A Prefeitura de Dourados, por meio da Agência Municipal de Trânsito (Agetran), lançou na manhã desta segunda-feira (5) a edição 2025 da campanha Maio Amarelo. Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, o evento de abertura foi realizado na Escola Pública de Trânsito (EPT), na Vila Cuiabá, e reuniu autoridades, servidores, educadores e alunos da rede municipal. Durante o lançamento, o diretor-presidente da Agetran, Juscelino Cabral, destacou a importância do envolvimento coletivo na construção de um trânsito mais seguro. “O trânsito é responsabilidade de todos”, enfatizou. “Precisamos desacelerar e respeitar as leis para evitar acidentes”, prosseguiu. “Educação, engenharia e fiscalização são pilares fundamentais, embora muitos não gostem de ser fiscalizados”, completou. Representando a Câmara Municipal, o vereador Márcio Pudim reforçou o papel do Legislativo nas discussões e criação de leis relacionadas à mobilidade urbana. “O respeito à sinalização e a empatia no trânsito devem ser permanentes”, argumentou. “Algumas decisões que parecem pequenas, como parar na faixa ou respeitar um semáforo, salvam vidas”, disse. Pudim também mencionou as mudanças implementadas no ano passado em semáforos da região central, que passaram a registrar infrações como avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestre. Segundo ele, alguns segundos, no trânsito, fazem a diferença. “Se pensarmos de forma coletiva iremos melhorar o trânsito. Fazendo isso diminuímos acidente e multas”, reiterou o parlamentar. O prefeito Marçal Filho ressaltou que, embora maio seja o mês mais intenso da campanha, o trabalho de conscientização é constante. “A maioria dos acidentes não ocorre por falha mecânica, mas sim por erro humano”, observou o prefeito. “É a negligência às leis de trânsito que causa tragédias”, afirmou. O prefeito também destacou a contradição observada nas demandas da população: “As pessoas pedem asfalto novo e, logo em seguida, pedem quebra-molas porque não há o respeito aos limites de velocidade. O problema não é a via, é a conduta de quem dirige”, completou. Alunos das séries iniciais da Escola Municipal Joaquim Murtinho participaram da cerimônia com apresentações sobre a importância do respeito às regras de trânsito. Equipe da Sucata Cultural, parceira da ação Maio Amarelo, também encenou espetáculo educativo. Marçal elogiou o trabalho da Escola Pública de Trânsito da Agetran, que atua na formação das crianças. “Essa geração já está corrigindo os pais e cobrando boas atitudes no trânsito. A mudança de comportamento virá pela educação”, pontuou. Durante sua fala, o prefeito também comentou sobre as reclamações quanto a multas em semáforos do centro da cidade, que iniciaram no ano passado. Ele pediu à Agetran a instalação de placas informativas para alertar os motoristas. “Nosso objetivo não é arrecadar, mas evitar tragédias. Quem frequenta o Hospital da Vida vê quantas vagas são ocupadas por vítimas de acidente, por negligência humana no trânsito”, reforçou. A programação do Maio Amarelo em Dourados segue até o dia 31 de maio, com diversas ações educativas, incluindo blitzes, palestras, simulações de acidentes, atividades com simuladores de capotagem e impacto, entre outras intervenções em pontos estratégicos da cidade. Confira a programação: 07/05/2025 – Quarta-feira Palestra – SEGURANÇA VIÁRIA – Motoristas do transporte Escolar da REME Local: CAM – Centro Administrativo Municipal – Horário: 08h Parceiro: CETRAN, SEMED e Empresa GWA Transportes Programação: – Apresentação dos alunos do Projeto “Trânsito é assunto de Criança” – Escola Municipal Avani. – Fala das autoridades – Palestra: CETRAN 09/05/2025 – Sexta-feira Blitz Educativa – Homenagem ao Dia da Mães Local: Av. Marcelino Pires enfrente a Praça Antônio João – Horário: 09h Parceiros: Bombeiros do Amanhã, AMBEV, PM, PRF, Defesa Civil, DETRAN 11/05/2025 – Domingo Postagem de vídeo no instagram da AGETRAN em alusão ao Dia das Mães 13/05/2025 – Terça-feira Simulação de sinistro Local: Praça Antônio João. Horário: 7h30 Parceiro: DETRAN, Auto Escola Grand Prix , AMBEV, GMD, Defesa Civil, PM Ação Educativa com simulador de capotagem e simulador de impacto Local: Praça Antônio João. Horário: 08h Parceiros: Auto Escola Grand Prix , AMBEV, GMD, Defesa Civil, PM, DETRAN 14/05/2025 – Quarta-feira Blitz educativa com foco na prevenção de sinistros Local: Trevo da Bandeira Horário: 08h Parceiros: PRF, AMBEV, CCR, Defesa Civil, PM, DETRAN, PRF 14/05/2025 – Quarta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Impasa Horário: Das 10h às 15h Ação realizada pelo SEST Senat 15/05/2025 – Quinta-feira Ação Educativa na Escola Local: CEIM de Vila Vargas Horário: 08h Parceiros: PRF, PM, DETRAN Apresentação do Sucata Cultural 16/05/2025 – Sexta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Aldeia Bororó Horário: Das 08h às 11h30 Ação realizada pelo SEST Senat Parceiro: AGETRAN 20/05/2024 – Terça-feira Blitz Educativa- SEGURANÇA VIÁRIA Local: Marcelino Pires. em frente à Rodoviária Horário: 14h Parceiros: Guarda-Mirim, AMBEV, PRF, Defesa Civil, PM, DETRAN 20/05/2025 – Terça-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Bunge Horário: Das 07h às 11hs – Ação realizada pelo SEST Senat Parceiro: AGETRAN 21/05/202 – Quarta-feira Palestra – Pequenos no tamanho, grandes no trânsito Local: Escola Municipal Laudemira C. de Melo. Horário: 13h30 21/05/2025 – Quarta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: Cadiesel Horário: Das 07h às 11 h Ação realizada pelo SEST Senat Parceiro: AGETRAN 22/05/202 – Quinta-feira Blitz Educativa – Orientação aos condutores sobre os cuidados necessários para uma direção segura, especialmente sobre os impactos que o desrespeito ao limite de velocidade. Local: Av. Marcelino Pires, 6701 (Próximo ao Monumento ao Colono) Horário: 9h. Parceiro: LEVE MAX Super Atacado, AMBEV, GM, PM, DETRAN, PRF 22/05/2025 – Quarta-feira Ação: Mobilização Nacional – Maio Amarelo Local: UNIGRAN Horário: Das 17h30 às 20h30 Ação realizada pelo SEST Senat 23/05/2025 – Sexta-feira Palestra – Pequenos no tamanho, grandes no trânsito – Alunos da Escola Municipal Avani (60 alunos) Local: Escola Pública de Trânsito – EPT Horário: 08h 27/05/2025 – Terça-feira Blitz Educativa Local: MS 156 – Avenida Próximo a travessia do Jardim Guaicurus Serão abordados, motoristas e pedestres para orientação quanto aos cuidados com a segurança devido aos sinistros ocorridos no local e sensação de insegurança que a população relata. Horário: 06h Parceiros: AMBEV, PM, DETRAN, PRF, Defesa Civil 27/05/202 – Terça-feira Palestra – Segurança no Trânsito Local: Escola
DOF apreende veículo com mais de R$ 480 mil em produtos ilegais
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (1), em Fátima do Sul, uma VW Amarok carregada com materiais de descaminho. Na ação, um homem de 45 anos foi detido. Os militares realizavam policiamento na MS-278, área rural do município, quando visualizaram um veículo suspeito em alta velocidade. Foi iniciado o acompanhamento tático, conseguindo abordar o motorista no perímetro urbano de Vicentina. Questionado, ele alegou que estaria carregado com mercadoria de origem estrangeira. No interior do automóvel foram encontrados 558 aparelhos de telefone celular e 25 aspiradores de pó robô. Os materiais apreendidos, avaliados em R$ 482 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Federal em Dourados.
