A EXPOAGRO 2025 traz uma novidade para os apaixonados por motociclismo: a chegada da Bajaj a Dourados. O grupo Smaff inaugurou um estande no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde, de 9 a 18 de maio, o público pode conhecer e adquirir modelos da marca indiana, reconhecida como a terceira maior fabricante mundial de motocicletas. A Bajaj, líder de vendas em 17 dos 100 mercados para os quais exporta suas motocicletas, possui um longo histórico na produção de scooters e motos de baixa e média cilindrada. No Brasil, a marca estabeleceu sua primeira fábrica fora da Índia em Manaus, no Amazonas. Em Dourados, a Smaff estabeleceu uma concessionária própria, oferecendo modelos como a Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Gil Leal, gerente regional da Smaff, destaca a importância estratégica da cidade: “Dourados foi escolhida para abrigar a segunda loja do grupo devido ao seu apelo regional e à capacidade econômica da Grande Dourados. Estamos iniciando nossa operação na EXPOAGRO, o evento que melhor representa o progresso regional, para apresentar nossas motocicletas e consolidar nossa presença no mercado.” Durante a feira, os campeões das montarias em touro e cavalo do rodeio da EXPOAGRO serão premiados com uma moto Bajaj 160 cilindradas, reforçando o compromisso da marca com a cultura local. A EXPOAGRO 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Rodeio da EXPOAGRO 2025 começa nesta sexta-feira com provas emocionantes
Um dos momentos mais aguardados da EXPOAGRO 2025 terá início nesta sexta-feira (9): o rodeio, que será realizado na arena montada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. A competição começa às 10h, com a tradicional prova dos Três Tambores, modalidade que promete atrair inúmeros competidores. A prova consiste em contornar três tambores no menor tempo possível. Conhecida por contar com forte participação feminina, essa modalidade destaca tanto a habilidade física e atlética dos cavalos quanto a técnica e destreza das amazonas. A exigência de precisão e velocidade faz com que o treinamento seja intenso, a fim de evitar quedas e penalizações. Os tambores são posicionados a cerca de 30 metros uns dos outros, formando uma linha imaginária em formato triangular. À noite, será a vez dos peões entrarem em ação nas montarias em touros e cavalos. As provas são classificatórias para a Etapa Nacional da Liga Nacional de Rodeios e da Confederação Nacional de Rodeios, além de valerem vagas para o renomado rodeio de Barretos e para a final nacional da Confederação. A expectativa é de que os melhores competidores do país marquem presença, elevando o nível técnico das apresentações e garantindo grandes emoções ao público. Além de premiações em dinheiro, duas motos zero quilômetro estarão em disputa. “Estaremos com os melhores peões, cavalos e touros em nosso rodeio. O ranqueamento das montarias em touros foi feito pela Liga Nacional de Rodeios, e o das montarias em cavalos, pela Seleção Brasileira de Cutiano, o que nos dá a certeza de que o público de Dourados assistirá a disputas emocionantes. Teremos 60 touros e 40 cavalos da mais alta qualidade, todos com manejo e trato adequados durante todos os dias de provas”, afirmou Michael Araújo de Oliveira, diretor do Sindicato Rural de Dourados e responsável pelas provas equestres da EXPOAGRO 2025. Além das montarias e da prova dos Três Tambores, também serão realizadas nos próximos dias as modalidades de Team Roping e Laço Comprido. Todas essas provas servirão como seletivas para eventos nacionais, com premiações atrativas aos vencedores. Grandes nomes da locução prometem emoção extra A adrenalina das arenas será ainda mais intensa com a participação de locutores consagrados do rodeio brasileiro. Estão confirmados Cleber Costa, Pena Branca, Adriano do Vale e Marco Brasil – nomes com décadas de experiência e carisma, que transformam cada montaria em uma verdadeira narrativa de tirar o fôlego. Camarotes e informações Para quem deseja assistir às disputas com mais conforto, os camarotes para os três dias de evento já estão à venda. Interessados podem garantir seu espaço entrando em contato pelo WhatsApp: (67) 99835-5577.
