Estudantes do curso de Direito da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) utilizaram nesta segunda-feira (12) a tribuna livre da 15ª sessão ordinária da Câmara de Dourados para pedir o apoio dos vereadores para adoção de medidas efetivas de segurança no perímetro da Fadir (Faculdade de Direito e Relações Internacionais) da UFGD e nas proximidades da Anhanguera e da Unigran. Recentemente, uma jovem de 18 anos foi estuprada próximo à Fadir. Conforme investigação policial, o crime ocorreu quando a estudante seguia a pé para a casa de um amigo e foi surpreendida por um motociclista. O suspeito a arrastou para um terreno baldio com matagal, cometeu o crime e fugiu em seguida. Esse é o segundo caso de estupro envolvendo estudantes na região. Em agosto de 2022, outra jovem estudante da UFGD sofreu violência sexual após ser abordada por um motociclista, em frente a um terreno baldio nas proximidades da Fadir. Segundo a representante do Centro Acadêmico Águia de Haia, Lara Rossales, toda a comunidade acadêmica da região tem convivido com sentimento de medo e insegurança diante dos casos de violência sexual registrados na região. A estudante destacou a necessidade de o poder público adotar medidas emergenciais para garantir a segurança dos estudantes que circulam diariamente pela região, entre elas, a melhoria da iluminação pública, limpeza dos terrenos baldios e uma presença efetiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal no entorno das universidades, principalmente no horário de entrada e saída dos universitários. “Antes que sejamos mais uma estatística, mais um boletim de ocorrência e mais um nome sussurrado entre lágrimas pedimos uma ação efetiva do poder público e o apoio dos vereadores nesta luta. A comunidade universitária precisa de uma ação mais efetiva das instituições para adoção de ações públicas contínuas de combate a violência em nosso ambiente acadêmico”, disse. A também estudante de Direito da UFGD, Laura Carrasco Frederico, reforçou a necessidade de o poder público adotar medidas efetivas e contundentes para enfrentar a violência na região. “Estamos cansadas de viver com medo. Estamos contando com vocês vereadores e com o poder público de forma geral. As ruas de Dourados não podem mais ser um campo de batalha para seus estudantes”, desabafou a jovem. O relato das estudantes chamou a atenção dos vereadores, que colocaram o Poder Legislativo à disposição na interlocução com a Prefeitura de Dourados e com o governo do Estado para adoção de ações afirmativas de segurança na região. O vereador Franklin Schmalz (PT) enfatizou que a problemática chama a atenção para a necessidade de providências urgentes. “Já encaminhamos três indicações sobre o tema e já recebemos a sinalização da prefeitura de Dourados que em breve será feita a instalação de lâmpadas de led na região. Através do trabalho conjunto é que vamos conseguir combater o assédio, a importunação sexual e a violência contra as mulheres”, informou. O vereador Rogério Yuri também enfatizou a necessidade da criação de um plano de trabalho integrado para enfrentar a problemática. “Já atuamos nesta frente no mandato anterior quando aconteceu o primeiro caso. Diante deste novo crime, voltamos a cobrar o poder Executivo. Vamos instaurar uma frente parlamentar aqui na Câmara para ampliar o debate sobre a questão e apontar os caminhos e ações integradas necessárias para que medidas estratégicas sejam amplamente executadas e garantam a segurança dos estudantes que frequentam diariamente a região”, destacou. Os vereadores Marcelo Mourão (PL), Liandra da Saúde (PSDB), Márcio Pudim (PSDB), Karla Gomes (Podemos), Ademar Cabral (PSD), Sérgio Nogueira (PP) e Elias Ishy (PT) também utilizaram a tribuna da Câmara para declarar apoio e solidariedade a luta das estudantes. SEGUNDA VOTAÇÃO Já na ordem do dia da 15ª sessão ordinária, os vereadores de Dourados aprovaram o projeto de lei nº 042/2025, de autoria do vereador Franklin, que institui a Campanha “A Rua é Pública, Meu Corpo NÃO! ” de caráter permanente e de conscientização e enfrentamento ao assédio sexual e demais crimes contra a dignidade sexual e de todas as formas de violência sexual contra mulheres em Dourados. PRIMEIRA VOTAÇÃO Já em primeira discussão e votação, a Câmara de Dourados apreciou o