A Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, realiza de 23 a 27 de junho, das 7h às 17h, no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), a segunda edição do Projeto Cadastro Único em Ação, um mutirão de atualizações cadastrais voltado para famílias com renda per capta de até meio salário mínimo. A iniciativa conta com a parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos, que a exemplo da edição anterior dará um suporte importante ao projeto. Os beneficiários dos programas sociais precisam ficar atentos para uma mudança importante. “Ao contrário da segunda edição, quando foram atendidas as famílias já cadastradas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), neste segunda edição os atendimentos serão realizados através de senhas, sendo distribuídas 100 senhas no período matutino com inicio do atendimento as 7h e entrega de senhas as 11h para atendimento no período vespertino”, explica a secretária de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon. A secretária ressalta que em ambos os períodos os atendimentos serão organizados por ordem de chegada, respeitando as situações preferenciais. “O principal objetivo do mutirão é minimizar o índice de demanda reprimida do público alvo para realização de Cadastro Único e acesso aos benefícios sociais para as famílias de baixa renda a realizarem o cadastro único e/ou regularizarem seus cadastros e garantir o acesso aos programas sociais nas três esferas do Executivo”, ressalta Shirley Flores Zarpelon. O Projeto Cadastro Único em Ação tem o desafio de diminuir a demanda reprimida de cadastros desatualizados, no qual usuários anseiam buscar acesso aos benefícios sociais dos governos federal, estadual e municipal e se encontram impedidos. O segundo mutirão será composto por entrevistadores sociais, servidores e estagiários que realizarão, durante uma semanas, esse atendimento diferenciado sem prejuízo de atendimento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Na primeira edição do Projeto Cadastro Único em Ação foram realizados 959 atendimentos, sendo 531 atendimentos previamente agendados, 368 encaixes e 60 encaminhamentos. “Nesta segunda edição não faremos agendamento, ou seja, iremos distribuir 200 senhas por dia para e atenderemos pela ordem de chegada no Auditório da Prefeitura de Dourados”, explica Shirley Flores Zarpelon. Serão atendidas famílias que buscam benefícios sociais e que possuam o perfil conforme as legislações vigentes do CadÚnico. O mutirão terá participação das equipes dos Cras Vila Cachoeirinha, Jóquei Clube, Parque do Lago II, Canaã I e Guaicurus, que farão novos cadastros, atualizações, recadastramentos e atendimentos às pessoas com direitos aos benefícios estaduais através do Programa Mais Social. Ressaltando que o mutirão não contempla cadastros para o grupo unipessoal (pessoas que declaram residir só), sendo este somente com visitas in loco na residência, conforme Lei Federal nº 15.077, de 27 de dezembro de 2024, assim como, atualizações para exclusão de pessoa com renda atualizada pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). “Espera-se que com essa ação os beneficiários do CadÚnico consigam realizar as atualizações, os cadastros para que novamente possam receber os benefícios sociais ofertados nas três esferas de governo”, diz a secretária de Assistência Social, Shirley Zarpelon. Ela acredita que será possível atender famílias em situação de vulnerabilidade social com direitos a ampliação do acesso aos benefícios sociais conforme perfil de cada um, visando a garantia de direitos, a subsistência das famílias, promover a inclusão econômica, educacional e social, gerando um impacto positivo para toda a sociedade que necessita ser atendido pelo programa CadÚnico. BENEFÍCIOS Os benefícios sociais ofertados pelo governo federal são: Bolsa Família, Ação de Distribuição de Alimentos (ADA), Benefício de Prestação Continuada (BPC), Carteira do Idoso, Concessão de bolsas por entidades com Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social com atuação na área da educação (CEBAS-Educação), Créditos Instalação do Programa Nacional de Reforma Agrária, Identidade Jovem (ID Jovem), Isenção de taxas de inscrição em concursos públicos e parta o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e os Programas Cisternas, Criança Feliz, Peti, de Fomento às Atividades Produtivas Rurais, Minha Casa Minha Vida, Crédito Fundiário, Reforma Agrária, Sisu/Lei de cotas, Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Serviços Socioassistenciais. Do governo estadual são os programas: Mais Social, MS Supera e Energia zero. Já do governo municipal, o programa de Isenção da taxa de lixo e benefícios eventuais.