Em Terenos, Governo reforça compromisso com desenvolvimento e inclusão na cidade
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou nesta quinta-feira (8) da solenidade de entrega e lançamento de obras em comemoração aos 72 anos de Terenos. O evento, realizado no Centro Cultural Senador Ramez Tebet, reforçou a presença do Estado como parceiro direto do município em ações que promovem desenvolvimento sustentável, inclusão social, modernização da gestão pública e qualidade de vida para a população. Ao lado do prefeito Henrique Budke, do vice-prefeito Dr. Arlindo, do presidente da Câmara Municipal Leandro Caramalac e de diversas lideranças locais, Barbosinha destacou os investimentos do Governo de MS em Terenos, alinhados aos pilares de uma gestão próspera, verde, digital e inclusiva. “O que vemos hoje em Terenos é resultado de uma política municipalista comprometida com o cidadão. Investir em infraestrutura, habitação, saúde, saneamento e agricultura familiar é garantir dignidade às famílias e impulsionar o desenvolvimento com responsabilidade”, afirmou o vice-governador. Obras, inclusão e cidadania A programação do aniversário de 72 anos inclui entregas que representam importantes avanços em diversas áreas. Entre os destaques, está o lançamento da construção de 50 moradias no Conjunto Vivare, em parceria com a Agehab, garantindo moradia digna a dezenas de famílias. Também foram anunciadas obras de recapeamento nos bairros Garcia Leal e Centro e a pavimentação da MS-322, na região da Ponte do Grego, com investimento superior a R$ 27,8 milhões. Na área da saúde, a reforma do Posto da Patagônia, a implantação de uma sala especializada para atendimento de alunos com autismo (TEA), a construção de uma unidade do CAPS e a entrega de nova ambulância do SAMU reforçaram a assistência à população. Já na segurança pública, Terenos passa a contar com 50 câmeras de videomonitoramento e sistemas de vigilância em escolas municipais. Outras frentes importantes incluem a construção de três pontes de concreto na zona rural, dentro do programa MS Ativo, e o fortalecimento da agricultura familiar com o Semear Terenos, voltado ao incentivo de práticas sustentáveis e geração de renda no campo. “Esse é um momento de união de forças. A cidade celebra o passado, mas olha para o futuro com maturidade, gestão técnica e proximidade com o povo. É isso que faz a diferença”, pontuou o prefeito Henrique Budke. Parceria que transforma Com mais de R$ 160 milhões em investimentos do Governo do Estado, entre obras concluídas, em execução e em fase de contratação, Terenos colhe os frutos de uma gestão estadual municipalista. O presidente da Câmara Municipal, Leandro Caramalac, reforçou a importância dessa parceria institucional. “O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para que Terenos alcance resultados concretos. O trabalho conjunto dos poderes públicos municipal e estadual mostra que quando há união e responsabilidade, quem ganha é a população”. Agendas como em Terenos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão que une responsabilidade fiscal, inclusão social e presença efetiva nos municípios. Para Barbosinha, é essa conexão entre Estado e população que garante entregas concretas e duradouras. “Cada cidade de Mato Grosso do Sul tem um papel fundamental no nosso projeto de desenvolvimento. Em Terenos, vemos o reflexo de uma gestão que olha para o futuro. E enquanto governo, estaremos sempre ao lado de quem trabalha com seriedade para transformar a vida das pessoas”, finalizou o vice-governador.
DOF recupera veículo furtado em Pernambuco com mais de uma tonelada de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta quinta-feira (8), um veículo VW T-Cross, de cor prata, carregado com mais de mil quilos de maconha e 10 volumes de skunk em Maracaju. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam policiamento pela BR-267, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel, que não obedeceu e tentou fugir. Durante acompanhamento, o suspeito abandonou o carro e fugiu em meio a um milharal. Os policiais fizeram busca nas imediações, porém, ninguém foi localizado. Em checagem dos agregados do veículo constatou-se que as placas afixadas eram falsas e que o automóvel havia sido furtado na cidade de Recife (PE), no ano passado. No interior do carro foram encontrados 1.154 tabletes de maconha e 10 volumes de skunk, totalizando 1.142 quilos dos entorpecentes. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul participa da 2ª Operação Nacional de Combate ao Crime Organizado
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), participou da segunda edição da Operação da Rede Nacional de Unidades Especializadas no Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), que resultou na prisão de 541 pessoas e causou um prejuízo estimado de R$ 35,3 milhões ao crime organizado no país. A ação também retirou das ruas 110 armas de fogo e 1,5 tonelada de drogas. A operação foi executada entre os dias 18 de abril e 2 de maio. No total, foram cumpridos 565 mandados de busca e apreensão. As forças policiais também confiscaram R$ 17,4 milhões em dinheiro, veículos e outros ativos ligados a organizações criminosas. Além disso, foi representado o bloqueio judicial de R$ 67,9 milhões, ampliando o impacto financeiro da operação. De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o trabalho conjunto das forças de segurança é fundamental para desarticular as organizações criminosas. “Dessa maneira, conseguimos desarticular as estruturas operacionais e financeiras das organizações criminosas, atingindo seu núcleo de sustentação”, afirmou. Criada e coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a RENORCRIM reúne unidades especializadas das Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal, com foco em ações integradas e simultâneas contra organizações criminosas em todo o território nacional. A operação reforça o compromisso das Polícias Judiciárias de todo o país em combater o crime organizado por meio da prisão de lideranças e da descapitalização das organizações.
