O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) é uma das instituições participantes da Operação Oncojuris, deflagrada nesta quinta-feira (23/04). A força-tarefa, da qual fazem parte a Receita Federal, a Polícia Civil e a Defensoria Pública, visa à desarticulação de sofisticado esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que fraudava o fornecimento de medicamentos para tratamento de câncer. Na fase de campo, agentes públicos cumpriram 10 mandados de busca e apreensão e ordens de sequestro de bens em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A ofensiva busca sufocar a engrenagem financeira de uma organização criminosa que, segundo estimativas iniciais, movimentou quase R$ 80 milhões. O esquema foi identificado após o monitoramento de padrões atípicos em ações judiciais, onde indivíduos demandam o fornecimento de medicamentos não obtidos diretamente no sistema público de saúde. Assim, após a tutela judicial procedente, empresas fraudadoras revendiam medicamentos clandestinos, sem qualquer registro ou controle da Agência Nacional de Vigilância Sanitária em Saúde), como se fossem regulares, destinando-os diretamente a pacientes oncológicos. Esses produtos, sem origem ou controle sanitário algum, eram entregues diretamente às pessoas em tratamento, colocando suas vidas em risco. Para ocultar o esquema, os criminosos falsificavam documentos, principalmente notas fiscais de venda, a fim de dar aparência de regularidade. Os produtos clandestinos eram adquiridos por valores irrisórios perto dos custos dos medicamentos regulares pagos pelo Estado, gerando desvios milionários em favor do elo empresarial, que por sua vez corrompia servidores públicos para facilidade de acesso aos processos, estes servidores foram afastados e foi cumprida ordem judicial de prisão. O MPMS, por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc), atua diretamente em apoio na fase investigativa, e principalmente na fase judicial da persecução penal, com a formulação das ações cabíveis. O foco da instituição é converter a investigação em punições severas, inibindo a continuidade dos crimes, e garantir o ressarcimento integral do erário. Medidas judiciais Além das buscas, a Justiça determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de veículos e imóveis dos investigados. Essas medidas visam interromper o ciclo de lavagem de dinheiro e assegurar que os ativos desviados da saúde pública retornem aos cofres do Estado. Conforme indicou a apuração, o grupo criminoso utilizava “laranjas” e empresas de consultoria para ocultar a origem ilícita dos valores recebidos por meio das liminares judiciais. Compromisso com a saúde pública O nome da operação, que une oncologia e jurisdição, simboliza o esforço conjunto para impedir que o Poder Judiciário seja instrumentalizado pelo crime. Para o MPMS, a prioridade absoluta é garantir que o orçamento da saúde seja destinado exclusivamente ao tratamento digno dos cidadãos, sendo inaceitável que a urgência de pacientes com câncer seja manipulada para o enriquecimento ilícito. A ofensiva contra a corrupção na saúde pública parte da Operação Renocrim-Recupera, iniciativa nacional voltada ao enfrentamento das organizações criminosas em todo o país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência.
