O Governo de Mato Grosso do Sul confirmou o pagamento da primeira parcela, no valor de R$ 8.333.333, destinada à reestruturação da Santa Casa de Campo Grande. O montante foi depositado segunda-feira (14) diretamente no Fundo Municipal de Saúde, responsável pela contratualização com o hospital, que é referência no atendimento de média e alta complexidade no Estado. O repasse faz parte de um total de R$ 25 milhões viabilizados por meio de emendas parlamentares da bancada federal de Mato Grosso do Sul, com o objetivo de garantir a continuidade dos atendimentos, melhorar a gestão hospitalar e avançar na modernização da estrutura da Santa Casa, que atende pacientes de todo o Estado e de regiões vizinhas. A destinação contou com o esforço coletivo de parlamentares da bancada federal. O maior repasse foi feito pelo senador Nelsinho Trad, que destinou R$ 12.571.000, seguido pela senadora Tereza Cristina, que contribuiu com R$ 6.609.000. O deputado federal Geraldo Resende, com R$ 2.820.000, a senadora Soraya Thronicke, com R$ 1.800.000, e o deputado federal Luiz Ovando, com R$ 1.200.000, completam a lista. “A destinação desse montante é uma resposta às necessidades emergenciais da Santa Casa. Com os recursos das emendas parlamentares, viabilizamos R$ 25 milhões em três parcelas, permitindo que o hospital reforce seus estoques de medicamentos e materiais, essenciais para manter a assistência hospitalar”, frisa o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Simões completa afirmando que, somando esse montante aos R$ 15 milhões que Governo de Mato Grosso do Sul autorizou em outubro do ano passado, a partir de convênio com pagamento em três parcelas, e aos R$ 9 milhões destinados ao pagamento do 13º salário dos profissionais, o apoio ofertado à Santa Casa já chega a quase R$ 50 milhões. “Essa mobilização reflete o compromisso do governador Eduardo Riedel com a saúde pública, priorizando ações que garantam atendimento digno e contínuo à população”, conclui. As próximas parcelas — também de R$ 8,3 milhões — devem ser liberadas conforme cronograma e metas pactuadas entre os entes. Pelo prazo contratual, a primeira parcela, paga ontem (14), poderia ter sido paga até dia 20. A Santa Casa é o maior hospital filantrópico de Mato Grosso do Sul, com mais de 800 leitos e cerca de 70% dos atendimentos voltados ao SUS (Sistema Único de Saúde). A expectativa do Governo do Estado é que ela avance para um novo modelo de gestão, mais eficiente e transparente, garantindo previsibilidade no financiamento e melhoria no fluxo de atendimentos. Comunicação SES
Com perspectiva de aumentar produção, volume das exportações de ovos de MS aos EUA dobra a cada ano
As granjas instaladas em Mato Grosso do Sul produziram 1.117.104.000 unidades de ovos durante o ano de 2023, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os municípios de Terenos (34,62%), Ivinhema (29,13%) e Dourados (6.39%) concentraram mais de metade dessa produção. Outros importantes produtores naquele ano foram: Sidrolândia, com 69 mil unidades; Jateí (43 mil), Cassilândia (41 mil), São Gabriel do Oeste (29 mil), Água Clara (26 mil) e Douradina (25 mil). A maior parte do que se produz no Estado acaba sendo consumido pelos próprios habitantes, porém um volume importante tem sido destinado à exportação. Os Estados Unidos dobraram as importações nos últimos anos. Em 2023, o país comprou 1.142.050 quilos de ovos de Mato Grosso do Sul. No ano seguinte esse volume saltou para 2.096.000 quilos e nos três primeiros meses desse ano as exportações para os EUA já somam 840 mil quilos de ovos. Outros importantes compradores de ovos produzidos em Mato Grosso do Sul em 2024 foram o Chile (236 mil quilos), Colômbia (72 mil quilos) e Filipinas (24,3 mil quilos). Os Estados Unidos se ressentem da falta da proteína e alta nos preços devido à gripe aviária, que obrigou os produtores a eliminar 123 milhões de galinhas, perus e outras aves desde o início dos surtos, em 2022. Com isso, têm aumentado a compra do produto de vários países. O Brasil se tornou o maior fornecedor