Yuri pede pavimentação em vias principais das Sitiocas Campo Belo
O vereador Rogério Yuri (PSDB), encaminhou uma série de pedidos vindos da Associação de Moradores das Sitiocas Campo Bello I, II e III ao Executivo Municipal, com destaque para a pavimentação das principais vias, além da roçada de terrenos baldios, instalação de iluminação pública e sinalização viária. No início do mês, o vereador esteve no bairro e ouviu os moradores. Em reunião realizada no Complexo Cultural Templo Girassol, local que tem atraído turistas do Brasil todo, a demanda por pavimentação foi apontada como uma das necessidades mais urgentes. As vias, sem asfalto, encontram-se em condições precárias, dificultando o tráfego de veículos e pedestres, principalmente em períodos de chuva. “Serviços essenciais como a entrada de ambulância, ônibus escolar, coleta de lixo e segurança pública ficam comprometidos nesse período. Precisamos unir forças para que possamos cascalhar e futuramente pavimentar o bairro”, pontuou o vereador. No entanto, diante da impossibilidade de realizar o asfaltamento imediato — devido à necessidade de projetos obrigatórios de drenagem e esgoto — Yuri solicitou com urgência o cascalhamento das vias do bairro, para atender de forma emergencial as famílias da região. O parlamentar destacou que o período dos meses de julho e agosto, que são secos, é ideal para a recuperação da malha viária, ainda que inicialmente com cascalhamento, garantindo condições mínimas de tráfego. “Esse serviço emergencial não impede que futuramente o bairro seja contemplado com o asfaltamento definitivo, assim que as obras estruturais forem concluídas. O restante do processo está tudo certinho e em andamento”, explicou. Outro ponto crítico levantado pela comunidade é a falta de iluminação pública na Avenida Marginal Leste, principal via de acesso ao Campo Belo. A escuridão tem gerado insegurança e dificultado a locomoção no período noturno. Além disso, a ausência de sinalização de trânsito tem colocado em risco motoristas e pedestres, principalmente em cruzamentos movimentados. O vereador também solicitou que as demandas da comunidade sejam contempladas no orçamento municipal de 2026. Entre as prioridades apontadas, estão a implantação de uma escola de educação infantil, a construção de um posto de saúde e o reforço na segurança pública, com patrulhamento regular e melhoria na iluminação das vias.“Estamos em diálogo constante com a Prefeitura para que essas reivindicações sejam atendidas com responsabilidade e planejamento. O Campo Belo faz parte da cidade e merece atenção, tendo em vista que é uma das regiões que mais crescem na cidade. Estamos atuando em parceria com o prefeito Marçal Filho para planejar melhorias para o local”, afirmou Yuri.
Prefeitura terá ponto facultativo no Corpus Christi, mas serviços essenciais serão mantidos
Devido à celebração de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 19 de junho, o prefeito Marçal Filho decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na sexta-feira, 20. Os serviços considerados essenciais, como saúde, coleta de lixo e segurança, funcionarão normalmente nestes dias para garantir o atendimento à população. Os serviços de saúde que funcionam normalmente durante os dias de ponto facultativo são a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Hospital da Vida (HV) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A Unidade Básica de Saúde Seleta estará de plantão, de quinta a domingo, no horário das 12h às 22h. As demais unidades de saúde de Dourados fecham e retomam o atendimento na segunda-feira (23). A farmácia do Pronto Atendimento Médico (PAM) funcionará normalmente durante o feriadão prolongado, das 7h às 17h, na quinta, sexta, sábado e domingo. As demais farmácias municipais ficarão fechadas e retomam o atendimento a partir da segunda-feira (23). A coleta de lixo funcionará normalmente entre os dias 19 e 21 de junho. Já o ponto de descarte de galhos, situado no Parque das Nações, fecha na quinta-feira (19) e retoma as atividades na sexta-feira (20), enquanto o ponto de descarte de pneus ficará fechado entre os dias 19 a 22 de junho. As unidades escolares funcionarão conforme calendário escolar próprio, publicado pela Secretaria Municipal de Educação. Os demais órgãos da Administração direta e indireta estarão fechados nos dias 19 e 20 de junho. As atividades ostensivas e de atendimento da Guarda Municipal de Dourados também funcionarão normalmente durante o feriado prolongado. O governo do Estado também decretou ponto facultativo durante o Corpus Christi, mantendo em funcionamento os serviços essenciais de saúde e segurança pública. O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran) atenderá via canais digitais, via Meu Detran (www.meudetran.ms.gov.br) ou pelo WhatsApp no número (67) 3368-0500. O Hemosul de Dourados, que atende dezenas de municípios do interior, informou que o atendimento para doação fica suspenso nos dias 19 e 20 de junho e será retomado no dia 23.
