O tradicional bailão da terceira idade marcou, nesta quarta-feira (21), a retomada das atividades no Centro de Convivência do Idoso (CCI) Maria Martiniano de Brito, localizado no bairro Parque das Nações I, em Dourados. O retorno foi celebrado com uma tarde animada, que reuniu dezenas de idosos em momentos de dança, jogos de cartas e partidas de sinuca. A aposentada Maria Josefa Marçola de Souza, de 84 anos, frequentadora do espaço há mais de dez anos, comemorou a reabertura. “É um lugar de confraternização, de amizades, de alegria”, destacou. Outro assíduo frequentador, Flavio dos Santos Gomes, de 68 anos, reforçou o valor do espaço para os idosos. “Jogo sinuca, cartas, me divirto com os amigos”, contou ele, que também participa das atividades no CCI André’s Chamorro, no Jardim Água Boa. O bailão acontece todas as quartas-feiras à tarde e costuma lotar o espaço, que fica entre a unidade de saúde do bairro e a Escola Estadual Presidente Tancredo Neves. Além da dança, o CCI do Parque das Nações oferece atividades de ginástica e caminhada às terças e quintas, além de cursos de pintura e bordado às segundas e quartas-feiras. A unidade funciona das 7h às 13h. A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon, esteve presente no evento, interagiu com os idosos e destacou a importância do espaço como ponto de socialização e bem-estar para a terceira idade. Ela também informou que as atividades do CCI do Jardim Água Boa já estão em andamento. Dourados conta atualmente com dois CCIs e sete unidades do Cras, localizadas nos bairros Vila Cachoeirinha, Canaã I, Jardim Água Boa, Jóquei Clube, Parque do Lago II, distrito de Vila Vargas e a unidade indígena. Os CCIs são voltados exclusivamente ao acolhimento dos idosos e oferecem rodas de conversa, passeios, atividades físicas, dança, coral, campeonatos e palestras. Neste ano, segundo Shirley, está prevista uma integração maior entre os serviços dos Cras, dos CCIs e dos aposentados do funcionalismo público municipal, fortalecendo ainda mais o cuidado com a qualidade de vida da população idosa. Para participar das atividades, os idosos podem procurar diretamente as unidades do Cras, que funcionam temporariamente no período da manhã, ou os CCIs, que atendem das 7h às 13h (Maria Martiniano) e das 11h às 17h (André’s Chamorro).
Procon divulga nova pesquisa de preços dos combustíveis
A Prefeitura de Dourados, por intermédio do setor de fiscalização do Procon, divulgou mais uma pesquisa de preços de combustíveis. Foram pesquisados 40 estabelecimentos na cidade e distritos, nos dias 20 e 21 de maio de 2025. Foram comparados os valores do etanol, gasolina comum e aditivada e diesel comum e S10. O menor preço encontrado na gasolina comum foi de R$ 6,09; no etanol o menor preço é de R$ 3,99, no diesel comum o menor preço foi de R$ 5,79; e no diesel S10 o menor preço praticado é de R$ 5,89. A diferença entre o menor preço encontrado na gasolina comum (R$ 6,09) e o maior preço (R$ 6,59) é de 8,21%. No etanol, a diferença entre o menor (R$ 3,99) e maior preço (R$ 4,79) é de 20,05%; no diesel comum, a diferença entre o menor (R$ 5,79) e o maior preço (R$ 6,74) é de 16,41%; e, no diesel S10, a diferença entre o menor (R$ 5,89) e o maior preço (R$ 6,84) é de 16,13%. O preço médio da gasolina comum em Dourados, em maio, é de R$ 6,43, enquanto que em abril o preço médio praticado era de R$ 6,44, apresentado uma redução no preço médio de 0,15%. Já o preço médio do etanol, em maio, é de R$ 4,35, sendo que em abril era de R$ 4,37, queda de 0,45% no preço médio. Já em relação ao diesel comum, esta pesquisa apontou o preço médio de R$ 6,30, enquanto que em abril era de R$ 6,41, queda de 1,71% no preço médio. E, por sua vez, o diesel S10 apresentou o preço médio de R$ 6,34, sendo que na pesquisa do mês de abril apresentou preço médio de R$ 6,49, mostrando uma redução de 2,31% no preço médio. O menor preço encontrado nos postos da cidade nesta pesquisa foram: na gasolina (R$ 6,09), R$ 0,34 mais barato que o preço médio praticado (R$ 6,43) e R$ 0,50 mais barato do que o maior preço encontrado (R$ 6,59). O chefe da Procuradoria Especializada de Administração do Procon de Dourados, Lenilson Almeida da Silva, lembra que os consumidores poderão exigir a análise do combustível para descobrir o teor de álcool presente na gasolina. O teste será feito pelo próprio funcionário do posto de combustível, na frente do consumidor. Em caso de dúvida ou reclamação o consumidor deve ligar para o número 2222-1539 ou enviar mensagem para o e-mail procon@dourados.ms.gov.br ou, ainda, registrar através do link: https://procon.dourados.ms.gov.br/index.php?class=ReclamacaoForm
