A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc), realizou na última segunda-feira (12) o cadastro do Plano de Ação na Plataforma Transferegov, formalizando a adesão do município ao Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB). Instituída pela Lei nº 14.399/2022, a PNAB prevê o repasse de recursos federais para fomentar a cultura em estados e municípios de todo o país. Com a adesão, Dourados assegura o recebimento de R$ 6.727.794,24 até dezembro de 2029. Os recursos serão aplicados ao longo de quatro ciclos da política pública, contemplando ações como editais de fomento, manutenção de espaços culturais, iniciativas da Cultura Viva e outros projetos que ampliem o acesso à cultura no município. No ciclo de 2024, Dourados executou R$ 1.651.885,94 em recursos da PNAB, por meio de editais voltados a artistas, coletivos e instituições culturais. Os investimentos também contemplaram a Política Nacional Cultura Viva e a aquisição, com recursos próprios, de uma van cultural inspirada no projeto MovCEU, do Ministério da Cultura. O veículo, totalmente equipado, será utilizado para atividades itinerantes em bairros, aldeias indígenas, distritos, praças e parques da cidade. De acordo com a secretária de Cultura, Gisella Melo Dourado, a continuidade da PNAB em Dourados representa um avanço para o setor cultural local. “Com os recursos da PNAB deste ano, poderemos ampliar o número de editais, fortalecer a cadeia produtiva da cultura e valorizar a diversidade cultural e a identidade regional de Dourados”, destacou. A próxima etapa será a análise e aprovação do Plano de Ação pelo Ministério da Cultura (MinC). Após a assinatura do Termo de Adesão, a Secretaria de Cultura elaborará o Plano de Aplicação dos Recursos (PAR), que definirá metas e estratégias de execução. Esse processo contará com a participação da sociedade civil, especialmente por meio dos Conselhos de Cultura e do Fórum Permanente de Cultura. A Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura é uma das principais iniciativas do Governo Federal para descentralizar o investimento cultural e garantir o acesso da população às manifestações artísticas em todo o território nacional.
Com quase 300 granjas, suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional em tecnologia de produção
Com quase 300 granjas em Mato Grosso do Sul, a suinocultura é uma das atividades econômicas mais dinâmicas do Estado, gerando emprego, renda e desenvolvimento regional. Atualmente, o Estado conta com 119.582 matrizes em produção, e mais de 3,39 milhões de suínos abatidos apenas em 2024. A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025. Os dados foram divulgados durante o 7º Fórum de Desenvolvimento da Suinocultura de MS, realizado pela Asumas em Dourados que também apresentou os diferenciais competitivos do Estado, como a alta produtividade, disponibilidade de grãos a preços competitivos, estrutura moderna e políticas públicas de incentivo. De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, que foi um dos palestrantes o evento falando sobre Oportunidades para a Agropecuária Sul-mato-grossense, a atividade se destaca não apenas pelo volume de produção, mas também pela integração com a indústria, pela segurança para investidores e pelo uso crescente de tecnologias sustentáveis. “Como toda cadeia produtiva, a suinocultura traz um grande desenvolvimento econômico regional e estadual. A gente tem que partir do princípio que as atividades do campo precisam se diversificar, e essa é uma atividade que se enquadra bem em pequenas propriedades”, destacou o secretário. Segundo ele, apesar de atualmente exigir um volume expressivo de investimento, a suinocultura, por ser uma atividade integrada à indústria, “traz segurança para o investidor, promove o desenvolvimento local, gera empregos e movimenta uma cadeia de fornecedores de insumos, tanto para a indústria quanto para as propriedades rurais”. De acordo com o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico-Sustentável, da Semadesc (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), Rogério Beretta, que foi um dos palestrantes o evento falando sobre Oportunidades para a Agropecuária Sul-mato-grossense, a atividade se destaca não apenas pelo volume de produção, mas também pela integração com a indústria, pela segurança para investidores e pelo uso crescente de tecnologias sustentáveis. “Como toda cadeia produtiva, a suinocultura traz um grande desenvolvimento econômico regional e estadual. A gente tem que partir do princípio que as atividades do campo precisam se diversificar, e essa é uma atividade que se enquadra bem em pequenas propriedades”, destacou o secretário. Segundo ele, apesar de atualmente exigir um volume expressivo de investimento, a suinocultura, por ser uma atividade integrada à indústria, “traz segurança para o investidor, promove o desenvolvimento local, gera empregos e movimenta uma cadeia de fornecedores de insumos, tanto para a indústria quanto para as propriedades rurais”. Desafios e ações do Estado O secretário-executivo reconhece que há desafios enfrentados pelos produtores, especialmente os pequenos. “Toda atividade econômica tem dificuldades. Não é uma coisa estática, vai mudando com o tempo. Em determinados momentos, surgem entraves ambientais, em