O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa aos proprietários de veículos com placa final 3 para desconsiderar a guia física de licenciamento do exercício 2025 recebida pelos Correios, pois foram identificadas falhas de paginação na impressão. As inconsistências ocasionaram divergências entre as informações da capa da correspondência e o conteúdo interno da guia. Diante da situação, o Detran-MS solicitou aos Correios a interrupção imediata das entregas e a devolução das correspondências. Além disso, todas as agências do órgão, na Capital e no interior, já foram orientadas sobre os procedimentos a serem adotados no atendimento aos cidadãos que receberam ou eventualmente realizaram o pagamento da guia física. A recomendação é que os proprietários desconsiderem a correspondência recebida e utilizem os canais digitais oficiais do Detran-MS, como a atendente virtual Glória, disponível pelo WhatsApp (67) 3368-0500, ou o portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br). Para quem já pagou a guia física, a orientação é buscar uma agência do Detran-MS para receber as orientações de como proceder. O Detran-MS reforça seu compromisso com a transparência e a segurança dos serviços prestados à população sul-mato-grossense. Comunicação Detran
Adolescente é apreendido pelo DOF com mais de mil quilos de droga
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (8), em Ponta Porã, um adolescente de 17 anos, com mais de uma tonelada de drogas, que eram transportados em um Ford Fiesta. Os militares faziam bloqueio na MS-164, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel, que não obedeceu e tentou fugir. Após acompanhamento ao suspeito, o veículo foi interceptado. Em vistoria, foram encontrados diversos volumes de maconha, que totalizaram 1.065 quilos do entorpecente. Questionado, o menor de idade afirmou aos policiais que pegou a droga em Ponta Porã e levaria até a cidade de Campo grande, onde receberia R$ 5 mil pelo transporte. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 2,2 milhões.
Por unanimidade, Simted aprova proposta de reajuste salarial da Educação
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) aprovou no final da manhã desta sexta-feira (09), por unanimidade, a proposta de reajuste salarial para a categoria. A votação ocorreu em Assembleia Geral realizada na sede do Simted, com direito a aplausos pelos professores e administrativos da Rede Municipal de Ensino de Dourados. A recomposição será linear de 5,48% para todos os profissionais da Educação e complementação de 0,79% para o magistério para cumprir a Lei do Piso Salarial dos professores, totalizando aumento de 6,27% retroativo a janeiro de 2025. A proposta do município foi entregue na quinta-feira (8) pelo prefeito Marçal Filho ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Thiago Coelho Silva, que estava acompanhado pelos membros da Comissão de Negociação Salarial. “Fizemos o que nenhum outro governo havia feito”, enfatizou Marçal Filho. “Ao invés de esperar o sindicato nos procurar, nossa equipe se antecipou e iniciou as negociações ainda em fevereiro, até chegarmos ao percentual que atendeu a categoria”, completa o prefeito. Os valores retroativos serão pagos em três parcelas, junto com as folhas de julho, setembro e novembro deste ano. Na reunião em que apresentou a proposta à diretoria do Simted, o prefeito Marçal Filho detalhou a situação financeira da Prefeitura de Dourados e destacou a disposição da atual gestão em manter o diálogo com a categoria. “Mesmo diante de adversidades como a queda na arrecadação, a perda de receitas em razão de erros da gestão passada, estamos concentrando esforços para pagar os salários sempre dentro do mês de referência e agora chegamos a essa proposta de reajuste salarial para os trabalhadores em educação”, enfatizou Marçal Filho. Durante a reunião com a Comissão de Negociação Salarial, o presidente do Simted, Thiago Coelho Silva, destacou a iniciativa do prefeito Marçal Filho em dialogar de forma transparente com a categoria. “Essa situação é inédita para nosso sindicato, porque sempre procurávamos o diálogo com os prefeitos anteriores e nunca éramos atendidos”, observou. “Essa gestão inverteu a ordem, nos convidando para o diálogo, tratando tudo com transparência e construindo junto com a Comissão de Negociação Salarial uma proposta que ficasse boa para todas as partes”, completou Thiago Coelho Silva. A professora Deumeires Morais, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) acompanhou a reunião e também enalteceu o ineditismo da iniciativa do governo Marçal Filho. “O que a gente encontrava nas gestões anteriores era porta fechada e diálogo zero com o sindicato dos trabalhadores em educação, mas o senhor está provando que é possível fazer diferente, discutindo a construindo juntos uma proposta salarial para a categoria”, enfatizou. “A gente sente que está sendo respeitado e que o diálogo estará sempre aberto com os trabalhadores”, finalizou Deumeires Morais. A proposta apresentada ao presidente do Simted também abordou um dos principais anseios dos professores, que é o cumprimento do piso para 20 horas. