No próximo dia 23 de maio, durante todo o dia, Dourados será palco da 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+, que acontecerá na Câmara Municipal. O evento, que é gratuito e aberto ao público, é uma realização da Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade Sexual. Esta Conferência representa uma importante etapa preparatória rumo à 4ª Conferência Nacional LGBTQIAPN+, que será realizada ainda este ano, em Brasília. Trata-se de um momento estratégico para fortalecer o debate público, ampliar a escuta das demandas da população LGBTQIAPN+ e construir propostas concretas que assegurem mais dignidade, respeito e oportunidades para essa parcela da sociedade. A coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual, Cláudia Assumpção, reforça a importância da participação popular e destaca a relevância do evento no cenário regional. “A conferência se consagra como um espaço de pluralidade, diversidade e construção coletiva”, enfatiza. “Esperamos um bom número de pessoas engajadas, que compreendem a urgência de avançarmos na promoção dos direitos humanos”, continua. “Agradecemos imensamente ao prefeito Marçal Filho por todo o apoio e sensibilidade com essa pauta, e à comissão organizadora que tem se dedicado com firmeza à luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+”, afirmou Cláudia. A história da população LGBTQIAPN+ no Brasil é marcada por resistência, mas também por importantes conquistas sociais, jurídicas e políticas nos últimos anos. A criminalização da homofobia e transfobia, o direito ao casamento civil igualitário, o uso do nome social e a crescente inclusão de pessoas LGBTQIAPN+ em espaços institucionais e educativos são frutos de décadas de mobilização, ativismo e diálogo com o poder público. No entanto, os desafios ainda são muitos, e eventos como a Conferência reafirmam a necessidade de manter viva a luta por uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora. A programação do evento contará com mesas temáticas, palestras, debates, apresentações culturais e a construção de propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual da conferência. O encontro será um momento de troca de experiências, articulação de estratégias de enfrentamento à discriminação e de incentivo à criação de políticas públicas que atendam às reais necessidades da comunidade LGBTQIAPN+ da região de Dourados e dos 14 municípios vizinhos. Na semana passada, aconteceu reunião de organização, na Casa dos Conselhos, com participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das universidades federal (UFGD) e estadual (UEMS), lideranças indígenas, movimentos sociais e integrantes do gabinete do vereador Franklin Schmalz, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal. Também esteve presente o coordenador de Direitos Humanos e Cidadania do Município de Dourados, Luiz Carlos Ferreira Calado, que recepcionou os participantes em nome do prefeito Marçal Filho, reafirmando o compromisso da gestão municipal com a pauta dos direitos humanos e com a realização da Conferência. A participação de diversos segmentos da sociedade demonstra um compromisso coletivo com a defesa da vida, do amor, da liberdade e da cidadania. A Conferência também conta com apoio institucional da Presidência da Câmara de Vereadores, que se mostrou receptiva e sensível à causa, oferecendo a estrutura do plenário para acolher o evento. O vereador Franklin, além de anfitrião no legislativo, tem se mostrado atuante e parceiro nas pautas que envolvem os direitos humanos e a diversidade sexual. Entre as presenças confirmadas, destaca-se Bel Silva, assistente social e primeira mulher trans aprovada no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família Sesau/Fiocruz em Campo Grande. Especialista em saúde da família, Bel Silva trará importantes contribuições para o debate, a partir de sua trajetória de superação, protagonismo e atuação profissional na promoção da equidade em saúde. “Mais do que um evento, a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+ é uma convocação à empatia, à responsabilidade social e ao reconhecimento de que a diversidade enriquece a cidade, fortalece os vínculos comunitários e garante o protagonismo de populações historicamente marginalizadas”, consideramos organizadores. As inscrições podem ser feitas por meio do link (https://forms.gle/RMuiCPzLW78cNVx98) disponíveis nas redes sociais da Prefeitura de Dourados e dos órgãos parceiros.
