Os escorpiões continuam sendo a principal causa dos acidentes com animais peçonhentos em Mato Grosso do Sul, liderando as notificações registradas entre 2023 e 2024, mesmo em meses fora da temporada de maior calor e chuvas. De acordo com a CVSAT (Coordenadoria Estadual de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica) da SES (Secretaria de Estado de Saúde), 3 em cada 4 acidentes registrados no estado nesse período foram causados por escorpiões. No total, foram 13.227 notificações, sendo 75,71% relacionadas a esses animais. Já no período entre janeiro de 2024 e janeiro de 2025 foram registrados 6.101 acidentes escorpiônicos. Os municípios com maior número de casos foram Campo Grande (1.888), seguido por Três Lagoas (518), Dourados (261), Brasilândia (183) e Paranaíba (170). As principais espécies encontradas no estado são o Tityus confluens (escorpião amarelo), que provoca acidentes moderados; o Tityus serrulatus (escorpião amarelo), que pode causar acidentes moderados a graves, com necessidade de internação; e o Tityus bahiensis (escorpião marrom), também responsável por casos graves — especialmente entre crianças e idosos, que são mais vulneráveis ao agravamento dos sintomas. Os escorpiões costumam se esconder em locais escuros, úmidos e com fácil acesso a alimento, como baratas. São encontrados com frequência em redes de esgoto, ralos, entulhos, caixas de gordura, bueiros, materiais de construção e também em áreas rurais, onde há acúmulo de madeira, folhas secas e pedras. A capacidade de adaptação a diferentes ambientes exige atenção durante todo o ano, tanto nas cidades quanto no campo. Ações de controle Para enfrentar o aumento dos casos, o Estado tem desenvolvido uma série de ações preventivas e de controle. Entre elas, destacam-se as capacitações constantes de profissionais de saúde e de saneamento, o fortalecimento do diagnóstico e do tratamento dos acidentes e a implantação da Rice (Rede Integrada de Controle de Escorpiões), que integra medidas a longo prazo para o enfrentamento do problema. A Rice inclui a formação especializada de agentes comunitários e de endemias, fortalecendo a resposta rápida a acidentes e a implementação de estratégias baseadas em evidências. Promove a produção e distribuição de materiais educativos — como cartazes, folders, boletins e cartilhas — e a ampliação da CSAIM (Coleção Sul-mato-grossense de Artrópodes de Interesse Médico). Também faz parte das estratégias o gerenciamento eficiente da distribuição de soro antiescorpiônico nas unidades de saúde do estado. Somente no mês de maio, e antecipando o período de maior ocorrência de acidentes com escorpiões, foram capacitados 90 técnicos em dois municípios do estado. Essas ações visam reduzir a incidência de acidentes e mitigar os riscos à saúde pública. Em caso de acidente, a recomendação é buscar imediatamente atendimento médico em uma unidade pública de saúde e não aplicar remédios caseiros ou substâncias no local da picada, para não agravar a situação da vítima. Além das ações do poder público, o combate passa pela conscientização da população. Medidas preventivas simples podem ajudar a reduzir os acidentes com animais peçonhentos. Dentre elas: Danúbia Burema, Comunicação SES
MS amplia teste do pezinho gratuito pelo SUS e passa a detectar mais de 40 doenças em recém-nascidos
Mato Grosso do Sul passou a integrar o seleto rol de estados brasileiros que oferecem gratuitamente a versão ampliada do teste do pezinho, para rastrear dezenas de doenças congênitas, genéticas e metabólicas em recém-nascidos. O exame, simples, gratuito e obrigatório pelo SUS (Sistema Único de Saúde) continuará sendo realizado entre o 3º e o 5º dia de vida do bebê e poderá salvar ainda mais vidas ao permitir o diagnóstico e o tratamento precoce de um rol que passa de 7 para mais de 40 patologias. A ampliação faz parte do Programa Estadual de Triagem Neonatal, vinculado ao Projeto Bem Nascer MS, publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (3) por meio da Resolução n.