Com início Anel Viário, Governo de MS entrega pacote de obras em Bonito
O governador Eduardo Riedel entregou e lançou um pacote de obras em Bonito, nesta sexta-feira (24). Entre elas está o tão esperado Anel Viário da cidade, com investimento de R$ 51,2 milhões. O objetivo da obra é impulsionar o desenvolvimento e favorecer o turismo na região. Foi assinado ainda a ordem de serviço para início do projeto, que começa pelo Ramo Sul. A obra vai melhorar o fluxo de trânsito na cidade turística, facilitando o acesso entre as rodovias MS-382 e MS-178, que ligam Bonito a Bodoquena e ao aeroporto municipal. “Dos mais de R$ 50 milhões de investimento no Anel Viário, quase seis [milhões] foram em mecânismos de proteção a fauna, o que mostra a responsabilidade que temos principalmente em Bonito, com um projeto ambiental sólido. Por isso vamos fazer bem feito, com o que tem de melhor para sociedade”, afirmou o governador. Riedel lembrou que esta obra tão esperada era um compromisso do Estado. “Um projeto que será feito com todo carinho possível. Ele é transformador para o município, que é cartão postal do Brasil”, completou. O projeto contempla 7,6 km de pavimentação, garantindo mais segurança para moradores, turistas e transportadores que trafegam pela região. A iniciativa visa desafogar o trânsito urbano, reduzindo o fluxo de veículos pesados dentro da cidade e proporcionando mais agilidade no deslocamento entre os destinos turísticos. “Sonho que começou em 2016 quando começamos o projeto. Corremos atrás e em 2021 fomos atrás do Estado para viabilizar este sonho, que agora será realizado. Vai desafogar os veículos pesados da nossa cidade. O sentimento é de gratidão”, ponderou o prefeito Josmail Rodrigues. Estrada Viva Durante o evento também foi iniciada a construção da sede do projeto Estrada Viva, que visa reduzir e prevenir os acidentes envolvendo animais silvestres nas rodovias estaduais. O prédio será construído na região central da cidade, na esquina das ruas das Flores e Dr. Conrado, em área que pertence à Agraer. O objetivo é ser um local funcional, com identidade regional. A edificação terá área coberta de 265,58 m² e contará com recepção, dois banheiros, seis escritórios, copa, refeitório, alojamentos masculino e feminino com banheiros, garagem e área externa. A estrutura funcionará também como base operacional do projeto. Lançado em 2021, o programa realiza monitoramento permanente e desenvolve ações para reduzir o atropelamento de animais silvestres. Asfalto e recapeamento Para melhorar a infraestrutura urbana da cidade, o governador entregou a pavimentação, drenagem e serviços de contenção de assoreamento no bairro Atlântico, no valor de R$ 7,8 milhões. Foram contempladas as ruas Santana do Paraíso, Romário Gonçalves da Cruz, Travessa A, Voluntários da Pátria, Senador Finto Muller e 15 de Novembro. Também foi assinada a licitação para o recapeamento de diversas ruas da cidade. Entre elas dos bairros BNH e Jardim Andréia. A obra está inserida no programa MS Ativo. Vão receber melhorias a avenida Brasil e a MS-178 (Saída p/ Jardim), além das ruas Cel. Pilad Rebuá, Pérsio Schamman, 29 de Maio, Gal. Osório, Rua das Flores, Nestor Fernandes, Nova Jerusalém, Bongiovani, Nossa Sra. Aparecida, 24 de Fevereiro, Luís da Costa Leite, Monte Castelo, Olívio Flores, Olívio Jacques, Geraldo Leite, Dois de Outubro e Ari da Silva Machado. “Investimentos importantes que se conectam. Havia necessidade de infraestrutura de qualidade para potencializar o que Bonito tem de melhor. Economia e melhorias que transformam a vida da população. Prosperidade e inclusão. O que faz a diferença na vida das pessoas”, explicou o governador. Educação e esporte A educação e esporte de Bonito também fazem parte do pacote. Foi entregue durante a agenda a reforma da Escola Estadual Bonifácio Camargo Gomes, que ainda contou com a ampliação de um bloco com cinco salas de aula. São investimentos de R$ 3,3 milhões, incluindo a entrega de equipamentos. São R$ 983,9 mil de investimento. A unidade é responsável pelo atendimento de 836 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com a oferta de turmas parciais e no sistema integral. Para fomentar o esporte e lazer, foi inaugurada a reforma do Ginásio Municipal de Esportes Juscelino Kubitschek, por meio da Fundesporte, no valor de R$ 1,7 milhão. A estrutura foi entregue a população, que esperava por este equipamento. Saneamento Uma das prioridades do Governo do Estado, o saneamento também está em ascensão em Bonito. Foi autorizado a obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário do município. Com