O governador Eduardo Riedel se reuniu na manhã desta terça-feira (6) com o presidente da Bracell, Praveen Singhavi, para assinar o termo de concessão de incentivos fiscais que garante a segurança jurídica necessária para viabilizar a instação de uma nova fábrica de celulose em Mato Grosso do Sul. O investimento deve somar R$ 16 bilhões e é o primeiro de celulose solúvel do Estado, um dos maiores do Brasil atualmente. A nova fábrica será erguida em Bataguassu e reforça o ‘status’ de Vale da Celulose da região leste de Mato Grosso do Sul, fruto de uma política voltada para a expansão econômica a partir das potencialidades sul-mato-grossenses, com diversificação e desenvolvimento das cadeias produtivas, além da criação de um ambiente propício para negócios. Durante o encontro, foram tratados também os avanços no processo de licenciamento ambiental para a construção da fábrica, sendo que a empresa já entregou ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) a EIA/RIMA (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental). A expectativa é que a licença prévia seja emitida até dezembro. “Mato Grosso do Sul possui enorme potencial de desenvolvimento em diversas áreas. Temos grandes desafios em infraestrutura, mas também temos feitos grandes avanços em saúde, logística, sustentabilidade, energia, educação, e bilhões previstos em infraestrutura para todo Estado, especialmente na Costa Leste do Estado”, frisa o governador Eduardo Riedel, que completa. “O Governo está comprometido com o crescimento de Mato Grosso do Sul e em trabalhar para garantir um ambiente de desenvolvimento e competitividade que garanta sucesso ao projeto e oportunidade a todo o Estado”, concluiu o governador. O presidente da Bracell, Praveen Singhavi, ressaltou a importância do projeto em Mato Grosso do Sul para a companhia. “Gostaria de agradecer ao Governador e sua equipe pela concessão de benefícios fiscais para o projeto da Bracell no estado do Mato Grosso do Sul. Este é um marco muito importante para nós”, afirmou. A assinatura contou também com a presença do titular da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Jaime Verruck, e dos diretores da Bracell, Mauro Quirino (Operações Florestais), André Bogo (diretor do Projeto em MS), Manoel Browne (Relações Institucionais e Responsabilidade Social) e José Marcio Bizon (head de Operações Florestais em MS). Também participaram da reunião a prefeita de Bataguassu, Wanderleia Caravina, o deputado estadual Pedro Caravina, o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, o secretário de Fazenda, Flávio César, o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Trabalho da Semadesc, Esaú Aguiar, e o diretor-presidente do Imasul, André Borges. Expansão em Água Clara e chegada à Bataguassu Além do aporte em Bataguassu, outro projeto debatido no encontro e que já está em tramitação junto ao Imasul envolve a expansão da atuação da Bracell no município de Água Clara, aonde o grupo já atua por meio da MS Florestal, com a produção de mudas de eucalipto em uma área de 110 mil metros quadrados. O projeto da Bracell contempla duas possibilidades operacionais: a produção de celulose kraft, voltada ao mercado de papel e embalagens, com capacidade de até 2,8 milhões de toneladas por ano, ou uma configuração mista, que combinará a produção de celulose kraft e celulose solúvel. Essa última será uma inovação estratégica para o setor industrial sul-mato-grossense, com potencial de abrir novos mercados e atrair investimentos de alto valor agregado. A celulose solúvel é utilizada principalmente na fabricação de fibras como viscose, modal e lyocell. Diferente da celulose tradicional, seu processo de produção exige maior pureza e controle técnico, resultando em um insumo de elevado valor comercial que tem conquistado cada vez mais espaço na indústria têxtil como um tecido sustentável. “Esse tipo de celulose abre portas para cadeias produtivas mais sofisticadas e para exportações com maior valor agregado. É um passo fundamental para a diversificação da nossa base industrial”, comenta o secretário Jaime Verruck. “O Mato Grosso do Sul se consolidou como um dos principais protagonistas do setor florestal no Brasil. Somos o segundo maior produtor de madeira em tora para papel e celulose e responsável por 24% da produção nacional de celulose”, lembra Jaime Verruck. Segundo o secretário, esse protagonismo, que justifica o título de ‘Vale da Celulose’, é resultado da expansão das áreas de eucalipto, da crescente base industrial, com 30 indústrias e mais de 7 mil trabalhadores, além de uma política pública comprometida com o desenvolvimento sustentável. “Desde 2015, já foram atraídos R$ 125 bilhões em investimentos, R$ 65 bilhões só na atual gestão, o que mostra o impacto positivo do setor na economia do Estado, que hoje responde por 17,8% do PIB industrial e gera mais de 26 mil empregos diretos e indiretos”, finalizou. Marcelo Armôa, Comunicação Semadesc
