A Prefeitura de Dourados emitiu um alerta nesta quarta-feira (21) sobre um golpe que vem sendo aplicado por meio das redes sociais, envolvendo a oferta de falsos cursos para a função de agente de saúde no município. Criminosos estão utilizando de forma indevida a logomarca da Prefeitura e o brasão oficial para simular legitimidade e enganar os cidadãos. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, pelo menos três pessoas procuraram a pasta somente nesta quarta-feira após terem sido direcionadas pelos golpistas. As vítimas relataram que receberam links em seus celulares com supostas informações sobre o curso e foram instruídas a efetuar pagamentos para aquisição de materiais didáticos, além de se dirigirem até a Secretaria de Saúde para “confirmação da vaga”. O golpe se espalhou, principalmente devido ao uso da identidade visual da atual gestão, o que leva muitos a acreditarem na veracidade da proposta. A Prefeitura de Dourados esclarece que não está oferecendo nenhum curso pago para contratação de agentes de saúde e reforça que não solicita pagamentos ou dados pessoais por meio de links enviados pelas redes sociais. A orientação é clara: não acesse os links recebidos por aplicativos de mensagens ou redes sociais, e jamais realize pagamentos sem verificar a autenticidade da informação. Em caso de dúvida, o cidadão deve acessar o portal oficial do município pelo endereço www.dourados.ms.gov.br, onde são divulgadas todas as informações institucionais e campanhas oficiais. A administração municipal reitera que não realiza divulgação publicitária nas redes sociais, com exceção de campanhas educativas ou informativas de interesse público. A população deve permanecer atenta e denunciar qualquer tentativa de fraude aos canais oficiais da Prefeitura ou às autoridades competentes. Fique alerta, não caia em golpes!
Elias Ishy cobra adequações nas redes elétricas das escolas e Ceims
O vereador Elias Ishy (PT) protocolou na Câmara Municipal de Dourados requerimento à administração municipal, solicitando informações relacionadas aos investimentos em infraestrutura elétrica, incluindo adequações que permitam o uso de ares-condicionados nas unidades de ensino do município. Em uma das solicitações, Ishy cita o caso de uma escola municipal que foi contemplada com emenda parlamentar destinada à aquisição de aparelhos de ar-condicionado que permanecem inutilizados, sem a devida instalação, em razão da necessidade de readequação da rede elétrica, problema decorrente de outras administrações. Neste caso, a previsão orçamentária para solucionar esse problema é de aproximadamente R$ 12 mil. Ishy solicita informações com relação às unidades que necessitam de manutenção, incluindo as escolas que serão contempladas com novos transformadores, bem como o cronograma e valores das benfeitorias de cada escola beneficiada. “Este é um problema antigo que só tem piorado diante das mudanças climáticas, sendo cada vez mais necessário um ambiente climatizado, considerando inclusive a superlotação nas salas de aulas, que aliado ao calor prejudica a qualidade de ensino”, considera o vereador. O parlamentar também solicita o cronograma de serviços relacionados às adequações elétricas necessárias, assegurando a climatização das salas de aula e espaços administrativos de cada unidade escolar. “As redes elétricas da maioria das unidades são antigas e com a modernização de equipamentos eletrônicos, principalmente com as instalações de novos aparelhos de ares-condicionados, ocorre maior aquecimento de fios além de frequentes quedas de energia, sendo necessária assim a sua substituição de transformadores e fiação adequada”. O vereador pede ainda, a criação de projetos que contemplem as necessidades das escolas municipais e que os recursos destinados para as adequações necessárias de cada unidade sejam repassadas diretamente às Associações de Pais e Mestres (APM), a fim de evitar a morosidade por conta de questões burocráticas e licitatórias.