investimento previsto de R$ 1,7 milhão, via Sanesul, os serviços incluem implantação 4.200 metros de rede coletora, 300 novas ligações domiciliares, assim como a construção de uma estação elevatória de esgoto na Rua Nossa Senhora Aparecida, para atender os moradores do Condomínio Solar dos Lagos. Também foi aberto a concorrência por meio da Sanesul, para ampliar o sistema de abastecimento de água de Bonito, na região do bairro Rincão Bonito e Loteamento Misae. Vistorias O governador aproveitou a agenda para vistoriar várias obras de infraestrutura urbana na região, que estão em andamento. Ele passou nas obras de pavimentação e drenagem dos bairros Jardim América, Vila Jaraguá e bairro Portal do Rio Formoso, e também na obra de pavimentação asfáltica e drenagem no Bairro Vila América. Riedel também passou na obra de pavimentação asfáltica e drenagem no bairro Jardim das Flores. “Estamos aqui fiscalizando as obras de infraestrutura e aqui em Bonito sempre com aquele cuidado ambiental. O município segue rumo ao 100% de asfalto”, descreveu Riedel. Leonardo Rocha, Comunicação Governo de MS
Governo de MS mobiliza estrutura e amplia ações para conter avanço da chikungunya no Estado
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde), intensificou as ações de enfrentamento à chikungunya em todo o Estado, com foco nas regiões de maior incidência, especialmente em Dourados, município que concentra o maior número de casos e óbitos relacionados à doença no país. De acordo com o Boletim Epidemiológico mais recente, o cenário é de atenção, com aumento expressivo de casos e maior pressão sobre a rede de saúde na região da Grande Dourados. Diante disso, o Estado estruturou uma resposta integrada, que envolve assistência, vigilância, diagnóstico, controle vetorial e articulação entre diferentes órgãos. Na área assistencial, o Governo do Estado ampliou a capacidade de atendimento em Dourados com a abertura de 15 leitos exclusivos para pacientes com chikungunya no HRD (Hospital Regional de Dourados). Também foi implantado um fluxo emergencial de regulação para casos graves, reduzindo o tempo de resposta e permitindo o uso de mecanismos excepcionais para garantir acesso rápido aos serviços de saúde. O secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, ressaltou que a estratégia busca assegurar uma resposta completa à população. “Estamos atuando com monitoramento diário, apoio direto aos municípios e ampliação da capacidade de atendimento. Nosso objetivo é reduzir a transmissão e garantir o cuidado adequado aos pacientes, especialmente nas regiões mais afetadas”, afirmou. A vigilância epidemiológica foi reforçada com monitoramento contínuo por meio da Sala de Situação e da atuação do COE (Centro de Operações de Emergência) estadual, que coordena as ações e possibilita respostas rápidas diante da evolução dos casos. O Lacen-MS (Laboratório Central de Saúde Pública) também atua no suporte diagnóstico, garantindo a confirmação oportuna dos casos. Em Dourados, as ações contaram com o apoio da Força Nacional do SUS, em atuação conjunta com o Estado e o município. A secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, destacou a importância dessa integração. “Esse trabalho conjunto tem sido fundamental para ampliar a assistência e reorganizar a rede de atendimento, especialmente nas áreas mais vulneráveis, garantindo mais eficiência no enfrentamento da doença”, afirmou. No combate ao mosquito, o Estado ampliou as ações de controle vetorial em todo o território. Em Dourados, as equipes atuam tanto na área urbana quanto nos territórios indígenas, com visitas domiciliares, eliminação de criadouros, aplicação de inseticidas e orientação à população. As ações foram reforçadas com a capacitação de agentes de endemias, incluindo profissionais indígenas, e também com o apoio de militares do Exército, que passaram por treinamento específico para atuar no controle vetorial, ampliando a capacidade de resposta no município. A atuação integrada conta ainda com o suporte da Defesa Civil estadual, que reforça a logística e a organização das ações em campo. A instituição atua na coordenação das frentes de trabalho, no apoio direto aos municípios e na agilização da execução das medidas, contribuindo para ampliar o alcance das atividades e garantir uma resposta mais eficiente à população. Como parte das medidas de prevenção, Mato Grosso do Sul foi incluído na estratégia piloto de vacinação contra a chikungunya do Ministério da Saúde, com envio inicial de doses para os municípios de Dourados e Itaporã. Paralelamente, a SES tem investido na qualificação dos profissionais de saúde, com capacitações voltadas ao diagnóstico e manejo clínico da doença, contribuindo para a redução de complicações e óbitos. Além das ações do poder público, a SES reforça que a participação da população é fundamental para conter o avanço da chikungunya. A orientação é manter os quintais limpos e livres de recipientes que possam acumular água, verificar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, manter as caixas d’água bem tampadas e adotar medidas de proteção individual, como o uso de repelentes. Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo e nas articulações, a recomendação é não se automedicar e procurar a unidade de saúde mais próxima da residência para avaliação e orientação adequada. O Governo do Estado segue monitorando diariamente o cenário epidemiológico e ampliando as estratégias de enfrentamento, com foco na redução da transmissão e na garantia de atendimento adequado à população sul-mato-grossense. Kamilla Ratier, Comunicação SES
Reconhecimento facial: Dourados adota estratégia de Campo Grande para garantir segurança na Expoagro
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul (Sejusp-MS) e o Sindicato Rural de Dourados iniciaram, nesta sexta-feira (24), tratativas para reforçar as ações de segurança durante a 60ª Expoagro, que será realizada entre os dias 8 e 17 de maio de 2026, no Parque de Exposições João Humberto de Andrade Carvalho, em Dourados. A proposta é replicar a estratégia adotada em Campo Grande durante a Expogrande, que resultou na prisão de dois foragidos da Justiça, localizados por meio de reconhecimento facial. A ferramenta, baseada em inteligência artificial e disponibilizada pela organização do evento, permite a identificação, em tempo real, de pessoas com mandados de prisão em aberto, por meio do cruzamento de dados com bases oficiais. “É de fundamental importância, para o sucesso do evento e a tranquilidade da sociedade, uma parceria como essa. Em Campo Grande, o resultado foi positivo. Em conversa com o presidente da Acrissul, ele nos recomendou essa iniciativa. Então, entramos em contato com a Sejusp e estamos alinhando tudo. Tenho certeza de que essa parceria é essencial para o nosso sucesso aqui”, disse o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira. O evento movimenta cerca de 70 mil pessoas por ano em Dourados e é considerado uma das maiores feiras agropecuárias do país, reunindo exposições e shows musicais, o que demanda reforço na segurança e estratégias eficazes. “Em Campo Grande, a estratégia adotada demonstrou resultados bastante eficazes ao inibir a atuação de criminosos e resultar na prisão de duas pessoas, o que evidencia o caráter preventivo e organizado da operação. Isso garantiu um evento seguro e pacífico para toda a população, tanto dentro quanto no entorno do parque de exposições. É exatamente esse padrão de segurança e tranquilidade que buscamos replicar aqui em Dourados”, destacou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, Tiago Macedo dos Santos. Ainda na sexta-feira, a Sejusp reuniu representantes das forças de segurança pública estadual que atuam na região de Dourados, como a Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, em reunião realizada no Departamento de Operações de Fronteira (DOF). Além de Dourados, há tratativas em andamento para a 38ª Festa das Nações, em Mundo Novo. A Sejusp estuda outros parcerias com a organização de outros grandes eventos na região. Joilson Francelino, Comunicação Sejusp
Deputado Zé Teixeira solicita obras de estrutura e lazer para bairros de Dourados
O deputado estadual Zé Teixeira (PL) apresentou, nesta quinta-feira (13), um conjunto de frentes de trabalho voltadas para a melhoria da infraestrutura urbana e da segurança viária em Dourados. As propostas, enviadas ao Governo do Estado e à Prefeitura, focam na readequação do trânsito na região do Grande Flórida, na criação de espaços de lazer na Vila Toscana e na recuperação da acessibilidade no entorno da Escola Estadual Professor Alício Araújo, no bairro Terra Roxa. Uma das principais frentes busca solucionar os congestionamentos na Rua Antônio Emílio de Figueiredo. O parlamentar solicitou o alargamento ou a duplicação do trecho que interliga os bairros Jardim Clímax e Jardim Florida I. Conforme o vereador Pedro Pepa, a via concentra um fluxo intenso de veículos por dar acesso a escolas, centros comerciais e supermercados, tornando-se um ponto crítico de segurança para pedestres e motoristas, especialmente nos horários de pico. Na Vila Toscana, a iniciativa de Zé Teixeira foca no