O prefeito de Dourados, Marçal Filho, anunciou nesta terça-feira a redução no preço da passagem de ônibus do transporte coletivo urbano, que passará de R$ 3,25 para R$ 3,00 no transporte urbano e de R$ 1,65 para R$ 1,00 no transporte de estudantes, a partir de 1º de junho de 2025. Esta foi uma imposição feita pelo prefeito Marçal Filho para prorrogar a concessão com a Viação Dourados pelo prazo de 5 anos. A empresa reivindicava a prorrogação pelo prazo de 10 anos, mas o prefeito ponderou que renovaria por apenas 5 anos, prazo necessário para realização de uma nova licitação da concessão do transporte coletivo no município. Além de redução no valor da passagem para o passageiro comum e para o estudante, o prefeito Marçal Filho também condicionou à prorrogação na concessão a aquisição, pela empresa, de 3 novos ônibus exclusivos para o transporte de estudantes e a criação de novas linhas para atender a esse público específico. “Nosso município está consolidado como uma Cidade Universitária, com mais de 120 cursos superiores ofertados pelas universidades públicas e particulares e não podemos permitir que os estudantes sofram com ônibus superlotados e com falta de novos itinerários”, ressalta Marçal Filho. Outra exigência do prefeito é que a Viação Dourados invista na renovação de frota, garantindo acessibilidade em todos os ônibus até o final da prorrogação do contrato. “Atualmente poucos veículos contam com elevador para acesso de pessoas com deficiência física ou dificuldade de locomoção, de forma que essa exigência demonstra a preocupação da Prefeitura de Dourados em levar acessibilidade ao transporte coletivo”, enfatiza Marçal Filho. Além da aquisição imediata de novos ônibus para o transporte escolar, de renovação da frota e da garantia de acessibilidade, o prefeito também colocou como condição para a renovação da concessão, que todos os ônibus empregados no transporte coletivo de Dourados sejam equipados com ar-condicionado até o final do contrato. “Quem reside na nossa cidade sabe que nos dias de calor fica insuportável viajar no transporte coletivo sem ambiente climatizado, de forma que muito mais que proporcionar conforto, estamos preocupados com a saúde dos passageiros”, completa o prefeito. Marçal Filho explica que o ideal seria licitar uma nova concessão, mas que diante da burocracia que envolve a licitação do transporte coletivo urbano não existiu outra solução a não ser a prorrogação do atual contrato por 5 anos. “Esse tipo de licitação é muito complexa, sendo necessário primeiro licitar uma empresa especializada que, por sua vez, ficaria responsável por licitar a concessão”, explica o prefeito. “Esse processo é longo e complexo, podendo demorar entre 2 e 3 anos para ser finalizado”, ressalta. “Por isso, optamos pela prorrogação, ao mesmo tempo em que já determinamos ao setor de licitação da Prefeitura de Dourados que inicie os trâmites para uma nova licitação”, finaliza o prefeito. O sistema de transporte coletivo de Dourados transporta, em média, 16 mil passageiros por dia. Desse total, cerca de 2 mil são idosos, que utilizam o serviço gratuitamente, e aproximadamente 5.500 são estudantes dos ensinos fundamental, médio e superior.
