O Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a inclusão social ao anunciar, nesta quarta-feira (30), a construção de 479 novas unidades habitacionais, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade nas áreas urbana e em comunidades indígenas. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, o Governo Federal e prefeituras municipais, com investimento total superior a R$ 74 milhões. As moradias serão distribuídas em nove municípios: Costa Rica, Coxim, Fátima do Sul, Figueirão, Juti, Laguna Carapã, Paranaíba, Sonora e Miranda. Destas, 429 unidades serão construídas em áreas urbanas por meio da modalidade Entidades do Programa Minha Casa, Minha Vida. As outras 50 casas atenderão as aldeias indígenas, em Miranda, através da modalidade Rural. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a relevância social do projeto. “Ao lado do trabalho, a casa é aquilo que mais empresta dignidade às pessoas, às famílias. O Governo de Mato Grosso do Sul, nesta preocupação social de que ninguém fique para trás, entrega mais um investimento extremamente importante para consolidar o olhar social do Estado para a sua gente.” A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, presente na solenidade de assinatura dos contratos, ressaltou o compromisso do Governo Federal. “Existem prioridades e duas coisas sagradas para o ser humano: a primeira é o trabalho, a segunda é um teto para morar. A mensagem principal que quero deixar aqui é que não vai faltar dinheiro do Governo Federal para os projetos do Minha Casa, Minha Vida, não só em Mato Grosso do Sul como em todo o Brasil”, disse. O governador Eduardo Riedel enfatizou a importância da habitação no desenvolvimento do Estado. “Criamos o MS Moradia para fazer frente a uma demanda que envolve diferentes faixas de renda, um programa que se encaixa para cada uma dessas realidades. Para realizarmos o sonho da casa própria, fomos buscar parceiros. Hoje assinamos, junto com o Governo Federal, 479 novas habitações para aquelas pessoas que não têm condição de acessar uma moradia”, afirma Riedel. A diretora-presidente da Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab), Maria do Carmo Avesani, destacou o alcance do programa. “A importância que esse ato de hoje tem no social é de uma relevância muito grande. Temos entre os beneficiados os povos indígenas, que representam uma grande população. O governador tem priorizado a área de habitação, tanto que são os maiores investimentos feitos pelo Estado que já tivemos no setor.” Além de reafirmar o compromisso com a inclusão social, o Governo de Mato Grosso do Sul avança na construção de moradias voltadas às comunidades indígenas. Nesta etapa, as 50 unidades habitacionais do programa Oga Porã serão destinadas às aldeias Moreira e Passarinho, no município de Miranda, com 25 casas para cada localidade. O investimento reforça a presença do Estado em territórios tradicionais, promovendo não apenas moradia digna, mas também respeito às especificidades culturais dessas populações. Já na modalidade “Entidades”, que contempla áreas urbanas, o programa vai beneficiar oito municípios: Costa Rica (81), Coxim (59), Fátima do Sul (39), Figueirão (40), Juti (50), Laguna Carapã (40), Paranaíba (60) e Sonora (60), totalizando 429 novas residências. Somando os investimentos nas duas modalidades, o montante aplicado chega a R$ 74 milhões, sendo R$ 3,7 milhões do Governo Federal e R$ 1 milhão do Estado para as áreas rurais, e R$ 58,1 milhões da União e R$ 11,2 milhões do governo estadual para as áreas urbanas. Ao todo, Mato Grosso do Sul foi selecionado para receber 2.336 unidades habitacionais, sendo 1.687 na modalidade Rural (abrangendo 49 aldeias e sete assentamentos) e 649 pela modalidade Entidades, consolidando um dos maiores programas habitacionais em execução no país.