bem-estar social por meio da implantação de uma praça pública completa. O projeto prevê pista de caminhada, quadra de esportes e academia ao ar livre, atendendo a uma demanda de moradores de uma região em plena expansão urbana que ainda carece de áreas de convivência. Paralelamente, o deputado acionou o Estado para a reforma urgente das calçadas da Escola Professor Alício Araújo, que hoje apresentam riscos de acidentes devido ao desgaste e às raízes de árvores, comprometendo o acesso dos alunos e da comunidade local. Resultado – Além das novas solicitações para Dourados, o trabalho parlamentar de Zé Teixeira rendeu resultados concretos para Laguna Carapã. A Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul) confirmou a abertura de licitação para a reforma e adequação da quadra de esportes no bairro Nossa Senhora Aparecida. Com investimento de R$ 1,8 milhão, a obra é fruto de um pedido feito pelo deputado no ano anterior e visa revitalizar um ponto de encontro essencial para o lazer e a prática esportiva das famílias do município.
Secretaria de Saúde abre contratação de médicos e enfermeiros para enfrentar Chikungunya
A Prefeitura de Dourados publicou edital para contratação emergencial de profissionais da saúde com foco no enfrentamento da epidemia de Chikungunya. Assinada pelo secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, a medida busca reforçar a rede municipal diante do aumento expressivo de casos da doença e do risco de sobrecarga no sistema público. De acordo com o Edital nº 27/2026/SEMS/PMD, a convocação pública prevê a contratação temporária de médicos e enfermeiros para atuação imediata nas unidades de saúde do município. A iniciativa é conduzida pela Secretaria Municipal de Saúde e ocorre em caráter excepcional, enquanto perdurar a situação de emergência sanitária. A decisão é respaldada por uma série de decretos municipais publicados entre março e abril deste ano, que reconhecem a escalada da Chikungunya e culminaram na decretação de estado de calamidade em saúde pública. Entre as medidas adotadas estão o Decreto nº 610, que cria o Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE) e Decreto nº 638, que declara situação de calamidade em saúde pública, reconhecimento oficial do cenário crítico enfrentado pela rede de atendimento. Segundo Márcio Figueiredo, a contratação emergencial é necessária para ampliar a capacidade de resposta do sistema de saúde e garantir a continuidade dos serviços essenciais à população. De acordo com ele, a demora na reposição de profissionais pode agravar o quadro epidemiológico e comprometer o atendimento aos pacientes. O processo seletivo seguirá cronograma estabelecido no edital e terá caráter simplificado, conforme prevê a legislação para situações de excepcional interesse público. A contratação será temporária e precária, limitada ao período de vigência da emergência. Os profissionais poderão ser designados para as Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento e hospitais públicos ou conveniados. Com a contratação dos profissionais, a Prefeitura reforça que a medida atende ao princípio constitucional de que a saúde é direito de todos e dever do Estado, e visa assegurar atendimento adequado diante do avanço da Chikungunya no município. “O risco iminente de colapso da rede pública de saúde e a necessidade de resposta imediata para garantia da continuidade dos serviços essenciais justificam a medida”, enfatiza o secretário Márcio Figueiredo. Conforme o Edital, os profissionais interessados deverão comparecer imediatamente, à Secretaria Municipal de Saúde de Dourados – Rua Coronel Ponciano, nº 900, no horário das 8h às 13h, munidos de documentos obrigatórios (originais e cópias). Entre os documentos exigidos estão: documento de identificação com foto ou identidade profissional, CPF, comprovante de escolaridade (diploma ou certificado), carteira de registro profissional e comprovação de experiência na área de atuação nos últimos cinco anos, por meio de declaração, atestado ou registro em carteira de trabalho física ou digital. A classificação dos candidatos será realizada em ordem decrescente, com base no tempo de experiência profissional devidamente comprovado. Terá prioridade o candidato com maior tempo de serviço na função, conforme critérios estabelecidos no edital. Em casos de empate, será considerado o candidato de maior idade. Períodos de atuação simultânea não serão contabilizados de forma cumulativa. A contratação será formalizada de maneira imediata, respeitando a ordem de classificação e a análise da documentação apresentada pelos candidatos.