do produto para os EUA no primeiro trimestre desse ano, com aumento de 346% nas vendas, conforme dados da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal). Foram enviados àquele país, pelo Brasil, 2.705 toneladas de ovos nos três primeiros meses do ano. A avicultura de postura tem relevância para a economia do Estado por várias razões, conforme explica o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta. “O Governo entende que a produção de ovos é uma excelente alternativa para Mato Grosso do Sul, dada a grande produção de grãos e os altos níveis de sanidade e biossegurança. Além disso, nossa logística de atendimento aos estados da região Sudeste e Sul, além dos países vizinhos é muito favorável”. Nesse contexto, há motivos e espaço para o setor crescer. As duas principais empresas produtoras de ovos no Estado – a cooperativa Camva e o Grupo Yabuta – preveem aumento na produção a curto prazo. Os cooperados da Camva produzem cerca de 1 milhão de ovos por dia, conforme o diretor administrativo da cooperativa, Issao Kurokawa. E há projetos de expansão de aviários que, dependendo da demanda, estimulam os produtores a responder ao mercado aumentando ou reduzindo a produção, explicou. Já o Grupo Yabuta, segundo informou o presidente Fábio Yabuta, tem produção diária de 2,4 milhões de ovos ao dia. No entanto, essa produção deverá ter um salto significativo nos próximos anos com a concretização de um megaempreendimento em implantação no Distrito de Nova Casa Verde, em Nova Andradina. O complexo abrange cinco aviários e também uma fábrica de ração para suprir a criação de milhões de galinhas poedeiras. Com entrada em atividade a partir de 2027, esse empreendimento vai elevar a produção diária da Yabuta no Estado para 3,8 milhões de ovos. O Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de Nova Andradina, executaram obras de infraestrutura no acesso à granja. Na época, o secretário da Semadesc, Jaime Verruck, justificou a medida. “É um investimento importante, gera muitos empregos e traz desenvolvimento para o Estado, portanto estamos cumprindo a determinação do governador Eduardo Riedel de dar total apoio aos municípios em pautas como essa”, afirmou. João Prestes, Comunicação Semadesc
Inspetor Cabral cobra explicações sobre convênio entre Secretaria de Saúde e Unifron
O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados desta segunda-feira (14), requerimento solicitando esclarecimentos da administração municipal sobre o convênio de cooperação técnica, científica e educacional firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Unifron – Faculdade da Fronteira Oeste. O documento chama atenção para uma possível inconsistência: o convênio foi assinado em 16 de setembro de 2022, porém, a criação, autorização e credenciamento oficial da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC) só ocorreram no dia 31 de maio de 2023, ou seja, mais de oito meses após a formalização do acordo com o município. “Isso significa que o município firmou um acordo com uma instituição que, à época, ainda não estava devidamente credenciada pelo MEC”, destacou o parlamentar. Diante desse cenário, o vereador questiona de que forma se deu o processo de formalização do convênio antes da instituição estar devidamente credenciada, quais critérios foram utilizados para a celebração do acordo e quais compromissos, obrigações e eventuais benefícios foram assumidos tanto pelo município quanto pela instituição de ensino. Além disso, Cabral também busca saber qual é a situação atual do convênio, se ele permanece em vigor e sendo executado. Segundo o parlamentar, a atuação firme na fiscalização é fundamental para garantir que princípios como a transparência, a legalidade e a responsabilidade no uso dos recursos públicos sejam respeitados. “É com esse compromisso que seguimos cobrando respostas. A população tem o direito de saber como está sendo conduzida a gestão desse convênio fruto da administração anterior e nós, enquanto vereadores, temos o dever de garantir esse acompanhamento”, afirmou Inspetor Cabral.
