O bem-estar e a segurança dos moradores de Dourados e seus distritos motivaram novas frentes de trabalho do deputado Zé Teixeira na Assembleia Legislativa. Nesta quarta-feira (11), o parlamentar oficializou pedidos ao Governo do Estado para solucionar problemas que afetam desde o tráfego pesado em áreas urbanas até a infraestrutura de ensino integral na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul. Uma das principais preocupações levadas ao Poder Executivo refere-se ao Distrito de Indápolis. A circulação intensa de carretas vindas de usinas e do agronegócio pela Avenida Dom Bosco (MS-274) tem gerado riscos constantes a pedestres e condutores locais. Zé Teixeira solicitou ao Detran-MS e à Secretaria de Estado de Governo (Segov) a realização de estudos técnicos para organizar o fluxo de veículos pesados. A proposta busca definir rotas alternativas ou restrições de horários para devolver a tranquilidade à área central do distrito, preservando a mobilidade de quem utiliza a via para acessar municípios vizinhos, como Fátima do Sul. O deputado também solicitou uma ação conjunta entre o Estado e a Prefeitura de Dourados para o cascalhamento e estudo de pavimentação asfáltica em cinco ruas de Vila Vargas: São Vicente, São Francisco, João Miguel do Nascimento, Santa Luzia e Esperança. Embora as vias possuam iluminação e rede de água, a ausência de asfalto compromete o acesso a serviços essenciais e dificulta o deslocamento dos moradores em dias de chuva. O objetivo é assegurar que a expansão urbana de Dourados seja acompanhada por serviços que garantam qualidade de vida em todas as regiões do município. Na área da educação, o parlamentar intercedeu pela comunidade da Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso. A unidade, que atende alunos do Ensino Fundamental ao Médio em tempo integral, além de estudantes do projeto Educação ao Longo da Vida, enfrenta problemas estruturais severos. O pedido de reforma geral enviado à Secretaria de Educação detalha a necessidade de reparos urgentes nos sistemas elétrico e hidráulico, além de melhorias na acessibilidade, banheiros e cobertura. Para o deputado, garantir um ambiente escolar digno é condição fundamental para o aprendizado e para a segurança dos jovens douradenses.
Bolsa Atleta entra no último dia de inscrições; técnicos terão seleção aberta nesta quinta-feira
Esta quarta-feira (11) marca o último dia para as inscrições no programa Bolsa Atleta, iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, executada pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), que oferece apoio financeiro a esportistas sul-mato-grossenses de diferentes níveis e modalidades. Já a partir desta quinta-feira (12), será a vez dos profissionais que atuam na formação esportiva participarem do processo seletivo, com a abertura das inscrições para o programa Bolsa Técnico. A iniciativa, pioneira no estado, contempla duas modalidades de benefício: Técnico I e Técnico II, com o objetivo de apoiar treinadores que contribuem diretamente para o desenvolvimento e o alto rendimento de atletas de Mato Grosso do Sul. Somados, os programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferecem 13 categorias de benefício para atletas e duas para técnicos, todas com duração de 12 meses, garantindo melhores condições de preparação e participação em competições, além de fortalecer o esporte sul-mato-grossense. Para concorrer à Bolsa Técnico I, o candidato deve ter no mínimo 18 anos, registro ativo no Conselho Regional de Educação Física (CREF), comprovar filiação como técnico representante de Mato Grosso do Sul, possuir pelo menos três anos de atuação profissional e estar vinculado a uma Secretaria Municipal de Esporte ou Educação. O valor mensal do benefício é de R$ 1.046,20. Já a Bolsa Técnico II oferece R$ 1.569,30 mensais, podendo chegar a R$ 3.138,60 para técnicos de atletas que participaram dos Jogos olímpicos, paralímpicos e surdolímpicos. Entre os requisitos estão idade mínima de 18 anos, registro ativo no CREF, comprovação de filiação como técnico representante do estado, experiência profissional mínima de três anos e participação em competições nacionais ou internacionais. As inscrições para o Bolsa Técnico devem ser realizadas exclusivamente pelo site oficial do programa: https://www.bolsa.fundesporte.ms.gov.br/ O prazo para participação vai de 12 a 23 de março, e o processo seletivo também prevê uma etapa de entrevistas com os candidatos inscritos. A avaliação dos técnicos será baseada na pontuação obtida por seus atletas em competições. Todas as orientações podem ser consultadas no manual do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, (clique para acessar). Acesse o edital do processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2026, (clique para acessar). Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Rodada desta quarta-feira define últimos semifinalistas do Campeonato Estadual