Dourados registra maior avanço em alfabetização dos últimos 4 anos no Saems
A Prefeitura de Dourados registrou em 2025 seu melhor desempenho nos últimos quatro anos no Sistema de Avaliação da Educação de Mato Grosso do Sul (Saems), consolidando um avanço expressivo na Rede Municipal de Ensino em relação ao ciclo anterior. O resultado confirma os esforços da gestão Marçal Filho em melhorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas municipais e aponta que Dourados está no caminho certo quando prioriza investimentos em Educação. De acordo com os dados divulgados, a proficiência média da Rede Municipal de Ensino chegou a 611 pontos, o que representa um aumento de 11 pontos na comparação com 2024 (583 pontos). O salto é ainda mais significativo frente aos resultados de 2022 (571 pontos) e 2023 (560 pontos), ano em que a rede registrou sua menor marca no período. Outro fator que chama a atenção é a mudança notória na distribuição dos estudantes no que se refere ao nível de desempenho, o percentual de alunos no padrão adequado atingiu 63%, o maior dos últimos quatro anos. Os níveis Muito Crítico e Crítico caíram, atingindo 4% e 13%, respectivamente, reforçando a impressão do trabalho contínuo e o impacto das políticas educacionais implementadas pela gestão. De acordo com o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, os resultados refletem as ferramentas implementadas pela atual gestão na rede municipal. “Esse resultado não é fruto do acaso”, enfatizou Nilson Francisco. “É o reflexo direto de um trabalho consistente de gestão, que começou com o planejamento pedagógico, passou pela valorização dos nossos professores e chegou à liderança firme dos diretores dentro das escolas”, prosseguiu. “Avançamos 11 pontos em um ano porque conseguimos alinhar formação continuada, acompanhamento de indicadores e, acima de tudo, comprometimento de cada profissional que está no chão da sala de aula”, concluiu o secretário de Educação. Segundo o prefeito Marçal Filho, os resultados refletem um conjunto de ações estratégicas adotadas pela gestão, “Isso é resultado de muito trabalho”, ressaltou o prefeito. “Estamos investindo cada vez mais na educação de nossas crianças”, argumentou. “Realizamos formações continuadas de professores, acompanhamento e planejamento pedagógico sistemático, reorganização das práticas de alfabetização e investimentos em materiais didáticos e infraestrutura escolar”, completou Marçal Filho. SISTEMA DE AVALIAÇÃO O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul (SAEMS) é uma avaliação externa em larga escala realizada pela Secretaria de Estado de Educação (SED/MS). Seu objetivo é diagnosticar a aprendizagem dos estudantes, gerando informações que apoiam o planejamento pedagógico, a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas para melhorar a qualidade da educação. Com os índices alcançados, Dourados agora se posiciona entre as redes municipais com maior evolução no estado. A meta da gestão para 2026 é consolidar o patamar acima dos 600 pontos e reduzir ainda mais os níveis Crítico e Muito Crítico.