Dia das Mães: Procon orienta sobre compras on-line e compara presentes
Em comemoração ao Dia das Mães, celebrado neste domingo (11), o Procon Mato Grosso do Sul orienta os consumidores quanto aos cuidados necessários nas compras on-line e divulga uma pesquisa comparativa de preços de dois dos produtos mais procurados neste período: a Air Fryer e a escova modeladora. Para evitar golpes é fundamental desconfiar de links desconhecidos enviados por e-mail, SMS, aplicativos de mensagens e redes sociais. Detalhes de segurança devem ser observados como a presença do ícone de cadeado na barra de navegação — que indica conexão segura —, além da disponibilização no site de informações confiáveis como endereço físico da empresa, CNPJ e telefone para contato. A reputação da loja deve ser verificada, podendo ser consultada em plataformas como o consumidor.gov.br. Além disso, o uso de métodos de pagamento seguros — como cartões ou serviços reconhecidos de transferência financeira — é essencial. O consumidor deve proteger seus dados pessoais, evitando armazená-los em sites de procedência duvidosa e sempre guardando comprovantes de publicidade e compra. O prazo legal para desistência de compras realizadas pela internet é de sete dias, contados a partir do recebimento do produto. Essa regra protege o consumidor, que não tem acesso físico ao item no momento da compra. Caso o produto não atenda às expectativas, ele pode ser devolvido sem necessidade de justificativa e com direito à restituição do valor pago. Air Fryer x Escova Modeladora Na última segunda-feira (5), pesquisa realizada pelo Procon, instituição vinculada à Sead (Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos), analisou os preços de dois produtos vendidos on-line por quatro grandes varejistas: a Air Fryer e a escova modeladora. Foram considerados três modelos de cada item, de diferentes fabricantes. Para a Air Fryer (potência de 1700 watts e voltagem de 127V), os preços variaram de R$ 349,90 a R$ 749,90, com descontos de até 20% para pagamentos via PIX. Já as escovas modeladoras (de 1000 a 1200 watts) apresentaram o maior percentual de desconto na mesma modalidade de pagamento, com variação de até 39%. Os preços encontrados variaram entre R$ 109,90 e R$ 299,90. O secretário-executivo do Procon, Angelo Motti, relembra que planejamento e pesquisa são essenciais em qualquer circunstância, uma vez que no ambiente virtual há necessidade de se considerar o tempo de entrega, enquanto nas lojas físicas a experiência colabora na hora de escolher o que presentear. “As mães merecem tempo de qualidade, praticidade e produtos ou serviços que contribuam para a redução da sobrecarga do dia a dia. O valor do presente pode ser definido pelo orçamento, mas os laços afetivos continuam sendo a principal moeda neste Dia das Mães”, diz Motti. Os dados da pesquisa estão disponíveis no site do Procon, por meio do link: https://tinyurl.com/2s4fnzs6. Kleber Clajus, Comunicação Procon/MS
Mato Grosso do Sul bate o martelo: Rota da Celulose tem consórcio vencedor em disputa na bolsa de valores
Para garantir segurança viária, conforto aos usuários e mais competitividade ao setor produtivo, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul concedeu na tarde desta quinta-feira (8 de maio) o conjunto de rodovias da Rota da Celulose. O consórcio K&G – encabeçado por K-Infra e Galapagos – foi vencedor do certame, ocorrido na Bolsa de Valores de São Paulo. O leilão realizado pelo Governo do Estado concedeu as rodovias estaduais MS-040, MS-338 e MS-395 e os trechos das rodovias federais BR-262 e BR-267, totalizando 870,3 km. Os concorrentes BTG Pactual Infraestrutura, consórcio Caminhos da Celulose (liderado pela empresa XP Infra), Rotas do Brasil S/A e o consórcio K&G Rota da Celulose participaram da disputa. O leilão foi vencido pelo consórcio K&G, que ofereceu um desconto 9% na tarifa de pedágio e aporte de 217.389.913,70. As empresas K-Infra e Galapagos ficarão responsáveis pela recuperação, operação, manutenção, conservação, implantação