A Câmara Municipal de Dourados realizou, na última sexta-feira (16), Sessão Solene de Entregas de Honrarias a personalidades que se destacam no agronegócio. O evento aconteceu durante a 59ª Expoagro, no auditório do Sindicato Rural, no Parque de Exposição João Humberto de Carvalho. Um dos homenageados foi o ex-vereador e atual presidente do Sindicato Rural, Gino Ferreira. A indicação foi do vereador Alex Cadeirante (PSDB), justificada pelo compromisso e dedicação de Gino com o setor agropecuário e a realização da Expoagro, promovendo um diálogo essencial entre o campo e a cidade. Alex destacou a importância do trabalho do dirigente sindical na defesa dos interesses dos produtores e no fortalecimento do agronegócio regional. “Gino tem sido um líder incansável, trabalhando para garantir avanços e melhorias para os agricultores e pecuaristas da nossa região. É um reconhecimento mais do que merecido”, afirmou o vereador. A Sessão Solene da Câmara de Dourados na Expoagro reuniu diversas autoridades, produtores, empresários e representantes do setor. Entre os homenageados estavam o vice-governador José Carlos Barbosa, o ex-vereador Alberto Alves do Santos e o ex-deputado federal Walter Carneiro, entre outros.
Audiência Pública debate Ecologia Integral e reúne representantes de entidades civis e religiosas
Representantes de diversos segmentos da sociedade participaram na última quinta-feira (15) da audiência pública com a temática “Fraternidade e Ecologia Integral”, realizada na Câmara Municipal, em parceria com a Diocese de Dourados. O evento contou com a participação do Bispo Diocesano, Dom Henrique Aparecido de Lima, além de coordenadores de movimentos pastorais e membros dos conselhos paroquiais e comunitários. A audiência foi proposta pelo vereador Elias Ishy (PT) e teve como palestrantes o secretário executivo da CNBB Regional do MS, Padre André Márcio, o gerente de Política Ambiental do Hospital São Julião, de Campo Grande, Bruno Madalena e o diretor do IMAM, Fábio Luis. O tema abordado pelo Padre André Márcio foi o objetivo da Campanha Fraternidade 2025, com foco no meio ambiente, inspirado na proposta do Papa Francisco. Em sua fala, destacou as motivações da campanha e a urgência da crise climática. Como cita Papa Francisco: ‘Tudo está interligado’ e, neste sentido, o ser humano teria a sua vida sustentada a partir desta teia de relações que compõem a ecologia integral”, disse o secretário. O gestor ambiental do Hospital São Julião, Bruno Madalena, apresentou a experiência do Hospital São Julião com o ‘Programa Lixo Zero’, destacando a gestão de resíduos como parte fundamental da política ambiental da instituição e a importância da destinação correta e os impactos da destinação inadequada. O hospital hoje é referência na reciclagem, de todo resíduos produzido 84% e reciclado, a média de reciclagem no Brasil é 7,5%. Bruno apresentou todo o processo de como o hospital hoje é reconhecido como lixo zero. O diretor presidente do Imam, Fábio Luis, fez um relato da realidade do aproveitamento seletivo de resíduos sólidos no município, desde a coleta à destinação final e os avanços alcançados com o aumento da quantidade de resíduos reciclados. “Atendemos hoje cerca de 40 mil pessoas em 64 bairros do município com a coletiva, abrangendo aproximadamente 9.300 residências. Reafirmou que a Gestão Municipal irá iniciar o processo ainda em 2025 para instalação da Usina de Triagem de Resíduos e que quer ampliar a coleta seletiva de 50 toneladas/mês hoje para 110 toneladas/mês em cinco anos”, afirmou. Já o vereador Elias Ishy, que preside a Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que somente com investimentos públicos e ações coletivas é possível desenvolver ações concretas na questão ambiental. “Esta casa legislativa em parceria com a Sociedade busca aprofundar o debate a respeito dos desafios ambientais no nosso município, como a arborização urbana, a poluição dos recursos hídricos, a destinação correta dos resíduos, e como resultando esperamos avançar em ações concretas em favor da ecologia integral. Trabalhando