Mato Grosso do Sul participou nesta quinta-feira (22), em São Paulo, de um momento histórico para a infraestrutura brasileira e especialmente para o agronegócio sul-mato-grossense. O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, acompanhou o primeiro leilão de otimização contratual de rodovia federal no país, promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes. O certame tratou da BR-163/MS, principal rodovia do Estado, e assegura um pacote de R$ 16,5 bilhões em investimentos ao longo de 29 anos. A concessão, que seguirá sob responsabilidade da MSVia, do grupo CCR (atual Motiva), foi renovada por meio de uma proposta única no leilão realizado na B3. Nos primeiros três anos, o novo contrato prevê R$ 2,06 bilhões em obras estruturantes como duplicações, faixas adicionais, acostamentos, vias marginais, passarelas e passagens de fauna. Também está prevista a implantação de três Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros. “Esse leilão representa o fim de um ciclo de incertezas. A BR-163 é a espinha dorsal do nosso sistema logístico. Sua modernização é fundamental para o agronegócio, para a segurança dos motoristas e para o desenvolvimento regional. Estamos reafirmando, aqui, que o Estado é protagonista de uma nova era em infraestrutura”, destacou Barbosinha, que esteve acompanhado por secretários de Estado e prefeitos. Modelo inovador e foco no usuário A chamada otimização contratual é uma nova estratégia adotada pelo governo federal que permite reformular concessões com baixo desempenho antes do encerramento do contrato original. Isso garante a continuidade dos serviços com mais eficiência, maior retorno à população e reequilíbrio financeiro para o poder público. Durante o evento, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, ressaltou o pioneirismo da operação e os benefícios para o país. “Esse é o primeiro passo concreto de uma nova política de concessões federais. Mato Grosso do Sul lidera esse movimento com uma solução que traz mais agilidade, segurança jurídica e foco no cidadão. Essa é a nova cara das concessões no Brasil”, afirmou. Rodovia que conecta o Brasil Com 845 km de extensão, a BR-163/MS corta 16 municípios de norte a sul do Estado, conectando Mundo Novo, Eldorado, Itaquiraí, Naviraí, Juti, Caarapó, Dourados, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Coxim, Pedro Gomes e Sonora. A nova fase da concessão impactará diretamente a mobilidade urbana, o escoamento da produção e a qualidade de vida da população. Entre as melhorias previstas no novo contrato estão 203 km de duplicação, 191 km de faixas adicionais, 467 km de acostamentos, além da construção de 22 passarelas, 144 pontos de ônibus e 56 passagens de fauna. O contrato também traz inovação tarifária: motociclistas terão isenção de pedágio, veículos com TAG terão 5% de desconto, e usuários frequentes terão descontos progressivos. Sobre a requalificação da BR-163/MS, o vice-governador Barbosinha, pontuou que o momento inaugura uma nova fase para o desenvolvimento do Estado. “A BR-163 é um vetor de integração e crescimento para todo o Mato Grosso do Sul. Modernizar essa concessão é garantir mais segurança, dinamismo econômico e qualidade de vida para quem vive e produz em nosso Estado. Este é um avanço logístico com impacto social direto, que coloca nossa população no centro das prioridades”, disse. O novo contrato da BR-163/MS deverá entrar em vigor em até três meses e, segundo a ANTT, sua replicação em outras regiões dependerá do sucesso deste projeto-piloto. Para Mato Grosso do Sul, é mais um passo rumo a um modelo de desenvolvimento integrado, que alia crescimento econômico, logística eficiente e respeito aos direitos dos usuários. Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria*com informações da ANTT
Conferência debate políticas públicas para população LGBTQIAPN+ de 15 municípios
