A Prefeitura de Dourados, por meio do Procon, divulgou nesta semana o resultado de mais uma pesquisa de preços de combustíveis realizada no município. O levantamento foi feito no dia 22 e abrangeu 40 estabelecimentos localizados na cidade e nos distritos. Foram analisados os preços da gasolina comum e aditivada, etanol, diesel comum e diesel S10. De acordo com o levantamento, o menor preço da gasolina comum encontrado foi de R$ 6,62, enquanto o maior chegou a R$ 6,89, representando uma variação de 4,08%. No caso do etanol, o menor preço registrado foi de R$ 3,99 e o maior de R$ 4,99, com variação de 25,06%, a maior entre os combustíveis pesquisados. Já o diesel comum apresentou preços entre R$ 6,99 e R$ 7,79, com diferença de 11,44%. O diesel S10 variou entre R$ 7,05 e R$ 7,89, totalizando 11,91% de variação. Em relação aos preços médios, a gasolina comum apresentou leve alta, passando de R$ 6,70 em março para R$ 6,72 em abril, um aumento de 0,29%. O etanol manteve o mesmo valor médio de R$ 4,61 no período. Já o diesel comum subiu de R$ 7,20 para R$ 7,35, registrando aumento de 2,08%, enquanto o diesel S10 passou de R$ 7,30 para R$ 7,45, com elevação de 2,05%. O Procon destaca que o menor preço da gasolina comum (R$ 6,62) está R$ 0,10 abaixo da média praticada e R$ 0,27 abaixo do maior valor encontrado, reforçando a importância da pesquisa por parte dos consumidores antes do abastecimento. O órgão também orienta que os consumidores podem solicitar, diretamente nos postos, a realização de testes para verificar o teor de álcool na gasolina, procedimento que deve ser realizado na presença do cliente. Em caso de dúvidas, denúncias ou suspeitas de aumento injustificado nos preços, o consumidor pode entrar em contato com o Procon de Dourados pelo telefone (67) 2222-1539, pelo e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou, ainda, registrar por meio do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm
Câmara de Dourados antecipa sessão ordinária de segunda-feira para o período da manhã
A Câmara Municipal de Dourados realizará, na próxima segunda-feira (27), a 13ª sessão ordinária em horário antecipado. Inicialmente prevista para as 15h, a sessão terá início às 9h. A mudança foi definida por meio do Ato da Mesa Diretora nº 004, publicado em 23 de abril. Também houve alteração no horário da reunião de pré-pauta, que tradicionalmente ocorre às 9h. Com a antecipação, o encontro será realizado às 8h, no Plenarinho da Casa de Leis. A 13ª sessão ordinária de 2026 será transmitida ao vivo pelo canal da Câmara de Dourados no Youtube (https://www.youtube.com/@tvcamaradourados).
Zé Teixeira garante proteção a vigilantes e articula recursos para educação
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul consolidou, nesta quarta-feira (22), avanços significativos em duas áreas essenciais para a cidadania: a segurança no trabalho e o acesso à educação. Com a aprovação em segunda votação do projeto de lei que protege vigilantes patrimoniais contra constrangimentos e humilhações, o Legislativo Estadual dá um passo decisivo para garantir a dignidade desses profissionais. Paralelamente, no campo da educação, o deputado Zé Teixeira acionou a bancada federal em Brasília para viabilizar a reforma imediata da Escola Municipal Rural Benedita Figueiró de Oliveira, em Ivinhema. A proposta de proteção aos vigilantes, de autoria de Zé Teixeira, atende a uma demanda histórica de profissionais que atuam em shoppings, condomínios e centros comerciais. O texto estabelece punições e multas para qualquer ato de intimidação, ofensa verbal ou ameaça que tente embaraçar a atuação do vigilante no exercício de sua função. Após diálogo com a categoria e ajustes técnicos junto à Consultoria Legislativa do Estado (Conleg), a lei segue agora para redação final, assegurando que o cumprimento do dever não resulte em violação aos direitos humanos de quem está na linha de frente da segurança privada. No âmbito educacional, a situação da Escola Agrícola de Ivinhema exige resposta federal. Interditada por determinação do Ministério Público devido à precariedade estrutural, a unidade teve suas atividades transferidas para o salão de uma igreja local. Zé Teixeira reiterou o pedido de empenho aos deputados federais e senadores sul-mato-grossenses para o direcionamento de recursos da União, reforçando uma indicação que tramita desde 2025 sem providências concretas. A medida solicitada pela vereadora Ivonete Mendonça pretende retirar os alunos do ambiente improvisado e devolver à comunidade um espaço seguro e adequado ao aprendizado.