Com Rota Bioceânica, Governo do Estado reestrutura rede de saúde na região de fronteira
Com foco na regionalização e no planejamento estratégico diante do impacto da Rota Bioceânica, o Governo de Mato Grosso do Sul está reestruturando a rede hospitalar na faixa de fronteira. O novo modelo propõe uma organização por níveis: atenção primária e estabilização de urgências mais complexas nas cidades de origem, média complexidade concentrada em cidades-polo como Ponta Porã e os atendimentos de alta complexidade direcionados a centros como Campo Grande e Dourados. A reorganização foi uma das pautas do Encontro Binacional promovido pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) no último mês, em Ponta Porã. Integrante da Assessoria Técnica Médica da SES, o médico João Ricardo Tognini destaca que a intensificação do fluxo de pessoas e o crescimento populacional e econômico esperados na região sul do estado — especialmente em Porto Murtinho, por conta da ponte sobre o Rio Paraguai que ligará a cidade à Carmelo Peralta — trarão novos desafios para a saúde pública. “Além dos riscos associados à mobilidade, como acidentes e traumas, há a necessidade de ampliar o acesso à saúde preventiva e curativa em todas as complexidades”, explica Tognini. Além das propostas de apoio à estruturação de UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) em municípios estratégicos — cuja implantação é de responsabilidade das gestões municipais — a SES está atuando de forma propositiva na consolidação de uma rede estadual estruturada em “cinturões de média complexidade”. Esses cinturões funcionam em torno dos polos de alta complexidade (Campo Grande, Dourados e Três Lagoas), com municípios vizinhos assumindo, gradativamente, atendimentos de média complexidade, como cirurgias gerais, ortopedia, urologia e ginecologia. A estratégia garante maior capilaridade à assistência hospitalar, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o atendimento regionalizado, de forma integrada e resolutiva. Essa organização busca: • Reduzir deslocamentos longos de pacientes;• Desafogar os grandes hospitais estaduais;• Racionalizar a ocupação de leitos, garantindo vagas para casos graves. Em Porto Murtinho, cidade com menos de 20 mil habitantes e sem serviços hospitalares de maior complexidade, o plano envolve o fortalecimento da atenção primária. Casos regulados serão direcionados para cidades de apoio como Ponta Porã. Já Ponta Porã, com mais de 90 mil habitantes, possui um Hospital Regional com 127 leitos e capacidade de atender demandas cirúrgicas e clínicas de média complexidade. A SES estuda a ampliação da oferta de especialidades como ortopedia e urologia, com investimentos em tecnologias como videocirurgia, e reforço na regulação estadual para evitar que casos simples ocupem leitos de alta complexidade. Cidades de apoio e transporte aeromédico A estratégia inclui ainda o fortalecimento de cidades de apoio, como Bela Vista, Antônio João e Jardim, que poderão absorver parte da média complexidade, compondo os cinturões assistenciais. O modelo prevê uma lógica hierarquizada de encaminhamentos, com investimento em infraestrutura hospitalar, capacitação de equipes, contratualizações otimizadas e até ampliação do transporte aeromédico, crucial diante das longas distâncias entre os municípios e os centros de referência. Nesse sentido, o transporte aeromédico é considerado uma ferramenta estratégica para garantir atendimento rápido em situações graves. Em um estado com território extenso, áreas remotas e baixa densidade populacional, o socorro por via aérea pode ser decisivo. A ampliação desse serviço integra o esforço do Governo do Estado para garantir acesso à saúde com mais agilidade e segurança em todo o Mato Grosso do Sul. Segundo o secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões Corrêa, a regionalização hospitalar exige planejamento técnico criterioso, com estruturas alinhadas à realidade de cada região. “Não basta construir hospitais. É preciso considerar a capacidade de gestão local, o perfil populacional e a lógica de funcionamento em rede. Em muitos municípios, manter equipes completas e estrutura de alta complexidade não é viável”, afirma. Ele destaca que o modelo adotado busca distribuir os serviços conforme o porte e as necessidades de cada cidade, garantindo uma rede articulada e eficiente. “Para isso, estamos fortalecendo desde a atenção primária aos mecanismos de regulação incluindo pontos mais complexos como transporte aeromédico. Todo esse trabalho tem o intuito de garantir que o paciente esteja no lugar certo, na hora certa, com o cuidado adequado”, finaliza. Saúde transfronteiriça e mapeamento O