º 381, e representa um salto importante na política de proteção à infância. Até então, o teste básico contemplava sete doenças conforme o PNTN (Programa Nacional de Triagem Neonatal). Com a nova etapa, o rol passa a incluir condições como atrofia muscular espinhal, imunodeficiências primárias, galactosemias e diversos distúrbios metabólicos. Para a gerente de Atenção à Saúde da Criança, Cristiana Schulz, o avanço reforça o compromisso do Estado com a saúde neonatal: “Esse é um passo muito importante. Com o diagnóstico precoce, conseguimos iniciar o tratamento antes que a criança apresente sintomas ou desenvolva complicações. Isso significa mais qualidade de vida, menos sofrimento e, em muitos casos, a chance real de salvar vidas”, destaca. As amostras são analisadas pelo IPED/APAE de Campo Grande, laboratório de referência habilitado pelo Ministério da Saúde, responsável também pelo acompanhamento multiprofissional dos casos alterados, com atendimento especializado que envolve endocrinologistas, geneticistas, pediatras, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais. Atualmente, cerca de 3 mil testes são realizados por mês em Mato Grosso do Sul. A Secretaria de Estado de Saúde garante o repasse mensal de recursos ao serviço de referência para manter a ampliação da triagem neonatal nos 79 municípios. Junho Lilás mobiliza famílias sobre a importância do teste do pezinho Durante o mês de junho, o Governo de Mato Grosso do Sul intensifica a campanha Junho Lilás, uma mobilização especial para reforçar a importância do teste do pezinho, exame gratuito e obrigatório que pode detectar precocemente diversas doenças graves nos primeiros dias de vida do bebê. Essa iniciativa tem como objetivo principal levar informação clara e direta às famílias, destacando que o teste deve ser realizado entre o 3º e o 5º dia após o nascimento. Com o lema “O primeiro passo é o mais importante”, a campanha estadual enfatiza que o teste do pezinho é um procedimento simples, rápido e indolor, disponível em todas as UBSFs (Unidades Básicas de Saúde da Família) e maternidades cadastradas no SUS. Além disso, as peças informativas elaboradas pela campanha esclarecem dúvidas frequentes dos pais e responsáveis, detalham o passo a passo da coleta e alertam sobre os riscos de sequelas permanentes caso o diagnóstico seja feito de forma tardia. O Junho Lilás também celebra o Dia Nacional do Teste do Pezinho, comemorado em 6 de junho, reforçando o compromisso com a saúde neonatal e o direito de toda criança a um começo de vida saudável e com qualidade. A realização precoce do exame pode prevenir complicações sérias, promovendo intervenções médicas eficazes e aumentando as chances de desenvolvimento pleno dos recém-nascidos. Por isso, a campanha convoca todas as famílias sul-mato-grossenses a priorizarem a realização do teste do pezinho dentro do prazo indicado, garantindo que seus filhos recebam o cuidado e a atenção que merecem desde os primeiros dias de vida. Danúbia Burema, Comunicação SES
MS fortalece pauta ambiental com Fórum de Mudanças Climáticas e encontro regional em Bonito
Representantes do Poder Público, setor produtivo, universidades, organizações da sociedade civil e comunidades tradicionais participam de eventos importantes sobre meio ambiente e sustentabilidade em Bonito, na próxima semana. Essas atividades estão inseridas na programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Nesse sentido, Bonito estará sediando, nos dias 10 e 11 de junho, o III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e o II Encontro de Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Paralelamente, acontece também a XIII Edição da Feira Ambiental de Bonito, que se estenderá até dia 12. Todos esses eventos serão realizados no Centro de Convenções de Bonito. O III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas é realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), com