Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), em ação conjunta com policiais civis da Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira), apreenderam, nesta terça-feira (24), 2 toneladas de maconha em uma área de lazer no bairro Campina Verde, em Dourados. Um homem de 44 anos foi preso em flagrante. A ação integrada foi desencadeada após as equipes receberem informações de que traficantes estariam utilizando o imóvel para armazenar drogas, que posteriormente seriam encaminhadas para outros estados do país. Durante diligências na região, os policiais localizaram uma área de lazer com as características informadas. No momento da aproximação das equipes, um homem que chegava ao local em uma Kombi tentou fugir, mas foi alcançado e preso. Questionado, ele afirmou que a droga era de sua propriedade, que o imóvel era utilizado como entreposto do tráfico e que a carga de maconha seria levada para o Estado de Mato Grosso. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 4,1 milhões, foi encaminhado à Defron, em Dourados.
O Papa: na loucura da guerra, é importante defender a vida em todas as suas fases
O Pontífice fez um apelo pela proteção da vida desde a concepção até a morte natural, com um pensamento voltado para aqueles que vivem em áreas de conflito, no final da Audiência Geral, na saudação aos fiéis da Polônia, onde se celebra, neste 25 de março, o Dia da Santidade da Vida. Dirigindo-se aos peregrinos franceses, convidou a rezar pelos Pastores da Igreja, para que estes ajudem os fiéis a “se engajarem ativamente na construção da Igreja e na construção de um mundo de paz”. O Papa Leão XIV voltou a pedir a proteção da vida humana durante a Audiência Geral desta quarta-feira (25/03) realizada na Praça São Pedro, enquanto os conflitos e hostilidades continuam semeando morte no Oriente Médio. O Pontífice fez este apelo na saudação aos peregrinos poloneses, lembrando que nesta quarta-feira, 25 de março, celebra-se o Dia da Santidade da Vida na Polônia, que promove a adoção espiritual de uma criança concebida. Abençoada e apoiada por João Paulo II, em 1994, a iniciativa agora é difundida em todo o mundo. Consiste numa oração diária, durante nove meses, pela vida de uma criança concebida que esteja em risco, podendo ser iniciada em qualquer dia do ano. Iniciativas semelhantes são “realmente necessárias”, afirmou o Papa, que lançou um novo apelo: “Em tempos marcados pela loucura da guerra, é importante defender a vida desde a concepção até o seu fim natural.” Compromisso com a construção da paz Dirigindo-se aos fiéis de língua francesa, o Bispo de Roma reiterou seu convite a trabalhar em prol da harmonia entre os povos e pediu orações pelo trabalho daqueles a quem foi confiada a orientação do Povo de Deus. “Rezemos pelos Pastores da Igreja, para que, trabalhando colegialmente e em comunidade, proclamem fervorosamente a Boa Nova e ajudem os fiéis a se engajarem ativamente na construção da Igreja e na construção de um mundo de paz.” Sejam testemunhas corajosas de Cristo Em sua saudação aos peregrinos de língua árabe e aos provenientes da Terra Santa, o Pontífice encorajou todos os fiéis a levarem a Boa Nova de Cristo e a serem suas testemunhas amorosas. “Todo cristão é chamado a ser um discípulo cheio de amor e um mensageiro corajoso para anunciar o Evangelho em todo o mundo.” Seguir o exemplo de Maria Antes de se despedir dos fiéis, Leão XIV recordou que nesta quarta-feira a Igreja celebra a Solenidade da Anunciação do Senhor. “Que seja para todos um convite a seguir o exemplo de Maria Santíssima, para estar sempre prontos a fazer a vontade de Deus”, concluiu. Vatican News
CEO do Grupo Fictor é alvo da PF por fraudes contra a Caixa
O sócio-fundador e CEO [Chief Executive Officer] do Grupo Fictor, Rafael de Gois, é um dos alvos da Operação Fallax, da Polícia Federal (PF), deflagrada na manhã desta quarta-feira (25). De acordo com a PF, o grupo criminoso do qual o diretor executivo faria parte é especializada em fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal (Caixa), além de praticar estelionato e lavagem de dinheiro. As fraudes investigadas podem alcançar valores superiores a R$ 500 milhões, segundo a PF. Em nota à imprensa, o Grupo Fictor informou que logo que os advogados de defesa tiverem acesso ao conteúdo da investigação prestará as informações necessárias às autoridades competentes, com