A semifinal do Campeonato Sul-Mato-Grossense fica completa com os jogos desta quarta-feira (11). Pela rodada de volta da segunda fase, Corumbaense FC e Ivinhema FC agora jogam em casa contra Dourados AC e AA Bataguassu, respectivamente, nos confrontos que vão definir os adversários de CE Naviraiense e Operário FC, previamente classificados por terem sido os melhores na primeira fase. Os dois jogos acontecem às 19h30. No Estádio Arthur Marinho, Corumbaense e DAC se enfrentam em igualdade de condições. Na partida de ida no último domingo (8), em Dourados, terminou empatada em 1 a 1, gols de Rincon para o Carijó e de Flaviano para o time da casa. Agora, o vencedor avança para enfrentar o Operário na semifinal e, em casa de novo empate, por qualquer placar, a disputa termina nos pênaltis. A arbitragem da partida é de Raphael de Souza Cosmo, auxiliado pelos assistentes Eduardo Gonçalves da Cruz e Edson Campos Mendonça. Os quarto e quinto árbitros são João Bosco Echeverria e Marcos Ribeiro de Araújo. A partida tem transmissão pelo portal ge.com/ms. No Estádio Saraivão, o Ivinhema tenta reverter a vantagem conquistada pelo Bataguassu. No jogo de ida, domingo, o Tucunaré fez valer o fator casa e venceu por 2 a 1, gols de Luizão e do artilheiro do campeonato, Alex Choco, com Tiui descontando, e agora um empate basta para ser semifinalista para enfrentar o Naviraiense. Para o Azulão do Vale, só a vitória interessa. Se fizer dois ou mais gols de vantagem, fica com a vaga. Em caso de vitória pela diferença mínima, por qualquer placar, a disputa vai para os pênaltis. Luiz Eduardo Duarte é o árbitro e terá como assistentes nas laterais Cícero Alessandro de Souza e Marcos dos Santos Brito. Os quarto e quinto árbitros são Jeury Wesley Soares e Renan Pires Claro. O jogo tem transmissão pelo canal Lance! no YouTube.
Gaeco/MPMS deflagra Operação Pombo Sem Asas
O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO), deflagrou na manhã de hoje a Operação “Pombo Sem Asas”, com o objetivo de desmantelar o núcleo de facção criminosa de âmbito nacional que atua no Estado, notadamente em unidades prisionais da Capital, voltado para a prática de crimes de tráfico de drogas e que se valia da corrupção ativa de servidor público para o alcance de seus objetivos. A investigação, iniciada a partir do compartilhamento de provas obtidas em apuração anterior que levou à exclusão de um policial militar pela prática de corrupção, revelou um esquema estruturado para garantir a entrada de entorpecentes e aparelhos celulares no complexo penitenciário de Campo Grande mediante o pagamento de propina. O servidor, então responsável pela vigilância externa através das torres do presídio da Capital, recebia vantagens financeiras indevidas de internos e familiares, integrantes de facção criminosa, para permitir o arremesso de pacotes contendo drogas e celulares por cima dos muros da unidade. O trabalho investigativo demonstrou que detentos coordenavam a logística externa dos arremessos de objetos ilícitos, executados por membros da organização criminosa que estavam em liberdade. O grupo também utilizava contas bancárias próprias e de terceiros para movimentar valores do tráfico e realizar o pagamento de subornos, visando à manutenção das comunicações com o meio externo e ao fortalecimento da facção no Estado. Além dessa atuação, a rede criminosa articulava, ainda, o envio de entorpecentes para outras unidades da federação. A operação cumpre 35 (trinta e cinco) mandados judiciais de prisão preventiva e 24 (vinte e quatro) de busca e apreensão domiciliar, na cidade de Campo Grande e nos Estados de São Paulo, Mato Grosso e Rio Grande do Norte. A investigação contou com o apoio da Corregedoria-Geral da Polícia Militar do Estado e da Gerência de Inteligência Penitenciária da Agepen. As diligências contam com o apoio operacional da Polícia Militar, por meio de equipes do Batalhão de Choque, do Batalhão de Operações Especiais e das Forças Táticas do 1º Batalhão de Polícia Militar e da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar. O nome da operação – “Pombo Sem Asas” – faz alusão ao termo utilizado pelos próprios criminosos para nominar os pacotes contendo drogas e celulares lançados para o interior do presídio (“pombos”), seja por simples arremessos manuais, seja com a utilização de drones, e à ação do Estado em interromper esse fluxo, neutralizando a logística de comunicação e o abastecimento de materiais ilícitos para a organização criminosa.