Inspetor Cabral denuncia descaso com fiação em postes e cobra responsabilidade das empresas
O vereador Inspetor Cabral (PSD) cobrou providências urgentes em relação ao emaranhado de fios e cabos nos postes de energia elétrica de Dourados. O acúmulo desorganizado de fiação representa riscos à segurança da população e ao visual urbano da cidade. Segundo o parlamentar, a responsabilidade pela fiscalização e organização desses cabos recai sobre a Energisa, concessionária de energia elétrica no Mato Grosso do Sul. A empresa mantém contratos com operadoras de telefonia e internet para o uso dos postes, conforme regulamentações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). “É inaceitável o estado em que se encontram os postes da nossa cidade. Essa fiação solta, acumulada e mal organizada pode causar acidentes graves, além de contribuir para a poluição visual. A Energisa precisa agir com mais rigor e cobrar das empresas que utilizam os postes para que façam a limpeza e a organização necessária”, afirmou Cabral. A Lei nº 4.522, de 03 de agosto de 2020, que trata da regulamentação da instalação de cabos e equipamentos em vias públicas e espaços aéreos, estabelece regras claras para essas situações. O artigo 14 da lei determina que, ao ser notificada pela Prefeitura sobre alguma irregularidade, a Energisa tem prazo de 10 dias corridos para repassar a notificação às empresas responsáveis. Após isso, elas dispõem de mais 15 dias para resolver a situação, sob pena de serem responsabilizadas solidariamente. Cabral destacou que continuará acompanhando o cumprimento da legislação e cobrando ações efetivas. “O que pedimos é simples: cumprimento da lei e respeito com a cidade. Não vamos admitir que esse descaso continue”, completou. O vereador apresentará uma indicação na Casa de Leis, destinada à Energisa e à Prefeitura de Dourados para que as fiscalizações sejam intensificadas e que a legislação seja devidamente cumprida.
Dourados fará ‘Dia D’ para vacinar contra influenza e foco são idosos e crianças
A Prefeitura de Dourados realiza no sábado, dia 10, o ‘Dia D de Vacinação’ contra a Influenza. A mobilização ocorre das 7h às 17h em todas os Postos de Saúde e no Pronto Atendimento Médico (PAM). A ação tem como proposta ampliar a cobertura vacinal entre os grupos prioritários, especialmente idosos e crianças, que estão entre os mais afetados por síndromes respiratórias graves. “Não temos leitos de UTI e nem de enfermaria para receber pacientes com doenças respiratórias”, alerta Márcio Figueiredo, secretário municipal de Saúde. “Todos estão superlotados e a vacina é a forma mais eficaz de prevenir essas doenças”, completa. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, integram o público-alvo da campanha pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, além de indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com doenças crônicas. A secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, alerta para a preocupante baixa adesão à campanha. Apenas 19% das 62 mil pessoas do público-alvo específico (crianças, idosos e gestantes) foram imunizadas até agora, um número considerado muito aquém do necessário, sobretudo diante do aumento de internações por doenças respiratórias. “São justamente essas faixas etárias as que mais estão ocupando leitos de UTI adulto e pediátrico neste momento. Precisamos aumentar a imunização com urgência”, enfatiza. Desde o início da campanha, o município já aplicou 20 mil das 43 mil doses recebidas do Ministério da Saúde. No entanto, diante da incerteza sobre novas remessas de vacinas, a Secretaria mantém a aplicação restrita aos grupos prioritários. “Não podemos ampliar para toda a população ainda porque não há previsão de recebimento de novas doses. Precisamos garantir a proteção de quem está em maior risco e que já sobrecarrega os atendimentos nas unidades públicas e particulares”, explica Terezinha. A preocupação aumenta com a proximidade do inverno, quando o número de casos de síndromes gripais tende a crescer. “Nenhuma cidade está estruturada para uma alta demanda de pacientes ao mesmo tempo, principalmente em relação à ampliação de leitos de UTI. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção”, reforça a secretária-adjunta de saúde. Além do Dia D, a vacinação contra a gripe segue disponível durante a semana, de segunda a sexta-feira, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Nos finais de semana, a imunização acontece no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h. A vacinação é gratuita, segura e essencial para proteger a saúde individual e coletiva. A orientação da Secretaria de Saúde é que todos os integrantes dos grupos prioritários procurem uma unidade básica de saúde com documento pessoal e, se possível, a carteira de vacinação. Pessoas com doença crônica devem comprovar que são acometidas pela enfermidade, assim como trabalhadores da saúde, professores e profissionais das forças de segurança, devem apresentar documento que atuam em suas profissões.