apoio do Sebrae/MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas). O Fórum é um espaço participativo e representativo criado para debater, formular e implementar políticas públicas relacionadas às mudanças climáticas no âmbito do território sul-mato-grossense. A primeira edição do evento aconteceu em março de 2024 e a segunda em novembro do mesmo ano, ambas em Campo Grande. Demandas levantadas nessas ocasiões serão encaminhadas ao Governo do Estado, durante o evento de Bonito, para que possam subsidiar ações práticas visando a mitigação, adaptação e transição para uma realidade de mudança do clima e para uma economia de redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa (GEE). Programação O III Fórum Estadual de Mudanças Climáticas tem como tema “Futuro possível, próspero e verde” e será aberto com solenidade oficial às 8h do dia 10 de junho. Em seguida os representantes da Câmaras apresentam e entregam ao Governo do Estado as Notas Técnicas elaboradas em reuniões mensais a partir de pautas levantadas durante o I e o II Fórum Estadual, realizados em março e novembro de 2024, em Campo Grande. Foram constituídas três Câmaras Técnicas, divididas por temas: Pantanal, Recursos Hídricos e Impactos Ambientais e Adaptações Urbanas. Ainda na parte da manhã do dia 10 acontecerá a palestra do biólogo e doutor em Ecologia pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP) Rafael Loyola, no contexto do Eixo II do Fórum que tem como tema “O Desafio de Construir Futuros Possíveis que Integrem e Harmonizem o Desenvolvimento Socioeconômico e a Conservação Ambiental”. Rafael Loyola é uma voz respeitada no meio, com mais de 200 artigos publicados, é membro da Academia Brasileira de Ciências e coordenador executivo da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos. O secretário da Semadesc, Jaime Verruck, encerra as atividades na manhã desse primeiro dia de evento com sua apresentação. No período vespertino haverá apresentações de projetos e programas do Governo do Estado para o setor ambiental pela equipe da Secretaria Executiva de Meio Ambiente da Semadesc. Serão detalhados os Programas de Pagamento por Serviços Ambientais ativos no Estado e Fundos Estaduais para conservação do meio ambiente. A programação desse primeiro dia de evento terá ainda o painel “A Visão de Futuro que Queremos Passa pela Governança Multinível”, apresentado pelo secretário adjunto da Semadesc, Artur Falcette. Ele abordará a experiência do Grupo de Trabalho Interinstitucional do Rio Formoso (GT do Formoso), destacando aprendizados e articulações territoriais. A seguir a diretora de Assuntos Regulatórios da Biomas, Natalia Renteria, abordará a governança multinível na regulação dos mercados de carbono no Brasil, projetando caminhos para futuros possíveis, prósperos e verdes. Encontro No dia 11 de junho acontece o II Encontro Estadual de Secretarias de Meio Ambiente, com início previsto para 8h, no Centro de Convenções de Bonito, e término até às 18h. No período matutino haverá dois painéis e outros dois no período vespertino. O primeiro painel, com o tema “Desafios de Mato Grosso do Sul frente às Mudanças Climáticas”, terá duas palestras: “Um olhar sobre as políticas de descarbonização de Mato Grosso do Sul”, apresentada por Artur Falcette, e “Como anda a gestão de resíduos sólidos em Mato Grosso do Sul”, explanado pela servidora do TCE/MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul) Thainá Domingues Nogueira. A mediação desse painel será feita pelo secretário da Semadesc, Jaime Verruck. O segundo painel abordará “O Desafio de Políticas Públicas Municipais de Meio Ambiente que Sejam Sucesso em Capitais Brasileiras”, também dividido em duas palestras: “Uma Capital em uma ilha com lixo zero”, proferida pela servidora da Prefeitura de Florianópolis (SC) Karina da Silva Souza; e “A educação ambiental sobre resíduos através da família Folha” apresentada pela servidora da Prefeitura