calado, também participaram da reunião com os representantes da Cruz Vermelha em Mato Grosso do Sul.








