A 11ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Dourados, realizada nesta semana, foi marcada pela aprovação de importantes projetos legislativos e pela participação da presidente da Associação Acolher, Adriana Marlene Moreno Pires, na Tribuna Livre. Ela trouxe à tona a urgência da atenção integral a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), destacando o papel fundamental da família, da escola e da saúde nesse processo. Em sua fala, Adriana destacou a importância do tripé formado pela família, terapia e escola para a evolução e qualidade de vida das pessoas com TEA. Ela alertou para a carência de profissionais especializados na rede pública, como neuropediatras e psicólogos infantis, o que tem dificultado o diagnóstico e o acompanhamento adequados. Segundo Adriana, outra questão importante são os inúmeros relatos de agressões nas escolas por falta de preparo e compreensão sobre como lidar com crianças autistas. “O conhecimento gera empatia. Espera-se um comportamento típico de uma criança atípica, e isso só causa sofrimento”, pontuou. Ela explicou ainda a questão da rigidez cognitiva, característica comum no espectro, em que mudanças de rotina causam sofrimento intenso. “Inclusão não é gentileza. É um direito, é responsabilidade social”, afirmou, conclamando toda a sociedade a refletir sobre o tema. 2ª Discussão e Votação Na pauta de segunda discussão e votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 005/2025, de autoria do Poder Executivo, que cria e altera dispositivos da Lei Complementar nº 119/2007, a qual institui a Carreira do Grupo Administração Tributária. Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 041/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira, que declara de utilidade pública municipal o Instituto Tempo de Vida – ITV. 1ª Discussão e Votação Já na primeira discussão e votação, o plenário aprovou o Projeto de Lei Complementar nº 003/2025, de autoria da Mesa Diretora, que trata da criação de cargos em comissão e funções de confiança, alterando o anexo I da Lei Complementar nº 419/2021. Também foi votado favoravelmente o Projeto de Lei Complementar nº 006/2025, igualmente da Mesa Diretora, que promove ajustes nos dispositivos das Leis Complementares nº 419/2021 e nº 469/2023. Outro projeto aprovado foi o Projeto de Lei nº 046/2025, da vereadora Liandra da Saúde, que renomeia a atual “Rua do Jacarandá” para “Rua Laudelino Balbuena Medeiros”, nos loteamentos Itapitan I e II, por duplicidade. A Câmara também aprovou projeto de lei do Executivo (043/2025), do Poder Executivo, que autoriza o município a doar área ao Estado de MS para a regularização e ampliação da Polícia Militar Ambiental. Única Discussão e Votação Em única discussão e votação, os vereadores aprovaram homenagens importantes. O Projeto de Decreto Legislativo nº 011/2025, do vereador Sergio Nogueira, concede o Diploma de Jubileu de Esmeralda à Associação Pestalozzi de Dourados pelos seus 40 anos de serviços prestados à educação e inclusão. Também foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 012/2025, do vereador Laudir Munaretto, que homenageia o Lar de Crianças Santa Rita com o Diploma de Jubileu de Diamante, pelos seus 60 anos de dedicação ao acolhimento e cuidado infantil. O vereador Marcelo Mourão teve aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 013/2025, concedendo o Diploma de Jubileu de Rosa ao Núcleo de Regulação Pré-Hospitalar Móvel – SAMU/Dourados, pelos 17 anos de atendimento emergencial à população. Por fim, os parlamentares aprovaram o Projeto de Resolução nº 003/2025, que altera e acrescenta dispositivos ao Regimento Interno, no que toca a competência para apresentação de Projetos de Resolução.
