O prefeito de Dourados, Marçal Filho, assina nesta quinta-feira (8), às 8h, a ordem de serviço para início de um conjunto de obras no Parque Alvorada que deve solucionar, de forma definitiva, os constantes alagamentos no Mosteiro Santa Maria dos Anjos, das Irmãs Clarissas. “Vamos acabar com um problema crônico de alagamento nessa região, além de fazer o recapeamento de importantes vias aqui do Parque Alvorada para garantir maior segurança e mobilidade aos moradores”, anunciou o prefeito Marçal Filho. O pacote inclui pavimentação asfáltica nas ruas Olívio Waldemar Beker e Ramão Gomes de Matos, recapeamento da Rua Sargento Moisés Soares da Silva e a implantação de sistema de drenagem com construção de bocas de dragão no acesso ao mosteiro. “São obras estruturais importantes, que poderiam ter sido realizadas há muitos anos e não foram, mas agora a nossa gestão vai solucionar esses problemas em definitivo”, salientou o prefeito. Com investimento total de R$ 1.643.523,19, oriundos de recursos federais com contrapartida do município, a obra terá prazo de execução de seis meses e contempla uma série de melhorias estruturais. Entre os serviços previstos estão a implantação de galerias de águas pluviais, bocas de lobo, poços de visita, além de pavimentação, recapeamento, meio-fio, calçadas e sinalização viária. O mosteiro, inaugurado em 2009 e primeiro de clausura feminina de Mato Grosso do Sul, sofre há anos com enxurradas que invadem o local em dias de forte chuva. Situado em uma área mais baixa do bairro, o espaço acumula histórico de transtornos enfrentados pelas religiosas, mesmo após intervenções anteriores realizadas por gestões passadas. A nova intervenção busca corrigir definitivamente o problema por meio de um sistema de drenagem mais eficiente, aliado à reestruturação das vias no entorno. Segundo o prefeito, a iniciativa segue modelo semelhante aplicado em outras regiões da cidade que enfrentavam alagamentos há décadas, bem como nas imediações da Rua Monte Alegre, onde obras recentes conseguiram eliminar os transtornos. Com a execução dos serviços, a Prefeitura pretende garantir mais segurança, mobilidade e qualidade de vida para moradores da região, além de oferecer solução definitiva para um problema de alagamento que persiste há quase 17 anos no Mosteiro Santa Maria dos Anjos.
Jogos de Outono inicia dia 14 com ampla programação esportiva
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) divulgou o calendário oficial dos Jogos de Outono 2026, que irão movimentar o esporte estudantil e de base no município entre os meses de abril e junho. A programação contempla modalidades individuais e coletivas, envolvendo atletas nas faixas etárias de 12 a 14 anos e 15 a 17 anos. “Toda programação atende a determinação do prefeito Marçal Filho para que a Funed proporcione opções variadas de modalidades esportivas à juventude de Dourados”, explica Giselly Amaral, diretora-presidente da Fundação de Esportes. As competições serão realizadas em importantes praças esportivas da cidade, como o Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), o Estádio Douradão, o Ginásio Municipal de Esportes, o Parque do Lago, além de outros espaços esportivos da cidade. “Estamos descentralizando as competições para que a população possa prestigiar os Jogos de Outono, acompanhando de perto o desempenho dos nossos estudantes-atletas”, explica Giselly Amaral. A abertura das disputas ocorre no dia 14 de abril, com as provas de atletismo para atletas de 12 a 14 anos, no Douradão. No mesmo dia, também será realizada a competição de karatê, na Academia Ramão Lopes. No dia 15 de abril, será a vez do atletismo na categoria de 15 a 17 anos. Ao longo do calendário estão previstas disputas de vôlei de praia, judô, natação, xadrez, tênis de mesa e ginástica artística nas modalidades individuais. Já as competições coletivas incluem voleibol, futsal, basquetebol e handebol, com jogos distribuídos entre os meses de maio e junho. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral Assunção, também reforçou o papel do esporte na formação dos jovens e no desenvolvimento da cidade. “Os Jogos de Outono são mais do que competições. São oportunidades para nossos jovens vivenciarem valores como disciplina, respeito e superação”, apontou. “Estamos trabalhando com responsabilidade e planejamento para fortalecer o esporte de base em Dourados, garantindo acesso, organização e qualidade em cada etapa”, acrescentou. Os Jogos de Outono 2026 têm como objetivo incentivar a prática esportiva, promover a integração entre escolas e fortalecer o esporte de base em Dourados, revelando novos talentos e estimulando hábitos saudáveis entre crianças e adolescentes e reforçam o compromisso da Prefeitura de Dourados com políticas públicas voltadas ao esporte, promovendo integração, oportunidades e valorização dos atletas locais.
