As inscrições para a Semana de Enfermagem do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul) já estão abertas. Enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e acadêmicos podem participar do evento, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, no Auditório Jacarandá. As inscrições devem ser feitas aqui. O tema do evento, neste ano, é “A segurança do paciente: o papel crucial da Enfermagem”. “A segurança do paciente começa com atitudes simples, mas que fazem toda a diferença. Além disso, dar visibilidade ao trabalho da Enfermagem é também reconhecer o quanto nossa atuação é decisiva para a qualidade do cuidado”, afirma a enfermeira e coordenadora da Semana de Enfermagem 2025, Juliana Leite Liberalli. O prazo para submissão de trabalhos científicos também já está aberto. Os resumos deverão ser encaminhados pelo e-mail semana.da.enfermagem.hrms@gmail.com até o dia 15 de maio de 2025, de acordo com as regras abaixo: • Resumo simples de, no mínimo, 250 palavras a, no máximo, 500 palavras, conforme modelo em Word disponível aqui; • Serão considerados até oito autores no resumo simples; • Deverá ser indicado em negrito o autor que fará a apresentação oral no dia 21/05/2025 no período vespertino; • O resumo deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados, e considerações finais. Em caso de relato de experiência, considerar as seções: introdução, objetivos, descrição crítica da experiência, considerações finais; • Serão aceitos: revisões, estudos transversais, estudos de coorte, relato de experiência, relato de caso, estudo experimental (controlado ou randomizado) e ensaios clínicos; • Caso o trabalho seja aprovado, o autor responsável pela submissão receberá um e-mail com as orientações sobre o horário e dia da apresentação e formato do template. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Motorista bate em capivara, colide contra coqueiro e passageira morre na BR-163
Um casal que saiu de Sorriso (MT), com destino a Foz do Iguaçu (PR), sofreu um acidente na madrugada deste domingo (11/5), na BR-163, próximo ao trevo do município de Douradina. Alexsandro Oliveira Farias, de 33 anos, conduzia um veículo Prisma, prata, e tinha como passageira, sua esposa de 38 anos, identificada como Carmem Luce Pimentel Castro, que morreu no local do acidente. Conforme informações, o motorista perdeu o controle do carro após bater em uma capivara e colidir contra um coqueiro. Alexsandro não sofreu ferimentos, e a informação é de que o casal visitaria parentes na cidade paranaense. O filho do casal ficou com a avó, em Sorriso. Equipes de socorro estiveram no local, assim como a PC (Polícia Civil) e a Perícia Técnica. Ligado na Notícia
Polícia Civil cumpre mandado de prisão preventiva de autor de violência doméstica em Dourados
Nesta sexta-feira (9), a Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Atendimento à Mulher (DAM) de Dourados, cumpriu o mandado de prisão preventiva expedido em desfavor de F.C.F. de 42 anos. A DAM Dourados representou pela prisão preventiva do suspeito, em razão do mesmo no dia 21/04/2025, ter desferido diversos golpes na vítima, bem como ter a ameaçado. A vítima informou que o autor é seu sobrinho e constantemente aparece em sua casa e que no dia 23/04/2025 a vítima precisou passar a noite em cima de uma árvore, porque o autor permaneceu a noite toda próximo à sua casa. Relatou ainda que dia 06/04/2024 o autor na posse de uma arma de fogo a amedrontou. Após o deferimento do pedido de prisão preventiva, a equipe policial, em diligências, localizou o autor e efetuou a prisão do mesmo.
EXPOAGRO 2025: Palestra sobre Recuperação Judicial no Agronegócio
No próximo dia 13 de maio, às 15h, o advogado Lucas Capilé Pinotti, especialista em Direito do Agronegócio e sócio do escritório Lucas Capilé Advogados, ministrará uma palestra sobre Recuperação Judicial (RJ) no 8º Ciclo de Palestras “Direito e Agronegócio”, promovido pelo Sindicato Rural de Dourados em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Destinada a produtores rurais, empresários do setor e profissionais do direito, a palestra abordará os principais aspectos jurídicos e estratégicos da recuperação judicial, destacando as condições legais para o ingresso do pedido, os riscos envolvidos e as oportunidades que esse mecanismo pode oferecer para preservar a atividade econômica e superar crises financeiras. De acordo com Dr. Lucas Capilé, o objetivo do evento é esclarecer dúvidas comuns e orientar sobre a melhor forma de utilizar a recuperação judicial como ferramenta de reorganização e continuidade dos negócios. A palestra será realizada na sala de aula 2 do parque de Exposições. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados devem fazer suas inscrições através do link “https://www.sympla.com.br/evento/8-ciclo-de-palestras-direito-agronegocio/2930784“, telefone (67) 3421-6767. Não perca a oportunidade de entender como a recuperação judicial pode ser uma ferramenta estratégica para a continuidade e o crescimento do seu negócio rural.