Dourados recebe Música Poética com Orquestra de Câmara do Pantanal
Dourados vai receber nesta quarta-feira (7), às 20h, no Cine Auditório Wilson Biasotto da UFGD, localizado à Rua João Rosa Góes, 1761, Vila Progresso, o espetáculo Música Poética com a Orquestra de Câmara do Pantanal, uma jornada artística que une música, dança e poesia em uma homenagem à cultura do Mato Grosso do Sul. Idealizado e realizado pelo Instituto Moinho Cultural Sul-Americano, o projeto promove apresentações com entrada gratuita, reunindo dois ícones da música sul-mato-grossense, Geraldo Espíndola e Márcio De Camillo, acompanhados, também, pela Cia de Dança do Pantanal. O projeto foi contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital do Governo do Estado, fomentado pelo Ministério da Cultura do Governo Federal, com execução da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC) e do Governo do Estado, que vêm incentivando cada vez mais ações culturais em diversas regiões do MS. A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Cultura, é parceira do projeto e também tem o apoio cultural da Fundação de Cultura de Corumbá, Sesc MS, Sicredi, UFMS, CPAN, UFGD, Uems e Criatto Produções, entre outros parceiros que contribuem para a valorização da arte e da cultura sul-mato-grossense. Com um repertório que vai de canções marcantes como “Me Deixar Levar”, “Quiquio”, “É Necessário” e “Vida Cigana” até a inédita “A Terra e uma Canção”, o show costura a trajetória de dois compositores que traduzem a alma do Mato Grosso do Sul em sons e palavras. As apresentações também contam com coreografias que transformam o palco em paisagem viva, explorando os gestos, o corpo e o pertencimento. Para Márcio De Camillo, o espetáculo é o resultado de uma conexão artística profunda com Geraldo Espíndola, com quem compôs a canção inédita A Terra e uma Canção, além da participação da Orquestra de Câmara do Pantanal e da Cia de Dança do Pantanal, formadas por talentos do Instituto Moinho Cultural. “É uma emoção indescritível estar ao lado de um mestre como Geraldo Espíndola, unindo nossas vozes e gerações em uma canção que traduz nosso amor pela natureza e a urgência de preservá-la”, ressalta. Ele fala sobre a concepção do projeto, “Criamos esse espetáculo como uma celebração viva da nossa cultura, da nossa terra e da arte que nos move”, continua. “E é uma imensa alegria sermos acompanhados pela Orquestra de Câmara e pela Companhia de Dança do Pantanal, que elevam esse momento com sua arte e sensibilidade. É arte, é educação, é vida que se transforma em celebração!”, completa Márcio. Para Geraldo Espíndola, o espetáculo também representa um encontro potente entre talentos do Mato Grosso do Sul. “Esse é um espetáculo que reúne três das coisas mais lindas que temos para mostrar em Corumbá e no Pantanal: a arte do Moinho Cultural por meio da dança e da orquestra, formada por talentos que nasceram e cresceram dentro do próprio Moinho — e eu sou testemunha disso. Também une a minha obra com a do grande compositor e músico Márcio De Camillo, em um encontro artístico muito especial. É um espetáculo emocionante e vibrante, que, na minha opinião, merece ser visto pelo mundo inteiro”, declarou. SOBRE O MOINHO CULTURAL Fundado há 21 anos, o Instituto Moinho Cultural Sul-Americano é uma organização da sociedade civil que atua nos territórios fronteiriços do Brasil para a transformação positiva da realidade local, dando voz e vez às crianças, adolescentes e jovens, por meio de acesso a bens culturais, conhecimento tecnológico, noções de empreendedorismo e cidadania plena. Desde o início das atividades, mais de 25 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela instituição. O Moinho Cultural tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, além do patrocínio da BTG Pactual, LHG Mining, Suzano, Too Seguros e RealH. O projeto tem parceria com Criança Esperança, J.Macêdo, Fecomércio – Sesc, Sicredi, Sebrae e Sesi, apoio cultural Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul e Governo do Mato Grosso do Sul, parceria institucional da Prefeitura de Corumbá, Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez, Prefeitura de Puerto Quijarro, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS, Acaia Pantanal e outros doadores pessoa física e jurídica.
