O Governo de Mato Grosso do Sul lançou o Guia de Apoio à Elaboração do Plano Plurianual Municipal (PPA) 2026-2029, disponibilizado no site da Segov (Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica). O material foi desenvolvido para auxiliar os municípios na formulação de seus planos estratégicos, garantindo uma gestão eficiente e transparente ao longo dos próximos quatro anos. A iniciativa foi coordenada pela Segem (Secretaria-Executiva de Gestão Estratégica e Municipalismo), órgão vinculado à Segov, reforçando o compromisso do Estado com o fortalecimento do planejamento municipal. O Plano Plurianual (PPA) é um dos principais instrumentos de planejamento público, assegurando que as metas e compromissos assumidos pelos governos sejam cumpridos de forma estruturada. Ele estabelece diretrizes para a aplicação dos recursos e a implementação de políticas públicas, promovendo o desenvolvimento sustentável e alinhando ações municipais às necessidades da sociedade. Segundo a Constituição Federal, o PPA deve ser elaborado com base em princípios estratégicos, garantindo que a administração municipal tenha um norte diante das demandas sociais. Para isso, o guia disponibilizado pelo Estado apresenta boas práticas e técnicas inspiradas no Plano Plurianual 2024-2027 de Mato Grosso do Sul, bem como no modelo do Governo Federal e no Guia de Elaboração do Plano Plurianual para Municípios da Secretaria Nacional de Planejamento (SEPLAN), lançado em fevereiro de 2025. O documento está organizado a partir de quatro perguntas fundamentais: Além disso, o guia enfatiza a necessidade de indicadores e metas bem estruturadas, permitindo o monitoramento contínuo das políticas públicas e ajustes estratégicos quando necessário. A transparência e a responsabilidade fiscal também são abordadas como fatores essenciais para o sucesso da gestão municipal. Com esta iniciativa, o Governo de Mato Grosso do Sul reforça seu compromisso com a boa governança e o desenvolvimento dos municípios, fortalecendo a parceria entre Estado e prefeituras. A ideia é que, trabalhando juntos, seja possível construir um Mato Grosso do Sul mais inclusivo, próspero, sustentável e digital, garantindo benefícios concretos para toda a população. Renata Brum, Comunicação Segem.
Governo de Mato Grosso do Sul e Paraguai iniciam mapeamento inédito da rede de saúde na fronteira
O primeiro eixo do acordo de cooperação entre Brasil e Paraguai, assinado após evento binacional realizado no último mês, dará início a um amplo mapeamento das estruturas de saúde nas cidades fronteiriças entre os dois países. A ação conta com o Governo de Mato Grosso do Sul como um dos signatários, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Dentre os pilares do termo está identificar capacidades hospitalares, recursos humanos e equipamentos disponíveis em regiões como Ponta Porã (MS), Mundo Novo (MS), Pedro Juan Caballero (PY), Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este (PY). A iniciativa inclui a participação da Sesa (Secretaria de Estado de Saúde do Paraná), Prefeituras de Porto Murtinho e Ponta Porã, além de autoridades de saúde paraguaias. A etapa de mapeamento é considerada fundamental para alicerçar as demais etapas do acordo, que incluem intercâmbio de dados e monitoramento epidemiológico. “O mapeamento nos permitirá entender, em detalhes, a realidade de cada município, utilizando o cruzamento de dados a fim de verificar onde há falta de insumos, profissionais ou leitos. Esse levantamento é essencial para direcionar investimentos e criar uma rede de saúde integrada, capaz de atender rapidamente a população fronteiriça”, destaca a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, que assinou como uma das signatárias do termo. Como funcionará o mapeamento O trabalho, previsto na Lei paraguaia nº 6.709/2021 e no Decreto brasileiro nº 11.859/2023, que promulgam acordo entre os dois países em relação às localidades fronteiriças vinculadas, envolverá: As cidades prioritárias são: Fronteira como área de atenção contínua O mapeamento servirá de base para os outros eixos do acordo: o intercâmbio de informações em tempo real e a Sala de Situação epidemiológica. A previsão é que seja elaborado plano de trabalho conjunto, incluindo responsabilidades e metas para ambos os países. Superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Larissa Castilho reforça a necessidade de ações coordenadas: “Doenças como dengue e febre amarela não respeitam fronteiras. Com dados precisos, poderemos intervir antes que surtos se espalhem”, finaliza. Danúbia Burema, Comunicação SES
