Mato Grosso do Sul está entre os finalistas do Prêmio Inovação em Infraestrutura Social, uma das principais premiações do setor no país. O Governo do Estado foi indicado por meio do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE) e figura ao lado de instituições de referência nacional. A cerimônia será realizada no dia 7 de abril, na sede da B3, em São Paulo, durante o Fórum de Infraestrutura Social, promovido pelo PSP Hub. Na categoria Instituição Pública do Ano, o EPE concorre com o BNDES, o Banco do Brasil e a Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Governo Federal, responsáveis por alguns dos maiores projetos de infraestrutura do país. Para a secretária de Parcerias Estratégicas, Eliane Detoni, a presença na final representa o reconhecimento da evolução institucional do Estado. “Estar ao lado dessas instituições mostra que Mato Grosso do Sul alcançou um nível de maturidade e governança capaz de competir com as principais referências nacionais. Somos a única instituição a nível subnacional a concorrer. É um resultado de projetos pautados pela transparência, integridade, qualidade técnica e segurança jurídica”. Projeto de MS também ganha destaque Além da indicação institucional, a Parceria Público-Privada (PPP) do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul concorre em duas categorias. O projeto foi selecionado como destaque do biênio 2024-2025 e entre os finalistas em Inovação Regulatória. Entre as medidas que fizeram o projeto alcançar o caráter inovador estão a gestão dinâmica de insumos hospitalares, um modelo de garantias em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID considerado inédito no país e a certificação internacional FAST-Infra, voltada a projetos alinhados a metas de sustentabilidade e desenvolvimento. Protagonismo feminino em evidência A premiação também reconhece lideranças do setor. Na categoria Personalidade do Ano, a secretária Eliane Detoni foi indicada ao lado de nomes de destaque nacional, como Luciene Machado (BNDES), Raquel Barbosa (Bahia) e Larissa Junckes (Canoas/RS). O reconhecimento reforça o avanço da participação feminina em um setor historicamente marcado pela predominância masculina e projeta Mato Grosso do Sul entre os protagonistas da nova agenda de infraestrutura social no Brasil. Comunicação EPE
Publicado os selecionados para venda de alimentos e artesanato na 2ª Festa da Páscoa
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), publicou nesta quarta-feira (25) o resultado do sorteio e da classificação dos candidatos selecionados e suplentes da chamada pública nº 002/2026 para atuar na venda de alimentos e artesanato durante a 2ª Festa da Páscoa. O evento será realizado entre os dias 3 e 5 de abril, no Parque Antenor Martins, reunindo diversas atrações voltadas ao lazer, cultura e esporte. A lista completa com os nomes dos contemplados e do cadastro de reserva pode ser consultada no Diário Oficial do Município, na edição suplementar. O sorteio ocorreu nesta terça-feira (24), na sede da Semaf, com a presença dos inscritos. Conforme as regras do edital, os candidatos que não compareceram foram considerados inabilitados no processo. “Fizemos tudo procedimento respeitando as regras da chamada pública e, também, privilegiando a transparência, já que as pessoas puderam acompanhar de perto o sorteio que definiu os selecionados para a venda de alimentos, bebidas e artesanato na 2ª Festa da Páscoa”, explica Bruno Pontim, secretário municipal de Agricultura Familiar e um dos organizadores da festa. Ao todo, foram disponibilizadas vagas em diferentes categorias, contemplando comerciantes e empreendedores locais. São 10 vagas para ambulantes na categoria 1, cinco para ambulantes na categoria 2, além de 20 espaços destinados a expositores de produtos artesanais. Também foram ofertadas cinco vagas para venda de produtos diversos, 15 para food trucks na categoria 1, 10 para food trucks na categoria 2 e duas vagas para restaurantes. “Não estamos medindo esforços para garantir que tanto os comerciantes quanto a população desfrutem de uma Festa da Páscoa com muita organização, segurança e conforto”, ressalta Bruno Pontim. O processo de credenciamento teve início no dia 6 de março e seguiu até o dia 13, prazo final para confirmação das inscrições por parte dos interessados. “Seguimos da determinação do prefeito Marçal Filho de realizar o chamamento público com muito critério, afinal, os selecionados vão comercializar alimentos para o público e precisam passar por um processo rigoroso de seleção”, comentou Bruno Pontim. A 2ª Festa da Páscoa promete repetir o sucesso da edição anterior, realizada em 2025, com uma programação diversificada. Estão previstas atrações como shows nacionais e regionais, liberação da pesca no lago do parque, comercialização de peixe fresco, brinquedos infláveis para crianças, feira de artesanato e competições esportivas, incluindo a Corrida da Páscoa, torneios de vôlei, futsal e beach tênis.