juntos, sociedade e governo em todas as esferas poderemos fazer mais”, finalizou Ishy. Também fizeram parte da composição da Mesa, o vice-presidente da Câmara, Inspetor Cabral, os vereadores Franklin Schmalz e Sérgio Nogueira, o promotor de Justiça, João Linhares, a membra do Núcleo Diocesano, Janete Schnorr, o presidente do Conped, Pr. Adriano Vieira, o reitor da UFGD, Jones Dari, a diretora da FCBA/UFGD, Daniele Vilela, o pró reitor da Proafe/Uems, Fernando Machado, representando o diretor de administração da IFMS/Dourados, Danilo Sanches, o superintendente do HU, Hermeto Paschoalick, o diretor adjunto da Semed, José Tardivo, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB/Dourados, Fábio Aparecido. Representando a Agecold, Luiza Mara Rodrigues, o coordenador técnico da APOMS, Antônio Paulo Ribeiro, além de representantes do Rotary, Ajax de Oliveira, do Comitê de Defesa Popular, João Grandão, da comunidade indígena, Capitão Ramão Fernandes e da União dos Povos de Terreiro de Dourados, Jucilene – Oyamatambureci.
Servidoras da Câmara apresentam trabalho em Congresso Internacional realizado em Brasília
Entre os dias 14 a 16 de Maio de 2025, as servidoras Alisangela Aparecida da Silva Santos, arquivista, Especialista em Gestão de Documentos e Informações, Mestranda em Ciência da Informação e Piedra Santos Roza, assistente social, Especialista em Gestão Pública e Serviço Social, representaram a Câmara Municipal de Dourados no III Congresso Internacional de Gestão Pública e Saúde (CIGEPS), realizado na Sede da Fiocruz em Brasília. O evento reuniu servidores públicos para discutir sobre tecnologias digitais, longevidade e inovação na gestão de serviços públicos de saúde, e teve como objetivo promover uma aproximação entre o meio acadêmico e a gestão pública na área da saúde. O trabalho intitulado de “Mulheres na política: o protagonismo feminino da produção legislativa no âmbito da saúde pública municipal de Dourados/MS”, foi desenvolvido e apresentado pelas servidoras ao público presente e aos moderadores de sala, Dra. Mariana Guerra (UnB) e Dr. João Bilhim (Ulisboa). O artigo apresenta um levantamento dos Projetos de Lei propostos pela bancada feminina da Câmara Municipal entre os anos de 1988 até o início de 2025, que tratam de assuntos no âmbito da saúde pública. Piedra conta que a ideia do artigo nasceu da prática legislativa e do compromisso com a garantia de direitos, especialmente daqueles que mais necessitam das políticas públicas. “Foi um momento de troca muito gratificante, no qual pudemos dialogar com profissionais de diversas áreas da saúde e reafirmar a importância dos princípios que sustentam o Sistema Único de Saúde (SUS) — como a universalidade, a integralidade e a equidade — na construção de uma saúde pública mais justa e acessível”, afirma a assistente social. O espaço temporal escolhido para o estudo, abrange o início do processo de Redemocratização do país, e das lutas feministas por direitos as políticas públicas, em especial na área da saúde, neste mesmo período em que o SUS, configurava suas bases com diretrizes para o atendimento gratuito e universal para toda a sociedade. “Após a apresentação, ouvimos muitos elogios dos moderadores que relataram satisfação em receber o trabalho no evento, eles falaram que ficaram surpresos que essa temática partiu de uma cidade interiorana do Mato Grosso do Sul, que normalmente, esses temas são tratados por pesquisadores de grandes metrópoles como São Paulo e Brasília. Reforçaram a importância da participação feminina na política, em especial em uma área tão delicada como a saúde pública. Saí da sala realizada”, conta a servidora Alisangela. As servidoras afirmam que a vivência amplia a compreensão sobre o papel da pesquisa na atuação cotidiana e renova o compromisso com a defesa da dignidade humana e da justiça social. Importante destacar que as lutas feministas, como o direito ao voto contribuíram para que o cenário atual da Câmara de Dourados, fosse composto pela maior bancada feminina, desde a institucionalização da Casa em 1935.
