Policiais militares do DOF (Departamento de Operações de Fronteira) apreenderam nesta quinta-feira (22), em Ivinhema, drogas que estavam em meio a uma mata. Um veículo GM Meriva, que estava com alguns tabletes de maconha, próximo aos entorpecentes, também foi apreendido. Na ação, ninguém foi preso. Os militares faziam patrulhamento na MS-141, área rural do município, quando visualizaram o carro abandonado às margens da pista. Ao verificar a situação do automóvel, foi observado pela janela, alguns tabletes de maconha no assoalho do veículo. Em buscas na região por suspeitos, próximo a uma área de mata, os policiais encontraram diversos tabletes de maconha, que após a pesagem totalizaram 203 quilos do entorpecente. O material apreendido e o veículo, avaliados em aproximadamente R$ 430 mil, foram encaminhados à Delegacia da Polícia Civil de Ivinhema.
Vereador douradense Daniel Júnior assume presidência da União das Câmaras
O vereador de Dourados, Daniel Júnior (PP), assumiu oficialmente nesta quinta-feira (23) a presidência da União das Câmaras de Vereadores de Mato Grosso do Sul (UCVMS). Ele se torna o terceiro parlamentar douradense a ocupar o cargo, sucedendo nomes como Raufi Marques, que liderou a entidade entre 1997 e 2001, e Humberto Teixeira Júnior, presidente no biênio 2003/2004. Com um mandato estadual de quatro anos à frente da UCVMS, Daniel comandará uma diretoria composta por vereadores de diferentes regiões do Estado. A chapa eleita tem como vice o vereador Júnior Coringa (MDB), de Campo Grande. Também compõem a equipe Leandro Caramalac (PSD), de Terenos, como segundo-vice; Neto Santos (Republicanos) como tesoureiro; e Jota Pereira (União), de Vicentina, como secretário-geral. Durante a cerimônia de posse, Daniel Júnior apresentou as prioridades da nova gestão. Entre os objetivos, destacou o plano de ampliar a adesão das Câmaras Municipais à entidade e regularizar as finanças da instituição, que hoje enfrenta dificuldades. “Nós vamos entrar, vamos ver realmente como está a situação financeira. Já sabemos que é algo muito complexo, mas com o time que temos, vamos recuperar as contas em seis meses e devolver credibilidade à nossa entidade”, afirmou. O novo vice-presidente, Júnior Coringa, classificou a vitória da chapa como um marco após 12 anos de uma mesma linha de comando. Para ele, o momento é de renovação. “É histórico. Agora temos a missão de retomar a grandeza da entidade”, declarou. A UCVMS, que já reuniu mais de 60 Câmaras filiadas, hoje conta com apenas 31 associadas. A redução foi motivada por orientações do Tribunal de Contas do Estado, que alertou sobre possíveis responsabilidades compartilhadas com a antiga diretoria, alvo de ação por improbidade administrativa. Natural da região de Dourados — considerada eixo central de uma população que ultrapassa um milhão de habitantes —, Daniel Júnior defendeu o fortalecimento do municipalismo. “Acredito que é possível devolver a UCVMS aos seus verdadeiros donos: os vereadores que constroem a política de base em nosso Estado”, afirmou. A eleição de Daniel contou com o apoio da senadora Tereza Cristina, presidente estadual do PP, e de diversas lideranças políticas, como o governador Eduardo Riedel e o ex-governador Reinaldo Azambuja, além de nomes de outros partidos, como o ex-governador André Puccinelli (MDB), o vice-governador Barbosinha (PSD), e os deputados estaduais Zé Teixeira, Mara Caseiro, Júnior Mochi e Gerson Claro.
