Com o voto da ministra Cármen Lúcia, neste sábado (10), a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade manter a ação penal contra o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) no que se refere a três acusações: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. Foi suspensa até o fim do mandato do deputado a parte da ação relativa aos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Essas duas acusações se referem aos eventos do 8 de janeiro, quando o deputado já tinha sido diplomado. A sustação da ação penal havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (7), ao julgar pedido do PL. A decisão do STF também estabelece que a imunidade parlamentar aplica-se somente a Ramagem, sem beneficiar outros investigados no processo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. No voto seguido pela unanimidade, o relator Alexandre de Moraes argumentou que “não há dúvidas” de que a Constituição permite a suspensão apenas para crimes cometidos após a diplomação do parlamentar. O relator do pedido de suspensão do processo na Câmara dos Deputados, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que cabe sustar a ação porque os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, dos quais Ramagem é acusado, teriam sido praticados depois da diplomação de Ramagem. RepercussãoO líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o Supremo simplesmente seguiu o texto constitucional. “É isso que está escrito na Constituição. Se tivesse algum ministro do Supremo querendo achar outro caminho, ele não poderia, porque a Constituição é literal. Eu só lamento que a Câmara tenha errado a este ponto”, disse. Já o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), criticou o fato de um ministro do STF, em referência a Alexandre de Moraes, estar se sobrepondo à vontade de toda a Câmara. Ele pediu, em rede social, uma resposta do presidente da Câmara, Hugo Motta. “Vai defender a soberania do Parlamento ou assistir calado?”, questionou. O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), classificou a decisão como mais um capítulo da “escalada autoritária” sobre o Estado de Direito no Brasil. “Quando um único ministro escolhe desconsiderar, de forma explícita, a vontade expressa da maioria do Parlamento, ele ataca a representação popular, o princípio democrático e a independência entre os Poderes”, afirmou. Segundo Zucco, a decisão do Parlamento não foi um gesto político, mas ato constitucional. “A quem interessa um Supremo que, ao invés de ser o guardião da Constituição, passa a reescrevê-la segundo conveniências políticas?”, questionou Zucco. O líder do Novo, deputado Marcel van Hattem (RS), fez coro às críticas. “Alexandre de Moraes e o STF mais uma vez afrontam o Poder Legislativo quando ignoram a decisão soberana da Câmara”, afirmou. Ele também cobrou uma resposta “contundente” de Motta. “A democracia e a vontade popular não podem continuar sendo pisoteadas”, declarou. Agência Câmara de Notícias
Rapaz é executado com 12 tiros em frente de casa no Tiradentes em Campo Grande
Antônio Ricardo Silva de Jesus Honório, de 20 anos, foi executado com aproximadamente 12 tiros em frente de casa, na madrugada desta segunda-feira (12), no bairro Tiradentes, em Campo Grande. O crime ocorreu pouco depois da meia-noite na Rua da Flauta, quando o autor fez os disparos. Vizinhos chegaram a socorrer a vítima, que de acordo com testemunhas foi atingida por 12 tiros. O rapaz foi encaminhado para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tiradentes, mas chegou sem vida ao local. A polícia foi até o local e encontrou três projéteis deflagrados, não localizando o restante ao qual as testemunhas afirmaram ter atingido Antônio. Não há informações sobre os possíveis autores e nem motivação para o crime. Midiamax
Homem que mantinha a esposa em cárcere privado troca tiros com a PM e morre em Itaporã
Um homem identificado como Leonardo Rodrigues Vieira, de 30 anos, morreu na noite deste sábado (10/5), após trocar tiros com a PM (Polícia Militar) durante uma ocorrência de violência doméstica no município de Itaporã. De acordo com o boletim da PM, por volta das 19h15, os agentes foram acionados por uma moradora da Rua Abelardo Borba, que relatou uma briga entre sua filha, de 27 anos, e o genro. A mulher afirmou ter ouvido ameaças e suspeitava que ele estivesse armado. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos pela comunicante, que levou a equipe até os fundos do terreno onde o casal morava. A jovem saiu chorando da residência no momento em que os policiais entraram. Em seguida, o homem apareceu segurando uma arma de fogo. Mesmo após ordem para soltar o armamento, ele não obedeceu e continuou com a arma em punho. Diante da ameaça, os policiais efetuaram disparos para neutralizá-lo. Mesmo atingido inicialmente, o agressor permaneceu em pé, sendo necessário novo disparo. Após ser atingido novamente, ele caiu sobre um sofá. A equipe médica foi acionada e confirmou o óbito ainda no local. A mulher contou à polícia, ainda de acordo com o registro policial, que era mantida em cárcere privado e que sofria ameaças constantes, inclusive contra seu filho, enteado do agressor. Ela revelou ainda que Leonardo costumava andar armado dentro de casa e que já havia tentado pedir medida protetiva anteriormente, mas desistiu por medo. Durante buscas no imóvel, foram apreendidas duas armas de fogo tipo revólver, uma pistola, munições, um soco inglês e um coldre, guardados em um cofre sob o colchão. A Perícia Técnica esteve no local, assim como o comando da Força Tática. O caso será investigado pela PC (Polícia Civil) de Itaporã.
