A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Assistência Social e com o apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Municipal de Direitos do Idoso (CMDI) e da Casa dos Conselhos, organizam para o próximo dia 17 de março o lançamento oficial da edição 2026 da Campanha “Declare Seu Carinho” no município. A iniciativa da campanha é do Ministério Público Estadual (MPE), por meio das promotorias de Justiça da Comarca e que conta com parcerias de instituições diversas e busca ampliar a conscientização sobre o potencial transformador da destinação fiscal, incentivando que mais pessoas participem e contribuam para o fortalecimento das políticas públicas locais. O evento acontecerá às 19h30, no auditório da 4ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Dourados, e deverá reunir autoridades, representantes de instituições parceiras, profissionais da contabilidade, empresários e membros da sociedade civil organizada. A campanha tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar os contribuintes a destinarem parte do Imposto de Renda aos Fundos Municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. Os recursos arrecadados são aplicados em projetos sociais desenvolvidos por entidades locais, fortalecendo ações voltadas à promoção e garantia de direitos desses públicos em Dourados. É importante destacar que a destinação não gera custo adicional ao contribuinte. Trata-se apenas da indicação de parte do imposto devido para investimentos sociais no próprio município, permitindo que o recurso permaneça na cidade e beneficie diretamente crianças, adolescentes e pessoas idosas. Com a campanha, os conselhos reforçam a importância do engajamento da sociedade douradense e do papel fundamental dos profissionais da contabilidade na orientação dos contribuintes durante o período de declaração do Imposto de Renda. DECLARE CARINHO A destinação do Imposto de Renda é simples e não gera custo adicional ao contribuinte. Pessoas físicas que utilizam o modelo completo da declaração podem destinar até 6% do imposto devido (sendo até 3% diretamente na declaração anual), enquanto pessoas jurídicas tributadas pelo lucro real podem destinar até 1%. O valor não aumenta o imposto a pagar nem reduz a restituição, apenas direciona parte do tributo devido para projetos sociais do próprio município. Os recursos arrecadados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente são aplicados exclusivamente em programas e projetos voltados à proteção dos direitos de crianças e adolescentes, incluindo ações socioeducativas, prevenção de violências, fortalecimento de vínculos familiares, acolhimento institucional, atividades culturais, esportivas e de inclusão social. Já os recursos arrecadados pelo Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa são investidos em ações que proporcionem qualidade de vida para a terceira idade, além de políticas públicas que garantam a proteção dos direitos desse público. Além da mobilização, o MPMS acompanha a regularidade, a transparência e a correta aplicação dos recursos pelos Conselhos Municipais, assegurando que os valores destinados sejam revertidos em políticas públicas efetivas. Mais informações sobre como participar da campanha podem ser acessadas no portal oficial do MPMS: www.mpms.mp.br/declareseucarinho .
Turismo de pesca de Mato Grosso do Sul ganha destaque na principal feira do segmento no país
Mato Grosso do Sul participa, entre os dias 12 e 14 de março de 2026, da Pesca & Companhia Trade Show, considerada a principal feira da pesca esportiva do Brasil. O evento acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), e reúne profissionais do setor e público consumidor, incluindo fabricantes, operadores, lojistas, influenciadores e pescadores esportivos. “Este é um evento tradicional do setor e é importante sempre estarmos presentes para manter nosso posicionamento de um dos líderes na Pesca Esportiva no país. É um espaço para o trade sul-mato-grossense negociar e apresentar novidades do segmento e, claro, para mantermos atualizados sobre as tendências que são apresentadas”, salienta Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação de Turismo de MS. O estado estará presente com um estande institucional coordenado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS). A participação integra a estratégia estadual de promoção do turismo de pesca esportiva, com foco no fortalecimento do posicionamento do destino, geração de negócios, ampliação de parcerias comerciais e divulgação dos principais destinos de pesca de MS. O espaço também contará com a presença de empresários do