A Polícia Federal identificou e prendeu um homem foragido da Justiça há quase sete anos, na cidade de Dourados. O investigado utilizava nome falso e, durante o período em que esteve foragido, chegou a constituir empresa com CNPJ e a obter documentos como Carteira Nacional de Habilitação. A real identidade do suspeito foi descoberta após sua prisão em fevereiro deste ano, no curso da Operação Camisa 10. Com a confirmação, foi dado cumprimento ao mandado de prisão pendente, relacionado à fuga ocorrida anteriormente. O homem já havia sido condenado por tráfico de drogas no Estado de São Paulo. Além da condenação anterior, o investigado deverá responder por falsidade ideológica, em razão da utilização de documentos públicos obtidos com dados falsos. A Operação Camisa 10, em sua segunda fase, desarticulou grupo criminoso atuante na fronteira, responsável por remessas de drogas a partir de Ponta Porã/MS.
Cardeal norte-americano é escolhido o novo papa
O Vaticano elegeu o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana, nesta quinta-feira (8), no segundo dia de Conclave, Robert Francis Prevost, Leão XIV, foi escolhido como o novo papa da Igreja Católica. Ele era apontado entre os favoritos. Antes da escolha, houve duas votações pela manhã desta quinta-feira (8). A fumaça branca que anunciou ao mundo “Habemus papam” foi liberada, precisamente, às 13h08, no horário de Brasília e às 18h08 no horário do Vaticano. O sinal visual confirma que um dos 133 cardeais eleitores alcançou a maioria de dois terços dos votos — o equivalente a pelo menos 89 indicações — e será o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril. A eleição ocorre no segundo dia de conclave, iniciado na quarta-feira (7).
Deputados discutem projeto do Executivo e João Henrique propõe CPI contra Cassems
A aprovação em primeira discussão do Projeto de Lei 86 de 2025, do Poder Executivo, gerou debate na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) nesta quinta-feira (8). Com voto único contrário à proposta, João Henrique (PL) subiu à tribuna para questionar a matéria e propor que os parlamentares se reúnam para criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigue a Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems). O projeto pede alteração das Leis 1.102 de 1990, 3.150 de 2000 e 3.545 de 2008, em que, dentre as mudanças, aumenta a contribuição dos órgãos públicos e entidades da qual o servidor que aderir ao plano de saúde esteja vinculado, a um percentual que pode chegar a 5,25%, aos planos que possuírem mais de 10 mil associados titulares, que antes era limitada a 3%. Aos planos com até 10 mil associados a contribuição será de 4% do valor do subsídio do cargo. João Henrique questionou que o aumento vai redirecionar mais recursos à diretoria da Cassems que, segundo ele, não presta as devidas contas. “Como que gastam milhões em publicidade e reivindicam em assembleia virtual, ilegal e imoral aumento de contribuição e taxas, assembleia essa que já foi anulada por ordem do Poder Judiciário, e ainda atrasam fornecedor? Como que um plano que não tem inadimplência, com desconto direto em folha, faz isso? Não é possível. Sendo que fizemos um acordo aqui emprestando R$ 60 milhões. Isso abre a possibilidade de entregar para essa diretoria mais recursos. Recurso do servidor público não interessa de onde saia, não há dinheiro público, há dinheiro do pagador de impostos, que almeja melhorias nas políticas públicas, que quer a melhoria na sua categoria, no seu RGA, na sua recomposição”, argumentou. O parlamentar ainda comparou que o fim da paridade proposta no projeto deve ser melhor apreciada no decorrer da tramitação e citou que há ação judicial em que o Estado de Mato Grosso do Sul foi condenado por repassar, segundo ele, indevidamente recursos a mais para um plano e menos para outro. “O Tribunal de Justiça deu ganho de causa a outra entidade e mandou ter o pagamento de R$ 16 milhões, isso sem a correção. Vai ter que ser pago pelo Estado, porque ficou comprovado a diferenciação. Seria o mesmo de falarem que um deputado vai receber mais que o outro. Outra questão é quando analisamos que desaparece a paridade, que era uma proteção ao servidor, ao meu ver, que podem em assembleia aumentar ainda mais e agora ainda aperfeiçoados em assembleias online como ele fez da última vez em que teve a maior abstenção da história, mais de 98% dos servidores não votaram. Além da análise do projeto ser em bloco, o que também geraria vício de inconstitucionalidade”, explicou. João Henrique ainda