Prefeito recebe medalha do DOF e convite oficial para a 2ª Corrida Águia da Fronteira
Na manhã desta quarta-feira (21), o prefeito Marçal Filho foi contemplado com a medalha Challenge Coin do Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e recebeu o convite oficial para a 2ª Corrida Águia da Fronteira, que acontece no dia 01 de junho, em Dourados. Durante a reunião com o tenente-coronel Wilmar Fernandes, diretor do DOF e o cabo PM Leonel Jonas, presidente do Grêmio Águia da Fronteira, o prefeito Marçal Filho destacou o importante trabalho desenvolvido pela instituição na região, com a promoção da segurança cidadã e destacou estar lisonjeado com o reconhecimento e com o convite. Marçal Filho é um incentivador do Departamento de Operações de Fronteira. “O DOF desenvolve um trabalho de segurança referência na nossa fronteira e é fundamental momentos como este que debatemos essas ações e, claro, me sinto feliz com esta homenagem e com o convite para ação esportiva, a administração é parceira dessa instituição que trabalha pela nossa população”, apontou. A Corrida Águia da Fronteira, no dia 01, será especial em comemoração aos 38 anos de criação de Unidade, em Mato Grosso do Sul. O evento está marcado para iniciar às 7 horas, com largada em frente à Base Coronel Adib Massad, em Dourados. Os participantes podem se inscrever na caminhada de 5 quilômetros e corridas de 5 e 10 quilômetros. Este ano, o evento é realizado em parceria com a Track & Field Sports, uma das marcas mais conceituadas na realização de corridas de rua no país. As vagas já estão se esgotando e os interessados devem se inscrever via App TFSports. O tenente Coronel Wilmar Fernandes destacou o grande momento junto a sociedade e frisou que “Dourados é a casa do DOF e nada mais justo que comemorarmos aqui e com uma ação grandiosa como esta”. Fernandes pontuou ainda sobre o reconhecimento ao prefeito Marçal Filho pela presteza constante à instituição. “Temos que agradecer ao prefeito todo apoio que tem prestado a nós e ao evento e viemos convidá-lo a participar conosco e reforçar esse convite para a população”, enfatizou. “Tivemos a oportunidade de entregar nossa moeda, que é significativa para nós operadores de segurança pública e tivemos a grata satisfação de entregar ao prefeito”, citou. A Challenge Coin do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) do Estado de Mato Grosso do Sul foi inspirada no trabalho diuturno da Águia da Fronteira no combate aos crimes transfronteiriços. O objetivo é reconhecer e valorizar homens e mulheres, civis ou militares, que contribuem com a Segurança e a Ordem Pública na faixa de fronteira do Brasil com o Paraguai e a Bolívia.
Prefeitura de Dourados já aplicou mais de 55 mil doses da vacina contra a gripe
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que mais de 55 mil pessoas já foram vacinadas contra a Influenza no município desde 1º de abril, início da campanha de imunização. Ao todo, 55.318 doses já foram aplicadas, resultado do esforço das equipes de saúde em ampliar a proteção da população contra o vírus da gripe. Seguindo orientação do Ministério da Saúde, a vacinação foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade, não sendo mais restrita apenas aos grupos prioritários. A medida tem como objetivo reduzir os casos graves e internações por doenças respiratórias, especialmente durante o outono e o inverno. A vacina está disponível de forma gratuita em todas as unidades de saúde de Dourados, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h. As UBS da Seleta e do Jardim Santo André atendem das 7h às 11h e das 13h às 22h, de segunda a sexta-feira. As unidades de saúde do Jóquei Clube, Ildefonso Pedroso, Jardim Maracanã e Parque do Lago II, atendem das 7h às 19h, ininterruptamente, de segunda a sexta-feira. O Pronto Atendimento Médico (PAM) atende das 6h às 18h nos dias de semana. Já aos fins de semana, a vacinação continua no PAM, das 7h às 17h. Até o momento, Dourados já recebeu um total de 93.220 doses da vacina contra a Influenza. A mais recente remessa, com 50.220 doses, foi entregue no dia 16 deste mês. Atualmente, o Núcleo de Imunização conta com um estoque de 22.460 doses, sem considerar as que já estão distribuídas nas unidades básicas de saúde para atendimento direto à população. A cobertura vacinal entre os grupos prioritários (gestantes, idosos e crianças) está em 39,12%, índice que ainda pode melhorar com a adesão da população. O secretário de saúde, Márcio Figueiredo, reforça a importância da imunização como forma de prevenção. “A vacina é segura, eficaz e essencial para evitar complicações respiratórias graves, internações e até óbitos. É fundamental que a população busque os pontos de vacinação e faça sua parte pela saúde coletiva”, destacou. A Prefeitura de Dourados reforça o compromisso com a saúde pública e convida toda a população a participar da campanha. Para se vacinar, é necessário apresentar documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Não é Não: Lei de Laudir garante proteção às mulheres na Expoagro
