Os desafios e as perspectivas de desenvolvimento da Rota Bioceânica foram apresentados na segunda-feira (13) pelo secretário da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Artur Falcette, durante palestra na reunião da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica – Rota Latino-Americana (CEDIRB-RILA), no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MS), em Campo Grande. O Corredor Bioceânico de Capricórnio é uma das principais iniciativas de integração logística da América do Sul, conectando Brasil, Paraguai, Argentina e Chile. Em Mato Grosso do Sul, o projeto avança com obras estruturantes e ações coordenadas nas áreas de governança, infraestrutura e facilitação do comércio. “Estamos falando de um projeto estratégico que vai transformar a logística e a economia de Mato Grosso do Sul, ampliando a competitividade e promovendo integração com mercados internacionais. A Rota Bioceânica representa uma nova fronteira de desenvolvimento para o Estado e para o Brasil”, destacou o secretário Artur Falcette. Ele destacou que entre os principais avanços do projeto está a construção da ponte binacional sobre o Rio Paraguai, ligando Porto Murtinho (MS) a Carmelo Peralta, no Paraguai. Com 1.294 metros de extensão e 29 metros de altura, a obra conta com investimento aproximado de US$ 85 milhões, financiado pela Itaipu Binacional, e já atingiu cerca de 90% de execução, com previsão de conclusão em agosto de 2026. As obras de acesso à ponte também seguem em andamento. No lado brasileiro, estão sendo executadas a implantação e pavimentação do acesso à ponte internacional e o contorno rodoviário de Porto Murtinho, na BR-267/MS, com cerca de 35% de execução até janeiro de 2026 e previsão de conclusão em julho de 2027. No Paraguai, avança o asfaltamento de 225 quilômetros da rodovia PY-15, conhecida como Picada 500, entre Mariscal Estigarribia e Pozo Hondo, com entrega prevista para agosto de 2026. “O avanço das obras demonstra o compromisso dos países envolvidos com a consolidação do corredor. Estamos trabalhando de forma integrada para garantir que a infraestrutura esteja alinhada às demandas logísticas e comerciais”, ressaltou Falcette. Outro destaque é o projeto do centro aduaneiro de controle de fronteira, em análise, que seguirá o modelo de cabeceira única, integrando os sistemas de controle de Brasil e Paraguai. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é responsável pelo desenvolvimento dos projetos. Plano Mestre No campo do planejamento estratégico, foi elaborado o Plano Mestre Regional de Integração e Desenvolvimento do Corredor Bioceânico de Capricórnio, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com investimento de US$ 600 mil. O documento estabelece diretrizes para a integração regional, com diagnósticos, planos de ação e a realização de fóruns anuais. O próximo encontro está previsto para novembro de 2026, em Antofagasta, no Chile. A governança do corredor envolve articulação entre os níveis estadual, federal e internacional. Em Mato Grosso do Sul, foi instituído o Comitê Estadual da Rota Bioceânica, por meio do Decreto nº 16.366/2024, coordenado pela Semadesc, com participação de órgãos públicos e entidades privadas. “O modelo de governança é fundamental para garantir que todas as etapas do projeto avancem de forma coordenada, envolvendo diferentes setores e países. Isso fortalece a integração e a efetividade das ações”, pontuou o secretário. A estrutura também conta com o Fórum dos Subgovernadores e instâncias de coordenação federal, sob liderança do Ministério das Relações Exteriores, com reuniões periódicas voltadas à implementação do Plano Maestro, firmado com o BID. Entre os eixos de atuação, destaca-se a facilitação do comércio e dos processos transfronteiriços. Um diagnóstico com participação de representantes dos setores público e privado dos quatro países resultou em 264 soluções consensuais para aprimorar os fluxos logísticos, com implementação prevista no curto, médio e longo prazo. Na área de infraestrutura física e digital, o corredor contempla 104 projetos, incluindo melhorias em postos de fronteira, implantação de centros de atendimento a transportadoras, desenvolvimento de terminais portuários, criação de nodos logísticos, integração ferroviária e ampliação de redes de telecomunicações e energia. No âmbito estadual, a governança foi fortalecida com a criação de subgrupos técnicos nas áreas de segurança e saúde. A Resolução Semadesc nº 136/2026 instituiu grupos de trabalho com participação de órgãos como Sejusp, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, DOF, Detran, Polícia Federal e Polícia Civil. Já a Resolução nº 204/2025 estruturou o grupo