Prefeitura participa de reunião no Sindicato Rural sobre Rota Bioceânica
A Prefeitura de Dourados participou na manhã desta segunda-feira (05), de um encontro que debateu a Rota Bioceânica, no Sindicato Rural de Dourados. A obra que liga Porto Murtinho, no Brasil, a Carmelo Peralta, no Paraguai, está com mais de 60% das obras concluídas, segundo balanço recente do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai (MOPC) e a projeção é que impacte positivamente em Mato Grosso do Sul na importação e exportação de produtos. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire, participou do debate, representando o prefeito Marçal Filho, que estava em outra agenda e por esse motivo solicitou que acompanhasse. Para ele, é de suma importância o município estar incluso neste tipo de ação, visando a ascensão da região . “Dourados estava ausente dos debates da Rota Oceânica e, nesta gestão estamos acompanhando ações voltadas para esta temática, conhecendo como será um diferencial para nossa região que é um polo produtor de grãos”, destacou. Dentro dos debates, a palestra do secretário Jaime Verruck, da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), que acontece na programação da Feira Internacional de Dourados (Expoagroo), no dia 12 de maio, no Sindicato Rural, foi um dos assuntos pautados. “Tratamos dessa pauta que certamente será de suma importância para conhecermos o impacto em Mato Grosso do Sul desta mega estrutura que está sendo trabalhada”, explicou Freire. O encontro envolveu ainda entidades como a Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Câmara de Dirigentes Logistas de Dourados (CDL), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Associação Celeiro do Mato Grosso do Sul. Freire ressaltou ainda que a prefeitura é parceira da Feira Internacional de Dourados, que inicia no próximo dia 09 e vai até o dia 18 de maio e promete movimentar a economia regional e fortalecer o setor agropecuário. “É um grande momento para os negócios, aprimoramento do conhecimento, networking, lazer e a prefeitura apoia esse evento singular em MS”, citou.
Mais obras e infraestrutura: governo do Estado investe R$ 5 milhões em Dourados
Seguindo o compromisso de desenvolvimento inclusivo e regionalizado, o governo do Estado irá investir mais de R$ 5 milhões em obras de infraestrutura urbana e fortalecimento das comunidades indígenas de Dourados. As três licitações foram publicadas em Diário Oficial no dia 30 de abril, por meio da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul). A segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul receberá obras que abrangem a ampliação de equipamentos públicos nas aldeias Jaguapiru e Bororó, além da implantação de iluminação pública na Avenida José Roberto Teixeira, uma das principais vias de acesso da cidade. Na reserva indígena de Dourados, os recursos serão empregados na reforma e ampliação do Núcleo de Atividades Múltiplas (NAM) na Aldeia Jaguapiru, com valor estimado de R$ 1.966.307,15. Já a aldeia Bororó receberá investimentos para reforma da escola e do NAM, orçada em R$ 2.643.172,99. Na infraestrutura urbana, a Avenida José Roberto Teixeira receberá implantação de nova iluminação pública, com investimento previsto de R$ 411.242,56, totalizando R$ 5.020.722,70 em obras voltadas para o bem-estar da população douradense. As três licitações já estão marcadas para os dias 20 e 21 de maio de 2025, em sessões eletrônicas abertas no site oficial da Agesul. Todos os detalhes dos editais e anexos estão disponíveis nos portais www.agesul.ms.gov.br e www.gov.br/pncp. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, comemorou a chegada de mais investimentos para a região do Sul do Estado, contemplando a área urbana e também as comunidades indígenas. “Estas obras reforçam o compromisso do Governo do Estado com uma gestão inclusiva e municipalista, que está atenta às demandas de todo o Mato Grosso do Sul. Dourados é uma cidade forte, pujante, em pleno desenvolvimento, e merece o olhar atento da gestão estadual”, afirmou o vice-governador. As ações fazem parte dos projetos de regionalização dos investimentos e ampliam a presença do Estado em áreas essenciais para o crescimento equilibrado de Mato Grosso do Sul, promovendo dignidade e acessibilidade em regiões que mais precisam da presença do poder público. Para o secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog), Guilherme Alcântara, as obras representam muito mais do que infraestrutura: traduzem atenção e respeito do Governo do Estado com as comunidades tradicionais, além de melhorar a mobilidade urbana e a qualidade de vida em Dourados. “Estamos trabalhando com planejamento, responsabilidade e celeridade para que os investimentos cheguem onde mais fazem diferença na vida das pessoas”, afirmou.
