O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou, na sessão da última segunda-feira (19), quatro indicações cobrando providências imediatas do poder público municipal e estadual em áreas críticas de Dourados. As solicitações envolvem instalação de rede de esgoto, tapa-buracos em ruas com grande fluxo, sinalização em cruzamento perigoso e melhorias no distrito de Panambi. Yuri solicitou à Sanesul, à Secretaria Estadual de Governo e ao prefeito Marçal Filho a instalação da rede de esgoto no Jardim Mônaco. Segundo ele, a falta de saneamento compromete diretamente a saúde da população e o meio ambiente. O vereador reforçou que o pedido acompanha as demandas já apresentadas pelo deputado estadual Zé Teixeira. “É inaceitável que, em pleno 2025, moradores vivam sem esgoto tratado. A saúde da população não pode continuar sendo ignorada”, afirmou. Outra demanda do vereador é a operação tapa-buracos nas ruas Dr. Camilo Ermelindo da Silva e Ruy Gomes, no bairro BNH II Plano. A pavimentação deteriorada tem causado danos a veículos e colocado pedestres e motoristas em risco. “Há buracos enormes dificultando o tráfego. Já passou da hora de resolver esse problema que há anos causa transtornos para a população. A situação é crítica”, declarou Yuri. O cruzamento da Rua Travessão do Castelo com a Avenida Marcelino Pires, próximo ao anel viário norte, foi tema de mais uma indicação. Yuri pediu estudos técnicos à Agetran e ao Executivo para instalar sinalização e abrir caixa de entrada e saída no local. O ponto já registrou diversos acidentes, incluindo a morte de um motociclista.“O trecho é estreito, sem qualquer sinalização, e veículos pesados passam por ali diariamente. A omissão pode custar mais vidas”, alertou. Panambi Por fim, Yuri cobrou serviços de limpeza e patrolamento nas ruas do distrito de Panambi, que seguem sem asfalto. Moradores enfrentam lama em épocas de chuva e poeira na estiagem.“É inadmissível que o distrito continue esquecido. Os moradores merecem respeito e condições mínimas de trafegabilidade”, concluiu.
Deputado critica leilão da BR-163 com única interessada, a antiga CCR MSVia
Na sessão ordinária desta quarta-feira (21), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para reafirmar sua indignação diante do processo de repactuação da concessão da rodovia BR-163, previsto para acontecer hoje (22), na B3 – Bolsa de Valores, em São Paulo. O parlamentar chamou atenção para o fato de que a única interessada no leilão é a Motiva, nome atual da antiga CCR MSVia, empresa responsável pela concessão bilionária da rodovia, que deixou de duplicar mais de 80% da extensão prevista no contrato original. Além disso, a rodovia acumula, nos últimos anos, uma média alarmante de 18 acidentes por quilômetro. “Quero manifestar minha indignação, pois a única a participar do leilão será justamente a empresa que é responsável atual pela concessão da rodovia, que não cumpriu o contrato original e que está associada a um alarmante índice de acidentes”, declarou Mochi. Com aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes, o novo contrato prevê um investimento total de R$ 13 bilhões, com obras que incluem 210 quilômetros de duplicações e 170 quilômetros de faixas adicionais. Para Mochi, permitir que a mesma empresa continue à frente da concessão, sem ter cumprido suas obrigações mínimas, representa um desrespeito ao povo sul-mato-grossense e à lógica do interesse público. O deputado reforçou ainda o pedido já encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando que todas as irregularidades sejam investigadas, inclusive com perícia técnica e contábil, para garantir transparência e responsabilização. Ao fim do pronunciamento, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), informou que Junior Mochi representará a Casa no leilão e destacou que os parlamentares estarão vigilantes quanto ao cumprimento do novo contrato de concessão.
PRF apreende 991 Kg de maconha e recupera veículo no MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 991 Kg de maconha e recuperou um veículo, nesta quarta-feira (21), em Campo Grande (MS). O veículo com a droga, um VW/Polo, seguia na BR-060, quando o condutor recebeu ordem de parada dos policiais. O motorista não parou e iniciou fuga, seguindo em alta velocidade e realizando diversas manobras perigosas. Durante o acompanhamento tático, para encerrar a tentativa de fuga que colocava em risco a vida dos demais usuários da via, o pneu traseiro do veículo foi atingido por disparos, realizados pelos policiais, em local que não oferecesse risco a outros motoristas. O condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu com um tronco. Ele abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado até o momento. No carro, que utilizava placas falsas e possuía registro de roubo/furto em Osasco (SP), era transportada grande quantidade de maconha. A ocorrência foi encaminhada à Denar em Campo Grande (MS).
PF, CGU e Receita Federal deflagram operação contra fraudes em licitações da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul
A investigação apontou indícios de fraudes praticadas por empresários, em conluio com servidores públicos da SED/MS, que permitiam contratações mais onerosas por meio da adesão a atas de registro de preços vigentes em outros órgãos e entidades públicas. Verificou-se que fornecedores com atas registradas nesses órgãos obtinham a garantia de contratação junto à SED/MS e, em contrapartida, pagavam uma comissão de 5% sobre o valor contratado aos empresários responsáveis pela intermediação. Parte dessas comissões era repassada aos servidores envolvidos. Somente dois contratos investigados ultrapassam R$ 20 milhões. A operação de ontem é desdobramento de investigações anteriores realizadas pela Polícia Federal no estado, a saber, operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”. Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Os responsáveis poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro, além de outros crimes em licitações e contratos.
