Assembleia Legislativa realiza sessão solene para entrega da Comenda Lídia Baís nesta quarta-feira

José Ricardo

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realiza, nesta quarta-feira (22), sessão solene para a entrega da Comenda Lídia Baís, em reconhecimento a mulheres artistas que contribuem para o fortalecimento da cultura sul-mato-grossense. A solenidade acontece às 19h, no plenário Deputado Júlio Maia, por proposição da deputada Gleice Jane (PT).

A homenagem ocorre na mesma data do nascimento de Lídia Baís, em 1900, em Campo Grande. Reconhecida como uma das pioneiras das artes plásticas em Mato Grosso do Sul, a artista construiu uma trajetória marcada pela ousadia, experimentação e quebra de paradigmas impostos às mulheres de sua época.

A comenda integra a proposta de valorização do Dia da Mulher Artista Sul-Mato-Grossense e tem como objetivo dar visibilidade à produção feminina nas artes, historicamente marcada por processos de invisibilização. Ao reconhecer trajetórias contemporâneas, a iniciativa também reafirma o legado de Lídia Baís como símbolo de resistência, liberdade criativa e afirmação de identidade.

“Mais do que uma homenagem, esta comenda é um gesto político e cultural de reparação histórica. As mulheres artistas sempre existiram, produziram e resistiram, mas muitas vezes foram silenciadas. Reconhecê-las é afirmar que suas vozes e suas obras são fundamentais para a construção da nossa identidade cultural”, destaca a deputada Gleice Jane.

A parlamentar também ressalta o caráter inspirador da artista que dá nome à honraria. “Lídia Baís desafiou normas, enfrentou preconceitos e construiu uma trajetória singular. Celebrar sua memória no dia do seu nascimento reforça a importância de manter vivo esse legado de coragem e criação”, afirma.

Entre as autoridades convidadas para a solenidade estão as deputadas estaduais Lia Nogueira (PSDB) e Mara Caseiro (PL), além do superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MS), João Henrique dos Santos; a coordenadora do Escritório Regional do Ministério da Cultura, Caroline Garcia; e a coordenadora administrativa do Fórum Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul, Gleycielli de Souza Nonato.

Sobre Lídia Baís

Artista multifacetada, Lídia Baís foi pintora, desenhista, escritora e compositora. Teve formação artística no Brasil e na Europa e viveu experiências que influenciaram profundamente sua produção. Em um período em que às mulheres eram reservados papéis sociais restritos, escolheu trilhar um caminho próprio, marcado pela independência e pela intensa dedicação à arte e à espiritualidade.

Sua obra dialoga com temas existenciais, religiosos e simbólicos, refletindo também as tensões vividas por mulheres que desafiaram as normas sociais no início do século XX. Ao longo da vida, enfrentou incompreensões, interdições familiares e períodos de isolamento, mas deixou um legado artístico e humano que segue inspirando gerações.

Recentes

  • All Posts
  • Brasil
  • Cultura & Entretenimento
  • Esportes
  • Mato Grosso Do Sul
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Tecnologia & Ciência
  • Turismo
    •   Back
    • América Latina
    • Estados Unidos
    • Europa
    • Ásia
    • Oriente Médio
    • África
    • Oceania
    • Vaticano
    •   Back
    • Dourados
    • Polícia
    • Política do MS
    • Regiões do MS
    • Agronegócio
    • Saúde no MS
    • Economia do MS
    •   Back
    • Futebol
    • Basquete
    • Vôlei
    • Automobilismo
    • Lutas
    • E-Sports
    • Esportes no MS
    • Outros Esportes
    •   Back
    • Bem-Estar Ambiental
    • Clima e Natureza
    •   Back
    • Música & Shows
    • Programação Cultural
    • Cinema, TV & Streaming
    • Famosos
    •   Back
    • Natureza & Aventura
    • Destinos no Brasil
    • Gastronomia
    • Turismo em Foco
    •   Back
    • Educação
    • Saúde
    • Segurança Pública
    • Política
    • Economia
    • Sociedade
    •   Back
    • Inteligência Artificial
    • Inovação
    • Pesquisa e Ciência
    • Tecnologia e Sociedade

© 2026 Folha do MS. Todos os direitos reservados.