outros, econômicos. Hoje, uma das grandes preocupações do governo é a biossegurança”, disse. Para ele, garantir a sanidade animal é fundamental para evitar prejuízos a toda a cadeia produtiva. “O que o Estado tem feito é trabalhar lado a lado com os produtores e a indústria para antecipar possíveis problemas. Há um trabalho muito forte da Iagro, nossa agência de defesa sanitária, com visitação às propriedades e fiscalização das medidas de isolamento e segurança”. Beretta revelou que hoje o Estado conta com cerca de 300 produtores atuando na suinocultura, distribuídos entre a região sul e o norte, como em São Gabriel do Oeste, incluindo produtores independentes. “Esses produtores têm abatido aproximadamente um milhão de suínos gordos por ano. E o crescimento é expressivo. A indústria de São Gabriel do Oeste, por exemplo, que abatia 2.500 suínos por dia, vai passar a abater 5 mil. Já a Seara, aqui de Dourados, que já abatia 5 mil suínos por dia, está inaugurando o abate de 10 mil por dia”, afirmou. Ainda segundo ele, apenas a Seara de Dourados emprega mais de 8 mil funcionários. “Realmente provoca o desenvolvimento local e movimenta um volume muito grande de recursos.” Por isso ele lembra que a atividade está hoje entre as principais eixos de desenvolvimento econômico do Governo do Estado. “O Governo vê com muuto otimismo o avanço d cadeia produtiva de suínos. Por isso tem realizado inúmeras ações em prol da cadeia como a modernização do programa de incentivos Leitão Vida, que agora premia quem produz ainda com mais sustentabilidade”, afirmou. Para o presidente da Asumas, Renato Spera, o fórum consolida a força da união entre os produtores e reafirma o compromisso da entidade com o desenvolvimento sustentável da cadeia. “Estamos vivendo um momento único. A suinocultura de MS está madura, estruturada e pronta para crescer ainda mais. Temos atuado fortemente para representar os interesses dos suinocultores, buscar soluções para os desafios do setor e construir, com os produtores, um futuro cada vez mais próspero”, acrescentou. Biogás: de problema a solução Outro ponto destacado é o aproveitamento dos dejetos dos animais para a geração de biogás e biometano. “Sempre foi uma preocupação ambiental, mas hoje virou uma oportunidade. A tecnologia trouxe soluções”, disse. Ele explica que os dejetos são destinados às lagoas de decantação, onde passam por processos de fermentação que geram biogás, e que, com a tecnologia atual, esse biogás pode ser transformado em biometano — produto nobre com múltiplas aplicações. “Pode ser usado em residências, como combustível de veículos ou para geração de energia elétrica. Isso virou uma nova fonte de renda para os produtores.”, reiterou Beretta. Referência nacional Ao finalizar, o secretário enfatizou o protagonismo do Mato Grosso do Sul na suinocultura brasileira. “O Estado com certeza é uma referência. Todos os anos recebemos os balanços dos melhores índices de produção do Brasil e sempre estamos muito bem colocados, entre primeiro, segundo ou terceiro lugar”. Ele destaca que o Estado é referência tanto em tecnologia de produção quanto de abate e transformação. “A fábrica de Dourados é o que há de mais moderno em tecnologia de abate. É uma indústria que produz enormes
Paulista contratado por R$ 30 mil é preso com 55 quilos de cocaína em Dourados
Nessa terça-feira (13/5), paulista identificado como Donizete Gabriel dos Reis, de 62 anos, foi preso com 55,9 quilos de cocaína escondidos em um fundo falso no assoalho de um veículo Mercedes-Benz, modelo B200. A apreensão ocorreu próximo ao trevo de acesso à Embrapa, na BR-163, em Dourados, pela PRF (Polícia Rodoviária Federal). Segundo o boletim de ocorrência, Donizete reside em Ribeirão Preto e trabalha como chaveiro. Ele foi abordado após fazer ultrapassagem em trecho de faixa contínua. O carro com placa de Foz do Iguaçu (PR) chamou a atenção dos policiais. Durante a conversa, o condutor apresentou contradições ao informar o trajeto da viagem. Inicialmente, disse que voltava de Miranda, mas depois disse que vinha de Corumbá. O carro foi levado para a delegacia da Polícia Rodoviária Federal, onde os tabletes do entorpecente foram localizados. Donizete confessou que foi contratado por R$ 30 mil para levar a droga de Corumbá, na fronteira com a Bolívia, até Cascavel (PR). Ele foi levado para o SIG (Setor de Investigações Gerais) e autuado em flagrante por tráfico. Ligado Na Notícia
DOF apreende mais de 400 quilos de drogas em Ponta Porã
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta terça-feira (13), em Ponta Porã, mais de 400 quilos de maconha, que eram transportados em um veículo VW Saveiro. Na ação, ninguém foi preso. Os militares realizavam bloqueio na MS-164, próximo ao Assentamento Itamaraty, quando deram ordem de parada ao condutor do carro, que não obedeceu e tentou fugir. Após alguns quilômetros em acompanhamento, o motorista arremessou o automóvel para fora da pista e fugiu a pé em direção a mata. Diligências foram feitas, mas nenhum suspeito localizado. No interior da Saveiro foram encontrados diversos tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram 432 quilos do entorpecente. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 900 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil em Ponta Porã.