Homem fica em estado grave depois de ser agredido com golpes de garrafa pela mulher em Dourados
Vitória Cano Boveda, de 20 anos, foi presa na tarde desta terça-feira (17/6), após agredir o marido Joé Gabriel Santana, de 19, com golpes de garrafa durante uma discussão na Rua Rudimar Colvero Camargo, no Jardim Piratininga, em Dourados. Segundo o boletim de ocorrência, o casal brigou e a jovem pegou uma garrafa quebrada e desferiu dois golpes no peito do esposo. Ele foi socorrido e levado para o HV (Hospital da Vida), e o seu estado de saúde é considerado grave. A PM (Polícia Militar) foi acionada e Vitória acabou confessando o crime para a equipe. Diante disso, ela recebeu voz de prisão e foi conduzida até a Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), sendo autuada em flagrante, acusada de tentativa de homicídio. Luiz Guilherme e Sidnei Bronka
MVS vence licitação para operar a Sala Rádio do Aeroporto Regional de Dourados
A MVS Incorporações Imobiliárias Ltda., empresa que tem sede em Curitiba, no Paraná, venceu a licitação para administração da Estação Prestadora de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) no Aeroporto Regional de Dourados Francisco de Matos Pereira. O contrato, no valor de R$ 983.900,00, foi firmado direto com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), estatal pública federal de administração indireta, vinculada ao Ministério dos Portos e Aeroportos. A conclusão da licitação da EPTA é mais um importante passo nos esforços que o prefeito de Dourados, Marçal Filho, tem feito desde a primeira semana de mandato para reativar os voos comerciais depois de mais de 4 anos de fechamento do aeroporto. Com a licitação e consequente instalação da Sala Rádio, o Aeroporto Regional de Dourados estará pronto para retomar sua operação comercial. “Esse é o último obstáculo superado para que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) homologue nosso aeroporto para receber voos comerciais, já que aeronaves de grandes portes estão liberadas desde que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) homologou o sistema Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (PAPI) da cabeceira 24 da pista”, explica o secretário Luís Roberto Martins de Araújo, secretário municipal de Serviços Urbanos. As Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo são instalações e equipamentos que operam serviços de telecomunicações e controle de tráfego aéreo em apoio à navegação aérea. Após a conclusão do projeto no Aeroporto Regional de Dourados, bastará o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) certificar o equipamento para que a Anac homologue o aeroporto por estar dotado de serviços essenciais para a segurança e eficiência das operações aéreas. Quando entrar em operação, a EPTA do Aeroporto Regional de Dourados estará habilitada para o controle de Tráfego Aéreo, prestar Informação de Voo e Informação de Voo de Aeródromo, além de Telecomunicações Aeronáuticas, Meteorologia Aeronáutica, Informações Aeronáuticas e de Alerta, auxílios à navegação aérea e comunicação entre entidades aeronáuticas e aeronaves. A EPTA é fundamental para a segurança e a regularidade das operações aéreas, garantindo que as aeronaves possam voar com segurança e eficiência. Elas são parte integrante da infraestrutura de controle do espaço aéreo e trabalham em conjunto com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo. OPERAÇÃO EM SETEMBRO A conclusão da licitação da Sala Rádio do Aeroporto Regional deixa Dourados muito perto da reativação da aviação comercial. A companhia aérea Latam já está vendendo passagens para o trecho Dourados-Guarulhos (SP), marcando a retomada das operações aéreas comerciais no município após mais de quatro anos sem voos. A operação da Latam terá início no dia 8 de setembro, com três voos semanais programados para as segundas, quintas e sextas-feiras. Às segundas e sextas, os voos partem de Guarulhos às 7h45, com chegada em Dourados às 8h40, e retorno às 9h20, pousando em São Paulo às 12h25. Nas quintas-feiras, a decolagem de Guarulhos ocorre às 16h55, com chegada em Dourados às 17h50, e o retorno parte às 18h30, com chegada em Guarulhos às 21h35. A Prefeitura de Dourados já finalizou os serviços de manutenção e instalação de equipamentos e construção de estruturas exigidas para que o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira possa ser homologado pela Anac. Entre as adequações executadas estão a instalação de guarita no portão de acesso à área operacional; inclusão de dilacerador de pneus; fixação de placas de segurança na cerca e no terminal de passageiros; implantação de sistema de videomonitoramento em toda a área do aeroporto. Outros serviços realizados pela prefeitura no Aeroporto Regional foram a criação de uma sala de busca pessoal no embarque; manutenção de equipamentos de inspeção (raio-x, pórtico detector de metais e esteira de bagagem) e a instalação do sistema de credenciamento aeroportuário com atendimento ao público. Também foi realizada a revitalização das vias de patrulhamento da cerca operacional. O terminal de embarque e desembarque foi modernizado com a instalação de portas automáticas, que se abrem com a aproximação dos passageiros, além de ter recebido melhorias em todo sistema de climatização, proporcionando mais conforto e comodidade às pessoas que passarão pelo local a partir do momento em que os voos comerciais forem retomados. Além das intervenções, o aeroporto já conta com a homologação da pista, do Precision Approach Path Indicator (Papi), ou seja, Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão, um sistema de iluminação que auxilia os pilotos na aproximação e pouso nas duas cabeceiras da pista, luzes de iluminação do pátio principal e do taxiway. Os equipamentos de navegação aérea também receberam manutenção, além da renovação dos contratos de abastecimento, hangares e áreas comuns.