segmento de pesca esportiva de Mato Grosso do Sul, que apresentarão seus empreendimentos e serviços aos públicos profissional e consumidor. A participação do trade no evento possibilita a prospecção de novos clientes, ampliação de canais de comercialização e fortalecimento do relacionamento com operadores de turismo e parceiros do setor. A presença dos empresários sul-mato-grossenses conta com o apoio do Sebrae MS, que organizou uma missão empresarial para viabilizar a participação dos empreendedores na feira. A iniciativa busca facilitar a inserção do trade turístico do estado em um dos principais encontros do segmento no país e ampliar a competitividade dos empreendimentos ligados ao turismo de pesca. Um dos destaques da participação de Mato Grosso do Sul será o lançamento oficial do evento Anzol Rosa 2026, marcado para o dia 13 de março. Durante a programação, o estande contará com ativações especiais, captação de leads e sorteios de experiências de pesca. A ação reforça o posicionamento do estado em relação à pesca esportiva sustentável e à prática do pesque-e-solte. A pesca esportiva é um dos segmentos estratégicos do turismo sul-mato-grossense, contribuindo para a geração de emprego e renda, fortalecimento da economia regional, valorização dos recursos naturais e consolidação do destino no mercado nacional. 4º Fórum Nacional do Turismo da Pesca Durante o evento também será realizado o 4º Fórum Nacional do Turismo da Pesca, com o tema “Como atrair o turismo internacional de pesca”. Participam do encontro Marcelo Claro, presidente do Pesca & Companhia Trade Show, Marcos Glueck, presidente da Anepe – Associação Nacional de Ecologia e Pesca Esportiva, além de Leonardo Persi, Embratur, e Humberto Pires, do Ministério do Turismo. O debate abordará temas como infraestrutura, qualificação de serviços e alinhamento com a legislação da pesca, considerados fundamentais para ampliar a recepção de turistas internacionais interessados no segmento. Ao final, a proposta é estruturar um documento que viabilize a criação de uma comissão com representantes do setor empresarial, da Embratur e do Ministério do Turismo para desenvolver um plano de fortalecimento do turismo internacional de pesca no país. Débora Bordin, Comunicação Fundtur MS
COP15: Pantanal é ponto de parada e alimentação para 190 espécies de aves migratórias do Continente
A maior área úmida contínua do planeta e bioma com mais elevado índice de conservação, o Pantanal sul-mato-grossense é ponto de parada para descanso e alimentação de 190 espécies de aves migratórias, muitas delas transitando desde os hemisférios norte (os animais geralmente se concentram ali no Canadá e nos Estados Unidos) até a região da Patagônia, localizada no extremo-sul do Continente. Por ser um ponto logístico natural para esse animais, Mato Grosso do Sul foi escolhido para sediar a 15ª Conferência das Partes da Convenção sobre Espécies Migratórias da Organização das Nações Unidas (COP15). A COP15 acontecerá de 23 a 29 de março em Campo Grande e deve atrair entre 2 a 3 mil especialistas de uma centena de países. A Blue Zone (Zona Azul) estará sediada no Expo Bosque, no Shopping Bosque dos Ipês e haverá eventos paralelos em outros locais da cidade. A Conferência é organizado pela ONU e o Governo do Estado, através da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) e outras pastas, está dando total apoio. Além das quase duas centenas de espécies de aves, destaca-se no Pantanal a ocorrência de peixes migratórios como o Pintado (Pseudoplatystoma corruscans) e o Dourado (Salminus brasiliensis), que realizam a Piracema, ou seja, a migração sazonal para se reproduzirem. Por fim, o Pantanal é o lar de uma das maiores populações de onça-pintada (Panthera onca) do mundo, configurando importante sítio para a proteção dessa espécie. A Conferência das Partes preocupa-se com as espécies migratórias que enfrentam alguma ameaça de extinção ou que se beneficiam significativamente de acordos internacionais. Nesse sentido, debate medidas que possam proteger e favorecer a reprodução dessas espécies, unindo esforços de todos os países por onde transitam. Daí a importância de envolver o maior número de nações no evento. Por enquanto são 133 nações signatárias do Tratado de Proteção às Espécies Migratórias, conforme demonstrou a secretária de Biodiversidade do MMA (Ministério do Meio Ambiente), Rita Mesquita, enquanto a Convenção das Mudanças Climáticas tem 198 partes. Rota pantaneira Conforme estudo dos pesquisadores Alessandro Pacheco Nunes e Walfrido Moraes Tomas, da Embrapa Pantanal, as espécies aquáticas ou relacionadas