técnico voltado à saúde e ao desenvolvimento sustentável no corredor. Na área de integração, o Brasil aderiu à Convenção TIR (Transporte Internacional de Mercadorias), oficializada em fevereiro de 2026, com o objetivo de simplificar procedimentos aduaneiros e reduzir custos e tempo nas fronteiras. Entre os próximos eventos, está o 3º Fórum Centro-Oeste de Segurança Rodoviária, previsto para maio de 2026. “A facilitação do comércio é um dos pilares da Rota Bioceânica. Estamos avançando em medidas que reduzem a burocracia e aumentam a eficiência logística, o que será determinante para atrair investimentos e impulsionar o desenvolvimento regional”, concluiu Falcette. Os desafios para a implantação e Operação Logística, por sua vez, foram enfatizados por Falcette. “A infraestrutura logística, a qualificação profissional dos motoristas, a legislação pertinente e a segurança no transporte rodoviário apresentam desafios significativos. A ausência de sistemas de transporte eficientes, como os utilizados em outros países, impacta a movimentação de mercadorias. Dessa forma, desde questões operacionais até aspectos estratégicos e de interesse nacional, vislumbram-se complexidades legais que demandarão atenção contínua na Rota”, frisou. Por isso, o secretário salientou que é crucial transmitir com clareza a distinção entre a infraestrutura construída e a capacidade logística instalada para que a operação seja eficaz. “Esse desafio se estende à educação e comunicação, à capacidade de narrar a história e de explicar a importância da organização e de todos os aspectos discutidos, entre eles o jurídico. O Corredor Bioceânico reúne setores estratégicos como mineração, agropecuária, agroindústria, logística e turismo, consolidando-se como uma importante plataforma de desenvolvimento regional, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios, especialmente no campo legal e regulatório, tratados de forma integrada entre os países participantes”, finalizou. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Com alta de casos e mortes, MPMS reforça fiscalização contra dengue e chikungunya em Dourados
A 10ª Promotoria de Justiça da Comarca de Dourados intensificou a atuação diante do avanço dos casos de dengue, zika e chikungunya no município, especialmente após a decretação de estado de emergência em saúde pública pelo Poder Executivo municipal. O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) acompanha de forma contínua as medidas adotadas para a prevenção e o controle dessas doenças transmitidas por mosquito. A intensificação da atuação foi motivada pelo aumento expressivo de casos de chikungunya e pela ocorrência de óbitos, com foco inicial nas comunidades indígenas Jaguapiru e Bororó, onde foi identificado o início do surto. Diante da situação, o MPMS ampliou o acompanhamento do procedimento para incluir a fiscalização da gestão de resíduos sólidos nessas localidades, considerando o impacto direto do saneamento inadequado na proliferação dos vetores. Nesse contexto, a 10ª Promotoria de Justiça oficiou a empresa responsável pela coleta, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares de Dourados. Em resposta, a empresa informou que a coleta nas comunidades indígenas é realizada de forma mecanizada, por meio de contêineres instalados em pontos estratégicos das aldeias, duas vezes por semana, às segundas e quartas-feiras, no período diurno. Segundo as informações prestadas, foram implantados 15 pontos de coleta, além de outros três já existentes. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) também foi formalmente notificada pelo MPMS, mas não apresentou resposta, o que motivou novas providências no âmbito do procedimento administrativo. Para fortalecer a atuação conjunta no enfrentamento da crise sanitária, o MPMS determinou a realização de uma reunião interinstitucional, prevista para a segunda quinzena deste mês, na sede da 10ª Promotoria de Justiça de Dourados. Foram convocados representantes da empresa responsável pela coleta, o Secretário Municipal de Serviços Urbanos, o Procurador-Geral do Município, além de representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). Como medida complementar, o MPMS também determinou a realização de vistoria in loco nas comunidades indígenas afetadas, com o objetivo de verificar a destinação adequada dos resíduos sólidos e identificar possíveis focos e criadouros do mosquito transmissor, assegurando a efetividade das ações de saneamento e controle epidemiológico. Com essas medidas, o MPMS busca reduzir os riscos à saúde da população e conter o avanço das doenças em Dourados, especialmente em áreas que demandam atenção prioritária do poder público.