Saúde libera vacina contra gripe para toda a população de Mato Grosso do Sul
A partir desta terça-feira (13), toda a população sul-mato-grossense com idade a partir de 6 meses poderá se vacinar contra a gripe. A ampliação foi determinada pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES), diante do aumento expressivo de casos e óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no estado, especialmente entre crianças e idosos. Até a 19ª semana epidemiológica, o estado já registrou 2.708 casos de SRAG e 203 mortes em decorrência da doença. Dentre esses casos, 586 foram confirmados para Influenza, resultando em 68 mortes entre os pacientes hospitalizados. Os idosos são os mais afetados, representando 48,70% das internações, seguidos por crianças de 1 a 9 anos, com 26,80%. No caso dos idosos, a evolução para óbito ocorreu em 79,40% dos casos confirmados. Campo Grande, capital do estado, já declarou situação de emergência em saúde pública devido à alta ocupação de leitos de UTI (Unidades de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica. Desde o início da campanha de vacinação, em 24 de março, mais de 410 mil doses da vacina contra Influenza foram aplicadas em Mato Grosso do Sul, o que coloca o estado com a melhor cobertura vacinal do país, de acordo com dados do Ministério da Saúde. “Diante do avanço dos casos de gripe e da sobrecarga no sistema de saúde, ampliamos a vacinação para toda a população como medida preventiva. A vacina está disponível em todo o estado e é a forma mais eficaz de evitar internações e salvar vidas. Nosso compromisso é proteger os sul-mato-grossenses”, afirma o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa. Apesar da boa adesão geral, a cobertura vacinal entre os grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais) ainda está em 29,89% — abaixo da meta de 90% estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo o gerente de imunização da SES, Frederico Moraes, a ampliação é estratégica para conter o avanço do vírus no período sazonal. “A vacina é segura, eficaz e está disponível gratuitamente. Contamos com o apoio das prefeituras para intensificar as ações de imunização em todos os territórios.” Os municípios devem seguir as orientações da Nota Técnica 03/2025 divulgada pela SES para operacionalizar a vacinação da nova faixa etária.
MS fortalece ações no Pantanal e no sistema prisional com entrega de viaturas e equipamentos às forças de segurança
O Governo de Mato Grosso do Sul reforçou, nesta segunda-feira (12), sua política de proteção ambiental e segurança pública com a entrega de viaturas e equipamentos ao Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS) e à Polícia Penal, totalizando mais de R$ 12,6 milhões em investimentos. A ação tem como foco o enfrentamento aos incêndios florestais no Pantanal e o fortalecimento das operações de custódia, escolta e transporte de internos em todo o estado. A iniciativa representa mais um avanço no plano de modernização das forças de segurança, com ênfase na agilidade das respostas, ampliação da capacidade operacional e valorização das instituições. Foram entregues 20 viaturas específicas para o combate a incêndios florestais — no Pantanal ou em áreas de floresta plantada — destinadas à Diretoria de Proteção Ambiental (DPA), e outras 13 viaturas para a Polícia Penal, responsável pela custódia de mais de 23 mil detentos em Mato Grosso do Sul. Os veículos serão distribuídos para as cidades de Campo Grande, Dourados, Naviraí, Corumbá, Ponta Porã, Três Lagoas e Dois Irmãos do Buriti. Além disso, a Polícia Penal recebeu 700 pistolas e 398 coletes balísticos, fundamentais para a segurança no exercício das funções operacionais. Durante a solenidade, o governador Eduardo Riedel reafirmou o compromisso da gestão com investimentos contínuos em segurança pública e preservação ambiental. “Estamos fortalecendo nossas instituições com equipamentos modernos e viaturas adequadas, para que possam