questionou a ascensão patrimonial dos membros da diretoria da Cassems e disse que a proposta seria imoral e sugeriu, além da criação da CPI, que os demais parlamentares assinassem uma emenda ao projeto para que as imposições comecem a valer apenas em 2027, para que seja comprovado que não haverá nenhum impacto financeiro. “Além de entender que é necessária uma abertura de CPI, digo que as contas não resistem a uma simples auditoria. Porque a empresa que o audita é a mesma dos sócios dos diretores. Aliás, ela não tem nem capital suficiente para auditar uma empresa de orçamento de bilhão como a Cassems. Nunca vai dar errado assim. E se não tivesse impacto financeiro, não teria a necessidade de estudo de impacto financeiro para a aprovação desse projeto”, criticou. O presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP) afirmou que os milhões autorizados pela Assembleia Legislativa não foram destinados à nenhuma pessoa física da diretoria, mas sim à entidade. “Gostaria de esclarecer isso e ainda também deixar claro que o Estado não foi condenado, há decisão liminar, suspensa pela Justiça com possibilidade de decisão adversa. E eu quero pensar que todas as pessoas têm o desejo de melhorar as coisas. Quanto às questões legais, se o entendimento chega de 1º instância ao STF com juízes de forma diferente, por que não nós aqui não podemos entender diferente? É legítimo. Mas deixo bem claro: os servidores não podem mudar os valores da contribuição patronal via assembleia da Cassems, apenas a ALEMS vota em projeto de iniciativa do Executivo. Segundo é que foi falado do impacto, óbvio que tem impacto a contribuição patronal, mas ela vai atingir diretamente a Unisaúde e não a Cassems, porque ela já chega nesse percentual de valor”, explicou. Da mesma forma, o deputado Paulo Duarte (PSB) subiu à tribuna para ponderar aos servidores que nada será descontado dos holerites. “Os repasses dependerão da quantidade de vidas cobertas pelo plano de saúde. Então não há brecha nenhuma para a contribuição do aumento de repasses. O que foi votado pela CCJR foi votado com critério. A única variação que terá no holerite do servidor é em cima da revisão geral de 5.06% já proposto pelo Governo de aumento do salário. Fora isso não tem nada. É muito fácil fazer vídeo na internet e vir aqui falar diferente, mas está claro que a base de cálculo não tem incidência sobre remuneração temporária”, resumiu o parlamentar que disse já ter sido oposição, mas que é importante manter o respeito. Pedro Kemp (PT) e Gleice Jane (PT) falaram que as insinuações sobre a diretoria são graves e que é tática ideológica ampliar discursos de medo. Neno Razuk (PL) defendeu que o que foi apresentado por João Henrique deve ser averiguado, independentemente de partidarismo.
Fumaça branca no Vaticano confirma a escolha do novo Papa
O Vaticano elegeu o novo papa da Igreja Católica Apostólica Romana, nesta quinta-feira (8), no segundo dia de Conclave. A fumaça branca que anunciou ao mundo “Habemus papam” foi liberada, precisamente, às 13h08, no horário de Brasília e às 18h08 no horário do Vaticano. Antes da escolha, houve duas votações pela manhã desta quinta-feira (8). O sinal visual confirma que um dos 133 cardeais eleitores alcançou a maioria de dois terços dos votos — o equivalente a pelo menos 89 indicações — e será o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril. A eleição ocorre no segundo dia de conclave, iniciado na quarta-feira (7).
PF combate grilagem de terras da União e fraudes ambientais no Pantanal
A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (8/5), a Operação Pantanal Terra Nullius, que visa desarticular um esquema de grilagem de terras da União no Pantanal sul‑mato‑grossense e fraudes na emissão e comercialização de Cotas de Reserva Ambiental (CRA) – ou Títulos de Cota de Reserva Ambiental Estadual (TCRAE). As investigações indicam que empresários e fazendeiros da região, em conluio com servidores da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (AGRAER), falsificavam documentos e os inseriam em processos administrativos de titulação para obterem áreas situadas dentro do Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, localizado em faixa de fronteira. Ao todo foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Rio Brilhante/MS, além do sequestro de bens e bloqueio de valores de mais de R$ 3 milhões. Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, usurpação de bens da União, falsidade ideológica, inserção de dados falsos em sistema público e infrações ambientais.