Alunos que integram projeto histórico visitam Setor de Arquivo da Câmara de Dourados
Alunos da EE Floriano Viegas Machado conheceram, nesta terça-feira (29), as dependências da Câmara Municipal de Dourados e, particularmente, o Setor de Arquivo Permanente. Atualmente, o acervo é composto por mais de 1 milhão e 900 mil documentos impressos e digitalizados, datados desde 1942. Os estudantes, do 1º ano do ensino médio, fazem parte do projeto “Dourados em Patrimônio”, financiado pelo Fundect (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul) e coordenado pela Profª Drª Márcia Bortoli Uliana. Merlyn Nicole Burger Vivas, Clara Niz Queiroz, Alice Niz Queiroz e Natan Guevara Filla fazem parte da quarta edição do projeto, que visa realizar um levantamento sobre os tombamentos e registros realizados pelo poder público municipal douradense, a partir da década de 1980. O trabalho desenvolvido no projeto está registrado no site douradosempatrimonio.com.br. “Esse projeto trabalha com história cultural, com história pública e está inserido diante de um cenário mais amplo chamado Cidades Inteligentes. Nosso objetivo nesta visita é tentar identificar o que se tem armazenado sobre o Conselho Municipal de Política Cultural, onde também está incluído o Patrimônio. Então, esse é um trabalho inicial para a gente procurar o que se tem de legislação já produzida sobre essa temática no município de Dourados”, explica Márcia Uliana. Arquivista da Câmara Municipal de Dourados, Alisangela Aparecida da Silva Santos explica que o Setor de Arquivos contêm documentos físicos desde a década de 40. “É importante estabelecer parceria das escolas com os documentos históricos presentes nos arquivos públicos. Temos registros com data de 1942, elaborados de forma manuscrita, época em que não existia tecnologia”, explica. Segundo ela, que trabalha junto com a assessora técnica Dirce Oliveira, toda essa documentação já se encontra digitalizada. “Esse processo começou em 2022, na gestão do então presidente Laudir Munaretto, que resolveu digitalizar essa documentação para ficar disponível e facilitar a busca. A digitalização favorece a preservação dos documentos e das informações e contribui para o desenvolvimento da memória social de Dourados. Nós temos demanda de pesquisadores que buscam projetos que tratam de determinado assunto e por meio da digitalização a gente consegue atender com mais agilidade”, completa Alisangela. Apesar da digitalização, a visita para ver os documentos físicos é importante para o projeto. “Essa é uma necessidade também dos alunos, entender que o digital é importante, que nos ajuda, mas que não pode estar desconectado do arquivo físico, que é fundamental no caso de algum pane no sistema. Por isso é importante para o historiador trabalhar com documentação física e é um pouco essa experiência que a gente queria trazer para esses alunos”, conclui Márcia. A visita ao Setor de Arquivo da Câmara Municipal é aberta ao público, como alunos de escolas públicas e privadas, acadêmicos e pesquisadores em geral e podem ser agendadas pelo email arquivo@camaradourados.ms.gov.br.
Prefeito Marçal Filho libera pesca no lago do Parque Antenor Martins neste 1º de Maio
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, anunciou na tarde desta quarta-feira (30), por meio de uma live em suas redes sociais, que a pesca estará liberada no lago do Parque Antenor Martins, no Grande Flórida, durante o feriado do Dia do Trabalhador, nesta quinta-feira (1º de maio). A atividade será permitida das 7h às 17h. “Atenção Guarda Municipal e Defesa Civil, nesta quinta das 7h às 17h liberada a pesca”, declarou o prefeito, destacando que a liberação é uma exceção em comemoração à data. Normalmente, a pesca no lago é autorizada apenas no primeiro e no último domingo de cada mês. Marçal ressaltou que o lago ainda está bem abastecido, lembrando que, na Semana da Páscoa, a prefeitura realizou a soltura de 2,5 toneladas de peixes das espécies pacu, tambacu e patinga. “Ainda tem muito peixe”, disse o prefeito, incentivando a população a aproveitar o dia de folga com lazer e responsabilidade. Ele também fez um apelo aos pescadores para que cuidem do parque. “Quem for pescar, por favor, jogue o lixo no lixo e deixe o espaço limpo”, reforçou. Na mesma transmissão, Marçal fez um breve balanço das ações da semana, que, segundo ele, foi curta, mas produtiva. Destacou o pagamento antecipado dos salários dos servidores municipais antes do fim do mês, o início da segunda etapa do recapeamento no Jardim Santo André, que é uma continuidade das obras no Grande Água Boa, e a implantação de iluminação com lâmpadas de LED no Jardim Flórida I e II.
