Na manhã desta sexta-feira (09), a Prefeitura de Dourados deu posse a mais de 30 profissionais que vão atuar na rede pública. As secretarias de Saúde e de Administração conduziram as ações e a Atenção Básica e a Rede Especializada passarão a contar com os concursados já nos próximos dias.Médicos, farmacêuticos, cirurgiões dentistas, auxiliares de odontologia, técnicos de enfermagem e assistentes sociais apresentaram os documentos devidos para as equipes da prefeitura que fizeram os encaminhamentos necessários e definirão as unidades que cada um vai atuar, conforme demanda existente no município. O prefeito Marçal Filho acompanhou a posse e destacou aos profissionais a importância de um atendimento acolhedor ao público. A busca por melhorias na infraestrutura das unidades em um todo, também foi destacada por ele. “Sei que estamos aqui para fazer o nosso melhor, eu como gestor da cidade, vocês como os grandes profissionais que são. Evidentemente que a saúde é a reivindicação número um em Dourados, assim como acontece em todo o Brasil. Então, peço o empenho de todos, trabalhar com amor é fundamental”, pediu o prefeito, ao destacar ainda que “a dificuldade em estrutura existe, mas como gestor tem lutado para melhorias nas unidades de saúde em Dourados”. Para a secretária-adjunta de Saúde, Terezinha Picolo da Silva, a chegada dos novos profissionais agrega à rede pública de saúde. Ela recordou que em 2025, mais de 100 concursados já foram empossados para área e a Saúde tem trabalhado com capacitações para que esses se sintam mais familiarizados neste início de jornada. “Essa é a terceira posse em 2025; já são mais de 100 profissionais e a rede pública ganha muito com isso. Os recém-chegados estão passando por atualizações sobre o sistema de saúde e sobre o trabalho de forma humanizada, que vem sendo uma prioridade”, apontou. A médica Giovana Marques Sottolano foi uma das empossadas nesta manhã. Egressa da Universidade Federal de Dourados, ela falou sobre a satisfação de atuar na área e da importância do direcionamento que a prefeitura têm dado de um serviço acolhedor na rede pública. “Estou muito feliz, nasci e me formei aqui e espero poder retribuir a minha comunidade. É maravilhoso a prefeitura acreditar em um trabalho humanizado, acho que todos os serviços de saúde deveriam caminhar para esse viés, um atendimento centrado no paciente”, destacou. Conforme a Secretaria de Saúde, nas próximas semanas outra posse referente a concursos realizados anteriormente vai ocorrer.
Câmara de Dourados lidera encontro regional com Riedel e faz homenagens hoje na Expoagro
A Câmara Municipal de Dourados, por iniciativa da presidente e vereadora Liandra Brambilla (PSDB), promove nesta sexta-feira, às 19h, no Sindicato Rural, uma reunião especial com vereadores de toda a região durante a 59ª Expoagro. Na ocasião, será entregue o Diploma de Honra ao mérito, ao governador Eduardo Riedel, ao ex-governador Reinaldo Azambuja e ao secretário da Casa Civil, Eduardo Rocha, em reconhecimento aos bons e relevantes serviços prestados ao agronegócio. Além da homenagem, o encontro será uma oportunidade para que os municípios apresentem diretamente ao governador suas demandas ligadas ao agro. “Riedel tem se mostrado muito sensível às necessidades do setor, com ações concretas como a atuação firme do Estado na Rota Bioceânica, que vai posicionar Mato Grosso do Sul como um polo estratégico de escoamento da produção, facilitando o acesso a mercados internacionais, especialmente na Ásia, e aumentando a competitividade do setor. Além disso é a mão amiga dos municípios no apoio a construção de pontes e a recuperação de estradas. É simbólico e necessário que a nossa região se una em torno dessas pautas. As Câmaras Municipais devem atuar de forma ativa, cobrando, propondo e defendendo o agro. Nosso papel é criar pontes, levar as demandas, lutar por leis e recursos que façam diferença na vida de quem produz”, afirmou Liandra. Participam da reunião vereadores dos municípios de Dourados, Itaporã, Maracaju, Caarapó, Jutí, Naviraí, Itaquirai, Fátima do Sul, Vicentina, Glória de Dourados, Jateí, Douradina, Laguna Carapã, Ponta Porã, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Deodápolis. O evento reforça a importância da união regional em defesa do desenvolvimento do agronegócio e da valorização dos produtores rurais.
