A estratégia da Prefeitura de Dourados de adotar horário estendido das 7h às 22h na Unidade Básica de Saúde Seleta no feriado do Dia de Trabalho de mostrou acertada e os atendimentos prestados na UBS ajudaram a desafogar a sobrecarga na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que funciona 24 horas. Durante o plantão, a Seleta atendeu 93 pessoas com consultas médicas de urgência, enquanto a UPA atendeu 360 pacientes durante as 24 horas do feriado. O horário estendido na UBS Seleta será adotado também nesta sexta-feira de ponto facultativo, já que as demais UBSs estão fechadas, bem como no sábado e no domingo. O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, orienta que as pessoas procurem atendimento médico na UBS Seleta apenas para casos de emergências. “As consultas eletivas, que não demandem urgência, podem ser feitas nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros a partir de segunda-feira”, explica o secretário. “Contudo, pessoas com sintomas gripais devem procurar tanto a Seleta, das 7h às 22h, quanto a UPA, já que o diagnóstico precoce da doença e o início imediato do tratamento evitam o agravamento do quadro clínico do paciente”, ressalta. O alerta do secretário Márcio Figueiredo tem motivo. Os 20 leitos de UTI do Hospital da Vida estão lotados e mais de 10 pacientes esperam por uma vaga em leito na Unidade de Terapia Intensiva. A Unidade Básica de Saúde Seleta e o Pronto Atendimento Médico (PAM) vão aplicar vacina contra a gripe Influenza nesta sexta-feira (2), sábado e domingo. Na Seleta a vacinação acontece das 7h às 22h e no PAM das 7h às 17h. No feriado do Dia do Trabalho as equipes de imunização vacinaram 190 pessoas na Seleta e 183 no PAM. Além disso, a equipe do PAM se deslocou até o Centro de Conveniência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador, onde acontecia o evento Café Bilíngue e aplicou outras 60 doses no público alvo da campanha de vacinação. “Essa iniciativa foi de extrema importância porque identificamos 60 pessoas que já poderiam ter tomado a vacina e não tomaram”, ressaltou Márcio Figueiredo. “Vamos repetir ações como essa, já que as pessoas não estão indo aos locais de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde irá até elas para aplicar a vacina”, completou. O secretário alerta que a melhor prevenção contra a gripe e outras doenças respiratórias graves é a vacinação, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são pessoas de maior risco para à Síndrome Respiratória Aguda Grave. A Prefeitura de Dourados tem como objetivo garantir que um maior número de pessoas pertencentes ao grupo prioritário tenha acesso à imunização, especialmente aquelas que não conseguem se vacinar durante a semana. A vacina de 2025 protege contra as cepas H1N1, H3N2 e B e pode ser administrada juntamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. Autoridades de saúde alertam para a importância da imunização como principal forma de prevenção contra complicações da gripe, que podem levar a internações e até mesmo ao óbito. De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha de vacinação abrange crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, integrantes das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, portuários, funcionários dos Correios, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e idosos com 60 anos ou mais. Com a queda nas temperaturas e com a promessa de um inverno rigoroso, o aumento de casos de doenças respiratórias tem superlotado os hospitais em todo o Estado. A Secretaria Municipal de Saúde reforça o alerta para que os grupos prioritários compareçam aos postos de vacinação o quanto antes. A vacinação no fim de semana busca facilitar o acesso e garantir maior adesão à campanha e a recomendação, é que a população procure o serviço o mais rápido possível para garantir a proteção contra a gripe.
