Com atuação voltada para o desenvolvimento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado tem na agropecuária uma das grandes forças econômicas que contribui para a geração de emprego e renda da população. O governador Eduardo Riedel cumpriu agenda de trabalho em Dourados – sexta-feira (9) e sábado (10) -, o maior município do interior do Estado, onde participou da abertura oficial da 59° Expoagro, e também vistoriou a obra de recapeamento da Rua Maria de Carvalho, no Bairro Jardim Água Boa. “É uma frente de obras de requalificação. É uma alegria muito grande ver a melhoria da qualidade de vida para a população”, disse o governador. A vistoria da obra, que recebe R$ 21 milhões em investimentos, foi acompanhada pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e o secretário Guilherme Alcântara (Seilog). “Esse é o bairro mais populoso de Dourados. E a via passa por uma reconstrução, na verdade, de todo o pavimento. A gente fica muito feliz de ver o Governo do Estado com capacidade econômica e financeira de realizar investimentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Barbosinha. Durante a manhã de trabalho em Dourados, no Parque de Exposições, o governador se reuniu com representantes do Sindicato Rural de Caarapó para tratar da Expoac (Exposição Agropecuária de Caarapó) que será realizada em agosto e com a diretoria da Avimasul para debater a integração da avicultura no Estado. “A Expoagro começa extremamente forte, em torno dessa cadeia econômica tão importante que é o agronegócio do Mato Grosso do Sul. A programação está maravilhosa do ponto de vista de entretenimento, com shows, rodeio. A chuva deu uma sacudida ontem, os ventos, mas hoje está tudo organizado. E os produtores também, com oportunidade comercial, discussões técnicas, conhecimento de todas as cadeias produtivas”, afirma Riedel, que ainda completa. “Conseguimos criar um ambiente de negócio com muita credibilidade, muita seriedade conversando com o empresariado e lideranças para que a gente pudesse ter aqui no Estado esses investimentos diversificados, com a capacidade de gerar, o que para nós é o mais importante, oportunidades e bem-estar para as pessoas, acompanhado de boas políticas públicas para educação, qualificação, formação. É o melhor programa social que existe, o salário no fim do mês de alguém que tem dignidade trabalhando. E é isso que nós estamos proporcionando à nossa gente”. Também foi realizada uma reunião com representantes do Ministério Público do Estado, com o Consórcio Conisul (Consórcio Intermunicipal da Região Sul de Mato Grosso do Sul) que reúne os municípios de Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Japorã, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Caarapó, Coronel Sapucaia e Tacuru. “O nosso mercado é muito exigente, praticamente todo externo. O Governo é sempre muito disposto na parceria com a avicultura”, disse a presidente da Avimasul, Franciele Corneli. A 59ª Expoagro de Dourados, a maior vitrine do agronegócio sul-mato-grossense, tem como tema “Cidade e Campo Conectados”, e volta às raízes com foco na pecuária – bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura e outras – sem perder de vista o horizonte de inovação. “Resgatamos a identidade da nossa exposição e expandimos o ciclo de conhecimento, com palestras voltadas ao agronegócio. E também vamos debater a Rota Bioceânica, que vai ajudar a impulsionar os negócios” disse Gino José Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Dourados. Mérito Agropecuário Com o reconhecimento do trabalho realizado pelo Governo do Estado, nas ações que beneficiam os investimentos no agronegócio com consequências diretas na geração de frentes de trabalho, Riedel recebeu sexta-feira (9) o diploma de “Honra ao Mérito Agropecuário”, concedido pela Câmara Municipal de Dourados. “Me sinto honrado com a homenagem que recebo, de reconhecimento da história que tenho em relação ao setor importante da economia, que é o agronegócio”, disse Riedel. A homenagem reconhece e valoriza o trabalho realizado para impulsionar o setor agropecuário em Dourados, destacando o papel que o agronegócio exerce na economia local. “Este é um governo municipalista, com capacidade de articulação e gestão, por isso estão de parabéns”, afirmou a vereadora Liandra Brambilla, presidente da Câmara Municipal. A agendas em Dourados foram acompanhadas pelos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Guilherme Alcântara (Seilog) e Marcelo Miranda (Setesc), além do prefeito de Dourados, Marçal Filho e outras autoridades municipais e estaduais. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Vice-governador acompanha abertura oficial da 59ª Expoagro
