A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), reuniu na manhã desta quinta-feira (26) representantes da Energisa, operadoras de telefonia e empresas de internet para buscar soluções ao emaranhado de fios nos postes da cidade e acabar com a poluição visual que se espalhou por ruas e avenidas. Além de comprometer a estética urbana, a fiação desorganizada representa risco à segurança da população e fere o princípio de Cidade Limpa que está sendo implantado pela atual gestão. A reunião foi conduzida pelo secretário-adjunto de Serviços Urbanos, Ângelo Augusto Gomes, e contou com a presença do prefeito Marçal Filho, que destacou a importância da iniciativa. “Manter a cidade limpa também passa pela organização da fiação aérea”, observou o prefeito. “Esses cabos soltos e emaranhados prejudicam a imagem da cidade e podem causar acidentes”, enfatizou. “Precisamos da colaboração de todos que utilizam essa infraestrutura”, afirmou Marçal Filho na abertura do encontro. O prefeito lembrou ainda do programa Cidade Limpa, lançado no início do ano, e reforçou que cuidar do espaço público é um dever coletivo. Mais de 40 representantes de empresas estiveram presentes e Marçal fez questão de perguntar quantos moravam há mais de uma década na cidade. “A cidade não é minha, é de todos nós”, argumentou o prefeito. “Como a maioria de vocês moram aqui há mais de 10 anos, com certeza também querem mostrar uma Dourados mais bonita quando recebem visitas”, completou. “E o que vemos são postes com emaranhados de fios, muitos arrebentados e pendurados, oferecendo risco à população e isso não queremos”, ressaltou. Durante o encontro, ficou definido que a Prefeitura de Dourados, por meio da Semsur, vai coordenar uma força-tarefa para organizar a fiação, identificar irregularidades e promover ações contínuas de monitoramento. “Esta foi a primeira de várias reuniões que teremos com as empresas”, anunciou o secretário-adjunto. “O acúmulo de cabos traz transtornos à comunidade e representa um perigo, principalmente quando se soltam ou caem no chão”, ressaltou. “Agora, a população também poderá denunciar esses casos”, afirmou Ângelo. As denúncias poderão ser feitas pelo telefone 0800 999 2040 ou (67) 9 8163-0446. Em breve, também será disponibilizado um canal online para facilitar os registros por meio da página oficial da Prefeitura de Dourados. Desde o início da fiscalização, 725 empresas já receberam notificação preliminar, 265 foram notificadas com auto de infração e apreensão, e 265 receberam cobrança amigável para regularização voluntária antes de novas penalizações. Participaram da reunião representantes da Energisa e das principais operadoras de telefonia como Vivo, Oi e Claro, além de prestadoras de serviços de internet, que concentram a maior parte das ocorrências de fiação desorganizada. A Energisa, por ser responsável pelos postes da rede elétrica, é quem concede autorização de uso às demais empresas. Ângelo reforçou que todas as operadoras deverão seguir as normas estabelecidas pelo Código de Posturas do Município e pela Lei Municipal nº 4.522/2020, que regulamenta a ocupação da infraestrutura da rede elétrica por prestadoras de serviços. Entre as exigências, estão a manutenção periódica, retirada de fios desativados e a correta identificação dos cabos. O descumprimento da legislação pode gerar multa de 50 UFERMS por cada notificação não atendida no prazo de 30 dias. As sanções valem tanto para a concessionária quanto para as empresas que utilizam os postes. Com a criação de um grupo de trabalho entre a Prefeitura e as operadoras, a expectativa é de que a organização da fiação aérea avance de forma constante. “Mais do que fiscalizar, queremos conscientizar. É uma mudança de cultura e um compromisso com a cidade”, finalizou Ângelo Augusto Gomes.