Conmebol confirma jogo do Santos x Recoleta pela Sul-Americana em Pedro Juan Caballero
Quem terminar em segundo vai disputar uma repescagem contra um dos terceiros colocados dos grupos da Conmebol Libertadores na busca por um lugar entre os 16 melhores do torneio, visto como uma chance de título pelo Santos na temporada. A Conmebol mudou o local da partida entre Recoleta-PAR e Santos, válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana e marcada para 5 de maio, às 21h30 (de Brasília). O jogo sai de Assunção para Pedro Juan Caballero. A mudança favorece a presença de torcedores santistas, já que Pedro Juan Caballero faz fronteira com Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. O comunicado foi enviado pela entidade máxima do futebol sul-americano para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e para a Associação Paraguaia de Futebol nesta quarta-feira. O Santos vive situação delicada na competição continental e soma apenas um ponto depois de duas rodadas. Após estrear com derrota para o Deportivo Cuenca, no Equador, o Peixe ficou apenas no empate por 1 a 1 com o próprio Recoleta, que levou uma equipe reserva para a Vila Belmiro. O time de Neymar e companhia ocupa a lanterna do Grupo D, e apenas o líder da chave avança direto para a fase oitavas de final. Quem terminar em segundo vai disputar uma repescagem contra um dos terceiros colocados dos grupos da Conmebol Libertadores na busca por um lugar entre os 16 melhores do torneio, visto como uma chance de título pelo Santos na temporada.
“Taxa das blusinhas” preservou 135 mil empregos, estima CNI
Apesar de impopular, a cobrança de imposto sobre compras internacionais de pequeno valor, conhecida como “taxa das blusinhas”, teve efeitos positivos para o país, revelou levantamento divulgado nesta quarta-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Segundo a entidade empresarial, a medida ajudou a conter importações, preservou mais de 100 mil empregos e movimentou a economia brasileira. Bilhões de reais em produtos estrangeiros deixaram de ser comprados, ao mesmo tempo em que o imposto reforçou o caixa da União, disse a confederação. A CNI calculou os efeitos do Imposto de Importação, com base no valor médio das remessas em 2025, comparando o volume de importações projetado pela confederação para o ano passado e o valor que foi efetivamente registrado. Principais números do levantamento De acordo com a CNI, a tributação reduziu a concorrência desleal dos produtos importados, principalmente da China, dando fôlego à indústria brasileira. “O objetivo principal da ‘taxa das blusinhas’ não é tributar o consumidor, mas proteger a economia. Tornar a indústria brasileira competitiva é primordial para que nós possamos manter empregos e gerar renda”, afirmou em nota Marcio Guerra, superintendente de Economia da CNI. “Ninguém aqui é contra as importações. Elas são bem-vindas, aumentam a competitividade, mas é preciso que entrem no Brasil em condições de igualdade”, acrescentou. Como funciona a taxa A medida estabelece a cobrança de 20% de Imposto de Importação sobre compras internacionais de até US$ 50. A regra entrou em vigor em agosto de 2024, dentro do programa Remessa Conforme, criado para regulamentar o comércio eletrônico internacional. Na prática, o imposto é cobrado no momento da compra, o que facilita a fiscalização e reduz fraudes. Efeito nas importações Com a nova regra, o volume de encomendas caiu: Sem a taxação, a projeção da indústria era de que o número chegaria a mais de 205 milhões de pacotes, o que mostra o impacto direto da medida na redução das compras no exterior. Antes da mudança, produtos importados de baixo valor muitas vezes entravam no país sem pagar todos os tributos, enquanto itens nacionais eram taxados normalmente. Segundo a CNI, isso gerava uma concorrência desigual. Com a nova regra, há maior equilíbrio entre produtos nacionais e estrangeiros. Combate a fraudes A CNI complementa que a “taxa das blusinhas” também inibiu práticas como subfaturamento, divisão de pedidos e uso indevido de isenções, que eram comuns antes da taxação. Com o novo sistema, as plataformas internacionais precisam informar e recolher os impostos no ato da venda, o que aumenta o controle e reduz irregularidades. Impacto econômico Além de reduzir importações, a medida elevou a arrecadação federal com importações de pequeno valor, que passou de R$ 1,4 bilhão em 2024 para R$ 3,5 bilhões em 2025. Para a indústria, informou a CNI, o principal efeito é a proteção da produção nacional, com manutenção de empregos e geração de renda no país. Agência Brasil
