Em uma reunião marcada por momentos de alta tensão no Salão Oval, em 21 de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, confrontou o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, com vídeos e artigos que ele alegou serem provas de um “genocídio” contra fazendeiros brancos no país africano. Durante o encontro, inicialmente planejado para discutir comércio e relações bilaterais, Trump exibiu imagens de cruzes brancas alinhadas ao longo de uma estrada, descrevendo-as como “memoriais para fazendeiros brancos assassinados”. As imagens, conforme esclarecido por fontes como Reuters e BBC, eram de um protesto de 2020 em KwaZulu-Natal, organizado após o assassinato de um casal de fazendeiros, e as cruzes eram simbólicas, não túmulos reais. O embate, que dominou a reunião, reflete preocupações com a segurança nas áreas rurais da África do Sul e as complexidades das relações raciais no país, questões que ecoam em comunidades que valorizam a proteção e a estabilidade. A reunião começou com gestos de cortesia. Ramaphosa, acompanhado por uma delegação que incluía os golfistas Ernie Els e Retief Goosen e o bilionário Johann Rupert, presenteou Trump com um livro sobre campos de golfe sul-africanos, buscando amenizar as tensões geradas por decisões recentes de Washington. Em fevereiro de 2025, Trump autorizou o reassentamento de 59 sul-africanos brancos como refugiados, sob a alegação de perseguição racial, e suspendeu toda a ajuda americana à África do Sul, incluindo o programa PEPFAR de combate ao HIV/AIDS. Trump intensificou o tom ao exibir um vídeo que incluía imagens das cruzes e trechos do político Julius Malema, líder do partido Economic Freedom Fighters (EFF), cantando “Kill the Boer” (Matar o Bôer), uma canção de protesto da era do apartheid. O presidente americano sugeriu que Malema deveria ser preso, afirmando: “Esse homem disse ‘matem os fazendeiros brancos’ e dançou.” Ramaphosa respondeu com firmeza, explicando que Malema não representa o governo e que a África do Sul é uma democracia que protege a liberdade de expressão, mesmo para o EFF, que obteve apenas 9% dos votos nas eleições de 2024.
Trump Revela Ambição do Golden Dome: Sistema Antimísseis de US$ 175 Bilhões Promete Proteger os EUA até 2029
Em um anúncio feito na Casa Branca em 20 de maio de 2025, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, detalhou os planos para o Golden Dome, um sistema de defesa antimísseis que ele descreveu como capaz de “interceptar mísseis do outro lado do mundo, até mesmo do espaço”. Com um custo inicial de US$ 25 bilhões incluído em um projeto de lei orçamentária em tramitação no Congresso, o programa, estimado em US$ 175 bilhões ao longo de sua implementação, visa criar uma rede avançada de satélites, sensores e interceptores espaciais para proteger os EUA contra ameaças balísticas e hipersônicas de adversários como China, Rússia, Irã e Coreia do Norte. Liderado pelo general da Força Espacial Michael Guetlein, o Golden Dome tem como meta estar operacional antes do fim do mandato de Trump, em janeiro de 2029, e conta com o interesse do Canadá em participar, reforçando a cooperação em segurança na América do Norte. A iniciativa reflete a prioridade de fortalecer a soberania e a segurança nacional, valores centrais para comunidades que buscam proteção em um cenário global instável. O Golden Dome, inspirado no sistema Iron Dome de Israel, mas em escala muito maior, marca a primeira vez que os EUA planejam posicionar armas no espaço, incluindo interceptores espaciais para neutralizar mísseis na fase inicial ou intermediária de voo. Segundo Reuters e CNN, o projeto envolve uma constelação de centenas a milhares de satélites, equipados com sensores para rastrear mísseis e, em alguns casos, destruí-los logo após o lançamento. O Pentágono, que começou a desenvolver o conceito após uma ordem executiva de Trump em 27 de janeiro de 2025, apresentou opções de escala média, alta e “extra alta”, com Trump optando pela versão “alta”, que equilibra custos iniciais de US$ 30 a US$ 100 bilhões com uma capacidade robusta. A escolha reflete a urgência de atualizar as defesas americanas contra ameaças emergentes, como mísseis hipersônicos e sistemas de bombardeio orbital fracionado, conforme destacado em um relatório da Agência de Inteligência de Defesa (DIA). O envolvimento do Canadá, anunciado por Trump e confirmado pelo gabinete do primeiro-ministro Mark Carney, é descrito como parte de discussões mais amplas sobre segurança e economia, incluindo o fortalecimento do NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte). Carney afirmou que o Canadá está avaliando sua participação, mas evitou especificar custos ou responsabilidades, segundo a BBC. A colaboração reforça a necessidade de uma defesa integrada contra ameaças que não respeitam fronteiras, uma prioridade para nações que valorizam a cooperação estratégica. No entanto, especialistas, como Tom Karako, do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), alertam que a meta de operacionalidade em 2029 é ambiciosa, com uma capacidade inicial mais provável do que um sistema totalmente funcional, devido à complexidade de integrar sensores terrestres, marítimos e espaciais.