Dourados já faz pré-credenciamento para a 7ª Conferência Municipal das Cidades
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) e da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab), vai realizar na próxima quinta-feira (15) a 7ª Conferência Municipal das Cidades, etapa preparatória para a 7ª Conferência Estadual de Mato Grosso do Sul e a 6ª Conferência Nacional das Cidades, agendada pelo Ministério das Cidades para o mês de outubro, em Brasília. O evento de Dourados acontecerá durante todo o dia – das 7h30 às 17h30 -, no anfiteatro do bloco 10 da Unigran. O credenciamento será feito no dia da Conferência, das 7h30 às 8h, porém, o pré-credenciamento já pode ser feito, até segunda, dia 12, através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfU07v0bQMEzFGtnCMyLJFY2jF-ldKZL2bDHkxSGf1lIFhKug/viewform A Conferência das Cidades é uma instância de participação social que visa fortalecer a democracia nas decisões sobre o futuro das cidades brasileiras e sua realização é prevista por normas federais e estaduais. A conferência local seguirá o tema nacional definido para este ciclo: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para Cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”. O objetivo é promover debates entre representantes do poder público, da sociedade civil e de entidades organizadas, com foco em políticas públicas de habitação, mobilidade, saneamento e planejamento urbano. O secretário municipal de Planejamento Fábio Luís da Silva vê o evento como uma oportunidade ímpar para os entes envolvidos discutirem o planejamento do futuro de Dourados. “O objetivo da Conferência é promover o diálogo e a participação social na construção de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento urbano”, diz, destacando a importância do evento no contexto das políticas urbanas do município. CONFERÊNCIA NACIONAL Depois de 10 anos sem acontecer, o Ministério das Cidades convocou a 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema: “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, que será realizada no mês de outubro, em Brasília. A realização da 6ª Conferência Nacional das Cidades é mais um passo dado pelo Ministério das Cidades e pelo Conselho das Cidades no processo de reconstrução da participação social nas políticas públicas de desenvolvimento urbano, habitação, territórios periféricos, mobilidade urbana e saneamento básico. A Conferência se desdobra em etapas Municipal, Estadual/Distrital e Nacional. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca a importância da 6ª Conferência Nacional das Cidades para a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano no Brasil, que o encontro tem como objetivo debater e fomentar políticas públicas voltadas para aprimorar o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida nos municípios. A organização da Conferência Nacional das Cidades é um processo estruturado e participativo que inclui a realização de conferências municipais e estaduais, espaços onde os cidadãos têm a oportunidade de debater e apresentar propostas para suas cidades. Nas conferências, autoridades locais e estaduais, especialistas, acadêmicos, representantes de entidades da sociedade civil e cidadãos engajados se encontram para debater temas como o planejamento urbano, moradia, transporte, saneamento, meio ambiente e outros elementos da vida urbana.
Inspetor Cabral sugere consórcio regional e telemedicina para melhorar a saúde pública
O vereador Inspetor Cabral (PSD) apresentou uma indicação, na última sessão da Camara de Vereadores, apontando soluções estruturais e organizacionais para a melhoria da saúde pública no município e em toda a região. Entre os principais pontos da proposta está a criação de um Consórcio Regional de Saúde, com o objetivo de viabilizar uma gestão compartilhada e sustentável do Hospital Regional de Dourados. A iniciativa visa garantir que os municípios vizinhos, que também utilizam os serviços da unidade, participem ativamente do custeio e da administração do hospital. “A sobrecarga no Hospital da Vida é uma realidade que precisa ser enfrentada com planejamento e responsabilidade regional. Dourados não pode continuar arcando sozinha com uma demanda que ultrapassa seus limites geográficos”, pontuou o vereador. Além disso, o parlamentar também sugeriu a implantação de Centros Regionais de Telemedicina, que possibilitariam a integração entre médicos da atenção básica e especialistas, por meio de atendimentos virtuais. A medida tem o potencial de agilizar diagnósticos, reduzir as filas por consultas especializadas e tornar o atendimento mais eficiente e resolutivo. “O uso da telemedicina é uma ferramenta moderna, segura e já consolidada em diversas regiões do país. É hora de Dourados dar esse passo, oferecendo à população um sistema de saúde mais tecnológico, ágil e humanizado”, defendeu Cabral. As propostas apresentadas pelo vereador demonstram o compromisso com a busca por soluções concretas para os desafios da saúde pública em Dourados. “Coloco-me à disposição para contribuir com o Executivo e demais autoridades na construção dessas medidas, que podem transformar positivamente a realidade da nossa população”, concluiu. O documento foi encaminhado ao prefeito Marçal Filho, ao secretário municipal de Governo e Gestão Estratégica, João Alcantara Filho, e ao secretário de Saúde, Márcio Grei Figueiredo.