Operação Argos: Forças de Segurança prendem 8 pessoas e apreendem drogas, armas e veículos
As Forças de Segurança Pública de Mato Grosso do Sul desencadearam nas primeiras horas desta quarta-feira (30) a segunda fase da Operação Argos, que visou o cumprimento de mandados de busca e apreensão e prisão, contra alvos relacionados ao tráfico de entorpecentes na cidade de AparecidadoTaboado. A operação, coordenada pela Policia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico- DENAR, reuniu mais de 120 policiais de equipes do Departamento de Polícia Especializada-DPE (DERF, DEFURV, GARRAS, DECON e DELEAGRO); Delegacia Regional de Paranaíba, CGPA, Polícia Científica e Polícia Militar. A ação resultou na apreensão de 3 veículos, sendo 2 motos e um carro; 2 televisores; 8 pessoas autuadas; 36 gramas de maconha; 1,378kg cocaína; 0,5gr de crack; 60,80gr de pasta base; 2 balanças de precisão; R$ 11.679,00; joias, além de 11 aparelho celulares e duas armas de fogo. De acordo com o delegado titular da Denar, Hoffman Dávila, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, “cuja finalidade é combater o tráfico doméstico/formiguinha, eis que, além de fomentar vários delitos, sobremaneira os contra o patrimônio, gera sensação de insegurança à população. Dessa sorte, a operem comento culminou”, destacou. Operação Argos A primeira fase da Argos foi realizada no dia 16 de abril, na cidade de Jardim e resultou no cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão, 7 mandados de prisão temporária, 5 prisões em flagrante por tráfico de drogas, 5 menores apreendidos mais de 21kg de maconha, 671 grmas de crack e 91 gramas de cocaína. Texto: Carlos Eduardo Orácio
Governo de MS lança plataforma MS Qualifica Digital
A plataforma inovadora “MS Qualifica Digital”, que integra qualificação profissional e empregabilidade, foi lançada nesta quarta-feira (30) pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Com ambiente favorável aos negócios, que garante geração de vagas de trabalho, Mato Grosso do Sul possui a 5ª menor taxa de desocupação do Brasil, de 3,7%. O Estado também apresenta nível de ocupação acima de 60%, e rendimento médio de R$ 3.504, acima da média nacional que é R$ 3.346. “Esse projeto tem feito com que o Mato Grosso do Sul atinja esse índice, com uma das menores taxas de desocupação do Brasil. É um instrumento para conexão entre a oportunidade, a vaga, e aquele que precisa de trabalho. E como foi mostrado, não só a conexão, mas a qualificação. O aplicativo também é um instrumento de qualificação e aí entram os parceiros, o Sistema S, a indústria”, explicou o governador Eduardo Riedel. O MS Digital é um ambiente inteligente, gratuito e 100% digital, criado para facilitar o acesso de trabalhadores, empresas e instituições de ensino a novas oportunidades de capacitação e contratação no Estado. O serviço esta disponível no site msqualifica.ms.gov.br e também pelo aplicativo MS Digital (Android e iOS). “Junto com o Voucher Desenvolvedor, este é um programa que dá resultados e mostra que quando a gente para a demanda, conseguimos conectar melhor as empresas e as pessoas que buscam o mercado de trabalho”, disse o secretário Jaime Verruck (Semadesc). Com acesso seguro via conta gov.br, a plataforma garante navegação simples e inclusiva, permitindo que todos utilizem suas funcionalidades — independentemente do nível de familiaridade com tecnologia. “Sempre existiu a qualificação profissional, no entanto era feita desconectada do desenvolvimento econômico. A mudança nesse governo, foi mapear a demanda do setor produtivo, e criar programas e projetos que atendessem a empregabilidade, o que o empregador necessita”, disse a diretora-presidente da Funtrab (Fundação do Trabalho), Marina Dobashi. O MS Qualifica Digital é voltado para trabalhadores que desejam se capacitar ou encontrar vagas de emprego, empresas que precisam divulgar oportunidades