Assistência Social realiza brechó solidário com quase 2 mil peças no Cras do Jóquei Clube
A Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu nesta quarta-feira (26), mais uma edição do “Brechó Solidário”, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jóquei Clube. A ação integra a Campanha do Agasalho 2025 e disponibilizou gratuitamente 1.954 peças de roupas à população em situação de vulnerabilidade social. A secretária municipal de Assistência Social, Shirley Zarpelon, destacou que o objetivo da campanha é garantir que essas doações cheguem a quem realmente precisa. “À medida que o estoque diminui e novas doações chegam, reorganizamos as peças e levamos os brechós a outros bairros”, explicou. “Essa descentralização permite que mais pessoas tenham acesso às roupas, especialmente neste inverno”, ressaltou Shirley. A Campanha do Agasalho segue ativa e as doações podem ser feitas em todos os Cras de Dourados, além das lojas parceiras. O próximo brechó solidário acontece na primeira quinzena de julho no Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência Dorcelina Folador e seguirá os mesmos moldes das edições anteriores. O prefeito Marçal Filho e a primeira-dama Patrícia Leite, madrinha da campanha, acompanharam a ação no Cras do Jóquei Clube. Na ocasião, o prefeito destacou os avanços que vêm sendo promovidos na região e ressaltou a importância de iniciativas como essa para promover dignidade e bem-estar à população. “Estamos há apenas seis meses cuidando da nossa cidade e já conseguimos avançar bastante nesta região”, enfatizou. “Melhoramos o atendimento na unidade de saúde, reforçamos a farmácia, o tapa-buracos está em andamento e hoje organizamos esse brechó, graças à solidariedade de tantos douradenses”, prosseguiu. “Ainda temos muito a fazer, mas estamos trabalhando diariamente para construir a cidade que todos merecem”, completou Marçal Filho. A primeira-dama, por sua vez, fez um apelo à população para que continue colaborando com a campanha. “Hoje, você leva para casa aquilo que precisa”, orientou. “Amanhã, pode ser você quem doa”, ressaltou. “Às vezes, aquela roupa que ficou parada no armário ou que não serve mais para seu filho, pode fazer a diferença para outra família”, enfatizou. “Esse é um gesto simples, mas que transforma vidas”, concluiu Patrícia Leite. Para a dona de casa Sheila Nascimento, de 30 anos, mãe de duas crianças, a iniciativa veio em boa hora. “Com o frio e duas crianças pequenas em casa, a gente precisa de roupa extra”, afirmou. “As vezes, não dá tempo de secar de um dia pro outro e financeiramente, tudo está mais difícil”, revelou. “Esse brechó ajudou muito”, enfatizou a dona de casa.
Onça Miranda, tratada pelo CRAS e depois solta na natureza, aparece com filhote no Pantanal
Uma onça-pintada passeia ao lado de seu filhote, livre, pela mata. A cena por si só já emociona, mas esta em especial tem um simbolismo ainda maior: a onça é Miranda, resgatada ferida no Pantanal em 15 de agosto do ano passado. Tratada no CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), ela se recuperou e foi solta na natureza. Agora, menos de um ano depois, ela mais uma vez é protagonista da resiliência e da diversidade da fauna e flora pantaneira. O flagrante de Miranda e seu filhote ocorreu no dia 21 de junho por armadilhas fotográficas instaladas pela equipe do projeto Onçafari. O registro foi possível graças ao monitoramento intensivo realizado desde sua soltura, com auxílio de um colar de rastreamento GPS/VHF, que já havia identificado um padrão de toca na região onde ela vive. Instalado pelo Onçafari em parceria com o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão vinculado à Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação), o colar coletou dados que apontam excelente estado físico e comportamental do animal silvestre. Fora isso, o equipamento permitiu ainda observar que ela se movimentava com agilidade, alternando entre longos deslocamentos e pausas estratégicas, indicando comportamento de caça e alimentação autônoma. Agora, com a confirmação do nascimento de seu filhote, é certo que houve sucesso em sua reintegração ao habitat natural, mas também que houve impacto concreto das ações de preservação e cooperação institucionais do Governo de Mato Grosso do Sul. “O caso de Miranda é a prova concreta de que, com conhecimento técnico e parcerias sólidas, conseguimos transformar situações de vulnerabilidade em histórias de sucesso. Acompanhamos com