Deputado comunica realização de Assembleia Geral da Cassems por determinação judicial
O deputado João Henrique (PL) utilizou a tribuna nesta manhã (22), durante a sessão ordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) para informar sobre a realização da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul (Cassems). “Informação aos servidores públicos e beneficiários da Cassems, a Assembleia Geral Ordinária da entidade acontecerá na forma presencial e imediata, conseguimos esse direito”, explicou o parlamentar. O deputado explicou que houve um equívoco no acompanhamento do processo movido por ele para que houvesse a Assembleia Geral Ordinária, de forma híbrida. “Utilizo desse expediente para fazer um alerta, o equívoco que ocorreu com a desistência do agravo quando há um erro processual foi muito bom, isso faz com que a decisão do Poder judiciário em 1º grau produza a eficácia imediata”, ressaltou o deputado João Henrique. “Agora teremos a possibilidade concreta de realizar uma análise das contas da Cassems, os recursos gastos com publicidade, todos os contratos realizados. Estaremos lá votando para aprovar ou não as contas dessa entidade importantíssima que produz um benefício muito grande para a sociedade sul-mato-grossense”, concluiu João Henrique.
Zé Teixeira reivindica investimentos em Campo Grande, Dourados e Ivinhema
O deputado estadual Zé Teixeira tem desempenhado um papel amplo na Assembleia Legislativa, representando toda a população de Mato Grosso do Sul e defendendo os interesses de diversos setores nos municípios do estado. Nesta quinta-feira (22), o parlamentar apresentou indicações para atender às demandas das populações de Campo Grande, Dourados e Ivinhema. Atendendo às reivindicações de moradores e produtores rurais da região do Guaçu, no Distrito de Macaúba, em Dourados, Zé Teixeira solicitou ao Governo do Estado a realização de serviços de patrolamento e cascalhamento nas estradas vicinais da área. Segundo o vereador Pedro Pepa, “as vias encontram-se sem condições adequadas de tráfego, prejudicando significativamente o escoamento da safra e a circulação de caminhões que transportam a produção agropecuária das propriedades”. Em Campo Grande, moradores do Bairro Jóquei Clube solicitaram a intercessão do deputado para melhorias na qualidade do asfalto ao longo da Rua Japão, que serve como alternativa de acesso à Avenida das Bandeiras, importante via utilizada por quem se dirige ao centro da cidade. “A rua está em condições precárias, com buracos e inúmeras irregularidades causadas por operações tapa-buracos anteriores, que deixaram desníveis que dificultam a circulação de veículos e comprometem a segurança de motoristas, ciclistas e pedestres”, justificou o parlamentar na indicação encaminhada à Prefeitura da Capital. Já para Ivinhema, Zé Teixeira solicitou a aquisição e destinação de equipamentos e acessórios para suprir as necessidades do Hospital Municipal. Segundo o vereador Professor Erlon, a demanda pelos serviços de saúde tem crescido significativamente, tornando essencial a obtenção de novos equipamentos, como cadeiras de banho e suportes para soro.
Governo de MS apresenta avanços do Estado em fórum nacional e reforça compromisso com futuro sustentável
Mato Grosso do Sul tem se consolidado como referência nacional em desenvolvimento sustentável, qualidade de vida e investimentos em educação. Durante a abertura do 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Abruem (Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), o governador Eduardo Riedel apresentou um panorama dos avanços recentes do estado nas áreas econômica, social e educacional. Com o tema ‘O papel da Governança e Sustentabilidade no fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado de MS’, a palestra destacou as estratégias adotadas pelo Governo para garantir um futuro mais justo, próspero e inclusivo. Entre os principais destaques está o crescimento do PIB. De acordo com projeção da Resenha do Banco do Brasil, Mato Grosso do Sul deve liderar o crescimento econômico do país em 2025, com uma alta estimada de 4,8% e movimentação financeira de R$ 190 bilhões. “Todas as áreas das políticas públicas são essenciais, e o equilíbrio entre elas exige uma gestão cuidadosa, especialmente diante de um orçamento que é amplamente discutido e planejado. Hoje temos maturidade na gestão, o que nos permite aplicar até 15% do orçamento em investimentos — algo que não é simples. Somos o terceiro estado com a menor taxa de extrema pobreza (2%), o quarto em menor taxa de desocupação e o sexto em qualidade de vida. Isso