Prefeitura constata furto de cinco placas de trânsito e alerta a população
Situação que coloca em risco a vida de pessoas e representa prejuízos ao patrimônio público, o furto de placas da sinalização viária é um problema em Dourados. Recentemente a Prefeitura, por meio da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) registrou Boletim de Ocorrência na Polícia Civil devido ao furto de cinco placas de “Pare”, instaladas na rua Edilberto Celestino. O fato foi constatado após denúncias feitas à Agência por um empresário que atua na região. Por meio de imagens de câmeras de segurança instaladas nas proximidades do ocorrido, é possível notar que quatro, indivíduos subtraem e carregam as placas a pé pela via, durante a madrugada. A reposição dos itens foi feita de forma imediata pela equipe da Agetran e a situação denunciada na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário de Dourados. Vale destacar a remoção ou dano de placas de trânsito é considerada um crime previsto no artigo 163 do Código Penal Brasileiro – que versa sobre destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia- , com pena de seis meses a três anos de detenção e multa. O diretor-presidente da Agetran, Juscelino Rodrigues Cabral, faz um alerta sobre a situação e destaca que o fato representa perigo para os usuários da via. “Destacamos que trata-se de crime e a polícia está investigando o caso. Além de representar danos ao patrimônio público, o fato é preocupante pois coloca em risco a vida de quem passa por ali, pois sem sinalização, a probabilidade de ocorrer um acidente, por exemplo, aumenta”, enfatiza. Juscelino Cabral pede para a população que quem notar este tipo de atitude de vandalismo denuncie às autoridades competentes. “Pedimos a compreensão de todos e solicitamos que quem ver este tipo de ato denuncie para que possamos efetuar a reposição e encaminhar as medidas cabíveis”, cita. O contato da Guarda Municipal em Dourados é : 153. O telefone da Agetran é: 2222-1330. MAIO AMARELO A Prefeitura de Dourados, realiza durante todo este mês, a Campanha Maio Amarelo, com o objetivo de trabalhar a conscientização no trânsito. Com o tema “Desacelere, seu bem maior é a vida”, diversas ações serão realizadas incluindo blitzes, palestras, simulações de acidentes, atividades com simuladores de capotagem e impacto, entre outras intervenções em pontos estratégicos da cidade.
Laudir Munaretto solicita revitalização da Praça do Cinquentenário
Laudir Munaretto (MDB) esteve na Vila Industrial, atendendo aos pedidos dos moradores da região sobre a revitalização da Praça do Cinquentenário. O vereador protocolou na última segunda-feira (5) uma indicação formal à Prefeitura Municipal solicitando a recuperação e revitalização do espaço, que inclui a aguardada reforma da Concha Acústica e a implantação de uma base da Guarda Municipal com atuação 24 horas. O pedido foi encaminhado diretamente ao prefeito Marçal Filho (PSDB), além dos secretários municipais de Governo, Obras Públicas e Cultura, em uma ação que evidencia o compromisso do parlamentar com o bem-estar e a segurança da população douradense. Segundo Laudir, a iniciativa de formalizar a indicação partiu diretamente da escuta ativa da população. Em visita à localidade, o parlamentar colheu depoimentos, ouviu sugestões e reafirmou seu compromisso com políticas públicas voltadas à recuperação de espaços urbanos. “A Praça do Cinquentenário é um símbolo da nossa história e merece atenção especial. A revitalização não é apenas uma questão de estética, mas de dignidade, segurança e valorização da cultura local. Os moradores pedem, com razão, por um espaço digno, onde possam caminhar, levar seus filhos e se reencontrar com a arte”, declarou Munaretto. A primeira etapa do pedido prevê uma reforma ampla da Praça do Cinquentenário, isso inclui limpeza, paisagismo, reparo de calçadas, bancos, iluminação pública e acessibilidade. O objetivo é tornar o espaço mais convidativo para todas as faixas etárias, com atenção especial às crianças, idosos e pessoas com deficiência. Inaugurada para celebrar os 50 anos de fundação do município de Dourados, a Praça do Cinquentenário não é apenas um espaço físico, ela representa um marco cultural e histórico para os douradenses. Localizada em uma região estratégica e