desempenhar suas funções com excelência. O combate aos incêndios no Pantanal é uma prioridade, e a Polícia Penal desempenha um papel fundamental na segurança do nosso sistema prisional”, declarou. Ao lado do governador, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou que o reforço estrutural às corporações reflete diretamente os pilares que sustentam a atual gestão estadual. “Esta entrega traduz, na prática, os quatro eixos do nosso governo: é verde, porque promove a preservação de um dos nossos maiores patrimônios naturais, o Pantanal; é próspero, pois valoriza o serviço público como motor de desenvolvimento; é digital, ao incorporar tecnologias que qualificam as operações; e é inclusivo, ao assegurar dignidade e segurança tanto para os profissionais da segurança quanto para a sociedade como um todo”, pontuou. O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, ressaltou que os novos recursos garantirão respostas mais eficazes aos desafios do momento. “Estamos nos preparando com antecedência para o período crítico de incêndios florestais, garantindo que nossas equipes estejam equipadas com o que há de melhor em tecnologia e logística. Também asseguramos à Polícia Penal as condições necessárias para atuar de forma segura e eficiente em suas atribuições de custódia e transporte de internos”, afirmou. O investimento contempla ainda equipamentos de proteção individual (EPIs), materiais de combate a incêndios e tecnologia embarcada nas viaturas, proporcionando maior autonomia de atuação e integração entre as forças. Além de preservar o bioma pantaneiro — um dos mais importantes do mundo — a iniciativa fortalece a atuação do Estado em áreas sensíveis e de alto impacto, como a segurança carcerária e a gestão ambiental. A articulação entre as pastas da Justiça, do Meio Ambiente e da Segurança Pública consolida-se como estratégia eficaz para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento sustentável e ordem pública. “Ao equipar nossas instituições com inteligência e visão de futuro, damos um passo decisivo para proteger o que temos de mais precioso: a vida, a liberdade e o meio ambiente. Esse é o Mato Grosso do Sul que queremos construir juntos, com responsabilidade e ação efetiva”, finalizou Barbosinha.
Esperança que floresce entre muros: reforma de escola une educação, dignidade e transformação social em MS
Campo Grande deu um passo firme rumo à inclusão e à dignidade nesta segunda-feira (12), com a entrega da reforma da Escola Estadual Professora Delmira Ramos, no bairro Coophavila II. Mais do que a revitalização física de uma unidade escolar, a ação representa o florescimento de uma política pública que combina educação de qualidade, reintegração social e desenvolvimento sustentável — alinhada aos pilares de um Mato Grosso do Sul mais verde, próspero, digital e inclusivo. A 16ª obra integra o programa “Revitalizando a Educação com Liberdade”, uma parceria entre o Governo do Estado, o Tribunal de Justiça de MS, a Agepen e a Secretaria de Estado de Educação. Com investimento de R$ 650 mil, a reforma estrutural beneficiou mais de 2.200 m², com melhorias em telhado, banheiros, cozinha, rede elétrica e hidráulica. Tudo realizado com a força de trabalho de 25 reeducandos do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, que atuaram como pedreiros, pintores, eletricistas e serralheiros. “Cada parede erguida e cada espaço recuperado aqui traz consigo uma história de reconstrução — da escola e também de vidas. É esse o caminho de uma gestão inclusiva: que oferece oportunidades e acredita no poder da educação como instrumento de transformação”, afirmou o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha. Além da estrutura física, a comunidade escolar celebra a chegada de um novo projeto que já brota com frutos e propósito: a Hortinha da Esperança. Implantada em uma área de 1.500 m², ela reúne hortaliças, raízes e frutas como alface, abobrinha, banana e mandioca, sendo mantida com tecnologias sustentáveis — como estufa telada, sistema de irrigação automatizada e uso de mulching. A produção, acompanhada tecnicamente pelo Senar/MS, abastecerá a merenda escolar e ainda contemplará pais de alunos e servidores. “Essa horta é mais do que um projeto agrícola. Ela representa alimentação