O motorista Franclandi Miguel da Silva, de 52 anos, bem que tentou fugir da PM (Polícia Militar) na noite desta quarta-feira (11/3), mas acabou preso, em Dourados. Ele conduzia uma caminhonete Mitsubishi L200 branca e bateu inicialmente em um Fiat Siena que estacionado na Rua Ciro Melo. Segundo informações do boletim de ocorrência, o dono do carro ao perceber a batida, saiu atrás da caminhonete e durante o trajeto, ligou para Polícia Militar e relatou que a L200 seguia pela Rua Ponta Porã em direção ao Jardim Canaã I. Enquanto trafegava, o motorista da caminhonete ainda bateu em outros veículos, entre os quais uma picape de uma empresa de energia solar e uma moto. Nas proximidades do cruzamento da Rua Ponta Porã com a Rua Jaime Moreira, os militares viram a L200 transitando em frente à Escola Municipal Professor Celso Muller do Amaral, em alta velocidade e fazendo manobras perigosas em zigue-zague. Diante da situação, os PMs emitiram ordens de parada ao condutor usando o giroflex e a sirene da viatura. Contudo, Franclandi desobedeceu e continuou a fugir em alta velocidade, desrespeitando placas de parada obrigatória e batendo em outros veículos estacionados. Em local considerado seguro, nas proximidades de uma área de mata na Rua Manoel Vieira, os policiais dispararam tiros nos pneus da L200, obrigando o motorista a parar o veículo. O condutor se recusava a sair e foi preciso usar força para retirá-lo da caminhonete. Franclandi da Silva alegou não ter visto a viatura policial e negou ter batido em outros veículos. Ele tem antecedentes criminais por contrabando, furto, violência doméstica e lesões corporais. Ligado Na Notícia
Acompanhamento tático termina com 2 presos e apreensão de cocaína em Dourados
Perseguição policial na noite desta quarta-feira (11/3), terminou com a prisão de Mateus Urbano da Silva, de 27 anos, e de Erick Vinicius Borges dos Santos, de 28, além da apreensão de droga, dinheiro e objetos ligados ao tráfico, no Bairro Vila Toscana, em Dourados. De acordo com o boletim de ocorrência, equipes realizavam policiamento ostensivo pela Avenida Toscana quando um Chevrolet Onix branco chamou a atenção dos policiais. Ao perceber a presença da viatura, o motorista Erick arrancou bruscamente, iniciando fuga e a perseguição que aconteceu por cerca de dois quilômetros. Mesmo com a ordem de parada, a dupla ignorou, continuou em alta velocidade, desrespeitou sinalizações e realizou ultrapassagens perigosas, colocando em risco pedestres e outros motoristas. A abordagem ocorreu na Rua Oreste Pereira de Mattos. No momento em que o veículo foi interceptado, um dos ocupantes desceu e fugiu a pé carregando algo nas mãos. Ele não foi localizado. Aos policiais, os detidos disseram apenas que o homem se chama Vitor, sem informar outros detalhes sobre sua identidade. No carro estavam Erick e o Mateus, este como passageiro. Durante a revista pessoal, os policiais encontraram R$ 1.650 em dinheiro fracionado no bolso de Mateus e R$ 90 com Erick. No interior do automóvel também foram localizados 55 gramas de cocaína, uma balança de precisão, um rolo de sacos plásticos e uma máquina de cartão, itens comumente associados à comercialização de entorpecentes. Questionados sobre a quem pertencia a droga, nenhum dos dois assumiu a posse. Ainda conforme o boletim de ocorrência, os suspeitos apresentaram versões contraditórias sobre como se conheceram e sobre quem teria convidado quem para participar da venda de entorpecentes. Diante da situação, Erick Vinicius Borges dos Santos e Mateus Urbano da Silva foram presos em flagrante e encaminhados à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) de Dourados. O veículo e os materiais apreendidos também foram levados para a unidade policial, e o caso foi encaminhado para investigação da PC (Polícia Civil). Ligado Na Notícia
Declaração contra secretário de Saúde é injusta, afirma Zé Teixeira