Festa da Páscoa terá diversidade de ritmos com Dj, duplas e grupos em todas as noites
A animação está garantida na 1 ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados e que contará com diversidade de ritmos musicais nas apresentações para o público nas quatro noites do evento, entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. As atrações culturais no palco começam a partir das 18h, na quinta-feira (17) e na sexta-feira (18) e, a partir das 17h30 no sábado e no domingo, a partir das 17h. O evento está sendo estruturado para levar diversão a todas as faixas etárias e, com isso, a Secretaria Municipal de Cultura selecionou atrações que vão ‘cair no gosto’ de toda a família. Além disso, uma diversidade de estilos vão compor a ‘playlist’, entre os quais estão o sertanejo, o eletrônico, o chamamé e o gospel. Para abrir o evento em grande estilo, na quinta-feira (17), a partir das 18h, o palco será abrilhantado por Catedral Erudita, a dupla Kleber e Kleberson, o grupo Roda de Chamamé e o Dj Vini Araújo. Na sexta-feira (18), a Festa será embalada pelo Grupo Nosso Coral vinculado a Igreja Adventista, cantor Felipe Barros, Grupo Ministério Doce Presença vinculado a igreja Batista Boas Novas e Emerson Rios. Para o sábado, a animação está garantida com Dj Vini Araújo, João Vicente e Banda, Grupo Não Tem Hora e Jads & Jadson. No domingo será a vez das crianças fazerem a festa, com o Show Pipoca Tum, Show Batucando Histórias, Vitor Fidelis e Grupo Som Styllo. A entrada será gratuita em todos os dias. A realização da festividade é uma parceria entre a Prefeitura de Dourados, empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. A expectativa é que a celebração se torne um marco cultural e de entretenimento para a cidade, incentivando a participação da comunidade e fortalecendo o cenário artístico local. FESTA DA PÁSCOA O Parque Antenor Martins contará com uma estrutura ampla, com praça de alimentação, exposição de produtos diversos, comércio de pescado. O lago estará liberado para a pescaria e os interessados precisam observar as regras já divulgadas anteriormente no site da prefeitura. O evento contará ainda com a Corrida da Páscoa, Torneio de Vôlei de Praia, entre outras atividades voltadas para esporte, cultura e lazer. REALIZAÇÃO E PATROCÍNIO A 1ª Festa da Páscoa tem organização do Lar Ebenézer com realização da Prefeitura de Dourados em parceria com o Governo do Estado e a Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc). O apoio é da Ambev, UFGD, Senar, Agraer e 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada de Dourados. O patrocínio é da Sorveteria Gela Boca, Comercial Pelicano, Casa de Carnes Simental, Grupo JBS, Unigran, Sicredi, Aço Telha, GWA Transportes, Cooperativa Cergrand, Grupo Valor, Viação Dourados, São Bento Incorporadora, Supermercados ABV e Aço Telha.
Yuri pede melhorias urgentes em infraestrutura e limpeza em bairros de Dourados
O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou uma série de indicações ao Executivo Municipal com foco em melhorias na infraestrutura urbana e na manutenção de espaços públicos. Entre os principais pedidos, o vereador destacou a situação crítica das vias da comunidade Vitória, localizada na Sitioca Campo Belo, que se encontram intransitáveis. Rogério Yuri solicitou serviços de patrolamento e cascalhamento das ruas, além de esforços para viabilização de recursos financeiros para futura pavimentação asfáltica. “A situação da comunidade Vitória é alarmante. A população sofre tanto no período de chuvas, com lama e buracos, quanto na estiagem, com poeira. É uma questão de saúde e dignidade para os moradores, que hoje já regularizaram suas moradias e merecem esse olhar do poder público”, justificou. Outra demanda apresentada pelo parlamentar envolve a Rua José Josino Salgueiro, no bairro Canaã IV. Rogério pediu a reforma do passeio público, limpeza e roçada da vegetação e ainda serviços de tapa-buracos, especialmente no cruzamento com a Rua Seis. Segundo ele, o acúmulo de água causado por tubulações entupidas tem comprometido tanto o asfalto quanto a calçada, aumentando os riscos para pedestres e motoristas. No bairro Vista Alegre, o vereador voltou a alertar para o abandono na área da Rua Rouxinol, nos fundos da Casa da Acolhida. Ele reivindicou a limpeza e roçada do matagal, que, conforme denúncias de moradores, está se tornando um ponto de proliferação de animais peçonhentos e do mosquito da dengue. “É uma questão urgente de saúde pública. O mato alto virou esconderijo de escorpiões, cobras, ratos e um foco evidente de mosquitos. É inadmissível manter esse descaso em uma área tão sensível e próxima de um serviço social tão importante como a Casa da Acolhida”, frisou Yuri. Por fim, o vereador também solicitou atenção ao campo de futebol do Parque das Nações II, na Rua José Valério dos Santos, pedindo limpeza e roçada da vegetação. O mato alto, segundo ele, tem impedido o uso do espaço por moradores e jovens da comunidade, prejudicando o acesso ao lazer e ao esporte. Todas as indicações foram protocoladas e agora aguardam providências por parte da Prefeitura de Dourados. Rogério Yuri reforçou que as demandas são resultado de visitas in loco e pedidos diretos da população. “Nosso papel é ser a voz da comunidade. Espero que o Executivo atenda essas indicações com a urgência que elas merecem”, concluiu o vereador.