Em sessão solene, Marcelo Mourão homenageia “Mulheres de Valor”
O vereador Marcelo Mourão (PL) realizou, na noite desta terça-feira, na Câmara Municipal de Dourados, a sessão solene “Mulheres de Valor”, evento que homenageou 38 mulheres que, com coragem, dedicação e compromisso, ajudam a construir todos os dias a história do município. A solenidade foi realizada em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e reuniu familiares, amigos e convidados que prestigiaram as homenageadas em um momento de reconhecimento e valorização do papel feminino na sociedade. Durante a cerimônia, Marcelo Mourão destacou que cada mulher homenageada representa trajetórias marcadas por desafios, conquistas e superações. Segundo o vereador, muitas dessas histórias permanecem no anonimato, mesmo diante da grande contribuição que essas mulheres oferecem à comunidade. “Cada mulher homenageada aqui carrega uma história única, marcada por desafios, conquistas e muita superação. São mulheres que fazem a diferença em suas famílias, em suas profissões e nas comunidades onde vivem. Muitas vezes esse trabalho acontece de forma silenciosa, sem o reconhecimento que merece, mas é justamente esse esforço diário que transforma realidades e fortalece a nossa sociedade. Esta sessão solene é uma forma de agradecer e dar visibilidade a essas mulheres que tanto contribuem para o desenvolvimento humano e social de Dourados”, destacou o vereador. Além da homenagem, o parlamentar também aproveitou a ocasião para prestar contas das ações de seu mandato, apresentando um balanço das atividades realizadas ao longo de 2025 e nos primeiros meses deste ano. A solenidade ainda contou com a apresentação da cantora Natália Abdala, que também foi uma das homenageadas da noite e emocionou o público presente com sua participação artística. Marcelo Mourão ressaltou que a transparência e o diálogo com a população são pilares importantes de sua atuação no Legislativo. “Esse também é um momento de mostrar à população o trabalho que estamos realizando. Nosso mandato é pautado pelo compromisso com as pessoas, ouvindo as demandas da comunidade e buscando soluções que tragam melhorias reais para Dourados”, acrescentou. Falando em nome das homenageadas, a professora Gicelma Chacarosqui agradeceu a iniciativa e destacou a importância do reconhecimento ao papel feminino na sociedade. “É neste tipo de reconhecimento que podemos destacar para todos a força produtiva da mulher. Cada uma de nós, em seu espaço de atuação, contribui para construir uma sociedade mais justa, solidária e humana”, afirmou. HOMENAGEADAS Foram homenageadas na sessão “Mulheres de Valor” as seguintes personalidades: 1 – Aline Maldonado Veiga Leal2 – Ana Lúcia Kuttert da Silva3 – Ana Lucia Pereira Borges Ebenritter4 – Carolina Vaz Aguero Lima5. Cláudia Alessandra Gomes de Souza6. Claudia Cecília Nakagaki Cunha Fukuda7. Cleonice Duarte Vernal8. Cristina da Costa Silva9. Dielma de Sousa Borges Cassuci10. Elisângela da Silva Maciel11. Elza Alves Pereira Bonfá12. Eunice Soares Pereira Lopes13. Francisca Juvita dos Santos14. Gicelma Chacarosqui15. Giovanna Matoso Coller16. Ivana Viana de França17. Josiane Madalena18. Jovana Aparecida dos Santos Vargas19. Lucimar Teodoro de Oliveira20. Márcia Pierin21. Maria Aparecida do Nascimento Pereira22. Maria Tereza Delfino23. Marilza Cândido da Silva24. Marizete Cândida trindade25. Marlene Salomone da Matta26. Nathalia Abdala Moitinho27. Regina Luzia Rasera Alves28. Rógina de Castro Martins de arruda29. Rose Marie Bertoto30. Rosemar Borges Rosendo31. Salete Maria Poyer32. Sebastiana Aparecida de Castro33. Simony de Oliveira Leite Santana34. Taianne Marques da Silva Souza Bianchi35. Tânia Clara Ebenritter36. Tania Rejane de Souza baqueti37. Thamara de Brito Moura38. Thamires Larroque Flores
Secretaria de Saúde promove ações de prevenção no Dia Mundial do Rim