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, explicaram aos representantes da categoria que a Prefeitura de Dourados vai iniciar ainda em maio as reuniões do grupo de estudo para elaboração do Projeto de Lei que criará o piso de 20 horas, com meta de apresentar a proposta à Câmara Municipal no mês de maio de 2026. “Temos que saber como a arrecadação estará se comportando para abrirmos margens na receita corrente líquida e poder assumir esses gastos”, explicou Marçal Filho. O prefeito mostrou aos representantes do Simted que na situação atual a criação do piso de 20 horas é inviável diante do comprometimento do limite prudencial. “Recebemos a prefeitura com a folha de pagamento consumindo 53,7% da receita corrente líquida e caso chegasse aos 54% nosso governo violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com o município correndo, inclusive, o risco de intervenção estadual”, ressaltou Marçal Filho. A prefeitura está modernizando a gestão tributária para ampliar a arrecadação sem aumentar impostos. Dessa forma poderá fazer frente não apenas às questões salariais, mas, também de investimentos em obras e serviços que melhorem a vida da população. Ao final da reunião, o prefeito Marçal Filho reafirmou o compromisso com a valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Dourados, sobretudo com as formações continuadas para todos os segmentos e o pagamento dos salários dos funcionários dentro do próprio mês trabalhado.
Com ambiente positivo, MS vai receber novos voos nacionais para Bonito e Dourados no 2° semestre
Com ambiente positivo de negócios e investimento do Estado em infraestrutura e logística, a empresa área Latam anunciou que começara a operar voos em Bonito e Dourados no segundo semestre deste ano. Esta nova oferta vai contribuir para impulsionar o ecoturismo e novas relações comerciais em Mato Grosso do Sul. Para cidade de Bonito os novos voos têm previsão de começar a partir de 3 de setembro, com 2 frequências semanais na rota Bonito-São Paulo/Guarulhos, a ser operada em aeronaves da família Airbus A320 (que contempla os modelos A319 e A320), com capacidade para até 174 passageiros. Será um grande reforço para vinda de turistas de todos os lugares do Brasil e até internacionais. Já para Dourados (MS) deve iniciar em 8 de setembro com 3 frequências semanais na rota Dourados-São Paulo/Guarulhos, a ser operada em aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros. A segunda maior cidade do Estado tem grande representatividade e importância para região sul, sendo um grande polo econômico e regional, com franco crescimento industrial. “Excelente notícia. Novos voos de Mato Grosso do Sul para o principal aeroporto do Brasil, que é Guarulhos, com destinos para o Brasil e o mundo inteiro. A partir de setembro dois novos voos para Bonito (direto de Guarulhos). Já em Dourados fico muito feliz que depois de um longo tempo de recuperação do aeroporto, três novos voos Dourados-Guarulhos a partir de 8 de setembro operados pela Latam”, afirmou o governador Eduardo Riedel. O head de assuntos públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, destacou a participação e atuação da empresa no Estado, que está em ascensão. “Aumentar a conectividade do Mato Grosso do Sul é importante para a economia e o turismo local, e a Latam tem enorme satisfação em poder contribuir com novas rotas aéreas para o Estado. Atualmente, a Latam já oferece voos diretos de Campo Grande para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e para Brasília, porém as novas rotas chegam para otimizar o acesso a essas importantes cidades do interior”. Por meio do aeroporto de Guarulhos, principal hub da Latam, as cidades de Bonito e Dourados estarão conectadas a mais de 50 aeroportos em todo o Brasil e a 90 no exterior. Esta boa notícia para Mato Grosso do Sul vai somar ao cenário de grandes investimentos estaduais para qualificar o setor aeroviário do Estado, com reformas e construções de novos aeroportos. Isto aumenta a conectividade a estes dois importantes destinos turísticos e econômicos do MS. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Diretoria do Previd de Dourados toma posse para o próximo triênio
A nova diretoria executiva do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados (Previd) tomou posse na manhã desta sexta-feira (9) para o mandato 2025-2028. A solenidade foi realizada na sede do instituto com a presença do prefeito Marçal Filho, servidores municipais e representantes da administração pública. Reconduzido ao cargo de diretor-presidente, o servidor Theodoro Huber inicia sua terceira gestão à frente do instituto, ao lado de Gleicir Carvalho (diretora de Benefícios), Márcio Rodrigues (diretor Financeiro) e Kalyanna Gianello Santini (diretora Administrativa). Em seu discurso, o prefeito Marçal Filho destacou que a recondução da atual presidência reflete o reconhecimento do trabalho sério e comprometido com a gestão dos recursos previdenciários dos servidores municipais. “Cuidar da previdência dos aposentados é um trabalho visionário e de grande responsabilidade, que vem sendo muito bem conduzido por toda a equipe do Previd”, afirmou. Theodoro Huber agradeceu aos votos recebidos e ressaltou a importância da campanha, durante a qual percorreu diversos setores da Prefeitura e da Câmara Municipal para apresentar as propostas da gestão. “Foi uma experiência muito gratificante. Agora, vamos intensificar o trabalho e adotar o modelo digital como novo padrão da instituição”, declarou. O diretor-presidente também comemorou o alcance da meta histórica de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que consolida o Previd como o maior instituto de previdência de Mato Grosso do Sul. A estrutura administrativa do Previd é formada por um Conselho Curador, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva composta por quatro membros, com mandato de três anos. A nova diretoria foi eleita no dia 24 de abril pelos servidores municipais ativos e aposentados.