saudável, aprendizado prático, sustentabilidade e conexão entre os alunos e a natureza”, destacou a diretora da escola, Gigliola Vince. Para o juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal e idealizador do projeto “Revitalizando a Educação com Liberdade”, o sucesso do programa está na forma como ele une reinserção social e benefício coletivo. “O projeto demonstra que é possível aplicar a legislação de forma responsável e inovadora, revertendo parte do salário dos apenados para financiar obras públicas. Com isso, promovemos dignidade, trabalho e cidadania”, afirmou. A cada três dias de serviço prestado, um dia é remido da pena — um incentivo legal que reforça a importância do trabalho no processo de ressocialização. Além disso, os reeducandos recebem salário, do qual 10% é destinado a novas reformas em outras escolas. Representando a Secretaria de Estado de Educação, o secretário-adjunto Sérgio Luiz Gonçalves lembrou que investimento em educação é prioridade da atual gestão é um compromisso com o futuro. “Essa entrega representa o respeito que temos por cada aluno e educador que passa por estas salas. Representa também a crença de que a educação é o caminho mais poderoso para a transformação social. Com essa nova estrutura, temos certeza de que o ensino se fortalecerá ainda mais, criando oportunidades e construindo um futuro melhor para todos”, disse. Já o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, enfatizou o aspecto humanitário do programa. “Promover justiça não é apenas aplicar a lei, mas também oferecer oportunidades para que cada pessoa possa escrever uma nova história”, pontuou. A entrega foi marcada por emoção, reconhecimento e esperança. A Escola Professora Delmira Ramos, que atende cerca de 300 alunos do 4º ao 9º ano, em tempo integral, agora oferece uma estrutura mais digna, acolhedora e transformadora. “Aqui não entregamos apenas uma reforma. Entregamos sonhos reconstruídos, dignidade restaurada e um novo ciclo de possibilidades. É isso que nos move enquanto governo: gerar impacto real na vida das pessoas”, concluiu Barbosinha.
Zé Teixeira trabalha para garantir infraestrutura urbana em Dourados
O investimento em infraestrutura urbana é fundamental para o crescimento das cidades e o bem-estar das comunidades em Mato Grosso do Sul. Nesta terça-feira (13), o deputado estadual Zé Teixeira, 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa, solicitou uma série de obras de drenagem, saneamento e asfalto para Dourados, a maior cidade do interior do Estado. A primeira indicação foi encaminhada ao Governo do Estado e à Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) para a implantação da rede de esgotamento sanitário no Bairro Jardim do Bosque II (Canaã IV). Conforme o vereador Pedro Pepa, a obra é uma reivindicação dos moradores das ruas João Batista da Silva, rua 07, rua Sagrada Família, rua 05, rua Matheus Silveira dos Santos, rua 10 e a rua José Josino Salgueiro. Nesta região, as residências não contam com saneamento, o que tem gerado muitos transtornos devido à precariedade das fossas. Já para os moradores do bairro Jardim Laranja Doce, o deputado solicitou drenagem e implantação de pavimentação asfáltica em trechos das ruas Lambari, rua Traíra, rua Jaú, rua Edésio Nogueira e rua Dourado. O bairro conta com poucas ruas pavimentadas, ao contrário das regiões vizinhas, que já dispõem de asfalto em sua totalidade. A falta de drenagem e pavimentação adequada tem provocado alagamentos frequentes. O deputado Zé Teixeira também pediu ao Governo do Estado a pavimentação e a drenagem da rua 20 de Dezembro, no bairro Jardim Água Boa. “Os moradores aguardam há anos pela obra no trecho de 600 metros entre as ruas Josué Garcia Pires e Frei Antônio”, destaca o parlamentar. Mobilidade – Além dessas melhorias para o município de Dourados, o deputado estadual Zé Teixeira solicitou providências e estudos para a celebração de convênio entre Governo do Estado e a Prefeitura visando a elaboração de projeto para a ligação das ruas do bairro Parque Alvorada e a marginal de acesso ao Condomínio Spa Resort Porto Unique. Segundo o vereador Dil do Povo, a conexão proposta proporcionará uma rota alternativa aos moradores, facilitando o deslocamento até os comércios e serviços da região.