Funed abre novas turmas de beach tennis no Parque do Lago
A Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), abriu novas turmas para a prática de beach tennis no município. A iniciativa reforça o compromisso da gestão do prefeito Marçal Filho em incentivar o esporte como ferramenta de promoção da saúde, lazer e qualidade de vida para a população. As aulas serão realizadas no Parque Antenor Martins (Parque do Lago), sob orientação do professor Maurício Dantas, com turmas reduzidas de até 10 alunos, garantindo melhor acompanhamento técnico e aprendizado mais eficiente. As atividades estão organizadas por faixa etária e horários, contemplando diferentes públicos. Às segundas e quartas-feiras, às 18h30, as aulas são destinadas a adolescentes de 14 a 16 anos. Já às segundas e quartas-feiras, às 20h, as turmas atendem participantes a partir de 16 anos. Aos sábados, há opções das 7h às 8h para jovens de 14 a 16 anos e, às 8h, para alunos a partir de 16 anos. As inscrições começam nesta terça-feira (08) e devem ser feitas presencialmente no Complexo Esportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão), das 8h às 12h e das 13h às 16h. As matrículas seguem abertas até o início das aulas, previsto para a próxima semana, ou enquanto houver vagas. A diretora-presidente da Funed, Sandra Giselly Amaral Assunção, destaca a importância da ampliação das atividades esportivas no município. “Estamos ampliando as oportunidades para que a população tenha acesso ao esporte de forma gratuita e organizada. O beach tennis é uma modalidade em crescimento e queremos que cada vez mais pessoas possam participar e aproveitar esses espaços públicos com qualidade”, afirmou. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 2222-1393.
Deputado Zé Teixeira articula construção de praça em Campo Grande
A falta de espaços estruturados para o lazer e a prática de exercícios físicos no Bairro Jardim Jerusalém, em Campo Grande, motivou uma nova frente de trabalho junto às esferas federal e municipal. O objetivo é transformar uma área já destinada ao uso público em um complexo de convivência equipado com parque infantil e academia ao ar livre, atendendo a uma reivindicação antiga das famílias que residem na região. A iniciativa pretende articular a bancada federal de Mato Grosso do Sul à administração da prefeita Adriane Lopes para viabilizar o aporte de recursos da União. A estratégia de unir diferentes forças políticas deve acelerar a execução do projeto, garantindo que o Jardim Jerusalém receba os investimentos necessários para infraestrutura social e valorização urbana. A ausência de um local seguro para o entretenimento das crianças e para a atividade física dos idosos é o ponto central da proposta. Com a instalação dos equipamentos, o bairro passa a oferecer alternativas saudáveis de convivência, promovendo o bem-estar e fortalecendo os vínculos entre os moradores. O espaço público adequado é visto como ferramenta essencial para tirar crianças das ruas e oferecer qualidade de vida para todas as idades.
Papa: a trégua é um sinal de esperança viva. Somente com o diálogo a guerra poderá terminar
Ao final da Audiência Geral, desta quarta-feira (08/04), o Papa Leão XIV expressou sua “satisfação” com o anúncio feito na noite da última terça-feira, 07, pelo presidente dos EUA, Donald Trump, de estender o prazo do ultimato ao Irã por duas semanas. Isso ocorreu horas depois de Trump ter alertado sobre uma ação irreversível contra a República Islâmica, capaz de “aniquilar” toda uma civilização. Essas palavras deixaram o mundo em suspense e alarmaram o próprio Leão XIV, que, na noite de terça-feira, em frente à sua residência em Castel Gandolfo, falou de uma “ameaça inaceitável”. Ao mesmo tempo, o Papa exortou a todos a rezarem e a tentarem se comunicar com membros do Congresso e autoridades para dizer: “Não queremos guerra, queremos paz”. Diálogo e negociação Eis que essa paz — que ainda parece uma miragem —, com o anúncio da trégua (da qual o Líbano permanece excluído), parece dar um tímido passo à frente, enquanto ainda está em fase de definição um acordo de longo prazo entre os EUA e o Irã, levando em conta as diferentes condições para o Estreito de Ormuz. Leão XIV acolhe, entretanto, “com satisfação” as duas semanas de cessar-fogo, que chegam após “as últimas horas de grande tensão para o Oriente Médio e para o mundo inteiro”. São “um sinal de viva esperança”, afirma o Pontífice diante dos milhares de peregrinos reunidos numa Praça São Pedro lotada e ensolarada. “”Somente através do retorno às negociações poderemos alcançar o fim da guerra. Exorto-os a acompanhar este período de delicado trabalho diplomático com a oração, na esperança de que a disponibilidade a dialogar possa se tornar o instrumento para a resolução de outros conflitos no mundo.”” Convite para a Vigília pela Paz em 11 de abril A esperança do Papa é, portanto, estabelecer um mecanismo — o do diálogo, como ele sempre defendeu — que possa servir de modelo para outras guerras que dilaceram o mundo. Por fim, Leão XIV convida mais uma vez os fiéis e não só para a Vigília de Oração pela Paz, evento anunciado no Domingo de Páscoa da sacada central da basílica de São Pedro durante a mensagem Urbi et Orbi. Este evento — na sequência de muitos outros semelhantes convocados pelo Papa Francisco ao longo dos anos — se realiza depois do de 11 de outubro de 2025, quando o Pontífice estadunidense presidiu um momento de oração e reflexão na Praça São Pedro para implorar a paz para o mundo. “Reitero o convite a todos para se unirem a mim na vigília de oração pela paz que celebraremos aqui na Basílica de São Pedro no sábado, 11 de abril.” Vatican News