Escolas de Dourados são contempladas com o Programa Mais Ciência
Escolas públicas de Dourados e outros cinco municípios de Mato Grosso do Sul foram contempladas pelo Programa Mais Ciência na Escola – MS, do Governo Federal. O lançamento da iniciativa ocorreu nesta terça-feira (13), em solenidade realizada na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), com a presença de autoridades dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). O secretário municipal de Educação de Dourados, Nilson Francisco da Silva, destacou que o programa busca fortalecer o letramento digital e a educação científica nas escolas públicas por meio da implantação de laboratórios maker, com o objetivo de despertar o interesse dos estudantes pela ciência desde cedo. “Isso é muito importante para os alunos, despertar a ciência ainda nas escolas”, afirmou o secretário. Executado nacionalmente pelo MCTI em parceria com o MEC, o programa é viabilizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e financiado com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A iniciativa prevê a instalação de laboratórios equipados com impressoras 3D, cortadoras a laser, kits de robótica, equipamentos de automação, filmagem e outros recursos tecnológicos. Em Mato Grosso do Sul, a UFGD coordena as ações em 15 escolas públicas distribuídas nos municípios de Dourados, Coronel Sapucaia, Deodápolis, Maracaju, Novo Horizonte do Sul e Rio Brilhante. As escolas atendidas incluem unidades indígenas, do campo, urbanas e de regiões de fronteira com o Paraguai. A coordenadora do programa e professora da Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia da UFGD, Elaine da Silva Ramos, ressaltou que a ação representa um marco para a ciência e a educação no Estado. “O programa promove a popularização da ciência, valoriza a inovação nas escolas públicas e contribui para a formação de uma nova geração de estudantes preparados para os desafios tecnológicos do presente e do futuro”, destacou. O investimento previsto para Mato Grosso do Sul é de R$ 1,5 milhão, valor que será destinado à implementação dos laboratórios, ao desenvolvimento de projetos científicos e à formação continuada de educadores. A iniciativa também contempla a concessão de mais de 160 bolsas para estudantes e professores envolvidos nas ações do programa. Escolas beneficiadas: Escola Municipal Cel. Firmino Vieira de Matos – Dourados Escola Municipal Francisco Meireles – Dourados Escola Municipal Pref. Álvaro Brandão – Dourados Escola Municipal Prof. Elza Farias Kintschev Real – Dourados Escola Municipal Maria da Rosa Antunes da Silva Câmara – Dourados Escola Estadual Indígena Intercultural Guateka – Dourados Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja – Dourados Escola Estadual Ministro João Paulo dos Reis Veloso – Dourados Escola Estadual Ramona da Silva Pedroso – Dourados Escola Estadual Rita Angelina Barbosa Silveira – Dourados Escola Estadual Eneil Vargas – Coronel Sapucaia Escola Estadual Professora Lígia Terezinha Martins – Rio Brilhante Escola Estadual Scila Médici – Deodápolis Escola Municipal Laurindo Stragliotto (Escola Agrícola) – Maracaju Escola Municipal Professor Eduardo Pereira Calado – Novo Horizonte do Sul
Cemar Arnal acompanha recapeamento no Jardim Santo André e destaca parceria entre Estado e Município
O vereador Cemar Arnal (PP) acompanhou, na última semana, obras de recapeamento asfáltico em ruas do bairro Jardim Santo André, em Dourados. A visita teve como objetivo fiscalizar os serviços e conversar com moradores da região sobre os avanços na infraestrutura urbana. Durante a inspeção, mais precisamente no cruzamento das ruas João Corrêa Neto e 20 de Dezembro, o vereador constatou a qualidade do recapeamento. “Um belo trabalho está sendo feito aqui. É gratificante ver esse tipo de investimento chegando nos bairros, melhorando a vida das pessoas”, destacou. As máquinas também estavam em operação na rua Rio Brilhante, atuando nos cruzamentos com as ruas Araguaia e Itamarati, ampliando o alcance das melhorias viárias no bairro. Cemar Arnal aproveitou para parabenizar o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, sob liderança do governador Eduardo Riedel, pela importante parceria com a Prefeitura Municipal de Dourados, comandada pelo prefeito Marçal Filho. “Essa parceria entre o Estado e o Município é fundamental para transformar a realidade das nossas ruas. Parabenizo o governador Eduardo Riedel e o prefeito Marçal Filho pelo compromisso com a nossa cidade e com os cidadãos de Dourados”, finalizou o vereador.