Aeroporto Francisco de Matos Pereira está pronto para homologação da Anac
A Prefeitura de Dourados finalizou os serviços de manutenção e instalação de equipamentos e construção de estruturas exigidas para que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira possa ser homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) para retomar as operações de voos comerciais. Na manhã de segunda-feira (12), o prefeito Marçal Filho, acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto Martins, o Beto, vistoriou os últimos serviços realizados pela administração municipal, que incluem melhorias na infraestrutura e na segurança do terminal. Entre as adequações executadas estão a instalação de guarita no portão de acesso à área operacional, inclusão de dilacerador de pneus, fixação de placas de segurança na cerca e no terminal de passageiros, implantação de sistema de videomonitoramento em toda a área do aeroporto, criação de uma sala de busca pessoal no embarque, manutenção de equipamentos de inspeção (raio-x, pórtico detector de metais e esteira de bagagem) e a instalação do sistema de credenciamento aeroportuário com atendimento ao público. Também foi realizada a revitalização das vias de patrulhamento da cerca operacional. O terminal de embarque e desembarque também foi modernizado com a instalação de portas automáticas, que se abrem com a aproximação dos passageiros, além de ter recebido melhorias em todo sistema de climatização, proporcionando mais conforto e comodidade às pessoas que passarão pelo local a partir do momento em que os voos comerciais forem retomados. “Tudo que precisava ser feito para que a Anac e o Decea homologuem a pista, nós fizemos”, ressalta Marçal Filho. “Sem essas medidas que adotamos, o aeroporto jamais seria homologado, de forma que agora só depende da Anac”, completou. Além das intervenções, o aeroporto já conta com a homologação da pista, do Precision Approach Path Indicator (Papi), ou seja, Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, um sistema de iluminação que auxilia os pilotos na aproximação e pouso nas duas cabeceiras da pista, luzes de iluminação do pátio principal e do taxiway. Os equipamentos de navegação aérea também receberam manutenção, além da renovação dos contratos de abastecimento, hangares e áreas comuns. Durante a vistoria, o prefeito conferiu ainda a estrutura de geradores e conheceu a área do novo pátio de aeronaves e o espaço destinado à construção do novo terminal, ambos já homologados pela Anac. Na semana passada o Governo do Estado divulgou as empresas habilitadas para a licitação que definirá a responsável pela construção do novo terminal de passageiros, a ser construída em área anexa ao terminal que atualmente já funciona. OPERAÇÃO DA SALA DE RÁDIO Agora, cabe à Infraero, administradora do aeroporto, realizar o processo licitatório para contratar a empresa responsável por operar a sala de rádio, essencial para a comunicação entre os controladores e as aeronaves, garantindo a segurança do tráfego aéreo. “Em quatro meses de gestão, conseguimos avançar em diversas frentes para garantir a volta dos voos comerciais”, disse Marçal Filho. Dourados está há quase quatro anos sem receber voos comerciais. O prefeito destacou que já teve diálogo com as companhias Gol e Azul e que o governador Eduardo Riedel também apoia as negociações, inclusive com tratativas tributárias para atrair as empresas. Riedel já articulou com a Latam, que anunciou o início da operação de voos diretos entre Dourados e Guarulhos (SP) a partir do dia 8 de setembro. O destino já aparece no site da companhia, mas as vendas de passagens ainda não estão liberadas.
Amadorzão da Leda começa neste domingo
O 21º Amadorzão da Leda, a Liga Esportiva Douradense de Amadores, começa neste domingo (18) e conta com o apoio da Prefeitura de Dourados, nesta temporada que promete movimentar o cenário esportivo com competições acirradas em campo. São 16 equipes de futebol amador inscritas, inclusive de outras cidades de Mato Grosso do Sul, como Paranhos e Glória de Dourados. As equipes devem ter em seus elencos atletas a partir de 16 anos (sem limite de idade). O desafio é buscar quebrar a hegemonia do Interflória Futebol Clube, que há quatro anos detém o título da competição mais tradicional da Liga Esportiva Douradense de Amadores, a Leda. Para o presidente da Leda, Eurides Martins, popular “Tubaína”, a edição tem tudo para ser, mais uma vez, brilhante. Segundo ele, as equipes estão muito empolgadas e determinadas a mostrar muito futebol em campo para conquistar o título. “O evento já é tradição em Dourados e com o apoio da prefeitura nesta edição, temos certeza que teremos um belo campeonato, proporcionando momentos muito especiais para os desportistas