PC identifica e indicia autores de homicídio qualificado por motivo fútil
A Delegacia de Polícia de Deodápolis concluiu a investigação referente a um crime ocorrido no dia 28 de abril deste ano, que resultou na morte de Rogério dos Santos Moraes, de 41 anos, tempos depois – no dia 24 de maio, após dar entrada como morador de rua, com cortes na face, no crânio e lesão no tórax, no Hospital da Vida, em Dourados. Pelo que se constatou a vítima teria sido atingida por ao menos três golpes de faca, um deles teria atingido região próxima ao coração e outro teria perfurado o pulmão. Após diligências investigativas, que contaram com o apoio da Polícia Militar, foram identificados e indiciados dois homens como autores do crime Joares Manoel Souza (57) e Paulo Mongelo (46). As apurações revelaram que o homicídio foi praticado com extrema violência, mediante o uso de uma pedra, que foi apreendida, e uma faca. O motivo do crime foi considerado fútil, relacionado a uma dívida envolvendo bebidas alcoólicas e entorpecentes. Os três encontravam-se no terminal rodoviário de Deodápolis, quando ocorreram as agressões. Os dois indivíduos foram localizados e conduzidos à Delegacia de Polícia, onde confessaram a prática do crime. Diante das provas reunidas e da confissão, ambos foram autuados pelo crime de homicídio qualificado por motivo fútil. O inquérito policial foi concluído e será encaminhado ao Poder Judiciário para as providências legais cabíveis.
Polícia Civil cumpre mandados de prisão contra três foragidos da justiça
Policiais civis do Grupo de Operações e Investigações – GOI capturaram três foragidos da justiça, nesta terça-feira (17), na Capital. No final da manhã, os investigadores capturaram R.A.G. (33), no Jardim Santa Luzia. Ele possuía mandado de prisão expedido pelo Plantão Judiciário 1º Grau – I Região Criminal. No mesmo período, os policiais prenderam A.M. (53), na região do bairro Jardim Aero Rancho. Ele possuía mandando de prisão expedido pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, por Homicídio na forma tentada. G.B.F. (46) foi identificado e preso por volta das 23h, no bairro Jardim Itanhangá em cumprimento a mandado expedido pelo 3ª Vara de Família e Sucessões de Campo Grande. Após capturados, todos foram imediatamente encaminhados e apresentados a Autoridade Policial plantonista do DEPAC CEPOL, onde foi realizado o devido cumprimento do Mandado de Prisão, e levados ao cárcere, onde permanecerão à disposição da justiça.
