Três Lagoas sediará a primeira etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul 2025, na faixa etária de 15 a 17 anos. As competições terão início no dia 16 de maio e seguirão até 1º de junho. Os Jogos integram o calendário esportivo da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul), vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), e têm como objetivo fomentar o esporte escolar, revelar talentos e promover a integração entre os municípios. A edição contará com mais de 3,2 mil participantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, representando 63 municípios sul-mato-grossenses. As disputas serão organizadas em blocos de modalidades, conforme o calendário oficial da competição. Entre os dias 16 e 19 de maio, serão realizadas as competições de xadrez, judô, badminton, tênis de mesa, ginástica rítmica e ciclismo. Na sequência, de 19 a 26 de maio, será a vez das equipes de voleibol e futsal, nas primeiras e segundas divisões. Por fim, entre 26 de maio e 1º de junho, ocorrem as disputas de basquetebol, handebol (também em ambas as divisões) e vôlei de praia. As modalidades de ciclismo e ginástica rítmica contarão com atletas de duas faixas etárias: de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos. A cerimônia de abertura está marcada para o dia 26 de maio, às 16 horas, no Balneário Municipal de Três Lagoas. A escolha da data busca beneficiar os atletas das modalidades coletivas, promovendo um revezamento, já que, em 2024, a abertura foi realizada durante o primeiro bloco de competições. “Estamos muito animados para esta nova etapa dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, que marca a abertura do nosso calendário de competições. A expectativa é de que seja uma experiência muito proveitosa para os nossos atletas, tanto nas modalidades individuais quanto nas coletivas. Vale destacar que, nas modalidades coletivas, o processo ocorre por meio de seleção: os melhores atletas serão convocados para participar de uma semana intensiva de treinamento”, destacou a diretora de Gestão de Políticas de Formação Esportiva, Karina Quaini. A gestora também comentou sobre a escolha de Três Lagoas como cidade-sede “No início do ano, abrimos um edital para que os municípios interessados pudessem se candidatar ao sediamento dos eventos. Após a manifestação de interesse, realizamos uma vistoria técnica para avaliar se o município tem condições de receber o evento. No caso deste evento, que é de grande porte, Três Lagoas foi contemplada por apresentar uma boa estrutura, tanto em relação aos locais de competição quanto à rede hoteleira, que precisa comportar entre 900 e 1.300 leitos”. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, destacou o papel estratégico dos Jogos Escolares dentro das políticas públicas de juventude e esporte do Governo do Estado. “Os Jogos Escolares da Juventude representam uma política pública sólida de inclusão, de formação e de oportunidade. É por meio do esporte que muitos jovens encontram propósito, disciplina e até mesmo a chance de mudar de vida. O Estado tem investido com responsabilidade para garantir estrutura, qualidade e impacto social em cada etapa do evento”. Para o diretor-presidente da Fundesporte, Paulo Ricardo Nuñez, a estrutura oferecida em Três Lagoas será um diferencial para o sucesso da etapa. Ele enfatizou que “é uma alegria ver tantos municípios mobilizados em torno do esporte escolar. Três Lagoas está preparada para receber bem nossos jovens atletas, com logística eficiente e espaços esportivos de qualidade”. Campanha do agasalho “Seu Abraço Aquece” Durante o evento, também haverá ponto de arrecadação de agasalhos novos ou usados em bom estado, disponível para o público e delegações participantes. A iniciativa integra a campanha solidária “Seu Abraço Aquece”, do Governo de Mato Grosso do Sul, que convida os municípios a contribuírem com doações. As peças arrecadadas serão contabilizadas e convertidas em pontos, e, ao final da competição, o município que mais colaborar receberá um kit esportivo como forma de incentivo à prática esportiva local. Serviço Jogos Escolares da Juventude de MS – Etapa de 15 a 17 anos Data: 16 de maio a 1º de junho Abertura oficial: 26 de maio (segunda-feira), às 16 horas Local: Balneário Municipal de Três Lagoas – Av. Jamil Jorge Salomão, s/n – Três Lagoas (MS) Bel Manvailer, Comunicação Setesc
Definidas as regras para a presença de menores de idade na EXPOAGRO 2025
Foram definidas pelo Juizado de Menores de Dourados as regras para a presença de menores de idade no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho durante a realização da 59ª EXPOAGRO, que começa nesta sexta-feira (9) e vai até o 18 de maio. De acordo com a normativa que será adotada pelos organizadores do evento, os menores com idade entre 0 e 11 anos deverão estar acompanhados de seus pais ou responsável legal (nesse último caso, portando documento que comprove a guarda judicial, a tutela ou a curatela). Já os menores com idade entre 12 e 15 anos deverão estar acompanhados de seus pais, responsável legal ou de um acompanhante (terceiro com mais de 18 anos com autorização por escrito emitida pelos pais ou responsável legal, de preferência com a firma reconhecida em cartório – modelo de autorização no site https://www.guicheweb.com.br/59-expoagro-dourados-2025_39744 Em todos os casos, os menores, os seus pais, os responsáveis legais e os acompanhantes deverão apresentar documento oficial original (RG, Carteira de Trabalho, etc.) que contenha foto, nome completo, data de nascimento e filiação, não podendo ser utilizada cópia ou foto dos documentos. Para os menores com idade de 0 a 11 anos que não tiverem documento oficial, poderá ser apresentada a Certidão de Nascimento original, não servindo cópia ou foto dela. É expressamente proibido o porte e consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos. Os menores de 18 anos somente poderão entrar no Camarote After se acompanhados dos pais ou representar legal, e é proibida a entra de menores de 18 no espaço Backstage. Durante todos os dias da EXPOAGRO 2025, o Juizados de Menores e o Conselho Tutelar manterão expediente e terão uma sala para atendimento do público. A Expoagro 2025 é uma das maiores feiras agropecuárias do Estado e conta com o apoio da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Dourados, do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (SETESC). Na noite desta sexta-feira (9) acontecem as primeiras provas do rodeio em cavalos e touros com a entrada gratuita.