Zé Teixeira cobra melhorias no trânsito e homenageia empreendedorismo
O deputado estadual Zé Teixeira apresentou, nesta quarta-feira (25), medidas que pretendem solucionar problemas na mobilidade urbana de Campo Grande e valorizar a trajetória empreendedora em Dourados. Na Capital, a atuação do parlamentar foca na segurança de motoristas e pedestres que circulam pela região do Shopping Campo Grande, enquanto em Dourados, o reconhecimento volta-se para a consolidação de empreendimentos que geram emprego e renda há duas décadas. A primeira demanda apresentada à Prefeitura de Campo Grande e à Agência Municipal de Trânsito (Agetran) refere-se à urgência de novos estudos técnicos para a sinalização no cruzamento das ruas Dr. Paulo Machado e Arquiteto Rubens Gil de Camillo. A intervenção atende a reclamações de cidadãos que enfrentam dificuldades diárias no trecho. Segundo o parlamentar, a sinalização atual, instalada em 2011, tornou-se obsoleta diante do crescimento do fluxo de veículos nos últimos anos, resultando em desrespeito à sinalização de “Pare” e riscos constantes de acidentes, especialmente nos horários de pico. O pedido encaminhado ao Executivo Municipal reforça a necessidade de uma readequação completa, que pode incluir desde o reforço das sinalizações horizontal e vertical até a instalação de semáforos. Para o deputado, garantir a fluidez no trânsito da Capital é uma prioridade que impacta diretamente a qualidade de vida e a segurança de quem trafega por uma das áreas mais movimentadas da cidade. Ainda nesta quarta-feira, o parlamentar dedicou espaço na Assembleia Legislativa para destacar o sucesso do setor gastronômico de Dourados. Zé Teixeira propôs uma Moção de Congratulação aos empresários Pedro Paulo Nery Rocha (Pedrinho) e Luiz Alberto (Grilo), pelos 20 anos de fundação do Grilo’s Restaurante. O parlamentar ressaltou a trajetória dos homenageados, que iniciaram a vida profissional como garçons e transformaram o sonho de empreender em um dos pontos de referência da Avenida Weimar Gonçalves Torres, no coração do município. Ao fundamentar a homenagem, Zé Teixeira pontuou que o sucesso do restaurante não representa apenas uma vitória pessoal dos proprietários, mas um exemplo de perseverança que fortalece a economia local e inspira novos empreendedores. O reconhecimento parlamentar celebra o impacto social do estabelecimento, que há duas décadas contribui com a geração de postos de trabalho e com o desenvolvimento do setor de serviços em Dourados.