Investimento de R$ 1 bi: obras da unidade de processamento de soja avançam em Naviraí
A Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense) deu início em abril às obras de terraplanagem para a implantação de sua nova Unidade Industrial de Processamento de Soja, consolidando mais um grande passo no fortalecimento da agroindústria sul-mato-grossense. Localizada às margens da BR-163, no Km 142,5, entre os municípios de Naviraí e Juti, a unidade ocupará uma área de 115 hectares, ao lado da atual fecularia da cooperativa. Na primeira semana de maio, cerca de 210 trabalhadores atuam no canteiro de obras, concentrando esforços na preparação do terreno para instalação da subestação geral de energia elétrica, estruturas de armazenamento como o graneleiro e os acessos internos do complexo. A previsão é que esta etapa seja concluída até o fim do mês, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis. Na sequência, o cronograma prevê o início da execução das fundações das edificações industriais. Com investimento de R$ 1,013 bilhão, essa é a maior obra da história da Copasul, dedicada exclusivamente à industrialização da soja. Paralelamente, a cooperativa concluiu recentemente outro grande projeto, de R$ 400 milhões, para ampliação da capacidade de armazenagem de grãos, com destaque para o novo complexo de silos Serra de Maracaju, já em operação. Esses investimentos estão diretamente ligados ao aumento da capacidade de escoamento e processamento da safra recorde de soja no Estado. A nova unidade industrial permitirá à Copasul expandir significativamente sua atuação na cadeia da soja, agregando valor à produção regional por meio da fabricação de farelo e óleo vegetal, produtos com alto potencial de exportação e aplicação no mercado interno, especialmente na nutrição animal. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, comemorou o início da construção e destacou a relevância estratégica do empreendimento dentro da política de transformação produtiva de Mato Grosso do Sul. “A soja é nosso principal produto agrícola. Nesta safra, foram plantados mais de 4,5 milhões de hectares, em uma recuperação significativa. A instalação de indústrias como a da Copasul é fundamental para agregar valor à matéria-prima, com foco na produção de farelo e óleo”, afirmou. Verruck também ressaltou o papel do cooperativismo no desenvolvimento regional. “Esse projeto é estratégico porque é liderado pela maior cooperativa do Estado. A partir do farelo de soja, conseguimos fortalecer o encadeamento produtivo, sobretudo na suinocultura e avicultura, além do consumo interno do óleo. Apoiamos iniciativas como essa por meio do PROCOOP e da política estadual de industrialização. O início desta obra é um marco no processo de agregação de valor e geração de empregos”, concluiu. A nova planta industrial reforça a importância de Naviraí como polo agroindustrial e fortalece o protagonismo da Copasul, que há mais de 45 anos atua promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e empresarial no sul de Mato Grosso do Sul. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Curso gratuito de iluminação para cinema e audiovisual será oferecido pelo MIS
O MIS (Museu da Imagem e do Som), unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), abre inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento em técnicas de iluminação para cinema e audiovisual, que será realizado de 24 a 31 de maio, com aulas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no próprio museu, em Campo Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 16 de maio, por meio do e-mail felipe.bomfim@ufms.br. Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail após o término do período de inscrição. Estão disponíveis 20 vagas, destinadas a pessoas a partir dos 16 anos. Como pré-requisito, é necessário ter participado de oficinas anteriores de iluminação oferecidas pelo MIS ou possuir conhecimento prévio na área, comprovado por meio de portfólio, currículo ou biografia, que deve ser enviado como anexo no ato da inscrição. O curso será ministrado pelo professor doutor Felipe Bomfim, docente nos cursos de Audiovisual e Artes Visuais da UFMS. Felipe é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp e possui experiência internacional, com doutorado-sanduíche na Universidade de Leeds (Inglaterra) e formação em Cinema pela Universidade de Bolonha (Itália). Atuante como diretor de fotografia, assinou trabalhos premiados, como o documentário A Mulher da Casa do Arco-Íris e o filme experimental Ressuscita-me – A Luta Vive. Segundo o professor Felipe Bomfim, “esta oficina nasce de um projeto de extensão voltado à formação contínua, sendo um desdobramento de outras atividades já realizadas. Trata-se de um aprofundamento nas técnicas de iluminação, com foco em entrevistas, cenas cinematográficas e criação de atmosferas no audiovisual, desde o nível básico até o avançado”. Serviço Curso gratuito de aperfeiçoamento em técnicas de iluminação para cinema e audiovisualData: 24 a 31 de maio de 2025Horário: 9h às 11h30 e 13h30 às 16hLocal: Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – Centro – Campo Grande (MS)Inscrições: pelo e-mail felipe.bomfim@ufms.br (de 8 a 16 de maio) Karina Lima, Comunicação Setesc A atividade é promovida pelo NPD (Núcleo de Produção Digital) de Mato Grosso do Sul, com apoio das instituições que o compõem: MinC (Ministério da Cultura), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), FCMS (Fundação de Cultura de MS) e o Colegiado Audiovisual de Mato Grosso do Sul.