Sancionada lei que declara como de Utilidade Pública o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados
O prefeito Dourados, Marçal Filho, sancionou a Lei Municipal aprovada pela Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Sérgio Nogueira, que declara como de Utilidade Pública Municipal o Grupo de Apoio à Adoção de Dourados (GAAD Acolher), uma associação civil, com personalidade jurídica de direito privado, de caráter assistencial sem fins econômicos, que atua no amparo e orientação às famílias que desejarem adotar uma criança no município. O GAAD Acolher foi fundado em 14 de abril de 2012 para propagar uma nova cultura da adoção, visando o interesse da criança, sensibilizando a sociedade para a questão das crianças institucionalizadas que se encontram privada da convivência familiar. O grupo também tem a missão de esclarecer, divulgar e estimular a adoção, a guarda e a tutela, como alternativas a institucionalização de crianças e adolescentes, prevenindo seu abandono e marginalização. Outra proposta do GAAD Acolher é a promoção da troca de experiências entre os membros das famílias adotantes, além de proporcionar a orientação e o aconselhamento a quem procurar informações sobre a adoção. A entidade também atua na criação de estrutura para direcionar, assistir e promover os esforços do município, do Estado e da comunidade na tarefa de encontrar famílias para adoção, bem como de manter espaço permanente para discussão de temas relativos à adoção, com vistas a promover o debate e a conscientização da comunidade a respeito desta questão. O vereador Sérgio Nogueira (PP) enfatiza que o título de Utilidade Pública Municipal é de suma importância para que o Grupo de Apoio a Adoção de Dourados comece a se estruturar e angariar recursos com a finalidade de continuar o trabalho com a população mais vulnerável. “Fui o proponente da Lei Municipal que criou o Dia e a Semana Municipal de Incentivo à Adoção em Dourados, que acontece de 18 a 25 de maio, e a lei de conscientização de doação do nascituro”, ressalta o vereador. “Acompanho há 12 anos esse trabalho desenvolvido pelo GAAD junto às famílias em parceria com a Vara da Infância e acredito que a Utilidade Pública Municipal será importante para que o Grupo possa firmar convênios com o setor público e receber recursos para ajudar a desenvolver suas ações”, completa Sérgio Nogueira. SEMANA DA ADOÇÃO Para marcar o dia Nacional da Adoção, celebrado em 25 de maio, foi instituída a Semana Municipal da Adoção, criada pela Lei 3.729 de 25 de novembro de 2013. Neste ano, a semana vai de 18 a 25 de maio e tem como tema “A Lei, o saber e o afeto na garantia de direitos das crianças e adolescentes acolhidos”. Os eventos visam antecipar o debate que ocorrerá durante o XXVIII Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção, que ocorre em agosto na cidade de Brasília. A Semana da Adoção também visa preparar os participantes do GAAD; a rede de proteção da criança e adolescente; a comunidade local e acadêmica, sobre a temática. “Quando discutimos sobre a Lei Municipal, destacamos o reconhecimento da adoção como uma forma legítima de filiação, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), e do seu caráter irrevogável, necessitando do saber para identificar quem são as crianças que esperam pela adoção”, enfatiza Lourdes Missio, presidente do GAAG Acolher. Segundo ela, a busca “é por famílias para assegurar o direito de cada criança e adolescente de crescer em um lar, construindo laços e histórias marcadas pelo afeto, sentimento que deve estar presente na construção das novas famílias, nos momentos de alegria e nas dificuldades cotidianas”. A inscrição para os eventos pode ser realizada através do link: https://www.even3.com.br/viii-semana-municipal-de-adocao-de-dourados-a-lei-o-saber-e-o-afeto-na-garantia-de-direitos-de-criancas-e-adolescentes-acolhidos-544967/ A programação da Semana Municipal da Adoção será marcada por rodas de conversa com o tema “A Escuta Ativa na Relação com a Criança”, além de palestra com Mayra Aiello, no dia 21 de maio, no Auditório da OAB, abordando o tema “Tecendo a Adoção: Direitos, Desafios e Laços na Espera e na Chegada”. No dia 24 de maio acontece a 4ª Caminhada da Adoção, com concentração às 8h, no Parque dos Ipês e saída às 8h30 até a Praça Antônio João.