Prefeitura reúne direção do Hospital da Vida para discutir superlotação
O secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, reuniu a direção, médicos, enfermeiros e técnicos do Hospital da Vida de Dourados, na manhã desta sexta-feira (2) para discutir medidas emergenciais diante da superlotação da unidade em razão da disparada de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave. “Todos os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) estão lotados e os leitos de internação também, de forma que precisamos encontrar medidas para amenizar a pressão no hospital diante da queda da temperatura, típica do inverno, e do aumento acentuado dos casos de doenças respiratórias”, destacou Márcio Figueiredo. Ficou definido que o Hospital da Vida vai reservar 10 leitos de UTI exclusivamente para pacientes com doenças respiratórias e também vai reservar leitos para internação para essas doenças. “Não temos como abrir novos leitos de UTI, mas podemos ir reservando os leitos que forem desocupados para atender exclusivamente aqueles que apresentaram quadros avançados de Síndrome Respiratória Aguda Grave”, explica o secretário de Saúde. A população deve ficar atenta para as medidas que todos devem adotar para conter o avanço das doenças respiratórias. “A melhor prevenção é a vacinação do grupo prioritário, principalmente das crianças menores de seis anos e das pessoas com mais de 60 anos, que são os pacientes mais sensíveis às doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo. “O poder público está mobilizando todos os esforços para garantir atendimento digno aos pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave, mas é indispensável que as pessoas atentem para as medidas preventivas, porque não temos como internar todos os doentes”, alerta. A Síndrome Respiratória Aguda Grave, conhecida pela sigla SRAG, é uma condição em que uma infecção respiratória gera grande dificuldade de respirar e lesões nos alvéolos (sacos de ar nos pulmões onde ocorrem as trocas gasosas). Geralmente a SRAG é acompanhada de pneumonia. “Diante de sintomas como dificuldade para respirar, sensação de peso no peito e lábios arroxeados, é preciso procurar atendimento médico com urgência”, ressalta. “Outros sintomas como febre e perda de apetite, baixa saturação, tosse e coriza também indicam necessidade de cuidados médicos”, completa Márcio Figueiredo. O secretário orienta que já nos primeiros sintomas de síndrome gripal a pessoa deve procurar atendimento médico. “Nesse final de semana estaremos com a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Seleta com atendimento estendido até às 22h e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) atende 24 horas, de forma que a pessoa não precisa deixar o quadro se agravar para buscar atendimento médico e receber o remédio para o tratamento imediato da síndrome respiratória”, ressalta o secretário de Saúde. CAUSAS E PREVENÇÃO A Síndrome Respiratória Aguda Grave geralmente é resultado de uma infecção viral, como gripe ou covid-19. O problema também pode ser consequência de doenças bacterianas ou fúngicas que afetam a respiração. O diagnóstico de SRAG leva em conta os sintomas e exames de imagem dos pulmões, baixa saturação de oxigênio no sangue, tosse, dor de garganta, calafrios, dor de cabeça ou nariz escorrendo (coriza). O principal método de prevenção da SRAG é a vacinação contra doenças que podem levar a esse quadro, como a gripe e a covid-19. Também deve ser evitado o contato próximo com pessoas com infecções respiratórias. O uso de máscara em unidades de atendimento à saúde também diminui o risco de contrair vírus respiratórios. Em todos os ambientes, é preciso respeitar a etiqueta respiratória, ou seja, adotar medidas como cobrir a boca e o nariz ao espirrar; higienizar as mãos com água e sabão ou com álcool em gel, especialmente antes e depois de tocar os olhos, a boca e o nariz; evitar tocar os olhos, a boca e o nariz após passar a mão em corrimões, maçanetas etc.; manter distanciamento físico; limpar e desinfectar superfícies. Além disso, pessoas com síndrome gripal devem evitar contato direto com outras pessoas, bem como ambientes coletivos e aglomerações. Outra recomendação é que quem faz parte do grupo de risco busque atendimento médico tão logo os sintomas gripais surjam. Assim, é possível seguir com o tratamento adequado.
Na 34ª Expoglória, vice-governador diz que MS se movimenta pela força do agro
Em Glória de Dourados, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a pujança e a força do agro, considerada por ele como a grande locomotiva de Mato Grosso do Sul. Barbosinha esteve na cidade neste sábado 03) para acompanhar a programação da 34ª Expoglória, evento que comemora os 62 anos de emancipação político-administrativa do município. “A feira vai muito além dos negócios que são gerados durante o evento: movimenta a economia, o comércio, rede hoteleira e restaurantes, atraindo muita gente para a cidade. É uma grande alegria estar aqui, comemorando com aqueles que trabalham no campo e mostrando a pujança do agro sul-mato-grossense”, afirmou. Nesta manhã, o vice-governador acompanhou a cavalgada com queima do alho, evento que havia sido interrompido e foi retomado nesta edição da Expoglória. “É muito importante que meninos e meninas, que são urbanos, tenham a compreensão do que sai do campo. Celebrações como esta são fundamentais para encurtar a distância entre o campo e a cidade, ainda mais em uma região tão produtiva”, complementou, ao reforçar a parceria do governo do Estado em ações que elevem e valorizem a produção agrícola de Mato Grosso do Sul. Realizada pela Prefeitura Municipal de Glória de Dourados, a Expoglória conta com apoio da SETESC (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sendo um dos principais eventos do calendário regional. Investimentos em MS Durante participação no evento, o vice-governador falou também sobre a relevância do Estado no cenário nacional. Segundo Barbosinha, projeções do Banco do Brasil indicam que Mato Grosso do Sul deverá ser o Estado com maior crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025. “Somos fortes em dois aspectos debatidos pelo mundo todo: a produção de alimentos e geração de energia limpa. Além disso, somos o segundo maior polo de produção de celulose do mundo. Mato Grosso do Sul é a ‘bola da vez’ do investimento nacional”, comemorou. A 34ª edição da ExpoGlória começou na quinta-feira (1º). A programação inclui atrações culturais, esportivas e do agronegócio. O evento acontece até domingo, 4 de maio, no Parque de Exposições Manoel Alves de Azevedo, com entrada franca todos os dias.
