O vereador Dill do Povo (União Brasil) apresentou indicação à Câmara Municipal de Dourados solicitando a elaboração de um plano emergencial de limpeza, desobstrução e construção das redes de drenagem urbana, com foco especial nas áreas críticas da cidade.A proposta foi encaminhada ao prefeito Marçal Filho (PSDB), ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, ao secretário de Serviços Urbanos (Semsur), Luís Roberto Martins de Araújo, e ao secretário de Obras Públicas, Jorge Luís de Lúcia. Na justificativa, o vereador destaca os prejuízos enfrentados pela população devido aos recorrentes alagamentos em diversos bairros, agravados pela falta de manutenção adequada das redes de drenagem. A indicação aguarda análise e encaminhamento por parte do Poder Executivo Municipal. Dill do Povo propõe a realização de um diagnóstico técnico das áreas mais afetadas, a contratação de empresas especializadas para execução de obras de drenagem, a construção de novas redes e a ampliação das existentes, além da implementação de ações preventivas e corretivas para minimizar os impactos das chuvas intensas. A iniciativa visa reduzir os riscos de alagamentos, proteger a infraestrutura urbana e garantir a segurança e o bem-estar da população. Dill do Povo, que tem uma trajetória marcada pelo trabalho comunitário e voluntário, reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida dos douradenses.
Prefeitura apoia e incentiva o Abril Laranja, de conscientização contra crueldade animal
Nesta terça-feira (15), uma importante ação de conscientização no centro de Dourados marcou a campanha conhecida como Abril Laranja, dedicada à prevenção da crueldade animal. A atividade foi realizada pela vereadora Karla Gomes, acompanhada de seus assessores e da primeira-dama Patrícia Leite, com distribuição de panfletos educativos no cruzamento das ruas Weimar Torres e Presidente Vargas. Os voluntários aproveitaram o sinal fechado para entregar materiais informativos aos motoristas, destacando que maltratar animais é crime. Segundo o material distribuído, práticas como abandono, privação de necessidades básicas, agressão física, manter animais acorrentados ou negar cuidados veterinários são consideradas criminosas. A vereadora Karla Gomes, conhecida por abraçar a causa animal como uma das principais bandeiras de seu mandato, ressaltou que denunciar situações de maus-tratos é um ato fundamental de cidadania. “A população não pode se omitir. Quem presencia maus-tratos e não denuncia torna-se conivente com o crime”, reforçou Karla, que participa ativamente de grupos locais de proteção animal. A primeira-dama Patrícia Leite também defende firmemente a causa animal e destaca a importância da conscientização coletiva: Para ela, com a união entre população, autoridades e organizações é possível garantir um futuro no qual todos os animais sejam respeitados e protegidos. A ação faz parte do Abril Laranja, movimento nacional que busca ampliar a conscientização sobre os direitos dos animais e reforçar que maus-tratos são crimes previstos em lei. Como denunciar: A população em Dourados pode denunciar maus-tratos por meio dos seguintes contatos: – Guarda Municipal: (67) 3424-2309 – Centro de Controle de Zoonoses (CCZ): (67) 99960-9028 – Instituto de Meio Ambiente (Imam): (67) 2222-1460 – Denúncia online: devir.pc.ms.gov.br (plataforma estadual e que garante o sigilo do denunciante).
DOF apreende 1,3 tonelada de droga em câmaras frias com destino ao Estado de São Paulo
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (14), em Rio Brilhante, 1.300 quilos de maconha, que estavam escondidos em compartimentos ocultos de duas câmaras frias. Na ação, um homem de 26 anos foi preso em flagrante. Os militares faziam patrulhamento pela BR-163, quando abordaram um caminhão, próximo a um posto de combustível. Durante entrevista, o motorista afirmou que havia trazido uma carga do Estado do Paraná para Mato Grosso do Sul, nesta segunda-feira. Já aqui no Estado, o homem disse aos policiais que teria sido contratado, por meio de aplicativo de transporte de cargas, para pegar as duas câmaras frias em Amambai e levar até a cidade de Paulína (SP), onde receberia R$ 5,5 mil. Em vistoria minuciosa, os policiais localizaram compartimentos ocultos nas câmaras frias, com diversos tabletes de maconha. Indagado, o condutor do caminhão levou os policiais até a residência onde havia carregado as câmaras frias, na cidade de Amambai. No local, um homem de 26 anos se apresentou como proprietário da casa e confirmou que havia recebido, na última sexta-feira, as duas câmaras frias com os entorpecentes para serem carregadas nesta segunda-feira até a cidade paulista. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 3,2 milhões, foi encaminhado à Defron (Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes de Fronteira), em Dourados.