A 2ª Conferência Regional LGBTQIAPN+ foi aberta na manhã desta sexta-feira (23), em Dourados, com o objetivo de discutir e propor políticas públicas voltadas às reais necessidades da população LGBTQIAPN+ do município e de outras 14 cidades da região sul de Mato Grosso do Sul. O evento, realizado na Câmara Municipal, é promovido pela Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenação de Direitos Humanos e Cidadania e da Coordenadoria de Políticas Públicas da Diversidade Sexual. Com programação prevista até o final da tarde, a conferência conta com mesas temáticas, palestras, debates, apresentações culturais e a elaboração de propostas que serão encaminhadas à etapa estadual. A palestra magna foi ministrada pela psicóloga Gabrielly Antonietta Lima da Silva, coordenadora do Centro Estadual de Cidadania LGBTQIA+ e especialista em Saúde Mental. A história da população LGBTQIAPN+ no Brasil é marcada por lutas constantes, mas também por conquistas significativas nas últimas décadas. A criminalização da homofobia e da transfobia, o direito ao casamento civil igualitário, o reconhecimento do nome social e o avanço da inclusão em espaços institucionais são exemplos de avanços fruto da mobilização e do diálogo com o poder público. Apesar disso, os desafios persistem, e eventos como a Conferência reafirmam a importância de manter ativa a luta por uma sociedade mais justa, equitativa e acolhedora. “Trata-se de um momento estratégico para fortalecer o debate público, ampliar a escuta das demandas da população LGBTQIAPN+ e construir propostas concretas que assegurem mais dignidade, respeito e oportunidades para essa parcela da sociedade”, destaca Cláudia Rosa Assumpção, coordenadora de Políticas Públicas da Diversidade Sexual de Dourados. A conferência regional também serve como etapa preparatória para a 4ª Conferência Nacional LGBTQIAPN+, prevista para ocorrer ainda este ano em Brasília, consolidando o compromisso com a construção de políticas públicas efetivas e inclusivas em todos os níveis.
Yuri cobra soluções urgentes para o Jardim Mônaco, BNH II e Panambi
O vereador Rogério Yuri (PSDB) apresentou, na sessão da última segunda-feira (19), quatro indicações cobrando providências imediatas do poder público municipal e estadual em áreas críticas de Dourados. As solicitações envolvem instalação de rede de esgoto, tapa-buracos em ruas com grande fluxo, sinalização em cruzamento perigoso e melhorias no distrito de Panambi. Yuri solicitou à Sanesul, à Secretaria Estadual de Governo e ao prefeito Marçal Filho a instalação da rede de esgoto no Jardim Mônaco. Segundo ele, a falta de saneamento compromete diretamente a saúde da população e o meio ambiente. O vereador reforçou que o pedido acompanha as demandas já apresentadas pelo deputado estadual Zé Teixeira. “É inaceitável que, em pleno 2025, moradores vivam sem esgoto tratado. A saúde da população não pode continuar sendo ignorada”, afirmou. Outra demanda do vereador é a operação tapa-buracos nas ruas Dr. Camilo Ermelindo da Silva e Ruy Gomes, no bairro BNH II Plano. A pavimentação deteriorada tem causado danos a veículos e colocado pedestres e motoristas em risco. “Há buracos enormes dificultando o tráfego. Já passou da hora de resolver esse problema que há anos causa transtornos para a população. A situação é crítica”, declarou Yuri. O cruzamento da Rua Travessão do Castelo com a Avenida Marcelino Pires, próximo ao anel viário norte, foi tema de mais uma indicação. Yuri pediu estudos técnicos à Agetran e ao Executivo para instalar sinalização e abrir caixa de entrada e saída no local. O ponto já registrou diversos acidentes, incluindo a morte de um motociclista.“O trecho é estreito, sem qualquer sinalização, e veículos pesados passam por ali diariamente. A omissão pode custar mais vidas”, alertou. Panambi Por fim, Yuri cobrou serviços de limpeza e patrolamento nas ruas do distrito de Panambi, que seguem sem asfalto. Moradores enfrentam lama em épocas de chuva e poeira na estiagem.“É inadmissível que o distrito continue esquecido. Os moradores merecem respeito e condições mínimas de trafegabilidade”, concluiu.