Trump e Zelensky Conversam no Vaticano, Excluindo Macron de Reunião
Em 26 de abril de 2025, durante as cerimônias fúnebres do Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reuniu-se com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em um encontro bilateral que atraiu atenção pela ausência do presidente francês, Emmanuel Macron. Embora três cadeiras tenham sido inicialmente posicionadas para a discussão, apenas duas foram usadas, gerando especulações sobre uma exclusão deliberada de Macron. O episódio, relatado por fontes como Le Monde e amplificado em plataformas como o X, destacou as tensões diplomáticas em um momento crítico para as negociações sobre a guerra na Ucrânia. A reunião ocorreu à margem do funeral, um evento que reuniu líderes mundiais, incluindo Trump, Zelensky e Macron. Segundo o Politico, a França desempenhou um papel ativo em facilitar o diálogo, dado o histórico de atritos entre Trump e Zelensky, especialmente após uma troca pública de críticas em fevereiro de 2025. Imagens mostram Macron cumprimentando os dois líderes antes da conversa, com três cadeiras visíveis, sugerindo sua possível participação. No entanto, a terceira cadeira foi removida, e Trump e Zelensky prosseguiram sozinhos, conversando por cerca de 20 minutos em inglês, sem intérprete, conforme esclarecido por fontes do Palácio do Eliseu ao France 24. A ausência de Macron na conversa foi celebrada por alguns setores conservadores, que a interpretaram como uma rejeição ao intervencionismo europeu, conforme posts no X.
Dezenas de Milhares Marcham em Dublin Contra Políticas Migratórias do Governo
No sábado, 26 de abril de 2025, dezenas de milhares de pessoas tomaram as ruas do centro de Dublin, Irlanda, em uma das maiores manifestações da história recente do país, para protestar contra as políticas migratórias do governo. Organizada por grupos como o National Party e apoiada por figuras públicas, incluindo o ex-campeão do UFC Conor McGregor, a marcha expressou a frustração de comunidades locais que acusam o governo de ignorar suas preocupações sobre os impactos da imigração em massa. Segundo relatos de fontes como o Gript Media, os manifestantes criticaram a falta de diálogo com autoridades e a priorização de requerentes de asilo em detrimento de questões como a crise habitacional e o custo de vida. A manifestação, que reuniu entre 10 mil e 100 mil pessoas, conforme estimativas divergentes em posts no X, partiu de pontos centrais como a O’Connell Street e foi marcada por bandeiras irlandesas e cartazes com slogans como “Ireland is Full” (A Irlanda está cheia). Os organizadores, incluindo o National Party, que defende a “remigração”, argumentaram que a chegada de cerca de 100 mil refugiados ucranianos desde 2022 e outros requerentes de asilo, totalizando 160 mil entradas irregulares em 2024 segundo a Frontex, tem sobrecarregado serviços públicos e exacerbado a escassez de moradias. A crise imobiliária, com aluguéis em Dublin subindo 12% em 2024, conforme o Irish Times, é frequentemente citada como um fator que amplifica o descontentamento. A marcha de Dublin reflete um fenômeno mais amplo na Europa, onde o debate migratório tem impulsionado movimentos conservadores. Embora a Irlanda não tenha partidos de extrema-direita no parlamento, pequenos protestos anti-imigração cresceram desde 2023, segundo a Folha de S.Paulo. O governo enfrenta o desafio de equilibrar sua tradição de acolhimento com as pressões internas, enquanto a sociedade irlandesa debate como preservar sua identidade em meio a mudanças rápidas.
