Mato Grosso do Sul terá, em breve, uma rede de 70 estações meteorológicas cobrindo todo território estadual e enviando informações instantâneas sobre as variáveis do tempo para abastecer os bancos de dados nacionais. Mais nove estações serão instaladas na Bacia do Rio Paraná, elevando para 36 o número de unidades ativas no Estado. A confirmação da ampliação da rede foi dada ontem (17) pelo diretor nacional do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Carlos Alberto Jurgilewicz, ao secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck. Vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, o Inmet é parceiro do Cemtec-MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) – este ligado à Semadesc – na utilização das estações existentes em Mato Grosso do Sul, com um instituto dividindo com o outro os dados captados nas operações locais. Ao todo, o Cemtec conta com 42 estações própria no Estado atualmente, sendo que 19 estão sendo instaladas nesse ano em sua maioria na Bacia do Rio Paraguai, onde havia carência de cobertura. Além de Verruck e Jurgilewicz, também participaram do encontro o secretário-adjunto da Semadesc, Artur Falcette, e a coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes. “Até a próxima semana nós vamos apresentar os pontos de localização dessas nove estações na Bacia do Paraná. E aí surgiu uma boa opção, porque como existe uma cobertura praticamente de quase 80% da Bacia do Paraná, e nós vamos fazer um estudo para realocar algumas das estações adquiridas pelo Estado que estavam previstas de ser instaladas nessa bacia, e que agora podem ser levadas para a Bacia do Rio Paraguai, onde ainda temos um número menor de estações instaladas”, revela Verruck. Com essa ampliação da rede, Mato Grosso do Sul ficará com uma cobertura extremamente importante, priorizando áreas que estejam sem cobertura ou que careçam de maior detalhamento de dados. “Tivemos a sinalização que o Inmet pode ampliar mais a rede, caso o Estado aponte necessidade. São informações cruciais para a atividade agropecuária em geral, a agrometeorologia, pois permite antecipar medidas e utilizar com muito mais eficiência os recursos disponíveis no melhor tempo possível”, completa. Na ocasião do encontro também foi discutida a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre o Governo do Estado e o Inmet para repasse das informações coletadas pelas estações meteorológicas da rede própria ao banco de dados do Instituto, que posteriormente são sistematizadas e divulgadas pelos técnicos do Cemtec. João Prestes, Comunicação Semadesc
PF apreende 120 kg de maconha no Mato Grosso do Sul
Nesta terça-feira (17/6), a policia federal apreendeu 120kg de maconha, resultado de uma ação em Corumbá/MS Nas diligências, não houve prisão em flagrante, mas as investigações seguem para identificação dos autores do delito.
Secretário leva à Europa o exemplo de MS como referência em desenvolvimento sustentável
Representando Mato Grosso do Sul e o Brasil, o secretário de Estado de Fazenda e presidente do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), Flávio César Mendes de Oliveira, participa como um dos debatedores convidados do 9º Congresso Luso-Brasileiro de Auditores Fiscais, que acontece até quarta-feira (18), na Universidade de Coimbra, em Portugal. Durante sua participação no painel “Tributação e Alterações Climáticas”, nesta terça-feira (17), o secretário compartilhou com autoridades e especialistas de diversos países a experiência sul-mato-grossense na condução de uma gestão eficiente e alinhada aos princípios da sustentabilidade. “Representar o Brasil e, especialmente, Mato Grosso do Sul em um espaço de tamanha relevância é motivo de orgulho. Levamos ao mundo um modelo que alia desenvolvimento com preservação, mostrando que é possível avançar na justiça fiscal sem abrir mão da agenda ambiental”, destacou o secretário. Durante sua participação, Flávio César evidenciou o protagonismo de MS ao antecipar-se à Reforma Tributária, instituindo políticas fiscais voltadas ao incentivo de matrizes energéticas limpas e à promoção de uma economia de baixo carbono. Entre as medidas, citou os estímulos à produção de biogás e biometano, bem como incentivos fiscais para a aquisição de equipamentos voltados à geração de energia solar e eólica. “Mato Grosso do Sul sai na frente ao alinhar sua política de