a ambientes aquáticos representam 18% da comunidade de aves sul-mato-grossenses e estão concentradas principalmente no bioma pantaneiro e na planície de inundação do alto rio Paraná, na divisa com os estados de São Paulo e Paraná. Os pesquisadores asseguram que o Pantanal abriga as maiores populações de aves aquáticas continentais ocorrentes no Brasil. Eles identificam no estudo 27 espécies, a maioria maçaricos (Scolopacidae), que passam por Mato Grosso do Sul durante seus deslocamentos do Hemisfério Norte em direção à Patagônia e vice-versa. Essas aves empreendem verdadeiras jornadas migratórias vindos da Argentina, Chile, Uruguai e extremo sul do Brasil (Rio Grande do Sul), fazem uma parada no Pantanal que pode demorar dias ou semanas e depois prosseguem rumo ao norte do Continente Sul Americano, com destino à Colômbia e Venezuela. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, argumenta que a manutenção de habitats íntegros com paisagens conectadas e ecossistemas funcionais na planície pantaneira é essencial para a sobrevivência das espécies migratórias. “Ao proteger áreas úmidas do Pantanal, assim como remanescentes do Cerrado e da Mata Atlântica presentes no território, Mato Grosso do Sul contribui diretamente para a segurança das rotas migratórias dessas aves, dos mamíferos e dos peixes e outros grupos que atravessam as fronteiras em suas rotas de sobrevivência”, disse Verruck. Legislação e ações As políticas estaduais fortalecem a conservação em escala de paisagem, assegurando alimento, abrigo e conectividade, elementos fundamentais para ciclos migratórios bem-sucedidos, e reforçam o compromisso do Estado com a cooperação internacional e os objetivos globais de biodiversidade. Dessa forma, o Governo do Estado reconhece que a conservação efetiva não se limita à proteção de áreas naturais, mas demanda ações concretas e envolve a participação das pessoas que vivem nesses territórios. A inclusão produtiva, a repartição justa dos benefícios gerados pelos ativos ambientais e a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais são pilares das políticas públicas estaduais, reforçando que desenvolvimento social, prosperidade econômica e conservação da biodiversidade são processos interdependentes e complementares. Com uma área estimada em 150 mil quilômetros quadrados, a planície pantaneira coberta por gramíneas e salpicada de salinas e landizais abriga tesouros muito ambicionado pelas espécies migratórias. Protege ecossistemas e recursos essenciais para descanso em ambiente seguro e reabastecimento no intervalo da longa jornada. Essa riqueza ambiental é protegida pela Lei do Pantanal (Lei Estadual 6160, de 18 de dezembro de 2023), que passou a considerar as salinas como área de proteção permanente, tanto o corpo d’água quanto a praia circundante numa faixa de 100 metros. A vegetação nativa pantaneira também está protegida por lei, sendo os proprietários rurais obrigados a manter intactos ao menos 40% dessa vegetação. Nos landizais (áreas inundáveis com vegetação abundante) a lei determina proteção total, tanto do curso d’água quanto da área que o margeia. Onça-pintada Por fim, a Lei do Pantanal prioriza a preservação de corredores ecológicos no bioma unindo reservas ambientais com áreas de proteção, construindo ambientes propícios para abrigar a abundante fauna pantaneira. Entre as espécies favorecidas pelos corredores ecológicos está a onça-pintada, felino de grande porte que ocorre desde a América Central até o sul da América do Sul. A bióloga Bruna Oliveira, da Semadesc, explica que, embora não realize migrações sazonais longas como aves e baleias, a onça-pintada se encaixa no perfil de espécie migratória ameaçada de extinção porque muitas de suas populações têm áreas de vida que atravessam fronteiras nacionais de forma regular ou previsível e dependem da conectividade internacional de habitats para garantir o que os técnicos chamam de fluxo gênico da espécie. Por essa razão, a onça-pintada está protegida como espécie migratória em risco de extinção desde a COP14, realizada em 2024. A iniciativa reforça a colaboração entre os países que se sobrepõem à distribuição da espécie, facilitando ações conjuntas para sua conservação, abordando ameaças críticas como perda de habitat e conflito entre humanos e animais silvestres. João Prestes, Comunicação Semadesc
Governo de MS assina decreto para tornar linguagem pública mais clara ao cidadão