o objetivo de esclarecer os fatos. “Foi realizada hoje [25 de março] diligência de busca e apreensão na residência de Rafael Góis, CEO da Fictor, no âmbito de investigação conduzida pela Polícia Federal. Apenas o seu celular foi apreendido”, diz a nota. O nome da holding de investimentos brasileira também aparece no caso do Banco Master. Em novembro do ano passado, a Fictor Holding Financeira anunciou a compra do Master, um dia antes do dono do banco Daniel Vorcaro ser detido pela PF no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O Banco Master está liquidado extrajudicialmente pelo Banco Central. A Operação Fallax cumpre 43 mandados de busca e apreensão e 21 de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Federal de São Paulo, em cidades dos estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e da Bahia. Foram ainda autorizadas medidas cautelares para o rastreamento de ativos financeiros, incluindo a quebra de sigilo bancário e fiscal de 33 pessoas físicas e 172 pessoas jurídicas. A Justiça também determinou o bloqueio e o sequestro de bens imóveis, de veículos, de contas e de ativos financeiros dos suspeitos até o limite de R$ 47 milhões. O objetivo é descapitalizar a organização criminosa. Investigações A PF revela que a investigação teve início em 2024, quando foram identificados indícios de um esquema estruturado voltado à obtenção de vantagens ilícitas. O grupo criminoso atuava por meio da cooptação de funcionários de instituições financeiras para inserir dados falsos nos sistemas bancários, o que permitia saques e transferências ilegais que pareciam legítimas para o sistema. O grupo também usava empresas de fachada e outras estruturas empresariais para circular o dinheiro. Posteriormente, os valores roubados eram convertidos em bens de luxo e em criptoativos, com o intuito de dificultar o rastreamento da origem ilegal. A operação contou com o apoio da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Punições Os investigados pela PF poderão responder pelos crimes de organização criminosa, de estelionato qualificado, de lavagem de dinheiro, de gestão fraudulenta, de corrupção ativa e passiva e crimes contra o sistema financeiro nacional, cujas penas, somadas, podem ultrapassar 50 anos de reclusão. Agência Brasil
TSE condena Cláudio Castro e ex-governador fica inelegível até 2030
Por 5 votos a 2, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira (24) condenar o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro por abuso de poder político e econômico na campanha à reeleição, em 2022. Castro disse que irá apresentar recurso contra a decisão. Com a decisão, Castro ficará inelegível pelo prazo de oito anos, a contar do pleito de 2022. Dessa forma, o ex-governador deve ser impedido de disputar eleições até 2030. Segunda-feira (23), ele renunciou ao mandato e anunciou que é pré-candidato ao Senado nas eleições de outubro. A saída ocorreu em função do prazo eleitoral para desincompatibilização. Pela regra, Castro precisava deixar o governo estadual seis meses antes das eleições para se candidatar a outro cargo. Acusação O TSE julgou um recurso do Ministério Público Eleitoral (MPE) para reverter a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) que, em maio de 2024, rejeitou a cassação do mandato e absolveu o ex-governador e os outros acusados no processo que trata de supostas contratações irregulares na Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj) e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) O MPE afirmou que Castro obteve vantagem eleitoral na contratação de servidores temporários, sem amparo legal, e na descentralização de projetos sociais para enviar recursos para entidades desvinculadas da administração pública do Rio. De acordo com a acusação, a descentralização de recursos ocorreu para fomentar a contratação de 27.665 pessoas, totalizando gastos de R$ 248 milhões. Julgamento A inelegibilidade foi definida no processo no qual o TSE derrubou a decisão da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro, que rejeitou a cassação do mandato de Castro e a consequente declaração de inelegibilidade. Os votos pela condenação foram proferidos ao longo de várias sessões para decidir o caso. Votaram pela inelegibilidade os ministros Maria Isabel Galotti, Antonio Carlos Ferreira, Floriano de Azevedo Marques, Estela Aranha e Cármen Lúcia. Cármen