A Prefeitura de Dourados intensifica o enfrentamento à epidemia de chikungunya com um grande mutirão de limpeza na Reserva Indígena, iniciado na segunda-feira (20), que já resultou na retirada de 20 toneladas de resíduos em poucos dias. A ação tem como foco eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor também da dengue e zika, em uma força-tarefa que envolve Defesa Civil (estadual e municipal), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Secretaria Municipal de Saúde (Sems), Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), além do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) e da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai). Os trabalhos seguem diretrizes do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, bem como fazem parte do Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya. Os primeiros dias abrangeram ações na Reserva Indígena e Jardim Colibri. Nesta quarta-feira (22), as atividades começaram nas primeiras horas da manhã na Aldeia Bororó e seguem com três equipes atuando simultaneamente também na Aldeia Jaguapiru e na Comunidade Santa Felicidade. Com apoio de maquinários, caminhões e pás carregadeiras, as equipes realizam trabalho porta a porta e a limpeza de áreas críticas, incluindo as margens do anel viário, garantindo a retirada e destinação correta dos resíduos aos aterros sanitários do município. O secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, destaca que a mobilização atende a uma diretriz do prefeito Marçal Filho de trabalhar de forma a combater o problema, atacando a “raiz” que são os pontos que podem virar criadouros do vetor. “O direcionamento do prefeito Marçal Filho é de um trabalho contínuo e intensivo, com foco em saúde pública e na proteção da população e diante disso, as equipes estão reforçadas, indo de porta e porta e pedindo para que tem objetos a serem descartados coloquem para fora da casa para que façamos a remoção e destinação corretas”, apontou ao frisar ainda que “eliminar os focos do mosquito é fundamental para reduzir os casos da doença”. Dourados teve a situação de emergência reconhecida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), que destinou R$ 974,1 mil para ações de enfrentamento, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec). Com isso, o município realizou contratação emergencial para dar agilidade à retirada de resíduos, com apoio das empresas Litucera e Financial. As ações seguem por pelo menos 15 dias com reforço logístico e expansão para bairros da área urbana, como o Jardim Colibri. Desde 9 de março, mais de 1.100 toneladas de resíduos já foram recolhidas em Dourados, e a expectativa é manter o ritmo nos próximos dias. As estratégias são definidas diariamente pelo Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pelo prefeito Marçal Filho para coordenar o enfrentamento à chikungunya. O município já contabiliza 6.411 notificações da doença, com 2.204 casos confirmados, 4.959 prováveis, 1.462 descartados e 2.755 em investigação, além de oito óbitos confirmados, sendo sete na Reserva Indígena. O alerta para a população é quanto a necessidade de colaboração para eliminação de lixo e objetos que possam acumular água nos quintais, evitando a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
Zé Teixeira garante proteção a vigilantes e articula recursos para educação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul consolidou, nesta quarta-feira (22), avanços significativos em duas áreas essenciais para a cidadania: a segurança no trabalho e o acesso à educação. Com a aprovação em segunda votação do projeto de lei que protege vigilantes patrimoniais contra constrangimentos e humilhações, o Legislativo Estadual dá um passo decisivo para garantir a dignidade desses profissionais. Paralelamente, no campo da educação, o deputado Zé Teixeira acionou a bancada federal em Brasília para viabilizar a reforma imediata da Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, em Ivinhema. A proposta de proteção aos vigilantes, de autoria de Zé Teixeira, atende a uma demanda histórica de profissionais que atuam em shoppings, condomínios e centros comerciais. O texto estabelece punições e multas para qualquer ato de intimidação, ofensa verbal ou ameaça que tente embaraçar a atuação do vigilante no exercício de sua função. Após diálogo com a categoria e ajustes técnicos junto à Consultoria Legislativa do Estado (Conleg), a lei segue agora para redação final, assegurando que o cumprimento do dever não resulte em violação aos direitos humanos de quem está na linha de frente da segurança privada. No âmbito educacional, a situação da Escola Agrícola de Ivinhema exige resposta federal. Interditada por determinação do Ministério Público devido à precariedade estrutural, a unidade teve suas atividades transferidas para o salão de uma igreja local. Zé Teixeira reiterou o pedido de empenho aos deputados federais e senadores sul-mato-grossenses para o direcionamento de recursos da União, reforçando uma indicação que tramita desde 2025 sem providências concretas. A medida solicitada pela vereadora Ivonete Mendonça pretende retirar os alunos do ambiente improvisado e devolver à comunidade um espaço seguro e adequado ao aprendizado.