e contratar profissionais qualificados e ainda instituições de ensino que oferecem cursos de capacitação profissional. A plataforma integra dados com a Funtrab, ampliando ainda mais o alcance de currículos, vagas e cursos para todos os usuários. “A gente tem feito com que a demanda não fique sem resposta para as pessoas que precisam e querem trabalhar. E a consequência direta disso é no social. Nós temos diminuído ano a ano o apoio social porque a pessoa consegue emprego. Para nós é o melhor programa social que existe, emprego, renda, dignidade, fruto desse esforço que privado e público tem feito no casamento dessas oportunidades com as pessoas que precisam”, finalizou Riedel. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Comissão de Acompanhamento da Concessão da BR-163 entrega denúncia ao MPF
Representando a Comissão Temporária para Acompanhamento da Concessão da BR-163/MS, o deputado Junior Mochi (MDB) entregou em nome da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) uma denúncia formal ao Ministério Público Federal com pedido de providências e medida cautelar em relação à concessão da empresa CCR MSVias na rodovia que perpassa 21 municípios, cortando o estado de Norte a Sul, de Sonora a Mundo Novo. Entre as medidas propostas estão: a suspensão imediata do leilão da BR-163, marcado para 22 de maio; a realização de perícia contábil e técnica sobre os valores arrecadados e aplicados; o reinvestimento nas travessias urbanas dos trechos com maior índice de acidentes; a suspensão temporária ou aplicação da redução do valor do pedágio em 53,94%; e o cumprimento integral do contrato original, com a duplicação total da rodovia. “Nós entregamos o resumo do trabalho sério que fizemos pela Comissão, com estudos e a realização de audiências públicas em que ouvimos o clamor da sociedade e levamos as informações do que está acontecendo, do que a empresa deveria ter feito e cumprido e não fez, e as consequências disso. O encaminhamento, juridicamente viável, é esse, entregar ao MPF, em razão de ser a instituição que tutela os direitos difusos e coletivos da sociedade, porque se trata de uma concessão federal, que tem a competência para apreciar se, eventualmente, é possível ingressar com ação civil pública ou medida cautelar para pedir as devidas providências”, explicou o deputado Junior Mochi. O documento foi entregue na sala vip ao procurador-chefe da Procuradoria da República em Mato Grosso do Sul, Pedro Paulo Grubits, junto aos deputados presentes na sessão. Mochi ainda explicou que foi pedido para que se verifique os dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já divulgados por ele em outro discurso na tribuna – reveja aqui – para que se apure não só inadimplência, mas também a responsabilidade civil. “A responsabilidade civil não é só em relação às multas previstas nos contratos. A responsabilidade civil por danos materiais e morais vai atingir as vítimas que tiveram suas vidas ceifadas na rodovia, os seus familiares e aqueles que nós não temos os números, que ficaram sequelados pelo resto da vida em razão desses acidentes, causados pela falta dos investimentos. Esse é o segundo passo. Então, nós queremos uma perícia que determine isso claramente para nós. Não dá mais para aceitar as coisas no grito. Ou comprova para nós os investimentos, quanto investiu, onde investiu, o que foi feito ou então devolve para a sociedade”, Mochi. Conforme o site oficial da CCRVia, nove praças de pedágio estão em funcionamento ao longo da travessia em Mato Grosso do Sul. Instituída pelo Ato nº 73/2024, a Comissão percorreu os municípios de Naviraí, Dourados, Coxim, São Gabriel do Oeste, Rio Verde, Rio Brilhante, Campo Grande e Mundo Novo, realizando audiências públicas que reuniram autoridades locais, representantes da sociedade civil e moradores diretamente impactados pela atual situação da rodovia. Confira a denúncia na íntegra aqui.