EDITAL DE ASSEMBLEIA DA APROCONMS
APROCONMS – ASSOCIAÇÃO DOS PROCON’S DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL EDITAL DE ASSEMBLEIA O Presidente da APROCONMS, no uso das atribuições que o Estatuto lhe confere, convoca os membros fundadores e efetivos (art. 12º e 13º) para a Assembléia Geral Extraordinária (art. 38º) a realizar-se das 11:00 em primeira convocação e ás 11:30 em segunda convocação, com término ás 14:00 horas do dia 16 de maio de 2025, na Rua Joaquim Teixeira Alves, 772, na cidade de Dourados-MS, para deliberar sobre: 1) Reforma do Estatuto Social; 2) Assuntos Gerais; Dourados-MS, 08 de maio de 2025. Rozemar Mattos Souza Presidente APROCONMS
Missa de posse do papa Leão XIV ocorrerá em 18 de maio
O papa recém-eleito Leão XIV será formalmente empossado em cerimônia marcada para as 10h (horário local, 5h em Brasília) do próximo dia 18, na Praça de São Pedro. A data, divulgada nesta sexta-feira (9) pelo Vaticano, marca o início do pontificado do líder da Igreja Católica, que congrega 1,4 bilhão de fiéis em todo o mundo. Ainda de acordo com a Santa Sé, neste sábado (10), o papa se reúne com os cardeais. No domingo (11), marcando sua primeira aparição pública após a eleição, estão previstas uma oração e uma saudação a partir da sacada da Basílica de São Pedro. Conclave O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi apresentado nesta quinta-feira (8) ao mundo como o 267º papa da Igreja. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21. O lema episcopal de Leão XIV é In Illo uno unum (Em um só somos um), palavras que Santo Agostinho pronunciou em um sermão sobre o Salmo 127, para explicar que, “embora nós, cristãos, sejamos muitos, no único Cristo, somos um”. De acordo com o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Ricardo Hoepers, a mensagem expressa pelo novo papa, aponta para um pontificado voltado para o bem comum dos povos. Sua mensagem está conforme a doutrina social da igreja elaborada pelo papa Leão XIII, que serviu de inspiração para o nome do novo papa. Agência Brasil
Detran alerta para falha em guia de licenciamento para donos de veículos com placa final 3
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) informa aos proprietários de veículos com placa final 3 para desconsiderar a guia física de licenciamento do exercício 2025 recebida pelos Correios, pois foram identificadas falhas de paginação na impressão. As inconsistências ocasionaram divergências entre as informações da capa da correspondência e o conteúdo interno da guia. Diante da situação, o Detran-MS solicitou aos Correios a interrupção imediata das entregas e a devolução das correspondências. Além disso, todas as agências do órgão, na Capital e no interior, já foram orientadas sobre os procedimentos a serem adotados no atendimento aos cidadãos que receberam ou eventualmente realizaram o pagamento da guia física. A recomendação é que os proprietários desconsiderem a correspondência recebida e utilizem os canais digitais oficiais do Detran-MS, como a atendente virtual Glória, disponível pelo WhatsApp (67) 3368-0500, ou o portal Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br). Para quem já pagou a guia física, a orientação é buscar uma agência do Detran-MS para receber as orientações de como proceder. O Detran-MS reforça seu compromisso com a transparência e a segurança dos serviços prestados à população sul-mato-grossense. Comunicação Detran
Adolescente é apreendido pelo DOF com mais de mil quilos de droga
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (8), em Ponta Porã, um adolescente de 17 anos, com mais de uma tonelada de drogas, que eram transportados em um Ford Fiesta. Os militares faziam bloqueio na MS-164, zona rural do município, quando deram ordem de parada ao condutor do automóvel, que não obedeceu e tentou fugir. Após acompanhamento ao suspeito, o veículo foi interceptado. Em vistoria, foram encontrados diversos volumes de maconha, que totalizaram 1.065 quilos do entorpecente. Questionado, o menor de idade afirmou aos policiais que pegou a droga em Ponta Porã e levaria até a cidade de Campo grande, onde receberia R$ 5 mil pelo transporte. A ocorrência foi registrada e entregue na Delegacia da Polícia Civil de Ponta Porã. O prejuízo estimado ao crime foi de aproximadamente R$ 2,2 milhões.