Parque Antenor Martins recebe 2,5 toneladas de peixes para Festa da Páscoa
A tarde desta segunda-feira (14) foi marcada por um evento especial em Dourados: a soltura de 2,5 toneladas de peixes no lago do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida. A ação, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura Familiar (Semaf), integra as atividades preparatórias para a 1ª Festa da Páscoa, que irá ocorrer entre os dias 17 e 20 de abril. Foram soltos no lago peixes das espécies pacu, tambacu e patinga. O prefeito Marçal Filho e os secretários Bruno Pontim (Agricultura) e Gisella Melo (Cultura) acompanharam a soltura e os preparativos para o evento que começa na quinta-feira. O prefeito destacou que a festa deve marcar as famílias douradenses que comparecerem no Parque, graças à grande estrutura planejada em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. “A Festa da Páscoa será um momento especial, com atividades voltadas para todas as idades e gostos. Teremos uma infraestrutura ampla, com praças de alimentação, restaurantes, quiosques, praça de artesanato, além de uma área de lazer com brinquedos infláveis para crianças e atrações culturais. Shows musicais com artistas locais e nacionais e sorteio de ovos de Páscoa também farão parte da programação”, explicou Marçal Filho. Para assegurar que a pesca aconteça com segurança e dentro das normas ambientais, a Secretaria de Agricultura Familiar estabeleceu algumas regras que deverão ser respeitadas por todos. Entre elas estão a proibição do uso de qualquer tipo de apetrecho, a limitação de três exemplares por pescador e a restrição da circulação de veículos no interior do parque, exceto veículos oficiais. O secretário municipal Bruno Pontim, ressaltou que as ações estão sendo realizadas com cuidado para proporcionar à população uma festa segura e bem organizada. “Estamos trabalhando de forma integrada com todas as secretarias para garantir que esta seja uma celebração inesquecível para toda a cidade”, afirmou. Na quinta-feira, dia 17, das 7h às 17h, a pesca será permitida para pessoas com deficiência e idosos, além de crianças até 12 anos, acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Nos dias 18, 19 e 20, das 7h às 17h, será permitida a pesca para a população em geral. Diversão, arte e cultura serão marcas da festa, conforme explica a secretária Gisella Melo. “Teremos uma variedade de atrações que passam pelo esporte, como corrida, beatch tennis e futsal, música de diferentes estilos, alimentação, artesanato brincadeiras” detalhou. A expectativa é que milhares de famílias prestigiem a Festa da Páscoa no Parque Antenor Martins, aproveitando as atividades recreativas e culturais preparadas com pela administração municipal.
Prefeitura terá ponto facultativo, mas serviços essenciais funcionam no feriadão
A Prefeitura de Dourados decretou ponto facultativo nesta quinta-feira, 17 de abril, e, considerando os feriados nacionais da Paixão de Cristo (18 de abril) e Dia de Tiradentes (21 de abril), os servidores municipais terão um feriado prolongado de cinco dias. O Decreto 215, publicado no Diário Oficial do município no dia 7 de abril, estabelece as regras para o funcionamento dos serviços públicos durante o período. Os serviços de saúde essenciais continuarão operando normalmente. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), o Hospital da Vida (HV) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão em funcionamento durante o feriado. No entanto, quase todas as unidades básicas de saúde do município fecharão suas portas e retomarão os atendimentos a partir de terça-feira, 22 de abril. Serviços no PAM – A farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) estará aberta durante todo o feriado prolongado, das 7h às 17h, mas o atendimento de consultas com especialistas estará suspenso. A sala de vacinação do PAM também estará funcionando, atendendo à população para vacinação nos dias 15 e 16 de abril, das 6h às 18h, e entre os dias 17 e 21 de abril, das 7h às 17h. UBS Seleta – A unidade básica de saúde (UBS) Bianor Alves da Silva (Seleta), localizada no Grande Flórida, estará aberta durante todo o feriado prolongado. Entre os dias 17 e 21 de abril, o atendimento será priorizado para urgências médicas e vacinação da Influenza, das 7h às 22h. As unidades escolares de Dourados funcionarão conforme o calendário escolar publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Já os serviços de coleta de lixo e funcionamento dos ecopontos ocorrerão normalmente durante todos os dias do feriado, exceto na sexta-feira santa, 18 de abril.