Frente Parlamentar monitora caso e sugere regionalização de status livre de gripe aviária
A confirmação do primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em granja comercial no Brasil, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, motivou reunião de diversas entidades, produtores rurais e poder público para reforçar a vigilância sobre a produção de Mato Grosso do Sul. Pela Frente Parlamentar de Avicultura, Renato Câmara (MDB) representou a Assembleia Legislativa e em discurso na sessão plenária desta terça-feira (20) tranquilizou consumidores, além de sugerir mudança na legislação para que o status de “país livre de gripe aviária” seja alterado para “estado livre”, de forma regionalizada. “Tivemos reunião com a Semadesc e diversos setores, que nos deu a tranquilidade de saber que todos os protocolos adotados em MS são dos melhores do mundo. E também que no estado não tem nenhum foco. Importante ressaltar isso. Diante disso, estamos protegidos, momentaneamente, e vamos continuar devido a capacidade que nosso produtor tem de respostas rápidas e ações que protejam a produção. Quero lembrar que essa gripe não tem prejuízo para a saúde humana. Qualquer granja afetada o plantel é dizimado para não alastrar e a propriedade é isolada em quarentena”, explicou o deputado. Câmara comparou que o período de isolamento é respeitado para que o ciclo viral seja ultrapassado. “É igual quando se tem uma gripe: primeira medida você toma os remédios e depois esperar passar o ciclo, em que você precisa ficar em reclusão para não transmitir e, naturalmente, os anticorpos vão atuar. Assim também acontece aos demais animais. É uma precaução a suspensão, como ferramenta que se utiliza na esfera internacional para que possa passar o ciclo e automaticamente retornar as exportações”, ponderou. Da mesma forma, o deputado Zé Teixeira (PSDB), relembrou que vários outros locais foram analisados e há casos em investigação, mas apenas um confirmado no Rio Grande do Sul. “É muito distante daqui. Eu lembro quando da febre aftosa, matou-se muito gado, um custo absurdo ao país e nem transmite ao ser humano, passa um tempo o gado sara. Esse vírus penso que também não tem perigo. Nós que somos do setor da agricultura estamos comungando com os produtores de que não aconteça de interditar o país inteiro. Não vejo essa necessidade desse tamanho. E o frango tem uma produção rápida”, disse. Regionalização Para evitar um prejuízo aos produtores de outras áreas do país, Renato Câmara disse que um dos pontos de acordo da reunião é a necessidade de alteração da legislação nacional, para que o status seja imposto de forma regionalizada. “O Brasil inteiro é impactado quando se descobre um foco, mas só o MS é maior que a Itália, o Japão, o Reino Unido inteiro. Com as dimensões continentais, encaminhamos um pedido para que se mude de forma regional. Nossa vigilância sanitária está preparada para enfrentar qualquer tipo de epidemia de gripe e outras doenças transmitidas”, ressaltou. Ele disse ainda que nos Estados Unidos foram mais de 1.500 focos, com milhares de aves abatidas e mais de 750 granjas dizimadas. “O que estamos discutindo, é que para que possamos mudar esse status de país livre, para regionalizar com estados livres. Então criamos um grupo em que estamos monitorando todos esses procedimentos e atentos às novas medidas para que de forma alguma possamos evitar de ser afetados economicamente. Agora é manter a vigilância junto ao Iagro, Mapa, Semadesc, Famasul, Avimasul, porque MS é o 10º produtor do Brasil e a tendência é aumentar cada vez mais, já que temos ambiente muito favorável com milho e soja no quintal e o clima”, finalizou.