Inscrições para Semana de Enfermagem do Hospital Regional seguem abertas
As inscrições para a Semana de Enfermagem do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) já estão abertas. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e acadêmicos podem participar do evento, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no Auditório Jacarandá. As inscrições devem ser feitas aqui. O tema do evento, neste ano, é “A segurança do paciente: o papel crucial da Enfermagem”. “A segurança do paciente começa com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Além disso, dar visibilidade ao trabalho da Enfermagem é também reconhecer o quanto nossa atuação é decisiva para a qualidade do cuidado”, afirma a enfermeira e coordenadora da Semana de Enfermagem 2025, Juliana Leite Liberalli. O prazo para submissão de trabalhos científicos também já está aberto. Os resumos deverão ser encaminhados pelo e-mail semana.da.enfermagem.hrms@gmail.com até o dia 15 de maio de 2025, de acordo com as regras abaixo: • Resumo simples de, no mínimo, 250 palavras a, no máximo, 500 palavras, conforme modelo em Word disponível aqui; • Serão considerados até oito autores no resumo simples; • Deverá ser indicado em negrito o autor que fará a apresentação oral no dia 21/05/2025 no período vespertino; • O resumo deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, e considerações finais. Em caso de relato de experiência, considerar as seções: introdução, objetivos, descrição crítica da experiência, considerações finais; • Serão aceitos: revisões, estudos transversais, estudos de coorte, relato de experiência, relato de caso, estudo experimental (controlado ou randomizado) e ensaios clínicos; • Caso o trabalho seja aprovado, o autor responsável pela submissão receberá um e-mail com as orientações sobre o horário e dia da apresentação e formato do template. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Motorista bate em capivara, colide contra coqueiro e passageira morre na BR-163
Um casal que saiu de Sorriso (MT), com destino a Foz do Iguaçu (PR), sofreu um acidente na madrugada deste domingo (11/5), na BR-163, próximo ao trevo do município de Douradina. Alexsandro Oliveira Farias, de 33 anos, conduzia um veículo Prisma, prata, e tinha como passageira, sua esposa de 38 anos, identificada como Carmem Luce Pimentel Castro, que morreu no local do acidente. Conforme informações, o motorista perdeu o controle do carro após bater em uma capivara e colidir contra um coqueiro. Alexsandro não sofreu ferimentos, e a informação é de que o casal visitaria parentes na cidade paranaense. O filho do casal ficou com a avó, em Sorriso. Equipes de socorro estiveram no local, assim como a PC (Polícia Civil) e a Perícia Técnica. Ligado na Notícia
Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva de autor de violência doméstica em Dourados
Nesta sexta-feira (9), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados, cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de F.C.F. de 42 anos. A DAM Dourados representou pela prisão preventiva do suspeito, em razão do mesmo no dia 21/04/2025, ter desferido diversos golpes na vítima, bem como ter a ameaçado. A vítima informou que o autor é seu sobrinho e constantemente aparece em sua casa e que no dia 23/04/2025 a vítima precisou passar a noite em cima de uma árvore, porque o autor permaneceu a noite toda próximo à sua casa. Relatou ainda que dia 06/04/2024 o autor na posse de uma arma de fogo a amedrontou. Após o deferimento do pedido de prisão preventiva, a equipe policial, em diligências, localizou o autor e efetuou a prisão do mesmo.
EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio
No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Destinada a produtores rurais, empresários do setor e profissionais do direito, a palestra abordará os principais aspectos jurídicos e estratégicos da recuperação judicial, destacando as condições legais para o ingresso do pedido, os riscos envolvidos e as oportunidades que esse mecanismo pode oferecer para preservar a atividade econômica e superar crises financeiras. De acordo com Dr. Lucas Capilé, o objetivo do evento é esclarecer dúvidas comuns e orientar sobre a melhor forma de utilizar a recuperação judicial como ferramenta de reorganização e continuidade dos negócios. A palestra será realizada na sala de aula 2 do parque de Exposições. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados devem fazer suas inscrições através do link “https://www.sympla.com.br/evento/8-ciclo-de-palestras-direito-agronegocio/2930784“, telefone (67) 3421-6767. Não perca a oportunidade de entender como a recuperação judicial pode ser uma ferramenta estratégica para a continuidade e o crescimento do seu negócio rural.