de Curitiba (PR), Leila Maria Zem. A mediadora será a procuradora Senise Freire Chacha, da Coordenadora Jurídica da Procuradoria-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul na Semadesc. Logo após intervalo para almoço haverá o painel “Gestão de Resíduos Sólidos: O Desafio de Políticas Públicas Municipais de Meio Ambiente em Mato Grosso do Sul”, com duas painelistas: Agadir Mossmann, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente de Maracaju (MS); Fábio Luiz Lorenci, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaquiraí (MS); e Mariana Amaral do Amaral, Secretária Municipal de Meio Ambiente e Agronegócio de Três Lagoas (MS), sob mediação de Iara Marchioretto, da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Mato Grosso do Sul (AGEMS). A programação do dia se encerra com o painel sobre “Gestão de Educação Ambiental” com os painelistas Thyago Sabino, secretário de Meio Ambiente de Bonito (MS), que apresentará o programa municipal de Educação Ambiental e discorrerá sobre seus desafios; e Jaqueline Fernanda Meireles, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Mundo Novo (MS), com a apresentação de “Ações e motivações na educação ambiental municipal”. O mediador será Adriano de Souza Coelho, Analista Ambiental e responsável pela Unidade de Educação Ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Feira A XIII Edição da Feira de Mudanças Climáticas de Bonito ocupará espaço externo ao Centro de Convenções e permanecerá instalada até o dia 12 de junho, quinta-feira. A feira é organizada pelo IASB (Instituto das Águas da Serra da Bodoquena) e consiste em um espaço de diálogo, troca de conhecimentos, fortalecimento de
Liandra da Saúde solicita o retorno dos atendimentos da Uniaud em Dourados
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) apresentou indicação ao deputado estadual Zé Teixeira (PSDB), solicitando o retorno dos atendimentos gratuitos de assistência especializada às pessoas com deficiência auditiva, realizados pela Uniaud (Unidade Auditiva de Dourados) A empresa prestava serviços de audiologia com recursos do SUS (Sistema Único de Saúde), mas o convênio terminou em 2010 e não foi mais renovado. A solicitação foi feita após diversas reivindicações de famílias que dependiam dos serviços prestados pela unidade, referência regional no cuidado com a saúde auditiva. A Uniaud realizava atendimentos como exames, diagnósticos, orientação fonoaudiológica, manutenção de aparelhos auditivos e acompanhamento contínuo, tudo de forma gratuita. Desde o fim do convênio, moradores de Dourados e região precisam se deslocar até Campo Grande para manutenção dos aparelhos. “Recebemos inúmeros relatos de pessoas que estão sem acesso ao atendimento que tinham na Uniaud. Crianças, jovens, adultos e idosos que ficaram desassistidos após a paralisação das atividades da unidade. Por isso, fiz questão de levar essa demanda ao deputado Zé Teixeira, que sempre teve um olhar sensível para a saúde pública e para a inclusão”, afirmou a vereadora Liandra. A parlamentar destacou que o serviço não apenas oferecia suporte técnico, mas também garantia qualidade de vida, inclusão social e autonomia às pessoas com deficiência auditiva. “Não estamos falando de luxo, estamos falando de dignidade. Um atendimento especializado como o da Uniaud precisa voltar a funcionar com urgência”, reforçou. Vilmar da Silva, pessoa com deficiência auditiva, relatou as dificuldades enfrentadas pela falta de manutenção no aparelho auditivo. “Ficar sem o aparelho é como viver no silêncio total. A manutenção é essencial para minha comunicação e autonomia. Não tenho condições de me deslocar até Campo Grande para fazer a manutenção do aparelho”, destacou Liandra reforçou que o serviço é fundamental para a inclusão e qualidade de vida dessas pessoas, e conta com o apoio junto ao Governo do Estado e às autoridades competentes para garantir que Dourados volte a contar com essa estrutura tão essencial.