Prefeitura recebe novos equipamentos para reforçar estrutura da saúde
A Prefeitura de Dourados recebeu, na manhã desta segunda-feira (19), parte dos equipamentos que irão reforçar a estrutura da rede municipal de saúde, beneficiando as Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e a Vigilância Sanitária. A entrega foi realizada no galpão da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença do prefeito Marçal Filho e do secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo. Nesta etapa, foram entregues 29 máquinas de lavar roupas, cinco televisores de 43 polegadas, 100 ventiladores de parede, sete aparelhos de raio-X odontológico e 13 freezers. Segundo o secretário Márcio Figueiredo, os ventiladores, os televisores e as máquinas de lavar serão destinados às unidades básicas de saúde, enquanto os freezers atenderão o CCZ e a Vigilância Sanitária. O secretário explicou que o investimento faz parte de um pacote de R$ 2 milhões em recursos garantidos em parceria com o Governo do Estado. Nesta primeira remessa, foram entregues equipamentos no valor de R$ 150 mil. “Estamos investindo para melhorar as condições de trabalho das equipes e oferecer mais conforto aos usuários do sistema de saúde. Isso reflete diretamente em um atendimento mais eficiente e humanizado”, afirmou Márcio. O prefeito Marçal Filho destacou que, desde o início da gestão, a recuperação da estrutura da saúde tem sido uma prioridade. “Encontramos muitos equipamentos quebrados e iniciamos um levantamento para garantir as aquisições necessárias. Investir em saúde é garantir mais qualidade de vida para toda a população”, disse. Nos próximos dias, a prefeitura também deve receber novos equipamentos, entre eles, equipamentos odontológicos, como 25 cadeiras odontológicas completas, 19 autoclaves hospitalares de 42 litros cada, 7 aparelhos de raio-X móvel para coluna, 32 fotopolimerizadores em LED e 39 compressores de ar odontológico de 40 litros cada. Também chegará eletrodomésticos de apoio, como 13 televisores de 50 polegadas, 38 lavadoras de alta pressão, 35 televisores de 42 polegadas, 29 máquinas de lavar roupas, 86 filtros de carvão ativado para bebedouros elétricos, 50 bebedouros elétricos e 100 ventiladores de parede. Os investimentos têm como objetivo modernizar e fortalecer o atendimento em saúde pública em Dourados, garantindo mais eficiência, conforto e qualidade no serviço prestado à população.
Protesto em Birmingham Reflete Tensões sobre Imigração e Segurança Pública no Reino Unido
Milhares de manifestantes tomaram as ruas de Birmingham, no Reino Unido, no dia 17 de maio de 2025, em uma demonstração que revelou profundas divisões sobre as políticas migratórias do país. Os participantes, muitos dos quais expressaram apoio à libertação do ativista Tommy Robinson, entoaram cânticos como “Escória terrorista, fora das ruas!” e “Oh Tommy, Tommy Robinson”, exigindo medidas mais duras contra a imigração e a deportação de indivíduos associados a atividades criminosas. O protesto, amplamente divulgado em redes sociais e reportado por veículos como o The Telegraph, reflete a crescente insatisfação de setores da sociedade britânica com a gestão da imigração, em um contexto de preocupações com segurança pública e coesão nacional, valores que ressoam entre aqueles que defendem a ordem e a proteção da identidade cultural. As demandas por deportações em massa, particularmente de migrantes associados a crimes, ecoam preocupações com incidentes recentes que intensificaram o debate público. Posts em redes sociais, como os verificados pelo Daily Mail, destacaram a percepção de que o governo falha em proteger os cidadãos britânicos, apontando para casos de violência envolvendo migrantes. Embora os cânticos incluíssem termos inflamatórios como “escória terrorista”, líderes comunitários presentes, como membros da organização Patriotic Alternative, afirmaram que o objetivo era pressionar por políticas que priorizem a segurança e a integração, segundo o Express. O protesto também criticou a cobertura midiática, acusada de minimizar as preocupações populares em favor de narrativas politicamente corretas.