projeto de lei nº 053/2025 de autoria da Mesa Diretora, que altera dispositivos na lei Municipal nº 4.621, de 27 de abril de 2021, que institui a concessão de auxílio-alimentação aos servidores do Poder Legislativo; e os projetos de Decreto Legislativo de autoria dos vereadores Alex Cadeirante (PSDB), Rogério Yuri (PSDB), Jânio Miguel (PP) e Liandra da Saúde (PSDB) que concedem diplomas de honra ao mérito aos senhores Gino José Ferreira, José Benedito Zanata, Genengs Balta Teixeira e André Luiz Pietro em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao agronegócio, além projeto de Decreto Legislativo nº 042/2025, de autoria do vereador Sergio Nogueira, que concede Diploma de Jubileu de Trigo aos Legendários de Dourados, alusivo aos 03 anos de sua criação.
Casa do Vereador na Expoagro amplia diálogo e recebe demandas do agronegócio
A Câmara Municipal de Dourados está presente na 59ª edição da Expoagro e, pela primeira vez, abre a Casa do Vereador, com atividades todos os dias da maior feira agropecuária do Mato Grosso do Sul. A inauguração do espaço aconteceu na última sexta-feira (9), com a entrega de honrarias e presença de representantes do Governo do Estado, entre eles o governador Eduardo Riedel e o vice Barbosinha. Na solenidade, a Câmara de Dourados fez a entrega de diplomas de Honra ao Mérito à diversas personalidades da política e do agronegócio. Entre os agraciados, além do atual, o ex-governador Reinaldo Azambuja, que também é produtor rural. A Casa do Vereador fica aberta todos os dias da feira agropecuária e é uma maneira de aproximar a população da Casa de Leis, já que os vereadores poderão despachar do local, além de marcar reuniões e receber visitantes. “Para nós é motivo de muito orgulho e alegria estarmos presentes todos os dias na Expoagro. Na inauguração recebemos representantes das câmaras municipais de 17 municípios, o prefeito Marçal Filho, governador Eduardo Riedel, o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de deputados estaduais e federais”, afirmou a presidente da Câmara de Dourados, Liandra da Saúde (PSDB). Outro objetivo para implantação da Casa do Vereador durante a Expoagro é a aproximação dos representantes do Poder Legislativo ao setor do agronegócio, um dos principais pilares da Economia do município. Segundo o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Pedro Pepa (União Brasil), os vereadores poderão marcar agendas e trocar informações com os produtores que participam do evento. “Temos um espaço para que os vereadores possam despachar, marcar suas agendas aqui. Vamos estar aqui todos os dias para podermos trocar informações, receber reivindicações e dar encaminhamentos em favor do agronegócio e dos produtores, que é quem vai nos municiar e nos solicitar o que eles entendam que é necessário em favor da nossa cidade e do nosso estado”, afirmou o vereador. A Expoagro é organizada pelo Sindicato Rural de Dourados e, para o seu presidente, Gino Ferreira, a presença da Câmara de Dourados engrandece o evento. “Eu sempre tive esse sonho de trazer a Câmara Municipal de Dourados para dentro da Expoagro e agora pudemos realizá-lo. “Eu quero aqui parabenizar a presidente Liandra e todos os vereadores de Dourados por terem comprado essa ideia e hoje estarmos aqui valorizando os agentes políticos vereadores. Essas pessoas são de fundamental importância para a classe política e para a sociedade de um modo geral”, completou o dirigente, que também já ocupou cargo de vereador. A 59ª Expoagro acontece até o próximo domingo (18), no Parque de Exposições João Humberto de Carvalho
Prefeitura faz formação continuada para professores de ciências, história e geografia