Yuri propõe convênios com hospitais particulares e reconstrução do Hospital da Vida
O vereador Rogério Yuri (PSDB) sugeriu ao secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, uma série de ações para melhorar o atendimento hospitalar no município. Entre as propostas, ele destacou a necessidade urgente de ampliação dos serviços de saúde por meio da contratação de hospitais particulares e a reconstrução do Hospital da Vida, que enfrenta sérios problemas estruturais e de capacidade. Segundo o vereador, a situação do Hospital da Vida é crítica, com falta de vagas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e atendimentos considerados precários. “O volume de pessoas que nos procura nos fins de semana ou à noite, desesperadas por uma vaga, é imenso. Vi a fala de alguns parlamentares propondo o fechamento do Hospital da Vida para reforma, porém se fechar hoje, não temos para onde mandar esses pacientes”, alertou. Para Yuri, o caminho para desafogar o Hospital da Vida e possibilitar obras de reconstrução seria a retomada de parcerias com hospitais privados, como o Hospital Mackenzie (antigo Hospital Evangélico), onde, segundo ele, a demanda é menor e o atendimento mais ágil. “Estamos vendo que o hospital está subaproveitado em Dourados. Hoje, quem precisa de atendimento vai até o Evangélico e é atendido rapidamente, sem filas”, destacou. Ele ainda reforçou a expectativa da população quanto à inauguração do Hospital Regional, obra do Governo do Estado, e pediu agilidade para sua abertura, com o objetivo de desafogar o atendimento nos hospitais municipais. Em resposta, o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões Corrêa, reconheceu a contribuição do vereador e explicou que o governo possui convênio com o Mackenzie para serviços previamente contratados. No entanto, ponderou sobre as dificuldades de ampliação de parcerias, principalmente devido a questões orçamentárias mas ficou de estudar a proposta. “Tentamos desde o ano passado firmar parceria com o Hospital Santa Rita para atendimento neonatal e pediátrico. Porém, os valores apresentados inviabilizaram a contratação. Temos que ter responsabilidade fiscal, e não podemos pagar preços que seriam compatíveis com hospitais de referência nacional”, explicou Simões. O secretário ainda reforçou que a responsabilidade pela gestão plena da saúde em Dourados é do município e que o Estado atua como parceiro e cofinanciador. “Precisamos trabalhar com dados, indicadores e métricas para garantir que os investimentos sejam assertivos. Se seguirmos apenas achismos, o recurso, que já é escasso, será desperdiçado”, concluiu.A reunião serviu para estreitar o diálogo entre o Legislativo municipal e a Secretaria de Saúde do Estado, visando construir soluções conjuntas para um dos setores mais sensíveis da cidade.