Em Dourados, Governo de MS valoriza setor agropecuário e garante obras de infraestrutura
Com atuação voltada para o desenvolvimento dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, o Governo do Estado tem na agropecuária uma das grandes forças econômicas que contribui para a geração de emprego e renda da população. O governador Eduardo Riedel cumpriu agenda de trabalho em Dourados – sexta-feira (9) e sábado (10) -, o maior município do interior do Estado, onde participou da abertura oficial da 59° Expoagro, e também vistoriou a obra de recapeamento da Rua Maria de Carvalho, no Bairro Jardim Água Boa. “É uma frente de obras de requalificação. É uma alegria muito grande ver a melhoria da qualidade de vida para a população”, disse o governador. A vistoria da obra, que recebe R$ 21 milhões em investimentos, foi acompanhada pelo vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha) e o secretário Guilherme Alcântara (Seilog). “Esse é o bairro mais populoso de Dourados. E a via passa por uma reconstrução, na verdade, de todo o pavimento. A gente fica muito feliz de ver o Governo do Estado com capacidade econômica e financeira de realizar investimentos que melhoram a qualidade de vida das pessoas”, afirmou Barbosinha. Durante a manhã de trabalho em Dourados, no Parque de Exposições, o governador se reuniu com representantes do Sindicato Rural de Caarapó para tratar da Expoac (Exposição Agropecuária de Caarapó) que será realizada em agosto e com a diretoria da Avimasul para debater a integração da avicultura no Estado. “A Expoagro começa extremamente forte, em torno dessa cadeia econômica tão importante que é o agronegócio do Mato Grosso do Sul. A programação está maravilhosa do ponto de vista de entretenimento, com shows, rodeio. A chuva deu uma sacudida ontem, os ventos, mas hoje está tudo organizado. E os produtores também, com oportunidade comercial, discussões técnicas, conhecimento de todas as cadeias produtivas”, afirma Riedel, que ainda completa. “Conseguimos criar um ambiente de negócio com muita credibilidade, muita seriedade conversando com o empresariado e lideranças para que a gente pudesse ter aqui no Estado esses investimentos diversificados, com a capacidade de gerar, o que para nós é o mais importante, oportunidades e bem-estar para as pessoas, acompanhado de boas políticas públicas para educação, qualificação, formação. É o melhor programa social que existe, o salário no fim do mês de alguém que tem dignidade trabalhando. E é isso que nós estamos proporcionando à nossa gente”. Também foi realizada uma reunião com representantes do Ministério Público do Estado, com o Consórcio Conisul (Consórcio Intermunicipal da Região Sul de Mato Grosso do Sul) que reúne os municípios de Sete Quedas, Amambai, Aral Moreira, Eldorado, Japorã, Iguatemi, Itaquiraí, Juti, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Caarapó, Coronel Sapucaia e Tacuru. “O nosso mercado é muito exigente, praticamente todo externo. O Governo é sempre muito disposto na parceria com a avicultura”, disse a presidente da Avimasul, Franciele Corneli. A 59ª Expoagro de Dourados, a maior vitrine do agronegócio sul-mato-grossense, tem como tema “Cidade e Campo Conectados”, e volta às raízes com foco na pecuária – bovinocultura, suinocultura, avicultura, ovinocultura e outras – sem perder de vista o horizonte de inovação. “Resgatamos a identidade da nossa exposição e expandimos o ciclo de conhecimento, com palestras voltadas ao agronegócio. E também vamos debater a Rota Bioceânica, que vai ajudar a impulsionar os negócios” disse Gino José Ferreira, presidente do Sindicato Rural de Dourados. Mérito Agropecuário Com o reconhecimento do trabalho realizado pelo Governo do Estado, nas ações que beneficiam os investimentos no agronegócio com consequências diretas na geração de frentes de trabalho, Riedel recebeu sexta-feira (9) o diploma de “Honra ao Mérito Agropecuário”, concedido pela Câmara Municipal de Dourados. “Me sinto honrado com a homenagem que recebo, de reconhecimento da história que tenho em relação ao setor