Lúcia Durante o julgamento, a presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, disse que o Judiciário voltou a julgar “práticas gravíssimas” cometidas por representantes dos eleitores do Rio. “Quero dar início [ao voto], no meu caso, com minha tristeza, mais uma vez, estarmos a votar um caso de práticas gravíssimas praticadas por governantes, que receberam do bom povo do Rio de Janeiro, a incumbência de representá-lo, e que de novo se vê com um julgamento a desmerecer aquela belíssima terra”, afirmou. Votos divergentes O ministro Nunes Marques proferiu o primeiro voto contra a inelegibilidade de Castro. Segundo o ministro, não ficou comprovado o uso eleitoreiro das contratações pelo ex-governador. Marques entendeu que não houve impactos negativos nas campanhas dos demais concorrentes na eleição. “A candidatura dos recorridos, que alcançou a vitória no primeiro turno, obteve 58,67% dos votos, tendo conquistado mais que o dobro dos votos do segundo colocado. Foram 4.930.288 votos contra 2.300.980 votos”, afirmou. Em seguida, André Mendonça também divergiu e entendeu que não houve participação direta de Castro nas irregularidades. “Embora tenha colhido os dividendos eleitorais, o que de fato justificaria a cassação, caso não tivesse havido a renúncia ocorrida na data de ontem. Não se aplica a sanção de inelegibilidade”, afirmou. Defesa Durante o julgamento, o advogado Fernando Neves, representante de Castro, disse que o governador apenas sancionou uma lei da Assembleia Legislativa e um decreto para regulamentar a atuação da Ceperj e não pode ser responsabilizado por eventuais irregularidades. Após o julgamento, Castro publicou uma mensagem nas redes sociais e disse que vai recorrer da decisão. O ex-governador disse que comandou o estado dentro da legalidade, “com responsabilidade e absoluto compromisso com a população”. “Após obter acesso ao acórdão, pretendo recorrer e lutar até a última instância para restabelecer o que considero um desfecho justo para esse caso”, comentou. Outros acusados O TSE também declarou inelegíveis: Gabriel Rodrigues Lopes, ex-presidente da Ceperj, e o deputado estadual Rodrigo da Silva Bacellar (União), ex-secretário de governo. O tribunal determinou que os votos recebidos por Bacellar deve ser retotalizados, ou seja, ele deve perder o cargo de deputado. A medida não é imediata porque ainda cabe recurso. O ex-vice-governador Thiago Pampolha foi condenado ao pagamento de multa. Agência Brasil
Zé Teixeira homenageia artesã que transforma fibras naturais em inclusão
O artesanato como instrumento de transformação social e geração de renda levará a artesã Maria de Lourdes Souza, de Nova Alvorada do Sul, a ser homenageada no Plenário Júlio Maia nesta quarta-feira (25). Indicada pelo deputado estadual Zé Teixeira, ela receberá a Medalha Conceição dos Bugres em sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a partir das 19h. A honraria celebra a trajetória de profissionais que preservam a identidade sul-mato-grossense e promovem o desenvolvimento comunitário através da arte manual. Maria de Lourdes iniciou sua caminhada no artesanato em atividades religiosas, mas consolidou sua atuação profissional a partir de 2021, com o apoio de iniciativas municipais. O diferencial de seu trabalho reside na utilização de fibras naturais e na democratização do conhecimento. Através de oficinas e capacitações, a artesã ensina desde o tratamento da matéria-prima até o acabamento das peças, priorizando um processo produtivo econômico e sustentável, muitas vezes viabilizado por meio de materiais obtidos por doação. Para o deputado Zé Teixeira, a homenagem justifica-se pelo alcance social das ações desenvolvidas por Maria de Lourdes, especialmente junto às mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), moradoras da zona rural e de assentamentos da agricultura familiar. Ao levar técnica e oportunidade de renda para essas comunidades, a artesã fortalece a autonomia feminina e valoriza os saberes locais, integrando cultura e assistência social de forma prática e efetiva. A entrega da Medalha Conceição dos Bugres faz parte das comemorações da Semana Estadual do Artesanato. O evento, proposto pela deputada Mara Caseiro, será transmitido ao vivo pelos canais oficiais da Casa de Leis, incluindo a TV ALEMS (canal 7.2 aberto), Rádio ALEMS FM 105.5 e as redes sociais do Parlamento estadual.