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participa nesse fim de semana de uma série de agendas oficiais que integram a programação da 59ª Expoagro. A feira começou na sexta-feira (09) e segue até 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. Somente nos dois primeiros dias da feira, a comitiva governamental participou de homenagens, reuniões, abertura oficial e visitação aos estandes da maior feira agropecuária do interior do Estado. A programação da Expoagro inclui palestras, eventos de negócios, leilões e a retomada do rodeio em touros e cavalos. A abertura oficial da feira, que ocorreu na manhã deste sábado, foi prestigiada por diversas autoridades do Estado. Além do governador Riedel e do vice-governador Barbosinha, secretários estaduais, prefeitos de toda a região, vereadores, deputados estaduais e federais e líderes de entidades do agronegócio comparecem e engrossaram o discurso em defesa do setor que mais cresce no Estado. “A Expoagro é uma vitrine do agronegócio, que é a grande locomotiva do Mato Grosso do Sul. A feira promove uma grande movimentação financeira e econômica para Dourados, não somente pelos negócios que são gerados durante o evento, mas também pelo movimento no comércio local”, afirmou Barbosinha, que destacou também a importância da retomada da pecuária e a criação de gado na programação. Em seu discurso, o governador Eduardo Riedel destacou o amor que sente pela atividade e a importância o campo para a economia de Mato Grosso do Sul. “Tenho muito orgulho de falar que é o meu setor, é o que eu vivo, o que aprendi a gostar, a minha escolha de vida, e muito feliz pela contribuição dessa atividade para o Estado e o Brasil”, disse o governador. “É um setor que iremos defender sempre, em todas as instâncias: com diálogo, inteligência, argumento e capacidade de sobrepor àqueles que entendem de maneira errada que o setor é atrasado. Se o Brasil tem um orgulho, esse orgulho se chama agronegócio, e hoje Dourados é a capital desse orgulho”, completou. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, agradeceu ao governo do Estado pela parceria incondicional na organização do evento, e pela defesa firme e enérgica do agronegócio em Mato Grosso do Sul. “No momento certo, o agro saberá retribuir tudo o que tem sido feito em favor de quem planta e cria em nosso Estado. Obrigado pela parceria e cuidado especial com a Expoagro”, discursou. Agenda cheia A participação nos eventos da Expoagro começou ainda na noite de sexta-feira (09), quando Barbosinha acompanhou a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Dourados ao governador Reinaldo Azambuja, ao secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, e ao ex-governador Reinaldo Azambuja. No sábado, antes da abertura oficial da feira, o vice-governador cumpriu agenda com Riedel e a comitiva do Estado, acompanhando as obras de recuperação asfáltica nas ruas do jardim Água Boa, o bairro mais populoso de Dourados. Já na Expoagro, a agenda incluiu reunião com a diretoria da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul). O encontro teve como objetivo debater ações para impulsionar o setor avícola do Estado. “A integração entre Estado e cadeia produtiva é fundamental para gerar emprego, renda e fortalecer a economia local”, afirmou Barbosinha.
EXPOAGRO 2025 será oficialmente aberta neste sábado com presença do Governador
A tradicional Exposição Agropecuária de Dourados, a EXPOAGRO 2025, será oficialmente aberta na manhã deste sábado, dia 10 de maio, com a presença confirmada do governador Eduardo Riedel. A cerimônia de abertura acontece às 10 horas no auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, e marca o início de uma das mais importantes feiras agropecuárias do Mato Grosso do Sul. Organizada pelo Sindicato Rural de Dourados, a EXPOAGRO deve reunir dezenas de produtores rurais, empresários, autoridades políticas e representantes de diversos setores ligados ao agronegócio. O evento segue até o dia 18 de maio, com uma programação extensa que inclui exposições de animais, leilões, palestras técnicas, feira de negócios, shows musicais e muito mais. A importância da EXPOAGRO para a economia regional é significativa. Além de movimentar o setor agropecuário com a geração de negócios e parcerias comerciais, a feira também impulsiona o comércio local, a hotelaria e o turismo, gerando empregos diretos e indiretos durante sua realização. A exposição é um reflexo da força do agronegócio na região sul-mato-grossense, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a modernização do campo. Com expectativa de atrair milhares de visitantes ao longo dos nove dias de evento, a EXPOAGRO 2025 reafirma seu papel como vitrine do potencial produtivo da região e espaço de troca de conhecimento entre os diversos agentes do setor.