Prefeitura dá posse a mais 30 profissionais que vão atuar na rede pública de saúde
Na manhã desta sexta-feira (09), a Prefeitura de Dourados deu posse a mais de 30 profissionais que vão atuar na rede pública. As secretarias de Saúde e de Administração conduziram as ações e a Atenção Básica e a Rede Especializada passarão a contar com os concursados já nos próximos dias.Médicos, farmacêuticos, cirurgiões dentistas, auxiliares de odontologia, técnicos de enfermagem e assistentes sociais apresentaram os documentos devidos para as equipes da prefeitura que fizeram os encaminhamentos necessários e definirão as unidades que cada um vai atuar, conforme demanda existente no município. O prefeito Marçal Filho acompanhou a posse e destacou aos profissionais a importância de um atendimento acolhedor ao público. A busca por melhorias na infraestrutura das unidades em um todo, também foi destacada por ele. “Sei que estamos aqui para fazer o nosso melhor, eu como gestor da cidade, vocês como os grandes profissionais que são. Evidentemente que a saúde é a reivindicação número um em Dourados, assim como acontece em todo o Brasil. Então, peço o empenho de todos, trabalhar com amor é fundamental”, pediu o prefeito, ao destacar ainda que “a dificuldade em estrutura existe, mas como gestor tem lutado para melhorias nas unidades de saúde em Dourados”. Para a secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, a chegada dos novos profissionais agrega à rede pública de saúde. Ela recordou que em 2025, mais de 100 concursados já foram empossados para área e a Saúde tem trabalhado com capacitações para que esses se sintam mais familiarizados neste início de jornada. “Essa é a terceira posse em 2025; já são mais de 100 profissionais e a rede pública ganha muito com isso. Os recém-chegados estão passando por atualizações sobre o sistema de saúde e sobre o trabalho de forma humanizada, que vem sendo uma prioridade”, apontou. A médica Giovana Marques Sottolano foi uma das empossadas nesta manhã. Egressa da Universidade Federal de Dourados, ela falou sobre a satisfação de atuar na área e da importância do direcionamento que a prefeitura têm dado de um serviço acolhedor na rede pública. “Estou muito feliz, nasci e me formei aqui e espero poder retribuir a minha comunidade. É maravilhoso a prefeitura acreditar em um trabalho humanizado, acho que todos os serviços de saúde deveriam caminhar para esse viés, um atendimento centrado no paciente”, destacou. Conforme a Secretaria de Saúde, nas próximas semanas outra posse referente a concursos realizados anteriormente vai ocorrer.
Câmara de Dourados lidera encontro regional com Riedel e faz homenagens hoje na Expoagro
A Câmara Municipal de Dourados, por iniciativa da presidente e vereadora Liandra Brambilla (PSDB), promove nesta sexta-feira, às 19h, no Sindicato Rural, uma reunião especial com vereadores de toda a região durante a 59ª Expoagro. Na ocasião, será entregue o Diploma de Honra ao mérito, ao governador Eduardo Riedel, ao ex-governador Reinaldo Azambuja e ao secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao agronegócio. Além da homenagem, o encontro será uma oportunidade para que os municípios apresentem diretamente ao governador suas demandas ligadas ao agro. “Riedel tem se mostrado muito sensível às necessidades do setor, com ações concretas como a atuação firme do Estado na Rota Bioceânica, que vai posicionar Mato Grosso do Sul como um polo estratégico de escoamento da produção, facilitando o acesso a mercados internacionais, especialmente na Ásia, e aumentando a competitividade do setor. Além disso é a mão amiga dos municípios no apoio a construção de pontes e a recuperação de estradas. É simbólico e necessário que a nossa região se una em torno dessas pautas. As Câmaras Municipais devem atuar de forma ativa, cobrando, propondo e defendendo o agro. Nosso papel é criar pontes, levar as demandas, lutar por leis e recursos que façam diferença na vida de quem produz”, afirmou Liandra. Participam da reunião vereadores dos municípios de Dourados, Itaporã, Maracaju, Caarapó, Jutí, Naviraí, Itaquirai, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Jateí, Douradina, Laguna Carapã, Ponta Porã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Deodápolis. O evento reforça a importância da união regional em defesa do desenvolvimento do agronegócio e da valorização dos produtores rurais.