Transparência, agilidade e inclusão, sem deixar ninguém para trás. Com este foco o governador Eduardo Riedel assinou decreto que institui a “Política de Linguagem Simples em MS”. O objetivo é que todas as entidades da administração estadual possam tornar a comunicação e linguagem mais clara ao cidadão¸ para que as informações e serviços disponíveis sejam compreendidos. A solenidade ocorreu nesta quarta-feira (11), no auditório do Bioparque Pantanal, durante a realização do evento “Da lei à prática: Linguagem Simples para inovar, agilizar e qualificar os serviços públicos”, que visa justamente orientar e capacitar os servidores sobre este novo modelo. “Sempre discutíamos como reduzir a burocracia no Estado, para melhorar e facilitar a vida do cidadão. Atender a sociedade que vive uma transformação cada vez mais rápida, que nós precisamos acompanhar e se adaptar as mudanças. Um dos nossos principais eixos é a inclusão e o digital, principalmente dos serviços com uma linguagem acessível. Estamos plantando uma semente importante para o futuro”, afirmou o governador. Riedel destacou que hoje em dia a sociedade vive mais próxima e precisa estar em contato direto com o poder público. “Nossa função é atender e dar respostas à população. Sabemos que a mudança neste modelo não é imediata, mas todos os líderes (entidades) devem promover esta transformação dentro de suas pastas”. O decreto visa garantir que todos os cidadãos entendam as informações públicas que orientam o seu dia a dia. Ampliando assim o acesso às atividades públicas, para profissionalizar ainda mais estes serviços, seguindo a norma padrão da língua portuguesa, mas sempre com foco absoluto nas pessoas. Esta medida atende uma premissa da gestão estadual de ter um Estado cada vez mais inclusivo, que garanta a informação de forma ágil ao cidadão, para que eles tenham acesso aos seus direitos. Ela segue os parâmetros da lei federal (nº 15.263), sendo o primeiro estado a fazer esta regulamentação. “A assinatura deste decreto pelo governador revela nossa conscientização de que a simplificação da linguagem é uma visão estratégica de inclusão e cidadania, pois rompe barreiras no acesso ao serviço público, permitindo que a sociedade realmente nos compreenda. Isto fortalece a transparência e dá credibilidade para nossas instituições”, descreveu a procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali. Benefícios e ações práticas Entre os benefícios ao cidadão estará a transparência nos serviços públicos, uma informação mais clara para acesso aos direitos e maior eficiência da máquina pública, com redução de erros, dúvidas, filas, com um serviço mais ágil, de menor custo. O decreto prevê que os documentos que terão que adotar esta nova linguagem são notícias, informativos, editais, ofícios de comunicação interna, cartas de serviço, atos normativos administrativos, sites e interfaces digitais de todos os órgãos da administração estadual. Para funcionar este modelo foi criado uma Rede Estadual de Linguagem Simples, que será coordenada pela Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica) e PGE (Procuradoria-Geral do Estado). A SEC (Secretaria Estadual de Cidadania) fará parte do comitê, já que terá um papel importante nesta comunicação com as comunidades indígenas, com um artigo específico a este público. Pioneiro e inovador, o Governo do Estado já tinha implantado em 2024 o “Projeto Simplifique”, que previa justamente o uso da linguagem simples e de elementos visuais para facilitar a compreensão da informação nas comunicações e nas manifestações jurídicas da PGE (Procuradoria-Geral do Estado). “Teremos que contar com apoio de cada gestor, pois o papel da liderança faz toda diferença. Estamos diante de uma mudança cultural e para isto demanda tempo e esforço. O foco inicial são os serviços de maior impacto ao cidadão. A busca é por um Estado mais simples, mais acessível de políticas públicas efetivas”, completou a procuradora do Estado e gerente do Projeto Simplifique, Jordana Goulart. *Diálogo e aprendizado* O evento promovido pela PGE-MS (Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul), por meio da ESAP (Escola Superior da Advocacia Pública) é uma grande oportunidade de capacitação dos servidores públicos. Na programação está prevista a palestra com Heloísa Fischer, que apresentará os fundamentos e as diretrizes da Linguagem Simples, abordando sua aplicação como técnica de comunicação e como instrumento para qualificar a prestação de serviços público. Também será um momento de compartilhar experiências práticas, com a participação da procuradora do Estado e gerente do Projeto Simplifique, Jordana Goulart e da juíza auxiliar da Presidência do TJMS, Joseliza Vanzela Turine. As convidadas apresentarão iniciativas institucionais sobre o tema.