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza nesta segunda-feira (12) formação continuada voltada para os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) que trabalham com as disciplinas de ciências, história e geografia. O evento ocorre no anfiteatro do Centro de Administração Municipal e conta com ampla participação dos educadores. Com o tema “Metodologias ativas e experimentação na perspectiva da Teoria da Subjetividade”, a atividade contou com a participação das professoras universitárias Isabella Guedes Martinez e Elaine da Silva Ramos. A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) é parceira da ação.O secretário de Educação Nilson Francisco da Silva destaca as constantes capacitações segmentadas oferecidas pela Semed, dentro do direcionamento do prefeito Marçal Filho em agregar na qualidade do ensino, com ministrações que levam em conta as especificidades locais. “Hoje os temas específicos levam em conta o trabalho com ciências, história e geografia. Temos trabalhado com ações bastante específicas, conforme solicitação do prefeito Marçal Filho, sempre visando ao aprimoramento dos processos, resultando em impactos positivos para os educadores e para os alunos”, cita. A professora Isabella Guedes Martinez destacou que abordou o tema das metodologias ativas, com foco em colocar o aluno como protagonista do aprendizado. Ela trabalhou junto aos educadores tópicos como aprendizagem individual, compartilhada ou por tutoria e ainda ensino por investigação, ensino híbrido, inclusive por ‘experimentação’. “Mostramos as possibilidades para os professores usarem em sala de aula, colocando o estudante como protagonista no processo ensino aprendizagem. Mostramos também a importância do educador se cuidar e cuidar do outro – o estudante – durante os processos de aprendizagem”, enfatizou. A professora Elaine da Silva Ramos citou que oportunizar ações como a formação continuada é investir em levar meios mais modernos às salas de aula envolvendo a todos nesse contexto. “É importante essa formação continuada para o professor se aproximar com algumas relações, que são temais atuais e a gente precisa trabalhar essas metodologias diferenciadas”, enfatiza. “Talvez com a nossa formação possamos despertar o interesse dos professores em trabalhar com as metodologias ativas que apresentamos hoje”, citou. A ação também contou com dinâmica junto aos profissionais, objetivando ir além da teoria. “Trouxemos a dinâmica da rotação por estações e os educadores estão fazendo um processo para entenderem e poderem fazer com seus estudantes, pois mostramos exemplos que podem ser usados ajudando no processo do interesse, de atuar com esses diferenciais”, ponderou.
Vacinação avança, mas preocupação com ocupação de leitos hospitalares persiste
O Dia D da campanha de vacinação contra Influenza, realizado no último sábado (10) em Dourados, representou um passo importante na imunização da população contra doenças respiratórias. A mobilização vacinou 3.454 pessoas em todos os postos de saúde do município, demonstrando o empenho da rede pública em proteger os grupos mais vulneráveis. Até agora, das 43 mil doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde, cerca de 36 mil foram aplicadas. Apesar do avanço, os dados ainda acendem um alerta: apenas 29% do público-alvo foi imunizado até o momento, o que preocupa as autoridades diante do aumento da demanda hospitalar. Segundo o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, é urgente que mais pessoas procurem os postos. “É essencial que idosos e crianças, que são os mais vulneráveis e estão ocupando a maioria dos leitos, sejam imunizados o quanto antes. Isso ajuda a evitar o agravamento dos casos e a reduzir a sobrecarga nos hospitais”, destacou. A campanha segue voltada para idosos, crianças pequenas, gestantes, indígenas, quilombolas, profissionais da saúde, professores, forças de segurança e pessoas com comorbidades. Mas, enquanto a vacinação avança, o sistema público de saúde de Dourados enfrenta um cenário preocupante. Com todos os leitos de UTI do Hospital da Vida ocupados, na semana passada, a Prefeitura firmou uma parceria emergencial com o Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), que disponibilizou cinco leitos de UTI adulto para desafogar o atendimento, que serão utilizadas para atender pacientes em estado grave, especialmente com síndromes respiratórias agudas. Para quem ainda não se vacinou, as doses continuam disponíveis durante a semana, nas unidades de saúde, das 7h às 11h e das 13h às 17h. Aos fins de semana, o atendimento ocorre no PAM, das 7h às 17h, e na Seleta, das 7h às 22h. “A participação da população é fundamental para conter o avanço de doenças respiratórias e evitar o colapso da rede hospitalar. Vacinar-se é um ato de cuidado coletivo, que protege não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade”, enfatizou o secretário Márcio Figueiredo.