Secretaria de Cultura abre credenciamento para artistas na 46ª Festa Junina
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, abriu o credenciamento para artistas que tenham interesse em participar da 46ª Festa Junina de Dourados. O tradicional evento acontecerá entre os dias 13 e 15 de junho, no Centro de Convenções Antônio Tonnani, no Parque Alvorada. Com shows, comidas típicas, exposição de produtos, food trucks e muitas outras atrações, a festa promete movimentar a cidade e atrair visitantes de toda a região. As inscrições voltadas para shows musicais foram abertas na sexta-feira (16) e seguem até a segunda-feira (26), às 13h. Serão selecionadas atrações para animar o público em todos os dias de festa.Conforme a secretária de Cultura Gisella Silva Melo, o direcionamento do prefeito Marçal Filho é para que a Festa conte com shows diversificados e seja um “palco” de oportunidades de talentos douradenses. “A Prefeitura está cuidando de cada detalhe para ser um evento para as famílias curtirem muito e as atrações musicais serão selecionadas prezando pelo que temos de melhor dos nossos talentos locais com ritmos variados, sendo também uma oportunidade para os participantes brilharem”, destacou. Os interessados precisam preencher o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScSO06FhTTvhI8oauFWKEJxafztNIAgCF2_wNHBILUWvBFbaw/viewform?usp=send_form. É necessário informar o tipo de apresentação e enviar um vídeo com uma apresentação para a seleção. Todas as propostas credenciadas pela Secretaria de Cultura serão encaminhadas para a entidade vencedora da Chamada Pública nº 02/2025, que fará a seleção dos artistas e anunciará os selecionados para se apresentarem na Festa Junina de Dourados. A festa é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo grande público e proporcionando uma vitrine importante para os empreendedores e artistas locais. Já estão confirmadas as apresentações das duplas Júlia e Rafaela, Alex e Ivan e Breno Reis e Marco Viola. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (067) 2222-1550 e WhatsApp (mensagem) (067) 98163-0730, ou, ainda, diretamente na Secretaria Municipal de Cultura, anexa ao Parque dos Ipês. COMERCIANTES Inscrições para comerciantes que desejam participar do evento estão abertas até sexta-feira, dia 23 de maio. São 109 vagas, distribuídas entre quatro categorias: ambulantes, artesanato, food trucks e barracas.As inscrições devem ser feitas presencialmente, até a data estipulada, das 8h às 12h, na sede da Secretaria de Cultura, localizada, no Parque dos Ipês. Os interessados devem apresentar a documentação exigida no edital – disponível no Diário Oficial do Município, edição suplementar nº 6.375, de 12 de maio de 2025.
Esforços do Governo Tarcísio Reduzem Fluxo da Cracolândia: Um Passo na Revitalização do Centro de São Paulo
A região central de São Paulo, marcada por décadas pela presença da Cracolândia – uma área conhecida pelo consumo aberto de drogas, especialmente crack, e pela concentração de pessoas em situação de vulnerabilidade – vive um momento de transformação. Sob a gestão do governador Tarcísio de Freitas, iniciada em 2023, uma série de ações coordenadas entre o governo estadual e a prefeitura da capital resultou na significativa redução do fluxo de usuários na Rua dos Protestantes, ponto central da Cracolândia, que amanheceu praticamente vazia em 13 de maio de 2025. Embora o governador e o vice-governador Felicio Ramuth evitem declarar o fim definitivo da Cracolândia, as iniciativas implementadas, que combinam repressão ao crime organizado, assistência social e revitalização urbana, são apontadas como um avanço na abordagem de um problema social complexo, refletindo o compromisso com a segurança e a dignidade, valores essenciais para uma sociedade que busca ordem e prosperidade. As ações começaram a ganhar força em 2024, com a Operação Saúde e Dignidade, coordenada pelo Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Em agosto de 2024, 45 estabelecimentos comerciais, como hotéis, bares e ferros-velhos, foram fechados por integrarem o “ecossistema criminoso” ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC), que lucrava com o tráfico e atividades ilícitas na região, segundo o promotor Lincoln Gakiya em entrevista ao UOL News. A operação, que lacrou cerca de 100 imóveis, desarticulou a economia que sustentava o fluxo, reduzindo o número de usuários de cerca de 1.000 para aproximadamente 53 em períodos de pico, conforme dados do MP-SP. Tarcísio, em entrevista à rádio Massa FM em 12 de maio de 2025, destacou que sua gestão “fez o que ninguém teve coragem de fazer”, reforçando o compromisso de atacar as raízes do problema, como a especulação imobiliária e o crime organizado. A abordagem de Tarcísio, que combina segurança, assistência e urbanização, reflete uma tentativa de enfrentar o problema em suas múltiplas dimensões, buscando restaurar a dignidade de uma região historicamente marcada pela exclusão e pela violência.