é resultado de uma série de políticas articuladas entre diferentes áreas. Na nossa governança, não tratamos mais as ações das secretarias como iniciativas isoladas — trabalhamos de forma intersetorial, com projetos integrados que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, destacou Riedel. Construído sobre os pilares de um governo próspero, verde, inclusivo e digital, o estado aposta no crescimento sustentável, com a expansão de áreas agrícolas e florestais, além de grandes obras de infraestrutura. Entre elas, destaca-se a Rota Bioceânica, corredor rodoviário que ligará os oceanos Atlântico e Pacífico, com previsão de início de operação em 2025. Até 2030, o governo estadual prevê investimentos de R$ 1,4 bilhão em ações voltadas à preservação ambiental e ao desenvolvimento sustentável, promovendo a melhoria da qualidade de vida das comunidades locais e o estímulo a boas práticas de conservação do bioma. O estado também tem como meta se tornar carbono neutro até 2030, reforçando seu compromisso com o meio ambiente. A educação é um dos pilares da atual gestão. O Estado vem ampliando o acesso ao ensino superior e profissionalizante com iniciativas como a criação do curso de Silvicultura em parceria com a Suzano; a abertura de cursos superiores interculturais em Agroecologia, voltados a indígenas dos municípios de Aquidauana e Amambai; a formação de turmas em parceria com o Incra para atender assentados da Reforma Agrária; e a criação do curso de Engenharia Civil, com início previsto para 2025, na unidade da UEMS em Nova Andradina. Também foram anunciados novos cursos de Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional na UEMS de Campo Grande. Outro marco é o Programa de Apoio à Graduação e Pós-Graduação – Papos UEMS, que destinará R$ 4 milhões a projetos de pesquisa, com o objetivo de elevar a qualidade do ensino e fortalecer a formação acadêmica em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional da universidade. “Também quero reforçcar os avanços da Rede Estadual de Ensino. Aqui em Mato Grosso do Sul, atendemos cerca de 590 mil alunos em 349 unidades escolares. Temos trabalhado de forma intensa para universalizar o acesso ao ensino em tempo integral — hoje, 62% das nossas escolas já adotam esse modelo. Em 2024, a Rede Estadual de Ensino alcançou o melhor índice da sua história nessas disciplinas no Ensino Médio, de acordo com os dados do SAEMS (Sistema de Avaliação da Educação Básica de Mato Grosso do Sul). Outro pilar essencial é a educação profissional. Neste ano, 45% dos alunos matriculados no Ensino Médio também estão inseridos em cursos de formação técnica. Isso não se resume apenas aos programas tradicionais — construímos uma ampla rede, integrada a instituições públicas e privadas, que fortalece a formação dos nossos jovens, promove a integração regional e impulsiona o desenvolvimento em diversas áreas do conhecimento”, destacou o governador. O 73º Fórum Nacional de Reitoras e Reitores da Associação Brasileira de Reitoras e Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM) vai até 24 de maio na UEMS, em Campo Grande. “Queremos agregar valor ao ensino superior estadual, promovendo soluções concretas para os desafios enfrentados pelas instituições. Reafirmamos o compromisso em manter um diálogo aberto e produtivo com as universidades, fomentando parcerias e estratégias para a expansão e modernização da infraestrutura do ensino superior. Contamos com o engajamento de todos os presentes para que, juntos, possamos seguir avançando na construção de um futuro mais justo, inovador e inclusivo para todos”, destacou o reitor da UEMS, Laércio Alves de Carvalho. “Neste Fórum, trazemos como tema central a governança, a inovação e a responsabilidade das universidades estaduais e municipais do Brasil. Essa temática nos convida não apenas à reflexão, mas também à ação, especialmente em um momento marcado por múltiplos e complexos desafios para a educação superior pública”,, afirmou Cecília Raquel, representante da Abruem. O Fórum tem como tema ‘Governança, Inovação e Responsabilidade nas Universidades Estaduais e Municipais do Brasil’ e promoverá debates estratégicos sobre o fortalecimento da ciência, tecnologia e inovação. Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS
São Julião começa a receber pacientes nos novos leitos custeados pelo Governo de MS