Dourados recebe Festival Surdolímpico neste sábado
Dourados recebe na tarde deste sábado (17) a terceira edição do Festival Surdolímpico de MS, uma parceria da Prefeitura com a Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). O evento, gratuito e aberto ao público, acontecerá das 13h às 17h, no Ceper do BNH 1º Plano.(Link para inscrições no final da matéria) Esta é a primeira vez que o festival acontece em Dourados e contará com a participação de representantes também de municípios da região, como Naviraí, Rio Brilhante e Laguna Carapã. Haverá Intérprete de Libras-Português. O Festival tem como objetivo divulgar e valorizar as modalidades surdolímpicas. Nesta edição, os participantes terão a oportunidade de vivenciar oficinas de futsal e vôlei de praia, conduzidas por profissionais surdos ou ouvintes bilíngues, com fluência na Língua Brasileira de Sinais (Libras). As atividades acontecerão em sistema de rodízio, permitindo que todos experimentem as duas modalidades. Equipes da Fundação de Esportes de Dourados (Funed) vão desenvolver atividades recreativas, como forma de ampliar o alcance do esporte voltado à comunidade surda do município e região. “É uma oportunidade que nossa cidade recebe de fortalecer vínculos e dar a esse público uma tarde de vivências esportivas acessíveis e inclusivas, juntamente com seus familiares, amigos e todos aqueles que tenham interesse em conhecer mais sobre o esporte surdolímpico”, diz Giselly Amaral, diretora da Funed. Para se inscrever basta acessar o link: https://docs.google.com/forms/d/1JWqlHhfbX4ic3QquwdaTfKDHJjndQkcfWK0iulLN_zY PROGRAMAÇÃO 13h – Início do credenciamento Recepção e acolhimento dos participantes. 13h20 – Apresentação de grupos esportivos pelos surdos-atletas • Jiu-Jitsu • CrossFit • Boliche 13h50 – Abertura oficial Pronunciamento de autoridades e convidados especiais: 14h30 – Oficinas esportivas Vivência das modalidades: • Futsal • Vôlei de Praia 16h – Festival das modalidades + Avaliação Nutricional Atividades recreativas nas modalidades vivenciadas e espaço para orientação nutricional com atendimento em Libras. 17h – Encerramento
Nova Iorque: Governo de MS discute novos investimentos e oportunidades com setor de biocombustível
Com foco em trazer novas oportunidades ao Estado, o governador Eduardo Riedel se reuniu na terça-feira (13) com empresário do setor de etanol em Nova Iorque. O evento internacional discutiu o potencial dos biocombustíveis, novos investimentos e a segurança energética no Brasil. Mato Grosso do Sul está inserido neste contexto com uma produção de destaque e uma política consolidada do carbono neutro. “Estou aqui em Nova Iorque e tivemos um dia muito produtivo. Reunião com empresário de bioenergia, discutindo vários projetos interessantes para o Mato Grosso do Sul. Estamos vendo este setor investir em biometano, etanol (milho ou cana-de-açúcar) no Estado”, afirmou o governador. Riedel destacou que os grandes investimentos neste segmento acontecem em Mato Grosso do Sul, assim como em polos nacionais, como São Paulo. “Tivemos uma conversa bem interessante com os empresários, inclusive com a participação do governador Tarcísio de Freitas (São Paulo) e da senadora Tereza Cristina”, completou. O encontro com os empresários fez parte do Sugar & Ethanol Week, tendo como tema “Etanol nas Fronteiras da Mobilidade”. O objetivo é promover um debate de alto nível sobre o potencial dos biocombustíveis na descarbonização e segurança energética. O evento reúne especialistas, investidores, e autoridades políticas para discutir o potencial da bioenergia e do modelo brasileiro como solução de baixo carbono para a mobilidade sustentável. Os debates começaram na terça (13) e seguem na quarta-feira (14) com uma conferência com os empresários e especialistas da indústria de açúcar e etanol de todo o mundo. Participam da comitiva os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Rodrigo Perez (Segov). Mato Grosso do Sul se consolidou como um dos principais polos de bioenergia do Brasil, tendo uma soma de escala produtiva, inovação tecnológica e sustentabilidade. O Estado possui 800 mil hectares