Zé Teixeira pede equalização dos recursos da Saúde destinados à Dourados
O deputado Zé Teixeira (PSDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para pedir uma reavaliação dos recursos destinados ao Hospital da Vida, em Dourados, pelo amplo atendimento que a entidade presta à região. Ele comparou os recursos à Três Lagoas e à Ponta Porã, com base no Resumo Demonstrativo de Produção de Valores Contratualizados, da Prefeitura Municipal de Dourados. “Para Três Lagoas, uma quantidade de tabela SUS paga mensalmente equivalente a R$ 16,80, com o valor mensal de contrato de R$ 8.842.779,86. Para Ponta Porã, uma quantidade de tabela SUS paga equivalente a R$ 9,36, com o valor de repasse mensal contratado de R$ 7.779.149,88, sendo que para Dourados a quantidade de tabela SUS paga R$ 6,36, somando o valor mensal do contrato em R$ 8.518.726,29”, detalhou o deputado. Em indicação enviada ao Governo do Estado, o parlamentar pediu ao governador Eduardo Riedel (PSDB) levar em consideração que a média da população atendida pelos hospitais de Três Lagoas e Ponta Porã, somados, estimam em média 360 mil habitantes, enquanto Dourados tem uma média de 800 mil pacientes atendidos. “Não se consegue fazer uma saúde a contento. Imagine em Campo Grande, que recebe a alta complexidade do Estado. Tenho certeza que o governador vai ser sensível ao olhar esses dados, para conseguir repassar uma quantidade maior de recursos para que possa atender o município e a região. Sei de pacientes que esperam um ano ou mais para uma cirurgia eletiva. Também quero pedir apoio à bancada federal e ao Ministério da Saúde, para que olhem para Dourados, pois tem doenças que não podem demorar, que quando for atender tem que já ir em busca do caixão, porque não tem mais condições de cura, como o câncer. Saúde tem que ser prioridade, porque só se sente a dor do outro quando passa”, afirmou Zé Teixeira. O deputado Caravina (PSDB) concordou. “Esse é um assunto que mexe com todos nós. Como ex-prefeito eu nunca deixei de investir menos que 27%, sendo que o mínimo por lei é 15%. Cheguei a investir 32%, porque a demanda é diária. Temos que falar da judicialização da Saúde, porque com o avanço das tecnologias, essas demandas com experimento e remédios novos, os valores são absurdos. O Estado recorre, é um longo período, impacta nos orçamentos. Precisamos avançar em novas fontes de recursos. Avançar no que é prioridade, saúde não dá para esperar”, destacou. Da mesma forma, a deputada Gleice Jane (PT) ressaltou que uma alternativa, já pedida pelo seu mandato, é destinar recursos que seriam para a construção de uma maternidade para a ampliação do Hospital da Vida em Dourados. “A gente fez esse pedido e acompanha que a situação com o passar dos anos só piora. Outra coisa é que uma criança com deficiência ou doença rara ela precisa primeiro entrar na Justiça para conseguir algo e o Estado tem uma despesa enorme com o Poder Judiciário para atender essa população. A média de espera são de dois anos. Isso é muito tempo, a situação se agrava. Estou acompanhando uma jovem que precisa imediatamente de um remédio e como não conseguiu ela veio para Campo Grande fazer um transplante de fígado, quando o Estado poderia ter dado essa medicação em primeiro momento. Sabemos que o Paraná não passa por isso. Precisamos desmontar algumas estruturas, por exemplo, em vez de dar para o Poder Judiciário, que vá para Saúde. O custo do processo judiciário é muito maior do que o custo do medicamento”, sugeriu.