Com diretoria da Aced, prefeito destaca ações em prol do comércio e da sociedade
O prefeito Marçal Filho recebeu no Gabinete, na manhã desta terça-feira (03), a nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) e tratou de vários temas ligados à categoria, e que impactam também na vida da sociedade. O chefe do executivo municipal deu as boas vindas ao novo presidente da Associação, Everaldo Leite Dias, eleito em maio para administrar a associação pelo triênio de 2025/ 2028 e destacou ações que tem conduzido na gestão da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, que representam benefícios para a classe. Marçal desejou sucesso aos diretores eleitos da Aced e disse que sua gestão sempre estará aberta ao diálogo com entidades, como a Aced, “uma das mais antigas do município e que buscam ajudar no desenvolvimento local”. A aprovação na Câmara Municipal do Projeto de Lei do Refis 2025, que garante aos contribuintes a oportunidade de regularizar débitos tributários e não tributários e do Projeto de Lei que estabelece regras de acessibilidade para imóveis e renovação de alvarás, ambos de autoria do Executivo, foi destacada pelo prefeito Marçal Filho. “Temos nos preocupado em desburocratizar processos e apoiar a economia local com a geração de empregos e atração de investimentos para nossa cidade”, observou o prefeito. “Agora, com esses projetos de autoria do Executivo que foram aprovados pela Câmara e que serão sancionados em breve, estaremos ampliando oportunidades”, enfatizou. O presidente eleito da Aced, Everaldo Leite Dias, destacou a importância do debate de ideias em prol do município e enalteceu medidas adotadas pela gestão que fomentam a economia local, incentivam os comerciantes e, consequentemente, impulsionam a geração de emprego e o giro de capital local. “Agradecemos essa abertura do prefeito, a Associação pretende expor as demandas da classe, ajudar no desenvolvimento, caminhar junto com a gestão”, observou. A desburocratização da gestão também foi elogiada pelo presidente eleito da Aced. “Vale ressaltar que essa simplificação de processos promovidas com o projeto de lei facilita o trabalho de todos”, argumentou. “Só isso que pretendemos, trabalhar, produzir, impulsionar a cidade e unindo esforços vamos fazendo um ambiente de negócios saudável e uma cidade de oportunidades”, destacou. Outro ponto enfatizado positivamente pelo presidente eleito da Aced foi a retomada do transporte coletivo de Itahum para a sede urbana. “É uma iniciativa louvável adotada pelo prefeito, pois os moradores do distrito estavam há mais de quatro anos sem ter um meio fácil para se locomoverem para Dourados e agora passam a ter essa oportunidade e podem ter acesso a nosso comércio, eventos, centros médicos”, observou. O encontro abordou ainda as ações que estão sendo efetuadas de forma sistêmica pelo prefeito Marçal Filho para a reativação dos voos comerciais no Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira. “Sabemos da força-tarefa que a prefeitura tem conduzido para a retomada dos serviços em breve e isso será fundamental para o comércio e a indústria, bem como para toda a população”, apontou.
Yuri intervém por limpeza e sinalização nos bairros de Dourados
O vereador Rogério Yuri Farias Kintschev (PSDB) apresentou, nesta segunda-feira (2), durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Dourados, três indicações importantes ao Executivo Municipal, com foco em melhorias nos bairros Parque das Nações I e II, Vila Mariana e na região central da cidade. As solicitações abrangem desde intervenções na sinalização de trânsito até ações de limpeza urbana e manutenção viária, e foram encaminhadas ao prefeito Marçal Gonçalves Leite Filho, à Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran) e à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). No Parque das Nações I e II, o vereador pediu a instalação de placas informativas indicando a altura máxima permitida (R-15) nos túneis localizados nas ruas Honduras e Canadá. A medida visa evitar acidentes com caminhões e veículos pesados que trafegam diariamente por esses acessos. Segundo Yuri, a falta de sinalização adequada tem causado recorrentes incidentes envolvendo veículos com carga alta. A solicitação inclui também a realização de estudos técnicos para o aperfeiçoamento geral da sinalização nesses locais. Já no bairro Vila Mariana, a demanda apresentada foi pela realização de serviços urgentes de limpeza e roçada da vegetação nas margens da Rua Projetada M4, além de patrolamento e cascalhamento de toda a extensão da via. De acordo com o vereador, moradores relataram o abandono da área, com o mato atingindo altura crítica e favorecendo a proliferação de insetos, animais peçonhentos e do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A situação, segundo Yuri, tem comprometido a segurança, a saúde e o bem-estar da comunidade local. No Centro de Dourados, Rogério Yuri solicitou a instalação de tachões (os chamados “olhos de gato”) e pintura de sinalização horizontal na Rua Benjamin Constant, especialmente no trecho que cruza com as avenidas Marcelino Pires, Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves. A medida busca aumentar a segurança no trânsito em um ponto de grande fluxo e onde já ocorreram diversos acidentes devido à velocidade excessiva dos motoristas que acessam o cruzamento. “Nossas ações são construídas com base no que a população vivencia no dia a dia. Ouvimos os munícipes e buscamos soluções que realmente façam a diferença. Agora, esperamos que o Executivo atenda essas demandas com a agilidade que a situação exige”, concluiu o vereador.