SES formaliza distribuição de remédios no início da sazonalidade da febre maculosa
A SES (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) aprovou, por meio da Resolução nº 707, o fluxo de acesso aos medicamentos utilizados no tratamento da febre maculosa no estado. Com ela, passa a existir um protocolo formal para solicitação, distribuição e dispensação dos medicamentos, com o objetivo de assegurar que o tratamento esteja disponível de forma organizada nas unidades públicas de saúde em todo o Estado. A publicação da medida coincide com o início do período sazonal da febre maculosa, que vai de junho a novembro, com maior concentração de casos entre agosto e outubro. “A Resolução estabelece um protocolo padronizado para a solicitação, distribuição e dispensação dos medicamentos contra a febre maculosa, garantindo a disponibilidade rápida e controlada dos insumos durante o período sazonal e também no decorrer do ano”, explica a Gerente de Assistência Farmacêutica Básica e Estratégica da SES, Nathália Dantas Pelliccioni. Conforme a Resolução, aprovada na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) e publicada no Diário Oficial do dia 12 de junho de 2025, caberá ao Ministério da Saúde a aquisição centralizada dos medicamentos e o envio à SES, que ficará responsável por repassar os insumos às Secretarias Municipais de Saúde, conforme a demanda apresentada. Os municípios, por sua vez, deverão manter farmácias com farmacêutico responsável e estrutura adequada para dispensar os medicamentos aos pacientes. Os medicamentos contemplados inicialmente são a doxiciclina 100 mg em comprimido e em solução injetável, podendo ser incluídos outros conforme atualizações futuras. As solicitações deverão ser feitas pelas Secretarias Municipais de Saúde por meio de ferramenta informatizada padronizada, com exigência de prescrição médica e, em alguns casos, documentos complementares como ficha de notificação de caso. O fluxo também prevê prioridade para os casos considerados urgentes, que poderão ter o medicamento liberado em até 12 horas após a autorização. A retirada ocorrerá na Logística Farmacêutica Estadual ou em unidades regionais de saúde. Para a dispensação ao paciente, será necessário apresentar documentos de identificação. As farmácias municipais deverão registrar as dispensações em sistema eletrônico, integrando os dados à BNAFAR (Base Nacional da Assistência Farmacêutica) ou ao sistema de Gestão da Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. A Resolução estabelece ainda que o fluxo poderá ser atualizado sempre que necessário, com base nas diretrizes e protocolos do Ministério da Saúde. A febre maculosa é uma infecção bacteriana grave transmitida por carrapatos, e o tratamento precoce é essencial para evitar agravamentos. A medida busca organizar o fornecimento e garantir maior rastreabilidade no tratamento da febre maculosa no SUS (Sistema Único de Saúde) em Mato Grosso do Sul. Danúbia Burema, Comunicação SES
PRF intensificará fiscalização nas rodovias de Mato Grosso do Sul durante feriado de Corpus Christi
A PRF (Polícia Rodoviária Federal) inicia nesta quarta-feira (18/6), a operação “Corpus Christi 2025”, nas rodovias federais de Mato Grosso do Sul, seguindo até o domingo (22/6). Em todo o estado, será mantido o reforço de fiscalização, principalmente com foco na alcoolemia ao volante, velocidade e ultrapassagem, sendo realizadas ações com a utilização de câmeras de videomonitoramento, com o apoio da Motiva (antida CCR MS Via). O balanço final das ações será divulgado na próxima segunda-feira (23/6). Resultados da operação em 2024 De 29 de maio a 2 de junho de 2024, durante a operação “Corpus Christi”, a Polícia Rodoviária Federal registrou 32 acidentes, sendo nove considerados graves. 31 pessoas ficaram feridas e três morreram. Orientações para quem vai pegar a estrada Antes de viajar, o proprietário do veículo deve verificar as condições do carro. A manutenção deve estar em dia, em especial em relação aos itens de segurança, como sistema de freios, pneus e sistemas de iluminação e sinalização. A viagem deve ser planejada de modo que o condutor evite conduzir o veículo por mais de quatro horas ininterruptas. Ele deve estar descansado e em condições físicas e psicológicas para a condução. O condutor deve respeitar a capacidade máxima de passageiros permitida pelo fabricante. Todos os ocupantes devem usar o cinto de segurança ou, em caso de crianças, o sistema de retenção equivalente (cadeirinhas, assentos de elevação etc) devidamente preso ao veículo. As bagagens devem ser levadas em compartimento próprio, para evitar lesões em caso de envolvimento em acidentes. Se forem levadas em compartimento de passageiros, elas podem se deslocar e machucar os ocupantes do carro. Os motoristas devem respeitar a sinalização, a velocidade máxima estabelecida para a via e, em relação às ultrapassagens, realizar a manobra somente em locais permitidos e quando houver tempo e distância para concluir a manobra sem colocar o trânsito em risco. Ressalta-se que ultrapassagens mal realizadas são responsáveis por um terço das mortes em rodovias federais. Em caso de chuva, a velocidade deve ser reduzida, os faróis devem permanecer acesos e a distância de segurança entre os veículos deve aumentar.