A Expoagro 2025 foi palco de um avanço inédito na proteção das mulheres em eventos públicos. Pela primeira vez, o Protocolo “Não é Não”, instituído pela Lei Municipal nº 5.087/2023, de autoria do vereador Laudir Munaretto (MDB), foi implementado integralmente na maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul. A iniciativa foi conduzida com protagonismo pelo Ministério Público local. O protocolo, que combate o assédio e a violência sexual em grandes eventos, teve sua regulamentação garantida pelo Decreto Municipal nº 2.968/2024. A medida criou condições legais para que o “Não é Não” deixasse o papel e ganhasse aplicação concreta. Durante a Expoagro, foram organizadas diversas ações de prevenção, acolhimento e informação ao público. Pontos de apoio com atendimento especializado garantiram privacidade e acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade. Equipes de segurança receberam treinamento para agir com sensibilidade e agilidade. Materiais educativos foram amplamente distribuídos, orientando sobre direitos e canais de denúncia. “A campanha é uma conquista da sociedade douradense. A regulamentação da lei e a aplicação dela na Expoagro mostram que é possível garantir segurança com empatia e efetividade. Nosso mandato segue firme na defesa dos direitos das mulheres”, afirmou o vereador Laudir Munaretto (MDB). De acordo com a legislação, estão previstos atendimentos humanizados às vítimas, proteção contra o agressor e apoio para acionar a segurança pública. Organizadores de eventos também têm deveres legais, como manter equipes capacitadas e tomar providências imediatas ao identificar situações de risco. “A atuação conjunta entre o Ministério Público, o poder público municipal e a organização da Expoagro consolida um novo padrão de responsabilidade social em eventos. A Expoagro 2025 não foi apenas uma vitrine do agronegócio, mas também um marco de respeito, acolhimento e transformação social”, destacou Laudir.
Karla Gomes faz entrega de absorventes na Aldeia Panambizinho
Em uma ação que tem como objetivo ajudar e levar dignidade às mulheres indígenas da Reserva de Dourados, a vereadora Karla Gomes (Podemos) esteve na Aldeia Panambizinho fazendo a entrega de absorventes íntimos. O material de higiene pessoal foi arrecadado durante a 1ª Corrida e Caminhada das Mulheres, realizada em março, pela Procuradoria da Mulher, da Câmara Municipal de Dourados, a “Sala Rosa”, da qual a vereadora é a procuradora. Para realizar a entrega, Karla estava acompanhada de diversas pessoas que também lutam pelo bem estar das mulheres. Dentre elas estavam a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon; a advogada da Sala Rosa, Aline Silva; e a assistente social Pietra Roza. “Muitas mulheres deixam de ir à escola ou sair para realizar alguma atividade por não terem condições de comprar absorventes e com a doação dessas peças estaremos contribuindo para que elas tenham mais dignidade e segurança no seu dia-a-dia”, destacou a vereadora. O grupo de mulheres que visitou a aldeia tinha ainda a equipe técnica do CRAS Vila Vargas, com a coordenadora Marcela Catelã e técnicas de referência do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, a assistente social Gislaine Pinheiro e a psicóloga Letícia Nunes.
Prefeitura inicia terceira etapa de obra contra alagamentos no Parque Alvorada
A Prefeitura de Dourados iniciou nesta quarta-feira (21) a terceira etapa das obras de drenagem na região do Parque Alvorada com a instalação de novas bocas de dragão no cruzamento das ruas Monte Alegre com Menote Marques de Mattos. O objetivo é solucionar, de forma definitiva, os frequentes alagamentos causados por fortes chuvas, problema que se arrasta há décadas e está sendo solucionado pela atual gestão. O principal foco da obra é a instalação de bocas de dragão, estruturas de captação que funcionam como “ralos” gigantes nas vias públicas. Elas coletam a água da chuva que escoa pelas ruas e a conduz para galerias subterrâneas, evitando o acúmulo na superfície e, consequentemente, os alagamentos. Além disso, está sendo construída uma caixa de passagem de drenagem que tem a função de direcionar com mais eficiência o grande volume de água que desce do Parque Alvorada em direção à Rua Monte Alegre e à Avenida Guaicurus. De acordo com o prefeito Marçal Filho, embora a previsão climática indique que o período mais chuvoso do ano já passou, o trabalho preventivo é essencial. “Estamos dando continuidade a uma obra pensada com planejamento técnico para resolver um problema antigo da cidade”, explicou. “Mesmo que não haja previsão de fortes chuvas agora, precisamos garantir segurança aos moradores e comerciantes”, enfatizou o prefeito, que esteve no local acompanhado do secretário de Serviços Urbanos, Luiz Roberto Martins, o Beto. Essa terceira fase encerra o cronograma de intervenções projetadas para a região, que começou pela Rua Afonso Pena, próxima à Avenida Guaicurus (primeira etapa), e seguiu para a Avenida Júlio Marques de Almeida, entre a Avenida Guaicurus e a Rua José Domingos Baldasso (segunda etapa, ainda em andamento). Segundo o secretário Beto, todo o material utilizado nas obras é de alta qualidade, e a execução segue critérios técnicos para garantir durabilidade e eficiência. “Essas estruturas foram pensadas para suportar grandes volumes de água e evitar que os mesmos problemas se repitam”, ressaltou. “Após a conclusão dessa etapa, vamos continuar monitorando e, se necessário, faremos novos ajustes”, afirmou o secretário. A previsão é que os serviços sejam finalizados em até 45 dias. Durante esse período, motoristas devem ficar atentos, já que as ruas em obras ficam interditadas temporariamente para garantir a finalização dos trabalhos. A prefeitura recomenda o uso de rotas alternativas até a liberação total do trânsito. A iniciativa integra um pacote maior de ações da Secretaria de Serviços Urbanos, que vem trabalhando desde o início do ano para melhorar a infraestrutura urbana e oferecer mais qualidade de vida à população de Dourados.