de melhorias e ampliação de capacidade do sistema rodoviário pelo prazo de 30 anos. Ao todo, serão R$ 10,1 bilhões em investimentos, sendo R$ 6,9 bilhões em despesas de capital e R$ 3,2 bilhões em custos operacionais. Os investimentos ampliam e antecipam melhorias na malha viária. Serão 115 km em duplicações, 457 km de acostamentos, 245 km em terceiras faixas, 12 km de marginais, implantação de 38 km em contornos de municípios, 62 dispositivos em nível, 4 dispositivos em desnível, 25 acessos, 22 passagens de fauna, 20 alargamentos de pontes e implantação de 3.780,00 m² obras de arte especiais. A malha passará ainda a ter 100% de acostamento. “Este projeto foi discutido nos últimos dois anos, com muitas reuniões e planejamento para chegarmos ao final deste processo no dia de hoje, com empresas que acreditaram na proposta, todas idôneas. Daqui para frente seremos parceiros nos desafios para que o projeto seja feito de maneira exata como foi elaborado”, destacou o governador Eduardo Riedel. Riedel também comentou que o Governo Federal foi parceiro ao delegar as rodovias BR-262 e BR-267, confiando no Governo de Mato Grosso do Sul e no projeto apresentado. “Esta concessão vai alavancar o desenvolvimento do nosso Estado. Isto demonstra que Mato Grosso do Sul tem grandes oportunidades para diversos segmentos da economia”. Finalizando sua fala, Riedel ressaltou os bons projetos existentes no Estado para iniciativa privada participar em parceria com o setor público, sendo que a concessão da Rota da Celulose faz parte de uma reconfiguração completa da infraestrutura regional. “Saio Daqui extremamente otimista para construirmos o Estado que sempre sonhamos”. Já o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o trabalho de Riedel à frente do Governo do Estado, “com liderança clara e capacidade de diálogo”, frisou. “Faço parte daqueles que concordam que está fazendo o que o Estado precisa fazer para avançar mais rápido, conduzindo pelo caminho correto para melhorar a vida das pessoas e induzir o desenvolvimento econômico”. Renan Filho ainda prosseguiu afirmando que a sensação ao ver o sucesso do certame é de dever cumprido. “Este mês é o mês de Mato Grosso do Sul na B3. Teremos ainda o leilão da otimização da BR-163, e isso vai somar R$ 25 bilhões em investimentos no Estado. Fico feliz de ver também que estão sendo atraídos novos grupos para esses leilões, como a Galapagos”, finalizou. Também presente no leilão, a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento) disse que o êxito do certame mostra que este é o Brasil que queremos e este é o Brasil que podemos ter. “Só podemos ter ele [crescendo e investindo] em parceria com a iniciativa privada, com investimentos públicos para dar o suporte de infraestrutura necessário para o seor privado fazer o que sabe fazer de melhor, que é produzir emprego e renda, alavancando o desenvolvimento”, concluiu. Responsável pela estruturação do projeto, a secretária de Parcerias Estratégicas do Estado, Eliane Detoni, comentou o resultado do leilão. “Essa disputa mostrou que o projeto é robusto, tem segurança jurídica e a previsibilidade necessárias para uma boa execução. Quando se tem competição, quem ganha é o usuário da rodovia. Nosso foco será sempre a qualidade do serviço prestado e modicidade tarifária”. Head de Private Equity da Galápagos Capital, Rafael Gonçalves afirmou que o consórcio está confiante na execução deste grande projeto. “Estamos comprometidos em fazer com que essa concessão seja um sucesso, e contribua fortemente para a economia de Mato Grosso do Sul e em seu crescimento, assim como no do Brasil”. Participaram da solenidade o governador Eduardo Riedel, os secretários Rodrigo Perez (Governo e Gestão Estratégica), Guilherme Alcântara (Infraestrutura e Logística) e Eliane Detoni (EPE), e o diretor-presidente da Agems (Agência de Regulação), Carlos Alberto de Assis, além do deputado estadual Pedro Caravina, do presidente do Tribunal de Justiça, Dorival Pavan, e do defensor público-geral Pedro