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sems), realiza nesta quinta-feira (12), duas ações especiais em alusão ao Dia Mundial do Rim, com atividades voltadas à prevenção e à detecção precoce de doenças renais. Em Dourados, 252 pessoas atualmente realizam tratamento de diálise, o que reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do acompanhamento contínuo da saúde renal. As iniciativas acontecem em parceria com instituições de saúde e ensino e têm como objetivo ampliar o acesso da população a informações e serviços preventivos. A primeira ação será realizada das 7h30 às 11h, na Praça Antônio João e a expectativa é realizar mais de 150 atendimentos durante o período da manhã. As atividades serão conduzidas pela equipe da Clínica do Rim, em parceria com a equipe e-Multi da Atenção Primária de Dourados, acadêmicos do curso de Nutrição da Unigran e alunos dos cursos de técnico de enfermagem e análises clínicas do Senac. No local serão oferecidos exames de sangue, especialmente dosagem de creatinina e tipagem sanguínea, além de verificação de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, avaliação antropométrica e auriculoterapia. A população também receberá orientações sobre cuidados com os rins, prevenção do pé diabético e identificação do açúcar escondido em produtos industrializados, destacando as armadilhas do marketing alimentar. Também haverá distribuição de água mineral e outras atividades educativas e preventivas. Já a segunda ação ocorre das 7h às 10h, com os participantes do grupo Hiperdia da unidade de saúde do bairro Santo André. O encontro será realizado na quadra esportiva da Escola Estadual Maria da Glória Muzzi Ferreira e é uma parceria entre a Unidade Crítica Médica (UCM) e a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com Glaucia Eberhardt, Coordenadora da Rede de Atenção à Saúde das Pessoas com Doenças Crônicas, atualmente, o grupo atende cerca de 30 pacientes, que participam regularmente de atividades voltadas ao controle de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. “Durante o encontro serão realizadas orientações sobre cuidados com os rins, avaliação antropométrica, verificação de glicemia capilar, aferição da pressão arterial e avaliação da frequência cardíaca”, informou. A programação também inclui aula de alongamento, distribuição de material informativo, bate-papo sobre prevenção e detecção precoce de doenças renais e uma atividade interativa chamada “Jogo da Vida Saudável”, voltada à conscientização sobre hábitos que contribuem para a saúde.
Retomada de obra de Ceim vai garantir 376 vagas em Dourados
A Prefeitura de Dourados assinou, nesta quarta-feira (11), a ordem de serviço para o reinício imediato das obras do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) da Vila Erondina. O projeto, que estava paralisado desde 2019 com apenas 36% de execução, recebeu o respaldo do deputado Zé Teixeira durante o ato de lançamento. A estrutura terá capacidade para atender até 376 crianças em dois turnos, ou 188 em período integral, suprindo uma demanda histórica das famílias da região por vagas e assistência educacional. O empreendimento faz parte de uma estratégia de gestão que prioriza a conclusão de projetos inacabados para otimizar os recursos públicos. Com 1.510 metros quadrados de área construída, o centro contará com salas de aula, fraldários, lactário, solários e áreas multiuso. Para Zé Teixeira, a continuidade do projeto reflete um compromisso com o bem-estar da população douradense e com a eficiência administrativa, assegurando que o investimento de mais de R$ 3,3 milhões — fruto de parceria entre o município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) — finalmente se transforme em benefício real. A expectativa é que a unidade seja entregue em fevereiro de 2027, após anos de espera causados por rescisões contratuais anteriores. A nova frente de trabalho, sob responsabilidade da empresa CR Arquitetura e Construção Ltda., assume o compromisso de entregar uma estrutura completa, que inclui desde espaços pedagógicos até áreas de lazer e apoio administrativo. O parlamentar destacou a satisfação em ver o projeto avançar, ressaltando que o foco no encerramento de obras paradas é o caminho para garantir o atendimento digno às crianças de Dourados.