Prefeito toma vacina contra a gripe e convoca população para o Dia D neste sábado
O prefeito de Dourados, Marçal Filho, foi vacinado contra a Influenza na manhã desta sexta-feira (10) na Unidade de Saúde do bairro Santo André. Aos 60 anos, o prefeito integra o grupo prioritário da campanha, que tem como foco reduzir a pressão sobre os leitos de UTI do município, atualmente lotados por pacientes com síndromes respiratórias, tanto adultos no Hospital da Vida quanto crianças no Hospital Universitário da UFGD. Durante a ação, Marçal aproveitou para reforçar o convite à população para o Dia D de Vacinação contra a Gripe, que acontece neste sábado (10), das 7h às 17h, em todas as unidades de saúde e no PAM (Pronto de Atendimento Médico). “É muito importante que todos que fazem parte do público-alvo compareçam. Pais, tragam seus filhos de seis meses a menores de seis anos incompletos para vacinar. Quanto maior a cobertura vacinal, maior é a proteção da população, especialmente dos grupos mais vulneráveis”, destacou o prefeito. O secretário de Saúde, Márcio Figueiredo, alerta para a baixa procura registrada até o momento. Das 43 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, apenas 25 mil foram aplicadas. “É essencial que idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e estão ocupando a maioria dos leitos, sejam imunizados o quanto antes. Isso ajuda a evitar o agravamento dos casos e a reduzir a sobrecarga nos hospitais”, ressaltou. Além dos idosos e crianças pequenas, a campanha também é voltada para gestantes, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, professores, membros das forças de segurança e pessoas com comorbidades. A vacinação continuará disponível durante a semana, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas unidades de saúde. Aos fins de semana, o atendimento segue no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h.
Leilões devem movimentar R$ 25 milhões na EXPOAGRO 2025
Considerada a maior feira de negócios agropecuários do Centro Oeste, a EXPOAGRO 2025 que acontece no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho de 9 a 18 de maio em Dourados, terá uma agenda de leilões que devem movimentar em torno de R$ 25 milhões. Após ficar afastado da programação por alguns anos, os leiloes que sempre foram uma tradição e um dos pontos fortes da feira retoma com força total e o grande número de animais ofertados e a qualidade dos rebanhos apontam para um volume recorde de comercialização garantem a expectativa de bons negócios. Conforme o diretor da LEILOBOI, Carlos Wagner Guaritá Marquez Filho, a volta dos leilões em Dourados era bastante aguardada e representa o retorno da tradição dos grandes eventos na EXPOAGRO. Guaritá disse que serão ofertados 230 touros, 1400 animais para corte e 2 mil animais que serão apresentados virtualmente. “Os leiloes voltam a ter protagonismo na nossa exposição e isso é muito importante para nossa atividade”, afirmou ele. Não só os leilões, mas toda a cadeia produtiva da pecuária volta com força total na EXPOAGRO 2025 e os pavilhões destinados aos criadores de gado de raça estarão lotados com animais para comercialização e julgamento. “Vamos ter o que há de melhor de nossos criadores no parque e a volta destes animais mostra a preocupação e o compromisso com nossos associados e com o público que prestigia a feira”, disse o presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino Ferreira. Programação de leilões no Tatersal do Parque de Exposições Dia 10, sábado, 12 horas 31º Leilão 4R. 4R e Sindicato Rural de Dourados Dia 11, domingo, 17 horas Leilão de Corte Circuito LEILOBOI 40 anos. LEILOBOI e Sindicato Rural de Dourados Dia 12, segunda-feira, 19 horas Leilão de Corte dos Amigos. LEILOBOI e Sindicato Rural de Dourados Dia 14, quarta-feira, 19 horas. Leilão de Corte Mulheres do Conesul. LEILOBOI e Sindicato Rural Dia 15, quinta-feira, 20 horas Leilão da Ribalta. Ribalta e Sindicato Rural de Dourados A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Dourados recebe a terceira maior fabricante mundial de motocicletas
A EXPOAGRO 2025 traz uma novidade para os apaixonados por motociclismo: a chegada da Bajaj a Dourados. O grupo Smaff inaugurou um estande no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, onde, de 9 a 18 de maio, o público pode conhecer e adquirir modelos da marca indiana, reconhecida como a terceira maior fabricante mundial de motocicletas. A Bajaj, líder de vendas em 17 dos 100 mercados para os quais exporta suas motocicletas, possui um longo histórico na produção de scooters e motos de baixa e média cilindrada. No Brasil, a marca estabeleceu sua primeira fábrica fora da Índia em Manaus, no Amazonas. Em Dourados, a Smaff estabeleceu uma concessionária própria, oferecendo modelos como a Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. Gil Leal, gerente regional da Smaff, destaca a importância estratégica da cidade: “Dourados foi escolhida para abrigar a segunda loja do grupo devido ao seu apelo regional e à capacidade econômica da Grande Dourados. Estamos iniciando nossa operação na EXPOAGRO, o evento que melhor representa o progresso regional, para apresentar nossas motocicletas e consolidar nossa presença no mercado.” Durante a feira, os campeões das montarias em touro e cavalo do rodeio da EXPOAGRO serão premiados com uma moto Bajaj 160 cilindradas, reforçando o compromisso da marca com a cultura local. A EXPOAGRO 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC).