Papa Leão XIV Defende Valores Tradicionais e Condena Aborto em Discurso no Vaticano
Em um discurso proferido em 16 de maio de 2025, durante sua primeira audiência com o corpo diplomático acreditado junto à Santa Sé, o Papa Leão XIV, o primeiro pontífice americano, reafirmou a doutrina católica tradicional sobre a família e a dignidade da vida. Ele declarou que a família é fundamentada na “união estável entre um homem e uma mulher” e enfatizou a importância de proteger a dignidade de todos, especialmente os mais vulneráveis, como os não nascidos e os idosos. Embora fontes confiáveis, como a Associated Press e a NBC News, confirmem essas declarações, a citação específica de que Leão XIV chamou o aborto de “demonicamente maligno” ou disse “a verdade exige clareza, sem ambiguidades” não foi encontrada nos materiais consultados. No entanto, o pontífice tem um histórico de críticas contundentes ao aborto, alinhando-se à posição da Igreja Católica que o considera uma grave violação moral. Suas palavras refletem a busca por princípios que promovam a estabilidade social e a proteção da vida, valores que ressoam com aqueles que defendem a ordem e a responsabilidade moral. Leão XIV, cujo nome secular é Robert Francis Prevost, foi eleito em 8 de maio de 2025, assumindo o comando da Igreja Católica aos 69 anos. Em seu discurso, ele destacou que os governos têm a responsabilidade de construir sociedades pacíficas, investindo na família como base da harmonia social. “É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, sobretudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher”, afirmou, conforme relatado pelo O Globo. Ele também defendeu a dignidade inerente de todas as pessoas, desde os não nascidos até os idosos, reforçando a oposição da Igreja ao aborto e à eutanásia, práticas que o Papa Francisco, seu antecessor, associava à “cultura do descarte”. Essa visão, enraizada na doutrina católica, sublinha a importância de políticas públicas que priorizem a vida e a dignidade humana, um apelo que encontra eco em comunidades que valorizam a proteção dos mais frágeis. O discurso de Leão XIV também abordou a busca pela paz como um dos pilares de seu pontificado. Ele pediu o fortalecimento da diplomacia multilateral e o diálogo inter-religioso, citando regiões como o Oriente Médio e a Ucrânia como áreas de sofrimento humano que exigem atenção urgente. “A paz não é apenas a ausência de conflito, mas um dom que exige esforço, desde o fim da produção de armas até o cuidado com as palavras, que também podem ferir e matar”, declarou, segundo a PBS. Sua experiência como missionário no Peru por mais de duas décadas e sua trajetória como descendente de imigrantes nos Estados Unidos foram mencionadas como inspiração para sua defesa da compaixão pelos deslocados e marginalizados, embora ele mantenha uma postura firme em questões morais tradicionais. A defesa da família e da dignidade da vida, aliada a um chamado por paz e diálogo, reflete a visão de uma Igreja que, em meio a divisões, busca ser um farol de estabilidade e valores perenes.