Câmara promove homenagem a servidoras e destaca protagonismo feminino no Legislativo
“Mulheres que constroem histórias no Legislativo” será realizada no dia 26 de março, com reconhecimento ao trabalho feminino na Casa de Leis A Câmara Municipal de Dourados promove, na próxima quinta-feira (26), a Sessão Solene “Mulheres que constroem histórias no Legislativo”, em homenagem às servidoras que contribuem diariamente para o funcionamento e fortalecimento do Poder Legislativo no município. A cerimônia será realizada às 19 horas, na sede da Casa de Leis, em Dourados, e irá reconhecer o trabalho de 140 mulheres que atuam em diferentes setores, desempenhando funções essenciais para o atendimento à população e o desenvolvimento das atividades parlamentares. A presidente da Câmara, vereadora Liandra da Saúde (PSDB), destacou a importância da valorização das mulheres no serviço público e o papel fundamental que exercem dentro do Legislativo. “Esta é uma homenagem mais do que merecida às mulheres que fazem a diferença todos os dias no funcionamento da Câmara. São servidoras comprometidas, que contribuem com dedicação, responsabilidade e sensibilidade para que o nosso trabalho chegue com qualidade à população”, afirmou. Segundo a presidência, a sessão solene também tem como objetivo reforçar o reconhecimento institucional à presença feminina nos espaços públicos e valorizar trajetórias que constroem a história do Legislativo municipal. A Câmara conta hoje com a maior bancada feminina da história, sendo representada pelas vereadoras Liandra da Saúde, Ana Paula Benites Fernandes, Isa Marcondes e Karla Gomes. O evento é aberto ao público e integra as ações da Câmara voltadas à valorização das mulheres e ao fortalecimento de políticas institucionais de reconhecimento e inclusão.
Secretaria de Saúde inicia sábado vacinação contra Influenza com foco em grupos prioritários
A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia no próximo sábado, dia 28 de março, a campanha de vacinação contra a Influenza, em um cenário de alerta provocado pelo aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados ao vírus no Mato Grosso do Sul. “A vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra o vírus Influenza, que tem elevado potencial para evoluir para quadros graves quando encontra um paciente debilitado ou portador de comorbidades”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. Dados epidemiológicos apontam que os casos de SRAG por Influenza cresceram significativamente em Dourados, entre os anos 2024 e 2025. Em 2024, foram registrados 60 casos, enquanto em 2025 o número subiu para 86, um aumento de 43%, indicando maior circulação do vírus e avanço dos quadros graves. Apesar da redução no número de mortes, de 20 óbitos em 2024 para 15 em 2025, a doença ainda apresenta impacto relevante. A taxa de letalidade, embora tenha reduzido, segue considerada alta, principalmente entre os grupos mais vulneráveis. De acordo com o secretário Márcio Figueiredo os dados também confirmam que a população idosa continua sendo a mais afetada. Pessoas com 70 anos ou mais concentram a maior parte dos casos graves e óbitos, padrão que se manteve nos dois anos. “Outro ponto de atenção é o avanço da Influenza A entre os vírus respiratórios. Em 2024, foram registrados 53 casos, número que saltou para 176 em 2025, um crescimento superior a 230%, consolidando o vírus como um dos principais responsáveis por internações em Dourados”, enfatiza. Diante desse cenário dos últimos dois anos, a Prefeitura reforça a importância da vacinação como principal estratégia de prevenção. No município, a campanha terá início com o Dia D de mobilização, no sábado, dia 28 de março, com atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 8h às 16h, com exceção das UBS Novo Horizonte, Vila Rosa, Chácara Caiuás, Vila São Pedro, Distrito Panambi, Distrito de Indápolis e Vila Macaúba. A sala de vacina do PAM, das 8h às 16h. Para ampliar o acesso, também haverá uma ação especial em praça Antônio João, das 8h às 12h. A princípio, imunização é destinada aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, incluindo idosos com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde e da educação, povos indígenas e quilombolas, além de pessoas com comorbidades e outros grupos em situação de vulnerabilidade. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar cerca de 100 mil pessoas durante a campanha. Neste primeiro momento, o município receberá aproximadamente 6 mil doses, com distribuição gradual conforme o envio do Governo Federal. “As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários precisam procurar as unidades de saúde e receber a vacina contra o Influenza, pois somente assim ficarão protegidas da gripe”, completa Márcio Figueiredo. A Prefeitura de Dourados reforça que a vacinação é a forma mais eficaz de evitar casos graves, internações e óbitos por Influenza, especialmente em um período de maior circulação de vírus respiratórios, e orienta que a população procure a unidade de saúde mais próxima para se proteger.