UPA atende 2.069 pacientes durante feriadão e Hospital da Vida faz 182 internações
Os serviços de urgência e emergência médicas em Dourados atuou com capacidade máxima para superar as dificuldades e garantir assistência a todas as pessoas que procuraram a rede pública. Entre os dias 18 e 22 de abril, período de feriado prolongado de Tiradentes, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atendeu 2.069 pacientes, enquanto o Hospital da Vida realizou 182 internações no mesmo período. “A epidemia de Chikungunya aliada ao aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave levaram à superlotação da rede, tanto que o prefeito Marçal Filho decretou calamidade em saúde pública na segunda-feira”, ressalta Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Contudo, ninguém ficou sem atendimento e seguiremos trabalhando para normalizar a situação”, completou. Dos 2.069 pacientes recebidos pela UPA durante o feriadão, 742 pessoas foram atendidas no período matutino e 54 delas não tiveram classificação de risco, enquanto 114 foram classificadas como não urgentes, 432 como pouco urgentes, 139 como urgentes e 3 como emergência. No período vespertino, entre os dias 18 e 22 de abril, foram atendidos 586 pacientes, sendo que 59 deles não receberam classificação de risco, 23 foram classificados como não urgentes, 369 como pouco urgentes, 132 como urgentes e 3 em emergência. Já no período noturno, também entre os dias 18 e 22, foram 741 pacientes atendidos, sendo que 29 não tiveram classificação de risco, 6 foram classificados como não urgentes, 529 como pouco urgentes, 176 como urgentes e 1 em emergência. Durante o ponto facultativo de 20 de abril, segunda-feira, a UPA atendeu 178 pacientes, sendo 19 sem classificação de risco, 27 classificados como não urgentes, 96 classificados como pouco urgentes e 36 como urgentes. No período da vespertino foram atendidos 152 pacientes, sendo 18 sem classificação de risco, 97 classificados como pouco urgentes, 35 como urgentes e dois como emergência. Já no período noturno, a UPA realizou 210 atendimentos, sendo 8 sem classificação de risco, 1 classificado como não urgente, 151 como pouco urgentes, 49 como urgentes e 1 como emergência, totalizando 540 atendimentos somente no dia 20 de abril. No feriado de 21 de abril (Tiradentes) a UPA atendeu 169 pacientes somente no período matutino, sendo que 7 deles não foram classificados, 33 foram classificados como não urgentes, 102 como de pouca urgência e e 27 como urgente. No período vespertino, foram realizados 133 atendimentos, sem que 8 não receberam classificação, 3 foram classificados como não urgentes, 100 como pouco urgentes e 22 como urgentes. Já no período noturno, a UPA atendeu 171 pacientes durante o feriado, sendo que 4 não receberam classificação, 3 foram classificados como não urgentes, 130 como pouco urgentes e 34 como urgentes, totalizando 473 atendimentos no dia 21 de abril. SELETA E SANTO ANDRÉ Para diminuir a pressão sobre a Unidade de Pronto Atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde também manteve a UBS Seleta, no Grande Flórida, e a UBS Santo André, no Grande Água Boa, atendendo em horário especial durante o feriadão. Somente na Seleta, no dia 18 de abril, a equipe atendeu 241 pacientes, sendo 75 atendimentos médicos e desses, 7 deles com suspeita de Chikungunya. No dia 19, domingo, foram 77 atendimentos, com 69 atendimentos médicos, sendo 10 para pacientes com suspeita de Chikungunya. Na segunda-feira (ponto facultativo) a unidade de saúde realizou 76 atendimentos, sendo 58 atendimentos médicos e 11 deles para pacientes com suspeita de Chikungunya. Já no dia 21 de abril, feriado de Tiradentes, foram 151 atendimentos, sendo 105 atendimentos médicos, sendo 12 deles em pacientes com suspeita de Chikungunya. AÇÕES NAS ALDEIAS Ao mesmo tempo em que as equipes de saúde atuavam no perímetro urbano de Dourados, mesmo durante o feriado prolongado, o trabalho nas Aldeias Bororó e Jaguapiru continuou intenso. No ponto facultativo de 20 de abril, a Equipe 1 realizou 25 atendimentos na Aldeia Jaguapiru, sendo 4 para casos agudos de Chikungunya. Já no feriado do dia 21, a Equipe 2 realizou 9 atendimentos na Aldeia Jaguapiru, sendo 5 para pacientes com Chikungunya crônica. Na Aldeia Bororó, a Equipe 1 realizou 51 atendimentos no dia 20 de abril, sendo 35 para pacientes com sintomas de Chikungunya e foram coletados 28 amostras para exame PCR. Já no feriado de 21 de abril, a Equipe 2 realizou 35 atendimentos, sendo 20 para pacientes com sintomas da Chikungunya. Foi realizada a remoção de 1 paciente para o Hospital Indígena Porta da Esperança (Missão Caiuá) e coletadas 8 amostras para exames PCR.