importante da economia, que é o agronegócio”, disse Riedel. A homenagem reconhece e valoriza o trabalho realizado para impulsionar o setor agropecuário em Dourados, destacando o papel que o agronegócio exerce na economia local. “Este é um governo municipalista, com capacidade de articulação e gestão, por isso estão de parabéns”, afirmou a vereadora Liandra Brambilla, presidente da Câmara Municipal. A agendas em Dourados foram acompanhadas pelos secretários Eduardo Rocha (Casa Civil), Guilherme Alcântara (Seilog) e Marcelo Miranda (Setesc), além do prefeito de Dourados, Marçal Filho e outras autoridades municipais e estaduais. Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Vice-governador acompanha abertura oficial da 59ª Expoagro
O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participa nesse fim de semana de uma série de agendas oficiais que integram a programação da 59ª Expoagro. A feira começou na sexta-feira (09) e segue até 18 de maio no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, em Dourados. Somente nos dois primeiros dias da feira, a comitiva governamental participou de homenagens, reuniões, abertura oficial e visitação aos estandes da maior feira agropecuária do interior do Estado. A programação da Expoagro inclui palestras, eventos de negócios, leilões e a retomada do rodeio em touros e cavalos. A abertura oficial da feira, que ocorreu na manhã deste sábado, foi prestigiada por diversas autoridades do Estado. Além do governador Riedel e do vice-governador Barbosinha, secretários estaduais, prefeitos de toda a região, vereadores, deputados estaduais e federais e líderes de entidades do agronegócio comparecem e engrossaram o discurso em defesa do setor que mais cresce no Estado. “A Expoagro é uma vitrine do agronegócio, que é a grande locomotiva do Mato Grosso do Sul. A feira promove uma grande movimentação financeira e econômica para Dourados, não somente pelos negócios que são gerados durante o evento, mas também pelo movimento no comércio local”, afirmou Barbosinha, que destacou também a importância da retomada da pecuária e a criação de gado na programação. Em seu discurso, o governador Eduardo Riedel destacou o amor que sente pela atividade e a importância o campo para a economia de Mato Grosso do Sul. “Tenho muito orgulho de falar que é o meu setor, é o que eu vivo, o que aprendi a gostar, a minha escolha de vida, e muito feliz pela contribuição dessa atividade para o Estado e o Brasil”, disse o governador. “É um setor que iremos defender sempre, em todas as instâncias: com diálogo, inteligência, argumento e capacidade de sobrepor àqueles que entendem de maneira errada que o setor é atrasado. Se o Brasil tem um orgulho, esse orgulho se chama agronegócio, e hoje Dourados é a capital desse orgulho”, completou. O presidente do Sindicato Rural de Dourados, Gino José Ferreira, agradeceu ao governo do Estado pela parceria incondicional na organização do evento, e pela defesa firme e enérgica do agronegócio em Mato Grosso do Sul. “No momento certo, o agro saberá retribuir tudo o que tem sido feito em favor de quem planta e cria em nosso Estado. Obrigado pela parceria e cuidado especial com a Expoagro”, discursou. Agenda cheia A participação nos eventos da Expoagro começou ainda na noite de sexta-feira (09), quando Barbosinha acompanhou a homenagem prestada pela Câmara Municipal de Dourados ao governador Reinaldo Azambuja, ao secretário de Estado da Casa Civil, Eduardo Rocha, e ao ex-governador Reinaldo Azambuja. No sábado, antes da abertura oficial da feira, o vice-governador cumpriu agenda com Riedel e a comitiva do Estado, acompanhando as obras de recuperação asfáltica nas ruas do jardim Água Boa, o bairro mais populoso de Dourados. Já na Expoagro, a agenda incluiu reunião com a diretoria da Avimasul (Associação dos Avicultores de Mato Grosso do Sul). O encontro teve como objetivo debater ações para impulsionar o setor avícola do Estado. “A integração entre Estado e cadeia produtiva é fundamental para gerar emprego, renda e fortalecer a economia local”, afirmou Barbosinha.