Dourados digitaliza fluxo de pagamentos e gera economia para os cofres municipais
A Prefeitura de Dourados deu um passo concreto no processo de desburocratização administrativa. Nesta quinta-feira (23), a Secretaria Municipal de Fazenda e a Controladoria-Geral do Município reuniram servidores de todas as Secretarias Municipais para apresentar a Instrução Normativa Conjunta nº 01/2026, que regulamenta o uso do Sistema Eletrônico de Tramitação de Pagamentos no município. A medida encerra uma rotina que custava caro ao erário. Até 2025, todos os processos de pagamento tramitavam em papel. Impressões, capas de processo, caixas de arquivo morto e servidores dedicados à digitalização manual compunham uma despesa mensal de R$ 15.810,19, ou quase R$ 200 mil por ano. Com a migração para o sistema digital, o custo mensal cai para R$ 6.500,00. Além de dinamizar os serviços, a medida ainda gera economia considerável aos cofres municipais. “A gente gastava em torno de R$ 200 mil por ano só para mover papel de uma sala para outra”, explica Suelen Nunes Venâncio, secretária Municipal de Fazenda. “Com o sistema digital, esse dinheiro fica no município e o servidor passa a trabalhar no que realmente importa”, prossegue. “É eficiência que aparece no orçamento”, afirma a secretária. Ela enfatiza que os ganhos vão além da conta financeira. A digitalização elimina o crescimento do arquivo físico, encerra a necessidade de capas de processo e extingue o trabalho manual de digitalização. “Servidores antes alocados nessas funções ficam disponíveis para atividades de maior valor e reforço na execução de tarefas estratégicas da secretaria”, ressalta Suelen Nunes. O modelo físico também gerava retrabalho constante. “Processos retornavam por documentação incompleta, certidões vencidas ou erros de organização”, lembra. “Cada devolução significava atraso no pagamento e sobrecarga no Departamento Financeiro”, enfatiza a secretária. “Com o fluxo digital, a tramitação passa a ser rastreável, com controle ponta a ponta e prazos mais previsíveis”, conclui Suelen Nunes. A secretária municipal de Fazenda ressalta que ofícios e Comunicações Internas também migram para o meio eletrônico. “A meta da Semfaz é atingir 100% das operações sem papel e tornar-se referência de gestão digital no município”, antecipa Suelen Nunes. “Essa é uma determinação do prefeito Marçal Filho, não apenas para gerar economia aos cofres públicos, mas, sobretudo, para melhorar a qualidade dos serviços que são prestados à população”, completa. GESTÃO MODERNIZADA A reunião de desta quinta-feira não foi o primeiro movimento da Secretaria Municipal de Fazenda em direção ao digital. Ainda em dezembro de 2025, a Semfaz lançou a “Doura”, assistente virtual com inteligência artificial acessível pelo WhatsApp, para facilitar a emissão de guias do IPTU. A iniciativa acompanhou a extinção do carnê impresso a partir de 2026, medida que, segundo a secretária Suelen Nunes Venâncio, gerou economia de cerca de R$ 1 milhão por ano. “Somente nos últimos quatro anos foram gastos cerca de R$ 4 milhões do contribuinte com impressão e postagem, dinheiro que poderia ter sido investido na saúde e na educação”, destacou. O Sistema Eletrônico de Tramitação de Pagamentos apresentado hoje segue essa mesma lógica: menos gasto operacional, mais eficiência e serviço público que funciona sem depender de papel. A iniciativa se insere em um movimento mais amplo. A Lei Federal nº 14.129/2021, a Lei de Governo Digital, consolidou a digitalização como diretriz da administração pública brasileira. Em março de 2026, mais de 2.650 municípios já integravam a Rede GOV.BR, com presença em todos os estados do país. Experiências estaduais confirmam o retorno financeiro da mudança. Santa Catarina registrou economia comprovada de cerca de R$ 29 milhões com a digitalização de seus fluxos administrativos. O Ceará projeta R$ 300 milhões de economia em oito anos com seu Projeto Papel Zero. Em Dourados, os números já estão postos. Processo completo, pagamento no prazo, sem papel e sem fila.