Com presença do MS, nova linha FCO Jovens Empreendedores é destaque em reunião do Condel em Brasília
Novas estratégias para ampliar o acesso ao crédito e fortalecer o desenvolvimento econômico do Centro-Oeste foram debatidas nesta quarta-feira (11), em Brasília, durante a 26ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Condel). O encontro reuniu representantes do Governo Federal, dos estados da região e de instituições financeiras para discutir medidas que ampliem a capilaridade das linhas de financiamento e estimulem investimentos produtivos nos municípios. Representando o Poder Executivo sul-mato-grossense, participou da reunião o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha. Durante a reunião, os conselheiros deliberaram sobre temas relacionados ao Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) e ao Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste (FDCO), instrumentos fundamentais para impulsionar investimentos, ampliar oportunidades de crédito e fortalecer cadeias produtivas nos estados da região. O debate reforçou a importância do trabalho conjunto entre governos, instituições financeiras e entidades parceiras para ampliar o alcance das políticas de financiamento e garantir que os recursos cheguem aos municípios e aos empreendedores. Entre os principais destaques do encontro esteve a aprovação da nova linha FCO Jovens Empreendedores, iniciativa voltada a estimular o empreendedorismo entre jovens de até 29 anos, ampliando o acesso ao crédito e criando condições para que novos negócios sejam estruturados em diferentes setores da economia. A linha oferece condições diferenciadas de financiamento, com possibilidade de cobertura de até 100% do valor do projeto, além de prazos ampliados de carência e pagamento, incentivando a geração de renda e a permanência dos jovens em suas próprias regiões. O Conselho também aprovou a criação da linha FCO Turismo Rural e Agroecológico, voltada ao incentivo de atividades que valorizam o potencial ambiental e cultural do campo. A medida permite financiar infraestrutura e equipamentos para empreendimentos de turismo rural, além de capacitação técnica e projetos voltados à preservação ambiental, ampliando as oportunidades de diversificação econômica nas propriedades rurais do Centro-Oeste. Ao participar da reunião, o vice-governador José Carlos Barbosa destacou a importância do FCO como instrumento estratégico para o desenvolvimento da região e, especialmente, de Mato Grosso do Sul. Segundo ele, o fundo tem contribuído para impulsionar diferentes segmentos da economia, desde o pequeno empreendedor até grandes cadeias produtivas. “O Condel e a Sudeco são importantes fontes de financiamento para o desenvolvimento do Centro-Oeste brasileiro e, de forma muito especial, para Mato Grosso do Sul. Entre as várias linhas de crédito, destaco o apoio ao jovem empreendedor, às mulheres e aos setores da agricultura, da pecuária e do empreendedorismo, contemplando toda a cadeia produtiva, do pequeno ao grande produtor. É dessa forma que estamos fortalecendo o crescimento do nosso Estado. Mato Grosso do Sul teve crescimento de 13,4% do PIB em 2023, e não há dúvida de que o FCO é um dos grandes contribuidores para esse desenvolvimento no Centro-Oeste, especialmente em nosso Estado”, afirmou. A superintendente da Sudeco, Luciana de Sousa Barros, ressaltou que os avanços do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste são resultado do trabalho conjunto entre as instituições que compõem a governança do desenvolvimento regional. Segundo ela, a atuação integrada entre Sudeco, Banco do Brasil, governos estaduais e demais parceiros tem sido fundamental para ampliar o alcance das políticas de crédito e fortalecer o crescimento econômico da região. “Os avanços que temos alcançado são fruto de um trabalho coletivo entre os estados, o Banco do Brasil e todos os parceiros envolvidos. Mesmo com uma estrutura enxuta, a Sudeco tem buscado ampliar sua presença nos territórios e fortalecer instrumentos de financiamento que promovem geração de renda, desenvolvimento produtivo e mais oportunidades para os estados do Centro-Oeste”, afirmou. A reunião também incluiu a apresentação do Relatório Anual de Gestão da Ouvidoria do FCO referente a 2025, além de dados sobre operações de financiamento contratadas na região entre novembro de 2025 e janeiro de 2026. No período, foram registradas operações superiores a R$ 10 milhões, totalizando mais de R$ 600 milhões em investimentos nos estados do Centro-Oeste e no Distrito Federal. As decisões aprovadas pelo Condel reforçam o papel do colegiado na construção de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da economia regional, ampliando o acesso ao crédito, incentivando o empreendedorismo e promovendo desenvolvimento sustentável para os estados do Centro-Oeste. Rodrigo Gordin, Comunicação Vice-governadoria