orgulho sua adaptação e, agora, com o nascimento do filhote, reafirmamos nosso compromisso com a proteção da biodiversidade do Pantanal”, destacou o diretor-presidente do Imasul, André Borges. União de esforços pela fauna silvestre O sucesso do caso Miranda é resultado direto do trabalho integrado entre diversas instituições, unidas pela missão de preservar a fauna brasileira. Desde o resgate até a reintrodução e o acompanhamento em campo, cada etapa foi marcada por dedicação e cooperação. “A jornada de Miranda agora inspira ainda mais: não só sobreviveu aos incêndios, como se tornou mãe na natureza. Sua história reforça a importância de políticas públicas e iniciativas que garantam suporte a animais silvestres atingidos por desastres ambientais e ações humanas. É um lembrete poderoso da capacidade de regeneração da vida quando há apoio e proteção adequados”, comentou a gestora do CRAS, Aline Duarte. Miranda foi resgatada no município de mesmo nome, no Pantanal, após ser encontrada com graves queimaduras nas patas em agosto de 2024. Os ferimentos foram provocados por incêndios. Abrigada em uma manilha às margens de uma estrada, foi salva por uma força-tarefa composta por equipes do CRAS, Gretap, Ibama e PMA (Polícia Militar Ambiental). A operação de resgate durou 26 horas e envolveu cuidados emergenciais até sua chegada ao CRAS, em Campo Grande, onde permaneceu por 43 dias recebendo tratamento intensivo. A reabilitação incluiu curativos frequentes com pomadas cicatrizantes, sessões de ozonioterapia e dieta reforçada, com até 5 kg de carne por dia. Após a última bateria de exames no Hospital Veterinário Ayty, Miranda foi solta em 27 de setembro de 2024 em uma área cuidadosamente selecionada no Pantanal, que oferecia condições ideais para sua readaptação ao ambiente natural. Gustavo Escobar, Comunicação Imasul
Obra de asfalto e drenagem no Jardim das Primaveras está em ritmo acelerado
Avança a obra de pavimentação e drenagem no Jardim das Primaveras, em Dourados. Iniciado há 16 dias, o trabalho já está em fase de aplicação da massa asfáltica em um dos trechos e de construção de galeria pluvial em outro. O serviço contempla as ruas Alfio Senatore e Maria de Moraes Valente, nas proximidades do Hospital Universitário (HU). O prefeito Marçal Filho esteve no local na manhã desta quinta-feira (26) para acompanhar de perto o andamento da obra. “Essa região esperava há muito tempo por esse asfalto. Quando começaram a construir casas aqui, já havia a promessa. Agora, na minha gestão, a pavimentação está se tornando realidade”, declarou. Morador do bairro há 15 anos, Caio César comemorou o avanço da obra. “A gente esperava por isso há muito tempo. Investi no imóvel e agora ele vai ser valorizado. Não era fácil lidar com o barro nas chuvas. Agora vai ficar muito bom”, disse ele ao prefeito. Com investimento de R$ 579,7 mil, a obra está sendo executada pela empresa Planacom Construtora LTDA, com recursos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) e contrapartida da Prefeitura de Dourados. Serão 3.605,60 metros quadrados de pavimentação, além da construção de seis bocas-de-lobo e dois poços-de-visita. Um dos primeiros moradores da região, João Cáceres vive no ponto mais baixo da rua Alfio Senatore, onde a água da chuva costumava se acumular. Com a implantação de um poço de visita no local, o problema será resolvido. “Quando chovia forte, a água entrava no terreno dos vizinhos e ficava parada por dias. Agora isso vai acabar”, afirmou. O prefeito Marçal Filho também destacou a ampliação das frentes de pavimentação em Dourados. Segundo ele, novos investimentos estão sendo buscados junto ao Governo Federal e à bancada federal de Mato Grosso do Sul, para levar asfalto em alguns bairros que ainda não possuem. Também está sendo buscado parceria para recuperar a malha asfáltica da cidade, que é antiga e não suporta mais tapa-buraco. OUTRAS FRENTES Ha menos de um mês a prefeitura também deu início a outras duas frentes de trabalho. Na Vila Nova Esperança, a Rua Bento Pereira de Matos está sendo asfaltada em um trecho de 5.134,25 metros quadrados. O projeto inclui 900,37 metros de drenagem, 24 bocas-de-lobo, oito poços-de-visita e dezenas de placas de sinalização vertical. No Parque dos Jequitibás, as obras se concentram na Rua Idelfonso Pedroso, com 12.355,98 metros quadrados de pavimentação asfáltica, 1.181,91 metros de drenagem, 40 bocas de lobo, 20 poços de visita e 202,82 metros quadrados de calçadas.