COE publica Plano de Ação Incidente para enfrentar epidemia de Chikungunya
O Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública (COE), criado pela Prefeitura de Dourados para coordenar o enfrentamento à epidemia de Chikungunya na Reserva Indígena e no perímetro urbano do município, publicou nesta quinta-feira (23), em edição suplementar, número 6.612, do Diário Oficial do Município, o Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya, um documento de 36 páginas com um conjunto de medidas fundamentais para vencer o avanço da doença. A publicação do documento é importante para consolidar as diretrizes de trabalho dos entes envolvidos no combate à epidemia. “Plano de Ação considera o cenário epidemiológico caracterizado pela evidência de transmissão sustentada e expansão do agravamento da doença com com impacto significativo na rede de atenção à saúde, incluindo aumento da demanda por atendimentos, internações e potencial sobrecarga dos serviços”, explica Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde e coordenador-geral do COE. O plano leva em consideração o fato de o município de Dourados abrigar a Reserva Indígena, o que impõe especificidades operacionais à resposta e demanda articulação permanente entre a gestão municipal e o Distrito Sanitário Especial Indígena de Mato Grosso do Sul (DSEI-MS), que compartilham a condução das ações no âmbito do COE. “Essa integração é fundamental para assegurar a efetividade das medidas adotadas, respeitando as particularidades socioculturais e garantindo equidade no acesso às ações de saúde. De acordo com o secretário Márcio Figueiredo, o Plano de Ação de Incidente de Dourados traz uma abordagem estratégica, estruturado em eixos que organizam e orientam de forma integrada o planejamento, a operação, o monitoramento e a avaliação das ações, com foco no fortalecimento da resposta à chikungunya no território indígena e na zona urbana. “A estratégia central fundamenta-se na ampliação do acesso, na qualificação da assistência e na redução da morbimortalidade, tendo a Atenção Primária à Saúde como eixo ordenador do cuidado, articulada de forma resolutiva com os demais níveis de atenção”, observa. Os eixos estratégicos direcionam intervenções prioritárias voltadas à organização da rede assistencial, ao fortalecimento da capacidade diagnóstica e à padronização dos fluxos, assegurando estratificação de risco, manejo clínico oportuno e encaminhamento ágil dos casos. De forma complementar, incorporam a integração entre os pontos da Rede de Atenção à Saúde, o desenvolvimento contínuo das equipes e a gestão qualificada da informação como pilares para a tomada de decisão. O plano estabelece uma lógica operacional dinâmica, baseada no acompanhamento sistemático do cenário epidemiológico e na capacidade de adaptação das ações, consolidando-se como instrumento estratégico para uma resposta coordenada, eficiente e orientada por evidências. A implantação do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para enfrentamento da Chikungunya (COE-Chikungunya) constitui medida estratégica prevista neste Plano de Ação de Incidente, integrando a resposta à emergência em saúde pública decorrente da transmissão do vírus chikungunya. O Plano de Ação de Incidente para o Enfrentamento da Chikungunya tem como estratégia assegurar a coordenação e execução eficiente das ações de resposta, por meio do planejamento estratégico, gestão de recursos, monitoramento contínuo e uso qualificado da informação. Os desafios do plano são: coordenar a governança e articulação institucional; planejar e executar ações prioritárias; monitorar indicadores e analisar cenários; integrar ações intersetoriais; coordenar recursos financeiros, contratos e equipes; garantir transparência e suporte logístico-operacional. O objetivo central do plano é coordenar a resposta à situação epidemiológica de Chikungunya, atuando na mitigação/redução da incidência e dos impactos à saúde pública, de forma integrada e articulada nos componentes da assistência e vigilância. O plano busca ainda fortalecer a organização da rede de atenção à saúde, de forma integrada à vigilância em saúde, para ampliação da capacidade de resposta técnica, operacional e logística no âmbito da gestão municipal, para assegurar o cuidado integral, oportuno e resolutivo às pessoas com suspeita ou confirmação de Chikungunya.