Especialistas responsabilizam distribuidoras e revendedoras pela alta nos preços dos combustíveis
Em audiência pública na Câmara dos Deputados, especialistas convidados disseram que os preços da gasolina e do diesel para o consumidor têm aumentado por causa das distribuidoras e revendedoras de combustíveis. Segundo representante da Petrobras, os preços da empresa vêm se mantendo apesar da guerra no Oriente Médio. A parcela de impostos também estaria mantendo o mesmo valor no preço final. O debate foi promovido pelas comissões de Defesa do Consumidor e de Fiscalização Financeira e Controle. Gerente executivo da Petrobras, Daniel Correa disse que o preço da gasolina vendido pela empresa não aumenta há 637 dias. Ele explicou que, do preço atual de R$ 6,78, apenas R$ 1,80 é custo da Petrobras. Aumento nas refinariasEspecialista do setor, Deyvid Bacelar disse que as refinarias que foram privatizadas têm aumentado o preço. Ele afirmou que, na Bahia, por exemplo, o diesel já está em R$ 8,18 o litro. “Temos aproveitadores, oportunistas, que estão se aproveitando da guerra, da morte de pessoas, para ganharem muito dinheiro nas costas do consumidor brasileiro. E aqui estamos falando das distribuidoras de combustíveis e de revendedoras no Brasil.” FiscalizaçãoO secretário nacional do consumidor, Ricardo Morishita, disse que, desde o dia 9 de março, os Procons, apoiados pela secretaria, fiscalizaram 6.623 postos e emitiram 4.170 notificações. No caso das distribuidoras, foram 329 notificações. Diretor da Agência Nacional do Petróleo, Artur Watt pediu aos deputados que aprovem o projeto que corrige o valor das multas da agência (PL 399/25) e o que permite aos fiscais terem acesso às notas fiscais do setor (PLP 109/25). Artur disse que a agência tem feito um monitoramento constante para evitar a falta de combustíveis. Ele informou que quase 30% do diesel é importado e que os preços internacionais subiram mais de 80%. Cloviomar Pereira, do Dieese, acrescentou que o país produz quase 5 milhões de barris por dia e consome o equivalente à metade disso, mas precisa importar derivados porque falta capacidade de refino. PropostasPara o deputado Bohn Gass (PT-RS), é preciso reestatizar a distribuição de combustíveis porque o cenário de instabilidade deve continuar. “Uma reestatização vai regular preço, vai voltar do poço ao posto, o sistema todo verticalizado. Essa estrutura é que nós precisamos fazer.” O deputado Paulão (PT-AL), um dos autores do requerimento para realização do debate, disse que vai apresentar projeto para elevar as multas máximas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Por causa dos efeitos da guerra, o governo anunciou na segunda-feira (6) a edição de uma medida provisória para criar novos subsídios para o diesel, o biodiesel, o gás liquefeito de petróleo e o querosene de aviação. Também foi anunciado o envio de um projeto de lei que prevê prisão de 2 a 5 anos para quem praticar abuso de preços de combustíveis em situações de crise. Fonte: Agência Câmara de Notícias
Delegado-Geral recebe representantes da Força Nacional para alinhar ações conjuntas contra o crime na região do Cone Sul do Estado
O Delegado-Geral da Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, Lupérsio Degerone Lúcio, recebeu nesta terça-feira (7) representantes da Força Nacional de Segurança Pública para tratar do planejamento de ações integradas a serem desenvolvidas na região do Cone Sul do Estado, especialmente na Região da Grande Dourados. A reunião contou com a participação do coordenador-geral de Polícia Judiciária e Científica da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública (DFNSP) – delegado Pedro Felipi Cruz Cardoso de Andrade; do chefe da Polícia Técnico-Científica da DFNSP – José Ferreira da Silva Júnior; do assessor da coordenação-geral das Polícias Judiciária e Científica da DFNSP – Adelzirio Moreira Maciel Neto; além dos investigadores Valmir J. de Souza (PC/MT), Abner F. D. Costa (PC/MS) e Laercio F. Graciano (PC/PR). Durante o encontro, foram discutidas estratégias de atuação conjunta, considerando a presença da Força Nacional em Dourados, onde equipes da Polícia Judiciária e da Perícia atuam em apoio à Polícia Federal em investigações relacionadas a crimes na região de fronteira e em comunidades indígenas.A integração com a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira (DEFRON), visa fortalecer o enfrentamento à criminalidade na região, ampliando a cooperação entre as forças de segurança. A atuação da Força Nacional no Estado ocorre conforme previsto na Portaria nº 1.045/2025, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que autoriza o emprego da corporação em apoio às forças federais na faixa de fronteira e em áreas indígenas.