Prefeitura intensifica atividades no Dia Mundial do Meio Ambiente
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto do Meio Ambiente de Dourados (Imam), juntamente com entidades parceiras, definiu uma extensa programação para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado na quinta-feira, 5 de junho. Simpósio, palestras, apresentações culturais e distribuição de mudas compõem programação, que tem apoio da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Uems), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Espaço Cultural Guaraoby e Clube de Observadores de Aves da Grande Dourados. Os debates envolverão vários eixos da sociedade, em temáticas voltadas à conscientização e mobilização da comunidade em torno das questões ambientais. A sustentabilidade do município, com programas de conscientização e educação ambiental, preservação da fauna e da flora, revitalização e manutenção dos parques públicos, praças e mananciais fazem parte da política de governo da gestão Marçal Filho. A programação, com atividades nos períodos da tarde e noite, busca conscientizar a população sobre a importância de práticas sustentáveis e reforça a ideia de que a proteção ambiental deve ser uma responsabilidade coletiva. Além disso, reafirma o compromisso do poder público municipal com a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais da região. CULTURA E PALESTRAS A programação oficial terá início às 14 horas do dia 5, na Casa de Cultura da Uems e será aberta com o Coletivo Teatral Floriana, da Escola Estadual Floriana Lopes. Às 14h30, o pesquisador da UFGD Augusto Giaretta compartilhará resultados do levantamento de flora da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal Paragem. Às 15 será a vez da bióloga Larissa Tinoco, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional e pesquisadora do Instituto Arara Azul, apresentar o projeto Aves Urbanas – Araras da Cidade. Às 15h30 será a vez do Coletivo Teatral Djalma, da Escola Estadual Vereador Moacir Djalma Barros. Em seguida, às 16h, o biólogo Gabriel Massocato, pesquisador di Instituto de Conservação de Animais Silvestres (Icas), discorrerá sobre seu trabalho de pesquisa e conservação do tatu-canastra, espécie ameaçada de extinção. Às 16h30, a palestra será com o pesquisador Jeison Almeida Fernandes, do Programa de Pós Graduação em Recursos Naturais da Uems compartilhar resultados do levantamento de aves e árvores da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Paragem. As atividades vespertinas terminam com Cultura Oceânica, promovida pela Uems. Cultura é um movimento internacional que visa conscientizar sobre a importância da preservação e manejo sustentável dos oceanos. As atividades serão retomadas às 18h, com o Coletivo Teatral da Escola Estadual Reis Veloso. Em seguida, representante do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) falará da importância das unidades de conservação para a manutenção da biodiversidade. Às 19h30, o Clube de Observadores de Aves fará apresentação das aves da Unidade de Conservação Parque Natural Municipal do Paragem. ENCONTRO ESG-MS Ainda no Dia Mundial do Meio Ambiente, acontece em Dourados a 2ª edição do Encontro de Lideranças Sustentáveis de Mato Grosso do Sul (ESG-MS). O evento reunirá especialistas, empresários, acadêmicos e gestores públicos para debater os caminhos possíveis e necessários rumo a um estado mais sustentável, socialmente justo e economicamente viável. Será no horário das 8h às 12h, na Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced) e tem apoio da Prefeitura de Dourados.