Governo de Mato Grosso do Sul inicia monitoramento estratégico dos Contratos de Gestão
Entre hoje (15) e o dia 28 de abril, será realizado o 1º Ciclo de Monitoramento dos Contratos de Gestão 2025 das Secretarias de Estado do Governo de Mato Grosso do Sul. Este processo, coordenado pela Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), ocorrerá por meio das Reuniões Estratégicas Setoriais, envolvendo as secretarias e seus órgãos vinculados. O principal objetivo é verificar o nível de execução das entregas estratégicas, abordar os possíveis riscos nos projetos prioritários e realizar uma análise detalhada dos compromissos pactuados para 2025 pelas 38 Unidades Gestoras, que representam as 14 secretarias do Poder Executivo Estadual. As reuniões contarão com a presença de secretários de Estado, diretores de órgãos vinculados, lideranças das áreas finalísticas e gerentes de projetos, que apresentarão o percentual de execução dos projetos, proporcionando uma base para análise e avaliação de progresso. Ao final do monitoramento, a Segem consolidará as informações obtidas em um relatório gerencial, que será apresentado na reunião geral conduzida pelo governador. Esse encontro estratégico reunirá secretários e lideranças, com o objetivo de tomar decisões alinhadas aos projetos e indicadores dos contratos de gestão. Em 2024, foram elaborados 285 projetos, resultando em 784 entregas. Para 2025, está previsto um crescimento de 5% na elaboração de projetos, totalizando 299, e um aumento de 9% nas entregas, alcançando 854 até o fim do ano. Todas as iniciativas – incluindo projetos, programas e ações – estão integradas ao plano estratégico de governo, ao PPA (Plano Plurianual) e aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Esses pilares reforçam o objetivo central dos contratos de gestão: focar em entregas de valor que gerem impactos sociais significativos para a população, com resultados efetivos nas políticas públicas aplicadas. Contrato de Gestão Neste ano, o Governo de Mato Grosso do Sul celebra 10 anos de implementação do Contrato de Gestão. Iniciado em 2015, sob a liderança do então Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel – atual Governador do Estado, o contrato foi criado com o objetivo de estabelecer metas claras e compromissos anuais para cada secretaria, fundação e autarquia do governo estadual, visando melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços públicos oferecidos à população. Ao longo desses anos, o programa tem sido reconhecido nacionalmente por sua eficácia e inovação. Em 2023, o programa foi finalista do Prêmio de Excelência de Competitividade promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O governador Eduardo Riedel sempre destaca que o contrato de gestão é uma ferramenta para transformar a cultura pública e trazer resultados concretos para a sociedade. Renata Brum, Comunicação Segem
Orquestra Indígena inicia em MS turnê musical rumo a Portugal e Espanha
Em uma iniciativa que promove o diálogo entre culturas e reafirma o protagonismo indígena na música de concerto contemporânea, a Orquestra Indígena do Mato Grosso do Sul realiza apresentação especial nesta quarta-feira (16), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, no CCJOG (Centro Cultural José Octávio Guizzo), em Campo Grande. A entrada é gratuita. O espetáculo conta com realização da República Portuguesa – por meio de seu Ministério da Cultura (DGArtes) –, do Governo Federal do Brasil, via Lei Rouanet, e da Fundação Ueze