de grande circulação, a praça já foi palco de diversas manifestações culturais, apresentações artísticas e eventos comunitários. No entanto, com o passar dos anos, a falta de manutenção transformou o local em um espaço degradado, marcado por estruturas comprometidas e pela insegurança. Moradores relatam que a praça, antes símbolo de encontros e celebrações, hoje é evitada por muitas famílias devido ao abandono e aos frequentes atos de vandalismo. Modernização da Concha AcústicaA Concha Acústica é um dos equipamentos culturais mais importantes da praça, palco de memoráveis apresentações musicais, peças teatrais e eventos escolares. Munaretto defende uma reformulação estrutural que permita a retomada das atividades culturais no local. “A cultura precisa de palco. A modernização da Concha Acústica vai permitir que artistas locais voltem a se apresentar, que escolas realizem atividades culturais, que possamos promover festivais e feiras. Isso impacta diretamente na autoestima da comunidade e na economia criativa local”, ressaltou o vereador. Segurança 24 Horas com a Guarda Municipal Por fim, a indicação solicita a implantação de uma base fixa da Guarda Municipal dentro da praça, garantindo rondas ostensivas 24 horas por dia. A presença da guarda não apenas coibirá ações criminosas e atos de vandalismo, mas também promoverá maior sensação de segurança aos frequentadores. “Segurança pública também passa pelo urbanismo. Espaços bem cuidados, com iluminação adequada e presença constante das forças de segurança, inibem a criminalidade e incentivam o uso saudável dos espaços públicos”, completou Munaretto. A proposta agora segue para análise e resposta do Executivo Municipal. A expectativa é que, diante da justificativa robusta e da demanda social expressiva, o pedido de Munaretto seja acolhido com celeridade.
MS Ativo 2025 avança com nova etapa de reuniões entre Governo e prefeitos
O Governo de Mato Grosso do Sul deu início, nesta segunda-feira (5), a uma nova etapa de reuniões estratégicas do programa MS Ativo 2025, reforçando o modelo municipalista da atual gestão e promovendo um espaço direto de escuta com prefeitos e vereadores de todo o Estado. Os encontros, que seguem ao longo dos próximos dias na Governadoria, em Campo Grande, têm como objetivo alinhar as demandas prioritárias de cada município com os investimentos e ações planejadas pelo Executivo estadual para os próximos meses. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o MS Ativo é uma plataforma de desenvolvimento local que prioriza o diálogo com os gestores municipais e acompanha, fase a fase, a execução de obras estruturantes, ações sociais e projetos de impacto regional. Em 2025, com a renovação dos mandatos em diversas cidades, a agenda ganha nova relevância: é o momento de ouvir os novos prefeitos, reavaliar projetos e reforçar o planejamento conjunto com o Estado. “Esse programa simboliza o nosso compromisso com os municípios. Estamos aqui para ouvir, orientar, ajustar projetos e acelerar entregas. O MS Ativo é isso: um pacto pelo desenvolvimento regional, que nasce do diálogo e do respeito à autonomia dos gestores municipais”, afirmou Barbosinha. Durante os encontros, o governador Eduardo Riedel reforçou que o modelo de escuta ativa adotado pelo Estado garante agilidade na aplicação dos recursos e fortalece a parceria com os municípios. “Trabalhar lado a lado com os prefeitos é o que permite ao nosso governo entregar resultados concretos. Quando ouvimos quem está na ponta, ganhamos eficiência e legitimidade. E o MS Ativo tem esse DNA municipalista, de respeito e proximidade com cada cidade”, destacou Riedel. Municípios e demandas apresentadas Em Aquidauana, o prefeito Mauro do Atlântico apresentou projetos voltados à infraestrutura urbana e ao fortalecimento da saúde pública, com destaque para a pavimentação de vias e a ampliação do Hospital Regional Dr. Estácio Muniz. A cidade já contabiliza mais de R$ 110,7 milhões em investimentos nessas áreas. “O apoio do Estado tem sido fundamental para o desenvolvimento de Aquidauana. O MS Ativo nos permite ampliar esse diálogo e buscar mais recursos para melhorar a vida da população”, afirmou o prefeito. Já em Coronel Sapucaia, a prefeita Niágara Patrícia Gauto apresentou propostas para pavimentação de três