Articulação política viabiliza pavimentação de distrito em Deodápolis
O distrito de Lagoa Bonita, em Deodápolis, iniciou uma etapa decisiva para a modernização da infraestrutura urbana com a viabilização de recursos que garantirão a pavimentação asfáltica de 100% das vias. A conquista foi celebrada neste final de semana durante visita técnica às obras, que contou com a presença do senador Nelsinho Trad, do prefeito Jean Gomes e do deputado estadual Zé Teixeira (PL), reforçando a atuação conjunta entre as esferas municipal, estadual e federal. O investimento, na ordem de R$ 3 milhões, é fruto de uma emenda parlamentar destinada pelo senador, atendendo a uma demanda histórica da comunidade local. A pavimentação completa do distrito busca solucionar problemas crônicos enfrentados pelos moradores, como o excesso de poeira e a formação de lama em períodos chuvosos, fatores que dificultam a mobilidade e o acesso aos serviços básicos. Para o prefeito Jean Gomes, o aporte financeiro reflete a importância das alianças políticas para o crescimento do interior, destacando que a chegada do asfalto promove a valorização imobiliária e assegura condições de vida mais dignas para as famílias de Lagoa Bonita. O deputado estadual Zé Teixeira, que participou ativamente do encaminhamento do pedido de recursos para a região, pontuou que a união de esforços é o caminho mais curto para levar benefícios tangíveis à população. A obra em Deodápolis integra um cronograma de melhorias que o parlamentar tem acompanhado de perto, priorizando investimentos que transformam o cotidiano das pequenas localidades. Com a execução dos serviços, o distrito se prepara para um novo ciclo de desenvolvimento, focado em segurança, conforto e fluidez no trânsito local Com informações do Site Dourados 24h
Ponta Porã recebe etapa dos Jogos da Melhor Idade com disputas de bocha
De 14 a 19 de abril, Ponta Porã receberá mais uma edição dos Jogos da Melhor Idade, evento que celebra o esporte, a convivência e o protagonismo das pessoas idosas de Mato Grosso do Sul. A competição reunirá 218 atletas-idosos, que participarão da modalidade de bocha, fortalecendo o incentivo ao esporte e à qualidade de vida. As categorias são divididas em três, sendo A de 60 a 67 anos, B de 68 a 77 anos e C acima de 78 anos. A cerimônia de abertura será realizada no dia 14 de abril, às 19 horas, no CTG – Centro de Tradições Gaúchas, localizado na Rodovia MS-164, KM 10, saída para Antônio João, em Ponta Porã (MS). Ao todo, 25 municípios participam da disputa, demonstrando a abrangência e a força do evento no estado. Estão confirmadas delegações de: Água Clara, Amambai, Anastácio, Aquidauana, Bataguassu, Caarapó, Campo Grande, Chapadão do Sul, Costa Rica, Dourados, Eldorado, Glória de Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Juti, Laguna Carapã, Maracaju, Mundo Novo, Nova Andradina, Ponta Porã, Santa Rita do Pardo, Selvíria, Sete Quedas e Três Lagoas. O diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Martins Nuñez, reforçou a relevância do evento: “Os Jogos da Melhor Idade representam muito mais do que uma competição esportiva, eles mostram que o esporte é uma ferramenta poderosa de qualidade de vida, integração e bem-estar. Temos observado, a cada edição, um crescimento importante na participação, o que demonstra que cada vez mais idosos estão descobrindo os benefícios de se manterem ativos.” Karina Quaini, diretora geral dos Jogos da Melhor Idade, comentou sobre a ampliação da participação dos municípios: “Incentivar a prática esportiva nessa fase da vida é essencial, porque ela ajuda a preservar a saúde física, fortalece o convívio social e contribui para uma vida mais equilibrada e feliz. Nosso objetivo é justamente oferecer oportunidades para que os idosos de Mato Grosso do Sul se sintam valorizados, ativos e com uma boa autoestima.” Locais das competiçõesBochaLocal 1 – CTG – Centro de Tradições Gaúchas – Endereço: Rodovia MS 164 KM 10 saída para Antônio João.Local 2 – Itapema Iate Clube – Endereço: Rua Ceará, 388 Bairro Mooca. Cerimônia de aberturaData: 14 de abril de 2026Horário: 19hLocal: CTG – Centro de Tradições GaúchasEndereço: Rodovia MS 164 – KM10 saída para Antônio João.Ponta Porã / MS Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Cinco times têm a mesma pontuação no topo da tabela da Série B