incentivos à nova agenda verde. Mostramos que é possível fomentar a atividade econômica com responsabilidade social e ambiental”, reforçou. O secretário destacou ainda que os incentivos fiscais concedidos pelo Estado são condicionados a contrapartidas claras do setor produtivo, como ampliação da capacidade de produção, geração de empregos e investimentos em infraestrutura. Esse modelo tem proporcionado resultados expressivos para a economia estadual. “Nos últimos anos, atraímos grandes indústrias que geraram milhares de empregos diretos e indiretos. Hoje, somos um dos estados com menor taxa de desocupação do país. Isso comprova que uma política fiscal inteligente e sustentável traz benefícios concretos para a população”, acrescentou. Flávio César também apresentou aos congressistas as iniciativas recentes desenvolvidas pelo Comsefaz voltadas à integração entre gestão fiscal e sustentabilidade ambiental. Entre as ações, destacou a criação do Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e Gestão Fiscal, em dezembro de 2024, composto por técnicos das secretarias estaduais. A proposta é desenvolver estratégias que incorporem a variável ambiental às políticas fiscais dos estados, em sintonia com os compromissos internacionais firmados pelo Brasil. Outra frente destacada foi a atuação do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), que criou um grupo técnico específico para mapear os ativos ambientais dos estados, fortalecendo o conceito de tributação verde como pilar das finanças públicas modernas e resilientes. Reforma Tributária: equilíbrio federativo e transição verde Na abertura do congresso, realizada na segunda-feira (16), o secretário também abordou os desafios da implementação da Reforma Tributária brasileira. Ele destacou a importância de um modelo que promova a simplificação tributária, o equilíbrio federativo e a responsabilidade ambiental. Citou, ainda, a recente sanção da Lei Complementar nº 214/2024, que estabelece as normas gerais do novo sistema tributário, e o Projeto de Lei Complementar nº 108/2024, que trata da criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), atualmente em análise no Senado Federal. “Estamos estruturando, com seriedade técnica e diálogo federativo, as bases do novo sistema. A atuação do Comsefaz junto a entidades como CNM e FNP tem sido decisiva para garantir que a reforma avance com segurança e justiça social”, pontuou. Com o tema “Um sistema tributário global e inclusivo: promotor de justiça social e crescimento econômico sustentável”, o congresso, que reúne cerca de 400 participantes, é promovido pela Associação Sindical dos Profissionais da Inspeção Tributária e Aduaneira (APIT), de Portugal, com apoio da Law Academy, da Febrafite, da Unafisco Nacional, da Universidade de Coimbra, da FIBE e da Embaixada do Brasil em Lisboa. Comunicação Sefaz
MS terá ampliação dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã
Com ambiente próspero e positivo de negócios no Estado, os aeroportos internacionais de Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá vão receber obras de ampliação e modernização, com investimento de R$ 630 milhões. Este aporte será feito pela empresa responsável pela concessão das três unidades. O governador Eduardo Riedel participou nesta terça-feira (17) da cerimônia de início das obras, que ocorreu no Aeroporto Internacional de Campo Grande. A solenidade também contou com a presença do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho e da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. “Estes investimentos são extremamente importantes, são R$ 630 milhões colocados nestes três aeroportos, que estão entre os principais do Estado. Além disto tem outros investimentos que o Estado está fazendo no setor (aeroviário) em diversas cidades. Isto muda a realidade. Estamos enxergando Mato Grosso do Sul daqui dez anos em um cenário completamente diferente do que é hoje”, afirmou o governador. Riedel destacou que esta modernização do setor logístico é fundamental para dar suporte para todo crescimento e desenvolvimento que chega ao Estado. “Participar deste evento é motivo de alegria. A ampliação dos aeroportos contribui para o turismo, ambiente de negócios, qualidade de atendimento ao cidadão, nível melhor de serviço. Assim estamos modernizando uma malha (aeroviária) para voos de fora, mas também regionais”. O