Elias Zahran. A produção é assinada pela ABM-Madeira (Portugal), Instituto Amigos do Coração (Brasil) e Miradouro Cultural (Portugal). O projeto tem o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), além do Governo Regional da Madeira. O concerto marca uma etapa fundamental no processo de criação colaborativa do espetáculo “Arapy Aguasu – Sinfonia entre Dois Mundos”, obra idealizada por Eduardo Martinelli (Brasil) e Norberto Cruz (Madeira – Portugal), que será levada em turnê internacional por Portugal e Espanha no segundo semestre de 2025. A produção reúne a sonoridade da Orquestra Indígena com músicos da Ilha da Madeira, criando uma fusão única entre ritmos ancestrais brasileiros e a tradição musical portuguesa. Inspirado pelas “Marés” e pela “Mata”, o projeto simboliza as correntes marítimas que historicamente conectaram os dois territórios e valoriza os recursos naturais e culturais da Madeira e do Mato Grosso do Sul. Fruto de uma imersão artística, a apresentação é resultado de vivências coletivas que unem histórias, memórias e tradições sonoras dos dois continentes. Além da valorização da cultura indígena, o espetáculo reforça a importância do intercâmbio cultural como instrumento de transformação social e fortalecimento da identidade. O projeto também integra as comemorações do bicentenário do Tratado do Rio de Janeiro, assinado em 1825, que selou a paz, amizade e aliança entre Brasil e Portugal após a independência. A música, neste contexto, torna-se ponte simbólica entre os povos. A turnê internacional da Orquestra Indígena está prevista para acontecer entre agosto e setembro de 2025, com apresentações em Lisboa, Ilha da Madeira e Barcelona, tendo o espetáculo “Arapy Aguasu” como peça central. Agenda de apresentações: 16 de abril – Teatro Aracy Balabanian (Campo Grande – MS), às 20h – Entrada gratuita 31 de maio – Memorial da América Latina (São Paulo – SP), às 20h 20 a 31 de agosto – Concertos na Ilha da Madeira e em Lisboa (Portugal) 2 a 7 de setembro – Concertos em Barcelona (Espanha) Lucas Castro, Comunicação Setesc*com informações da assessoria de imprensa da Orquestra IndígenaFotos: Henrique Arakaki
Prefeitura retoma Aula Funcional no Parque do Lago e abre inscrições para o Zé Tabela
Por meio da Fundação de Esportes de Dourados (Funed), a a Prefeitura de Dourados retomou nesta segunda-feira, 14 de abril, a Aula de Funcional, voltada ao público adulto como forma de incentivar a atividade física e a melhoria na qualidade de vida da população. Os treinos acontecem às segundas e quartas-feiras, das 18h30 às 19h30, no Parque do Lago (Jardim Flórida). Às terças e quintas-feiras, às 17h30 às 18h30, acontecerão no Campo Zé Tabela (Jardim dos Estados) ainda em fase de inscrições. As aulas são gratuitas e abertas a todos os moradores dessas regiões. As inscrições continuam abertas e podem ser feitas com a professora Duda, no número 67 99333-4260. O treino funcional é oferecido com exercícios voltados para o condicionamento físico, fortalecimento muscular e bem-estar da pessoa adulta. Com as atividades, a administração municipal, por meio da Funed, busca incentivar a prática esportiva e promover qualidade de vida para a população, conforme recomendações do prefeito Marçal Filho. “A iniciativa visa proporcionar mais opções de lazer e esporte para a comunidade, utilizando a estrutura dos espaços públicos como fator de inclusão e incentivo à atividade física”, comenta Sandra Giselly Amaral, diretora-adjunta da Fundação de Esportes.