Trump Critica Imigração na Europa Durante Visita de Meloni à Casa Branca
Em 17 de abril de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, emitiu um alerta à Europa sobre os efeitos da imigração durante uma reunião com a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, no Salão Oval. “A Europa enfrenta muitos problemas por causa da imigração. Não sou fã. Está prejudicando muito. A Europa é importante. Eles precisam ser mais inteligentes”, afirmou, segundo registros do Washington Post e amplificados em plataformas digitais. A declaração, feita ao lado de Meloni, uma defensora de políticas migratórias restritivas, reflete a visão de Trump de que a Europa deve adotar controles mais rigorosos para proteger sua coesão social e econômica. A reunião marcou o primeiro encontro de Trump com um líder europeu desde sua posse em janeiro de 2025, destacando a convergência entre os dois líderes em temas como imigração e soberania nacional. Trump elogiou Meloni, dizendo: “Ela fez um trabalho fantástico na Itália, controlando a imigração de maneira inteligente.” Ele se referia a medidas como o acordo italiano com a Albânia para processar pedidos de asilo em centros extraterritoriais, que reduziu as chegadas de migrantes pelo Mediterrâneo em cerca de 60% desde 2022, conforme dados do Ministério do Interior italiano. Meloni retribuiu, expressando apoio à cooperação bilateral e propondo mediar tensões comerciais entre os EUA e a UE. O alerta de Trump sobre a imigração europeia reforça uma crítica que ele repete desde sua primeira campanha, em 2016, quando alertou que a crise de refugiados de 2015 estava “destruindo” a Europa. Embora as chegadas de migrantes à UE tenham caído para 160 mil em 2024, segundo a Frontex, o tema permanece politicamente sensível. Líderes como Viktor Orbán, da Hungria, e partidos de direita na Alemanha e Áustria capitalizam o descontentamento público, enquanto países como a Itália implementam barreiras físicas e acordos com nações africanas para conter fluxos migratórios.
Dourados recebe mais de R$ 5 milhões em obras para fortalecer comunidade indígena e infraestrutura urbana
Com foco no fortalecimento da infraestrutura e na valorização das comunidades indígenas urbanas, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), anunciou ontem (30) no Diário Oficial o lançamento de três licitações que somam mais de R$ 5 milhões em investimentos no município de Dourados. As obras abrangem a reforma e ampliação de equipamentos públicos nas aldeias Jaguapiru e Bororó, além da implantação de iluminação pública na Avenida José Roberto Teixeira, uma das principais vias de acesso da cidade. As melhorias previstas contemplam a reforma e ampliação do Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) na Aldeia Jaguapiru, com valor estimado de R$ 1.966.307,15, e a reforma de escola e do NAM na Aldeia Bororó, orçada em R$ 2.643.172,99. Já na área urbana, a Avenida José Roberto Teixeira receberá implantação de nova iluminação pública, com investimento previsto de R$ 411.242,56, totalizando R$ 5.020.722,70 em obras voltadas para o bem-estar da população douradense. As três licitações ocorrerão nos dias 20 e 21 de maio de 2025, em sessões eletrônicas abertas no site oficial da Agesul. Todos os detalhes dos editais e anexos estão disponíveis nos portais www.agesul.ms.gov.br e www.gov.br/pncp. Para o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, os investimentos reforçam o compromisso do Governo com o desenvolvimento inclusivo e regionalizado. “Essas obras representam muito mais do que infraestrutura. Elas traduzem a atenção e o respeito do Governo com as comunidades tradicionais, além de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida em Dourados. Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e celeridade para que os investimentos cheguem onde mais fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou o secretário. As ações fazem parte dos projetos de regionalização dos investimentos e ampliam a presença do Estado em áreas essenciais para o crescimento equilibrado de Mato Grosso do Sul, promovendo dignidade e acessibilidade em regiões que mais precisam da presença do poder público. Luciana Bomfim, Comunicação Seilog/Agesul
Mato Grosso do Sul fecha primeiro trimestre de 2025 com criação de 12,5 mil empregos formais