Dill do Povo solicita agilidade em asfalto para os bairros Jardim Vitória e Laranja Doce
O vereador Dill do Povo (União Brasil) está cobrando da Prefeitura de Dourados maior agilidade no processo de pavimentação asfáltica em ruas dos bairros Jardim Vitória e Laranja Doce. Por meio de requerimento protocolado recentemente, o parlamentar solicitou informações detalhadas sobre o andamento das obras, incluindo pavimentação, saneamento básico e sinalização viária. De acordo com Dill, os moradores dessas localidades aguardam há anos melhorias em sua infraestrutura urbana. O bairro Laranja Doce já apresenta avanços no processo, com a empresa vencedora da licitação já divulgada. No entanto, ainda não há uma previsão oficial para o início efetivo das obras, o que tem gerado apreensão entre os moradores. “Essa via é de extrema importância para a cidade, pois liga os bairros Jardim Vitória e Laranja Doce ao anel viário e possui grande fluxo de veículos. Precisamos de uma resposta da prefeitura, com uma previsão concreta para o início das obras, a fim de trazer tranquilidade à população”, afirmou. A solicitação faz parte de um esforço contínuo do vereador para atender a demandas antigas de regiões que, segundo ele, foram historicamente negligenciadas pelo poder público. Dill também ressaltou a entrega de um abaixo-assinado referente à pavimentação da Rodovia Nelson Moraes de Mattos ao governador Eduardo Riedel (PSDB), que já demonstrou interesse em asfaltar o trecho entre a Rua Ponta Porã e o Rodoanel. Além disso, o parlamentar destacou os avanços no bairro Jardim Pelicano, onde participou de uma reunião com moradores e autoridades locais. Na ocasião, foi anunciado o apoio do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL), que se comprometeu com uma emenda parlamentar no valor de R$ 3 milhões para viabilizar a execução do terceiro lote de pavimentação na região. “Essa luta é da comunidade. A mobilização dos moradores, com o apoio das lideranças locais, tem sido fundamental para conquistar melhorias. Nosso compromisso é continuar cobrando, acompanhando e buscando soluções rápidas e eficazes para transformar a realidade desses bairros”, concluiu o vereador, ressaltando que a população desses bairros seguem na expectativa pelo início das obras, que representam não apenas melhorias estruturais, mas também mais conforto, segurança e valorização para quem vive nessas regiões.
Representantes da Adepol e AOFMS são eleitos para o Conesp
Representantes de entidades de classe ligadas à segurança pública foram eleitos para compor o Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Consesp) de Mato Grosso do Sul. A escolha ocorreu na manhã desta segunda-feira (14), durante reunião do colegiado. Foram eleitos como membros do Conselho, com mandato de dois anos, representantes da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (ADEPOL) e da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS). Pela ADEPOL, o delegado André Matsushita Gonçalves assume como membro titular, tendo como suplente o delegado Carlos Delano Gehring Leandro. “É a oportunidade de contribuir com a expertise do delegado de polícia, que trabalha diretamente na linha de frente, reunindo informações na base, para a formulação de políticas públicas mais eficazes no âmbito estadual”, destacou titular pela ADEPOL. Já pela AOFMS, o coronel PM Juracy Pereira da Paz será o titular, com o coronel PM Marcelo Santos do Amaral como suplente. “Nossa expectativa é contribuir ativamente nas discussões sobre as políticas de segurança pública, trazendo a perspectiva de quem está presente em todos os rincões do Estado. A Polícia Militar tem representantes nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul”, disse titular pela AOFMS. “A eleição fortalece a representatividade dos profissionais da segurança pública nas decisões estratégicas do setor, conforme a missão do Conselho, que tem caráter consultivo e deliberativo no âmbito da formulação e avaliação das políticas públicas de segurança e defesa social do Estado”, destacou o presidente do colegiado e Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira. Além dos representantes recém-eleitos, o Consesp é composto por membros de diversos órgãos e instituições, são eles: Comunicação Sejusp-MS
Torneios de Beach Tennis e de Futsal levam esporte e lazer para 1ª Festa da Páscoa
A 1ª Festa da Páscoa, realizada pela Prefeitura de Dourados, já se aproxima e as atrações esportivas também serão destaque no evento que acontece entre os dias 17 e 20 de abril, no Parque Antenor Martins. Na quinta-feira (17), o Torneio de Futsal começa a partir das 15h e no sábado (19), o Torneio de Beach Tennis, acontece a partir das 16h. As competições serão voltadas para participantes que já estão inseridos em projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Dourados, por meio da Fundação de Esportes (Funed). No Torneio de Futsal no dia 17, times masculinos e femininos compostos por crianças e adolescentes vão participar da competição, coordenada pelo professor Wellington Nogueira. A Funed destaca que das 15h às 17h, acontece o sub-13 e sub-15 no treino no campo sintético e das 16h às 17h, o Sub-06 e sub-08 na quadra. Das 17h30 às 18h30, o Sub-10 e Sub-11 e das 18h30 às 20h, haverá o Quadrangular feminino e posteriormente o quadrangular masculino. No dia 19, o Torneio de Beach Tennis contará com doze times formados por adolescentes atendidos no projeto do