Paulo Gasparini. Já pelo Governo Federal, estavam presentes os ministros Renan Filho e Simone Tebet. Serviços oferecidos Para proporcionar mais segurança e eficiência na prestação de serviços aos usuários a concessionária deverá implantar e operacionalizar veículos de inspeção para controle do tráfego, que circularão continuamente no trecho concedido, verificando as condições de segurança na rodovia, prestando auxílio aos usuários, detectando ocorrências e acionando recursos necessários ao atendimento. O apoio contará com 13 guinchos para socorro mecânico, 13 ambulâncias de atendimento e socorro médico, 5 caminhões-pipa para combate a incêndios, 5 caminhões adaptados para apreensão de animais e desobstrução de pistas e 13 postos de atendimentos aos usuários com estacionamento, sanitários, telefones e área de descanso. Ao longo das margens das rodovias serão instalados três Postos de Parada e Descanso (PPD). Um posto em cada uma das principais rodovias (MS-040, BR-262 e BR-267) com infraestrutura necessária para proporcionar descanso seguro aos motoristas profissionais de transporte rodoviário de cargas e passageiros. Os postos serão locais onde caminhoneiros poderão fazer refeições, realizar higiene pessoal ou mesmo descansar depois de muitas horas de trabalho. Essa medida visa promover a segurança nas estradas, reduzir a fadiga dos motoristas, prevenir acidentes e garantir condições adequadas de repouso. Próximos passos A partir da publicação do resultado da licitação a empresa tem 60 dias para
Cardeal Robert Prevost É Eleito Papa Leão XIV, Primeiro Pontífice Americano da História
Na tarde de 8 de maio de 2025, a fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, sinalizando ao mundo que os 133 cardeais reunidos em conclave haviam escolhido um novo papa. O escolhido foi o cardeal Robert Francis Prevost, de 69 anos, nascido em Chicago, Estados Unidos, que assumiu o nome de Papa Leão XIV. Pela primeira vez em seus dois mil anos de história, a Igreja Católica será liderada por um pontífice americano, um marco que reflete tanto a universalidade da Igreja quanto a necessidade de um líder capaz de unir uma instituição marcada por divisões internas e desafios globais. A eleição, confirmada por fontes confiáveis como a Associated Press e a Vatican News, gerou celebrações em Roma e reacendeu reflexões sobre o papel da Igreja em um mundo em transformação. Nascido em 14 de setembro de 1955, Robert Prevost é um religioso agostiniano, formado em Matemática pela Villanova University e em Teologia pelo Catholic Theological Union de Chicago. Sua trajetória é marcada por um forte compromisso com a missão evangelizadora, especialmente no Peru, onde atuou como missionário, professor e bispo de Chiclayo entre 2014 e 2023. Naturalizado peruano em 2015, Prevost é frequentemente descrito como o “Yankee Latino” por sua profunda conexão com a América Latina, o que o torna uma ponte entre o Norte e o Sul das Américas. Em 2023, o Papa Francisco o trouxe ao Vaticano para liderar o Dicastério para os Bispos, uma posição de grande influência responsável pela seleção de bispos em todo o mundo. Sua eleição, após apenas quatro rodadas de votação, sugere um consenso rápido entre os cardeais, que buscavam um líder pastoral, moderado e alinhado com a visão de Francisco, mas com capacidade de enfrentar as tensões internas da Igreja. Ao aparecer na varanda da Basílica de São Pedro, Leão XIV pronunciou suas primeiras palavras: “Paz esteja com todos vocês!” Falando em italiano, espanhol e latim, ele pediu que a mensagem de paz chegasse aos corações, às famílias e a todos os povos. O novo papa homenageou seu antecessor, Francisco, falecido em 21 de abril de 2025, destacando sua busca por uma Igreja missionária, aberta ao diálogo e próxima dos marginalizados. A escolha do nome Leão XIV evoca uma tradição de força e renovação: treze papas anteriores adotaram o nome Leão, incluindo Leão XIII (1878-1903), conhecido por sua defesa da justiça social, e Leão I, o Grande (440-461), célebre por sua