Inspetor Cabral cobra avanço de projeto sobre mobilidade elétrica em Dourados
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta segunda-feira (6), o vereador Inspetor Cabral (PSD) voltou a chamar atenção para a necessidade urgente de regulamentação do uso de ciclomotores, bicicletas elétricas e demais equipamentos de mobilidade individual no município. No discurso, o parlamentar destacou que os municípios brasileiros tiveram prazo até o último dia 31 de dezembro para estabelecer regras claras sobre o uso desses veículos, diante do crescimento acelerado dessa modalidade de transporte nas cidades. “Não se trata de uma escolha, mas de uma necessidade para garantir organização e segurança no trânsito”, afirmou. Como exemplo, Cabral citou o avanço do Rio de Janeiro, que já implementou regulamentação específica para ciclomotores, bicicletas elétricas e patinetes. As medidas incluem definição de limites de velocidade, exigência de equipamentos de proteção e diretrizes para ações educativas e de fiscalização, sempre fundamentadas em princípios constitucionais como o direito à vida e à segurança. O vereador reforçou que Dourados não está começando do zero. Em novembro de 2025, ele apresentou um projeto de lei na Casa que trata exatamente dessa regulamentação, abordando pontos como circulação, cadastro, segurança e fiscalização. A proposta foi construída em conjunto com forças de segurança, órgãos fiscalizadores e a OAB/MS 4ª Subseção de Dourados e Itaporã. Apesar disso, o projeto segue parado na Câmara, o que, segundo Cabral, preocupa diante do aumento da circulação desses veículos sem regras definidas. “O problema não está nos veículos. Eles são uma realidade, são acessíveis, sustentáveis e vieram para ficar. O verdadeiro problema é a ausência de regulamentação”, pontuou. O parlamentar alertou que a falta de normas claras compromete a convivência entre pedestres, ciclistas, motoristas e usuários desses equipamentos, elevando o risco de acidentes e colocando vidas em perigo. Para Cabral, o debate precisa ser tratado com responsabilidade. “Não estamos falando em proibir ou punir, mas em regulamentar para proteger. Garantir que todos possam usar o espaço público com segurança, responsabilidade e respeito”, completou.
Programa Centelha 3: encontros em 10 cidades ajudam a transformar ideias em negócios
O programa de fomento a ideias inovadoras, Centelha 3, inicia uma série de ações no interior de Mato Grosso do Sul para ampliar o alcance do edital e mobilizar a inscrição de participantes. A agenda inclui encontros para divulgação de informações sobre o programa e orientações práticas para quem deseja transformar ideias inovadoras em negócios. As atividades começam no dia 8 de abril, em Três Lagoas, e seguem por Chapadão do Sul, Aquidauana, Ponta Porã, Dourados, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina e Corumbá. A proposta é fortalecer o ecossistema de inovação local e incentivar a participação de empreendedores, pesquisadores, estudantes e interessados em desenvolver soluções tecnológicas. Durante os encontros, serão apresentadas as principais informações do edital, incluindo critérios de participação, etapas do processo seletivo e orientações sobre como submeter propostas. A programação também inclui momentos de tira-dúvidas, atividades de ideação e apoio direto dos parceiros do programa, que estarão disponíveis para auxiliar os participantes na estruturação das ideias. O Programa Centelha 3 prevê a seleção de até 47 propostas, com investimento total de R$ 6,5 milhões. Cada projeto poderá receber até R$ 89,6 mil em recursos de subvenção econômica, além de até R$ 50 mil em bolsas de fomento tecnológico e extensão inovadora, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), totalizando até R$ 139,6 mil por iniciativa. Podem participar pessoas físicas com ideias inovadoras, além de empresas nascentes com até 12 meses de existência. As inscrições seguem abertas até 11 de maio de 2026 e devem ser realizadas no endereço ms.programacentelha.com.br. A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI. Em Mato Grosso do Sul, o programa é executado pela Fundect, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com a parceria de Sebrae MS, Senai-Fiems, Fecomércio-Senac, Ecossistema de Inovação e o Conselho de Reitores das Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS). Confira a agenda das oficinas “Como submeter sua proposta ao Programa Centelha 3”: Comunicação Fundect