ministro Silvio Costa Filho afirmou que as novas obras vão modernizar a aviação no Estado. “Assim teremos aeroportos mais estruturados, amplos, com mais qualidade de serviço e a melhor infraestrutura que podemos ter. Mato Grosso do Sul tem perspectiva de crescimento de mais de 4% e estes investimentos em infraestrutura e aviação irão consolidar a economia do Estado. Vai impulsionar não apenas o turismo de lazer, mas também o de negócios”. Novas obras As obras de ampliação e modernização serão feitas pela operadora aeroportuária Aena, que é um consórcio espanhol responsável pela concessão federal e operação dos três aeroportos desde 2023. O aeroporto de Campo Grande ganhará um segundo andar no terminal de passageiros e pontes de embarque e desembarque. Isto vai permitir que a unidade atinja a capacidade de 2,6 milhões usuários ao ano e esteja preparado para receber voos internacionais, com a construção de um segundo piso no terminal de passageiros, instalação de pontes de embarque, reforma do pátio de aeronaves e ampliação do estacionamento. Já o aeroporto Ponta Porã terá uma ampliação que vai triplicar o tamanho total do terminal de passageiros. Assim vai oferecer uma melhor experiência para os usuários. A área construída vai passar dos atuais 800 m² para 2.600 m². Em Corumbá o aeroporto vai ganhar uma reforma, que irá dobrar a superfície da área pública. Uma ampliação de 50% no terminal de passageiros, passando dos atuais 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros. Ao fim das obras, o terminal terá o dobro de sua capacidade operacional. “A transformação será significativa e histórica. O aeroporto de Campo Grande por exemplo vai aumentar a capacidade de 1,5 milhão de passageiros para 2,6 (milhões). Com uma série de obras que vão modernizar as unidades. Ao todo são mais de R$ 600 milhões em três aeroportos”, descreveu Santiago Yus, diretor-presidente da Aena Brasil. Para ministra Simone Tebet este cenário de investimentos contribui para expansão regional. “Mato Grosso do Sul estará entre os estados que mais vai crescer, gerar renda e empregos em todo Brasil. Destacamos e reconhecemos aqui o papel da iniciativa privada, pois não há investimentos públicos suficientes no Brasil para resolver os maiores gargalos. O que faz um país dar certo é junção do investimento público e privado”, ponderou Simone Tebet. Sala multissensorial Durante o evento foi inaugurada a Sala Multissensorial no terminal de Campo Grande, uma iniciativa do Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista (TEA), do Ministério de Portos e Aeroportos. A sala oferece ao passageiro um ambiente de descompressão, equipado com simulador de aeronaves e outros elementos capazes de regular o estresse desses passageiros. Este público tem hipersensibilidade a estímulos sensoriais. Para elas, situações que parecem rotineiras à maioria dos passageiros – avisos sonoros e luminosos, movimentação intensa de pessoas, barulho das malas de rodinha – podem gerar incômodo e estresse intenso. Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS
Zé Teixeira lamenta morte de jornalista e cronista douradense
O deputado estadual Zé Teixeira manifestou pesar pela morte do jornalista e cronista esportivo Waldemar Álvaro Gonçalves, o “Russo”, ocorrida no último dia 14, aos 64 anos, em Dourados. Durante a sessão plenária desta terça-feira (17), o parlamentar apresentou moção de pesar pelo falecimento do profissional, que vinha enfrentando problemas de saúde, conforme noticiado pelo portal Dourados News, onde atuava como colunista de esportes. Ao longo de sua trajetória na imprensa, Russo passou por diversos veículos de comunicação, entre eles SBT, Rádio e TV Caiuás, TV Rit, Rádio Clube, Folha de Dourados, O Progresso, O Democrata, Panfleto, Diário MS, Gazeta Popular, O Zangão (Fátima do Sul), Jornal do Vale (Ivinhema), Revista Perfil, entre outros. Também integrou diretorias do Clube de Imprensa de Dourados (CID) e do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Região da Grande Dourados (Sinjorgran). Durante muitos anos, foi afiliado à Associação de Cronistas Esportivos de Mato Grosso do Sul (ACEMS), que emitiu nota de pesar destacando sua relevância no jornalismo estadual. “Com um estilo único e uma linguagem direta, conquistou o respeito dos colegas e o carinho dos leitores e ouvintes”, diz o comunicado da entidade.