Polícia Federal retira credenciais de agente de imigração dos EUA
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, retirou as credenciais diplomáticas de um agente de imigração dos Estados Unidos que atuava na sede da PF em Brasília. Segundo ele, a iniciativa é um ato do governo brasileiro em reciprocidade à decisão do governo estadunidense de determinar a saída do delegado brasileiro Marcelo Ivo de Carvalho, também da PF, dos EUA. “Eu retirei, com pesar, as credenciais de um servidor dos EUA pelo princípio da reciprocidade”, afirmou Andrei durante entrevista ao programa Estúdio i, da GloboNews. A Agência Brasil entrou em contato com a assessoria de imprensa da Polícia Federal para confirmar a informação e também para pedir detalhes sobre a substituição do delegado Marcelo Ivo pela delegada Tatiana Alves Torres. Até a redação desta nota, não havia recebido retorno. Entenda Na última segunda-feira (20), o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos informou que pediu a saída de um “funcionário brasileiro” do país. Embora a postagem não cite nomes, o texto indica que se trata de um delegado da Polícia Federal envolvido na prisão do ex-deputado Alexandre Ramagem. Ramagem foi solto na última quarta-feira (15) após ficar dois dias preso na Flórida. O ex-deputado foi diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). No ano passado, o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Ramagem a 16 anos de prisão na ação penal relacionada à trama golpista. Na terça-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou o caso durante viagem à Alemanha, e falou em em reciprocidade. “Acho que, se houve um abuso americano com relação ao nosso policial, nós vamos fazer a reciprocidade com o deles no Brasil. Não tem conversa”, disse Lula. Agência Brasil
Anvisa aprova Mounjaro para criança e adolescente com diabetes tipo 2
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (22) o uso do medicamento Mounjaro para tratar diabetes tipo 2 em crianças a partir de 10 anos. Até então, a indicação era apenas para uso adulto. Em nota, a Anvisa informou que as demais indicações do medicamento permanecem para uso adulto. “A única mudança foi a ampliação da população-alvo para tratamento de diabetes, que era apenas de uso adulto e agora passa a ser de uso pediátrico”. O Mounjaro é um dos diversos medicamentos da classe dos agonistas do receptor GLP 1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. Manipulação Na próxima semana, a diretoria colegiada da Anvisa discute uma proposta de instrução normativa sobre procedimentos e requisitos técnicos que tratarão da manipulação de canetas emagrecedoras. A nova norma fará parte de um conjunto de estratégias que integram o plano de ação anunciado no último dia 6, composto por medidas regulatórias e de fiscalização relacionadas a esse tipo de medicamento. Grupos de trabalho Na semana passada, a agência publicou portarias que criam dois grupos de trabalho para dar suporte à atuação da autarquia no controle sanitário e garantir a segurança de pacientes que utilizam canetas emagrecedoras. O primeiro grupo, formalizado pela Portaria 488/2026, será formado por representantes do Conselho Federal de Farmácia (CFF), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Federal de Odontologia (CFO). Já a Portaria 489/2026 institui o segundo grupo, que vai acompanhar e avaliar a implementação de um plano de ação proposto pela Anvisa e subsidiar a tomada de decisão da diretoria colegiada a partir da proposição de medidas de aprimoramento.