Rodeio da EXPOAGRO 2025 começa nesta sexta-feira com provas emocionantes
Um dos momentos mais aguardados da EXPOAGRO 2025 terá início nesta sexta-feira (9): o rodeio, que será realizado na arena montada no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. A competição começa às 10h, com a tradicional prova dos Três Tambores, modalidade que promete atrair inúmeros competidores. A prova consiste em contornar três tambores no menor tempo possível. Conhecida por contar com forte participação feminina, essa modalidade destaca tanto a habilidade física e atlética dos cavalos quanto a técnica e destreza das amazonas. A exigência de precisão e velocidade faz com que o treinamento seja intenso, a fim de evitar quedas e penalizações. Os tambores são posicionados a cerca de 30 metros uns dos outros, formando uma linha imaginária em formato triangular. À noite, será a vez dos peões entrarem em ação nas montarias em touros e cavalos. As provas são classificatórias para a Etapa Nacional da Liga Nacional de Rodeios e da Confederação Nacional de Rodeios, além de valerem vagas para o renomado rodeio de Barretos e para a final nacional da Confederação. A expectativa é de que os melhores competidores do país marquem presença, elevando o nível técnico das apresentações e garantindo grandes emoções ao público. Além de premiações em dinheiro, duas motos zero quilômetro estarão em disputa. “Estaremos com os melhores peões, cavalos e touros em nosso rodeio. O ranqueamento das montarias em touros foi feito pela Liga Nacional de Rodeios, e o das montarias em cavalos, pela Seleção Brasileira de Cutiano, o que nos dá a certeza de que o público de Dourados assistirá a disputas emocionantes. Teremos 60 touros e 40 cavalos da mais alta qualidade, todos com manejo e trato adequados durante todos os dias de provas”, afirmou Michael Araújo de Oliveira, diretor do Sindicato Rural de Dourados e responsável pelas provas equestres da EXPOAGRO 2025. Além das montarias e da prova dos Três Tambores, também serão realizadas nos próximos dias as modalidades de Team Roping e Laço Comprido. Todas essas provas servirão como seletivas para eventos nacionais, com premiações atrativas aos vencedores. Grandes nomes da locução prometem emoção extra A adrenalina das arenas será ainda mais intensa com a participação de locutores consagrados do rodeio brasileiro. Estão confirmados Cleber Costa, Pena Branca, Adriano do Vale e Marco Brasil – nomes com décadas de experiência e carisma, que transformam cada montaria em uma verdadeira narrativa de tirar o fôlego. Camarotes e informações Para quem deseja assistir às disputas com mais conforto, os camarotes para os três dias de evento já estão à venda. Interessados podem garantir seu espaço entrando em contato pelo WhatsApp: (67) 99835-5577.
Em Terenos, Governo reforça compromisso com desenvolvimento e inclusão na cidade
Representando o Governo de Mato Grosso do Sul, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou nesta quinta-feira (8) da solenidade de entrega e lançamento de obras em comemoração aos 72 anos de Terenos. O evento, realizado no Centro Cultural Senador Ramez Tebet, reforçou a presença do Estado como parceiro direto do município em ações que promovem desenvolvimento sustentável, inclusão social, modernização da gestão pública e qualidade de vida para a população. Ao lado do prefeito Henrique Budke, do vice-prefeito Dr. Arlindo, do presidente da Câmara Municipal Leandro Caramalac e de diversas lideranças locais, Barbosinha destacou os investimentos do Governo de MS em Terenos, alinhados aos pilares de uma gestão próspera, verde, digital e inclusiva. “O que vemos hoje em Terenos é resultado de uma política municipalista comprometida com o cidadão. Investir em infraestrutura, habitação, saúde, saneamento e agricultura familiar é garantir dignidade às famílias e impulsionar o desenvolvimento com responsabilidade”, afirmou o vice-governador. Obras, inclusão e cidadania A programação do aniversário de 72 anos inclui entregas que representam importantes avanços em diversas áreas. Entre os destaques, está o lançamento da construção de 50 moradias no Conjunto Vivare, em parceria com a Agehab, garantindo moradia digna a dezenas de famílias. Também foram anunciadas obras de recapeamento nos bairros Garcia Leal e Centro e a pavimentação da MS-322, na região da Ponte do Grego, com investimento superior a R$ 27,8 milhões. Na área da saúde, a reforma do Posto da Patagônia, a implantação de uma sala especializada para atendimento de alunos com autismo (TEA), a construção de uma unidade do CAPS e