Ex-prefeito mata homem após disputa por imóvel em Campo Grande
O ex-prefeito de Campo Grande Alcides Bernal atirou e matou um homem, na tarde desta terça-feira (24), após confusão por invasão de imóvel. A vítima foi identificada como fiscal tributário do Estado Roberto Carlos Mazzini, de 61 anos, ele arrematou a casa em leilão e foi até o local para tomar posse. O caso ocorreu em uma casa localizada na rua Antônio Maria Coelho, no bairro Jardim dos Estados. Conforme informações, Bernal contou que foi informado pela empresa de segurança, responsável pelo monitoramento do local, que haviam pessoas invadindo o imóvel. “Eu fui para a minha casa, quando eu cheguei os caras estavam dentro da casa. Partiram para cima de mim, e aí eu tive que me defender[…] [eram] Três pessoas”, afirmou. O ex-prefeito informou, ainda, que a arma utilizada nos disparos é dele e que possui porte. Após a ocorrência, Bernal seguiu para a Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário do Centro, onde comunicou o fato à polícia. Posteriormente, ele foi encaminhado à Depac Cepol, onde o flagrante será registrado. O Corpo de Bombeiros foi à residência e constatou que um dos envolvidos já estava sem vida. O local foi isolado para trabalho da Polícia Civil e Perícia. Famoso como radialista, Alcides Bernal foi vereador de Campo Grande por dois mandatos e, em 2010, foi eleito deputado estadual. Em 2012, disputou a Prefeitura de Campo Grande e venceu no segundo turno, com 62,55% dos votos válidos. Durante o mandato como prefeito, teve uma gestão marcada por conflitos políticos. Foi cassado pela Câmara Municipal sob acusação de nove crimes político-administrativos, tornando-se o único prefeito cassado da história da cidade. A decisão foi suspensa por liminar da Justiça em 2014, o que permitiu seu retorno ao cargo, mas acabou revertida poucas horas depois pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Em 2015, voltou novamente à prefeitura por decisão judicial.
FICCOs registram 188 prisões e mais de 750 kg de drogas apreendidas entre 16 e 22 de março
No período compreendido entre 16 e 22 de março, as unidades da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO), compostas pela Polícia Federal e por forças de segurança estaduais, realizaram diversas ações de enfrentamento ao crime organizado em diferentes regiões do país. O balanço semanal aponta a realização de 188 prisões (entre flagrantes e mandados) e a apreensão de mais de 750 kg de entorpecentes. O destaque da semana ocorreu na quarta-feira (18/3), com a deflagração da Operação Força Integrada. A ação coordenada mobilizou as FICCOs de 15 estados (AL, AM, AP, BA, CE, MG, SP, ES, GO, MA, PA, PE, PR, RS e SE), resultando no cumprimento de 115 mandados de prisão e de 183 de busca e apreensão contra facções criminosas envolvidas com tráfico de armas, de drogas e com lavagem de dinheiro. Confira o resumo das principais ações no período Combate ao Tráfico e à LogísticaEm Mato Grosso do Sul, a FICCO/MS apreendeu cerca de 745 kg de drogas em Sidrolândia durante fiscalização na rodovia MS-258. Já a FICCO/CE interceptou 7,2 kg de cocaína em um ônibus que fazia o trajeto Corumbá/MS – São Paulo/SP. Em Rondônia, a FICCO/RO desarticulou um ponto de comercialização de entorpecentes em Porto Velho, onde foram apreendidos crack, cocaína, balança de precisão e um colete balístico. Crimes ViolentosEm São Paulo, a FICCO/SP cumpriu mandados que resultaram na prisão de um policial penal investigado por introduzir celulares e drogas em presídios. Em Minas Gerais, a FICCO/MG deflagrou a Operação Punho de Aço, para combater crimes violentos em Governador Valadares, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Na Bahia, a Operação Ventura desarticulou uma organização dedicada ao tráfico e à lavagem de dinheiro no Sul do estado, com o cumprimento de 19 mandados judiciais. Captura de ForagidosA cooperação internacional da FICCO/GO permitiu que a Polícia Judiciária de Portugal capturasse um foragido internacional buscado por crimes cometidos em Trindade/GO. No Pará, a FICCO/PA efetuou a prisão de um alvo remanescente da 4ª fase da Operação Coalizão pela Paz. Além disso, em ação conjunta entre as FICCOs em Goiás e em Minas Gerais, um foragido ativo em estrutura de facção criminosa foi detido em Itajá/GO com armas e com contabilidade do tráfico.