Sabatina de Jorge Messias será no dia 29
Está marcada para quarta-feira (29), às 9h, a reunião da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Rodrigo Araújo Messias, indicado para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A informação foi confirmada pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), nesta quarta-feira (22). O relatório sobre a indicação, elaborado pelo senador Weverton (PDT-MA), foi lido na quarta-feira (15) e, inicialmente, a sessão para sabatinar Messias havia sido agendada para o dia 29. No entanto, a pedido de Weverton, a data havia sido adiantada para a terça-feira, 28. O senador disse ter sido procurado por outros parlamentares, que ponderaram sobre a proximidade da data da reunião com o feriado de 1º de maio, Dia do Trabalhador. Otto, porém, confirmou à Agência Senado o retorno à data original da sabatina, e afirmou que a decisão se deu em função da dificuldade de comparecimento de todos os integrantes da CCJ na terça-feira (28) pela manhã. Fonte: Agência Senado
Rodar MS vai baratear transporte e reduzir mais de um terço do custo com manutenção de estradas
Praticamente 1 mil quilômetros de estradas renovadas, com pavimento nas melhores condições de trafegabilidade com um custo que pode ser até 38% menor que o usual no atual sistema de gestão logístico rodoviário. Esse é o Rodar MS, projeto que Mato Grosso do Sul começa a colocar em prática ao concretizar a contratação de crédito junto ao BIRD (Banco Mundial). A economia de recursos também chega ao setor privado e população, já que a expectativa é que haja queda em até quatro vezes no valor dos custos operaracionais dos veículos de carga. Os índices citados acima são baseados em estudos do próprio BIRD, balizador do projeto que além do ponto de vista financeiro também considera a segurança e o conforto que será adicionado aos usuários dos trechos inclusos no Rodar MS, que adota um modelo inovador, o Crema (Contrato de Restauração e Manutenção de Rodovias). “A maior vantagem que Mato Grosso do Sul terá ao adotar o Crema é que a empresa contratada é quem irá executar o projeto executivo. Ela fecha o contrato através de um projeto básico e propõe o projeto executivo, que segue para aprovação da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos). Daí é que ela [a empresa] executa os primeiros dos anos de restauração da rodovia”, frisa o secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara. O chefe da pasta sul-mato-grossense de obras continua a explicação, revelando o grande trunfo desse modelo inovador. “Quanto melhor for a restauração, menos custo terá para a manutenção. Daí a vantagem da empresa fazer um ótimo projeto e uma excelente execução”, conclui o titular da secretaria que tem em seu escopo a Agesul. Ao todo, o Rodar MS estima um investimento de U$S 250 milhões – na cotação atual a conversão chega a aproximadamente R$ 1,25 bilhão. Desse total, US$ 200 milhões são oriundos do Banco Mundial, enquanto os US$ 50 milhões restantes devem sair dos cofres estaduais, como contrapartida do projeto. Já o total de municípios impactados de forma direta e indireta pelo Rodar MS chega a 22, sendo 18 deles na região leste de Mato Grosso do Sul – onde fica o Vale do Ivinhema – e outras quatro no Bolsão, território do Vale da Celulose. Conheça mais sobre o projeto Dentro do modelo Crema adotado por Mato Grosso do Sul existem duas vertentes, a DBM (Design, Build, Maintain) e a via PPP (Parceria Público-Privada). Na primeira situação, o Rodar MS inclui 730,3 km, sendo 686,4 km de eixo principal e 43,8 km de travessia urbana. Os detalhes