Fluminense joga melhor, mas empata na estreia na Copa do Mundo
Em um MetLife Stadium com pouco público, Fluminense e Borussia Dortmund empataram na estreia na Copa de Mundo de Clubes Fifa. Em jogo de boa movimentação, o Tricolor jogou melhor, mas abusou das chances perdidas na tarde desta terça-feira (17), na partida válida pela primeira rodada do Grupo F, na cancha onde o New York Jets e o New York Giants disputam seus jogos pela NFL – a liga de futebol americano. Como Niko Kova disse não conhecer o Fluminense, o Tricolor se apresentou logo no começo do jogo. Logo aos 3, chegou pela primeira vez. Everaldo recebeu no meio e encostou para Arias, que avançou livre pela esquerda. Na entrada da área, o colombiano chutou para fora. Ao 5, após boa trama, a bola chegou ao 21 outra vez. Ele cruzou para Canobio que encostou para Renê. O camisa 6, no entanto, mandou nas arquibancadas. Aos 10, o Borussia respondeu. Gross cruzou na área, mas Guirassy cabeceou por cima. Aos 16, Arias apareceu de novo, entrando na área e batendo a meia altura, para defesa de Kobel. Aos 26, em contra-ataque, a redonda chegou à feição para Hércules, de frente para área. O 35 aproveitou que estava livre e chutou rasteiro. A bola, porém, passou do lado esquerdo do goleiro. O Flu correu perigo aos 29. Lançamento longo achou Adeyemi na área. Ele dominou livre, mas Renê se recuperou e salvou. O Tricolor não se intimidou. Em três minutos, foram três chances. Aos 33, Martinelli chutou cruzado para fora. Aos 34, foi a vez de Nonato testar Kobel outra vez. E, aos 35, Arias bateu para defesa do 1 auri-negro. Finalizada a etapa inicial, o Flu tinha oito finalizações, contra três do Borussia. O segundo tempo começou mais morno. Só aos 11, em boa triangulação pela esquerda, Martinelli encobriu os zagueiros e acionou Arias na cara do gol. O chute, porém, foi fraco. Um minuto depois, o colombiano lançou Everaldo livre. O 9 ficou de frente para o gol, mas tocou para Canobio que bateu prensado e fraco, para os braços do 1 auri-negro. Após o lance, a torcida tricolor começou a cantar o nome de Gérman Cano. Aos 18, foi a vez do Borussia. Ryerson arrancou pela direita, tocou para Sabitzer na entrada da área. O volante chutou, mas Fábio fez a defesa. Em seguida, Renato Gaúcho chamou o argentino e Serna, o que fez as arquibancadas se agitarem. Antes da trocas, aos 22, Canobio chutou de fora da área, e conseguiu escanteio. Após a cobrança, Martinelli fez o mesmo, e novo tiro de canto. Na cobrança, Everaldo tentou de fora da área, mas Kobel fez grande defesa. Na sobra, Nonato bateu, para nova intervenção do 1 alemão. Aos 29, Nmecha chutou para defesa de Fábio. Após o jogo amornar, aos 38, Serna avançou livre e bateu. A bola, no entanto, parou mais uma vez nas mãos de Kobel. Os alemães foram para cima na reta final e, aos 47, Bensebaini bateu de fora da área, para boa defesa do goleiro tricolor. O próximo adversário do Tricolor é o Ulsan Hyundai. A partida será às 21h30min (de Brasília) do sábado (21), também no MetLife Stadium, Nova Jersey. No mesmo dia, mas às 13h, no TQL Stadium, em Cincinnati, tem Borussia contra o sul-africano Mamelodi Sundowns. Lance
Liandra reforça compromisso com o Canaã III e solicita melhorias para o bairro
A vereadora Liandra da Saúde (PSDB) reforçou seu compromisso com a população do bairro Canaã III ao apresentar durante a 20ª sessão da Câmara Municipal de Dourados, uma série de pedidos voltados a melhorias na infraestrutura e na mobilidade urbana da região. O objetivo das solicitações é garantir mais segurança, qualidade de vida e condições adequadas de circulação para os moradores. Entre os pedidos da parlamentar está o recapeamento da Rua Frei Antônio (W 17), uma das principais vias do bairro, que apresenta trechos com o asfalto bastante danificado, causando transtornos a motoristas, motociclistas e pedestres. Preocupada com a segurança no trânsito, Liandra também solicitou a instalação de redutores de velocidade nos principais cruzamentos da Rua Frei Antônio, a fim de reduzir os riscos de acidentes e proporcionar mais tranquilidade à comunidade. Outro pedido relevante apresentado pela vereadora é a abertura da Rua Wilson Gabiatti, com o objetivo de interligar o Canaã III ao Jardim Água Boa. “Essa ligação vai facilitar o acesso entre os bairros, melhorar o fluxo de veículos e beneficiar diretamente quem depende do transporte coletivo e dos serviços públicos”, destacou Liandra. Além disso, a vereadora solicitou a execução de operação tapa-buracos em pontos críticos do Canaã III, nas seguintes localidades: • Rua Manoel Rasselem, na esquina com a Rua Otto José de Moraes; • Rua Evaristo Ferreira da Silva, no trecho entre a Rua Wilson Gabiatti e a Rua Frei Antônio; • Rua Antônio Luís Marra, entre a Rua Wilson Gabiatti e a Rua Frei Antônio. Liandra ressaltou que continuará acompanhando de perto as demandas do bairro e cobrando soluções efetivas para atender às necessidades da população. “Nosso compromisso é com a melhoria da infraestrutura e da qualidade de vida das famílias do Canaã III e de toda a nossa cidade”, afirmou.