Fora de casa, Operário encara o Araguaína na estreia da Copa Verde
Noite de estreia do Operário FC em mais uma competição da temporada 2026. Nesta quarta-feira (25), às 18h30 (MS), o Galo enfrenta o Araguaína Futebol e Regatas-TO pela primeira rodada da fase de grupos da Copa Centro-Oeste, torneio regional que agora abre a nova Copa Verde. A partida no Estádio Mirandão tem arbitragem de Wesley da Silva Santos, auxiliado pelos assistentes Arthur Pancieri Pires e Adilson Gomes de Oliveira, todos do Espírito Santo. A partida tem transmissão pelo canal CBF TV, no YouTube. Operário e Araguaína estão no Grupo A, aberto nesta terça (24) com a vitória do Rio Branco-ES sobre o Vila Nova-GO por 1 a 0, em Cariacica (ES). Na partida que fecha a primeira rodada, também nesta quarta, o Capital-DF recebe o Primavera-MT no Estádio JK, em Brasília (DF). Para o jogo, a delegação do Operário viajou para Tocantins na segunda-feira e fez um treino no dia seguinte. O técnico Paulo Massaro deve manter a base do time que, no último sábado (21), vence AA Bataguassu na partida de ida da final do Campeonato Sul-Mato-Grossense. A baixa deve ser o zagueiro Jonilson, que saiu da partida do Estadual nos primeiros minutos por sentir uma contusão muscular. No ataque, o treinador pode variar a dupla com Roger Modesto e Eduardo Tanque, que iniciaram a partida, ou Danilinho e Arthur Manoel, que entraram no intervalo e mantiveram o bom desempenho. O Araguaína disputa a Copa Verde pela primeira vez na história, mas o momento não é dos melhores. Campeão do Tocantins em 2025, neste ano o Tourão, como é chamado pelos torcedores, não foi bem e caiu na primeira fase, terminando em quinto lugar, com oito jogos, duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. Na Copa do Brasil foi eliminado na primeira fase pelo Primavera-SP.
Ancelotti quer Seleção com equilíbrio, atitude e qualidade
Em entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (25), em Orlando (EUA), o técnico Carlo Ancelotti ressaltou a importância do amistoso da Seleção Brasileira contra a França, nessa quinta-feira, às 17 horas (horário de Brasília), em Boston. Disse que seu modelo de time é formado por quatro atacantes e deixou claro que quer a Seleção com algumas características bem alinhadas: equilíbrio, atitude e qualidade. “Nestes meses eu tenho pensado qual é o melhor modelo de jogo para a equipe, tendo em conta as características dos jogadores. Pensamos que o modelo de jogo que queremos planejar é com quatro na frente. Contra a França, um teste importante, queremos jogar uma boa partida, controlando o jogo, tentar defender bem, que é muito importante, ter equilíbrio e jogar bem com a bola, mostrar a qualidade que os quatro da frente têm”, declarou. Ele adiantou que Marquinhos não atuará, por causa de dores na região do quadril, e que espera contar com ele no amistoso seguinte, contra a Croácia, dia 31. Ancelotti driblou bem as perguntas sobre a escalação da Seleção para o clássico dessa quinta com a França, mas abriu exceção ao revelar o nome de três dos quatro defensores que vão estar em campo para o duelo com os franceses: Wesley, Léo Pereira e Douglas Santos. Falta, portanto, um para compor a zaga. “Temos três zagueiros novos: Léo Pereira, Bremer e Ibañez, e queremos avaliar. Não tanto a condição física, mas como eles estão dentro do grupo. Obviamente, todos os três têm qualidades para estar na Copa do Mundo. Na Copa, vamos trazer quatro ou cinco zagueiros, tendo em conta que um desses zagueiros pode, em algum jogo, jogar como lateral-direito.” Sobre a lista extensa de desfalques da Seleção, em razão de lesões musculares, em sua maioria, Ancelotti afirmou que o problema atinge também outras seleções. “É um momento assim da temporada (a respeito da quantidade de lesões). É uma Data Fifa complicada para todos. Para nós, é um teste importante, contra uma equipe que pode ser favorita na Copa. Queremos mostrar uma boa atitude e qualidade.” Ele elogiou a França e citou a força de Mbappé, que vai merecer atenção especial. “São jogadores que todo mundo conhece. Jogadores muito fortes, com muita qualidade. Mbappé marcou muitos gols ano passado. Agora é um rival. Temos que defender bem contra ele. É um jogador muito rápido, com qualidade, muito efetivo na finalização. A França é uma equipe de qualidade em todos os aspectos. Tem qualidade na frente, velocidade. É muito importante para a Seleção jogar com equilíbrio. Depois, estamos focados na qualidade da nossa equipe que é muita. Brasil também pode jogar em contra-ataque, com posse de bola e pode jogar muito bem.”