O deputado estadual Zé Teixeira considerou injusto o pronunciamento parlamentar realizado nesta quinta-feira (12) na tribuna da Assembleia Legislativa sobre a atuação do secretário de Saúde do Estado, Maurício Simões. O parlamentar classificou como “sem fundamento” as insinuações de que o gestor teria negligenciado o atendimento de um paciente renal. Direto do escritório em Dourados, onde participou da sessão de forma remota, Zé Teixeira comentou sobre o caso. “Falei com o secretário e tenho a certeza que foi uma crítica infundada. O doutor Simões me disse que fez o que estava dentro do alcance legal. Havia vaga no Hospital Regional de Campo Grande. Porém, para que o paciente fosse regulado de Bonito para a Capital, era necessário que a ficha dele estivesse no sistema Core [Central de Regulação]”, detalhou Zé Teixeira. Na opinião do deputado, se o secretário interferisse pessoalmente para furar a fila da regulação, estaria cometendo crime de tráfico de influência. Zé Teixeira destacou ainda o perfil técnico de Maurício Simões, reforçando que o foco da atual gestão é organizar um sistema que enfrenta gargalos históricos em todo o País. “O doutor. Simões é um profissional de caráter elevado que está emprestando seu tempo e conhecimento para consertar um sistema de saúde que, infelizmente, é falido em nível nacional. Ele atua como gestor, preservando o direito de todos”, finalizou o deputado.
Operação cumpre mandados em três cidades de MS contra o contrabando de agrotóxicos
Foi deflagrada nesta quinta-feira (12), a Operação Purgatio, que tem como objetivo combater o contrabando de agrotóxicos provenientes do Paraguai, que representam risco à saúde pública e ao meio ambiente. A ação foi realizada em conjunto pela Polícia Federal, Receita Federal e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Durante a operação, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em endereços ligados a pessoas físicas e jurídicas em Campo Grande, Miranda e Maracaju, em Mato Grosso do Sul. De acordo com nota distribuída à imprensa, as equipes apreenderam mídias eletrônicas, documentos, bens utilizados para a prática do ilícito e uma quantidade significativa de agrotóxicos irregulares, cuja comercialização e uso são proibidos no país. “A iniciativa reforça o trabalho integrado dos órgãos participantes para enfrentar práticas criminosas que colocam em risco a segurança da população, a economia e o patrimônio ambiental, garantindo a responsabilização dos envolvidos e a proteção dos recursos naturais”, disse a Receita Federal.
Ações de Zé Teixeira buscam melhorias para Dourados, Douradina e Deodápolis
O deputado estadual Zé Teixeira formalizou nesta semana uma série de indicações à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, focadas em resolver problemas críticos de logística, segurança e saúde pública em diferentes regiões de Mato Grosso do Sul. As solicitações, que atendem a demandas diretas de moradores e lideranças municipais, buscam garantir que o desenvolvimento econômico do Estado seja acompanhado por qualidade de vida e segurança para as famílias sul-mato-grossenses. Entre as prioridades apresentadas, destaca-se a urgência no recapeamento de um trecho de oito quilômetros da rodovia MS-379, que interliga Douradina ao entroncamento com a BR-163. A via apresenta deterioração do pavimento e inúmeros buracos, o que coloca em risco a vida dos motoristas e prejudica o escoamento da produção agrícola regional. Ao direcionar a demanda à Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, o parlamentar reforça a necessidade de restabelecer a trafegabilidade segura em uma rota logística essencial para o setor produtivo. Em Dourados, a atuação do deputado se estende à segurança viária e ao lazer. Zé Teixeira solicitou ao DNIT estudos para a instalação de redutores de velocidade na BR-463, especificamente no acesso aos bairros Campo Dourado e BNH IV. A medida partiu da vereadora Isa Marcondes e visa proteger pedestres, ciclistas e estudantes que cruzam a rodovia diariamente. Paralelamente, o parlamentar atua junto à Energisa e à Prefeitura de Dourados para viabilizar a iluminação pública na rampa náutica às margens do Rio Dourados, conforme solicitação do vereador Márcio Pudim. O objetivo é oferecer infraestrutura adequada para a Associação dos Pescadores e frequentadores, estimulando o turismo e garantindo segurança no período noturno. A área social também recebeu atenção com o pedido de implantação de uma Casa de Tratamento e Acolhimento para dependentes químicos em Deodápolis. A proposta do vereador Edmilson da Banda, que requer a união de esforços entre o Governo do Estado, a Bancada Federal e a prefeitura local, visa estruturar um centro vinculado ao CAPS para atender pessoas em situação de vulnerabilidade. Com a iniciativa, o deputado busca assegurar que o tratamento de saúde mental e a assistência especializada cheguem aos moradores da sede e da zona rural.