Inspetor Cabral é coautor do projeto que institui Troféu Sireunise Camargo Dorta
A Câmara Municipal de Dourados aprovou por unanimidade o Projeto de Decreto Legislativo nº 047/2025, que institui o Troféu Sireunise Camargo Dorta, uma honraria anual destinada a reconhecer cidadãos que se destacam na preservação da identidade, história e memória do município. O vereador Inspetor Cabral (PSD) é um dos autores da proposta, apresentada em conjunto com a presidente da Casa, vereadora Liandra Brambilla (PSDB), como forma de eternizar o legado de uma das figuras mais emblemáticas da história educacional e social de Dourados. Para o vereador Cabral, a criação do troféu é uma forma de reconhecimento público àqueles que, assim como Sireunise, dedicam a vida à construção de um município mais justo. “Sireunise Camargo Dorta foi uma referência em dedicação, competência e amor por Dourados. Homenagear sua trajetória é preservar a história e também valorizar quem continua esse trabalho nos dias atuais”, destacou o parlamentar. Educadora de formação, Sireunise deixou uma marca profunda na educação pública douradense. O troféu, que levará seu nome, será entregue anualmente em sessão solene realizada na semana do aniversário da cidade, em dezembro. As indicações ao prêmio poderão ser feitas pelo prefeito, vereadores e secretários municipais. O troféu simboliza a delicadeza, a força e o legado deixado por Sireunise Camargo Dorta. A proposta também reforça o papel do Legislativo municipal na valorização de quem ajuda a construir a história local. Segundo Inspetor Cabral, a aprovação da proposta é uma conquista coletiva. “Esse troféu é mais do que uma homenagem: é um compromisso com a memória, com o respeito às raízes e com a inspiração para as futuras gerações”, afirmou.
Souza atua para garantir regularização e infraestrutura ao Jardim Caiman
O Vereador Edson Souza (União Brasil) tem trabalhado desde o início de seu mandato em defesa das famílias do bairro Jardim Caiman, uma das regiões mais esquecidas pelo poder público e que enfrenta graves problemas de infraestrutura e insegurança jurídica. Souza realizou duas importantes indicações durante este primeiro semestre de 2025, o parlamentar busca garantir dignidade, inclusão social e melhorias concretas para os moradores do bairro, que atualmente vivem sem pavimentação adequada e sem a titularidade legal de seus imóveis. No mês de março, o vereador protocolou indicação solicitando à Prefeitura Municipal e à Secretaria de Obras a pavimentação asfáltica de três importantes trechos do Jardim Caiman, a Rua D, Rua E e Rua Oliveira Marques, todos com aproximadamente 200 metros cada. A proposta visa acabar com os transtornos causados pela lama no período chuvoso e pela poeira na estiagem, além de melhorar o acesso e valorizar os imóveis da região. Agora em junho, o vereador encaminhou uma nova indicação, desta vez à Agência Municipal de Habitação (AGEHAB), ao Instituto de Meio Ambiente de Dourados (IMAM), e à Secretaria de Planejamento (SEPLAN), requerendo a inclusão do bairro em programas de regularização fundiária, como o REURB (Lei Federal nº 13.465/2017) e o Projeto Lar Legal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Segundo Souza, o Jardim Caiman sequer consta nos mapas oficiais da Prefeitura, o que dificulta a prestação de serviços públicos essenciais como água, esgoto, energia e coleta de lixo. “Estamos falando de um bairro consolidado, com dezenas de famílias que residem há anos no local e que seguem à margem dos seus direitos mais básicos. Nossa luta é para que o Jardim Caiman seja reconhecido oficialmente e receba os investimentos que merece”, afirmou o vereador. A atuação de Edson Souza reforça o compromisso com a justiça social e a inclusão urbana, pautando-se pelo diálogo com as comunidades e pela busca de soluções viáveis, tanto do ponto de vista técnico quanto jurídico. O parlamentar também defende a realização de uma audiência pública no bairro para ouvir os moradores e fortalecer o processo de regularização e melhoria da infraestrutura.