Escolas municipais de Dourados vão receber projeto cultural
Quatro escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), entre elas uma escola indígena, vão receber, no mês de julho, projeto cultural incentivado pela Lei Aldir Blanc e executado pela Prefeitura de Dourados, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Trata-se de show com a cantora Laura Cyrineu e a banda Trio de Última com Pimenta & Especiarias. A estreia será dia 5 de julho e as apresentações se estendem até a sexta-feira, dia 11. O espetáculo, que também será exibido em outros espaços, se dá em um imaginário mundo fantástico e musical que pode ajudar a lembrar da importância de ser criança. Em caixas esquecidas, é possível encontrar antigas memórias e também uns “cacarecos” guardados, que podem ser objetos, brinquedos. Um abajur em formato de lua pode resgatar uma lembrança, um aviãozinho de madeira, um patinho de borracha, um esquisito jacaré decorativo, uma panelinha pequena, um dinossauro de plástico, enfim… São convites à imaginação, onde Laura Cyrineu e o Trio de Última com Pimenta & Especiarias cantam e tocam músicas para crianças de todas as idades, em diversos ritmos musicais. As composições da cantora, arranjadas pela banda, compõem um espetáculo para crianças a partir de projeto cultural contemplado pelo Edital nº 08/2024 com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB (Lei nº 14.399/2022), da Secretaria Municipal de Cultura de Dourados. Serão oito apresentações gratuitas e a estreia acontece no Casulo – Espaço de Cultura e Arte (Rua Reinaldo Bianchi, 398) –, no sábado, dia 05 de julho, às 19h, seguida de duas sessões no domingo (06), às 16h e 18h, todas com acessibilidade em Libras. Os ingressos poderão ser retirados na bilheteria do local uma hora antes de cada apresentação. Com grande equipe composta por artistas e educadores, o show musical dirigido por Markus Chaves atravessa as músicas do repertório entre performances cênicas. Após o final de semana de estreia, o show será apresentado em quatro escolas municipais de Dourados, dentre elas uma escola indígena, e também no Lar Ebenézer, entre 07 e 11 de julho. O musical tem classificação livre, foi pensado ao público infantil, mas abrange todos os públicos ao pensar nas memórias de “Ser Criança” e na valorização da ludicidade. PROGRAMAÇÃO 05 jul – 19h: Casulo – Espaço de Cultura e Arte 06 jul – 16h e 18h: Casulo – Espaço de Cultura e Arte 07 jul – 15h: Escola Municipal Indígena Agustinho 08 jul – 15h45: Escola Municipal Profª Maria da Conceição Angélica 09 jul – 16h: Escola Municipal Arthur Campos Mello 10 jul – 16h: Escola Municipal Aurora Pedroso de Camargo 11 jul – 9h30: Lar Ebenézer
Elias Ishy é homenageado na Assembleia Legislativa com a Comenda “Terra do Sol Nascente”
O vereador Elias Ishy (PT) foi homenageado, nesta quarta-feira (25), pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) com a Comenda do Mérito da Comunidade Japonesa “Terra do Sol Nascente”. A homenagem foi feita a pessoas e entidades indicadas pelos deputados estaduais como parte das comemorações alusivas aos 117 anos da imigração japonesa no ano que marca os 130 anos de relações diplomáticas entre Japão e Brasil. A solenidade também fez referência ao Dia Estadual da Comunidade Japonesa, comemorado anualmente em 18 de junho. Ishy, que exerce