esporte desenvolvido no Parque Antenor Martins, em parceria com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O sistema de disputa do torneio terá dois formatos (fase de grupos e fase final), na fase de grupos, joga-se um set até 4 games-“No Ad” (não haverá tie-break). Na fase final/eliminatórias do torneio joga-se um set até 6 games-“No Ad”, (6×6, joga-se um tiebreak até 7 pontos, considerando a diferença de dois pontos para finalizar). *A ordem do cruzamento na semifinal será o primeiro colocado da chave A contra primeiro colocado da chave B; primeiro colocado da chave C contra o melhor segundo colocado de todas as chaves. Os perdedores da semifinal disputarão o terceiro lugar, os vencedores da semifinal disputarão uma final para determinar o campeão e o segundo lugar. Em ambos os torneios, os melhores colocados serão contemplados com medalhas e o campeão será contemplado com o troféu. Para o diretor-presidente da Funed, Salim Raidan Neto, as ações incentivam a prática esportiva e consequentemente a qualidade de vida com a população. Ele destaca que os torneios estão sendo aguardados com muita expectativa entre os participantes, que já tem movimentado torcidas e um grande momento é esperado. “São ações que vão abrilhantar ainda mais essa grande festa e é muito bom ver a animação entre quem vai jogar, já convidando amigos e famílias e tudo isso vai ao encontro do direcionamento do prefeito Marçal Filho de incentivar esporte, saúde e lazer em Dourados”, aponta. A Festa da Páscoa é realizada pela Prefeitura de Dourados, em parceria com empresas locais e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura. Uma enorme estrutura vai abrigar praças de alimentação, restaurantes, quiosques, Praça de Artesanato, área de lazer com brinquedos infláveis para crianças, apresentações culturais, shows com artistas locais e nacionais e haverá sorteio de milhares de ovos de Páscoa entre as crianças. Atrações culturais diversas vão acontecer durante os quatro dias de evento. A pesca será liberada ao público e é necessário observar as regras da atividade. A entrada será franca todos os dias.
Prefeitura destaca avanço da obra da Via Parque do Córrego Água Boa
Na manhã desta segunda-feira (14), o prefeito Marçal Filho vistoriu a obra da Via Parque do Córrego Água Boa e destacou a evolução dos serviços. A pavimentação já avança no local e um dos objetivos centrais aguardados com a intervenção é maior fluidez no trânsito da região. O projeto, com valor total estimado em R$ 42.109.911,94, é financiado pelo Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), com contrapartida da Prefeitura de Dourados, e seu percurso sairá da região do Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, e percorrerá o trajeto até a BR-463. Marçal Filho comentou que as modificações no local já são significativas e destacou que as equipes seguem atuando de forma intensa e conduzindo um serviço de qualidade. “As máquinas estão a todo vapor e vale recordar que era uma área alagada, era tudo mato, ali tem um lago, foi feita a tubulação e agora já avança essa obra de infraestrutura e assim vamos trabalhando por Dourados, nessa ação que será muito importante para nossa cidade”, mencionou. Outro ponto observado pelo prefeito é o avanço que a ação vai representar no trânsito do município. Ele afirmou que após a conclusão da ação no trecho será possível o deslocamento do aeroporto, por exemplo, até a BR-463 somente por vias duplicadas. “Será uma via bem larga, estamos realizando por Dourados esse trabalho gigantesco, com um investimento alto, e sabemos que após concluído vai dar muita fluidez no trânsito”, disse. Neste aspecto, Marçal ressaltou ainda outra obra que está sendo realizada pela Prefeitura, a duplicação de trecho da Rua Aziz Rasselém, ao lado do Parque Antenor Martins. A obra inicia no Jardim Tropical e é continuação da Avenida Guaicurus, de acesso ao aeroporto e Cidade Universitária, prosseguindo a pista dupla até o entroncamento com a Rua Joaquim Teixeira Alves, ao lado do Parque do Lago. A partir dali, até a Rua Antônio Emílio de Figueiredo torna-se pista simples, um trecho de mais de 300 metros. “São obras que vão transformar nossa cidade, agregando em modalidade urbana”, citou. DUPLICAÇÃO DA AZIZA construção da segunda pista nesse trecho tem sido conduzida pela Secretaria de Obras, como uma prioridade do prefeito Marçal Filho. A segunda pista visa garantir mobilidade para vários bairros, inclusive aqueles que se encontram na região Sul. Quando pronto o serviço, ficará facilitado o acesso para quem irá seguir para bairros como o Jardim Novo Horizonte, Cidade Jardim e adjacências, para o Estrela Porã, Vila Toscana, Roma, assim como o acesso à região da Vila Cachoeirinha e BNH 4º Plano e adjacências, na parte Sul da cidade. Como a obra está sendo construída ao lado do córrego Água Boa e nas proximidades do lago do Parque Antenor Martins, as técnicas utilizadas contam com colchão drenante, solução que terá como principal função a captação e condução de águas do lençol freático e pluviais para local apropriado, no caso o próprio córrego. Concluída a fase da pavimentação asfáltica, será conduzida a construção de uma rotatória no entroncamento com a Rua Antônio Emílio de Figueiredo. A obra terá investimento total de R$ 7.550.980,60 e os recursos são da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), com contrapartida da Prefeitura de Dourados, de R$ 2 milhões.