Prefeitura inicia emissão de carteirinhas para pessoas com fibromialgia
A Prefeitura de Dourados inicia neste mês a emissão oficial das carteirinhas de identificação para pessoas com fibromialgia, dando efetividade à Lei Municipal nº 5.112, sancionada em novembro de 2023. O lançamento acontece nesta terça-feira (13), em solenidade na Câmara Municipal. A legislação, de autoria da vereadora Liandra Brambilla, garante às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos assegurados por lei às pessoas com deficiência. Entre eles estão: atendimento prioritário em filas, assentos preferenciais no transporte público, vagas exclusivas em estacionamentos e acesso facilitado aos serviços de saúde. A entrega das primeiras carteirinhas acontecerá nesta terça-feira, durante a solenidade, e marcará também o lançamento do sistema online para solicitação do documento, garantindo agilidade e comodidade ao público-alvo. Atualmente, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, 210 pessoas já foram diagnosticadas com fibromialgia na rede pública do município — embora esse número possa ser maior, considerando os pacientes atendidos na rede particular ou que ainda não buscaram diagnóstico. Para solicitar a carteirinha é necessário entrar no site da Prefeitura de Dourados (cidadao.dourados.ms.gov.br), preencher formulário e anexar os documentos pessoais, como o documento de identidade (RG), CPF, cartão SUS, comprovante de residência, foto 3×4 e o laudo médico com diagnóstico de fibromialgia (emitido nos últimos 3 anos). Já para a emissão do cartão de estacionamento (vagas preferenciais), o paciente deve comparecer presencialmente à sede da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), portando os mesmos documentos e o laudo médico. A ação representa mais um avanço na garantia de direitos e qualidade de vida para pessoas com fibromialgia no município, reforçando o compromisso da gestão municipal com políticas públicas inclusivas.
Operação tapa-Buraco chega aos bairros Portalzinho e Vila Mary em Dourados
A Prefeitura de Dourados segue em continuidade com a operação tapa-buraco, atendendo os bairros Portalzinho e Vila Mary. O prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário municipal de Obras, Jorge Luís de Lúcia, vistoriou de perto os trabalhos realizados pelas equipes, na manhã desta terça-feira (13). As equipes estão aproveitando o período de estiagem para avançar com os trabalhos nos pontos mais problemáticos e, dessa forma, garantir mais segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Durante a vistoria, o prefeito destacou a importância da qualidade dos serviços prestados. Ele afirmou que a operação tapa-buraco é essencial para melhorar as condições de tráfego e garantir a segurança dos moradores. “Estamos empenhados em oferecer um serviço de qualidade, utilizando materiais adequados e eficientes para que os reparos tenham maior durabilidade”, enfatizou o prefeito durante vistoria na rua Wanilton Finamore, na Vila Mary. O secretário de Obras, Jorge de Lucia, também ressaltou a qualidade dos serviços e explicou que os trabalhos estão sendo realizados em diferentes regiões da cidade devido à deterioração da malha asfáltica. “A situação das vias é crítica em muitos pontos, por isso estamos atuando em regiões diferentes para atender as demandas da população”, comentou o secretário. Quatro equipes de tapa-buraco atuam na cidade. Paralelamente à operação tapa-buraco, a Prefeitura continua com o trabalho de recapeamento asfáltico, que envolve a remoção completa da massa asfáltica antiga e a aplicação de uma nova camada. Esse serviço está sendo executado no Grande Água Boa e Santo André, visando a recuperação total das vias nessas localidades. A administração municipal reforça o compromisso com a infraestrutura urbana e solicita a compreensão dos moradores durante a realização das obras, que visam melhorar a qualidade de vida e a mobilidade urbana em Dourados.
Inspetor Cabral cobra transparência na eleição e gestão do Previd
Em sessão da Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (12), o vereador Inspetor Cabral (PSD) questionou a falta de transparência e cobrou explicações sobre a condução administrativa e eleitoral do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados (Previd), órgão responsável pela gestão da aposentadoria e benefícios dos servidores públicos municipais. O parlamentar requereu informações sobre o procedimento instaurado pela Promotoria de Justiça a respeito da eleição, apontando indícios de irregularidades que, mesmo após notificação, não foram considerados pela Comissão Eleitoral nem pelo Poder Executivo Municipal. A eleição foi mantida sem qualquer medida suspensiva, o que, segundo o vereador, fere os princípios da legalidade e da moralidade pública. Outra preocupação levantada por Cabral diz respeito à posse da nova diretoria do Previd, que foi antecipada sem justificativa clara. O vereador quer entender os motivos que levaram à mudança no cronograma inicial, especialmente considerando o cenário de questionamentos envolvendo o processo eleitoral. Além das questões políticas e administrativas, o vereador também protocolou um requerimento solicitando informações detalhadas sobre o contrato de locação da sede atual do Instituto. Entre os dados requisitados estão: cópia atualizada do contrato vigente, valor mensal pago pelo aluguel, índice contratual de reajuste aplicado e informações sobre o último reajuste realizado – caso já tenha ocorrido. “As informações solicitadas são fundamentais para uma análise criteriosa da regularidade e transparência dos gastos públicos com imóveis locados por órgãos da administração indireta”, justificou o vereador. Cabral reforça seu compromisso com os servidores públicos municipais e afirma que continuará fiscalizando de forma responsável e técnica os atos da administração, especialmente aqueles que envolvem o futuro e a segurança previdenciária dos trabalhadores do município.