MPMS reforça fiscalização dos serviços para acolhimento de crianças e adolescentes em Dourados e Laguna Carapã
Com o objetivo de intensificar a supervisão das unidades de acolhimento, a 17ª Promotoria de Justiça de Dourados abriu procedimento administrativo para acompanhar de perto a estrutura e o funcionamento dos serviços prestados no município e em Laguna Carapã. A iniciativa tem como objetivo assegurar que as medidas protetivas sejam executadas de acordo com a legislação vigente e com os princípios da proteção integral e da prioridade absoluta previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e na Constituição Federal. De acordo com a portaria de instauração do procedimento, o acolhimento – seja ele institucional ou familiar – é sempre medida excepcional e provisória, devendo servir como etapa de transição para a reintegração à família de origem ou, quando isso não for possível, para a colocação em família substituta. Nesse sentido, o Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) ressalta que crianças e adolescentes têm direito a crescer no ambiente familiar, recebendo cuidados que assegurem seu desenvolvimento físico, mental, emocional e social, e que o afastamento do convívio familiar somente ocorre com autorização judicial, mediante contraditório e ampla defesa. Medidas solicitadas Entre as determinações estão a realização de inspeção anuais e semestrais aos programas de acolhimento, nos meses de março e setembro, conforme estabelece a Resolução n.º 71 do Conselho Nacional do Ministério Público, alterada pela Resolução n.º 198/2019. As entidades responsáveis já estão sendo comunicadas para o preenchimento prévio dos formulários de fiscalização do CNMP, além do envio de listas atualizadas das crianças e adolescentes atendidos. Após as inspeções, os dados serão alimentados no Sistema de Resoluções do CNMP, acompanhados dos relatórios técnicos do núcleo psicossocial. O procedimento também integra o Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), criado pela Resolução n.º 41/2020-PGJ, que determina que instituições de acolhimento informem imediatamente ao MPMS situações envolvendo crianças ou adolescentes desaparecidos ou encontrados, permitindo sua inclusão no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), banco de dados nacional utilizado para cruzamento e identificação de pessoas. Além disso, a Promotoria de Justiça comunicou oficialmente os serviços de acolhimento de Dourados e de Laguna Carapã, reforçando a necessidade de colaboração contínua e envio de informações sempre que houver situações relevantes relacionadas ao acolhimento ou ao desaparecimento de acolhidos. O MPMS destaca ainda que o procedimento permitirá maior celeridade e efetividade na fiscalização, garantindo que o atendimento prestado cumpra integralmente as normas legais e os parâmetros de qualidade exigidos nacionalmente. A atuação também visa assegurar o cumprimento de acordo judicial feito em processo anterior, que determina o fornecimento de vagas em Centros de Educação Infantil às crianças de zero a cinco anos, medida que impacta diretamente famílias em situação de vulnerabilidade e crianças em acolhimento. Com o avanço das etapas do procedimento, novas deliberações poderão ser adotadas, inclusive a requisição de informações adicionais, expedição de novos ofícios e a adoção de medidas legais cabíveis em caso de descumprimento.