de cana-de-açúcar plantados em 42 municípios, com potencial de expansão sem necessidade de desmatamento. Ao todo, são 22 usinas em operação (cana e milho), com produção de etanol hidratado, anidro, bioeletricidade e, mais recentemente, biometano. As projeções para a safra 2025/2026 indicam alta de 3,5% na moagem de cana, com expectativa de 50,5 milhões de toneladas processadas e uma produção de 4,7 bilhões de litros de etanol, número 11% superior à safra atual, que já foi histórica com 4,2 bilhões de litros. O setor é responsável por 17% do PIB industrial do Estado, gera mais de 30 mil empregos. Este cenário coloca Mato Grosso do Sul como 4º maior produtor nacional de etanol e o 4º em bioexportação, sendo protagonista na transição energética brasileira. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Na 18ª edição, Festival América do Sul integra em MS culturas, patrimônio e sustentabilidade
Na histórica e bela Corumbá, arte e natureza se incorporam mais uma vez. De quinta-feira (15) a domingo (18), o 18º Festival América do Sul reunirá 96 atrações culturais gratuitas que valorizam a integração Brasil – América-Latina e o patrimônio sul-mato-grossense. Realizado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Turismo, Esporte e Cultura, Fundação de Cultura e apoio da Prefeitura Municipal, o Festival América do Sul vai muito além dos grandes palcos. Tendas, escolas, praças, associações e tablados ressaltam a pluralidade de produções e representatividades: o FAS abraça a arte negra e indígena, a infância e percorre bairros periféricos de uma cidade de múltiplas identidades. Rica em diversidade e história, Corumbá será celebrada com projeções no Casario do Porto Geral, conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico e cultural do Brasil. Grandes atrações da música, das artes visuais, dos saberes tradicionais, do teatro e dança se apresentam neste cenário, que remete ao início da trajetória de desenvolvimento do Sul de Mato Grosso e às belezas do Rio Paraguai e do Pantanal. Promovendo mais uma vez o recolhimento de resíduos recicláveis, o Festival também valoriza a sustentabilidade em Corumbá, coração da América do Sul e destino de milhares de turistas. Celebração da integração cultural e do valor da economia criativa. O que vem por aí Grandes atrações da música brasileira estarão no palco do Porto Geral de Corumbá. Duduca & Dalvan, ícones da música sertaneja “raiz”, se apresentam dia 15 de maio (quinta); Xamã, destaque da atual safra do rap nacional, faz o som no dia 16 (sexta); Alcione, uma das mais exponenciais vozes do samba é a atração do dia 17 (sábado); encerrando a programação, no dia 18 (domingo) o grupo Pixote e Isabel Fillardis unem carisma e clássicos do pagode e MPB. Tem também muita cultura latino-americana: os músicos Pedro de La Colina (Chile) e Mayra Sanchez (Colômbia) são atrações de sexta (16) no Palco do Porto; Buena Vista Social Club Tribute (Cuba) e Fiesta Cuetillo (Bolívia) se apresentam no sábado (17). A arte produzida em Mato Grosso do Sul promove a diversidade. Já na abertura se apresentam Matu Miranda e Bebê Kramer, Cia. do Mato, com o espetáculo de dança “Chafica”, Escolas de Samba de Corumbá e a banda Exilados; Na sexta (16) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com “As Miragens do Asfalto”, do Grupo de Dança Estrela do Pantanal, do som de SoulRa e Karla Coronel e da música clássica de Catedral Erudita; No sábado (17) é a vez da Cia. Tarsila de Artes Cênicas com “Balança, mas não cai!”e o músico Júlio Ruschel; Já no domingo (18) tem batalha de rap no Porto, Grupo Urbe, Orquestra Ocamp e Guga Borba. Programação Além da música, teatro e artes visuais, o evento contará com programação especial: oficinas, saraus, contação de histórias e rodas de conversa que mergulham em nossa diversidade cultural. Tudo gratuito. Os eventos ocorrem em diferentes locais: IFMS, Tenda dos Saberes, Moinho Cultural Sul-Americano, Escola Municipal Ângela Maria Perez, Biblioteca Heloísa Urt, Casa da Memória Sebastião Brandão, Iphan e Porto Geral. Confira a programação completa aqui Marcio Breda, Comunicação Setesc