a entrega de nova ambulância do SAMU reforçaram a assistência à população. Já na segurança pública, Terenos passa a contar com 50 câmeras de videomonitoramento e sistemas de vigilância em escolas municipais. Outras frentes importantes incluem a construção de três pontes de concreto na zona rural, dentro do programa MS Ativo, e o fortalecimento da agricultura familiar com o Semear Terenos, voltado ao incentivo de práticas sustentáveis e geração de renda no campo. “Esse é um momento de união de forças. A cidade celebra o passado, mas olha para o futuro com maturidade, gestão técnica e proximidade com o povo. É isso que faz a diferença”, pontuou o prefeito Henrique Budke. Parceria que transforma Com mais de R$ 160 milhões em investimentos do Governo do Estado, entre obras concluídas, em execução e em fase de contratação, Terenos colhe os frutos de uma gestão estadual municipalista. O presidente da Câmara Municipal, Leandro Caramalac, reforçou a importância dessa parceria institucional. “O apoio do Governo do Estado tem sido fundamental para que Terenos alcance resultados concretos. O trabalho conjunto dos poderes públicos municipal e estadual mostra que quando há união e responsabilidade, quem ganha é a população”. Agendas como em Terenos reforçam o compromisso do Governo de Mato Grosso do Sul com uma gestão que une responsabilidade fiscal, inclusão social e presença efetiva nos municípios. Para Barbosinha, é essa conexão entre Estado e população que garante entregas concretas e duradouras. “Cada cidade de Mato Grosso do Sul tem um papel fundamental no nosso projeto de desenvolvimento. Em Terenos, vemos o reflexo de uma gestão que olha para o futuro. E enquanto governo, estaremos sempre ao lado de quem trabalha com seriedade para transformar a vida das pessoas”, finalizou o vice-governador.
DOF recupera veículo furtado em Pernambuco com mais de uma tonelada de drogas
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) recuperaram, nesta quinta-feira (8), um veículo VW T-Cross, de cor prata, carregado com mais de mil quilos de maconha e 10 volumes de skunk em Maracaju. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam policiamento pela BR-267, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel, que não obedeceu e tentou fugir. Durante acompanhamento, o suspeito abandonou o carro e fugiu em meio a um milharal. Os policiais fizeram busca nas imediações, porém, ninguém foi localizado. Em checagem dos agregados do veículo constatou-se que as placas afixadas eram falsas e que o automóvel havia sido furtado na cidade de Recife (PE), no ano passado. No interior do carro foram encontrados 1.154 tabletes de maconha e 10 volumes de skunk, totalizando 1.142 quilos dos entorpecentes. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Maracaju. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 2,5 milhões.
Polícia Civil do Mato Grosso do Sul participa da 2ª Operação Nacional de Combate ao Crime Organizado
A Polícia Civil do Mato Grosso do Sul, por intermédio do Departamento de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado (DRACCO), participou da segunda edição da Operação da Rede Nacional de Unidades Especializadas no Combate ao Crime Organizado (RENORCRIM), que resultou na prisão de 541 pessoas e causou um prejuízo estimado de R$ 35,3 milhões ao crime organizado no país. A ação também retirou das ruas 110 armas de fogo e 1,5 tonelada de drogas. A operação foi executada entre os dias 18 de abril e 2 de maio. No total, foram cumpridos 565 mandados de busca e apreensão. As forças policiais também confiscaram R$ 17,4 milhões em dinheiro, veículos e outros ativos ligados a organizações criminosas. Além disso, foi representado o bloqueio judicial de R$ 67,9 milhões, ampliando o impacto financeiro da operação. De acordo com o secretário nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, o trabalho conjunto das forças de segurança é fundamental para desarticular as organizações criminosas. “Dessa maneira, conseguimos desarticular as estruturas operacionais e financeiras das organizações criminosas, atingindo seu núcleo de sustentação”, afirmou. Criada e coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a RENORCRIM reúne unidades especializadas das Polícias Civis dos 26 estados e do Distrito Federal, com foco em ações integradas e simultâneas contra organizações criminosas em todo o território nacional. A operação reforça o compromisso das Polícias Judiciárias de todo o país em combater o crime organizado por meio da prisão de lideranças e da descapitalização das organizações.