Prefeitura capacita profissionais da Reme para se adequarem à “Lei Lucas”
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a formação “Lei Lucas” com os profissionais da Rede Municipal de Educação (Reme), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), entre os dias 14 e 16 de abril. Com a parceria do Corpo de Bombeiros, diversos temas estão sendo ministrados, voltados à prevenção em saúde. Participam das ações nesta primeira etapa o cabo Peterson Santos da Silva e o cabo Erick Florenciano Garcia. A Lei Lucas (Lei nº 13.722) é uma lei federal que determina que profissionais de escolas devem ser capacitados em primeiros socorros. A lei foi criada em 2018 e tem como objetivo aumentar a segurança em ambientes escolares. A diretora do Departamento de Ensino Márcia Helena Sinotti Volpato destacou que a lei determina que ao menos 25% dos profissionais de cada unidade escolar participem da formação. No entanto, a Semed irá buscar que 50% destes sejam capacitados, devido a importância da temática. “Neste mês acontece uma primeira etapa e nos meses seguintes terão outras, com o intuito de alcançar a metade dos profissionais de cada escola, pois sabemos a importância desses métodos que ajudam a salvar vidas”, disse ao citar ainda que a adesão está sendo muito ampla. De acordo com o cabo Peterson, que é instrutor da formação “Lei Lucas”, a capacitação tem aliado teoria e prática, no intuito de que os participantes estejam prontos para agirem em diversas situações imprevisíveis que comprometam a saúde das crianças. “Vamos abordar nesses três dias, técnica de desengasgo, parada cardiorrespiratória como identificar, como fazer a reanimação cardiopulmonar, contenção de hemorragias, imobilização de fraturas, como lidar com vítima de crise compulsiva, vítima de queimaduras e também outros assuntos como sangramento nasal, sempre tirando dúvidas e de forma bem dinâmica”, destacou. Segundo Peterson, em vários casos, ao agir imediatamente com as técnicas de primeiros socorros, é possível salvar a vítima ou amenizar a situação até a chegada de um profissional. “São técnicas muito importantes”, explica. “Ao fazer uma técnica de desengasgo por exemplo, é possível salvar o paciente, em outros casos é possível amenizar a situação até a chegada do Bombeiro, Samu ou outro profissional”, ponderou. Os profissionais da Educação passam por avaliação ao final da formação. Um certificado será entregue após a conclusão.
Casa do Trabalhador de Dourados seleciona candidatos para Jovem Aprendiz
A Casa do Trabalhador em Dourados registrou um movimento inusitado nesta terça-feira (15/04). O atendimento, geralmente voltado a profissionais e trabalhadores adultos, dessa vez foi direcionado a adolescentes e jovens com idade entre 14 e 23 anos. O motivo: a oferta de 35 vagas no programa Jovem Aprendiz, iniciativa que ajuda jovens a ingressar no mercado de trabalho.As oportunidades são disputadas por mais de 200 candidatos, que se inscreveram anteriormente e agora passam pelo processo de seleção – que inclui análise de documentos, avaliação teórica e uma dinâmica para avaliar aptidões como desenvoltura, interesse e iniciativa.Todas as vagas são voltadas à aprendizagem industrial e são ofertadas por uma indústria do setor sucroenergético com sede em Nova Alvorada do Sul. “É uma forma de incluir estes jovens no mercado de trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer uma formação que pode ser útil para a vida profissional. Isso sem contar os incentivos, que para essa faixa etária são bem interessantes”, explica Rosane de Castro, analista de pessoas da empresa empregadora. Os jovens selecionados irão atuar na área técnico-administrativa, e receberão treinamento teórico e prático, com carga horária de 800 horas – executadas ao longo de dez meses. O treinamento fica por conta do Senai (Serviço Nacional da Indústria). O programa é executado no contraturno escolar, com a oferta de remuneração em torno de R$ 600 e benefícios como vale alimentação, plano de saúde e seguro de vida. A previsão é que as contratações sejam feitas no mês de maio.O estudante Lucas Dias, de 14 anos, é um dos candidatos que passou pela seleção. Apesar do nervosismo, ele se diz otimista e animado com a oportunidade. “Quero usar esse recurso extra para ajudar meus pais com as despesas de casa. Estou torcendo para conseguir”, afirmou. A prima Mainy Dias, 18, acompanhou o jovem e também elogia a iniciativa. “É um programa que abre muitas portas para estes jovens que nunca tiveram uma oportunidade”, avalia. Jovem AprendizO gestor da Casa do Trabalhador em Dourados, Clécio Tina, explica que o programa é importante para garantir a inclusão – um dos pilares da administração estadual. “É uma questão de cidadania. Nós acreditamos muito nessa futura geração, que certamente irá contribuir para um futuro de mais prosperidade”, afirma. Assim como esta seleção para uma indústria do setor sucroenergético, a Casa do Trabalhador de Dourados está disponível para outras empresas interessadas na contratação de profissionais ou jovens aprendizes. A Casa do Trabalhador está localizada na avenida Weimar Torres, nº 2.548. O telefone para contato é (67) 99206-0009 (apenas para Whatsapp). Ana Paula Amaral, Comunicação Vice-Governadoria