Dourados realiza nesta sexta-feira a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+
A história da população LGBTQIAPN+ no Brasil é marcada por resistência, mas também por importantes conquistas sociais, jurídicas e políticas nos últimos anos. A criminalização da homofobia e transfobia, o direito ao casamento civil igualitário, o uso do nome social e a crescente inclusão em espaços institucionais e educativos são frutos de décadas de mobilização, ativismo e diálogo com o poder público. No entanto, os desafios ainda são muitos e eventos como a Conferência reafirmam a necessidade de manter viva a luta por uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora. É com essa ótica que acontece nesta sexta-feira, 23 de maio, na Câmara Municipal, a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+. Realizado Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade Sexual, o evento é gratuito e aberto à participação de todas as pessoas interessadas em construir um futuro mais inclusivo e humano. O credenciamento começa às 7h e a abertura solene às 8h, com encerramento às 18h. A programação contará com mesas temáticas, palestras, debates, apresentações culturais e a construção de propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. A organização do evento avalia que o encontro será um momento de troca de experiências, articulação de estratégias de enfrentamento à discriminação e de incentivo à criação de políticas públicas que atendam às reais necessidades da comunidade LGBTQIAPN+ da região de Dourados e dos 14 municípios vizinhos. A palestra magna será da psicóloga Gabrielly Antonietta Lima da Silva, pós-graduada em Saúde Mental (UCDB), atualmente coordenadora no Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+, pós-graduanda em Psicologia da Descolonização (Instituto Parentes – Fortaleza/CE). “Trata-se de um momento estratégico para fortalecer o debate público, ampliar a escuta das demandas da população LGBTQIAPN+ e construir propostas concretas que assegurem mais dignidade, respeito e oportunidades para essa parcela da sociedade”, pontua Cláudia Rosa Assumpção, coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual. Ela reforça a importância da participação popular e destaca a relevância do evento no cenário regional. “A conferência se consagra como um espaço de pluralidade, diversidade e construção coletiva. Esperamos um bom número de pessoas engajadas, que compreendem a urgência de avançarmos na promoção dos direitos humanos”, ressaltou. A conferência municipal representa uma importante etapa preparatória à 4ª Conferência Nacional, que será realizada ainda este ano, em Brasília. “Mais do que um evento, a 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+ é uma convocação à empatia, à responsabilidade social e ao reconhecimento de que a diversidade enriquece a cidade, fortalece os vínculos comunitários e garante o protagonismo de populações historicamente marginalizadas”, considera Luiz Carlos Calado, da Coordenadoria dos Direitos Humanos e Cidadania. PROGRAMAÇÃO COMPLETA 7h30 – 8h: Inscrição e coffee break 8h: Mesa de abertura e apresentação cultural – Jehovasa 9h: Início da inscrição dos delegados 9h – 9h40: Palestra magna com a psicóloga Gabriellly Antonietta 9h40 – 10h: Rodada de perguntas e discussão 10h – 12h: Leitura do Regimento + apresentação dos eixos Intervalo para almoço 13h – 15h: Discussões dos eixos 14h: Fim da inscrição de delegados 15h – 17h: Apresentação, discussão e votação das propostas 17h – 17h40: Eleição dos delegados 19h: Encerramento cultural (Casa da Cultura da UEMS (Rua Monte Alegre, 1955, Centro) – Camila Faca, As Batukeiras, Grupo MeioFio – Feira de Artesanato & Gastronomia
Yuri cobra soluções urgentes para o Jardim Mônaco, BNH II e Panambi