A quarta rodada da Série B, encerrada nesse domingo (12), com cinco partidas, deixou o Ceará na liderança, com 8 pontos. No entanto, o Vozão divide a pontuação com outras quatro equipes: Avaí, Athletic, Vila Nova e Operário. Goiás, Criciúma e Fortaleza, todos com 7 pontos, vêm logo atrás, no que mostra o equilíbrio da competição. Essa tendência da Série B, com tudo para ser uma das mais disputadas dos últimos anos, tem ainda Botafogo-SP, Náutico e Sport em 9º, 10º e 11º, respectivamente, em condições de buscar a liderança já na próxima rodada. A rodada começou na sexta (10), com o Criciúma vencendo o Botafogo-SP por 1 a 0, no Heriberto Hülse. No sábado, houve quatro partidas: Juventude 2 x 0 Goiás, no Alfredo Jaconi; Ponte Preta 0 x 1 Vila Nova, no Moisés Lucarelli; Sport 2 x 2 Avaí, na Ilha do Retiro; e Ceará 1 x 0 Náutico, no Castelão. No domingo, o Fortaleza ganhou do São Bernardo por 1 a 0 no Primeiro de Maio; o Novorizontino bateu o América-MG por 3 a 0 no Independência e empurrou o Coelho para a lanterna da competição; e Operário e Cuiabá ficaram no 0 a 0 no Germano Krüger. Ainda no domingo, o CRB perdeu em casa, no Rei Pelé, para o Athletic por 3 a 2; e o Atlético-GO venceu o Londrina por 2 a 1 no Antônio Accioly.
Ivinhema vence Uberlândia fora de casa e se isola na liderança na Série D
O Ivinhema FC conquistou um grande resultado pela Série D do Campeonato Brasileiro e fica sozinho na liderança do Grupo A11. Neste sábado (11), pela segunda rodada da primeira fase, o Azulão do Vale visitou o Uberlândia-MG, no Triângulo Mineiro, soube suportar a pressão do adversário e segurou a vitória por 2 a 1. Selsom e Luan Oliveira marcaram os gols do time sul-mato-grossense, com Max Müller descontando. Com a vitória fora de casa, o Ivinhema mantém 100% de aproveitamento e fica isolado na frente do Grupo A11 com seis pontos, deixando o adversário com três. Na outra partida da chave, o Betim-MG venceu o Abecat-GO por 1 a 0. No próximo domingo (19), o Azulão joga no Estádio Saraiva contra o Betim. Gols A partida no Parque do Sabiá teve o time da casa mais presente no ataque no primeiro tempo e quase abriu o placar com dois minutos em chute de Marcos Calazans que explodiu no travessão de Neto. Na primeira real chance que o Ivinhema teve, abriu o placar em lance de bola parada. Aos 24 minutos, Guilherme Pitbull cobrou falta pela direita na área e o zagueiro Selsom, por trás da zaga, subiu sozinho para cabecear forte, sem chances para o goleiro Jefferson Luis. Aos 31 minutos, Tomás Bastos desvia, de cabeça, cruzamento de Ben Hur da direita, mas a bola acerta outra vez a trave. No segundo tempo, o Ivinhema poderia ter ampliado em bons lances de contra-ataque. Aos oito minutos, Adson recebeu de Tuninho já na área e obrigou Jefferson Luis a fazer boa defesa para evitar o segundo gol do Azulão. Aos 20, Tuninho quase ampliou, mas o toque na saída do goleiro foi para fora. O segundo gol do Ivinhema veio aos 30 minutos em ataque rápido pela direita. Luan Oliveira bateu forte, pelo alto, fazendo 2 a 0. O Uberlândia conseguiu diminuir aos 38 minutos depois de escanteio cobrado pela direita que o zagueiro Max Müller, de cabeça, desviou para diminuir o prejuízo. Depois, o time mineiro tentou na empolgação chegar ao empate, mas sem sucesso.