novo modelo de atendimento hospitalar da SES foi apresentado durante o Encontro de Cooperação Interfederativa em Saúde Brasil – Paraguai, realizado nos dias 28 e 29 de abril em Ponta Porã. O evento reuniu representantes de órgãos de saúde do Brasil e do Paraguai, além de organizações internacionais, para debater estratégias conjuntas de fortalecimento da atenção à saúde na linha de fronteira. Na ocasião, foi assinado termo de cooperação entre Brasil e Paraguai dando início a um amplo mapeamento das estruturas de saúde nas cidades fronteiriças entre os dois países. A ação conta com o Governo de Mato Grosso do Sul como um dos signatários, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Dentre os pilares do termo está identificar capacidades hospitalares, recursos humanos e equipamentos disponíveis em regiões como Ponta Porã (MS), Mundo Novo (MS), Pedro Juan Caballero (PY), Foz do Iguaçu (PR) e Ciudad del Este (PY). “O mapeamento nos permitirá entender, em detalhes, a realidade de cada município, utilizando o cruzamento de dados a fim de verificar onde há falta de insumos, profissionais ou leitos. Esse levantamento é essencial para direcionar investimentos e criar uma rede de saúde integrada, capaz de atender rapidamente a população fronteiriça”, destaca a secretária-adjunta da SES, Crhistinne Maymone, que assinou representando Mato Grosso do Sul como um dos signatários do documento. A previsão é que o trabalho das equipes tenha início no prazo de 30 dias. Danúbia Burema, Comunicação SES
Justiça decreta prisão preventiva de trio flagrado com 235 kg de cocaína em Dourados
Em Audiência de Custódia, a Justiça Federal de Dourados decretou nesta segunda-feira (19) a prisão preventiva do empresário José Edson Peres Campagnoli, de 52 anos, da mulher dele, Wanderléa da Silva Espíndola, de 46 anos, e do motorista Hugo César Ferreira, de 58 anos, morador em Ponta Porã. Eles foram presos domingo (18), pela Polícia Rodoviária Federal, durante a Operação Frete Ouro Branco, em Dourados. A droga estava escondia em meio a uma carga de erva-mate trazida da fronteira por Hugo e seria entregue para José Edson e a mulher dele.APolícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 235 Kg de cocaína, na tarde deste domingo (18), em Dourados (MS). O flagrante ocorreu após a abordagem de um caminhão, na BR-267. O condutor disse que transportava erva mate e apresentou as notas fiscais. Os policiais notaram que a nota fiscal havia sido impressa no domingo (11), questionado sobre o atraso na viagem, o motorista disse que sua esposa teve um derrame e estaria internada em Ponta Porã. Em fiscalização ao caminhão, a equipe encontrou diversas caixas com tabletes de cocaína escondidas em meio a carga de erva mate. O motorista confessou que faria o transporte da droga de Ponta Porã até Dourados, onde outra pessoa iria receber o ilícito em um posto de combustível. A equipe seguiu até o local onde seria entregue a droga, onde o condutor de uma VW/Parati chegou para receber a cocaína. Ao avistar os policiais, o motorista tentou fugir, mas foi alcançado e detido, juntamente com uma passageira. Os presos e a droga foram encaminhados à Polícia Federal em Dourados (MS).
PRF prende passageiro de ônibus com ‘supermaconha’ em Dourados
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 1,6 Kg de maconha conhecida como ‘DRY’ e possuir um alto THC. A apreensão ocorreu em Dourados (MS), na tarde deste domingo (18), um homem, de 27 anos, transportava a droga em um ônibus de viagem. O ilícito, também conhecido como ‘supermaconha’ estava escondido na mochila do passageiro. O nervosismo apresentado pelo homem chamou a atenção da equipe durante a fiscalização. O preso disse que levaria a droga para Brasília (DF). Ele foi encaminhado à Polícia Judiciária local, juntamente com a maconha.
Policiais apreendem mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados em Dourados
Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta segunda-feira (19), em Dourados, uma carreta caçamba carregada com mais de 42 mil pacotes de cigarros contrabandeados do Paraguai. Na ação ninguém foi preso. Os militares faziam bloqueio em uma estrada vicinal, próximo ao Distrito de Itahum, quando o condutor do veículo, ao perceber a presença da fiscalização, realizou uma manobra brusca e entrou em uma estrada de chão. Durante diligências, a carreta foi encontrada abandonada próxima a um milharal. Em vistoria na caçamba, foram encontrados 42,5 mil pacotes de cigarros contrabandeados. Buscas foram feitas na região, mas nenhum suspeito localizado. O material apreendido, avaliado em aproximadamente R$ 2,3 milhões, foi encaminhado à Receita Federal de Ponta Porã.