Campanha #TodosPorElas Inicia Nova Etapa de Mobilização Contra a Violência à Mulher
A campanha interinstitucional #TodosPorElas, que une o Governo de Mato Grosso do Sul, o Poder Judiciário, a Assembleia Legislativa e diversas instituições parceiras, iniciou uma nova etapa. O objetivo é intensificar o combate à violência contra a mulher, buscando soluções que englobem tanto a questão da violência de gênero quanto a garantia de condições dignas para que as vítimas possam seguir em frente. Entre as ações de mobilização desta nova fase está a segunda edição da caminhada pelo fim do feminicídio, marcada para o dia 31 de maio. O principal desafio agora é ampliar a divulgação e implementar medidas práticas para fortalecer a rede de proteção no Estado, com foco em melhorar o atendimento às mulheres em situação de violência. A campanha #TodosPorElas foi lançada originalmente em agosto de 2024. O Governo do Estado já desenvolve uma série de ações concretas: O trabalho conjunto entre os poderes e a mobilização social são vistos como ferramentas essenciais para construir uma nova realidade de mais respeito e segurança para as mulheres em Mato Grosso do Sul.
Dourados abre Semana dos Povos Indígenas com protagonismo das escolas das aldeias
A Prefeitura de Dourados, por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação (Semed), inicia nesta segunda-feira (14), a Semana dos Povos Indígenas, celebração que destaca a rica diversidade cultural das comunidades originárias da região. As atividades remetem ao Dia do Índio, celebrado no sábado, 19 de abril, data instituída em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. Organizado pelo Núcleo de Educação Escolar Indígena da Semed em conjunto com as escolas que compõem a educação escolar indígena em Dourados, o evento é marcado pelo protagonismo das escolas indígenas locais, que desempenham um papel fundamental na preservação e promoção das tradições e saberes ancestrais. As atividades da semana contam com a participação ativa de diversas instituições de ensino, incluindo as escolas municipais indígenas Tengatui Marangatu, Agustinho, Pai Chiquito, Francisco Meireles, Araporã, Ramão Martins, Guateka Marçal de Souza e Lacui Roc Isnarde, localizadas nas aldeias Jaguapiru, Bororó e Panambizinho. Todas essas unidades escolares são reconhecidas por iniciativas que integram práticas pedagógicas com a valorização da cultura indígena. Eventos culturais e esportivos são exemplos do compromisso dessas escolas com a educação intercultural. A programação da Semana dos Povos Indígenas inclui apresentações culturais, competições esportivas, exposições de artesanato, desfiles de beleza e atividades educativas, todas abertas à participação da comunidade. A iniciativa reforça o papel da educação como instrumento de valorização e preservação das culturas indígenas, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e consciente de suas raízes. A Semana dos Povos Indígenas em Dourados é uma oportunidade para fortalecer os laços entre as comunidades indígenas e a sociedade em geral, promovendo o respeito à diversidade e o reconhecimento da importância dos povos originários na construção da identidade cultural do município.