Laudir cobra estrutura para descarte de lixo eletrônico em Dourados
O vereador Laudir Munaretto (MDB) apresentou requerimento cobrando ações para o descarte adequado de resíduos eletrônicos na cidade. A preocupação do parlamentar se justifica pelo aumento anual do lixo eletrônico e a falta de locais apropriados para sua destinação. O documento, dirigido ao diretor-presidente interino do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM), Fábio Luís da Silva, questiona a inexistência de pontos de coleta regulares para eletrônicos como computadores, celulares e televisores. Munaretto também sugere parcerias com cooperativas ou empresas especializadas em reaproveitamento e descarte ambientalmente correto. O vereador defende a ampliação dos pontos de coleta e a implementação de ações de educação ambiental, em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010). Ele destaca a responsabilidade compartilhada da sociedade no ciclo de vida dos produtos, incentivando a logística reversa e o reaproveitamento de materiais. “A responsabilidade de garantir um meio ambiente saudável não é exclusiva do poder público, mas também da sociedade”, afirma Munaretto. Ele acredita que a iniciativa estimulará uma reflexão sobre a urgência de ações concretas por parte do município, considerando o desafio global da crescente geração de lixo eletrônico. A expectativa do vereador é a de que Dourados implemente ou intensifique ações de gestão de resíduos sólidos eletrônicos nos próximos meses, construindo uma cidade mais sustentável.
Guarda Municipal recebe duas novas viaturas e 200 coletes
O prefeito Marçal Filho fez na manhã desta terça-feira (20) a entrega de duas viaturas 0km para a Guarda Municipal de Dourados. Os veículos, da marca Fiat, modelo Cronos, foram adquiridos com recursos provenientes de emenda parlamentar do deputado federal Vander Loubet (PT/MS), com contrapartida da Prefeitura, e ficarão à disposição do setor administrativo da corporação. Além das viaturas, os guardas municipais também receberão 200 coletes. A entrega simbólica da primeira unidade aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM). O comandante da GMD, Jamil da Costa Matos, classificou como “dia de conquistas” a cerimônia de entrega das viaturas e coletes de segurança, estes adquiridos com recursos do fundo financeiro da própria Guarda Municipal. Ele anunciou que mais dois veículos, tipo camionete, serão adquiridos, também com recursos de fundo. Além desses, mais uma viatura será adquirida, até ano que vem, para servir a Patrulha Maria da Penha. O prefeito Marçal Filho fez um breve histórico da Guarda Municipal, criada no ano de 1996 e considerou que a instituição vem desempenhando excelente papel, cuidando não só do patrimônio público, como também ajudando na organização do trânsito. “A Guarda Municipal é um orgulho para Dourados”, enfatizou. “Tem feito muito pela segurança pública, apesar de não ser esse o seu papel, a função para a qual foi criada”, destacou o prefeito. Marçal Filho avalia que a Guarda Municipal conquistou a confiança e credibilidade da população douradense por conta do trabalho que vem realizando ao longo dos anos, na defesa do patrimônio público e no reforço à segurança dos cidadãos. O prefeito aproveitou para falar de alguns feitos da administração e reafirmou que em quatro meses e meio de gestão já foi possível fazer muito daquilo que deixou de ser feito em quatro anos. “Trabalhamos muito nesses primeiros quatro meses de mandato”, ressaltou. “Estamos resgatando a autoestima da população e a confiança no poder público. Só não vê quem não quer”, disse. Marçal reforçou ainda que a saúde pública continua sendo e sempre será a prioridade da gestão. “Estamos nos esforçando para recuperar as unidades básicas de saúde, que encontramos em estado precário, alguns prédios ‘caindo aos pedaços”, lembrou, mencionando também investimentos para melhorar o atendimento na saúde pública, “pois não é todo cidadão que tem condições de pagar plano de saúde para sua família, nem buscar atendimento médico na rede privada”. Por fim, o prefeito parabenizou os guardas municipais pelo trabalho e conquistas da corporação e lembrou que na noite anterior a Câmara de Vereadores aprovou projeto do executivo concedendo reajuste salarial a todos os servidores.