Prefeitura moderniza estrutura da Secretaria de Fazenda para dinamizar atendimento
A Prefeitura de Dourados modernizou a estrutura da Secretaria Municipal de Fazenda para dar uma resposta estratégica aos problemas organizacionais e procedimentais acumulados ao longo dos anos, intensificados pelo crescimento populacional e econômico do município. “A estrutura da Secretaria de Fazenda estava incapaz de acompanhar essa evolução, resultando em ineficiências no atendimento ao cidadão e na tramitação de processos”, explica Suelen Nunes Venâncio, titular da Pasta. Ela ressalta que o acúmulo de processos pendentes impactou severamente a saúde financeira do município e causou prejuízos significativos aos contribuintes, que em muitos casos tiveram seus direitos negligenciados. “Nesse contexto, a nova estrutura prioriza, em um primeiro momento, a reorganização dos procedimentos internos e a proposição de atualizações na legislação tributária”, explica. “Paralelamente, cada coordenadoria desenvolverá trabalhos específicos”, completa Suelen Nunes Venâncio. Como a nova estrutura, a Coordenadoria de IPTU passa a se concentrar na análise e otimização dos processos de isenções de IPTU; revisões de lançamentos; devoluções de valores pagos indevidamente; fiscalizações de imóveis e correção de inconsistências identificadas no Cadastro Imobiliário Municipal, visando aprimorar a precisão dos dados e a justiça tributária. A Coordenadoria de ISS e Repasses Constitucionais vai concentrar esforços na análise e otimização dos processos de isenções de ISS; revisões de lançamentos; devoluções de valores pagos indevidamente; fiscalizações de prestadores de serviço; implantação de malhas fiscais específicas para o Simples Nacional, com o objetivo de aumentar a conformidade e a arrecadação nesse regime tributário e planejamento estratégico e execução de ações de fiscalização, direcionadas a setores com maior potencial de evasão fiscal. A Coordenadoria de ITR ficará responsável pela avaliação e atualização periódica do Valor da Terra Nua (VTN), garantindo a correta tributação da propriedade rural; emissão e acompanhamento de notificações de autorregularização, incentivando a correção espontânea de inconsistências pelos contribuintes; intensificação da fiscalização das Declarações do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), visando coibir a sonegação fiscal. A Coordenadoria de Taxas e Contribuições vai concentrar esforços na análise e otimização dos processos de revisões de lançamentos de taxas e contribuições; devoluções de valores pagos indevidamente; priorização do alinhamento contínuo dos cadastros econômicos municipais com o banco de dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mantido pela Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB), assegurando a atualização e a fidedignidade das informações. A Coordenadoria de Gestão Administrativa terá foco na melhoria do atendimento ao público e na implantação do protocolo Online com objetivo de reduzir o número de pessoas presencialmente, melhorando a qualidade do atendimento e o tempo de espera, bem como reduzindo despesas com materiais de consumo. O novo modelo de gestão da Secretaria Municipal de Fazenda terá foco estratégico na melhoria e na plena integração com a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), facilitando a abertura, alteração e baixa de empresas no município. “Em resumo, a reestruturação representa um passo fundamental para modernizar a gestão tributária, tornando-a mais eficiente, transparente e alinhada com as demandas do crescimento do município e as necessidades de seus contribuintes”, ressalta Suelen Nunes Venâncio. SUPERINTENDÊNCIA TRIBUTÁRIA A secretária Suelen Nunes Venâncio explica que o objetivo primordial da Superintendência Tributária transcende a mera função de lançamento e cobrança de tributos ou a instituição de novas exações fiscais. “Sua atuação engloba, de forma crucial, a efetiva aplicação do direito dos contribuintes, garantindo a concessão de benefícios fiscais previstos em lei àqueles que comprovadamente fazem jus”, ressalta. Nesse sentido, a Superintendência Tributária terá a responsabilidade de analisar e deferir pedidos de isenção/exoneração legal do pagamento de um tributo, como, por exemplo, isenção de IPTU para aposentados e pensionistas de baixa renda e isenção de ISS para atividades específicas; remissões, perdão legal da dívida tributária, como, por exemplo, de débitos antigos em programas de regularização fiscal. A Superintendência Tributária também vai analisar os pedidos de anistias, que são perdão de penalidades pecuniárias como multas e juros relativas a débitos tributários, como, por exemplo, anistia de multas em adesões a parcelamentos especiais. Vai concentrar também os pedidos de deduções, que são valores que podem ser subtraídos da base de cálculo de um tributo, reduzindo o montante a ser pago, como, por