MS em foco na Reforma Tributária: Estado marca presença na abertura do XVI Congresso Jurídico na Capital
Campo Grande sediou, nesta quarta-feira (21), a abertura do XVI Congresso de Direito Tributário, Constitucional e Administrativo, evento que se consolida como um dos mais relevantes fóruns jurídicos do país. Realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camillo, o congresso reúne magistrados, gestores públicos e especialistas de todo o Brasil para debater, entre outros temas, os impactos da Reforma Tributária e seus desdobramentos para os entes federativos. Representando o Governo do Estado, o vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, participou da solenidade de abertura ao lado dos secretários Flávio César Mendes de Oliveira (Sefaz), Rodrigo Perez (Segov) e da procuradora-geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia (PGE). Em sua fala, Barbosinha destacou a relevância do debate técnico-jurídico neste momento de transformação profunda no sistema tributário nacional. “Mato Grosso do Sul tem adotado uma postura propositiva diante da Reforma Tributária, buscando compreender os desafios, mas também identificar as oportunidades. Esta é uma agenda que ultrapassa o campo fiscal: trata-se de garantir justiça tributária, segurança jurídica e competitividade para os Estados. E o governo estadual, sob a liderança do governador Eduardo Riedel, tem participado ativamente desta construção”, afirmou. Reforma Tributária e protagonismo técnico de MS Na sequência, o secretário de Fazenda de MS e presidente do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), Flávio César, proferiu a palestra magna da noite. Em sua exposição, apresentou um panorama completo da implementação da nova arquitetura tributária brasileira, baseada no modelo dual do IVA, com a criação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) — vinculado a Estados e municípios — e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) — destinada à União. “A proposta é construir um sistema mais justo, transparente e eficiente. E, nesse cenário, Mato Grosso do Sul se antecipa aos desafios, atuando com planejamento para mitigar riscos e explorar as novas possibilidades de desenvolvimento”, destacou Flávio César. Durante a apresentação, o secretário detalhou o cronograma de transição da reforma, que ocorrerá até 2033, com a extinção progressiva de tributos como PIS, Cofins, ICMS, ISS e IPI, e a criação do Imposto Seletivo, destinado a produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Também foi abordada a instalação do Conselho Superior do Comitê Gestor do IBS, cujo papel será fundamental na arrecadação, compensação de créditos e repasse automático aos entes federativos. Campo Grande na rota dos grandes debates Realizado pelo Instituto Chiesa, com organização do Projeto Pauta 3, promoção do Sebrae e apoio institucional do Governo de Mato Grosso do Sul, o evento reafirma a posição da capital como um centro estratégico para o debate jurídico e econômico no Brasil. “O XVI Congresso tem o propósito de ampliar a compreensão da Reforma Tributária em todas as suas dimensões. Este é um momento histórico e técnico que exige o engajamento de todas as esferas do poder público e da sociedade. A presença de Mato Grosso do Sul, com protagonismo técnico e político, engrandece o debate”, afirmou o presidente do Instituto Chiesa, Clélio Chiesa. O congresso segue até sexta-feira (23), abordando temas como os desafios do Imposto Seletivo, financiamento do desenvolvimento regional, fim dos incentivos fiscais, aplicação da LGPD na administração pública, e o papel dos tribunais de contas na era pós-reforma. “Essa reforma não é apenas uma mudança na forma de arrecadar, é uma reestruturação da relação entre os entes federativos e a sociedade. Mato Grosso do Sul participa desse processo com responsabilidade e visão de futuro, defendendo um sistema justo e eficiente, que respeite as realidades regionais. Nossa presença aqui simboliza o compromisso do Estado com uma transição segura e com resultados para todos os brasileiros”, finalizou Barbosinha. Lucas Cavalheiro, Comunicação Vice-governadoria*com Comunicação Sefaz
Retinógrafos portáteis: Governo de MS avança na saúde digital com telediagnóstico em oftalmologia