EXPOAGRO 2025 será oficialmente aberta neste sábado com presença do Governador
A tradicional Exposição Agropecuária de Dourados, a EXPOAGRO 2025, será oficialmente aberta na manhã deste sábado, dia 10 de maio, com a presença confirmada do governador Eduardo Riedel. A cerimônia de abertura acontece às 10 horas no auditório do Parque de Exposições João Humberto de Carvalho, e marca o início de uma das mais importantes feiras agropecuárias do Mato Grosso do Sul. Organizada pelo Sindicato Rural de Dourados, a EXPOAGRO deve reunir dezenas de produtores rurais, empresários, autoridades políticas e representantes de diversos setores ligados ao agronegócio. O evento segue até o dia 18 de maio, com uma programação extensa que inclui exposições de animais, leilões, palestras técnicas, feira de negócios, shows musicais e muito mais. A importância da EXPOAGRO para a economia regional é significativa. Além de movimentar o setor agropecuário com a geração de negócios e parcerias comerciais, a feira também impulsiona o comércio local, a hotelaria e o turismo, gerando empregos diretos e indiretos durante sua realização. A exposição é um reflexo da força do agronegócio na região sul-mato-grossense, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a modernização do campo. Com expectativa de atrair milhares de visitantes ao longo dos nove dias de evento, a EXPOAGRO 2025 reafirma seu papel como vitrine do potencial produtivo da região e espaço de troca de conhecimento entre os diversos agentes do setor.
No coração do Hospital Regional, o amor de mãe é ponte para a superação e estímulo para conquistas
Em cada corredor do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), pulsa mais do que atendimento e tecnologia: pulsa amor — especialmente o amor de mãe. Nesta semana em que é comemorado o Dia das Mães, o HRMS homenageia mulheres cuja dedicação e estímulo ultrapassam os limites da maternidade tradicional e se tornam parte essencial na vida de seus filhos. Uma dessas histórias é a da servidora Iracema Martins Correa Pistorio, 60 anos, e do servidor Domingos Sávio Correa Pistorio, 43 anos. Iracema se tornou mãe aos 17 anos e, hoje, trabalha com o filho no hospital, preparando o caminho para mais um membro da família no HRMS: o neto, que está concluindo a faculdade de Enfermagem. Iracema entrou no HRMS há 21 anos, após passar em um concurso público. Quando se inscreveu no processo seletivo, o objetivo era um só: incentivar o filho mais velho a estudar e fazer a prova. “Não tinha a intenção de trabalhar no hospital. Naquela época, trabalhava em uma creche e gostava muito. Fiz o concurso para incentivá-lo”, relembra a mãe. O estímulo deu certo! Mãe e filho foram aprovados no concurso. Domingos Sávio conta que tinha a intenção de ir embora para Porto Velho (RO), mas decidiu seguir o conselho da mãe, também para ficar mais perto da família. A primeira passagem de Domingos pelo HRMS durou quase oito anos, até que ele decidiu pedir demissão para ajudar o irmão a cuidar de um negócio da família, após o pai infartar. Mas, ouvindo o conselho da mãe e da esposa — que também trabalha no hospital —, Domingos Sávio voltou ao HRMS durante a pandemia como contratado, até que, em 2024, com a abertura de um novo concurso público, decidiu participar novamente do processo seletivo e, mais uma vez, foi aprovado. Hoje, ele trabalha no setor de Compras do hospital, enquanto a mãe atua no SAME (Serviço de Arquivamento Médico), atendendo pacientes que procuram por exames ou prontuários, por exemplo. “É bom saber que uma parte da família está perto. Para eles, é bom também saber que estamos aqui”, resume Domingos sobre a experiência de trabalhar próximo da mãe e da esposa. Para Iracema, a chegada do Dia das Mães é motivo de comemoração. “É muito bom poder comemorar mais um Dia das Mães. Adoro comemoração, mas o Dia das Mães é mais especial ainda”, garante. Uma jornada de dedicação Dos cinco dias úteis da semana, em quatro deles, Guaracyara Nascimento dos Santos, 32 anos, e a pequena Eloah Vitória, de um ano, saem de Aquidauana, a 144 km de Campo Grande, rumo ao HRMS. Às