Prefeito toma vacina contra a gripe e convoca população para o Dia D neste sábado
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi vacinado contra a Influenza na manhã desta sexta-feira (10) na Unidade de Saúde do bairro Santo André. Aos 60 anos, o prefeito integra o grupo prioritário da campanha, que tem como foco reduzir a pressão sobre os leitos de UTI do município, atualmente lotados por pacientes com síndromes respiratórias, tanto adultos no Hospital da Vida quanto crianças no Hospital Universitário da UFGD. Durante a ação, Marçal aproveitou para reforçar o convite à população para o Dia D de Vacinação contra a Gripe, que acontece neste sábado (10), das 7h às 17h, em todas as unidades de saúde e no PAM (Pronto de Atendimento Médico). “É muito importante que todos que fazem parte do público-alvo compareçam. Pais, tragam seus filhos de seis meses a menores de seis anos incompletos para vacinar. Quanto maior a cobertura vacinal, maior é a proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, destacou o prefeito. O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, alerta para a baixa procura registrada até o momento. Das 43 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, apenas 25 mil foram aplicadas. “É essencial que idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e estão ocupando a maioria dos leitos, sejam imunizados o quanto antes. Isso ajuda a evitar o agravamento dos casos e a reduzir a sobrecarga nos hospitais”, ressaltou. Além dos idosos e crianças pequenas, a campanha também é voltada para gestantes, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, membros das forças de segurança e pessoas com comorbidades. A vacinação continuará disponível durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas unidades de saúde. Aos fins de semana, o atendimento segue no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h.
Leilões devem movimentar R$ 25 milhões na EXPOAGRO 2025
Considerada a maior feira de negócios agropecuários do Centro Oeste, a EXPOAGRO 2025 que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho de 9 a 18 de maio em Dourados, terá uma agenda de leilões que devem movimentar em torno de R$ 25 milhões. Após ficar afastado da programação por alguns anos, os leiloes que sempre foram uma tradição e um dos pontos fortes da feira retoma com força total e o grande número de animais ofertados e a qualidade dos rebanhos apontam para um volume recorde de comercialização garantem a expectativa de bons negócios. Conforme o diretor da LEILOBOI, Carlos Wagner Guaritá Marquez Filho, a volta dos leilões em Dourados era bastante aguardada e representa o retorno da tradição dos grandes eventos na EXPOAGRO. Guaritá disse que serão ofertados 230 touros, 1400 animais para corte e 2 mil animais que serão apresentados virtualmente. “Os leiloes voltam a ter protagonismo na nossa exposição e isso é muito importante para nossa atividade”, afirmou ele. Não só os leilões, mas toda a cadeia produtiva da pecuária volta com força total na EXPOAGRO 2025 e os pavilhões destinados aos criadores de gado de raça estarão lotados com animais para comercialização e julgamento. “Vamos ter o que há de melhor de nossos criadores no parque e a volta destes animais mostra a preocupação e o compromisso com nossos associados e com o público que prestigia a feira”, disse o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira. Programação de leilões no Tatersal do Parque de Exposições Dia 10, sábado, 12 horas 31º Leilão 4R. 4R e Sindicato Rural de Dourados Dia 11, domingo, 17 horas Leilão de Corte Circuito LEILOBOI 40 anos. LEILOBOI e Sindicato Rural de Dourados Dia 12, segunda-feira, 19 horas Leilão de Corte dos Amigos. LEILOBOI e Sindicato Rural de Dourados Dia 14, quarta-feira, 19 horas. Leilão de Corte Mulheres do Conesul. LEILOBOI e Sindicato Rural Dia 15, quinta-feira, 20 horas Leilão da Ribalta. Ribalta e Sindicato Rural de Dourados A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).