seu sétimo mandato como vereador em Dourados, recebeu a homenagem por indicação da deputada estadual Gleice Jane (PT). A cerimônia, que lotou o plenário da ALEMS, contou com a presença de autoridades políticas e representantes da comunidade nipo-brasileira. Também foi transmitida uma mensagem do cônsul-geral do Japão em São Paulo, Shimizu Toru, que mencionou a visita da princesa Kako, ocorrida no início do mês em Campo Grande. “Certamente, foi um importante momento para o fortalecimento ainda maior das relações entre o Japão e o Brasil. Com essa vibração de alegria e união, gostaria de parabenizar cada um dos homenageados da data de hoje, pessoas que vêm se dedicando em prol da sociedade ao longo de vários anos”, declarou Shimizu Toru. Integrou a composição da Mesa o presidente da Associação Cultural Nipobrasileira Sul-Mato-Grossense, Dr. Nélio Shigueru Kurimori, que enalteceu a realização do evento. “É uma noite de reflexões diante do trabalho árduo e sem medir esforços. Que cada um de nós possa levar para casa as mensagens que recebemos e transmitir aos nossos filhos e netos a grandeza de cada um que representa a sociedade nipo-brasileira”, afirmou. Já o vereador Elias Ishy agradeceu a homenagem proposta pela deputada Gleice Jane e destacou o reconhecimento da Casa diante da representatividade dos indicados pelos parlamentares. “Sinto-me muito honrado em receber essa homenagem. Agradecimento especial à deputada estadual Gleice Jane e ao deputado Roberto Hashioka. Esta solenidade reforça nossa missão e, ao mesmo tempo, nos motiva ainda mais a continuar atuando em políticas públicas, na defesa das causas sociais, ambientais e econômicas, respeitando todos os segmentos e as diversidades culturais”, afirmou Ishy.
Prefeitura amplia ações nas escolas indígenas de Dourados
Desde o início da gestão à frente da Prefeitura de Dourados, o prefeito Marçal tem dedicado especial atenção à educação indígena, apoiando e incentivando projetos que valorizam a identidade e a cultura dos povos originários, mantendo também a busca por melhorias na infraestrutura das unidades escolares. Com foco nestas prioridades, nesta quarta-feira (24) o secretário municipal de Educação Nilson Francisco, acompanhado pela equipe técnica e pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (Semed), visitou as extensões escolares indígenas Ñu Porã e Passo Piraju. As duas unidades são mantidas pela Escola Municipal Indígena Tengatui Marangatu, atualmente sob direção da professora Joany Freitas. Durante a visita, o secretário ressaltou a importância de conhecer de perto a realidade das comunidades escolares e destacou que estar em contato com as comunidades e ter a exata percepção da sua realidade é fundamental para a execução de um trabalho que entregue resultados e, principalmente, dignidade para o douradense. Atualmente, as extensões atendem crianças Guarani-Kaiowá, contam com professores e coordenadores indígenas e a merenda escolar é servida diretamente no local. Em conjunto com o Núcleo de Educação Indígena, de acordo com o secretário, já foi realizado um diagnóstico e, em breve, será feito o planejamento das ações para os próximos dias. “Como diz o prefeito Marçal Filho, precisamos cuidar com amor e construir com trabalho. É assim que vamos desenvolver a educação municipal”, destacou Nilson Francisco.