PF e PM/MS apreendem mais de 2,5 toneladas de maconha no MS
A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (21/5), um homem que transportava mais de 2,5 toneladas de maconha no município de Bela Vista/MS. A ação decorre de investigações da Polícia Federal em Ponta Porã/MS, que repassou informações à Polícia Militar do Batalhão de Alto Caracol/MS. Diante dos fatos, a equipe da PM localizou o suspeito e efetuou a prisão, com a apreensão do entorpecente.
Estado segue fortalecendo rede de proteção às mulheres com integração entre Justiça e Segurança Pública
Mato Grosso do Sul segue avançando no fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência. Nesta terça-feira (20), o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou de mais uma reunião estratégica com o Tribunal de Justiça de MS (TJMS), no Salão Pantanal da Corte, que marcou o avanço na execução das medidas previstas no Termo de Cooperação nº 31.063.008/2025, firmadas entre o Executivo e o Judiciário. Sob coordenação da desembargadora Jaceguara Dantas, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, o encontro reuniu magistrados, integrantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil, Polícia Militar e equipes técnicas para consolidar o projeto IntegraJus Mulher, que vai garantir maior celeridade no cumprimento das medidas protetivas às vítimas de violência. Representando o Estado, o vice-governador Barbosinha reforçou o papel estratégico do da gestão nessa pauta, que vem sendo tratada como prioridade absoluta. “O mês de fevereiro foi decisivo para o redesenho da política pública de enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. O diálogo que o Tribunal de Justiça promove com o Executivo é essencial para promovermos mudanças estruturais e efetivas. Estamos falando de vidas que dependem de uma resposta rápida, técnica e sensível das instituições”, afirmou. O projeto IntegraJus Mulher propõe a modernização do fluxo de informações entre o sistema SAJ (usado pelo Judiciário) e o SIGO (utilizado pelas forças de segurança pública), com o objetivo de garantir o cumprimento do prazo legal de até 48 horas para a tramitação de medidas protetivas. A expectativa é eliminar gargalos burocráticos e permitir que as decisões judiciais tenham efeito imediato na proteção das vítimas. Barbosinha também destacou que o Governo do Estado está mobilizado para garantir os recursos e meios necessários à consolidação desse modelo. “Nosso compromisso é proteger quem mais precisa. A violência contra a mulher não é apenas um problema de segurança, é um problema social, que exige resposta rápida, acolhedora e eficaz. E é isso que estamos construindo: um Mato Grosso do Sul com instituições que atuam de forma integrada para salvar vidas e garantir dignidade”, completou. A desembargadora Jaceguara Dantas pontuou que a proposta já apresenta resultados desde sua implementação, em setembro de 2022. “Mais de 188 mil procedimentos foram digitalizados e remetidos ao Judiciário. Isso mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada na proteção das mulheres. Agora, queremos mais: integração total, segurança dos dados e agilidade nas respostas institucionais”, defendeu. Além do vice-governador e da desembargadora, estiveram presente, o delegado-geral da Polícia Civil, Dr. Lupérsio Degerone Lucio; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes; juízes auxiliares da Presidência do TJMS; representantes da Compnet; da Secretaria de Tecnologia da Informação; da Coordenadoria da Mulher, além de magistradas que atuam nas varas de violência doméstica. Com esse esforço conjunto entre os Poderes, o Governo de Mato Grosso do Sul reafirma seu papel na consolidação de uma política de Estado permanente, baseada em eficiência, integração e acolhimento para todas as mulheres sul-mato-grossenses.
Prefeitura de Dourados alerta sobre golpe com falsos cursos de agente de saúde
A Prefeitura de Dourados emitiu um alerta nesta quarta-feira (21) sobre um golpe que vem sendo aplicado por meio das redes sociais, envolvendo a oferta de falsos cursos para a função de agente de saúde no município. Criminosos estão utilizando de forma indevida a logomarca da Prefeitura e o brasão oficial para simular legitimidade e enganar os cidadãos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos três pessoas procuraram a pasta somente nesta quarta-feira após terem sido direcionadas pelos golpistas. As vítimas relataram que receberam links em seus celulares com supostas informações sobre o curso e foram instruídas a efetuar pagamentos para aquisição de materiais didáticos, além de se dirigirem até a Secretaria de Saúde para “confirmação da vaga”. O golpe se espalhou, principalmente devido ao uso da identidade visual da atual gestão, o que leva muitos a acreditarem na veracidade da proposta. A Prefeitura de Dourados esclarece que não está oferecendo nenhum curso pago para contratação de agentes de saúde e reforça que não solicita pagamentos ou dados pessoais por meio de links enviados pelas redes sociais. A orientação é clara: não acesse os links recebidos por aplicativos de mensagens ou redes sociais, e jamais realize pagamentos sem verificar a autenticidade da informação. Em caso de dúvida, o cidadão deve acessar o portal oficial do município pelo endereço www.dourados.ms.gov.br, onde são divulgadas todas as informações institucionais e campanhas oficiais. A administração municipal reitera que não realiza divulgação publicitária nas redes sociais, com exceção de campanhas educativas ou informativas de interesse público. A população deve permanecer atenta e denunciar qualquer tentativa de fraude aos canais oficiais da Prefeitura ou às autoridades competentes. Fique alerta, não caia em golpes!