podem ser conferidos ao lado, na imagem com a tabela da Seilog. No DBM, a duração do contrato será de 10 anos, com contratação integrada de projeto, obra, manutenção e pagamento pelo Estado sendo feito com base no cumprimento de indicadores de desempenho previamente estabecidos em contrato – ou seja, os repasses não estão vinculados apenas à execução de serviços, mas também à qualidade das obras. Já no Bolsão, Água Clara, Inocência, Paranaíba e Três Lagoas estão entre os municípios impactados pelo Rodar MS. Lá, porém, o modelo a ser implantado será o de PPP, que terá a mesma dinâmica do BDM, mas com duração maior: 30 anos. Nesse período, a empresa que ficar responsável pelo serviço terá que manter em boas condições de tráfego e segurança as rodovias MS-377 (entre Água Clara e Inocência) e MS-240 (entre Inocência e Paranaíba). São 208,7 km, todos rodoviárias, sendo 128,14 km na MS-377 (entre a BR-158 e a MS-112) e outros 80,56 km na MS-240 (entre a BR-262 e a MS-112). Acessibilidade em 24 escolas públicas Construído conjuntamente por Seilog e EPE (Escritório de Parcerias Estratégicas), o Rodar MS ainda apresenta ações para dar mais segurança no entorno de escolas públicas. As intervenções nas estradas, próximas a essas unidades de educação, têm foco na redução de riscos na travessia para alunos, comunidade escolar e toda comunidade do entorno. As ações relacionadas à segurança viária e à acessibilidade serão realizadas em 24 escolas públicas municipais e estaduais, contribuindo para a redução de riscos de sinistros de trânsito e para a proteção de estudantes, profissionais da educação e da comunidade escolar. As intervenções, segundo o projeto, permitirão a melhoria das condições de deslocamento, com maior segurança para pedestres e ciclistas, além de promover inclusão e acessibilidade. Adicionalmente, será realizado diagnóstico técnico que possibilitará uma tomada de decisão mais eficiente e baseada em evidências, otimizando a alocação de recursos públicos e priorizando as áreas de maior criticidade. Como resultado espera-se a criação de ambientes escolares mais seguros, inclusivos e adequados ao desenvolvimento social e educacional. Nyelder Rodrigues, Comunicação Governo de MS
Dourados tem 6.411 notificações e 2.204 casos confirmados de Chikungunya
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, confirmou nesta quarta-feira, através do Informe Epidemiológico número 30, que o município atingiu a marca de 6.411 notificações para a doença, com 2.204 casos confirmados, 4.959 casos prováveis, 1.462 casos descartados e 2.755 casos em investigação. As autoridades de saúde pública alertam para a gravidade do problema, com colapso da estrutura hospitalar. “A situação segue extremamente preocupante, com superlotação da rede pública de saúde e avanço da doença em diversos bairros de Dourados”, alerta Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Precisamos do apoio de todos no combate aos focos do Aedes aegypti e somente com união de esforços vamos vencer essa guerra contra o mosquito”, completou. O volume de internações por complicações da Chikungunya continua elevado, com 41 pacientes ocupando leitos nas unidades hospitalares de Dourados. O Hospital Indígena Porta da Esperança (Missão Caiuá) está nesta quarta-feira com 2 pacientes internados, enquanto o Hospital Universitário HU-UFGD contabiliza 22 leitos ocupados com pacientes com agravamento da doença. O Hospital Cassems tem 5 pacientes internados, enquanto o Hospital Regional do Governo do Estado, inaugurado recentemente, tem 7 leitos ocupados. No Hospital da Vida são 