O Hospital São Julião, em Campo Grande, começou a receber nesta semana os primeiros pacientes nos 12 novos leitos clínicos abertos com recursos do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A ampliação reforça a rede hospitalar pública em um momento de alta nas internações por SRAGs (Síndromes Respiratórias Agudas Graves). A assinatura do termo de abertura ocorreu nesta semana e, já na terça-feira (20), os primeiros pacientes começaram a ser admitidos. Desde então, nove pessoas com quadros clínicos como pneumonia, infecção urinária e outras condições que demandam medicação e cuidados contínuos — mas que não exigem isolamento — foram acolhidas na unidade filantrópica. Com essa entrega, o número de leitos clínicos contratualizados entre o Governo do Estado e o São Julião passa a 32, considerando os 20 já existentes anteriormente. “São leitos de clínica médica destinados a pacientes com perfis que exigem cuidados assistenciais, como uso de antibióticos e medicações contínuas. Como o São Julião é um hospital de retaguarda com leitos compartilhados, não é possível receber pacientes com doenças infecciosas transmissíveis. Por isso, esses novos leitos são estratégicos para apoiar a rede hospitalar, sem sobrecarregar outras unidades”, explicou a superintendente de gestão do hospital, Jéssyka Mendes. A estruturação dos novos espaços foi possível graças à reorganização dos ambientes internos do hospital e à otimização da ocupação, com investimentos em equipamentos e equipe. “É uma entrega significativa, que fortalece a capacidade do hospital filantrópico, que hoje dedica 99% do seu atendimento ao SUS. Além de atender mais pacientes com qualidade, essa ampliação também contribui para o equilíbrio financeiro da instituição”, acrescentou. Para a superintendente de Gestão Hospitalar da SES, Maria Angélica Benetasso, a ativação dos novos leitos representa mais um passo no compromisso do Governo do Estado com a ampliação do acesso e da qualidade da assistência hospitalar pública. “Essa parceria com o Hospital São Julião reforça o compromisso do Governo do Estado com a saúde pública. Ao ampliarmos leitos em hospitais de retaguarda como este, conseguimos aliviar a pressão sobre as unidades de urgência e emergência, garantindo que mais pacientes recebam atendimento em tempo oportuno e com a dignidade que merecem”, destacou Maria Angélica. A ampliação no São Julião soma-se a outras iniciativas recentes da SES, como o reforço de UTIs pediátricas no Hospital Regional de Três Lagoas e a intensificação das cirurgias ortopédicas, demonstrando uma atuação articulada e estratégica para atender às necessidades da população sul-mato-grossense. Danúbia Burema, Comunicação SES
Novo Meu Detran coloca o cidadão sul-mato-grossense no centro dos serviços públicos digitais
Inspirado em modelos internacionais de excelência, como o da Estônia, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) lançou o novo portal Meu Detran, uma plataforma moderna e centrada no cidadão. O site é o primeiro do Governo do Estado a adotar esse conceito inovador, com foco total na experiência do usuário. Desenvolvido em parceria com a Secretaria Executiva de Transformação Digital (Setdig), o novo Meu Detran coloca o cidadão como protagonista na hora de acessar os serviços públicos. Com navegação intuitiva, design moderno e informações organizadas de forma clara, o portal permite realizar consultas e solicitações com agilidade, segurança e personalização. Entre as principais novidades está a possibilidade de acessar documentos, consultar dados e solicitar serviços em até três cliques, com destaque para os mais utilizados conforme o perfil do usuário. A plataforma também conta com dupla camada de segurança e acesso exclusivo para pessoas físicas mediante login, garantindo mais proteção e confiabilidade. O login pode ser feito via GOV.BR ou com CPF e senha, como no portal anterior. Na tela inicial, o usuário já visualiza a foto da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), os veículos registrados e o vencimento da habilitação. Logo abaixo, o “Meu Painel” apresenta um menu com as principais áreas: Habilitação, Veículos, Infrações, Atendimento Presencial e Portal de Serviços (que direciona para o site anterior). Ao clicar em qualquer item, são exibidas as principais informações e, ao lado, os serviços mais buscados daquela categoria. Por exemplo, em Habilitação, é possível renovar o documento ou alterar o endereço do condutor, sem precisar navegar por várias páginas. Algumas consultas podem ser feitas sem login, como a de pontos na CNH (informando CPF e número de registro) ou débitos de veículos (com placa e Renavam). A nova plataforma de serviços do Detran-MS faz parte da jornada de transformação digital do Governo de Mato Grosso do Sul, que será implantada em todos os órgãos