STF concede prisão domiciliar temporária ao ex-presidente Jair Bolsonaro
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu prisão domiciliar humanitária ao ex-presidente da República Jair Bolsonaro, pelo prazo inicial de 90 dias, a contar da data da alta médica, para que ele possa se recuperar do quadro de broncopneumonia. Bolsonaro foi condenado na Ação Penal (AP) 2668 a 27 anos e três meses de prisão pela prática dos crimes de organização criminosa armada, abolição violenta do Estado de Direito, golpe de Estado, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de patrimônio tombado. A pena começou a ser cumprida em 25/11/2025, quando terminou o prazo para apresentação de recursos contra a condenação. Inicialmente, o ex-presidente ficou na Superintendência Regional da Polícia Federal, mas, em 15/1, foi transferido para a Sala de Estado-Maior do 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como “Papudinha”. Em 13/3, após um quadro súbito de mal-estar noturno, Bolsonaro foi transferido para o Hospital DF Star, que atestou o quadro de broncopneumonia aspirativa. Com isso, a defesa apresentou novo pedido de prisão domiciliar humanitária, sustentando que os responsáveis pelo acompanhamento médico atestaram a necessidade de observação contínua e de pronta resposta a possíveis intercorrências, o que seria inviável no atual regime de cumprimento da pena. Em informação anexada aos autos, a equipe médica do Hospital DF Star apontou que, apesar do quadro estável, há a necessidade de monitorização clínica contínua durante o tratamento antibiótico. Em sua manifestação, a Procuradoria-Geral da República (PGR) posicionou-se favoravelmente à possibilidade excepcional de prisão domiciliar humanitária, sem prejuízo de reavaliações periódicas. Excepcionalidade do quadro de saúde Em sua decisão na Execução Penal (EP) 169, o ministro Alexandre lembrou a adequação das condições do estabelecimento prisional em garantir tratamento seguro e adequado ao ex-presidente, “com absoluto respeito à sua saúde e dignidade”. Segundo o ministro, o procedimento estabelecido “foi extremamente eficiente”, permitindo sua imediata remoção para hospital particular, sem qualquer necessidade de autorização judicial específica. No entanto, segundo o ministro, a excepcionalidade do quadro de saúde, comprovada nos autos, demonstra que “a concessão de prisão domiciliar humanitária temporária é a indicação mais razoável para a plena recuperação do custodiado”, com posterior realização de perícia médica para eventual prorrogação do prazo. A decisão determina que a prisão deverá ser cumprida integralmente no endereço residencial de Bolsonaro, com o uso de tornozeleira eletrônica. Autoriza ainda visitas permanentes de seus filhos e advogados, nas mesmas condições legais do estabelecimento prisional, além de visitas médicas permanentes, sem necessidade de prévia comunicação, observadas as determinações legais e judiciais anteriormente fixadas. Bolsonaro está proibido de usar celular, telefone ou qualquer outro meio de comunicação externa, direta ou indiretamente, por intermédio de terceiros. O descumprimento das regras implicará a revogação da prisão domiciliar e o retorno ao regime fechado ou, se necessário, ao hospital penitenciário. Leia a íntegra da decisão.