Avaliação de políticas e investimentos públicos marca abertura do Fórum de Secretários de Planejamento
As reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) abriram, nesta quarta-feira (11), a programação do XCVI Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, realizado em Mato Grosso do Sul e que reúne gestores e equipes técnicas de todo o país para discutir desafios e soluções voltadas ao aprimoramento do planejamento governamental. Os encontros técnicos marcam o início das atividades do fórum e concentram debates estratégicos sobre temas essenciais à gestão pública, como investimentos públicos, planejamento e orçamento, monitoramento e avaliação de políticas públicas, planejamento de longo prazo e comunicação institucional. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), o fórum também promove a integração com outras duas importantes instâncias de articulação da gestão pública: o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Durante a reunião da Comissão de Comunicação, o secretário-executivo de Comunicação de Mato Grosso do Sul, Frederico Hozano Fukugawa, destacou o valor do intercâmbio entre os estados. “Essa troca de experiência com os outros estados, com a vivência de cada um na sua região, é muito rica. Falamos um pouco sobre como a Secom de Mato Grosso do Sul trabalha, como está estruturada. É um momento em que todos saem cheios de boas ideias para colocar em prática nas nossas secretarias”. No encontro, o gestor apresentou o formato de atuação integrada da Secom no Estado. A agenda também contou com a participação do superintendente de Jornalismo, Ludyney Moura, que falou sobre a Operação Pantanal e a cobertura das queimadas em Mato Grosso do Sul. Na mesma linha, o secretário de Planejamento e Orçamento de Roraima, Rafael Fraia, reforçou que a reunião entre gestores e equipes técnicas amplia a capacidade de aprendizado entre os estados. “É uma oportunidade de troca de experiência com gestores que passam pelas mesmas dores. Normalmente há um foco muito centralizado em Brasília, e esse tipo de evento, que tem foco nos entes subnacionais, enriquece esse intercâmbio com secretários e equipes técnicas”. A programação do fórum continua na quinta-feira (12) com a abertura solene, que reúne importantes lideranças da gestão pública nacional, entre elas o governador Eduardo Riedel, o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais do Planejamento (Conseplan), Fabrício Marques, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Ainda na quinta, a programação inclui conferência com o economista e professor Bruno Carazza, além de painéis sobre transformação do Estado e modernização da gestão pública, reforma tributária e planejamento público e o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag). As atividades seguem na sexta-feira (13) com novos painéis voltados às boas práticas institucionais e ao fortalecimento do planejamento público, incluindo debates sobre a Rede Nacional de Pesquisa em Planejamento (Renapp), a implementação da agenda transversal de políticas para crianças e adolescentes nos estados e estratégias de mitigação e adaptação climática nos investimentos públicos, com participação de especialistas de organismos nacionais e internacionais, como Ipea, Unicef e Banco Mundial.
Bataguassu e Corumbaense avançam às semifinais do Estadual
Corumbaense e Bataguassu avançaram às semifinais do Campeonato Sul-Mato-Grossense em rodada decisiva da segunda fase, nesta quarta-feira, dia 11 de março. O Bataguassu agora enfrenta o primeiro colocado da primeira fase, Naviraiense e o Corumbaense joga com o segundo colocado também da primeira fase, o Operário. Melhor jogo e com a emoção dos pênaltis. Assim foi a classificação da AA Bataguassu para a semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense. Pela rodada de volta da segunda fase, nesta quarta-feira (11), o Ivinhema FC até venceu a partida, por 4 a 3, igualando a vitória do adversário na ida, por 2 a 1. Luan, Tuninho e dois de Jonatas foram os gols do Azulão do Vale e o artilheiro da competição, Alex Choco, marcou todos os gols do Tucunaré. Nos pênaltis, o goleiro Mandela defendeu a cobrança de Jonatas e foi decisivo no placar de 4 a 2. Na semifinal, o Bataguassu enfrenta o CE Naviraiense em dois jogos, o primeiro no próximo fim de semana e a volta com mando do Jacaré do Conesul. O primeiro jogo acontece neste domingo (15), às 18h, no Estádio Pereirão. Gols A partida no Estádio Saraivão começou movimentada e com pênalti