estaduais. O Detran sai na frente ao oferecer uma solução moderna e funcional, que facilita a vida do cidadão e torna o atendimento mais eficiente. Responsável pela virada de chave tecnológica no Detran-MS, o diretor-presidente do órgão, Rudel Trindade, destaca que a excelência no atendimento não se refere apenas ao presencial. “A transformação digital que estamos promovendo é mais do que modernizar sistemas, é mudar a forma como o cidadão se relaciona com o serviço público. A excelência no atendimento não pode estar restrita ao balcão: ela precisa estar na tela do computador ou celular, com agilidade, clareza e respeito ao tempo das pessoas. O novo Meu Detran representa esse novo momento do Detran-MS, mais próximo, eficiente e conectado com as necessidades das pessoas”. O Diretor de Tecnologia da Informação, Robson Lui, destaca que o portal seguirá sendo aprimorado para atender todas as expectativas dos usuários. “Essa nova plataforma é um marco para o Detran-MS. Trabalhamos para simplificar o acesso e tornar os serviços mais rápidos, seguros e humanizados. O cidadão agora tem uma ferramenta moderna que facilita sua vida e reflete o nosso compromisso com a inovação e com a qualidade no atendimento público”. O novo Meu Detran já está em funcionamento e pode ser acessado pelo endereço: www.meudetran.ms.gov.br . O Novo Meu Detran chega junto com a Glória, atendente virtual do Detran por whatsapp disponível no número (67)3368-0500. As entregas reforçam os pilares do Governo de Mato Grosso do Sul: inclusivo, próspero e digital. Mireli Obando, Comunicação Detran-MS
Prefeitura resolve problema de alagamento na entrada da Sitioca Campina Verde
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Semop) solucionou um antigo problema de alagamento na entrada da Sitioca Campina Verde, ponto que margeia a BR-463, na saída para Ponta Porã. Um sistema de drenagem foi construído no local e uma via marginal foi aberta, ao lado da rodovia, o que contribuiu ainda com mais segurança no trânsito da região. Foi necessário fazer o reposicionamento do escoamento da água próximo do acesso ao bairro, pois quando chovia com certa intensidade, a existência de uma mina de água na região gerava transtornos formando o alagamento em frente as residências e comércios. O prefeito Marçal Filho cita que pediu uma intervenção que solucionasse a questão para a Secretaria de Obras e por meio de avaliação técnica, a equipe realizou um trabalho de qualidade, com melhorias na infraestrutura e que possibilita o tráfego das pessoas no local com tranquilidade. “Aqui ficava alagado e agora resolvemos esse problema com uma obra que direciona a água corretamente, de forma subterrânea e elimina o problema”, apontou o prefeito. “Essa medida ajuda tanto os moradores da região como os empresários para que possam ter acesso fácil” destaca. Outro ponto enfatizado pelo prefeito Marçal Filho, é que a abertura de uma marginal ao lado da rodovia ajudou a levar mais segurança no trânsito. “Abrimos essa via e isso contribui para que as pessoas possam ter acesso à BR- 463 ou ao bairro com mais tranquilidade”, apontou. Durante a vistoria no local da obra, junto com a equipe da Semop, o prefeito Marçal Filho recordou ainda que a administração articula outras ações para a drenagem na região, juntamente a classe política, por se tratar de um serviço de alto custo. “Lembrando que estamos fazendo um projeto para melhorias no sistema de drenagem que custa muito caro e nós vamos entregar este pedido para nossos deputados federais e senadores para que aloquem recursos para a Sitioca Campina Verde”, citou. O secretário de Obras, Jorge de Lúcia, reforçou sobre a busca de recursos para conduzir outras ações na região, pontuando ainda melhorias que devem ser realizadas nas vias. “Temos a orientação do prefeito e estamos buscando elaborar esse projeto definitivo de drenagem para o bairro e paralelo a isso, estamos levantando um trabalho para fazer um cascalhamento no bairro para poder gerar mais trafegabilidade a todos”, citou. Para Diego Elias Ferreira, empresário na região há oito anos, o serviço feito pela prefeitura já modificou a dura realidade que os moradores e comerciantes da região enfrentavam. “Estávamos sofrendo aqui, quando chovia essa rua virava um rio, carreta não podia descarregar materiais, tinha que ficar pedindo para caminhão jogar pedra para tentarmos trabalhar”, contou. “Agora canalizou certinho a questão da mina, assim ajudou muito para transitarmos por aqui”, ressaltou. “Os comerciantes ganharam com essa via marginais e também os moradores da Campina Verde”, finalizou.