Trump Anuncia Negociações Imediatas entre Rússia e Ucrânia: Vaticano Pode Sediar Diálogos para a Paz
Em um esforço para pôr fim ao conflito que assola a Ucrânia desde a invasão russa em fevereiro de 2022, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, anunciou, em 19 de maio de 2025, que a Rússia e a Ucrânia iniciarão negociações imediatas para um cessar-fogo e, potencialmente, para o fim definitivo da guerra. Após uma conversa telefônica de mais de duas horas com o presidente russo Vladimir Putin, Trump declarou em sua plataforma Truth Social: “Rússia e Ucrânia iniciarão negociações imediatas para um cessar-fogo e, mais importante, o fim da guerra. As condições serão negociadas entre as duas partes, pois só eles conhecem detalhes que ninguém mais sabe.” Ele também destacou a possibilidade de “comércio em larga escala” entre os EUA e a Rússia após o término do conflito, descrito por ele como um “banho de sangue”. A iniciativa, que inclui uma oferta do Vaticano para sediar as negociações, reflete a busca por uma solução diplomática que promova a estabilidade e a prosperidade, valores essenciais para comunidades que anseiam por paz e segurança. A declaração de Trump veio após uma série de contatos diplomáticos, incluindo conversas com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy e líderes europeus, como a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o presidente francês Emmanuel Macron, a primeira-ministra italiana Giorgia Meloni, o chanceler alemão Friedrich Merz e o presidente finlandês Alexander Stubb. Segundo a Reuters, Trump informou esses líderes sobre os planos de negociação imediatamente após sua ligação com Putin. O Kremlin, por meio do porta-voz Dmitry Peskov, confirmou a disposição de Moscou para trabalhar com Kiev em um memorando de paz, mas alertou que o processo será complexo e sem prazos fixos, destacando que “o diabo está nos detalhes”. Zelenskyy, por sua vez, expressou abertura para negociações diretas com a Rússia em qualquer formato que produza resultados, sugerindo o Vaticano, a Turquia ou a Suíça como possíveis sedes. A oferta do Vaticano, liderada pelo recém-eleito Papa Leão XIV, foi recebida com entusiasmo por Trump, que afirmou que a escolha do local poderia conferir “significado extra” às conversas. A Santa Sé, que há anos defende a paz na Ucrânia, reiterou sua disponibilidade para facilitar o diálogo, conforme noticiado pela Catholic News Agency. A proposta ganhou apoio de Zelenskyy, que se reuniu com o papa durante a missa inaugural em 18 de maio, e de Meloni, que destacou o papel do Vaticano como um espaço neutro para negociações. No entanto, as expectativas de um avanço imediato são temperadas por divergências significativas. A Ucrânia e seus aliados europeus insistem em um cessar-fogo incondicional antes de discutir questões territoriais, enquanto a Rússia mantém demandas como o reconhecimento de sua anexação da Crimeia e de quatro outras regiões ucranianas, condições rejeitadas por Kiev. O contexto das negociações é marcado por intensos combates. No fim de semana anterior ao anúncio, a Ucrânia sofreu um dos maiores ataques de drones russos desde o início da guerra, com quase 400 lançados, segundo a NPR. Apesar de um cessar-fogo unilateral de três dias declarado por Putin em 8 de maio, em homenagem ao Dia da Vitória, Zelenskyy classificou a iniciativa como “manipulação”, apontando a continuidade dos ataques russos. A Rússia, por sua vez, alega ter expulsado as forças ucranianas da região de Kursk, uma afirmação contestada por Kiev. Esses eventos reforçam as acusações de que Moscou busca ganhar tempo no campo de batalha enquanto negocia, uma preocupação expressa por líderes europeus como o ministro da Defesa alemão, Boris Pistorius, que afirmou que Putin “está jogando com o tempo”. As negociações propostas por Trump seguem uma série de esforços diplomáticos, incluindo conversas diretas entre delegações russas e ucranianas em Istambul, na semana anterior, as primeiras desde março de 2022. Embora tenham resultado em uma troca de prisioneiros, as partes não chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo. Trump, que prometeu durante sua campanha encerrar o conflito em 24 horas, enfrenta críticas por sua abordagem, que alguns aliados europeus veem como excessivamente conciliatória com a Rússia. Um plano americano, revelado pela Reuters, propõe que a Ucrânia renuncie à adesão à OTAN e aceite a perda de territórios ocupados, condições que Kiev e a Europa rejeitam. A possibilidade de novas sanções contra Moscou, sugerida por Trump após ataques russos a civis, foi recebida com ceticismo por europeus, que ficaram “chocados” com sua relutância em aplicá-las imediatamente. O anúncio de Trump, embora otimista, enfrenta desafios complexos. A guerra, que já matou dezenas de milhares e deslocou milhões, devastou a economia ucraniana, com uma queda de quase 30% no PIB em 2022, segundo o Sky News. A reconstrução exigirá acordos que garantam segurança e estabilidade a longo prazo, um objetivo que depende da cooperação entre as partes. A oferta do Vaticano como sede oferece um símbolo de esperança, mas o sucesso das negociações dependerá da disposição de Rússia e Ucrânia em superar profundas desconfianças mútuas, em um esforço para restaurar a paz e proteger as comunidades afetadas por anos de violência.