que comparecerem à Leda”, explica. A expectativa é que o nível técnico das partidas disputadas na Leda supere as edições anteriores, já que os times se reforçaram para o Amadorzão 2025. “As equipes já estão muito animadas para buscarem esse título tão cobiçado, que já está por anos seguidos nas mãos do Inter; isso faz o campeonato ficar ainda mais movimentado com os times querendo levar a vitória em 2025”, destaca Tubaína. O Amadorzão da Leda começa no domingo (18) com competições durante o período matutino e vespertino. A entrada para assistir aos jogos é gratuita. Veja abaixo os duelos já agendados para esta primeira rodada: 9h30 – Luster’s FC/Inter BBB/Universo x Tineu Uniformes/ Ubiratã EC/UND. 15h – C.A D.A FC x Marília FC
Prefeitura inicia primeiro projeto de desfavelamento de Dourados
A Prefeitura de Dourados lançou nesta terça-feira (13), na sede da Agência Municipal de Habitação de Interesse Social (Agehab) o primeiro projeto de desfavelamento do município. A iniciativa apresentada pelo prefeito Marçal Filho e pelo diretor-presidente da Agehab, Eder Felipe Souza Lima, vai beneficiar 100 famílias que residem em situação precária na Comunidade Santa Fé, localizada na Rua Alegrete, nas proximidades de Vila Mariana. O programa, inédito na história de Dourados, consiste em construir as 100 moradias dignas na no próprio local onde as famílias residem atualmente de forma precária. “Estamos proporcionando cidadania e dignidade para essas pessoas que sempre foram esquecidas pelo poder público e já determinei à Agehab que não economize esforços para viabilizar outros projetos voltados ao desfavelamento e à inclusão social dessas famílias”, ressaltou Marçal Filho. “O mais importante nesse projeto é que as famílias não perderão o vínculo com o local onde moravam, onde construíram amigos, estão vendo os filhos crescer e vivem histórias”, enfatizou o prefeito. A construção das 100 moradias populares será através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida, e vai custar R$ 20 milhões em recursos federais e estaduais, com contrapartida da Prefeitura de Dourados que arcará com o aluguel social das famílias durante o período de construção. “O aluguel social será no valor de R$ 600 mensais por família e será pago enquanto as casas estiverem sendo construídas”, explica Eder Felipe Souza Lima. “A estimativa é que o município pague R$ 600 mil de aluguel social até a entrega das moradias”, completa. O ponto alto do projeto é que toda localidade será urbanizada e receberá infraestrutura completa. “Não iremos simplesmente retirar as famílias das áreas ocupados e construir apenas uma moradia digna”, enfatiza Eder Felipe Souza Lima. “Vamos transformar a realidade local, com saneamento básico, asfalto, iluminação pública, calçadas, muro de arrimo para as moradias, enfim, o que era uma favela será transformado em um residencial com toda estrutura para garantir dignidade às famílias”, completa o diretor-presidente da Agência Municipal de Habitação. O decreto do Ministério das Cidades para construção de casas através do Programa de Desfavelamento pelo FAR Impacto beneficiou 5 municípios de Mato Grosso do Sul e Dourados foi o único atendido com 100 moradias. O município de Água Clara recebeu 50 casas; a capital Campo Grande, também recebeu 50 unidades; a cidade de Inocência outras 50 e Ribas do Rio Pardo foi contemplada com 50 moradias. Para Evanir Lopes de Souza, 53 anos, que reside Comunidade Santa Fé, com o esposo, a filha de 19 anos e os netos de 07 e 02 anos, a notícia representação uma grande transformação para a vida dela e da família. Ela cita que reside a mais de uma década no local em situação precária e com as modificações, acredita em um futuro melhor para os moradores do local. “Hoje minha casa chove dentro, está quase caindo na minha cabeça e pra mim essa notícia do prefeito Marçal Filho veio na hora certa, isso vai ser muito bom para minha família e para todas. Saber que será um projeto modelo é uma vitória, pois após mais de 11 anos sofrendo em barraco de lona, de madeira, a palavra é dignidade com tudo isso que a ação vai trazer incluindo as melhorias no bairro”, pontuou. Após o anúncio feito pelo prefeito Marçal Filho, o diretor da Agehab, Eder Felipe Souza Lima, destaca que os trâmites administrativos logo serão iniciados e após estas etapas, o prazo previsto para construção das casas é de 10 meses. “Nos próximos dias vamos fazer o lançamento do edital de seleção da empresa que vai ser responsável por levar infraestrutura, após isso a empresa tem um prazo para apresentar para a caixa econômica e, depois da análise da instituição financeira, nós damos a ordem de serviço para início das obras das residências, que deve durar em média 10 meses”, citou.