liderança em tempos de crise. Como agostiniano, Leão XIV é o primeiro papa de sua ordem, que valoriza a vida comunitária e a harmonia em busca de Deus, um princípio que pode guiar sua abordagem para unir a Igreja. A eleição de um americano quebra um tabu histórico, já que a influência geopolítica dos Estados Unidos sempre foi vista como um obstáculo à escolha de um pontífice do país. Contudo, a longa experiência de Prevost no Peru, sua cidadania dupla e sua postura moderada parecem ter neutralizado essas preocupações. Ele é descrito como um líder calmo, compassivo e centrado, com uma visão pastoral que ecoa as prioridades de Francisco, como a defesa dos pobres, dos migrantes e do meio ambiente. No entanto, sua posição conservadora em questões doutrinárias, como a oposição à ordenação de mulheres como diaconisas, sinaliza um compromisso com a tradição que ressoa com aqueles que valorizam a continuidade da fé católica. Sua gestão no Dicastério para os Bispos incluiu reformas significativas, como a inclusão de três mulheres no bloco de votação para nomeações episcopais, um passo ousado iniciado por Francisco. O anúncio da eleição provocou reações de júbilo em Roma, onde mais de 100 mil pessoas se reuniram na Praça de São Pedro, e em cidades como Chicago e Lima, onde fiéis celebraram com bandeiras americanas e peruanas. Líderes mundiais, incluindo o presidente dos EUA, Donald Trump, e o primeiro-ministro canadense, Mark Carney, parabenizaram Leão XIV, destacando seu potencial para promover paz e solidariedade. No Peru, a presidente Dina Boluarte declarou: “O papa é peruano; Deus ama o Peru!” Apesar da euforia, o novo pontífice enfrenta desafios monumentais: unificar uma Igreja dividida entre facções progressistas e conservadoras, abordar o impacto contínuo dos escândalos de abuso sexual e afirmar a voz moral da Igreja em um cenário global marcado por conflitos, crise climática e polarização. A escolha de Leão XIV sugere um desejo dos cardeais por um líder que combine experiência global, humildade e firmeza, capaz de guiar os 1,4 bilhão de católicos com sabedoria e esperança.
Maioria dos Jovens em Bruxelas Tem Origem Estrangeira, Revela Estatística Oficial
A capital da Bélgica, Bruxelas, destaca-se como um dos centros urbanos mais diversos da Europa, e um dado recente reforça essa característica: segundo a Statbel, a agência de estatísticas oficial do país, 83,9% dos jovens com menos de 18 anos na região da Bruxelas-Capital têm pelo menos um progenitor de origem estrangeira. Essa informação, publicada em 2022, reflete a profunda transformação demográfica da cidade, impulsionada por décadas de imigração e pela presença de instituições internacionais, como a União Europeia e a OTAN. A notícia, confirmada por fontes confiáveis, levanta debates sobre integração, identidade cultural e o futuro das políticas públicas em uma sociedade que valoriza tanto a diversidade quanto a coesão social. O relatório da Statbel, baseado em dados de 2020, detalha que, entre os jovens menores de 18 anos, 60,1% possuem pelo menos um dos pais de origem não europeia, sendo 37% de origem africana. Esse cenário contrasta com a composição demográfica de outras regiões belgas, como Flandres e Valônia, onde a proporção de jovens com raízes estrangeiras é significativamente menor. Em Bruxelas, a diversidade é ainda mais acentuada em certos bairros, como Saint-Josse-ten-Noode e Molenbeek-Saint-Jean, onde mais de um terço dos residentes nasceu fora da União Europeia. A presença de comunidades de países como Marrocos, Turquia e nações da África Subsaariana molda a identidade da cidade, que também atrai expatriados europeus devido à sua posição como hub político e econômico. A taxa de natalidade entre famílias de origem estrangeira é mais elevada, e a população jovem de Bruxelas é significativamente mais diversa do que as gerações mais velhas. Em 2023, apenas 23,4% dos residentes da cidade eram belgas com ascendência exclusivamente belga, um declínio em relação aos 36,2% registrados em 2010.