Caravana das Juventudes chega a MS para capacitar jovens e aprovar plano nacional
Em celebração aos 20 anos de políticas públicas para os jovens, Mato Grosso do Sul entra na rota da Caravana das Juventudes. No próximo dia 16 de maio, a Secretaria de Estado da Cidadania, por meio da Subsecretaria de Políticas Públicas para a Juventude, realiza um grande encontro na UFMS para mobilizar jovens quanto à aprovação do plano nacional e ainda apresentar as políticas públicas executadas no Estado, além de ofertar serviços. Subsecretário de Políticas Públicas para Juventude, Jessé Cruz, explica que o evento foi construído para que as juventudes de todo o Estado tenham voz, formação e acolhimento dentro de uma programação inédita. “Nós teremos desde tour para os jovens que vêm dos municípios, instituições e regiões periféricas, para que eles possam conhecer a UFMS e vislumbrar estarem ali cursando uma universidade. Vamos ter uma formação e apresentação dos projetos e programas para os gestores e juventudes, desde Inspira Jovem, Conectando Gerações, Capacita PPJ, enfim, e ofertar os materiais e cartilhas que já foram lançadas pela Cidadania para toda a juventude”, descreve Jessé. A programação também inclui a Secretaria Nacional da Juventude e o Conselho Nacional da Juventude, que vão realizar uma audiência pública sobre o plano nacional, além de orientações sobre o ID Jovem e intervenções culturais e atendimentos como vacinação, balcão de empregos e empreendedorismo. O evento é totalmente gratuito e aberto à participação das juventudes, e será realizado na UFMS – na Avenida Costa e Silva, no Pioneiros, das 9h às 17h30 no dia 16 de maio. Para se inscrever, clique aqui. Programação 16 de Maio (Sexta-feira) Paula Maciulevicius, da Comunicação da Cidadania
Estudantes pedem apoio da Câmara por segurança no entorno de universidades
Estudantes do curso de Direito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) utilizaram nesta segunda-feira (12) a tribuna livre da 15ª sessão ordinária da Câmara de Dourados para pedir o apoio dos vereadores para adoção de medidas efetivas de segurança no perímetro da Fadir (Faculdade de Direito e Relações Internacionais) da UFGD e nas proximidades da Anhanguera e da Unigran. Recentemente, uma jovem de 18 anos foi estuprada próximo à Fadir. Conforme investigação policial, o crime ocorreu quando a estudante seguia a pé para a casa de um amigo e foi surpreendida por um motociclista. O suspeito a arrastou para um terreno baldio com matagal, cometeu o crime e fugiu em seguida. Esse é o segundo caso de estupro envolvendo estudantes na região. Em agosto de 2022, outra jovem estudante da UFGD sofreu violência sexual após ser abordada por um motociclista, em frente a um terreno baldio nas proximidades da Fadir. Segundo a representante do Centro Acadêmico Águia de Haia, Lara Rossales, toda a comunidade acadêmica da região tem convivido com sentimento de medo e insegurança diante dos casos de violência sexual registrados na região. A estudante destacou a necessidade de o poder público adotar medidas emergenciais para garantir a segurança dos estudantes que circulam diariamente pela região, entre elas, a melhoria da iluminação pública, limpeza dos terrenos baldios e uma presença efetiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal no entorno das universidades, principalmente no horário de entrada e saída dos universitários. “Antes que sejamos mais uma estatística, mais um boletim de ocorrência e mais um nome sussurrado entre lágrimas pedimos uma ação efetiva do poder público e o apoio dos vereadores nesta luta. A comunidade universitária precisa de uma ação mais efetiva das instituições para adoção de ações públicas contínuas de combate a violência em nosso ambiente acadêmico”, disse. A também estudante de Direito da UFGD, Laura Carrasco Frederico, reforçou a necessidade de o poder público adotar medidas efetivas e contundentes para enfrentar a violência na região. “Estamos cansadas de viver com medo. Estamos contando com vocês vereadores e com o poder público de forma geral. As ruas de Dourados não podem mais ser um campo de batalha para seus estudantes”, desabafou a jovem. O relato das estudantes chamou a atenção dos vereadores, que colocaram o Poder Legislativo à disposição na interlocução com a Prefeitura de Dourados e com o governo do Estado para adoção de ações afirmativas de segurança na região. O vereador Franklin Schmalz (PT) enfatizou que a problemática chama a atenção para a necessidade de providências urgentes. “Já encaminhamos três indicações sobre o tema e já recebemos a sinalização da prefeitura de Dourados que em breve será feita a instalação de lâmpadas de led na região. Através do trabalho conjunto é que vamos conseguir combater o assédio, a importunação sexual e a violência contra as mulheres”, informou. O vereador Rogério Yuri também enfatizou a necessidade da criação de um plano de