Evento internacional: Governo de MS mobiliza secretarias e vai contribuir com uma série de ações na COP15
Mato Grosso do Sul será sede de um grande evento internacional, que vai movimentar o turismo e a economia regional. A COP15 vai ocorrer de 23 e 29 de março em Campo Grande. O Governo do Estado mobilizou sua equipe e vai promover uma série de ações em diferentes secretarias, para contribuir e apoiar a conferência. A Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) estará a frente das ações envolvendo o Governo do Estado, mas as demais pastas vão fazer sua parte para que o evento seja um sucesso. A Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) será fundamental na área de segurança, vigilância e fiscalização do evento. Junto com as demais forças (segurança), o objetivo é criar um ambiente seguro, pacífico e harmonioso para as atividades da COP. Houve a criação de um plano de segurança integrado entre os órgãos que envolvem órgãos de segurança na esfera federal, estadual e municipal, que se iniciou em julho do ano passado. A Sejusp inclusive publicou uma resolução sobre o tema, com a implantação de um grupo de trabalho. A Segurança Pública Estadual vai contribuir com o policiamento ostensivo, resgate e salvamento de vítimas, assim como, combate e prevenção à incêndios, ordenamento de trânsito e bloqueio de vias públicas para oferecer toda segurança necessária aos participantes e chefes de estado. Os trabalhos em conjunto terão a participação das policias estaduais, além da PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e Guarda Municipal. e até do Exército Brasileiro. Gabinete integrado Será instalado o Gabinete de Ações Integradas nas dependências do CICC/MS (Centro Integrado de Comando e Controle de Mato Grosso do Sul), com a participação de 40 pessoas, tendo representantes de diversos órgãos de segurança, inclusive agências de inteligência, trânsito e demais de interesse. O grupo pode continuar as atividades até uma semana depois (encerramento), caso haja necessidade. Pela magnitude do evento também haverá patrulhamento aéreo (helicópteros e se precisar aviões) tanto para operações táticas, como médicas se houver necessidade. Os Batalhões de Choque e de Operações Especiais da PMMS estarão de prontidão para acionamentos para qualquer contratempo. A Polícia Civil terá uma delegacia (unidade) dedicada aos turistas na sede do evento e a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista) vai funcionar 24 horas por dia na Capital. Também houve a formação da primeira turma de policiamento turístico (Polícia Militar). O Corpo de Bombeiros vai coordenar as ações de prevenção e combate a incêndios e atendimento médico no local do evento em conjunto com demais autoridades. Fiscalização O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de MS) irá contribuir com a segurança viária e para facilitar o deslocamento tanto de autoridades, quanto dos participantes da COP. Também ficará responsável por todo o isolamento da área delimitada pela segurança (presidentes), tanto para veículos quanto aos pedestres. Já a Agems (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de MS) vai atuar na garantia de segurança energética e eficiência na mobilidade dos participantes, para que o evento internacional esteja alinhado às melhores práticas de sustentabilidade e gestão de serviços públicos. Ela vai trabalhar em conjunto com a concessionária Energisa, garantindo segurança e estabilidade no fornecimento. No campo da mobilidade urbana, o foco será na logística de transporte dos participantes, em parceria com a Agetran e com empresas de transporte. Experiência e aprendizado A SES (Secretaria Estadual de Saúde) vai apresentar durante a COP ações consideradas de destaque nacional. Entre elas está a abordagem em relação a Saúde Única, que integram a saúde humana, animal e ambiental, buscando assim uma gestão inovadora voltada à prevenção de riscos sanitários e à proteção dos ecossistemas. Esta apresentação ao público será feita no stand do Governo do Estado. As iniciativas demonstram como a integração entre diferentes áreas permite antecipar riscos associados às mudanças ambientais, às transformações climáticas e à interface entre fauna silvestre, animais domésticos e populações humanas. “Mostra o protagonismo (Estado) na construção de soluções inovadoras alinhadas aos desafios globais de saúde, biodiversidade e sustentabilidade”. Na educação o foco será o seu papel pedagógico. A SED (Secretaria Estadual de Educação) fez uma recomendação para todas as escolas estaduais para apresentar a COP aos alunos, explicando do que ela vai tratar e durante