Teleconsultoria acelera diagnóstico e tratamento de câncer bucal em Mato Grosso do Sul
O sistema de teleconsultoria em saúde bucal utilizado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) está agilizando a identificação precoce em Mato Grosso do Sul, com 181 casos de alterações na mucosa oral relatados e 124 orientações especializadas realizadas à distância. A tecnologia vem garantindo agilidade no diagnóstico e encaminhamento para tratamento, especialmente em municípios com menor acesso a especialistas, e está sendo disponibilizada aos profissionais das unidades de APS (Atenção Primária à Saúde) como suporte no atendimento à população. O primeiro caso identificado pela plataforma ocorreu em Jaraguari, atendido pela cirurgiã-dentista Hazelelponi Querã Naumann Cerqueira Leite. Ela detalha o processo explicando se tratar de um paciente que inicialmente solicitou atendimento para avaliação odontológica de rotina. “Detectei vários problemas e solicitei radiografias, mas ele não retornou para continuar o tratamento. Três meses depois, apareceu com forte dor dentária e caroços no rosto”, relembra. “Quando o avaliei na emergência, percebi que não se tratava de um problema dental comum. Os nódulos faciais e o comprometimento dos linfonodos cervicais levantaram suspeitas imediatas. Prescrevemos medicação para dor e registramos o caso no aplicativo, com fotos e todo o histórico. E foi por meio da teleconsultoria que os especialistas confirmaram a suspeita de carcinoma”, detalha. De acordo com ela, o paciente, que havia buscado atendimento emergencial no fim de semana, retornou com exames de imagem indicando neoplasia. Com base nas orientações recebidas, ela realizou a biópsia, preparou o material conforme protocolo e foi analisado pelo Laboratório de Patologia Oral na FAODO-UFMS (Faculdade de Odontologia – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). “Em 7 a 10 dias, veio o diagnóstico definitivo de carcinoma espinocelular, o que nos permitiu agilizar seu encaminhamento para oncologia. Essa tecnologia foi crucial – desde a avaliação inicial até o diagnóstico final, conseguimos reduzir significativamente o tempo de espera, o que fez toda a diferença no prognóstico do paciente”, concluiu a dentista. Lei dos 60 Dias e eficiência no atendimento O sistema tem sido fundamental para cumprir a Lei 12.732/2012, conhecida como Lei dos 60 Dias, que garante tratamento oncológico no SUS (Sistema Único de Saúde) em até dois meses após o diagnóstico. Em regiões com pouco acesso a especialistas, a teleconsultoria reduz atrasos e melhora significativamente o prognóstico dos pacientes. O suporte agiliza o trabalho dos dentistas que atuam nas unidades de saúde de atenção primária. E eles conseguem, inclusive, após cumprido o devido processo, inserir os casos confirmados na regulação já solicitando vaga para a oncologia. Desenvolvido pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba), ele teve ajustes feitos para se adequar à realidade em MS e tem sido amplamente utilizado pelos profissionais, que contam com respaldo e suporte técnico da SES nesse processo. Sobre os dados a partir dele levantados, a análise revela que 24,8% dos casos relatados afetam a região do palato, enquanto fatores como tabagismo (presente em 19,6% dos pacientes) e etilismo (3,8%) se mostraram relevantes no perfil epidemiológico. Municípios com menor estrutura foram os que mais se beneficiaram com o suporte remoto. A iniciativa demonstra como a tecnologia pode transformar a saúde pública, garantindo atendimento ágil e democratizando o acesso a especialistas. Com os profissionais já cadastrados desde o mês de abril, a expectativa é que mais casos sejam identificados e tratados com agilidade em todo o estado. Coordenadora de Saúde Bucal da SES, Giovana Buzinaro relata que tem sido feito um trabalho constante com os municípios. A proposta é que a ferramenta possa, cada vez mais, encurtar o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento. “Essa ferramenta não só agiliza diagnósticos, mas também capacita continuamente nossos profissionais da Atenção Primária, melhorando a qualidade do atendimento em todo o estado”, finaliza. Danúbia Burema, Comunicação SES