Deputado critica atendimento prestado na Saúde em Mato Grosso do Sul
Essencial para as pessoas que moram em todo o Estado, o assunto da tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) desta quinta-feira (12) foi a prestação de atendimento na área de Saúde realizada em Mato Grosso do Sul. O deputado João Henrique falou sobre o atendimento a um paciente no Hospital Regional que não teve o desfecho esperado. “Chega de letargia, de falta de compromisso, de aumentar a dificuldade com burocracia, uma resposta a um paciente em atendimento demonstra o descaso com quem mais precisa. Desde setembro ele iniciou o atendimento, devido às pedras nos rins e precisa de uma cirurgia, que ainda não foi marcada”, explicou. João Henrique também descreveu visita à Santa Casa realizada ontem. “Ontem fui convocado pela Santa Casa para receber todas as informações perante a saúde, fiquei lá mais de 5h analisando tudo. O que a Santa Casa me entregou de documentos, o Estado de Mato Grosso do Sul não nos entregou ainda. Exijo imediatamente todos os documentos que a sua auditoria exige dos hospitais filantrópicos e não só da Santa Casa”, exclamou. “A Santa Casa tem em sua história a primeira mulher de um setor que entrega e resolve a saúde de Mato Grosso de Sul. Essa instituição, que não depende do Estado, está sendo massacrada na gestão de uma mulher, porque o Estado de Mato Grosso do Sul não está honrando com aquilo que foi pactuado. A tabela SUS paga um índice diferentes para a Santa Casa e para o Hospital Regional, em que a produção frente ao que recebe, é muito maior”, detalhou o deputado João Henrique. O deputado ainda fez um apelo, ao concluir sua fala. “Vocês estão vivendo na bolha de vocês e me acusam de viver numa bolha ideológica. Estão vivendo na abolha da falta de compromisso, da falta de entrega, de obra, de consideração. A agonia que tem o povo no governo do ímpio e a alegria no governo do justo, não há justiça com a saúde e com o pobre hoje em Mato Grosso do Sul”, definiu João Henrique.
Embaixador do Japão estará em Dourados para o Bunkyo Rural
O embaixador do Japão no Brasil, Noguchi Yasushi, estará em Dourados no mês de novembro e será recebido pelo prefeito Marçal Filho como hóspede oficial do município. O anúncio foi feito pelo prefeito durante reunião com membros da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social para conhecer os detalhes do Bunkyo Rural, importante evento voltado para o agronegócio que será realizado entre 5 e 7 de novembro na sede campestre do Clube Nipo-Brasileiro de Dourados. “Será uma honra receber o embaixador Noguchi Yasushi em nossa cidade, sobretudo porque temos uma forte influência japonesa graças aos imigrantes e seus familiares que vieram para o município atraídos pela Colônia Nacional Agrícola de Dourados”, enfatizou Marçal Filho. O Bunkyo Rural é composto por diversas atrações voltadas para o agronegócio. A programação está em fase de estruturação e os organizadores, membros da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social, estiveram na manhã desta quinta-feira (12) na Prefeitura de Dourados para apresentar o evento ao prefeito Marçal Filho para a ação. “Será uma honra receber o Bunkyo Rural, que já foi realizado nas mais importantes regiões produtoras do país e agora chega para entregar cultura, inovação e tecnologia para o nosso agronegócio”, ressaltou o prefeito. Durante o encontro, Marçal Filho destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento regional, considerando a relevância do agronegócio para a economia local. “Dourados é um polo muito forte do agronegócio, assim como os municípios da região”, explicou. “Um evento como esse é extremamente importante para agregar conhecimento, promover a troca de experiências e fortalecer oportunidades de negócios para quem atua no setor”, ressaltou Marçal Filho. Representando a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Nelson Hitoshi Kamitsuji, explicou que o Bunkyo Rural deverá reunir importantes nomes do agronegócio, além de autoridades de Mato Grosso do Sul e do Japão, reforçando o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento das relações entre os dois países. “Além de compartilhar conhecimento técnico e experiências, o evento também contribui para aproximar as nações e abrir caminhos para novas parcerias e negócios, tanto que o embaixador Noguchi Yasushi estará presente”, destacou. Outro ponto abordado durante a reunião foi a implantação da Rota Bioceânica em Mato Grosso do Sul, considerada estratégica para ampliar a logística e fortalecer o comércio internacional, especialmente para o setor produtivo da região. “Essa nova rota vai promover ainda mais o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul e dos Estados vizinhos, sobretudo porque reduz consideravelmente o tempo das viagens à Ásia através do oceano Pacífico, com a exportações saindo de Porto Murtinho rumo aos portos chilenos de Antofagasta, Mejillones e Iquique”, ressaltou o prefeito. Também presente no encontro, Nélio Kurimori, integrante da Sociedade de Cultura Japonesa e de Assistência Social, ressaltou a importância da união de esforços entre as instituições e o poder público em benefício da população. “Sabemos que o prefeito Marçal Filho e sua equipe têm sido parceiros nas ações que visam o desenvolvimento da cidade e o bem-estar da população”, ressaltou. “Temos grande expectativa de que este encontro seja enriquecedor tanto para os participantes quanto para os negócios locais”, afirmou Nélio Kurimori. A realização do Bunkyo Rural em Dourados reforça o protagonismo do município no agronegócio e evidencia a integração entre tradição, inovação e cooperação internacional.