PF, PRF e PM/MS fazem apreensão de 1,6 tonelada de droga
A Polícia Federal, em ação conjunta com a Polícia Rodoviária Federal e com a Polícia Militar do Mato Grosso do Sul, apreendeu cerca de 1,6 tonelada de maconha, além de recuperar dois veículos com registro de roubo e com sinais de adulteração, no domingo (12/4), em Naviraí/MS. A ação ocorreu após informações de inteligência indicarem movimentação suspeita em um imóvel da cidade. No local, os policiais identificaram indícios de uso dos veículos para transporte de drogas. Na ocasião, um homem foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Naviraí.
Cármen Lúcia diz que é aconselhada a deixar STF por ataques machistas
A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta segunda-feira (13) que é aconselhada por familiares a deixar o cargo diante das ofensas machistas que recebe diariamente. Na manhã de ontem, a ministra participou da palestra “O Brasil na visão das lideranças públicas”, organizada pelo Instituto FHC, em São Paulo. A ministra citou as ameaças sofridas pelos integrantes da Corte e avaliou que alguns magistrados podem recusar a assumir uma cadeira no Supremo para não serem alvos de ataques. “Algumas pessoas não vão querer ir, porque a nossa família não quer que a gente fique. Para nós mulheres, nem se fala, dificuldade é enorme, porque o discurso de ódio contra homem é mau administrador. Contra nós, os senhores já viram o que fazem a meu respeito, ele é sexista, machista e desmoralizante. Todo mundo da família fala: Cármen, sai disso, já fez o que tinha o que fazer”, afirmou. Transparência A ministra também reconheceu que há um “momento de tensão”, no qual o Supremo é questionado pela sociedade, e disse que não faz nada errado. “Da minha parte, podem dormir tranquilos, porque eu tento fazer o melhor todo dia e não há nenhuma linha minha que não seja com base na lei. Eu já votei contra o meu pai, que estava vivo, e avisei a ele, no caso dos poupadores”, completou. Não é a primeira vez que Cármen Lúcia, única ministra da Corte, expõe ser alvo de ataques machistas. No mês passado, ela disse que foi comunicada sobre uma ameaça de bomba com o intuito de matá-la.
ICE prende Alexandre Ramagem nos Estados Unidos
O ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) está sob custódia do serviço de imigração e alfândega dos EUA, conhecido pela sigla ICE (ICE U.S. Immigration and Customs Enforcement). O nome de Ramagem aparece no site do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos com a situação “sob custódia do ICE”. O local de detenção não foi informado. Condenação Em setembro do ano passado, Alexandre Ramagem fugiu do Brasil após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por tentativa de golpe de Estado, organização criminosa e abolição do Estado Democrático de Direito. Proibido de sair do país, o ex-deputado saiu pela fronteira com a Guiana e embarcou para os Estados Unidos com passaporte diplomático, que não estava apreendido. O nome de Ramagem consta na lista de foragidos procurados da Interpol. O governo brasileiro, por meio da Embaixada do Brasil em Washington, solicitou aos Estados Unidos a extradição de Alexandre Ramagem, no final de dezembro de 2025. O pedido foi entregue ao Departamento de Estado. Depoimento Em fevereiro, Ramagem prestou depoimento, por videoconferência, ao STF na ação penal da trama golpista que estava suspensa e voltou a tramitar após ele perder o mandato. Ramagem foi diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o governo de Jair Bolsonaro (2019-2022) e perdeu o mandato parlamentar em dezembro de 2025, por ato da Mesa Câmara em razão de condenação no Supremo Tribunal Federal. Alexandre Ramagem era delegado de carreira da Polícia Federal e foi demitido após a condenação. Agência Brasil