exemplo, dedução de gastos com educação ou saúde no Imposto de Renda. Outra atribuição será a análise de Créditos Tributários, que são valores que o contribuinte possui a receber do fisco, podendo ser utilizados para compensar débitos futuros, como, por exemplo, créditos de ICMS para empresas. Também analisará os pedidos de Incentivos Fiscais, que são mecanismos que visam estimular determinados setores da economia ou atividades de interesse público, através da redução da carga tributária, como, por exemplo, incentivos fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento e incentivos fiscais para projetos culturais ou esportivos. Por fim, a Superintendência Tributária terá a missão de analisar os pedidos de Regimes Especiais de Tributação, que são condições diferenciadas para o cumprimento de obrigações tributárias, geralmente simplificando procedimentos ou reduzindo a carga tributária para determinados grupos de contribuintes ou setores econômicos, como, por exemplo, Simples Nacional para micro e pequenas empresas. Outra função será analisar os pedidos de prorrogação do prazo para pagamento de um tributo. A secretária Suelen Nunes Venâncio ressalta que a atuação da Superintendência Tributária é multifacetada, buscando não apenas a arrecadação eficiente, mas também a justiça fiscal, assegurando que os contribuintes que preenchem os requisitos legais tenham seus direitos respeitados e os benefícios fiscais a que fazem jus sejam devidamente aplicados. “Em última análise, o objetivo é garantir a correta aplicação da legislação tributária em favor de todos os contribuintes”, finaliza a secretária de Fazenda.
Com recorde de inscritos, MS avança no processo seletivo do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico
O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), dá continuidade ao processo seletivo dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Técnico 2025-2026. A iniciativa tem como objetivo incentivar e apoiar o desenvolvimento de atletas e técnicos em todo o estado. Reconhecido como um dos maiores programas estaduais de fomento ao esporte no país, o Bolsa Atleta e Bolsa Técnico oferece auxílio financeiro a esportistas e profissionais com desempenho destacado em competições estaduais, regionais, nacionais e internacionais. Atualmente, são disponibilizadas 15 categorias de bolsas, com duração de 12 meses. Nesta edição, o programa registrou recorde de inscrições, com 937 atletas inscritos para o Bolsa Atleta e 81 técnicos para o Bolsa Técnico, totalizando 1.018 candidatos. Os atletas que tiveram suas inscrições indeferidas no Bolsa Atleta têm até esta sexta-feira (9) para apresentar recurso (clique aqui para acessar). Para aqueles que enfrentarem dificuldades no envio das certidões criminais estaduais e federais, há um manual de orientação disponível para consulta (acesse aqui). Após a análise dos recursos, os atletas com inscrições deferidas passarão pela etapa de avaliação do rendimento esportivo, que determinará a pontuação final. Já os candidatos ao Bolsa Técnico encontram-se na fase de análise documental. De acordo com o diretor de Gestão de Políticas de Excelência e Capacitação Esportiva da Fundesporte, Leandro Fonseca, o número expressivo de inscritos demonstra o fortalecimento do programa. “Tivemos recorde de inscrições com 1.018 inscritos, entre atletas e técnicos. Todas as categorias possuíram atletas inscritos. Houve uma ampliação de categorias para este ano, com a inclusão dos surdos e do atleta-guia, o que mostra que foi uma decisão acertada, tendo em vista que todas as categorias tiveram concorrentes “Essa decisão acertada é fruto de audiência pública, de conversa com a comunidade. Então, mostra que esse caminho que a gente tem seguido tem sido eficiente, o de ouvir as pessoas para propor uma política pública de qualidade”, completa Leandro. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou a importância do Bolsa Atleta e Bolsa Técnico para o desenvolvimento esportivo de Mato Grosso do Sul. “Esses programas são fundamentais para dar suporte a nossos atletas e técnicos, que desempenham um papel essencial na representatividade do nosso estado em competições de alto nível. Ao investir no talento local, estamos incentivando a prática esportiva e criando oportunidades para o crescimento profissional de nossos atletas e técnicos”. Por sua vez, o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, ressaltou o impacto positivo do programa no esporte estadual. “É gratificante ver a adesão crescente ao Bolsa Atleta e Bolsa Técnico, que são instrumentos-chave para fortalecer o esporte em Mato Grosso do Sul. Estamos avançando cada vez mais na valorização dos nossos atletas e técnicos, oferecendo as condições necessárias para que eles possam alcançar seus objetivos e representar nosso estado com excelência em competições nacionais e internacionais”. Bel Manvailer, Comunicação Setesc