2 pacientes internados em razão de complicações da doença e no Hospital Evangélico Mackenzie são outros 3. A situação ainda é mais grave Reserva Indígena de Dourados. De acordo com números do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública, são 2.337 casos prováveis de Chikungunya nas aldeias Bororó e Jaguapiru, com 1.461 casos confirmados, 639 casos descartados, 876 casos em investigação, num total de 2.976 notificações. Dos 8 pacientes que tiveram o óbito confirmado em razão de complicações pela Chikungunya, 7 eram moradores da Reserva Indígena. VACINAÇÃO PREPARADA A Secretaria Municipal de Saúde inicia no dia 27 abril a campanha de vacinação contra o vírus da Chikungunya. A campanha faz parte das estratégias definidas dentro do Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya. “Nem todas as pessoas poderão tomar a dose em razão das contraindicações estabelecidas pelo Ministério da Saúde”, explica Marcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE. A Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os profissionais de enfermagem e vacinadores, preparando-os para esclarecer as pessoas sobre as restrições e identificar eventuais comorbidades antes de aplicação da vacina. “Esse esquema vacinal será mais lento, já que antes de receber a dose o público alvo precisa passar por avaliação do profissional de saúde”, alerta Márcio Figueiredo. Nesta sexta-feira (24) ocorrerá a distribuição das doses para todas as salas de vacinação do município, incluindo as unidades da saúde indígena. Na segunda-feira (27), a prefeitura inicia a vacinação em todas as unidades de saúde. De acordo com as regras definidas pelo Ministério da Saúde, apenas pessoas com mais de 18 anos e menos de 60 anos poderão receber a vacina contra Chikungunya. A exceção são gestantes ou lactantes; pessoas que façam uso de medicamentos imunossupressores, como corticoides em altas doses; pessoas com imunodeficiência congênita; pessoas que estão em tratamento de câncer com uso de quimioterapia e radioterapia; transplantados de órgão sólido; transplantados de medula óssea há menos de 2 anos; pessoas com HIV/Aids; pessoas com doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide; pessoas com duas dessas condições médicas crônicas: diabetes, hipertensão, insuficiência cardíaca, arritmia cardíaca, doença pulmonar crônica, doença renal crônica, obesidade (maior que IMC 30), doença hepática crônica, câncer (tratamento ou remissão). A vacina também não pode ser aplicada em casos de pessoas que tenham tido Chikungunya nos últimos 30 dias; que estejam em estado febril grave; que tenha recebido outra vacina de vírus atenuado nos últimos 28 dias; que tenha recebido vacina de vírus inativado nos últimos 14 dias.
Políciais recapturam foragido condenado por roubo em Dourados
Equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Dourados realizou na tarde de segunda-feira (20), a recaptura de um indivíduo que se encontrava evadido do sistema prisional. A prisão ocorreu por volta das 14h37, após diligências realizadas por policiais civis, que lograram êxito em localizar e capturar F.M.M., de 41 anos, o qual possuía mandado de recaptura expedido pelo Poder Judiciário em razão de condenação pelo crime de roubo. O indivíduo havia evadido do Estabelecimento Penal Masculino de Dourados no dia 20 de janeiro de 2026, permanecendo foragido até a presente data. Após a recaptura, o preso foi conduzido à Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (DEPAC) de Dourados para as providências legais cabíveis, sendo posteriormente colocado à disposição da Justiça.