a realização do evento os professores vão apresentar os temas nas salas, pedindo inclusive projetos escolares e inspirando a pauta das espécies migratórias nas atividades. Momento de aprendizado e atualização sobre o tema Já no campo acadêmico, a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) vai participar de painéis conectando pesquisadores, estudantes e gestores públicos. Os estudantes da universidade e de outras instituições foram mobilizados para atuar no suporte técnico e logístico do evento, recebendo certificação internacional. Arte e turismo Um evento internacional é uma grande oportunidade para divulgar e apresentar as belezas no Mato Grosso do Sul para cidadãos de todo mundo. Com este foco a Fundtur-MS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul) preparou uma série de ações e atividades durante o período. Na programação oficial será realizado um painel (Blue Zone) abordando o tema de Turismo de Observação de Aves no Mato Grosso do Sul, com ênfase nas espécies migratórias e na forma como o Estado vem estruturando políticas públicas e iniciativas para o desenvolvimento do aviturismo. Também será ofertado experiências turísticas aos participantes, com opções de roteiros que incluem atividades para o dia 28 de março (dia livre da programação), bem como sugestões de rotas de dois a três dias antes do evento começar. Uma grande chance de conhecer a biodiversidade e cultura do Estado. Em Campo Grande haverá atrativos como Bioparque Pantanal, Museu Dom Bosco, Parque Estadual do Prosa e Parque Estadual Matas do Segredo. Outro foco será a articulação e mobilização da rede hoteleira, principalmente em Campo Grande para garantir aos participantes uma estrutura adequada a todos. Para valorizar a cultura regional, a Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), por meio da FCMS (Fundação de Cultura de MS) vai levar a tradicional e conceituada “Casa
Polícia Científica de MS utiliza técnica própria de contraste para otimizar tomografias durante necropsias
A Polícia Científica de Mato Grosso do Sul está implementando o uso rotineiro de uma técnica de tomografia com contraste em exames de necrópsia no IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), em Campo Grande. O diferencial da iniciativa é a utilização de um contraste de produção própria, desenvolvido dentro da instituição, o que garante a otimização da tecnologia e uma significativa redução de custos para o Estado. A aplicação do contraste permite visualizar com alta precisão a rede vascular após o óbito, facilitando o trabalho pericial em casos complexos. Enquanto a tomografia convencional pode não apresentar alterações evidentes em certas situações, a nova metodologia ajuda a identificar obstruções, rompimentos ou extravasamentos internos de forma clara e rápida. Eficiência e baixo custo na Medicina Legal Diferente de protocolos internacionais que utilizam insumos de alto valor, a solução adotada em Campo Grande foi pensada para a realidade da segurança pública local. A fórmula utiliza uma base de água, sulfato de bário e um agente estabilizador, permitindo que o contraste permaneça no sistema vascular durante todo o exame sem vazar para outros tecidos. Com essa inovação, o perito médico-legista consegue gerar reconstruções tridimensionais detalhadas das estruturas do corpo. Essa “necrópsia virtual” auxilia na determinação da causa da morte em casos de infartos, hemorragias internas ou mortes inicialmente classificadas como indeterminadas, servindo como uma ferramenta complementar indispensável à necrópsia tradicional. Estrutura tecnológica Mato Grosso do Sul destaca-se no cenário nacional por possuir tomógrafos próprios em suas unidades de perícia. Atualmente, o IMOL de Campo Grande e de Dourados contam com esses equipamentos, posicionando o estado na vanguarda da investigação forense no Brasil. Desenvolvimento científico e parcerias Além disso, a consolidação desta técnica é fruto de estudos científicos conduzidos dentro da própria Polícia Científica. O projeto integra a pesquisa de mestrado do servidor Rodrigo Borges Gomes, agente de Polícia Científica e biomédico, desenvolvida no programa de Ciência dos Materiais da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Foi o próprio servidor quem desenvolveu a formulação do contraste, unindo a expertise prática do dia a dia pericial com o rigor acadêmico. O trabalho conta ainda com a colaboração técnica do Instituto Médico-Legal do Distrito Federal e prevê, para as próximas etapas, a ampliação do número de casos analisados para aprofundar ainda mais a eficácia da solução proposta. Comunicação PCi-MS