Inspetor Cabral cobra ações e políticas públicas contra crimes sexuais infantis
Durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Dourados, nesta segunda-feira (19), o vereador Inspetor Cabral (PSD) fez um pronunciamento sobre a urgência de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. A fala ocorreu em referência ao Dia Nacional de Combate a esses crimes, celebrado em 18 de maio. “Quantas notícias chocantes ainda precisaremos ver para compreender a gravidade do que acontece, muitas vezes ao lado das nossas casas, nas escolas, nos espaços que deveriam ser de proteção?”, questionou o vereador. Em seu discurso, Cabral defendeu a criação e o fortalecimento de políticas públicas que priorizem a prevenção, a escuta ativa e o acolhimento das vítimas. O parlamentar também destacou a importância de projetos de lei que impeçam a nomeação de pessoas condenadas por crimes sexuais contra vulneráveis para cargos públicos. “É inadmissível que alguém com histórico de violência sexual contra crianças e adolescentes ocupe funções institucionais. Trata-se de uma medida de justiça, mas também de prevenção. Precisamos garantir que agressores não tenham acesso a espaços de poder ou influência”, declarou. O vereador ressaltou que a maior parte das vítimas não denuncia por medo ou por não compreender o que viveu. Por isso, defendeu o investimento em campanhas educativas, formação de profissionais capacitados e redes de apoio eficientes. “O combate ao abuso e à exploração sexual infantil não é uma bandeira de ocasião. É uma luta permanente. Enquanto uma única criança estiver em risco, nós não podemos descansar”, finalizou.
Liandra solicita verbas para pavimentação asfáltica do Parque das Nações I
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB), apresentou durante a 16ª sessão ordinária, uma indicação solicitando ao poder executivo e ao deputado Estadual Zé Teixeira (PSDB), a destinação de verbas visando a pavimentação asfáltica de importantes vias no bairro Parque das Nações I. A solicitação contempla as ruas José Cândido de Melo, Peru, Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia, todas atualmente em condições precárias de trafegabilidade e sem pavimentação asfáltica. Segundo a vereadora, a demanda é antiga e tem sido uma reivindicação constante dos moradores da região. “Estamos falando de ruas que acumulam poeira no período seco e se tornam praticamente intransitáveis durante as chuvas. É uma questão de infraestrutura, mas também de saúde pública e dignidade para os moradores do Parque das Nações I”, afirmou Liandra. Além da melhoria na mobilidade urbana, a pavimentação trará valorização aos imóveis e mais segurança para pedestres e motoristas que utilizam diariamente essas vias. “Nossa luta é por uma cidade com uma infraestrutura adequada para todos. Vamos trabalhar para que nosso pedido seja incluído no cronograma de obras do município”, concluiu a parlamentar.
Showtec: Governo de MS incentiva uso da tecnologia e inovação para impulsionar produção no campo
Com foco na inovação e melhores resultados ao homem do campo, o governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (20) da abertura do Showtec, uma das maiores feiras de agronegócio do Brasil, com mais de 120 mil m² de área de visitação e mais de 100 expositores. Uma oportunidade para conhecer as novidades do setor, baseados na pesquisa e tecnologia “Sempre é um momento importante ao produtor, quando a atividade está lastreada de informação, conhecimento e tecnologia tem resultados a longo prazo. O Brasil se tornou gigante e Mato Grosso do Sul se inseriu neste contexto, por conta deste avanço da tecnologia, da persistência do produtor, do empreendedorismo, da capacidade de trabalho do produtor”, afirmou o governador. Riedel ressaltou que esta junção de tecnologia e inovação dá competividade a diferentes atividades. “O Showtec é uma vitrine de tecnologia e de conhecimento, que se atualiza ano a ano. Muito bom estar aqui prestigiando esta feira construída há várias mãos. Os responsáveis pelo evento lançaram um alicerce importante para a ciência e tecnologia do nosso Estado. Além do evento, temos um trabalho anual de pesquisa e extensão, que proporciona ao produtor uma tomada de decisão com qualidade”, descreveu. Realizada em Maracaju pela Fundação MS, a feira de agronegócio começou nesta terça-feira (20) e segue até o dia 22 de maio. Ela reunirá produtores rurais, pesquisadores e especialistas para debater os principais desafios e inovações do setor. Durante os três dias, a Arena Showtec, na Fundação MS, receberá palestras sobre manejo sustentável, demonstração