O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou, na sessão da última segunda-feira (19), quatro indicações cobrando providências imediatas do poder público municipal e estadual em áreas críticas de Dourados. As solicitações envolvem instalação de rede de esgoto, tapa-buracos em ruas com grande fluxo, sinalização em cruzamento perigoso e melhorias no distrito de Panambi. Yuri solicitou à Sanesul, à Secretaria Estadual de Governo e ao prefeito Marçal Filho a instalação da rede de esgoto no Jardim Mônaco. Segundo ele, a falta de saneamento compromete diretamente a saúde da população e o meio ambiente. O vereador reforçou que o pedido acompanha as demandas já apresentadas pelo deputado estadual Zé Teixeira. “É inaceitável que, em pleno 2025, moradores vivam sem esgoto tratado. A saúde da população não pode continuar sendo ignorada”, afirmou. Outra demanda do vereador é a operação tapa-buracos nas ruas Dr. Camilo Ermelindo da Silva e Ruy Gomes, no bairro BNH II Plano. A pavimentação deteriorada tem causado danos a veículos e colocado pedestres e motoristas em risco. “Há buracos enormes dificultando o tráfego. Já passou da hora de resolver esse problema que há anos causa transtornos para a população. A situação é crítica”, declarou Yuri. O cruzamento da Rua Travessão do Castelo com a Avenida Marcelino Pires, próximo ao anel viário norte, foi tema de mais uma indicação. Yuri pediu estudos técnicos à Agetran e ao Executivo para instalar sinalização e abrir caixa de entrada e saída no local. O ponto já registrou diversos acidentes, incluindo a morte de um motociclista.“O trecho é estreito, sem qualquer sinalização, e veículos pesados passam por ali diariamente. A omissão pode custar mais vidas”, alertou. Panambi Por fim, Yuri cobrou serviços de limpeza e patrolamento nas ruas do distrito de Panambi, que seguem sem asfalto. Moradores enfrentam lama em épocas de chuva e poeira na estiagem.“É inadmissível que o distrito continue esquecido. Os moradores merecem respeito e condições mínimas de trafegabilidade”, concluiu.
Deputado critica leilão da BR-163 com única interessada, a antiga CCR MSVia
Na sessão ordinária desta quarta-feira (21), o deputado estadual Junior Mochi (MDB) voltou à tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para reafirmar sua indignação diante do processo de repactuação da concessão da rodovia BR-163, previsto para acontecer hoje (22), na B3 – Bolsa de Valores, em São Paulo. O parlamentar chamou atenção para o fato de que a única interessada no leilão é a Motiva, nome atual da antiga CCR MSVia, empresa responsável pela concessão bilionária da rodovia, que deixou de duplicar mais de 80% da extensão prevista no contrato original. Além disso, a rodovia acumula, nos últimos anos, uma média alarmante de 18 acidentes por quilômetro. “Quero manifestar minha indignação, pois a única a participar do leilão será justamente a empresa que é responsável atual pela concessão da rodovia, que não cumpriu o contrato original e que está associada a um alarmante índice de acidentes”, declarou Mochi. Com aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e do Ministério dos Transportes, o novo contrato prevê um investimento total de R$ 13 bilhões, com obras que incluem 210 quilômetros de duplicações e 170 quilômetros de faixas adicionais. Para Mochi, permitir que a mesma empresa continue à frente da concessão, sem ter cumprido suas obrigações mínimas, representa um desrespeito ao povo sul-mato-grossense e à lógica do interesse público. O deputado reforçou ainda o pedido já encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando que todas as irregularidades sejam investigadas, inclusive com perícia técnica e contábil, para garantir transparência e responsabilização. Ao fim do pronunciamento, o presidente da ALEMS, deputado Gerson Claro (PP), informou que Junior Mochi representará a Casa no leilão e destacou que os parlamentares estarão vigilantes quanto ao cumprimento do novo contrato de concessão.
PRF apreende 991 Kg de maconha e recupera veículo no MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 991 Kg de maconha e recuperou um veículo, nesta quarta-feira (21), em Campo Grande (MS). O veículo com a droga, um VW/Polo, seguia na BR-060, quando o condutor recebeu ordem de parada dos policiais. O motorista não parou e iniciou fuga, seguindo em alta velocidade e realizando diversas manobras perigosas. Durante o acompanhamento tático, para encerrar a tentativa de fuga que colocava em risco a vida dos demais usuários da via, o pneu traseiro do veículo foi atingido por disparos, realizados pelos policiais, em local que não oferecesse risco a outros motoristas. O condutor perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu com um tronco. Ele abandonou o veículo e empreendeu fuga a pé, não sendo localizado até o momento. No carro, que utilizava placas falsas e possuía registro de roubo/furto em Osasco (SP), era transportada grande quantidade de maconha. A ocorrência foi encaminhada à Denar em Campo Grande (MS).