Liandra da Saúde participa de repasse simbólico a entidades e destaca suporte à AAGD
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) participou, na última quarta-feira (30), do ato simbólico de repasse do valor de R$ 361 mil a 11 entidades assistenciais do município. A cerimônia foi realizada pela Prefeitura Municipal de Dourados por meio da Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social). Os recursos são provenientes das emendas impositivas destinadas pelos vereadores na votação de lei orçamentária anual, que serão devidamente vinculadas ao orçamento de 2025. Liandra destinou o valor de R$ 10 mil à Associação de Pais e Amigos dos Autistas (AAGD), destacando o importante trabalho desenvolvido pela entidade no atendimento clínico, terapêutico, social e pedagógico de crianças, jovens e adultos com Transtornos do Espectro Autista (TEA). “É com imensa alegria que pude colaborar com uma entidade que representa tanto para as famílias da nossa cidade. A AAGD faz um trabalho brilhante e essencial para o desenvolvimento e inclusão das pessoas com TEA”, afirmou a vereadora. Além da AAGD, também foram beneficiadas outras dez instituições. Nesta lista estão o Lar de Crianças Santa Rita, Toca de Assis Irmãs, Asilo da Velhice Desamparada de Dourados, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Pestalozzi de Dourados, Centro de Integração dos Adolescentes “Dom Alberto” (Ceia), Ação Familiar Cristã, Casa Crianças Feliz, Instituto Fuziy e a Associação Douradense de Assistência Social, Lar Ebenezer Hilda Maria Corrêa. Durante a entrega, Liandra fez questão de parabenizar a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e as entidades beneficiadas pela seriedade e dedicação com que transformam os valores em cuidado e dignidade. “Esses recursos são um gesto concreto de compromisso com as pessoas. As emendas contribuem muito com o desenvolvimento dessas instituições e da população douradense que necessitam de atendimento especial. São investimentos em vidas, e em histórias”, finalizou a vereadora.
Preço dos combustíveis recua em abril em Campo Grande; GNV é exceção
O preço médio dos combustíveis apresentou recuo em Campo Grande no mês de abril, de acordo com levantamento do Procon Mato Grosso do Sul. Na análise comparativa com os dados do mês anterior sete dos oito tipos de combustíveis pesquisados registraram queda, com exceção do GNV (Gás Natural Veicular) que teve leve aumento de 1,07%. A maior redução foi observada no Diesel S10 comum, cujo preço médio no pagamento em dinheiro caiu de R$ 6,40 para R$ 6,22, uma variação negativa de 2,81%. O diesel S500 comum também ficou mais barato, sendo comercializado por R$ 6,27, representando queda de 1,57% na mesma modalidade. A gasolina comum, combustível mais utilizado pelos consumidores, também apresentou baixa. No pagamento à vista, o valor médio passou de R$ 5,97 em março para R$ 5,91 em abril, uma redução de 1,01%. A gasolina aditivada seguiu a mesma tendência, com queda de 1,14%, passando de R$ 6,16 para R$ 6,09. No caso do etanol comum, o recuo foi de 1%, com o litro saindo de R$ 3,99 para R$ 3,95. Já o etanol aditivado teve queda mais tímida, de apenas 0,24%, permanecendo estável em torno de R$ 4,08. O único combustível que contrariou a tendência de baixa foi o GNV (Gás Natural Veicular). O preço médio subiu de R$ 4,66 para R$ 4,71, em todas as formas de pagamento, com variação de 1,07%. A pesquisa foi realizada pela UORP (Unidade de Orientação e Pesquisa) entre os dias 24 e 28 de abril, contemplando 14 postos da Capital. O levantamento considera os preços cobrados nas modalidades de pagamento em dinheiro, débito e crédito. Dicas O Procon Mato Grosso do Sul esclarece que pesquisar preços antes de abastecer é uma atitude de educação financeira e cidadania. Assim, aproveite as promoções que estejam no seu trajeto habitual, para não anular a economia. Sempre desconfie de preços muito baixos e verifique se o posto possui o selo da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Não rode com o tanque na reserva, pois isso pode prejudicar o sistema de alimentação do veículo. E, sempre que possível, opte por abastecer no início da manhã ou à noite, quando a temperatura é mais baixa e há menor evaporação do combustível. Importante ainda evitar completar o tanque até a boca, porque isso pode danificar o cânister, peça responsável por filtrar vapores. A pesquisa completa e o comparativo entre os meses estão disponíveis no site do Procon. Kleber Clajus, Comunicação Procon-MS