Elias Ishy cobra adequações nas redes elétricas das escolas e Ceims
O vereador Elias Ishy (PT) protocolou na Câmara Municipal de Dourados requerimento à administração municipal, solicitando informações relacionadas aos investimentos em infraestrutura elétrica, incluindo adequações que permitam o uso de ares-condicionados nas unidades de ensino do município. Em uma das solicitações, Ishy cita o caso de uma escola municipal que foi contemplada com emenda parlamentar destinada à aquisição de aparelhos de ar-condicionado que permanecem inutilizados, sem a devida instalação, em razão da necessidade de readequação da rede elétrica, problema decorrente de outras administrações. Neste caso, a previsão orçamentária para solucionar esse problema é de aproximadamente R$ 12 mil. Ishy solicita informações com relação às unidades que necessitam de manutenção, incluindo as escolas que serão contempladas com novos transformadores, bem como o cronograma e valores das benfeitorias de cada escola beneficiada. “Este é um problema antigo que só tem piorado diante das mudanças climáticas, sendo cada vez mais necessário um ambiente climatizado, considerando inclusive a superlotação nas salas de aulas, que aliado ao calor prejudica a qualidade de ensino”, considera o vereador. O parlamentar também solicita o cronograma de serviços relacionados às adequações elétricas necessárias, assegurando a climatização das salas de aula e espaços administrativos de cada unidade escolar. “As redes elétricas da maioria das unidades são antigas e com a modernização de equipamentos eletrônicos, principalmente com as instalações de novos aparelhos de ares-condicionados, ocorre maior aquecimento de fios além de frequentes quedas de energia, sendo necessária assim a sua substituição de transformadores e fiação adequada”. O vereador pede ainda, a criação de projetos que contemplem as necessidades das escolas municipais e que os recursos destinados para as adequações necessárias de cada unidade sejam repassadas diretamente às Associações de Pais e Mestres (APM), a fim de evitar a morosidade por conta de questões burocráticas e licitatórias.
Prefeito recebe medalha do DOF e convite oficial para a 2ª Corrida Águia da Fronteira
Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Marçal Filho foi contemplado com a medalha Challenge Coin do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e recebeu o convite oficial para a 2ª Corrida Águia da Fronteira, que acontece no dia 01 de junho, em Dourados. Durante a reunião com o tenente-coronel Wilmar Fernandes, diretor do DOF e o cabo PM Leonel Jonas, presidente do Grêmio Águia da Fronteira, o prefeito Marçal Filho destacou o importante trabalho desenvolvido pela instituição na região, com a promoção da segurança cidadã e destacou estar lisonjeado com o reconhecimento e com o convite. Marçal Filho é um incentivador do Departamento de Operações de Fronteira. “O DOF desenvolve um trabalho de segurança referência na nossa fronteira e é fundamental momentos como este que debatemos essas ações e, claro, me sinto feliz com esta homenagem e com o convite para ação esportiva, a administração é parceira dessa instituição que trabalha pela nossa população”, apontou. A Corrida Águia da Fronteira, no dia 01, será especial em comemoração aos 38 anos de criação de Unidade, em Mato Grosso do Sul. O evento está marcado para iniciar às 7 horas, com largada em frente à Base Coronel Adib Massad, em Dourados. Os participantes podem se inscrever na caminhada de 5 quilômetros e corridas de 5 e 10 quilômetros. Este ano, o evento é realizado em parceria com a Track & Field Sports, uma das marcas mais conceituadas na realização de corridas de rua no país. As vagas já estão se esgotando e os interessados devem se inscrever via App TFSports. O tenente Coronel Wilmar Fernandes destacou o grande momento junto a sociedade e frisou que “Dourados é a casa do DOF e nada mais justo que comemorarmos aqui e com uma ação grandiosa como esta”. Fernandes pontuou ainda sobre o reconhecimento ao prefeito Marçal Filho pela presteza constante à instituição. “Temos que agradecer ao prefeito todo apoio que tem prestado a nós e ao evento e viemos convidá-lo a participar conosco e reforçar esse convite para a população”, enfatizou. “Tivemos a oportunidade de entregar nossa moeda, que é significativa para nós operadores de segurança pública e tivemos a grata satisfação de entregar ao prefeito”, citou. A Challenge Coin do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) do Estado de Mato Grosso do Sul foi inspirada no trabalho diuturno da Águia da Fronteira no combate aos crimes transfronteiriços. O objetivo é reconhecer e valorizar homens e mulheres, civis ou militares, que contribuem com a Segurança e a Ordem Pública na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.