bairros, além de solicitar apoio para equipar o hospital municipal, atualmente em construção, e viabilizar obras em espaços públicos de lazer. “Mesmo sendo uma cidade de pequeno porte, com 14,6 mil habitantes e localizada na fronteira seca com o Paraguai, nossa população segue crescendo, enquanto a arrecadação diminui. Por isso, o apoio do Governo do Estado tem sido essencial. Já temos obras importantes em andamento e hoje trouxemos novos projetos para continuar avançando”, explicou a prefeita. Em Naviraí, o prefeito Rodrigo Sacuno, acompanhado por secretários e vereadores, levou ao governo um conjunto de propostas voltadas à infraestrutura e à saúde. Entre as prioridades apresentadas estão o recapeamento de ruas e avenidas, obras de pavimentação asfáltica e melhorias na drenagem urbana. “Nosso compromisso é com uma gestão eficiente, alinhada às necessidades da população e voltada para impulsionar o desenvolvimento local por meio da atração de novos investimentos”, afirmou Sacuno. Nova fase e continuidade em 2025 O MS Ativo está estruturado em fases: escuta técnica, alinhamento de projetos, liberação de recursos, execução e entrega. A rodada atual é o primeiro ciclo de reuniões do ano e tem papel fundamental na revisão de prioridades com os novos gestores que assumiram em janeiro. Os encontros também servem para sanar dúvidas sobre convênios em andamento e destravar projetos já aprovados. Segundo Barbosinha, a agenda seguirá nas próximas semanas com a participação de outros municípios. “Nossa intenção é visitar todas as regiões, dialogar com cada cidade e garantir que nenhum projeto fique parado por falta de orientação ou apoio técnico. O MS Ativo é continuidade, é execução. Estamos aqui para fazer o Estado acontecer de verdade nos municípios”, concluiu.
Sétima edição da Conferência Estadual das Cidades acontece em Campo Grande no mês de junho
Nos dias 5 e 6 de junho, Campo Grande será palco da 7ª Conferência Estadual das Cidades de Mato Grosso do Sul, que acontecerá no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo. O evento reunirá 370 delegados eleitos e mais de 300 propostas apresentadas durante as conferências municipais realizadas em mais de 90% dos municípios do Estado. Com o tema ‘Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social’, a conferência visa discutir e propor diretrizes para o desenvolvimento urbano e regional, promovendo a participação social e mecanismos de cooperação entre os governos da União, Estado e Municípios. Acadêmicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul participarão ativamente do evento, auxiliando na execução da conferência. Essa participação contará como hora-aula e poderá ser considerada parte do estágio obrigatório. A conferência é um importante espaço para discussão e proposição de soluções para os desafios urbanos do Estado, como foi discutido em cada município, os quais elegeram os delegados que desempenharão um papel vital ao levar as demandas e propostas locais para as discussões em nível estadual, garantindo que a cidade seja ouvida e considerada em políticas mais amplas, fortalecendo a democracia governamental. Para Tânia Marques, Ponto Focal do estado de MS e Coordenadora do Conselho Estadual das Cidades de MS, cada conferência tem mostrado o empenho dos gestores públicos municipais. “É satisfatório ver como Mato Grosso do Sul está, pois já concluímos 95% das Conferências Municipais, isso mostra o comprometimento dos municípios com os prazos determinados pelo Conselho Nacional das Cidades/Ministério das Cidades, até por esse processo ser uma etapa preparatória para a Conferência Estadual”. Ela acrescentou ainda que a realização visa a construção de políticas públicas eficientes, unindo o Poder Público e a Sociedade Civil Organizada para discutir os problemas e desafios urbanos e, ainda definir o desenvolvimento das cidades, apresentando ideias e propostas inovadoras para o gestor público. Por fim, as propostas e discussões da conferência estadual servirão de base para a etapa nacional, prevista para agosto em Brasília, onde serão debatidas políticas públicas de desenvolvimento urbano em âmbito nacional. Edyelk Santos, Comunicação da Agehab MS
Vereadores aprovam campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo Não” na 14ª Sessão Ordinária