Coronel David reage a post e pede exoneração de chefe do Detran de Guia Lopes da Laguna
Um comentário publicado nas redes sociais pelo chefe do Detran (Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul) de Guia Lopes da Laguna, Gabriel Meireles, gerou revolta e pedidos de exoneração imediata. Em uma postagem sobre o estado de saúde do ex-presidente Jair Bolsonaro, que recentemente passou por uma cirurgia, Meireles escreveu: “Morra, capitão”, desencadeando forte reação entre apoiadores do ex-presidente e autoridades políticas. A repercussão chegou na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, onde o deputado estadual Coronel David (PL) comunicou, nesta terça-feira (15), que formalizou ao secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, o pedido para que fosse avaliada a permanência ou não de Meireles no cargo. “Gostaria de dar conhecimento à Casa que fiz um pedido ao secretário de Governo para que avaliasse a conduta do servidor público encarregado do Detran no município de Guia Lopes da Laguna. Esse servidor, de nome Gabriel Meireles, fez uma publicação extremamente ofensiva desejando a morte do presidente Jair Bolsonaro. Não é o tipo de comportamento que se espera de um servidor público. Lamento profundamente que um representante do povo use as redes sociais para esse tipo de ataque”, afirmou Coronel David. Ainda segundo o parlamentar, Meireles foi indicado ao cargo durante a gestão municipal anterior, por meio de articulação política de um parlamentar federal do PT (Partido dos Trabalhadores). A permanência dele, segundo Coronel David, não condiz com a conduta ética exigida de agentes públicos. “Esse tipo de atitude, além de desumana, é incompatível com o serviço público. Solicitei que a permanência desse servidor fosse reavaliada com urgência”, completou. Coronel David também criticou a fala do deputado Zeca do PT, que teria colocado em dúvida a gravidade do atentado sofrido por Bolsonaro em 2018. “Lamento profundamente, deputado Zeca, que Vossa Excelência questione a gravidade de uma facada. Convido o senhor a visitar o presidente Bolsonaro comigo, para ver com seus próprios olhos a cicatriz dessa tentativa de assassinato.” A população da cidade e internautas também reagiram ao comentário de Meireles, cobrando providências imediatas do governo estadual e do Detran-MS. “Estamos falando de humanidade, não de política”, disse uma moradora. Por: Thiago Gonçalves
Prefeitura aproveita trégua da chuva para acelerar serviços de tapa-buraco
A Prefeitura de Dourados está aproveitando os curtos intervalos sem chuvas para intensificar os trabalhos de tapa-buraco pela cidade. Com as precipitações recentes ampliando ainda mais os buracos nas ruas, quatro equipes da Secretaria Municipal de Obras estão distribuídas em diferentes regiões para acelerar os serviços de recuperação da malha viária. Na manhã desta terça-feira (15), o prefeito Marçal Filho acompanhou pessoalmente os trabalhos concentrados na Rua Álvaro Brandão, no Jardim Canaã I. Durante vistoria, ele ressaltou que o método adotado atualmente é diferente e de melhor qualidade do que o realizado em gestões anteriores. Segundo Marçal Filho, o serviço agora inclui a remoção completa da camada asfáltica danificada, recuperação da base e aplicação de uma nova massa asfáltica. “É um trabalho que antes não era realizado”, enfatizou o prefeito. A Rua Álvaro Brandão é uma das vias mais movimentadas do Jardim Canaã I, com forte presença de empresas. Comerciantes e moradores locais destacaram a qualidade dos reparos realizados, demonstrando satisfação com o serviço prestado pela prefeitura. “A gente estava precisando, pois tem ruas do bairro em condições muito ruins e estamos vendo que o serviço está sendo feito com qualidade”, disse o morador Ricardo Silveira, que aprovou a execução do tapa-buraco. Marçal Filho lembrou ainda que o trabalho de tapa-buraco precisa ser realizado em toda a cidade devido ao desgaste natural e à idade avançada da malha asfáltica douradense. Além do Jardim Canaã I, as frentes de serviço da prefeitura estão atuando simultaneamente no Parque Alvorada, Vila Vieira e Vila São Francisco, visando melhorar as condições de trânsito e segurança em diversas regiões do município.