No primeiro trimestre de 2025, Mato Grosso do Sul gerou 12.584 empregos formais, ampliando para 682.901 o estoque de trabalhadores com carteira assinada. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho e Emprego e foram compilados pela Assessoria de Economia e Estatística da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação). O Estado vem numa sequência de três meses com dados positivos na geração de empregos formais. Em janeiro o saldo entre demissões e admissões resultou na geração de 3.255 empregos formais, em fevereiro foram mais 8.215 e no mês de março, 1.114 novos trabalhadores contratados com carteira assinada em Mato Grosso do Sul, conforme o Caged. O setor de Serviços liderou a contratação de novos trabalhadores em março com 1.613 novas vagas, enquanto a Indústria gerou 550 empregos e a Construção, outras 453. Dois setores apresentaram retração: Comércio (-466) e Agropecuária (-1.036). As mulheres ocuparam a quase totalidade (1.078) das vagas, enquanto os homens ficaram com as outras 36. Dentro do setor de Serviços, o subsetor de Informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas apresentou melhor desempenho, com 688 novas vagas. Administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais vem em segundo, com 661 empregos formais. Já o subsetor de Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, dentro do setor Agropecuária, registrou saldo negativo de 1.114 demissões, exatamente igual ao saldo final do mês. Outro subsetor com retração significativa foi o de Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (-466), dentro do setor de Construção. Na distribuição regional das vagas, pela primeira vez uma cidade do interior superou a Capital na geração de empregos formais. Inocência, que recebe a nova planta de celulose do Grupo Arauco, teve saldo de 585 empregos formais em março. Em seguida veio Campo Grande com 569 novas contratações, seguido de Dourados (219), Bataguassu (140), Três Lagoas (125), Naviraí (93), Fátima do Sul (70), Rio Verde e Anastácio (64) e fechando o ranking dos 10 municípios que mais contrataram em março, Nova Andradina com 54 novos empregos gerados. João Prestes, Comunicação Semadesc
Sanesul anuncia parceria com o paratleta olímpico Yeltsin Jacques, medalhista em Paris e Tóquio
A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) celebrou o Dia do Trabalhador com um evento pra lá de especial. Além de homenagear os empregados que fazem a empresa crescer todos os dias, o diretor-presidente Renato Marcílio aproveitou a ocasião para anunciar a mais nova parceria institucional: o patrocínio ao multicampeão paralímpico Yeltsin Jacques, um verdadeiro símbolo sul-mato-grossense de superação. Durante o evento, ocorrido quarta-feira (30), em clima de festa, Yeltsin emocionou os presentes com uma palestra motivacional. Com carisma e humildade, o atleta contou sobre os desafios que enfrentou até chegar ao topo do paradesporto mundial. Campeão paralímpico nos Jogos de Tóquio, medalhista no Mundial de Atletismo de Paris e dono de diversos títulos internacionais, Yeltsin exibiu vídeos marcantes de suas conquistas nas pistas e levou para o local algumas de suas medalhas — que brilharam tanto quanto sua história de vida e superação. Ele agradeceu o apoio, incentivou a prática do esporte e lembrou com emoção da medalha de ouro nos 1.500 metros da classe T11, conquistada nas Paralimpíadas de Paris em 2024, quando quebrou o recorde mundial da prova com o tempo de 3 minutos, 55 segundos e 82 centésimos. Ao assinar o contrato, Yeltsin Jacques disse que em suas viagens por vários países do mundo tem empunhado a bandeira do Brasil e de Mato Grosso do Sul e, a partir de agora, terá o orgulho de carregar a marca da Sanesul. Entregas à população Renato Marcílio destacou que o exemplo de disciplina, dedicação e superação de Yeltsin reflete o que a Sanesul busca em sua equipe e nas entregas à população dos 68 municípios atendidos pela empresa nos sistemas de fornecimento de água tratada e esgotamento sanitário. “É com muito orgulho que firmamos essa parceria com um atleta que orgulha o Brasil e, principalmente, Mato Grosso do Sul. Assim como a água precisa de cuidado para chegar limpa às pessoas, os talentos também precisam de apoio para continuar vencendo”, declarou. Com o apoio da Sanesul, Yeltsin ganha um novo impulso rumo a mais vitórias, enquanto a empresa reforça seu compromisso com o desenvolvimento humano, a valorização dos talentos locais e a inspiração que move sonhos e transforma vidas. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, também participou do evento e se emocionou ao comentar a importância da parceria. Ele destacou o papel do Estado no incentivo ao paradesporto e lembrou que Mato Grosso do Sul é o único estado do país que garante bolsa tanto para o atleta paralímpico quanto para o guia e o treinador. “Isso mostra o quanto valorizamos o esporte como ferramenta de inclusão e transformação. Ver um atleta como o Yeltsin sendo reconhecido por uma empresa como a Sanesul é motivo de orgulho para todos nós”, afirmou o secretário. Estiveram presentes também os diretores Leopoldo Godoy (Engenharia e Meio Ambiente), André Soukef (Administração e Finanças) e Madson Valente (Comercial e de Operações). Comunicação Sanesul