Governo de MS recebe projetos de novos municípios e fortalece parceria em nova etapa do MS Ativo 2025
Mantendo o propósito de uma gestão municipalista pautada pelo diálogo e pelo planejamento conjunto, o Governo de Mato Grosso do Sul segue a série de reuniões com prefeitos e vereadores para alinhar prioridades de investimento e execução de projetos estratégicos em todo o Estado. Nesta segunda-feira (19), os municípios de Fátima do Sul, Caarapó e Alcinópolis apresentaram projetos em áreas como infraestrutura, saúde, mobilidade urbana e desenvolvimento regional. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, destacou a importância do programa como ferramenta de escuta ativa e ação conjunta. “O MS Ativo é mais do que uma agenda institucional: é a forma de garantir que cada município tenha voz e espaço para apresentar seus projetos e fazer acontecer. Nosso papel como Estado é ouvir, orientar e assegurar que as boas ideias virem realidade”, afirmou. O governador Eduardo Riedel reforçou que a gestão estadual está comprometida com a eficiência na aplicação dos recursos e com o apoio direto aos municípios. “Trabalhar com quem está na ponta é o que dá legitimidade e resultado à nossa política de desenvolvimento. O MS Ativo tem o DNA da parceria, da confiança mútua e da execução rápida. Estamos aqui para construir soluções com cada cidade”, pontuou Riedel. Fátima do Sul: mobilidade urbana e infraestrutura viária O município de Fátima do Sul apresentou propostas para a restauração da MS-147 e da Avenida Nove de Julho — principal via urbana da cidade. Os investimentos pleiteados pela prefeitura visam não apenas melhorar a malha viária, mas também garantir mais segurança e fluidez no trânsito urbano. O prefeito Wagner Roberto Ponciano destacou o impacto direto das obras na qualidade de vida da população. “Essas obras são estruturantes e fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Com o apoio do Governo do Estado, vamos conseguir transformar realidades e modernizar nosso sistema viário”, disse o prefeito. Caarapó: escoamento da produção e acesso urbano Com forte vocação agroindustrial, Caarapó trouxe ao MS Ativo projetos focados na pavimentação de acessos às unidades de produção e expansão urbana. Os pedidos envolvem trechos estratégicos para o escoamento de grãos e para melhorar a mobilidade no entorno de novos loteamentos habitacionais. A prefeita Maria Lourdes Portugal agradeceu o espaço de diálogo e reforçou a relevância do apoio estadual. “O desenvolvimento de Caarapó passa por infraestrutura. Ter esse canal direto com o Governo é essencial para apresentar nossas necessidades e acelerar entregas à população”, reforçou. Alcinópolis: novo bairro, saúde e pavimentação em áreas rurais Já o município de Alcinópolis apresentou um pacote de projetos que incluem a pavimentação das serras Paulo Andrade e Furnas, a continuidade da reforma da Unidade Básica de Saúde 24h e a urbanização do novo bairro Jardim Morada do Sol — área recém-adquirida pela prefeitura com 10 hectares. O prefeito Wellington Guimarães detalhou as demandas e agradeceu a receptividade. “Temos desafios grandes e contamos com o apoio do Estado para seguir promovendo qualidade de vida. O MS Ativo representa essa parceria viva, que respeita as diferenças dos municípios e atua com equidade”, disse. Próximos passos do MS Ativo 2025 As reuniões do MS Ativo Municipalismo seguirá nas próximas semanas, com mais municípios sendo atendidos pelo Governo do Estado. O programa está estruturado em cinco fases: escuta técnica, alinhamento de projetos, liberação de recursos, execução e entrega. Para o vice-governador Barbosinha, a meta é clara: “Nenhum projeto ficará para trás por falta de atenção ou apoio. O Estado está presente, lado a lado com os municípios, para que Mato Grosso do Sul continue crescendo com justiça territorial e social”, afirmou.