trabalho integrado para enfrentar a problemática. “Já atuamos nesta frente no mandato anterior quando aconteceu o primeiro caso. Diante deste novo crime, voltamos a cobrar o poder Executivo. Vamos instaurar uma frente parlamentar aqui na Câmara para ampliar o debate sobre a questão e apontar os caminhos e ações integradas necessárias para que medidas estratégicas sejam amplamente executadas e garantam a segurança dos estudantes que frequentam diariamente a região”, destacou. Os vereadores Marcelo Mourão (PL), Liandra da Saúde (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Karla Gomes (Podemos), Ademar Cabral (PSD), Sérgio Nogueira (PP) e Elias Ishy (PT) também utilizaram a tribuna da Câmara para declarar apoio e solidariedade a luta das estudantes. SEGUNDA VOTAÇÃO Já na ordem do dia da 15ª sessão ordinária, os vereadores de Dourados aprovaram o projeto de lei nº 042/2025, de autoria do vereador Franklin, que institui a Campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo NÃO! ” de caráter permanente e de conscientização e enfrentamento ao assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual contra mulheres em Dourados. PRIMEIRA VOTAÇÃO Já em primeira discussão e votação, a Câmara de Dourados apreciou o projeto de lei nº 053/2025 de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos na lei Municipal nº 4.621, de 27 de abril de 2021, que institui a concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Poder Legislativo; e os projetos de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Alex Cadeirante (PSDB), Rogério Yuri (PSDB), Jânio Miguel (PP) e Liandra da Saúde (PSDB) que concedem diplomas de honra ao mérito aos senhores Gino José Ferreira, José Benedito Zanata, Genengs Balta Teixeira e André Luiz Pietro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao agronegócio, além projeto de Decreto Legislativo nº 042/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira, que concede Diploma de Jubileu de Trigo aos Legendários de Dourados, alusivo aos 03 anos de sua criação.
Casa do Vereador na Expoagro amplia diálogo e recebe demandas do agronegócio
A Câmara Municipal de Dourados está presente na 59ª edição da Expoagro e, pela primeira vez, abre a Casa do Vereador, com atividades todos os dias da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul. A inauguração do espaço aconteceu na última sexta-feira (9), com a entrega de honrarias e presença de representantes do Governo do Estado, entre eles o governador Eduardo Riedel e o vice Barbosinha. Na solenidade, a Câmara de Dourados fez a entrega de diplomas de Honra ao Mérito à diversas personalidades da política e do agronegócio. Entre os agraciados, além do atual, o ex-governador Reinaldo Azambuja, que também é produtor rural. A Casa do Vereador fica aberta todos os dias da feira agropecuária e é uma maneira de aproximar a população da Casa de Leis, já que os vereadores poderão despachar do local, além de marcar reuniões e receber visitantes. “Para nós é motivo de muito orgulho e alegria estarmos presentes todos os dias na Expoagro. Na inauguração recebemos representantes das câmaras municipais de 17 municípios, o prefeito Marçal Filho, governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de deputados estaduais e federais”, afirmou a presidente da Câmara de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB). Outro objetivo para implantação da Casa do Vereador durante a Expoagro é a aproximação dos representantes do Poder Legislativo ao setor do agronegócio, um dos principais pilares da Economia do município. Segundo o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Pedro Pepa (União Brasil), os vereadores poderão marcar agendas e trocar informações com os produtores que participam do evento. “Temos um espaço para que os vereadores possam despachar, marcar suas agendas aqui. Vamos estar aqui todos os dias para podermos trocar informações, receber reivindicações e dar encaminhamentos em favor do agronegócio e dos produtores, que é quem vai nos municiar e nos solicitar o que eles entendam que é necessário em favor da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou o vereador. A Expoagro é organizada pelo Sindicato Rural de Dourados e, para o seu presidente, Gino Ferreira, a presença da Câmara de Dourados engrandece o evento. “Eu sempre tive esse sonho de trazer a Câmara Municipal de Dourados para dentro da Expoagro e agora pudemos realizá-lo. “Eu quero aqui parabenizar a presidente Liandra e todos os vereadores de Dourados por terem comprado essa ideia e hoje estarmos aqui valorizando os agentes políticos vereadores. Essas pessoas são de fundamental importância para a classe política e para a sociedade de um modo geral”, completou o dirigente, que também já ocupou cargo de vereador. A 59ª Expoagro acontece até o próximo domingo (18), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho
Prefeitura faz formação continuada para professores de ciências, história e geografia
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda-feira (12) formação continuada voltada para os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) que trabalham com as disciplinas de ciências, história e geografia. O evento ocorre no anfiteatro do Centro de Administração Municipal e conta com ampla participação dos educadores. Com o tema “Metodologias ativas e experimentação na perspectiva da Teoria da Subjetividade”, a atividade contou com a participação das professoras universitárias Isabella Guedes Martinez e Elaine da Silva Ramos. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é parceira da ação.O secretário de Educação Nilson Francisco da Silva destaca as constantes capacitações segmentadas oferecidas pela Semed, dentro do direcionamento do prefeito Marçal Filho em agregar na qualidade do ensino, com ministrações que levam em conta as especificidades locais. “Hoje os temas específicos levam em conta o trabalho com ciências, história e geografia. Temos trabalhado com ações bastante específicas, conforme solicitação do prefeito Marçal Filho, sempre visando ao aprimoramento dos processos, resultando em impactos positivos para os educadores e para os alunos”, cita. A professora Isabella Guedes Martinez destacou que abordou o tema das metodologias ativas, com foco em colocar o aluno como protagonista do aprendizado. Ela trabalhou junto aos educadores tópicos como aprendizagem individual, compartilhada ou por tutoria e ainda ensino por investigação, ensino híbrido, inclusive por ‘experimentação’. “Mostramos as possibilidades para os professores usarem em sala de aula, colocando o estudante como protagonista no processo ensino aprendizagem. Mostramos também a importância do educador se cuidar e cuidar do outro – o estudante – durante os processos de aprendizagem”, enfatizou. A professora Elaine da Silva Ramos citou que oportunizar ações como a formação continuada é investir em levar meios mais modernos às salas de aula envolvendo a todos nesse contexto. “É importante essa formação continuada para o professor se aproximar com algumas relações, que são temais atuais e a gente precisa trabalhar essas metodologias diferenciadas”, enfatiza. “Talvez com a nossa formação possamos despertar o interesse dos professores em trabalhar com as metodologias ativas que apresentamos hoje”, citou. A ação também contou com dinâmica junto aos profissionais, objetivando ir além da teoria. “Trouxemos a dinâmica da rotação por estações e os educadores estão fazendo um processo para entenderem e poderem fazer com seus estudantes, pois mostramos exemplos que podem ser usados ajudando no processo do interesse, de atuar com esses diferenciais”, ponderou.
Vacinação avança, mas preocupação com ocupação de leitos hospitalares persiste
O Dia D da campanha de vacinação contra Influenza, realizado no último sábado (10) em Dourados, representou um passo importante na imunização da população contra doenças respiratórias. A mobilização vacinou 3.454 pessoas em todos os postos de saúde do município, demonstrando o empenho da rede pública em proteger os grupos mais vulneráveis. Até agora, das 43 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 36 mil foram aplicadas. Apesar do avanço, os dados ainda acendem um alerta: apenas 29% do público-alvo foi imunizado até o momento, o que preocupa as autoridades diante do aumento da demanda hospitalar. Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, é urgente que mais pessoas procurem os postos. “É essencial que idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e estão ocupando a maioria dos leitos, sejam imunizados o quanto antes. Isso ajuda a evitar o agravamento dos casos e a reduzir a sobrecarga nos hospitais”, destacou. A campanha segue voltada para idosos, crianças pequenas, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com comorbidades. Mas, enquanto a vacinação avança, o sistema público de saúde de Dourados enfrenta um cenário preocupante. Com todos os leitos de UTI do Hospital da Vida ocupados, na semana passada, a Prefeitura firmou uma parceria emergencial com o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), que disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para desafogar o atendimento, que serão utilizadas para atender pacientes em estado grave, especialmente com síndromes respiratórias agudas. Para quem ainda não se vacinou, as doses continuam disponíveis durante a semana, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos fins de semana, o atendimento ocorre no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h. “A participação da população é fundamental para conter o avanço de doenças respiratórias e evitar o colapso da rede hospitalar. Vacinar-se é um ato de cuidado coletivo, que protege não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade”, enfatizou o secretário Márcio Figueiredo.