A Câmara Municipal de Dourados realizou, nesta segunda-feira (5), a 14ª Sessão Ordinária no ano legislativo e, na pauta, a segurança de mulheres e o combate ao assédio e violência sexual em vias públicas do município. Proposta pelo vereador Franklin Schmalz (PT), os vereadores aprovaram, em primeira discussão e votação, projeto de lei que institui a campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo Não!”. Os vereadores aprovaram ainda decretos legislativos que concedem Diploma de Honra ao Mérito para personalidades douradenses. De acordo com o PL 042/2025, a proposta da campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo Não!” é de caráter permanente e de conscientização e enfrentamento ao assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual contra mulheres nas vias terrestres urbanas e rurais de Dourados. O objetivo do texto é, entre outros, promover a garantia dos direitos humanos das mulheres no âmbito das relações domésticas e familiares no sentido de resguardá-las de toda forma de negligência, discriminação, exploração e violência, além de defender o dever do estado em assegurar às mulheres as condições para o exercício efetivo dos direitos à vida, segurança, saúde, ao acesso à justiça e à convivência familiar e comunitária. “Mulheres que passam pela região universitária, que inclui a Fadir, Anhanguera e Unigran têm relatado casos de assédio sexual e recentemente tivemos um caso de estupro, mas estamos estendendo o projeto para toda a cidade, pela insegurança que as mulheres sentem ao sair na rua e serem seguidas, importunadas e até violentadas. Então, com esse projeto, queremos provocar os órgãos públicos, não apenas da segurança, para coibir essa prática que é feita por homens que se sentem no direito de agredir ou utilizar o corpo de uma mulher como bem entender. As ruas precisam ser seguras para as mulheres, em qualquer ocasião e em qualquer horário”, justifica Franklin. Aprovado por unanimidade, o texto deve retornar ao plenário para segunda discussão e votação na próxima semana e, se receber mais uma vez a aprovação dos vereadores, será enviado para ser sancionado pelo prefeito Marçal Filho. Em segunda votação, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei 047/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira (PP), que declara de utilidade pública o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados – GAAD Acolher. Homenagens Os vereadores aprovaram ainda diversos Decretos Legislativos que concedem Diploma de Honra ao Mérito à personalidades em reconhecimento aos bons serviços prestados ao município e à sociedade douradense. Nesta lista estão o Sr. Nilson Costa dos Santos, Sr. Fábio Mascarenhas Dutra, Sr. Luiz Felipe Alves Cassemiro, Srª. Gianni Dias Aguillar Nogueira, Sr. Valter Lavandoski Toniazzo, Srª. Lilian Tamy Iguma, Sr. Harley Nonato de Oliveira, Sr. Adrian Decian, Sr. Rodolfo Oliveira Nogueira, Sr. Osmar Rodrigues Caires, Sr. Reinaldo Azambuja, Sr. Walter Benedito Carneiro, Sr. Cláudio Vieira Ramos, Sra. Franciéle Aparecida Corneli, Sr. João Eduardo Barbosa Rocha, Sr. Alberto Alves dos Santos, Sr. Hélio Guisso e ao governador do Estado, Eduardo Riedel. Outra homenagem concedida pelos vereadores é alusiva à 59ª Expoagro, que começa na próxima sexta-feira (9), no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho. O evento, considerado o maior do Mato Grosso do Sul, recebe o Diploma de Jubileu de Cereja com aprovação unânime, em reconhecimento à importância para economia e cultura de Dourados.
Carga milionária de cigarros contrabandeados é apreendida pelo DOF
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam neste sábado (3), em Mundo Novo, um caminhão Mercedes-Benz, de cor azul, carregado com 25 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação ninguém foi preso. Os militares do DOF realizavam patrulhamento pela área rural do município, quando visualizaram o momento em que o condutor do caminhão abandonou o veículo e correu para plantação, às margens da estrada. Foram realizadas buscas nas imediações, porém, o motorista do caminhão não foi localizado. Durante busca veicular, foram encontradas diversas caixas de cigarros contrabandeados, avaliados em R$ 1,4 milhão. O material apreendido foi encaminhado à Receita Federal de Mundo novo.