Favoritos vencem na estreia da quinta fase da Copa do Brasil
Grêmio, Vasco, Corinthians, São Paulo e Botafogo venceram na estreia da quinta fase da Copa do Brasil, que começou nessa terça-feira (21). Com exceção do Botafogo, todos os outros enfrentaram times que não estão na principal divisão nacional. Já o Alvinegro carioca jogou com uma equipe também da Série A do Brasileirão, a Chapecoense. Venceu por 1 a 0, no Nilton Santos, gol de Alex Telles, de cabeça, aos 45 minutos do segundo tempo. O Botafogo entrou como favorito principalmente por causa da campanha de ambos no Brasileirão. Enquanto o time carioca está em 9º lugar, a equipe de Chapecó ocupa a última posição. Na Arena do Grêmio, o Tricolor gaúcho derrotou o Confiança por 2 a 0, gols de Carlos Vinícius e Amuzu, e abriu boa vantagem para o jogo de volta. O Vasco fez o mesmo placar na partida contra o Paysandu, no Mangueirão, com dois gols de Spinelli, e deixou bem encaminhada sua classificação para a sexta fase – o próximo confronto será em São Januário. Também fora de casa, o Corinthians ganhou do Barra-SC por 1 a 0, na Ressacada, gol de Lingard, enquanto o São Paulo, no Morumbis, venceu o Juventude por 1 a 0, gol de Luciano. Nesta quarta, a Copa do Brasil prossegue com os seguintes jogos: Goiás x Cruzeiro, às 19 horas, no Serra Dourada; Bahia x Remo, às 19 horas, na Fonte Nova; Santos x Coritiba, às 19h30, na Vila Belmiro; Athletic-MG x Internacional, às 20h30, no Orlando Scarpelli (SC); Fortaleza x CRB, às 20h30, no Castelão; Red Bull Bragantino x Mirassol, às 21h30, no Cícero de Souza Marques; e Flamengo x Vitória, às 21h30, no Maracanã. Na quinta (23), a tabela estabelece mais quatro partidas: Atlético-MG x Ceará, às 19 horas, na Arena MRV; Palmeiras x Jacuipense, às 19h30, no Allianz Parque; Operário-PR x Fluminense, às 21h30, no Germano Krüger; e Athletico-PR x Atlético-GO, às 21h30, na Arena da Baixada.
Assembleia Legislativa realiza sessão solene para entrega da Comenda Lídia Baís nesta quarta-feira
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza, nesta quarta-feira (22), sessão solene para a entrega da Comenda Lídia Baís, em reconhecimento a mulheres artistas que contribuem para o fortalecimento da cultura sul-mato-grossense. A solenidade acontece às 19h, no plenário Deputado Júlio Maia, por proposição da deputada Gleice Jane (PT). A homenagem ocorre na mesma data do nascimento de Lídia Baís, em 1900, em Campo Grande. Reconhecida como uma das pioneiras das artes plásticas em Mato Grosso do Sul, a artista construiu uma trajetória marcada pela ousadia, experimentação e quebra de paradigmas impostos às mulheres de sua época. A comenda integra a proposta de valorização do Dia da Mulher Artista Sul-Mato-Grossense e tem como objetivo dar visibilidade à produção feminina nas artes, historicamente marcada por processos de invisibilização. Ao reconhecer trajetórias contemporâneas, a iniciativa também reafirma o legado de Lídia Baís como símbolo de resistência, liberdade criativa e afirmação de identidade. “Mais do que uma homenagem, esta comenda é um gesto político e cultural de reparação histórica. As mulheres artistas sempre existiram, produziram e resistiram, mas muitas vezes foram silenciadas. Reconhecê-las é afirmar que suas vozes e suas obras são fundamentais para a construção da nossa identidade cultural”, destaca a deputada Gleice Jane. A parlamentar também ressalta o caráter inspirador da artista que dá nome à honraria. “Lídia Baís desafiou normas, enfrentou preconceitos e construiu uma trajetória singular. Celebrar sua memória no dia do seu nascimento reforça a importância de manter vivo esse legado de coragem e criação”, afirma. Entre as autoridades convidadas para a solenidade estão as deputadas estaduais Lia Nogueira (PSDB) e Mara Caseiro (PL), além do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS), João Henrique dos Santos; a coordenadora do Escritório Regional do Ministério da Cultura, Caroline Garcia; e a coordenadora administrativa do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gleycielli de Souza Nonato. Sobre Lídia Baís Artista multifacetada, Lídia Baís foi pintora, desenhista, escritora e compositora. Teve formação artística no Brasil e na Europa e viveu experiências que influenciaram profundamente sua produção. Em um período em que às mulheres eram reservados papéis sociais restritos, escolheu trilhar um caminho próprio, marcado pela independência e pela intensa dedicação à arte e à espiritualidade. Sua obra dialoga com temas existenciais, religiosos e simbólicos, refletindo também as tensões vividas por mulheres que desafiaram as normas sociais no início do século XX. Ao longo da vida, enfrentou incompreensões, interdições familiares e períodos de isolamento, mas deixou um legado artístico e humano que segue inspirando gerações.