Câmara aprova projeto do Executivo que concede Reajuste Geral de Vencimentos aos Servidores Municipais
A Câmara Municipal de Dourados aprovou, nesta segunda-feira (19), em primeira votação, o Projeto de Lei nº 027/2025, de autoria do vereador Alex Cadeirante, que institui o Cadastro Municipal de Identificação das Pessoas com Deficiência de qualquer natureza e mobilidade reduzida. A proposta visa estruturar políticas públicas mais eficazes, garantindo acesso a benefícios e programas municipais às pessoas com deficiência. Segundo o texto aprovado, a inscrição no cadastro será voluntária e exigirá documentação comprobatória da condição de deficiência. As informações serão sigilosas e utilizadas exclusivamente para orientar a formulação de políticas públicas. O cadastro incluirá dados pessoais, foto e tipo de deficiência, com atualização anual. A Identificação Municipal de Deficiente dará acesso direto aos programas municipais, independentemente de nova comprovação de deficiência. O projeto ainda vai tramitar em segunda votação e, se aprovado na Câmara, seguirá para sanção do prefeito Marçal Filho. Além do projeto de Alex Cadeirante, outros temas importantes foram discutidos e aprovados na sessão. Em primeira votação, os vereadores aprovaram o Projeto de Lei nº 059/2025, de autoria do vereador Elias Ishy, que denomina como Rua Jornalista Osmar Alves dos Santos uma via do município. Foram também aprovados, em única votação, três projetos de decreto legislativo. O Projeto nº 040/2025, do vereador Cemar Arnal, concede Diploma de Jubileu de Hematita à empresa Engepar – Engenharia e Participação LTDA pelos seus 28 anos de atuação. O Projeto nº 041/2025, também de Cemar Arnal, homenageia a empresa Plastfort Distribuidora de Embalagens LTDA com o Diploma de Jubileu de Cretone pelos 19 anos de existência. Já o Projeto nº 044/2025, da Mesa Diretora, concede Diploma de Honra ao Mérito ao vice-governador José Carlos Barbosa (Barbosinha), pelo trabalho relevante no agronegócio. Também foi aprovado o projeto do Executivo que concede Reajuste Geral de Vencimentos aos Servidores Municipais. A proposta prevê 6,27% de reajuste para os profissionais do Magistério, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2025, e 5,48% de reajuste aos demais servidores da administração direta e indireta, retroativo a 1º de abril de 2025. O pagamento das diferenças será feito de forma parcelada, conforme cronograma a ser definido pelo Executivo. O reajuste abrange também aposentados, pensionistas e servidores contratados, com exceção dos Agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Endemias, cujo piso é vinculado ao salário mínimo.
Emirados Reforçam Exigência de Libertação de Reféns e Fim do Hamas em Gaza: Declarações Marcam Visita de Trump
Durante a visita do presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, a Abu Dhabi, em 15 de maio de 2025, os Emirados Árabes Unidos (EAU) reafirmaram sua posição firme sobre a crise em Gaza, exigindo a libertação imediata dos reféns mantidos pelo Hamas e o fim do controle do grupo sobre o território como condições essenciais para qualquer progresso em direção à paz. Em uma entrevista à Fox News, o ministro das Relações Exteriores dos EAU, Sheikh Abdullah bin Zayed Al Nahyan, destacou que “libertar os reféns é o primeiro passo” e que “uma autoridade que não seja o Hamas” deve assumir a administração de Gaza. As declarações, feitas durante um momento de intensas negociações regionais, refletem o compromisso dos Emirados com a estabilidade no Oriente Médio, alinhado a valores de segurança e ordem que ressoam em comunidades que buscam soluções duradouras para conflitos prolongados. A posição dos EAU foi expressa no contexto da visita de Trump, que incluiu reuniões com o presidente emiradense, Sheikh Mohamed bin Zayed Al Nahyan, e a assinatura de acordos econômicos avaliados em mais de US$ 200 bilhões, incluindo investimentos em inteligência artificial e projetos energéticos com empresas americanas. A Casa Branca também destacou um compromisso de longo prazo dos EAU de investir US$ 1,4 trilhão nos EUA ao longo de 10 anos, reforçando os laços econômicos bilaterais. No entanto, as discussões políticas, especialmente sobre Gaza, ganharam destaque devido à influência crescente dos Emirados na diplomacia regional, consolidada desde os Acordos de Abraão de 2020, mediados por Trump, que normalizaram as relações entre os EAU, Bahrein e Israel.