Por unanimidade, Simted aprova proposta de reajuste salarial da Educação
O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) aprovou no final da manhã desta sexta-feira (09), por unanimidade, a proposta de reajuste salarial para a categoria. A votação ocorreu em Assembleia Geral realizada na sede do Simted, com direito a aplausos pelos professores e administrativos da Rede Municipal de Ensino de Dourados. A recomposição será linear de 5,48% para todos os profissionais da Educação e complementação de 0,79% para o magistério para cumprir a Lei do Piso Salarial dos professores, totalizando aumento de 6,27% retroativo a janeiro de 2025. A proposta do município foi entregue na quinta-feira (8) pelo prefeito Marçal Filho ao presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Thiago Coelho Silva, que estava acompanhado pelos membros da Comissão de Negociação Salarial. “Fizemos o que nenhum outro governo havia feito”, enfatizou Marçal Filho. “Ao invés de esperar o sindicato nos procurar, nossa equipe se antecipou e iniciou as negociações ainda em fevereiro, até chegarmos ao percentual que atendeu a categoria”, completa o prefeito. Os valores retroativos serão pagos em três parcelas, junto com as folhas de julho, setembro e novembro deste ano. Na reunião em que apresentou a proposta à diretoria do Simted, o prefeito Marçal Filho detalhou a situação financeira da Prefeitura de Dourados e destacou a disposição da atual gestão em manter o diálogo com a categoria. “Mesmo diante de adversidades como a queda na arrecadação, a perda de receitas em razão de erros da gestão passada, estamos concentrando esforços para pagar os salários sempre dentro do mês de referência e agora chegamos a essa proposta de reajuste salarial para os trabalhadores em educação”, enfatizou Marçal Filho. Durante a reunião com a Comissão de Negociação Salarial, o presidente do Simted, Thiago Coelho Silva, destacou a iniciativa do prefeito Marçal Filho em dialogar de forma transparente com a categoria. “Essa situação é inédita para nosso sindicato, porque sempre procurávamos o diálogo com os prefeitos anteriores e nunca éramos atendidos”, observou. “Essa gestão inverteu a ordem, nos convidando para o diálogo, tratando tudo com transparência e construindo junto com a Comissão de Negociação Salarial uma proposta que ficasse boa para todas as partes”, completou Thiago Coelho Silva. A professora Deumeires Morais, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) acompanhou a reunião e também enalteceu o ineditismo da iniciativa do governo Marçal Filho. “O que a gente encontrava nas gestões anteriores era porta fechada e diálogo zero com o sindicato dos trabalhadores em educação, mas o senhor está provando que é possível fazer diferente, discutindo a construindo juntos uma proposta salarial para a categoria”, enfatizou. “A gente sente que está sendo respeitado e que o diálogo estará sempre aberto com os trabalhadores”, finalizou Deumeires Morais. A proposta apresentada ao presidente do Simted também abordou um dos principais anseios dos professores, que é o cumprimento do piso para 20 horas. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Educação, Nilson Francisco da Silva, explicaram aos representantes da categoria que a Prefeitura de Dourados vai iniciar ainda em maio as reuniões do grupo de estudo para elaboração do Projeto de Lei que criará o piso de 20 horas, com meta de apresentar a proposta à Câmara Municipal no mês de maio de 2026. “Temos que saber como a arrecadação estará se comportando para abrirmos margens na receita corrente líquida e poder assumir esses gastos”, explicou Marçal Filho. O prefeito mostrou aos representantes do Simted que na situação atual a criação do piso de 20 horas é inviável diante do comprometimento do limite prudencial. “Recebemos a prefeitura com a folha de pagamento consumindo 53,7% da receita corrente líquida e caso chegasse aos 54% nosso governo violaria a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), com o município correndo, inclusive, o risco de intervenção estadual”, ressaltou Marçal Filho. A prefeitura está modernizando a gestão tributária para ampliar a arrecadação sem aumentar impostos. Dessa forma poderá fazer frente não apenas às questões salariais, mas, também de investimentos em obras e serviços que melhorem a vida da população. Ao final da reunião, o prefeito Marçal Filho reafirmou o compromisso com a valorização dos profissionais da Rede Municipal de Ensino de Dourados, sobretudo com as formações continuadas para todos os segmentos e o pagamento dos salários dos funcionários dentro do próprio mês trabalhado.