logo no segundo minuto. Tiui tabelou com Ninho, invadiu a área pela esquerda e foi derrubado pelo zagueiro Marcão. A cobrança ficou com Jonatas que deslocou Mandela para abrir o placar. Depois, chances de gols para os dois lados e boas defesas de Mandela e Neto. Aos 36 minutos, Tiui fez a jogada pela direita e, quando tentou o toque para o meio, Breno Chaves desviou a bola com o braço. Mais um pênalti marcado para o Azulão e nova cobrança de Jonatas, ampliando para 2 a 0. Com o fim da vantagem conquistada na ida, o Bataguassu foi em busca do prejuízo e apenas no último lance do primeiro tempo conseguiu chegar ao gol. Aos 48 minutos, Léo Colman cruzou pela direita, a zaga não conseguiu afastar e, depois da tentativa de Paolo, a bola sobrou para Alex Choco que soltou a bomba para definir o placar antes do intervalo em 2 a 1. A partida seguiu movimentada no segundo tempo e, aos cinco minutos, o Ivinhema voltou a abrir dois gols de vantagem. Em excelente jogada pelo meio, Jonatas deu passe preciso para Tuninho chegar batendo, no canto de Mandela, fazendo 3 a 1. A resposta do Bata, desta vez, não demorou. Aos dez minutos, em boa troca de passes pela direita, Léo Colman cruzou para Alex Choco, de cabeça, fazer seu segundo gol no jogo. O Ivinhema se reorganizou após o gol e foi em busca de retomar a vantagem que daria a vaga direta na semifinal. Aos 22 minutos, o ataque do Azulão fez troca de passes até que Luan, de fora da área, batesse forte, no canto esquerdo de Mandela, marcando um belo gol. Aos 29 minutos, Alex Choco aparece de novo. Pato tentou o chute da entrada da área, a zaga travou, mas a bola sobrou para o camisa 9 do Bata que não perdeu a chance de marcar seu terceiro gol na partida, o 12º na competição. Depois o Ivinhema ainda teve Ninho expulso, mas o placar de 4 a 3 foi definitivo. Nos pênaltis, o Ivinhema abriu as cobranças com o zagueiro Bugarin batendo para fora. Depois, Fogliato e Vitão confirmaram para o Azulão. Pelo Bataguassu, Léo Colman, Felipe e Daniel marcaram. Na quarta cobrança do time da casa, Jonatas, que acertou duas cobranças no tempo regulamentar, desta vez não conseguiu deslocar Mandela, que escolheu o lado certo e fez a defesa. A responsabilidade da cobrança decisiva ficou com Luizão, que tirou Neto e definiu a vitória por 4 a 2 e a classificação para semifinal. Corumbaense venceu o Dourados No Estádio Arthur Marinho, o Corumbaense FC recebeu o Dourados AC e conquistou a classificação com vitória por 2 a 0. Araújo, cobrando falta, e Lucas Schmidt, chutando de fora da área, ambos no segundo tempo, marcaram os gols da partida. O Carijó da Avenida enfrenta agora o Operário FC na semifinal, com a partida de ida no domingo, às 16h, no Estádio Arthur Marinho.
Prefeitura anuncia reajuste salarial de 4,5% para os servidores municipais de Dourados
O prefeito Marçal Filho anunciou nesta quarta-feira (11) que os servidores públicos municipais de Dourados terão reajuste linear de 4,5% nos salários. A decisão foi comunicada durante reunião com representantes dos sindicatos que representam as categorias do funcionalismo público do município. A data-base dos servidores é o mês de abril, e o projeto de lei será encaminhado à Câmara Municipal para aprovação. Durante o encontro, o prefeito também confirmou que será pago o reajuste aos servidores do programa Profuncionário da Educação, atendendo a uma reivindicação da categoria. O índice de reajuste foi definido após reuniões de negociação entre a administração municipal e o Sindicato dos Servidores Municipais de Dourados (Sinsemd), presidido por Blavett da Rocha Fucks, o Sindicato dos Guardas Municipais de Dourados (SINGMD), presidido por Jonatan Calebe Diniz Costa, e o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação de Dourados (Simted), presidido por Thiago Coelho Silva, além de diretores das entidades. Segundo o prefeito Marçal Filho, a decisão representa uma postura de diálogo e valorização dos servidores municipais. “A postura confirma a relação de respeito e a valorização da nossa gestão com os servidores municipais, criando um ambiente saudável de diálogo permanente entre a prefeitura e as entidades representativas das categorias”, afirmou. “Nos 14 meses da nossa gestão sempre pagamos os salários dentro do mês de referência, no primeiro ano concedemos o reajuste e repetimos agora por entender que servidor valorizado presta serviços cada vez melhores à população”, enfatizou o prefeito. O prefeito destacou ainda que a valorização do funcionalismo é essencial para que os serviços públicos cheguem à sociedade com celeridade e qualidade. “Os servidores valorizados fazem a diferença no trabalho que a prefeitura realiza”, ressaltou. “Se