Dourados recebe edição do Programa Perifeirarte com foco em formação de cidadania para lideranças
A Subsecretaria de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, vinculada à Secretaria de Estado da Cidadania, promove, de 5 a 7 de junho, em Dourados (MS), mais uma edição do Programa Perifeirarte. A iniciativa valoriza o protagonismo das comunidades e promove o fortalecimento das lideranças locais por meio da formação continuada, oficinas, palestras e atividades culturais. Com uma programação que se estende por três dias, o Curso de Formação Continuada para Lideranças Comunitárias será realizado no Anfiteatro da Prefeitura Municipal de Dourados, com início na quinta-feira (5), às 18h30, na cerimônia de abertura que contará com a presença do subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários, Jairo Luiz da Silva, representantes da Prefeitura Municipal e do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Antônio Freire. A programação inclui palestras sobre temas essenciais para o fortalecimento e a formalização de entidades comunitárias, como a regularização documental, formação e registro em cartório, agricultura urbana e periurbana, além de temas práticos como vigilância sanitária, cooperativismo, associativismo e estratégias de marketing para organizações comunitárias. “O Programa Perifeirarte reafirma o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento das comunidades periféricas, promovendo cidadania, inclusão, desenvolvimento sustentável e valorização da diversidade cultural”, ressalta o subsecretário de Políticas Públicas para Assuntos Comunitários e idealizador do programa, Jairo Luiz Silva. Além da formação técnica, o evento contempla também ações de engajamento comunitário e valorização da cultura local. No sábado (7), às 9h30, será realizada a ação ECOmunitário, com o plantio de árvores no Bosque da Feira João Totó Câmara, promovendo conscientização ambiental e mobilização cidadã. No mesmo local, a partir das 18h, a comunidade poderá prestigiar as Atividades Culturais do Programa Perifeirarte – Arena Comunitária, com apresentações artísticas e culturais na Feira João Totó Câmara, no Jardim Água Boa. Para se inscrever, basta preencher o formulário clicando no link. Cronograma 5 de Junho (Quinta-feira) Local: Anfiteatro da Prefeitura Municipal – Rua Coronel Ponciano, 1700 Parque dos Jequitibás 18h30 – Abertura – Jairo Luiz da Silva – Subsecretário de Estado de Políticas Públicas para Assuntos comunitários, representante da Prefeitura Municipal e Antônio Freire – Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação 19h – Palestra 1 “Regularização da documentação das entidades comunitárias”- Palestrante: Delson Luiz Lazzarini – Técnico em Contabilidade 19h40 – Palestra 2 “Formação de entidades comunitárias e o registro em cartório” – Palestrante: Cartório 20h20 – Palestra 3 “Agricultura Urbana e Periurbana” – Palestrante: Eder Milton Vasques – Coordenador de Cooperativismo, Crédito e Acesso a Mercados – SEAF/SEMADESC de Mato Grosso do Sul. Técnico em agropecuária e acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária. 6 de Junho (Sexta-feira) 18h30 – Palestra 4 – “Vigilância Sanitária, Práticas e Postura” – Palestrante: SENAR MS19h30 – Palestra 5 – “Cooperativismo, Associativismo e Marketing” – Palestrante: SICOOB 7 de Junho (Sábado) 9h30 – ECOmunitário – Ação de plantio de árvores – Local: Bosque da Feira João Totó Câmara18h – Atividades Culturais do Programa PERIFEIRARTE Arena Comunitária na Feira João Totó Câmara – rua Cafelândia – Jd. Água Boa. Paula Maciulevicius, Comunicação da Cidadania