SES leva protagonismo de MS à COP-15 com ações de Saúde Única em evento internacional
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) destacou o protagonismo do Estado na agenda internacional de Saúde Única durante a COP-15 CMS (15ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Conservação de Espécies Migratórias de Animais Selvagens), realizada nesta segunda-feira (23), em Campo Grande. A participação ocorreu por meio da Coordenadoria de Saúde Única, com a apresentação de estratégias, projetos e políticas públicas desenvolvidas no território sul-mato-grossense. A palestra integrou a programação do Espaço Brasil com o painel “Um só organismo, uma só saúde: Integrando rios, florestas e saúde oceânica, com foco nas espécies migratórias”, reunindo especialistas de diferentes áreas para debater a integração entre saúde e biodiversidade. Participaram do painel a coordenadora de Saúde Única da SES, Danila Frias; Vivyanne Magalhães, do Ministério da Saúde; Camila Domit, da UFPR (Universidade Federal do Paraná) e da Rede Paraná pela Década do Oceano; e Patrícia Serafini, do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). Integração entre saúde e biodiversidade Durante a apresentação, Danila Frias destacou a importância da integração entre saúde humana, animal e ambiental, especialmente em um território como Mato Grosso do Sul, que abriga parte do Pantanal e está inserido em rotas de espécies migratórias. “A participação na COP-15 reforça o compromisso do Estado em desenvolver políticas públicas integradas, que reconhecem a relação direta entre a saúde da população, dos animais e dos ecossistemas. Trabalhar essa conexão é essencial para prevenir doenças e promover qualidade de vida de forma sustentável”, afirmou. A coordenadora também apresentou ações desenvolvidas no Estado, com foco em vigilância integrada, monitoramento de doenças e educação em saúde. As estratégias envolvem a atuação conjunta com a SEMADESC (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), e a SEAD (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), reforçando a construção de políticas públicas intersetoriais. As ações estão alinhadas ao plano de governo estadual, no qual a Saúde Única atua como eixo estruturante, considerando o equilíbrio do ecossistema como um todo e a importância do cuidado com o meio ambiente e com os animais na prevenção de agravos à saúde. Articulação nacional e experiências nos estados Representando o Ministério da Saúde, Vivyanne Magalhães destacou a importância do debate e o avanço da agenda de Saúde Única no país. “Foi um momento extremamente importante, com uma mesa composta por mulheres com grande capacidade técnica, apresentando ações concretas. Além das iniciativas nacionais, também trouxemos experiências práticas desenvolvidas nos estados, como o fortalecimento da Saúde Única em Mato Grosso do Sul”, afirmou. Segundo ela, o Ministério está em fase final de elaboração do Plano de Ação Nacional de Uma Só Saúde, que tem como objetivo ampliar a implementação da estratégia nos estados. “Esse trabalho já vem sendo desenvolvido há anos, em diferentes esferas e com várias instituições envolvidas. A institucionalização, por meio do comitê técnico interinstitucional, fortalece essa agenda e amplia a capacidade de mobilização para que as ações aconteçam de forma efetiva nos territórios”, completou. Conexão entre biodiversidade e saúde global Representando a UFPR (Universidade Federal do Paraná) e a Rede Paraná pela Década do Oceano, Camila Domit destacou que os debates da COP-15 reforçam a interdependência entre os sistemas naturais e a saúde. “O planeta funciona de forma integrada. A saúde da biodiversidade está diretamente relacionada à saúde ambiental e à saúde humana. As questões sociais, econômicas e ambientais estão interconectadas e exigem uma governança estratégica que tenha a saúde como eixo central e que leve à sociedade a compreensão da importância de cuidar da biodiversidade”, explicou. Monitoramento e evidências no litoral brasileiro A analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Patrícia Serafini, destacou o papel das espécies migratórias como indicadoras de alterações ambientais e sanitárias. “No contexto das espécies migratórias, a Saúde Única é indispensável. Esses animais funcionam como sentinelas do que está acontecendo no planeta e nos ajudam a compreender mudanças que muitas vezes não são visíveis diretamente”, afirmou. Ela também apresentou o monitoramento de praias como uma das principais ferramentas utilizadas no Brasil. “Cerca de 40% do litoral brasileiro é monitorado diariamente por meio de programas vinculados ao licenciamento ambiental federal. Esse trabalho permite identificar causas de morte dos animais, presença de contaminantes, doenças e patógenos, trazendo evidências sobre o que ocorre no oceano, inclusive em áreas de difícil acesso”, explicou. Campo Grande como sede de discussão internacional A realização da COP-15 CMS em Campo Grande reúne representantes de diversos países para discutir a preservação da biodiversidade, com foco nas espécies migratórias e nos impactos ambientais que atravessam fronteiras. O evento amplia o debate sobre como diferentes áreas, saúde, meio ambiente e desenvolvimento, se conectam diante de desafios globais cada vez mais interdependentes.