Ensino Médio da rede estadual conquista o melhor resultado de proficiência da história de MS
A Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul alcançou um importante resultado em 2024: o melhor índice da história da REE/MS na proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, na etapa do Ensino Médio. Os dados são do último levantamento do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul). Entregues para a equipe da SED (Secretaria de Estado de Educação) no final deste mês de abril, os números foram apresentados para a equipe técnica da pasta ao lado de dirigentes municipais de Educação e destacou a evolução dos indicadores apresentados pelo CAED/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora). Na edição de 2024, mais de 35 mil estudantes da Rede Pública foram avaliados, com a participação de estudantes matriculados em turmas de 2º, 4º e 8º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino. Os resultados apresentaram avanços nos dois componentes avaliados, observando a proficiência de acordo com cada etapa. Na REE/MS, em comparação com o ano anterior (2023), foram observados crescimentos de até 18 pontos em Língua Portuguesa e 14 pontos em Matemática. “Esses números reforçam o sucesso do trabalho realizado pela nossa equipe e, em especial, pelas nossas unidades escolares da Rede Estadual de Ensino. Hoje estamos entregando resultados e olhando para frente, com foco na aprendizagem. Seguimos com importantes investimentos em infraestrutura, formação continuada e valorização dos nossos profissionais, além da modernização dos espaços e aquisição de novos equipamentos para nossas escolas. Temos muito trabalho pela frente e esse resultado mostra que estamos no caminho certo”, destacou o secretário de Estado de Educação, Hélio Daher. Ensino Médio REE Os resultados do Ensino Médio foram obtidos com base em comparativos de 2023 e 2024, observando a proficiência dos estudantes nos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, considerando escala de proficiência adequada ao Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica). Em Língua Portuguesa, o desempenho do 1º ano foi de 244 pontos, 11 pontos a mais com relação ao ano anterior. Já o 2º ano foi de 249 pontos, aumento de 14 pontos na proficiência.No componente de Matemática, o resultado do 1º ano passou de 232 pontos, em 2023, para 244 pontos em 2024. Já o 2º ano passou de 237 para 248 pontos, considerando o mesmo período. Avanço de um ano para o outro Ainda de acordo com o levantamento do SAEMS, também foi possível observar a progressão das médias nas turmas de 2º para o 3º ano do EM, considerando os resultados obtidos em 2023 e 2024. Em 2023, no componente de Língua Portuguesa, a média das turmas de 2º ano do EM foi de 235 pontos. Já em 2024, a média observada nas turmas de 3º ano passou para 253, um aumento de 18 pontos em relação à avaliação anterior. No componente de Matemática o aumento também ocorreu. Em 2023, as turmas de 2º ano tiveram média de 237 pontos. Em 2024, o resultado passou para 251 pontos, na avaliação realizada com os estudantes de 3º ano. SAEMS O Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul, conhecido pela sigla SAEMS, foi criado com a finalidade de avaliar e de melhorar continuamente a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes da Educação Básica de MS, a ser operacionalizado pela Secretaria de Estado de Educação. Ele consiste em um sistema de avaliação externa em larga escala, por meio da produção e da disponibilização de dados e de informações sobre os processos de ensino e de aprendizagem.O SAEMS visa gerar dados e informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade básica na Rede Pública de Ensino de MS, para subsidiar os gestores no monitoramento das políticas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. Adersino Junior e Vinícius Espíndola, Comunicação SED