temos uma gestão produtiva, isso se deve aos servidores comprometidos que estão atendendo a população todos os dias”, prosseguiu. Marçal Filho também destacou que a decisão de conceder o reajuste salarial foi tomada com responsabilidade financeira, considerando o cenário econômico enfrentado pelos municípios. “A situação fiscal da Prefeitura de Dourados não é confortável, mesmo assim estamos fazendo todos os esforços para seguir pagando os salários dentro do mês de referência e para conceder reajuste salarial aos servidores”, explicou. “As dificuldades financeiras são reais e afetam muitas prefeituras do país”, argumentou o prefeito. “Tudo o que fazemos precisa ser planejado para que possamos honrar os compromissos assumidos”, pontuou. Os representantes das categorias agradeceram a manutenção do diálogo com a administração municipal pelo segundo ano consecutivo durante o processo de negociação. Segundo eles, a postura da atual gestão representa uma mudança em relação as administrações anteriores. O presidente do Simted, Thiago Coelho Silva, destacou que o percentual de 4,5% foi definido após análise técnica e estudo das condições financeiras do município. “Nós fizemos um estudo detalhado com base em índices inflacionários e nas condições econômicas da prefeitura para apresentar uma proposta viável”, explicou. “O objetivo foi construir uma negociação responsável que também permita recuperar perdas acumuladas ao longo do tempo”, afirmou o líder sindical. Ele ressaltou ainda que os três sindicatos trabalharam de forma conjunta durante as negociações. “Estamos no segundo ano de negociações e o servidor está sendo ouvido”, enfatizou. “Conseguimos sentar à mesa e discutir as demandas da categoria com responsabilidade e transparência”, completou Thiago Coelho. A presidente do Sinsemd, Blavett da Rocha Fucks, também destacou o diálogo com a administração municipal, ressaltando que o reajuste salarial aconteceu dentro de um ambiente de negociação onde o prefeito entendeu a necessidade do servidor e considerou a capacidade do município em assumir o compromisso com a categoria.
João Henrique questiona Governo por aumento de verba publicitária em 40%
O deputado João Henrique (PL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para questionar sobre o aumento em 40%, segundo apurou seu gabinete, da verba destinada a contratos publicitários. Tendo em mãos o novo edital de contratação de agências, o deputado criticou a destinação dos mais de R$ 70 milhões em recursos públicos e questionou cláusulas do certame. “Quero fazer um alerta aos que manipulam a publicidade, de que eu estou atento ao edital. Dia 18 quero estar presente na abertura dos envelopes. São R$ 70 milhões e na primeira cláusula está restrito que, por melhor que sejam seus profissionais, ficam excluídas aquelas agências que não tenham ao menos três anos de atendimento. Conjugado com outro item, tem que comprovar que tenha feito outro trabalho de mesma magnitude. Ou seja, sua microagência não pode participar, agência de outro estado, pode ser a melhor do país, se não tiver feito não ganha. Também estão excluídas as que não tenham contratos de 10%, ou seja, tem que provar que recebeu pelo menos R$ 7 milhões em outro trabalho. Qual empresa teriam todas as condições assim?”, questionou o deputado. O parlamentar citou alguns nomes e questionou o aumento de verba contratual em ano de disputa das eleições para governador. “Aumentando em 40% em pleno ano eleitoral, enquanto há fornecedores em atraso, prefeituras sem repasse. Você acha que tem compliance isso aí? Tem é ‘compraice’ [gelo em inglês]. Somente os amigos do rei participarão. Precisa ter transparência, coerência e gestão”, pontuou. Ainda em discurso, João Henrique questionou o gasto de verbas públicas com diárias e viagens e a escolha da equipe de governo. “Se o senhor tiver infarte vai pedir para um jogador de futebol colocar um stent em você? Temos um governo que não cumpriu o mínimo de entrega de habitação e o que fez foi advinda de emendas parlamentares ou dinheiro federal, sendo que nossa Constituição estabelece ao menos 1% de investimento. Enquanto isso me falam: deputado olhe as estradas? É chegada de um novo tempo”, finalizou. Por outro lado, Caravina defendeu escolhas do Governo Por outro lado, o deputado Pedro Caravina (PSDB) defendeu o governo de Eduardo Riedel (PSDB). “Se o senhor iniciou campanha, se for como treinamento, o discurso é válido, mas sobre informação precisa e correta o senhor não falou nada do que acontece no MS, como se fosse o pior estado. E eu vejo em pesquisa séria que o estado é outro, sem contar a aprovação de mais de 70% do atual governo”, contrapôs Caravina.