Na WTM Latin America, Mato Grosso do Sul lança os festivais América do Sul e de Inverno de Bonito
Na tarde desta segunda-feira (14), durante a WTM (World Travel Market) Latin America — uma das maiores vitrines do turismo mundial — o Governo de Mato Grosso do Sul apresentou oficialmente ao trade nacional e internacional dois de seus maiores eventos culturais: o FAS (Festival América do Sul), que será realizado de 15 a 18 de maio em Corumbá, e o FIB (Festival de Inverno de Bonito), previsto para ocorrer de 20 a 24 de agosto, em Bonito. A ação de lançamento aconteceu no estande do estado na feira, em São Paulo (SP), com a presença do secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, do diretor-presidente da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), Eduardo Mendes e do diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling. Também participaram representantes das prefeituras de Corumbá e Bonito, cidades anfitriãs dos festivais. Durante o lançamento, Bruno Wendling destacou a proposta de integrar os eventos culturais do estado como uma forma de impulsionar o turismo e promover a diversidade cultural sul-mato-grossense. “Esse ano vamos além: não estamos falando de um único evento, mas de um conjunto de festivais que valorizam a nossa cultura, a arte, a música e a gastronomia. Estamos lançando a nova identidade dos festivais do Mato Grosso do Sul, para apresentar tudo isso também ao mercado nacional e motivar turistas de fora a conhecerem o estado”. “Do coração do Pantanal às águas cristalinas da Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul é um convite à experiência sensorial. Nossos festivais não são apenas espetáculos de arte — são vivências que unem cultura, natureza e hospitalidade”, afirmou Eduardo Mendes ao apresentar a programação dos eventos. Ele também destacou que os dois festivais estão entre os maiores investimentos culturais do estado fora da capital. Festival América do Sul: cultura com sotaque continental Realizado às margens do Rio Paraguai, em meio ao casario histórico de Corumbá, o Festival América do Sul chega à edição de 2025 com uma programação multicultural e nomes de peso da música latino-americana. A proposta do evento é promover a integração dos países da América do Sul por meio da arte, do diálogo e da celebração da diversidade. A grade musical contempla artistas consagrados, como a dupla Duduca & Dalvan na abertura (15 de maio), o rapper Xamã (16), a diva Alcione e o espetáculo internacional Buena Vista Social Club Tribute (17), além do grupo Pixote, que encerra a festa com muito romantismo (18). Além dos shows, o festival promove teatro, dança, cinema, circo e literatura, reunindo atrações de todas as idades e estilos. Um dos destaques deste ano será a Orquestra América do Sul, composta por músicos de todos os países sul-americanos. “Será uma apresentação histórica: uma orquestra formada por representantes de cada país da América do Sul, tocando juntos todos os dias do festival”, revelou Eduardo Mendes. Festival de Inverno de Bonito: arte em meio à natureza A cidade de Bonito, referência internacional em ecoturismo, será palco do Festival de Inverno em agosto. Shows gratuitos em praças ao ar livre, oficinas culturais, exposições e apresentações de teatro e dança farão parte da programação. “O Festival de Inverno é multicultural, abarca 17 áreas da cultura e ainda traz uma imersão única na natureza. É arte, gastronomia, formação, sustentabilidade e economia criativa”, pontuou o diretor-presidente da FCMS. Entre os principais nomes da música que sobem ao palco do festival estão Elba Ramalho e Maestro Spok (20 de agosto), Titãs (21), Samuel Rosa (22), Jorge Aragão (23) e a dupla Guilherme & Santiago (24), que encerra o evento com muita animação. Cultura e turismo de mãos dadas Para o secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, ao lançar os dois festivais durante a WTM, o Governo do Estado reforça seu compromisso com a valorização da cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social. “O nosso governador Eduardo Riedel é sensível à cultura e sabe o retorno que ela traz, não só em termos de identidade, mas também como motor do turismo e da economia para a nossa população”. A presença na WTM também foi estratégica para convidar operadores e agentes de turismo a criarem pacotes e divulgarem os festivais em seus mercados. “Temos estrutura, segurança, beleza natural e uma programação de altíssimo nível. Mato Grosso do Sul está pronto para receber o Brasil e o mundo. Corumbá e Bonito estão de portas abertas”, concluiu o secretário. Todos os eventos são inteiramente gratuitos e vão fortalecer o turismo cultural, gerando oportunidades para artistas locais e regionais e posicionando Mato Grosso do Sul como um dos destinos mais criativos e sustentáveis do Brasil. Ana Ostapenko, Comunicação Setesc