Policiais apreendem quase uma tonelada entorpecente e prende 5 pessoas em flagrante em uma das maiores apreensões de cloridrato de cocaína
Na manhã desta quarta-feira (11), a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, por meio da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros – GARRAS, realizou a apreensão de aproximadamente 975 quilogramas de cocaína, além da prisão em flagrante de cinco indivíduos envolvidos com o tráfico de drogas, em uma das maiores apreensões de cloridrato de cocaína já registradas no Estado. A ação policial teve início após o recebimento de informação anônima indicando que em uma oficina mecânica localizada na Avenida Senhor do Bonfim, na Capital, estaria prestes a ocorrer uma negociação envolvendo grande quantidade de entorpecentes. Diante da notícia, equipes do GARRAS passaram a realizar monitoramento velado nas proximidades do local, com o objetivo de confirmar a veracidade da informação e identificar os envolvidos na atividade criminosa. Durante as diligências, os policiais visualizaram o indivíduo A.P.S. (42) deixando a oficina conduzindo um veículo GM/Celta, momento em que passou a ser acompanhado por equipe descaracterizada. Simultaneamente, outro veículo Chevrolet S10, conduzido por R.P.S. (39), também deixou o local, sendo igualmente monitorado pelos investigadores. Os veículos deslocaram-se até o estacionamento de um supermercado atacadista localizado na saída para Cuiabá. No local, o condutor do veículo Celta passou a circular pelo estacionamento de maneira suspeita, aparentando aguardar contato para realização da negociação ilícita. Diante da fundada suspeita, foi realizada abordagem policial, sendo localizado no interior do automóvel um invólucro contendo pasta base de cocaína, pesando aproximadamente 0,6 gramas, possivelmente utilizado como amostra para negociação da droga. Paralelamente, outra equipe realizou a abordagem de um veículo Toyota Etios, conduzido por M.F.A. (38), tendo como passageiro L.S.C. (25). Durante as buscas no automóvel foram localizados três tabletes de pasta base de cocaína, totalizando aproximadamente 3,2 quilogramas da droga. Diante da situação de flagrante, os indivíduos foram conduzidos à Delegacia de Polícia para continuidade das diligências. Já na unidade policial, um dos conduzidos manifestou interesse em colaborar com as investigações, informando que havia grande quantidade de entorpecentes armazenada em sua residência. Diante dessas informações, equipes policiais deslocaram-se até o imóvel indicado, onde foi localizada grande quantidade de entorpecentes, sendo 614 volumes de substância análoga à cocaína, entre tabletes e volumes embalados, que após pesagem preliminar totalizaram aproximadamente 975 quilogramas de droga. No mesmo contexto também foram apreendidos veículos utilizados na logística do tráfico, incluindo uma caminhonete Nissan Frontier, que possuía registro de furto/roubo, sendo utilizada para o transporte do entorpecente. Diante de todos os elementos colhidos, os cinco indivíduos foram presos em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, sendo apresentados na unidade policial juntamente com os entorpecentes, veículos e demais objetos apreendidos, para adoção das providências legais cabíveis.