Douradense é campeão em torneio internacional de Muay Thai na Tailândia
O atleta douradense Tom Lara Bueno, 18 anos, foi o grande campeão dos Jogos Internacionais de Artes Marciais que aconteceram de 18 a 22 de maio, no Estádio Nacional Nimibutr, em Bangkok, Tailândia. Ele venceu todas as lutas que disputou na modalidade Muay Thai, mas Tom Lara também domina outras artes marciais como Kickboxing e Jiu-jitsu. Foi mais uma conquista na trajetória vitoriosa do douradense que começou a lutar em 2021, ano em que conquistou a Copa MS de Kickboxing e nos anos seguintes colecionou os títulos da Copa do Brasil, Campeonatos Estaduais, Campeonatos Brasileiros até chegar ao Mundial de Muay Thai, conquistado no ano passado, também na Tailândia. Os Jogos Internacionais de Artes Marciais reuniram lutadores de diversas idades, de todo o mundo, para competir em diversas modalidades, tanto no tatame quanto no ringue. Além disso, os participantes tiveram acesso a diversos seminários, incluindo o Curso de Oficiais de Ringue da WMO para Muay Thai. Os custos da viagem são extremamente altos e o douradense busca patrocinadores para ajudar com as despesas. Após conquistar o título de campeão dos Jogos Internacionais de Artes Marciais, Tom Lara permanecerá na Tailândia por mais algumas semanas realizando intercâmbio para aprimorar a técnica com mestres tradicionais tailandeses. O patrocínio e até mesmo a participação em uma rifa organizada pelo atleta pode pode ser feita diretamente pelo Instagram de Tom Lara no endereço @tom_lara_bueno. TÍTULOS Antes de embarcar para a Tailândia, Tom Lara disputou e venceu o torneio Open Aron realizado em março de 2025, em Portão, no Rio Grande do Sul. Antes ele já havia sido campeão do Pairojinoi 2025, realizado em fevereiro na cidade Piracicaba, interior de São Paulo. No ano passado, o douradense conquistou o título de campeão do Yodda Thai Fight, disputado em outubro, em Campo Grande e, também o Campeonato Brasileiro disputado em agosto, em Pitanga, no Paraná, quando sagrou tetracampeão brasileiro. Ainda em 2024, Tom Lara foi campeão do Eight Guns Fight disputado em junho, em Campo Grande e o Campeonato Mundial de Muay Thai disputado em março, na ilha de Pucket, na Tailândia. Em 2023, o douradense conquistou o Super Star realizado em Campo Grande, além do Campeonato Brasileiro realizado em Sapucaia do Sul, no Rio Grande do Sul e o Thai Champions disputado em Campo Grande. Em 2022, Tom Lara conquistou o Campeonato Brasileiro disputado em Balneário Piçarras, em Santa Catarina e o Campeonato Estadual de Mato Grosso do Sul, realizado em Dourados. Em 2021, o douradense conquistou o primeiro título do Campeonato Brasileiro de Muay Thai disputado em Portão, no Rio Brande do Sul, além do Campeonato Estadual realizado em Campo Grande. Tom Lara Bueno também conquistou o título de campeão do campeonato 6TH Internacional and Thai Martial Arts Games, realizado em Bangkok, na Tailândia. Ele lutou a final com o competidor da Austrália e foi campeão na categoria 63 kg. O custo para manter um esportista de alta performance é considerável, inclui despesas com treinamento, nutrição e preparação, sem contar as viagens que é importante para a evolução nos rankings das competições. Acesse o Instagram de Tom Lara no endereço @tom_lara_bueno, e veja como ser um patrocinador ou adquirir um número da rifa organizada pelo atleta douradense.