Prefeitura amplia implantação de iluminação pública em LED
A Prefeitura de Dourados deu início nesta quarta-feira (30) à implantação de iluminação pública com lâmpadas de LED nos bairros Jardim Flórida I e II. Nos próximos dias, os trabalhos irão avançar para a região da faculdade Anhanguera, que abrange a Faculdade de Direito da UFGD e a Unigran. O prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o Beto, esteve presente para acompanhar o início da instalação das novas luminárias, no cruzamento das ruas José Roberto Teixeira com Manoel Machado Leonardo, no Flórida I. Para viabilizar a ação, a administração municipal realizou um aditivo no contrato com a empresa SPE Iluminação Dourados, que ficará responsável pela implantação de 3,5 mil lâmpadas de LED nas próximas semanas em diferentes pontos da cidade. O prefeito Marçal filho explica que a gestão anterior não renovou o contrato com a empresa ao final do ano passado, o que levou a atual administração a elaborar um novo projeto de iluminação pública. Paralelamente, já está em andamento o processo de licitação para contratação de uma nova empresa que assumirá o serviço de forma permanente tanto na cidade quanto nos distritos. Além dos bairros Flórida I e II, esta fase inicial contempla a Vila Popular e seguirá para várias áreas da região central de Dourados. Também estão previstas melhorias em praças, parques, vias de grande fluxo e pontos estratégicos de bairros como a Vila Toscana (rua Lindolfo Lange, próximo à BR-463), avenida Guaicurus, rua Takao Massago (Novo Horizonte), prolongamento da Azis Rasslem e rua 20 de Dezembro, no Grande Água Boa, entre outros trechos urbanos. O prefeito Marçal Filho destacou que a iluminação pública em Dourados foi comprometida nos últimos meses, mas que o objetivo da atual gestão é universalizar a modernização até o fim do mandato. “Nossa meta é substituir 100% das lâmpadas amarelas, por LED, oferecendo mais segurança, economia e eficiência à população”, afirmou. O engenheiro eletricista da prefeitura, Neilton José Barbosa, ressaltou os benefícios da tecnologia LED: maior durabilidade, menor custo de manutenção, economia de energia e resposta mais rápida a eventuais trocas. “As ruas estarão melhor iluminadas, o que contribui para a segurança de pedestres e motoristas. Além disso, com garantia de cinco anos, as luminárias exigem menos manutenção, o que agiliza o atendimento à população”, explicou. Com a iniciativa lançada nesta quarta-feira, a prefeitura dá mais um passo rumo à melhoria da qualidade de vida nos bairros e distritos do município, conforme define o secretário Beto. Ele diz que a licitação pública para contratação da nova empresa será lançada em breve, o que garantirá dar continuidade à modernização urbana.
Pavilhão de Ovinos vai ofertar cerca de 200 animais na EXPOAGRO
Com o mercado aquecido e com a expectativa de bons negócios, o Pavilhão de Ovinos na EXPOAGRO 2025 vai oferecer cerca de 200 animais reprodutores e matrizes das raças Suffolk, Texel, White Dorper, Dorper e Santa Inês e cabritos Boer. São raças testadas e adaptadas ao Mato Grosso do Sul com bom desenvolvimento e produtividade e também alta capacidade reprodutiva para o clima regional. Conforme o produtor rural e diretor do Sindicato Rural de Dourados, Júlio César Azambuja Rocha, os resultados da Expogrande foram satisfatórios em termos de mercado e para Dourados deve haver um crescimento no volume de negócios, e por se tratar do segundo evento do ano, já há um parâmetro estabelecido e a comercialização deve ser maior ainda. “Temos uma tradição dentro da EXPOAGRO de oferecer qualidade e difundir conhecimento com nossos parceiros, garantindo o futuro de nossa atividade”, disse Júlio César. 59ª EXPOAGRO A EXPOAGRO 2025 é um dos maiores eventos do agronegócio no interior de Mato Grosso do Sul, reunindo produtores, empresários e público para celebrar a força do campo e a cultura local e acontece de 9 a 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho. Além das atrações culturais e de entretenimento, a Expoagro 2025 contará com rodeios, exposições agropecuárias, leilões, palestras técnicas, provas equestres, como laço comprido, laço curto, três tambores e hipismo, além de palestras técnicas com especialistas renomados. Os shows confirmados incluem apresentações de Henrique & Juliano, Israel & Rodolffo, Cat Dealers e Jiraya Uai. A Expoagro 2025 tem o apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e SETESC – Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura.