Secretaria de Obras avança com operação tapa-buracos no Jardim Maracanã e mais 4 bairros
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) segue com a recuperação asfáltica em ritmo acelerado na cidade. O prefeito Marçal Filho vistoriou os serviços que se concentram no Jardim Maracanã, na manhã desta quarta-feira (25), região que as ruas se encontravam em condições críticas e agora estão sendo transformadas, com foco em um plano de manutenção urbana. Em um extenso trecho da Rua Oliveira Marques, o tapa-buracos já modifica a realidade da via. O prefeito Marçal Filho destacou que a intenção é abranger vários bairros e transformar a mobilidade urbana e a infraestrutura do município. “O serviço está avançando na cidade e o objetivo do nosso trabalho é que seja feito com qualidade e leve melhorias nas condições de trafegabilidade, valorização das regiões e claro na qualidade de vida dos douradenses”, destacou. Ao mesmo tempo em que uma equipe trabalha na região do Jardim Maracanã, outras frentes de tapa-buracos da Prefeitura de Dourados estão em ação na manhã desta quarta-feira (25) no BNH 2º Plano, mais precisamente na Rua Olinda Pires; no Parque Alvorada, atendendo a Rua Amael Pompeu Filho; na Vila Guarani, com trabalhos na Rua Antônio Moraes; na Vila Esperança, na Rua 31 de Março, esquina com Rua Olinda Pires. “A ordem é aproveitar o tempo firme para avançar ao máximo com esse trabalho que é importante para a segurança no trânsito e para a mobilidade das pessoas”, ressalta o prefeito. Marçal Filho enfatiza que o ideal seria o recapeamento asfáltico da maioria dos bairros, já que o asfalto é muito antigo e está deteriorando. “Estamos buscando emendas federais juntos aos deputados e senadores que queiram trabalhar por Dourados e, também, firmando parceria com o governo do Estado para obras de recapeamento e asfalto, já que os recursos da Prefeitura de Dourados são insuficientes para bancar esse tipo de obra”, explica o prefeito. A gestão do prefeito Marçal Filho adotou um formato novo e mais eficiente para essse tipo de trabalho, onde diferente do que era feito antigamente, quando o material asfáltico era aplicado apenas ‘por cima’ do buraco, atualmente toda extensão prejudicada é removida e posteriormente feita a recomposição com piche e nova massa asfáltica. A inovação é percebida e elogiada por moradores. O dentista Guilherme Dalmaso, 42, elogia as mudanças no serviço e diz esperar outros avanços para o bairro. “Estava difícil transitar por aqui, a suspensão do carro era danificada e agora vemos que a rua está sendo transformada, com uma ação que aparentemente chega na base então acredito que vai durar bem”, comentou ao afirmar que tem expectativa também quanto a melhorias na iluminação do bairro. Cabe destacar que em março a prefeitura iniciou a modernização completa da rede de iluminação pública do município. O contrato de pouco mais de R$ 47 milhões vai garantir a substituição de luminárias e a troca de lâmpadas de vapor por lâmpadas de LED, já em andamento nos bairros, garantindo maior claridade, economia de energia e durabilidade. Para a zeladora Sandra Maria Gobetti, 38, as diferenças em infraestrutura são notáveis na cidade. Ela conta que principalmente em dias chuvosos, trafegar pela rua Oliveira Marques era difícil, situação que agora será modificada. “A gente vê o trabalho acontecendo, nesta rua e em outras, o que é muito bom, pois quando chove mesmo, não dava para saber se ia cair num buraco ou não e agora já está ficando um tapete essa e outras da região”, apontou. Recentemente, a prefeitura também levou os serviços para regiões do Santa Brígida e do Jardim Ouro Verde. A operação faz parte do plano de manutenção urbana da Prefeitura de Dourados, que tem priorizado a recuperação da malha viária em todas as regiões da cidade, especialmente nos pontos mais críticos e de maior fluxo de veículos.