STF mantém ação penal contra deputado Ramagem nas acusações relativas à tentativa de golpe
Com o voto da ministra Cármen Lúcia, neste sábado (10), a 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade manter a ação penal contra o deputado Delegado Ramagem (PL-RJ) no que se refere a três acusações: tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa. Foi suspensa até o fim do mandato do deputado a parte da ação relativa aos crimes de dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. Essas duas acusações se referem aos eventos do 8 de janeiro, quando o deputado já tinha sido diplomado. A sustação da ação penal havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (7), ao julgar pedido do PL. A decisão do STF também estabelece que a imunidade parlamentar aplica-se somente a Ramagem, sem beneficiar outros investigados no processo, como o ex-presidente Jair Bolsonaro. No voto seguido pela unanimidade, o relator Alexandre de Moraes argumentou que “não há dúvidas” de que a Constituição permite a suspensão apenas para crimes cometidos após a diplomação do parlamentar. O relator do pedido de suspensão do processo na Câmara dos Deputados, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), afirmou que cabe sustar a ação porque os crimes de tentativa de golpe de Estado e de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa, dos quais Ramagem é acusado, teriam sido praticados depois da diplomação de Ramagem. RepercussãoO líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), afirmou que o Supremo simplesmente seguiu o texto constitucional. “É isso que está escrito na Constituição. Se tivesse algum ministro do Supremo querendo achar outro caminho, ele não poderia, porque a Constituição é literal. Eu só lamento que a Câmara tenha errado a este ponto”, disse. Já o líder do PL, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), criticou o fato de um ministro do STF, em referência a Alexandre de Moraes, estar se sobrepondo à vontade de toda a Câmara. Ele pediu, em rede social, uma resposta do presidente da Câmara, Hugo Motta. “Vai defender a soberania do Parlamento ou assistir calado?”, questionou. O líder da oposição, deputado Zucco (PL-RS), classificou a decisão como mais um capítulo da “escalada autoritária” sobre o Estado de Direito no Brasil. “Quando um único ministro escolhe desconsiderar, de forma explícita, a vontade expressa da maioria do Parlamento, ele ataca a representação popular, o princípio democrático e a independência entre os Poderes”, afirmou. Segundo Zucco, a decisão do Parlamento não foi um gesto político, mas ato constitucional. “A quem interessa um Supremo que, ao invés de ser o guardião da Constituição, passa a reescrevê-la segundo conveniências políticas?”, questionou Zucco. O líder do Novo, deputado Marcel van Hattem (RS), fez coro às críticas. “Alexandre de Moraes e o STF mais uma vez afrontam o Poder Legislativo quando ignoram a decisão soberana da Câmara”, afirmou. Ele também cobrou uma resposta “contundente” de Motta. “A democracia e a vontade popular não podem continuar sendo pisoteadas”, declarou. Agência Câmara de Notícias
Rapaz é executado com 12 tiros em frente de casa no Tiradentes em Campo Grande
Antônio Ricardo Silva de Jesus Honório, de 20 anos, foi executado com aproximadamente 12 tiros em frente de casa, na madrugada desta segunda-feira (12), no bairro Tiradentes, em Campo Grande. O crime ocorreu pouco depois da meia-noite na Rua da Flauta, quando o autor fez os disparos. Vizinhos chegaram a socorrer a vítima, que de acordo com testemunhas foi atingida por 12 tiros. O rapaz foi encaminhado para UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Tiradentes, mas chegou sem vida ao local. A polícia foi até o local e encontrou três projéteis deflagrados, não localizando o restante ao qual as testemunhas afirmaram ter atingido Antônio. Não há informações sobre os possíveis autores e nem motivação para o crime. Midiamax