No coração do Hospital Regional, o amor de mãe é ponte para a superação e estímulo para conquistas
Em cada corredor do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), pulsa mais do que atendimento e tecnologia: pulsa amor — especialmente o amor de mãe. Nesta semana em que é comemorado o Dia das Mães, o HRMS homenageia mulheres cuja dedicação e estímulo ultrapassam os limites da maternidade tradicional e se tornam parte essencial na vida de seus filhos. Uma dessas histórias é a da servidora Iracema Martins Correa Pistorio, 60 anos, e do servidor Domingos Sávio Correa Pistorio, 43 anos. Iracema se tornou mãe aos 17 anos e, hoje, trabalha com o filho no hospital, preparando o caminho para mais um membro da família no HRMS: o neto, que está concluindo a faculdade de Enfermagem. Iracema entrou no HRMS há 21 anos, após passar em um concurso público. Quando se inscreveu no processo seletivo, o objetivo era um só: incentivar o filho mais velho a estudar e fazer a prova. “Não tinha a intenção de trabalhar no hospital. Naquela época, trabalhava em uma creche e gostava muito. Fiz o concurso para incentivá-lo”, relembra a mãe. O estímulo deu certo! Mãe e filho foram aprovados no concurso. Domingos Sávio conta que tinha a intenção de ir embora para Porto Velho (RO), mas decidiu seguir o conselho da mãe, também para ficar mais perto da família. A primeira passagem de Domingos pelo HRMS durou quase oito anos, até que ele decidiu pedir demissão para ajudar o irmão a cuidar de um negócio da família, após o pai infartar. Mas, ouvindo o conselho da mãe e da esposa — que também trabalha no hospital —, Domingos Sávio voltou ao HRMS durante a pandemia como contratado, até que, em 2024, com a abertura de um novo concurso público, decidiu participar novamente do processo seletivo e, mais uma vez, foi aprovado. Hoje, ele trabalha no setor de Compras do hospital, enquanto a mãe atua no SAME (Serviço de Arquivamento Médico), atendendo pacientes que procuram por exames ou prontuários, por exemplo. “É bom saber que uma parte da família está perto. Para eles, é bom também saber que estamos aqui”, resume Domingos sobre a experiência de trabalhar próximo da mãe e da esposa. Para Iracema, a chegada do Dia das Mães é motivo de comemoração. “É muito bom poder comemorar mais um Dia das Mães. Adoro comemoração, mas o Dia das Mães é mais especial ainda”, garante. Uma jornada de dedicação Dos cinco dias úteis da semana, em quatro deles, Guaracyara Nascimento dos Santos, 32 anos, e a pequena Eloah Vitória, de um ano, saem de Aquidauana, a 144 km de Campo Grande, rumo ao HRMS. Às segundas, terças, quintas e sextas, são quase 300 quilômetros diários em busca de um tratamento iniciado logo após Eloah ter alta. Por semana, são mais de mil quilômetros percorridos em busca de um sonho: que a pequena Eloah ande e continue se desenvolvendo bem. Eloah nasceu prematura e, após o nascimento, ficou 30 dias internada no hospital. A alta foi o começo da segunda jornada da pequena e também da mãe, que havia sido diagnosticada com trombofilia e, por isso, já fazia o pré-natal no HRMS, que é referência no atendimento de gestantes de alto risco. Guaracyara, mais conhecida como Guará, também é mãe de Luis Otávio, 9 anos, e Liz Helena, 5 anos. “Quando saímos daqui, fomos embora com todos os encaminhamentos para voltar e fazer o acompanhamento necessário: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, gastroenterologista pediátrico e pediatra. Tem dia que saímos de casa de madrugada, tem dia que ficamos o dia inteiro aqui… Só o amor de mãe é capaz de fazer uma pessoa viver pela outra. Eu ando, tenho autonomia, mas, se eu não lutar por ela, pode não andar”, conta a mãe sobre a jornada de dedicação em prol da filha. Graças ao acompanhamento da equipe multidisciplinar e ao compromisso da mãe e de toda a família com o tratamento da pequena Eloah, aos nove meses chegou-se a um diagnóstico: ela tem paralisia cerebral. “Isso só mostra a importância dessa porta aberta que nós tivemos aqui. Se minha filha não tivesse todo o acompanhamento necessário, ela não ficaria em pé hoje. Talvez, agora é que estaríamos iniciando um tratamento. Ver a minha filha ficando em pé hoje é a recompensa de todo o meu trabalho, e tenho um sentimento de gratidão por isso”, destaca Guará. Quando chega em casa, depois de um dia cheio de consultas e viagens, Guará vai se dedicar aos dois filhos e ao esposo. “Graças a Deus, tenho uma rede de apoio e um marido que me apoia em tudo, mas também quero me dedicar a eles e deixar tudo pronto para o dia seguinte. Hoje em dia, somos só felicidade e vamos ver a Eloah andar”, garante. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Governo de MS avança com obras em Dourados e prepara novo terminal aeroportuário
O Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a infraestrutura urbana e logística do Estado ao avançar em duas frentes importantes no município de Dourados. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) homologou a obra de pavimentação e drenagem no bairro Jardim Guaicurus e divulgou as empresas habilitadas para a licitação que definirá a responsável pela construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto ‘Francisco de Matos Pereira’. As duas iniciativas integram o conjunto de investimentos previstos pela gestão estadual para modernizar a malha urbana e expandir a conectividade regional com outras regiões do País. O projeto de urbanização no Jardim Guaicurus irá comtemplar as ruas: Maria Alves da Silva, Tito Mello, Olavo Ribeiro do Santos, João Pereira Hora, Luiz Mário Albertini, Dullio Aloi, Cláudio Freitas, José Bonifácio, Manoel de Almeida, Walmir Soares e Claudomiro Martins. A ação reforça o compromisso do Governo de MS em áreas de crescimento. O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, pontuou o impacto dessas ações. “Estamos celebrando o desenvolvimento em Dourados, mas o mais importante é que essas obras conectam a cidade ao futuro. Elas geram ganhos reais na qualidade de vida da nossa população e aquecem a economia local”, disse. Aeroporto O novo terminal do aeroporto de Dourados será construído com R$ 38 milhões, oriundo de recursos do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), além da contrapartida de R$ 900 mil do governo estadual que ficará responsável pela obra e também desenvolveu o projeto do novo receptivo. A autorização para início do processo licitatório foi dada em março, durante visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao município. Na ocasião, o ministro participou da entrega simbólica da nova pista do aeroporto, já em operação para voos privados, inclusive de grande porte. Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog
Jogos Escolares da Juventude de MS 2025 começam na próxima semana em Três Lagoas
Três Lagoas sediará a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025, na faixa etária de 15 a 17 anos. As competições terão início no dia 16 de maio e seguirão até 1º de junho. Os Jogos integram o calendário esportivo da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e têm como objetivo fomentar o esporte escolar, revelar talentos e promover a integração entre os municípios. A edição contará com mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 63 municípios sul-mato-grossenses. As disputas serão organizadas em blocos de modalidades, conforme o calendário oficial da competição. Entre os dias 16 e 19 de maio, serão realizadas as competições de xadrez, judô, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica e ciclismo. Na sequência, de 19 a 26 de maio, será a vez das equipes de voleibol e futsal, nas primeiras e segundas divisões. Por fim, entre 26 de maio e 1º de junho, ocorrem as disputas de basquetebol, handebol (também em ambas as divisões) e vôlei de praia. As modalidades de ciclismo e ginástica rítmica contarão com atletas de duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de maio, às 16 horas, no Balneário Municipal de Três Lagoas. A escolha da data busca beneficiar os atletas das modalidades coletivas, promovendo um revezamento, já que, em 2024, a abertura foi realizada durante o primeiro bloco de competições. “Estamos muito animados para esta nova etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, que marca a abertura do nosso calendário de competições. A expectativa é de que seja uma experiência muito proveitosa para os nossos atletas, tanto nas modalidades individuais quanto nas coletivas. Vale destacar que, nas modalidades coletivas, o processo ocorre por meio de seleção: os melhores atletas serão convocados para participar de uma semana intensiva de treinamento”, destacou a diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva, Karina Quaini. A gestora também comentou sobre a escolha de Três Lagoas como cidade-sede “No início do ano, abrimos um edital para que os municípios interessados pudessem se candidatar ao sediamento dos eventos. Após a manifestação de interesse, realizamos uma vistoria técnica para avaliar se o município tem condições de receber o evento. No caso deste evento, que é de grande porte, Três Lagoas foi contemplada por apresentar uma boa estrutura, tanto em relação aos locais de competição quanto à rede hoteleira, que precisa comportar entre 900 e 1.300 leitos”. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou o papel estratégico dos Jogos Escolares dentro das políticas públicas de juventude e esporte do Governo do Estado. “Os Jogos Escolares da Juventude representam uma política pública sólida de inclusão, de formação e de oportunidade. É por meio do esporte que muitos jovens encontram propósito, disciplina e até mesmo a chance de mudar de vida. O Estado tem investido com responsabilidade para garantir estrutura, qualidade e impacto social em cada etapa do evento”. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a estrutura oferecida em Três Lagoas será um diferencial para o sucesso da etapa. Ele enfatizou que “é uma alegria ver tantos municípios mobilizados em torno do esporte escolar. Três Lagoas está preparada para receber bem nossos jovens atletas, com logística eficiente e espaços esportivos de qualidade”. Campanha do agasalho “Seu Abraço Aquece” Durante o evento, também haverá ponto de arrecadação de agasalhos novos ou usados em bom estado, disponível para o público e delegações participantes. A iniciativa integra a campanha solidária “Seu Abraço Aquece”, do Governo de Mato Grosso do Sul, que convida os municípios a contribuírem com doações. As peças arrecadadas serão contabilizadas e convertidas em pontos, e, ao final da competição, o município que mais colaborar receberá um kit esportivo como forma de incentivo à prática esportiva local. Serviço Jogos Escolares da Juventude de MS – Etapa de 15 a 17 anos Data: 16 de maio a 1º de junho Abertura oficial: 26 de maio (segunda-feira), às 16 horas Local: Balneário Municipal de Três Lagoas – Av. Jamil Jorge Salomão, s/n – Três Lagoas (MS) Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Definidas as regras para a presença de menores de idade na EXPOAGRO 2025
Foram definidas pelo Juizado de Menores de Dourados as regras para a presença de menores de idade no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho durante a realização da 59ª EXPOAGRO, que começa nesta sexta-feira (9) e vai até o 18 de maio. De acordo com a normativa que será adotada pelos organizadores do evento, os menores com idade entre 0 e 11 anos deverão estar acompanhados de seus pais ou responsável legal (nesse último caso, portando documento que comprove a guarda judicial, a tutela ou a curatela). Já os menores com idade entre 12 e 15 anos deverão estar acompanhados de seus pais, responsável legal ou de um acompanhante (terceiro com mais de 18 anos com autorização por escrito emitida pelos pais ou responsável legal, de preferência com a firma reconhecida em cartório – modelo de autorização no site https://www.guicheweb.com.br/59-expoagro-dourados-2025_39744 Em todos os casos, os menores, os seus pais, os responsáveis legais e os acompanhantes deverão apresentar documento oficial original (RG, Carteira de Trabalho, etc.) que contenha foto, nome completo, data de nascimento e filiação, não podendo ser utilizada cópia ou foto dos documentos. Para os menores com idade de 0 a 11 anos que não tiverem documento oficial, poderá ser apresentada a Certidão de Nascimento original, não servindo cópia ou foto dela. É expressamente proibido o porte e consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Os menores de 18 anos somente poderão entrar no Camarote After se acompanhados dos pais ou representar legal, e é proibida a entra de menores de 18 no espaço Backstage. Durante todos os dias da EXPOAGRO 2025, o Juizados de Menores e o Conselho Tutelar manterão expediente e terão uma sala para atendimento do público. A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC). Na noite desta sexta-feira (9) acontecem as primeiras provas do rodeio em cavalos e touros com a entrada gratuita.
EDITAL DE ASSEMBLEIA DA APROCONMS
APROCONMS – ASSOCIAÇÃO DOS PROCON’S DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL EDITAL DE ASSEMBLEIA O Presidente da APROCONMS, no uso das atribuições que o Estatuto lhe confere, convoca os membros fundadores e efetivos (art. 12º e 13º) para a Assembléia Geral Extraordinária (art. 38º) a realizar-se das 11:00 em primeira convocação e ás 11:30 em segunda convocação, com término ás 14:00 horas do dia 16 de maio de 2025, na Rua Joaquim Teixeira Alves, 772, na cidade de Dourados-MS, para deliberar sobre: 1) Reforma do Estatuto Social; 2) Assuntos Gerais; Dourados-MS, 08 de maio de 2025. Rozemar Mattos Souza Presidente APROCONMS
Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio
O papa recém-eleito Leão XIV será formalmente empossado em cerimônia marcada para as 10h (horário local, 5h em Brasília) do próximo dia 18, na Praça de São Pedro. A data, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Vaticano, marca o início do pontificado do líder da Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo. Ainda de acordo com a Santa Sé, neste sábado (10), o papa se reúne com os cardeais. No domingo (11), marcando sua primeira aparição pública após a eleição, estão previstas uma oração e uma saudação a partir da sacada da Basílica de São Pedro. Conclave O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21. O lema episcopal de Leão XIV é In Illo uno unum (Em um só somos um), palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão sobre o Salmo 127, para explicar que, “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”. De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, a mensagem expressa pelo novo papa, aponta para um pontificado voltado para o bem comum dos povos. Sua mensagem está conforme a doutrina social da igreja elaborada pelo papa Leão XIII, que serviu de inspiração para o nome do novo papa. Agência Brasil