segundas, terças, quintas e sextas, são quase 300 quilômetros diários em busca de um tratamento iniciado logo após Eloah ter alta. Por semana, são mais de mil quilômetros percorridos em busca de um sonho: que a pequena Eloah ande e continue se desenvolvendo bem. Eloah nasceu prematura e, após o nascimento, ficou 30 dias internada no hospital. A alta foi o começo da segunda jornada da pequena e também da mãe, que havia sido diagnosticada com trombofilia e, por isso, já fazia o pré-natal no HRMS, que é referência no atendimento de gestantes de alto risco. Guaracyara, mais conhecida como Guará, também é mãe de Luis Otávio, 9 anos, e Liz Helena, 5 anos. “Quando saímos daqui, fomos embora com todos os encaminhamentos para voltar e fazer o acompanhamento necessário: fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, gastroenterologista pediátrico e pediatra. Tem dia que saímos de casa de madrugada, tem dia que ficamos o dia inteiro aqui… Só o amor de mãe é capaz de fazer uma pessoa viver pela outra. Eu ando, tenho autonomia, mas, se eu não lutar por ela, pode não andar”, conta a mãe sobre a jornada de dedicação em prol da filha. Graças ao acompanhamento da equipe multidisciplinar e ao compromisso da mãe e de toda a família com o tratamento da pequena Eloah, aos nove meses chegou-se a um diagnóstico: ela tem paralisia cerebral. “Isso só mostra a importância dessa porta aberta que nós tivemos aqui. Se minha filha não tivesse todo o acompanhamento necessário, ela não ficaria em pé hoje. Talvez, agora é que estaríamos iniciando um tratamento. Ver a minha filha ficando em pé hoje é a recompensa de todo o meu trabalho, e tenho um sentimento de gratidão por isso”, destaca Guará. Quando chega em casa, depois de um dia cheio de consultas e viagens, Guará vai se dedicar aos dois filhos e ao esposo. “Graças a Deus, tenho uma rede de apoio e um marido que me apoia em tudo, mas também quero me dedicar a eles e deixar tudo pronto para o dia seguinte. Hoje em dia, somos só felicidade e vamos ver a Eloah andar”, garante. Patrícia Belarmino, Comunicação Funsau/HRMS
Governo de MS avança com obras em Dourados e prepara novo terminal aeroportuário
O Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a infraestrutura urbana e logística do Estado ao avançar em duas frentes importantes no município de Dourados. A Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) homologou a obra de pavimentação e drenagem no bairro Jardim Guaicurus e divulgou as empresas habilitadas para a licitação que definirá a responsável pela construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto ‘Francisco de Matos Pereira’. As duas iniciativas integram o conjunto de investimentos previstos pela gestão estadual para modernizar a malha urbana e expandir a conectividade regional com outras regiões do País. O projeto de urbanização no Jardim Guaicurus irá comtemplar as ruas: Maria Alves da Silva, Tito Mello, Olavo Ribeiro do Santos, João Pereira Hora, Luiz Mário Albertini, Dullio Aloi, Cláudio Freitas, José Bonifácio, Manoel de Almeida, Walmir Soares e Claudomiro Martins. A ação reforça o compromisso do Governo de MS em áreas de crescimento. O secretário de Infraestrutura e Logística, Guilherme Alcântara de Carvalho, pontuou o impacto dessas ações. “Estamos celebrando o desenvolvimento em Dourados, mas o mais importante é que essas obras conectam a cidade ao futuro. Elas geram ganhos reais na qualidade de vida da nossa população e aquecem a economia local”, disse. Aeroporto O novo terminal do aeroporto de Dourados será construído com R$ 38 milhões, oriundo de recursos do Novo PAC (Plano de Aceleração do Crescimento), além da contrapartida de R$ 900 mil do governo estadual que ficará responsável pela obra e também desenvolveu o projeto do novo receptivo. A autorização para início do processo licitatório foi dada em março, durante visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao município. Na ocasião, o ministro participou da entrega simbólica da nova pista do aeroporto, já em operação para voos privados, inclusive de grande porte. Alexsandro Nogueira, Comunicação Seilog