Homem que mantinha a esposa em cárcere privado troca tiros com a PM e morre em Itaporã
Um homem identificado como Leonardo Rodrigues Vieira, de 30 anos, morreu na noite deste sábado (10/5), após trocar tiros com a PM (Polícia Militar) durante uma ocorrência de violência doméstica no município de Itaporã. De acordo com o boletim da PM, por volta das 19h15, os agentes foram acionados por uma moradora da Rua Abelardo Borba, que relatou uma briga entre sua filha, de 27 anos, e o genro. A mulher afirmou ter ouvido ameaças e suspeitava que ele estivesse armado. Ao chegarem ao local, os policiais foram recebidos pela comunicante, que levou a equipe até os fundos do terreno onde o casal morava. A jovem saiu chorando da residência no momento em que os policiais entraram. Em seguida, o homem apareceu segurando uma arma de fogo. Mesmo após ordem para soltar o armamento, ele não obedeceu e continuou com a arma em punho. Diante da ameaça, os policiais efetuaram disparos para neutralizá-lo. Mesmo atingido inicialmente, o agressor permaneceu em pé, sendo necessário novo disparo. Após ser atingido novamente, ele caiu sobre um sofá. A equipe médica foi acionada e confirmou o óbito ainda no local. A mulher contou à polícia, ainda de acordo com o registro policial, que era mantida em cárcere privado e que sofria ameaças constantes, inclusive contra seu filho, enteado do agressor. Ela revelou ainda que Leonardo costumava andar armado dentro de casa e que já havia tentado pedir medida protetiva anteriormente, mas desistiu por medo. Durante buscas no imóvel, foram apreendidas duas armas de fogo tipo revólver, uma pistola, munições, um soco inglês e um coldre, guardados em um cofre sob o colchão. A Perícia Técnica esteve no local, assim como o comando da Força Tática. O caso será investigado pela PC (Polícia Civil) de Itaporã.
Investimento de R$ 1 bi: obras da unidade de processamento de soja avançam em Naviraí
A Copasul (Cooperativa Agrícola Sul-Mato-Grossense) deu início em abril às obras de terraplanagem para a implantação de sua nova Unidade Industrial de Processamento de Soja, consolidando mais um grande passo no fortalecimento da agroindústria sul-mato-grossense. Localizada às margens da BR-163, no Km 142,5, entre os municípios de Naviraí e Juti, a unidade ocupará uma área de 115 hectares, ao lado da atual fecularia da cooperativa. Na primeira semana de maio, cerca de 210 trabalhadores atuam no canteiro de obras, concentrando esforços na preparação do terreno para instalação da subestação geral de energia elétrica, estruturas de armazenamento como o graneleiro e os acessos internos do complexo. A previsão é que esta etapa seja concluída até o fim do mês, caso as condições climáticas permaneçam favoráveis. Na sequência, o cronograma prevê o início da execução das fundações das edificações industriais. Com investimento de R$ 1,013 bilhão, essa é a maior obra da história da Copasul, dedicada exclusivamente à industrialização da soja. Paralelamente, a cooperativa concluiu recentemente outro grande projeto, de R$ 400 milhões, para ampliação da capacidade de armazenagem de grãos, com destaque para o novo complexo de silos Serra de Maracaju, já em operação. Esses investimentos estão diretamente ligados ao aumento da capacidade de escoamento e processamento da safra recorde de soja no Estado. A nova unidade industrial permitirá à Copasul expandir significativamente sua atuação na cadeia da soja, agregando valor à produção regional por meio da fabricação de farelo e óleo vegetal, produtos com alto potencial de exportação e aplicação no mercado interno, especialmente na nutrição animal. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, comemorou o início da construção e destacou a relevância estratégica do empreendimento dentro da política de transformação produtiva de Mato Grosso do Sul. “A soja é nosso principal produto agrícola. Nesta safra, foram plantados mais de 4,5 milhões de hectares, em uma recuperação significativa. A instalação de indústrias como a da Copasul é fundamental para agregar valor à matéria-prima, com foco na produção de farelo e óleo”, afirmou. Verruck também ressaltou o papel do cooperativismo no desenvolvimento regional. “Esse projeto é estratégico porque é liderado pela maior cooperativa do Estado. A partir do farelo de soja, conseguimos fortalecer o encadeamento produtivo, sobretudo na suinocultura e avicultura, além do consumo interno do óleo. Apoiamos iniciativas como essa por meio do PROCOOP e da política estadual de industrialização. O início desta obra é um marco no processo de agregação de valor e geração de empregos”, concluiu. A nova planta industrial reforça a importância de Naviraí como polo agroindustrial e fortalece o protagonismo da Copasul, que há mais de 45 anos atua promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e empresarial no sul de Mato Grosso do Sul. Rosana Siqueira, Comunicação Semadesc
Curso gratuito de iluminação para cinema e audiovisual será oferecido pelo MIS
O MIS (Museu da Imagem e do Som), unidade da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), abre inscrições para o curso gratuito de aperfeiçoamento em técnicas de iluminação para cinema e audiovisual, que será realizado de 24 a 31 de maio, com aulas das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h, no próprio museu, em Campo Grande. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 16 de maio, por meio do e-mail felipe.bomfim@ufms.br. Os candidatos selecionados serão comunicados por e-mail após o término do período de inscrição. Estão disponíveis 20 vagas, destinadas a pessoas a partir dos 16 anos. Como pré-requisito, é necessário ter participado de oficinas anteriores de iluminação oferecidas pelo MIS ou possuir conhecimento prévio na área, comprovado por meio de portfólio, currículo ou biografia, que deve ser enviado como anexo no ato da inscrição. O curso será ministrado pelo professor doutor Felipe Bomfim, docente nos cursos de Audiovisual e Artes Visuais da UFMS. Felipe é doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Multimeios da Unicamp e possui experiência internacional, com doutorado-sanduíche na Universidade de Leeds (Inglaterra) e formação em Cinema pela Universidade de Bolonha (Itália). Atuante como diretor de fotografia, assinou trabalhos premiados, como o documentário A Mulher da Casa do Arco-Íris e o filme experimental Ressuscita-me – A Luta Vive. Segundo o professor Felipe Bomfim, “esta oficina nasce de um projeto de extensão voltado à formação contínua, sendo um desdobramento de outras atividades já realizadas. Trata-se de um aprofundamento nas técnicas de iluminação, com foco em entrevistas, cenas cinematográficas e criação de atmosferas no audiovisual, desde o nível básico até o avançado”. Serviço Curso gratuito de aperfeiçoamento em técnicas de iluminação para cinema e audiovisualData: 24 a 31 de maio de 2025Horário: 9h às 11h30 e 13h30 às 16hLocal: Museu da Imagem e do Som de MS – Memorial da Cultura e Cidadania “Apolônio de Carvalho” – Av. Fernando Corrêa da Costa, 559, 3º andar – Centro – Campo Grande (MS)Inscrições: pelo e-mail felipe.bomfim@ufms.br (de 8 a 16 de maio) Karina Lima, Comunicação Setesc A atividade é promovida pelo NPD (Núcleo de Produção Digital) de Mato Grosso do Sul, com apoio das instituições que o compõem: MinC (Ministério da Cultura), IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul), UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), FCMS (Fundação de Cultura de MS) e o Colegiado Audiovisual de Mato Grosso do Sul.