de tecnologias aplicadas ao campo e tendências do agronegócio. Além das palestras, os visitantes do Showtec 2025 terão acesso a espaços interativos e poderão acompanhar de perto as últimas novidades do agronegócio, lançamentos de tecnologias e outras atrações. “Serão dias de muito aprendizado, conversa, network e levaremos isso de forma clara e atendendo as expectativas de todos aqui. Só com informação e boas práticas vamos chegar à locomotiva da lucratividade. Pesquisa é com a gente”, afirmou o presidente da Fundação MS, Daniel Franco Pereira. O prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, destacou a importância do evento para movimentar a cidade e ser referência no agronegócio. “A Fundação MS é um dos responsáveis por Maracaju se tornar uma potência no agro. A feira é uma vitrine importante para o setor e para nossa cidade”. A Fundação MS também recebe recursos estaduais para pesquisas de novas tecnologias na área de milho e soja, oriundos do Fundems (Fundo para o Desenvolvimento das Culturas de Milho e Soja). “O campo é competitivo e pode atender tanto mercado interno, quanto externo, e isso é fruto do trabalho de todo setor produtivo representado aqui hoje”, reconheceu o deputado federal Dagoberto Nogueira. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Prefeitura inicia recuperação da Via Parque em Dourados
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras (Semop) iniciou nesta semana a recuperação de um trecho crítico da Via Parque, no cruzamento com a rua Eulália Pires e imediações, na Vila Cachoeirinha. As equipes trabalham para levar solução definitiva em pontos nos quais o asfalto criou “ondulações”, o que gera perigo para quem trafega pelo local. O prefeito Marçal Filho acompanhou as ações nesta segunda-feira (20) e falou sobre as ações estratégicas que estão sendo desenvolvidas pela Semop de forma a tratar da “raiz do problema”, diante do objetivo em levar melhorias para a infraestrutura local, mas principalmente tornar o trecho mais seguro para os motoristas e motociclistas que passam por ali diariamente. “Identificamos um problema estrutural no asfalto, causado pelo tráfego intenso de veículos pesados e, possivelmente, pelo excesso de umidade no solo, o que faz a pista ceder e vai criando valas que tornam o trânsito mais perigoso”, explicou. Ele destacou que para resolver a situação de forma duradoura, a Semop vai “fazer um trabalho mais profundo, escavando, tratando a questão da umidade e só após isso fazer os outros trâmites e colocar a capa asfáltica”. O prefeito apontou ainda a importância da Via que é utilizada por moradores de vários bairros e dá acesso a BR-463. “Determinei à minha equipe que desse atenção nesta fundamental via que dá acesso a bairros como Cachoerinha, Roma I, II e III, 4 Plano e também liga à rodovia”, citou. O secretário municipal de Obras, Jorge de Lúcia, explicou detalhes da intervenção, nos pontos críticos, serviços que contam exclusivamente com recursos do município. A força-tarefa conta diversos trabalhadores, escavadeiras, caminhões, pás carregadeiras e outros. “Nós estamos recuperando esse trecho com uma técnica chamada remendo profundo”, explicou. “É um ponto com bastante problema estrutural, causados por excesso de umidade do solo e intenso tráfego de veículos”, prosseguiu. “Fizemos escavações e sondagens e vamos escavar, drenar, aplicar pedra rachão, pedra brita e depois lançar a capa asfáltica, o que é chamado de remendo profundo”, detalhou. O secretário Jorge de Lúcia cita que após essa etapa, a Semop tem a perspectiva de que demande bastante tempo para o local precisar de novas intervenções e que, quando isso ocorrer, sejam reparos mais superficiais. “O pedido do prefeito Marçal Filho é resolver de verdade a questão, tratando o problema a fundo para que no futuro, se for preciso intervir, seja algo mais leve, como um tapa-buraco”, completou. A Via Parque é uma das vias mais importantes da cidade, e a expectativa é que, com a conclusão das melhorias, a população ganhe em mobilidade, segurança e qualidade de vida. O morador da região, Ivan Carlos dos Santos Campos, 50, comerciante, observou o trabalho realizado e elogiou a iniciativa da prefeitura. Ele diz transitar pelo local frequentemente e sofrer com as ondulações asfálticas e se mostrou satisfeito pelo problema estar sendo resolvido. “Sempre transito aqui, meu carro é baixo e acaba batendo na elevação que forma bem no meio da pista e agora não vamos mais ter isso e essa é a realidade que a população tanto precisava”, comemorou. “A gestão está trabalhando e as as coisas vão acontecendo”, destacou.