Prefeitura inicia drenagem e asfalto no Laranja Doce e melhora ruas sem pavimentação
Teve início nesta quarta-feira (22) a obra de drenagem e pavimentação asfáltica no Jardim Laranja Doce, em Dourados, atendendo uma demanda antiga de moradores que conviviam com lama e enxurradas em períodos de chuva. A região, considerada baixa, sofre com o acúmulo de água vindo de bairros vizinhos, o que deve ser resolvido com a nova infraestrutura. Mesmo diante das dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, a gestão Marçal Filho está levando melhorias para diversos pontos de Dourados com mais de 30 obras importantes em andamento. O prefeito Marçal Filho acompanhou o início dos trabalhos e conversou com moradores da região. Muitos relataram que já não acreditavam mais na chegada do asfalto. Moradora há 26 anos da Rua Eudésio Nogueira, Lídia Vicente comemorou ao ver as máquinas na porta de casa. “Está passando na frente da minha casa, que maravilha. Nosso sonho está sendo realizado”, afirmou. No comércio local, a expectativa também é de transformação. A empresária Cristiane Schveizel, dona de uma padaria na região, acredita que a obra vai impulsionar o desenvolvimento. “Aqui ainda tem muitos trechos sem asfalto. Isso vai melhorar a vida das pessoas e valorizar os imóveis e o comércio”, destacou ao receber a visita do prefeito. O investimento total da obra será de R$ 1.497.559,55, com recursos provenientes de convênio federal do Ministério das Cidades e contrapartida da Prefeitura de Dourados. Os serviços contemplam ainda ruas como Lambari, Traíra, Jaú e adjacências. O projeto prevê a implantação de 607,19 metros de rede de drenagem, construção de 14 bocas de lobo, sete poços de visita e um dissipador de impacto. Além disso, serão executados 6.890 metros quadrados de pavimentação asfáltica e 1.881,87 metros de meio-fio e sarjeta. O prazo estimado para conclusão é de quatro meses. Segundo o prefeito, a meta da gestão é avançar na pavimentação completa dos bairros que ainda possuem infraestrutura parcial. “Estamos trabalhando para acabar com esses pontos críticos da cidade. O Laranja Doce, Carisma e Vitória são regiões que há anos sofrem com a falta de drenagem e asfalto. Agora estamos resolvendo isso com planejamento e investimento, garantindo mais qualidade de vida para a população”, afirmou. A obra também exigiu adequações técnicas e regularização de áreas para viabilizar a execução completa do projeto, que deve transformar significativamente a mobilidade e as condições urbanas da região.
Ginásio Municipal terá Juventude AG x Minas Tênis Clube pela Copa LNF
O Ginásio Municipal de Esportes ‘Ulysses Guimarães’ será palco, mais uma vez, de grande evento esportivo envolvendo equipe de renome do futsal nacional. Neste domingo (26), a partir das 12h30, o Juventude AG recebe o Minas Tênis Clube, em confronto pela Copa LNF (Liga Nacional de Futsal). O time douradense está disputando, simultaneamente, três competições nacionais neste primeiro semestre. O calendário de jogos do Juventude AG nas próximas semanas é puxado. Antes do jogo contra o Minas Futsal, o time de Dourados viaja para São Luís (MA), onde enfrenta, nesta quinta-feira (23), o Balsas Futsal pela terceira rodada da Liga Nacional de Futsal Silver. Depois, no dia 2 de maio, joga em Brasília (DF) contra o Fidas Futsal pela rodada de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. No dia 6 de maio, mais uma partida longe de casa, agora no Rio Grande do Norte, contra o Apodi Futsal. Depois, duas partidas seguidas no Ginásio Ulysses Guimarães: dia 10, pela volta da Copa do Brasil, contra o Fidas Futsal, e no dia 14, pela quinta rodada da LNF Silver, contra o Concórdia Futsal-SC. PROMOÇÃO Para o embate deste domingo a diretoria do Juventude AG colocou à venda a camisa oficial que utiliza em seus jogos e, neste primeiro lote com uma condição especial: cada uma adquirida dá direito ao ingresso para assistir ao jogo no Ginásio Municipal Ulysses Guimarães. As camisas do JAG estão à venda nas lojas Salim Esporte e Sport.Com, do tamanho M ao G3. O preço de R$ 120 inclui a entrada para a partida, que custa R$ 20. “O preço que vai sair cada camisa é quase o preço de custo de produção. Nossa intenção é que o torcedor que gosta e acompanha a equipe possa demonstrar esse apoio usando nosso uniforme. E esse combo com o ingresso é uma forma de retribuir esse carinho que estamos recebendo nesta volta de jogos oficiais em Dourados”, diz o presidente Thiago Altamore. Para disputar a LNF Silver, Copa LNF e Copa do Brasil, o Juventude AG tem apoio da Prefeitura de Dourados, por meio da Funed; do Governo do Estado, através da Setesc e Fundesporte, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), além de empresas públicas e da iniciativa privada.