Com ambiente positivo, MS vai receber novos voos nacionais para Bonito e Dourados no 2° semestre
Com ambiente positivo de negócios e investimento do Estado em infraestrutura e logística, a empresa área Latam anunciou que começara a operar voos em Bonito e Dourados no segundo semestre deste ano. Esta nova oferta vai contribuir para impulsionar o ecoturismo e novas relações comerciais em Mato Grosso do Sul. Para cidade de Bonito os novos voos têm previsão de começar a partir de 3 de setembro, com 2 frequências semanais na rota Bonito-São Paulo/Guarulhos, a ser operada em aeronaves da família Airbus A320 (que contempla os modelos A319 e A320), com capacidade para até 174 passageiros. Será um grande reforço para vinda de turistas de todos os lugares do Brasil e até internacionais. Já para Dourados (MS) deve iniciar em 8 de setembro com 3 frequências semanais na rota Dourados-São Paulo/Guarulhos, a ser operada em aeronaves Airbus A319 e A320, com capacidade para até 174 passageiros. A segunda maior cidade do Estado tem grande representatividade e importância para região sul, sendo um grande polo econômico e regional, com franco crescimento industrial. “Excelente notícia. Novos voos de Mato Grosso do Sul para o principal aeroporto do Brasil, que é Guarulhos, com destinos para o Brasil e o mundo inteiro. A partir de setembro dois novos voos para Bonito (direto de Guarulhos). Já em Dourados fico muito feliz que depois de um longo tempo de recuperação do aeroporto, três novos voos Dourados-Guarulhos a partir de 8 de setembro operados pela Latam”, afirmou o governador Eduardo Riedel. O head de assuntos públicos da Latam Brasil, Eduardo Macedo, destacou a participação e atuação da empresa no Estado, que está em ascensão. “Aumentar a conectividade do Mato Grosso do Sul é importante para a economia e o turismo local, e a Latam tem enorme satisfação em poder contribuir com novas rotas aéreas para o Estado. Atualmente, a Latam já oferece voos diretos de Campo Grande para os aeroportos de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo, e para Brasília, porém as novas rotas chegam para otimizar o acesso a essas importantes cidades do interior”. Por meio do aeroporto de Guarulhos, principal hub da Latam, as cidades de Bonito e Dourados estarão conectadas a mais de 50 aeroportos em todo o Brasil e a 90 no exterior. Esta boa notícia para Mato Grosso do Sul vai somar ao cenário de grandes investimentos estaduais para qualificar o setor aeroviário do Estado, com reformas e construções de novos aeroportos. Isto aumenta a conectividade a estes dois importantes destinos turísticos e econômicos do MS. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Diretoria do Previd de Dourados toma posse para o próximo triênio
A nova diretoria executiva do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Dourados (Previd) tomou posse na manhã desta sexta-feira (9) para o mandato 2025-2028. A solenidade foi realizada na sede do instituto com a presença do prefeito Marçal Filho, servidores municipais e representantes da administração pública. Reconduzido ao cargo de diretor-presidente, o servidor Theodoro Huber inicia sua terceira gestão à frente do instituto, ao lado de Gleicir Carvalho (diretora de Benefícios), Márcio Rodrigues (diretor Financeiro) e Kalyanna Gianello Santini (diretora Administrativa). Em seu discurso, o prefeito Marçal Filho destacou que a recondução da atual presidência reflete o reconhecimento do trabalho sério e comprometido com a gestão dos recursos previdenciários dos servidores municipais. “Cuidar da previdência dos aposentados é um trabalho visionário e de grande responsabilidade, que vem sendo muito bem conduzido por toda a equipe do Previd”, afirmou. Theodoro Huber agradeceu aos votos recebidos e ressaltou a importância da campanha, durante a qual percorreu diversos setores da Prefeitura e da Câmara Municipal para apresentar as propostas da gestão. “Foi uma experiência muito gratificante. Agora, vamos intensificar o trabalho e adotar o modelo digital como novo padrão da instituição”, declarou. O diretor-presidente também comemorou o alcance da meta histórica de R$ 1 bilhão em patrimônio, o que consolida o Previd como o maior instituto de previdência de Mato Grosso do Sul. A estrutura administrativa do Previd é formada por um Conselho Curador, um Conselho Fiscal e uma Diretoria Executiva composta por quatro membros, com mandato de três anos. A nova diretoria foi eleita no dia 24 de abril pelos servidores municipais ativos e aposentados.