Por gravidade do caso, juiz decide manter Bernal preso
O radialista e ex-prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, de 60 anos, teve a prisão preventiva decretada após passar por audiência de custódia realizada na manhã desta quarta-feira (25), no Fórum da Capital. Ao fim da sessão, que durou cerca de duas horas, ele foi encaminhado pela Polícia Militar diretamente ao Presídio Militar, onde ficará em cela especial por ser advogado. Com a decisão, Bernal permanecerá preso enquanto o caso segue em investigação. Conforme a legislação, a prisão deve ser reavaliada pela Justiça em até 90 dias, podendo ser mantida, revogada ou substituída por medidas cautelares. Bernal chegou ao Fórum por volta das 8h20, vestindo a mesma roupa do dia anterior. O veículo da Polícia Militar entrou diretamente no local e o acesso foi fechado, impedindo a aproximação da imprensa. Ele só pôde ser visto por uma fresta no portão. Durante a audiência, o juiz analisou a legalidade do flagrante e considerou que o ex-prefeito se apresentou espontaneamente à delegacia para prestar esclarecimentos. Ainda assim, diante da gravidade dos fatos, decidiu converter a prisão em flagrante em preventiva. A defesa informou que vai protocolar habeas corpus ainda hoje no Tribunal de Justiça, com pedido de liberdade provisória ou aplicação de medidas cautelares, para que Bernal responda ao processo em liberdade. Sobre o estado emocional, a defesa afirmou que Bernal está “muito chateado” com a situação e com os acontecimentos que levaram ao caso. Segundo o advogado Wilton Acosta, a principal tese segue como legítima defesa. Ele afirmou que Bernal sustentou durante todo o tempo que reagiu a uma tentativa de invasão do imóvel e que já havia registros anteriores de situações semelhantes no local. O advogado também afirmou que a investigação ainda está em fase inicial e que elementos importantes, como imagens de câmeras de segurança, ainda não foram anexados ao processo. Segundo ele, os registros devem ser fornecidos pela empresa responsável pelo sistema de monitoramento. Neste momento, de acordo com a defesa, existem apenas duas versões sobre o caso: a de uma testemunha que estava no local e a do próprio acusado. Para o advogado, qualquer conclusão deve aguardar o avanço das investigações. Sobre o enquadramento como homicídio qualificado, a defesa contesta a tipificação adotada pela Polícia Civil. Segundo Acosta, não há elementos suficientes para sustentar essa classificação neste momento. Ele afirmou ainda que o próprio juiz reconheceu a necessidade de análise mais aprofundada, que deverá ser feita pelo Ministério Público ao oferecer eventual denúncia. A defesa também declarou que pretende evitar que o caso seja levado a júri popular. A estratégia é buscar o reconhecimento da legítima defesa já nas fases iniciais do processo. Bernal foi preso na terça-feira (24), horas após efetuar disparos que resultaram na morte do fiscal tributário Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, no Jardim dos Estados. O caso ocorreu em um imóvel na Rua Antônio Maria Coelho e teria sido motivado por uma discussão envolvendo a posse da residência. Outro membro da equipe de defesa, o advogado Oswaldo Mezza diz que saiu frustrado da audiência, porque espera a liberdade, por conta do ex-prefeito ter se entregado. “Ele não atingiu para matar, foi uma fatalidade, foi uma legítima defesa, então nós esperávamos que fosse decretada a liberdade dele, mas infelizmente foi convertida em prisão preventiva”. Campo Grande News