Prefeitura recebe nova remessa de equipamentos para reforçar unidades de saúde
A Prefeitura de Dourados recebeu nesta terça-feira (3) uma nova remessa de equipamentos adquiridos com recursos próprios, que serão destinados à UPA, Hospital da Vida, unidades básicas de saúde, Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e ao Pronto Atendimento Infantil (PAI). O investimento nesta etapa foi de aproximadamente R$ 300 mil. O prefeito Marçal Filho e o secretário municipal de Saúde, Márcio Figueiredo, estiveram no galpão da Secretaria de Saúde para acompanhar a chegada dos materiais. Entre os itens entregues estão 35 televisores de 42 polegadas, 50 bebedouros e 243 conjuntos de longarinas com dois assentos cada. “É importante ressaltar que os equipamentos são adquiridos com recursos próprios pela prefeitura”, observou o secretário Márcio Figueiredo. “Estamos investindo na estrutura para oferecer mais conforto à população que procura os serviços de saúde”, destacou o secretário. O prefeito reforçou a importância dos investimentos. “É um investimento necessário e fundamental”, enfatizou Marçal Filho. “Garantir assento digno, ter TV enquanto aguarda atendimento, água gelada, tudo isso contribui para o bem-estar dos pacientes e humanização no atendimento às pessoas”, continuou. “Em visitas recentes aos postos, encontramos bebedouros antigos e danificados, e essa realidade está mudando”, completou Marçal Filho. No mês passado, a Secretaria já havia recebido outros equipamentos como 29 máquinas de lavar roupas, cinco televisores de 43 polegadas, 100 ventiladores de parede, sete aparelhos de raio-X odontológico e 13 freezers para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Segundo o secretário Márcio, os novos itens fazem parte de um pacote maior de investimentos na ordem de R$ 2 milhões, garantidos em parceria com o Governo do Estado. Ainda estão previstos para entrega 25 cadeiras odontológicas completas, 19 autoclaves hospitalares, sete aparelhos de raio-X móvel, 32 fotopolimerizadores em LED, 39 compressores de ar odontológico, além de eletrodomésticos e equipamentos de apoio. O objetivo, conforme a administração municipal, é modernizar e fortalecer a estrutura da rede pública de saúde, proporcionando mais qualidade, eficiência e conforto no atendimento à população de Dourados.
Influenciador Conservador Victor Ruiz Remove Cartazes Políticos na USP e Gera Novo Debate sobre Neutralidade em Espaços Públicos
Na tarde de 1º de junho de 2025, Victor Ruiz, ex-candidato a vereador de Itapevi (SP) e guarda-civil municipal, voltou à Universidade de São Paulo (USP) para uma nova ação polêmica: a remoção de cartazes e faixas com mensagens políticas no campus da Cidade Universitária, em São Paulo. Acompanhado de apoiadores, Ruiz alegou que o objetivo era combater a presença de propaganda ideológica em um espaço público que, segundo ele, deveria permanecer neutro. O ato, que repetiu uma ação semelhante realizada em 14 de maio de 2025, gerou confrontos verbais com estudantes e reacendeu discussões sobre liberdade de expressão, neutralidade institucional e o papel das universidades públicas no Brasil. Ruiz, que se apresenta como membro do Instituto União Conservadora e colaborador do deputado federal Delegado Palumbo (MDB-SP), justificou a ação afirmando que os cartazes, localizados no vão da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), continham mensagens “antidemocráticas” promovidas por grupos de esquerda. Em vídeos divulgados, Ruiz é visto discutindo com estudantes, que o acusaram de censura e o chamaram de “fascista”. Ele, por sua vez, defendeu que espaços financiados por recursos públicos não devem ser usados para propaganda político-partidária, especialmente de cunho comunista, que ele considera divisiva e contrária aos interesses da sociedade. Ruiz e seus apoiadores sustentam que a presença de mensagens político-partidárias em espaços públicos, financiados por impostos, compromete a imparcialidade da instituição e favorece a doutrinação ideológica. O episódio levanta questões sobre o equilíbrio entre liberdade de expressão e a manutenção de espaços públicos neutros. A legislação brasileira, como o artigo 37 da Constituição Federal, proíbe o uso de bens públicos para promoção de ideologias específicas, o que embasa a argumentação de Ruiz.