PF, CGU e Receita Federal deflagram operação contra fraudes em licitações da Secretaria de Educação do Mato Grosso do Sul
A investigação apontou indícios de fraudes praticadas por empresários, em conluio com servidores públicos da SED/MS, que permitiam contratações mais onerosas por meio da adesão a atas de registro de preços vigentes em outros órgãos e entidades públicas. Verificou-se que fornecedores com atas registradas nesses órgãos obtinham a garantia de contratação junto à SED/MS e, em contrapartida, pagavam uma comissão de 5% sobre o valor contratado aos empresários responsáveis pela intermediação. Parte dessas comissões era repassada aos servidores envolvidos. Somente dois contratos investigados ultrapassam R$ 20 milhões. A operação de ontem é desdobramento de investigações anteriores realizadas pela Polícia Federal no estado, a saber, operações “Mineração de Ouro” e “Terceirização de Ouro”. Ao todo foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Os responsáveis poderão responder pelos crimes de peculato, corrupção, lavagem de dinheiro, além de outros crimes em licitações e contratos.
PF e PM/MS apreendem mais de 2,5 toneladas de maconha no MS
A Polícia Federal prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (21/5), um homem que transportava mais de 2,5 toneladas de maconha no município de Bela Vista/MS. A ação decorre de investigações da Polícia Federal em Ponta Porã/MS, que repassou informações à Polícia Militar do Batalhão de Alto Caracol/MS. Diante dos fatos, a equipe da PM localizou o suspeito e efetuou a prisão, com a apreensão do entorpecente.
Estado segue fortalecendo rede de proteção às mulheres com integração entre Justiça e Segurança Pública
Mato Grosso do Sul segue avançando no fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência. Nesta terça-feira (20), o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou de mais uma reunião estratégica com o Tribunal de Justiça de MS (TJMS), no Salão Pantanal da Corte, que marcou o avanço na execução das medidas previstas no Termo de Cooperação nº 31.063.008/2025, firmadas entre o Executivo e o Judiciário. Sob coordenação da desembargadora Jaceguara Dantas, responsável pela Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS, o encontro reuniu magistrados, integrantes da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Polícia Civil, Polícia Militar e equipes técnicas para consolidar o projeto IntegraJus Mulher, que vai garantir maior celeridade no cumprimento das medidas protetivas às vítimas de violência. Representando o Estado, o vice-governador Barbosinha reforçou o papel estratégico do da gestão nessa pauta, que vem sendo tratada como prioridade absoluta. “O mês de fevereiro foi decisivo para o redesenho da política pública de enfrentamento à violência contra a mulher em Mato Grosso do Sul. O diálogo que o Tribunal de Justiça promove com o Executivo é essencial para promovermos mudanças estruturais e efetivas. Estamos falando de vidas que dependem de uma resposta rápida, técnica e sensível das instituições”, afirmou. O projeto IntegraJus Mulher propõe a modernização do fluxo de informações entre o sistema SAJ (usado pelo Judiciário) e o SIGO (utilizado pelas forças de segurança pública), com o objetivo de garantir o cumprimento do prazo legal de até 48 horas para a tramitação de medidas protetivas. A expectativa é eliminar gargalos burocráticos e permitir que as decisões judiciais tenham efeito imediato na proteção das vítimas. Barbosinha também destacou que o Governo do Estado está mobilizado para garantir os recursos e meios necessários à consolidação desse modelo. “Nosso compromisso é proteger quem mais precisa. A violência contra a mulher não é apenas um problema de segurança, é um problema social, que exige resposta rápida, acolhedora e eficaz. E é isso que estamos construindo: um Mato Grosso do Sul com instituições que atuam de forma integrada para salvar vidas e garantir dignidade”, completou. A desembargadora Jaceguara Dantas pontuou que a proposta já apresenta resultados desde sua implementação, em setembro de 2022. “Mais de 188 mil procedimentos foram digitalizados e remetidos ao Judiciário. Isso mostra que a tecnologia pode ser uma grande aliada na proteção das mulheres. Agora, queremos mais: integração total, segurança dos dados e agilidade nas respostas institucionais”, defendeu. Além do vice-governador e da desembargadora, estiveram presente, o delegado-geral da Polícia Civil, Dr. Lupérsio Degerone Lucio; o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato dos Anjos Garnes; juízes auxiliares da Presidência do TJMS; representantes da Compnet; da Secretaria de Tecnologia da Informação; da Coordenadoria da Mulher, além de magistradas que atuam nas varas de violência doméstica. Com esse esforço conjunto entre os Poderes, o Governo de Mato Grosso do Sul reafirma seu papel na consolidação de uma política de Estado permanente, baseada em eficiência, integração e acolhimento para todas as mulheres sul-mato-grossenses.