Fluminense avança às oitavas e enfrentará a Internazionale
O Fluminense garantiu classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes ao empatar por 0 a 0 com o Mamelodi Sundowns, da África do Sul, nesta quarta-feira (25), em Miami. O time carioca ficou em segundo lugar no Grupo F e terá pela frente a Internazionale. Com o feito, todos os quatro representantes do Brasil avançaram de fase na competição: Palmeiras, Botafogo, Flamengo e Fluminense. Agora, o Tricolor vai jogar contra a equipe italiana, que ficou em primeiro no Grupo E. A partida será na segunda-feira (30), às 16 horas, na cidade de Charlotte, na Carolina de Norte. Na terça-feira (24), ao empatar com o Los Angeles por 1 a 1, na Flórida, o Flamengo encerrou sua participação na fase de grupos da Copa do Mundo de forma invicta. Enfrentará o Bayern de Munique pelas oitavas de final, partida que será realizada no domingo (29), às 17 horas, em Miami. O Rubro-Negro já entrou em campo com o primeiro lugar garantido no Grupo D. Antes, na segunda-feira (23), Palmeiras e Botafogo garantiram a classificação às oitavas de final e vão se enfrentar no sábado (28), às 13 horas, na Filadélfia. O Palmeiras assegurou a liderança do Grupo A ao empatar com o Inter Miami por 2 a 2 em Miami. Já o Botafogo foi batido pelo Atlético de Madrid por 1 a 0 na Califórnia e, em razão da vitória do PSG por 2 a 0 sobre o Seattle, a equipe carioca ficou em segundo lugar no Grupo B.
Vereador é preso pela 2ª vez com cigarros do Paraguai, mas juiz determina soltura
Pela segunda vez o vereador de Angélica, Alexssandro Ferreira Nogueira, de 39 anos, o “Alex Rodinha”, foi preso nesta quarta-feira (25/6), ao ser flagrado com cigarros contrabandeados do Paraguai na MS-276, em Fátima do Sul, durante patrulhamento da Força Tática da PM (Polícia Militar). No entanto, o juiz federal Moisés Anderson Costa Rodrigues da Silva já determinou a soltura do parlamentar, desde que ele cumpra 15 medidas cautelares. Conforme consta no boletim de ocorrência, a guarnição avistou o condutor de uma caminhonete Toyota Hilux desviar a rota e entrar numa estrada vicinal ao perceber os militares. Desconfiados, os agentes iniciaram acompanhamento tático por cerca de cinco quilômetros, até que o motorista perdeu o controle e colidiu com barranco. Durante a abordagem, o motorista foi identificado como sendo o vereador Alexssandro que seguia na companhia de sua mãe. Ele logo admitiu à equipe que estava carregado com cigarros paraguaios e relatou ter sido processado anteriormente pelo mesmo crime. Segundo ele, a carga foi adquirida em Dourados, nas proximidades do terminal rodoviário, e seria revendida em seu comércio no distrito de Ipezal, no município de Angélica. Os diversos pacotes de cigarros estavam acomodados na carroceria e no banco traseiro. O vereador isentou sua mãe de envolvimento. Diante dos fatos, o político reincidente recebeu voz de prisão e foi conduzido até a Delegacia de PF (Polícia Federal) de Dourados, juntamente com a carga apreendida. O prejuízo estimado ao crime foi de R$ 215 mil. Preso em 2023 pelo mesmo crime No dia 31 de julho de 2023. “Alex Rodinha” foi flagrado pela PMR (Polícia Militar Rodoviária) com 210 pacotes de cigarros na MS-145, região de Deodápolis. Ele conduzia um veículo GM/Cruze e a mercadoria foi apreendida e encaminhada à Receita Federal, enquanto o carro e o vereador foram liberados. Luiz Guilherme