O Governo de Mato Grosso do Sul avança na saúde digital com a nova tecnologia do telediagnóstico em teleoftalmologia-retinografia. A iniciativa desenvolvida pela SES (Secretaria de Estado de Saúde), por meio da Superintendência de Saúde Digital e Coordenadoria de Telessaúde, visa melhorar o diagnóstico e acompanhamento de doenças oculares, com abordagem na prevenção e identificação de patologias que causam a cegueira, como glaucoma, retinopatia diabética, catarata e DMRI (Degeneração Macular Relacionada à Idade). Em parceria com o Núcleo Telessaúde Goiás (NUTT-UFG), o Núcleo Telessaúde realiza a Campanha de Detecção das Principais Causas de Cegueira, levando uma equipe itinerante até os municípios. Para isso, a SES adquiriu dois aparelhos de última geração, o Eyer2 by Phelcom, que proporciona exames mais rápidos e eficientes. Com isso, a saúde digital se fortalece como ferramenta essencial para reduzir distâncias e levar assistência especializada a quem mais precisa. O foco da campanha são pessoas diabéticas com mais de 12 anos, hipertensas e quem tem mais de 60 anos, grupos que precisam de atenção redobrada quando se trata de saúde dos olhos. Após os exames, os laudos são liberados em até 30 dias, garantindo agilidade e segurança para os pacientes e as equipes de saúde. A teleoftalmologia-retinografia permite a realização de exames de retina a distância, por meio de um retinógrafo portátil acoplado a um smartphone. As imagens do fundo de olho são enviadas por meio de plataforma de teleoftalmologia-retinografia em Goiânia, sendo os exames avaliados e laudados por oftalmologistas vinculados a Oferta Nacional de Teleoftalmologia-Retinografia /UFG. A técnica do núcleo de Telessaúde da SES, enfermeira Kely Centurião, esclareceu que nos exames são avaliados a retina, o fundo de olho, o nervo óptico e a parte externa do olho. “Trouxemos à população o serviço de telediagnóstico de retina, onde realizamos exames detalhados da visão dos pacientes. Desta forma, os médicos especialistas da Oferta Nacional laudam esses exames e indicam condutas médicas necessárias para cada caso, devolvendo esse cuidado à APS (Atenção Primária à Saúde). Estamos totalmente empenhados em proporcionar o melhor atendimento à população do nosso Estado”, destaca. De acordo com a superintendente de Saúde Digital da SES, Márcia Tomasi, a adesão do Núcleo de Telessaúde de Mato Grosso do Sul (SSD/SES) foi aprovada pelo Departamento de Saúde Digital – SEIDIGI/Ministério da Saúde e pela Oferta Nacional de Teleoftalmologia-Retinografia/UFG. A implementação seguiu uma metodologia baseada em campanhas, com o envio de equipes técnicas aos municípios com maior demanda, conforme levantamento realizado pela SES, pela área técnica da Assistência à Saúde (SAS/SES), com apoio da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o qual identificou as regiões com maior concentração de pacientes diabéticos e portadores de doenças crônicas — grupo mais propenso ao desenvolvimento de complicações oculares. “Nesse sentido foi realizado um levantamento detalhado para identificar os municípios com as maiores proporções de pacientes diabéticos e hipertensos em relação à população total. A partir desses dados, direcionamos as campanhas de prevenção da cegueira para as localidades com maior necessidade, garantindo que um número maior de pessoas tenha acesso a esse serviço essencial, ” explicou Márcia Tomasi. De fevereiro a maio deste ano a Campanha percorreu os municípios de Terenos, Bandeirantes, Nova Alvorada do Sul, Caracol e Guia Lopes da Laguna totalizando 243 exames realizados. A gerente de telediagnóstico da SES, Paola Carvalho, enfatiza que seleção dos primeiros municípios foi feita com base em dados como a prevalência de hipertensos e diabéticos. Contudo, o serviço está aberto para outros municípios interessados, que devem preencher o formulário disponível no site do Telessaúde MS e agendar a visita com a equipe que realiza os procedimentos. “Mais do que usar tecnologia por si só, o que o Governo do Estado e a SES estão fazendo é usar a inovação para garantir mais acesso, equidade e prevenção em saúde. Esse tipo de ação mostra como o Mato Grosso do Sul está avançando na construção de uma saúde digital de verdade, conectada com as necessidades reais da população”, avalia a gerente de Telediagnóstico do Telessaúde MS. Com ênfase na prevenção e no acompanhamento contínuo dos pacientes, o serviço visa democratizar o acesso à saúde ocular em locais com infraestrutura limitada, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e a redução de filas de espera. Helton Davis, Comunicação SES