Zé Teixeira confirma obra no Parque de Exposições em Maracaju
O deputado estadual Zé Teixeira, representante do agronegócio na Assembleia Legislativa, reafirmou o compromisso com a população de Maracaju durante visita ao Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza, na última sexta-feira (11). Ao lado do prefeito Marcos Calderan, o deputado confirmou ao presidente do Sindicato Rural de Maracaju, Marco Antônio Marcondes, e às lideranças do Clube de Laço Acatama a construção de um novo pavilhão com mais estrutura para sediar os eventos no município. A obra foi garantida em recente reunião de Zé Teixeira com o governador Eduardo Riedel. “A liberação desse recurso é resultado de uma escuta atenta às necessidades locais e de um diálogo constante com o governador Riedel, que tem sido um parceiro fundamental ao garantir nossas emendas. Estamos felizes em contribuir com a melhoria da estrutura do Parque de Exposições, o que permitirá receber ainda melhor os grandes eventos da cidade e proporcionar mais conforto e dignidade à população”, destacou o deputado. Trabalho – A atuação de Zé Teixeira em Maracaju é antiga e bastante ampla. “Sempre tivemos uma conexão sólida com a cidade. O esforço incansável do vereador Catito e a credibilidade do prefeito Calderan fortalecem ainda mais essa aliança”, pontua. Além de obras de infraestrutura, o parlamentar também tem destacada atuação na área social, com apoio a instituições como asilo e APAE. “Conheço Maracaju há mais de 60 anos. Convivo com essa terra desde os meus 27 anos. No ano passado conseguimos uma emenda de R$ 300 mil para o asilo de Maracaju, com ajuda do prefeito. É um trabalho silencioso, mas fundamental. O cuidado com quem já trabalhou muito na vida deveria ser uma obrigação do poder público”, afirmou. Além de anunciar a obra do novo barracão, Zé Teixeira elogiou os eventos realizados na cidade, como a Festa da Linguiça e o Encontro de Laço Comprido, que reuniu mais de mil competidores. Durante a visita ao Parque de Exposições, o deputado foi oficialmente convidado para a abertura da 54° edição da ExpoMara, que acontece de 6 a 11 de junho, uma das maiores festas do calendário de eventos em Maracaju.
Liandra da Saúde reivindica melhorias em bairros e distritos
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) tem reforçado seu compromisso com a população de Dourados ao apresentar indicações à Prefeitura de Dourados visando melhorias em diferentes pontos do município. As solicitações abrangem desde infraestrutura urbana até segurança e bem-estar da comunidade. Um dos pedidos da parlamentar diz respeito à Rua Esthon Marques no Parque Nova Dourados, onde moradores têm sofrido com o acúmulo de água por falta de escoamento adequado. Segundo Liandra, a situação tem gerado transtornos à população, especialmente durante períodos chuvosos, quando devido ao acúmulo da água, gera a aumento de proliferação de doenças. “Essa é uma demanda antiga dos moradores. A limpeza e o escoamento eficiente das águas pluviais são fundamentais para garantir qualidade de vida à comunidade”, ressaltou a vereadora. Outro ponto crítico destacado por Liandra é a Avenida Guaicurus, em frente ao 28º Batalhão Logístico do Exército Brasileiro. O local tem enfrentado problemas com a iluminação pública, devido à queima de lâmpadas, o que compromete a segurança de motoristas e pedestres que transitam pela região, especialmente no período noturno. “Estamos pedindo à Prefeitura a troca imediata das lâmpadas. É uma avenida de grande movimentação e precisa de iluminação adequada para prevenir acidentes e proporcionar mais segurança a todos”, afirmou. Além dessas solicitações, a vereadora também direcionou sua atenção ao distrito de Indápolis, onde os bueiros localizados em frente à Escola Estadual Joaquim Vaz de Oliveira encontram-se obstruídos, dificultando o escoamento da água da chuva e prejudicando o entorno da unidade escolar. “A situação coloca em risco a estrutura da escola e o acesso de alunos, pais e professores, especialmente em dias de chuva. A desobstrução dos bueiros é uma ação simples, mas de grande impacto para a comunidade do distrito”, destacou Liandra. A vereadora reforça que continuará acompanhando de perto a celeridade nas ações. “Nosso papel é ouvir a população e levar suas demandas ao poder público. São reivindicações essenciais para o bem-estar da comunidade”, finalizou.