Motorista foge após cair de viaduto com Fiat Uno em Dourados
Acidente ocorrido no “Viaduto do DOF”é, no mínimo, inusitado. Um veículo Fiat Uno, vermelho, caiu no vão de acesso da estrutura na manhã desta sexta-feira (23/5). Informações dão conta de que o motorista trafegava na contramão e, ao tentar corrigir a rota, acabou acessando um ponto indevido e caiu do viaduto. Após a queda, o motorista do carro deixou o local e não foi mais visto. O pai dele compareceu depois da chegada das equipes da CCR MS Via, e afirmou que o filho estava bem, mas não voltou para o local. Sinais na pista reforçam a versão de que o carro seguia na contramão. O caso agora deverá ser investigado. Luiz Guilherme e Leandro Holsbach
Polícia Civil alerta para golpe do falso advogado em Mato Grosso do Sul
A Polícia Civil de Mato Grosso do Sul alerta a população para um golpe que tem se tornado cada vez mais comum: o do falso advogado. Criminosos estão se passando por profissionais da advocacia ou por funcionários de escritórios jurídicos para enganar vítimas e obter dinheiro de forma fraudulenta. Para aplicar o golpe, os criminosos entram em contato com as vítimas por WhatsApp, e-mail ou telefone, utilizando nomes reais de advogados e logotipos de escritórios. O argumento mais frequente é a existência de valores a serem liberados em processos judiciais, sendo solicitados pagamentos via PIX para que a suposta liberação ocorra. A população deve ficar atenta aos seguintes sinais de alerta, para evitar se tornar vítima desse tipo de crime: Solicitação de pagamento sem aviso prévio; Pressa ou urgência na transferência dos valores; Contatos realizados por meios não oficiais. Caso receba esse tipo de abordagem, a recomendação é não realizar nenhum pagamento sem confirmar a veracidade da informação; verificar a identidade do advogado no site da OAB nacional (https://cna.oab.org.br/) e entrar em contato diretamente com o escritório mencionado. Se a tentativa de golpe for identificada, a vítima deve: Interromper o contato imediatamente; Guardar todas as provas — como capturas de tela, áudios, comprovantes de pagamento e documentos recebidos; Registrar um Boletim de Ocorrência, presencialmente ou pela Delegacia Virtual de MS: https://delegaciavirtual.ms.gov.br; Denunciar também à OAB-MS, por meio do canal exclusivo: https://oabms.org.br/denuncia-falsoadvogado. Denuncie e bloqueie o contato, se suspeitar de fraude, comunique também o aplicativo de mensagem. Isso ajuda a impedir novas vítimas.
PRF apreende 500 mil maços de cigarros no MS
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 500 mil maços de cigarros, na manhã desta quinta-feira (22), em Campo Grande (MS). 150 celulares também foram apreendidos na carga ilegal. Na BR-060, foi abordado um caminhão Volvo/FH. O motorista disse que os reboques estavam vazios, porém, ao solicitar que abrisse os compartimentos, o homem confessou que transportava cigarros estrangeiros. O condutor disse ter recebido a mercadoria no Paraguai e a entregaria em Campo Grande (MS). Também foram apreendidos 150 celulares e garrafas de bebidas alcoólicas. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal em Campo Grande (MS).
PF e Receita Federal combatem o tráfico de drogas no MS
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (23/5), a Operação Grande Família, com o objetivo de combater o tráfico de drogas na cidade de Corumbá/MS. A ação contou com o apoio da Receita Federal. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante e a apreensão de cerca de 50 kg de cocaína, em 2023. Apurou-se que o grupo, formado por integrantes de uma mesma família, realizava o transporte de cocaína da Bolívia para diversas cidades do Brasil. Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Federal de Corumbá/MS. O cumprimento das ordens judiciais resultou na apreensão de mídias com conteúdo digital, que serão submetidas a análises periciais e integrarão o inquérito, com o objetivo de identificar outros envolvidos na rede criminosa de aquisição, transporte e venda de entorpecentes.








